You are on page 1of 12

artigos

Poderia a cincia cognitiva ser dividida entre natural e cultural?

285

Daniel Luporini de Faria Mestre em Filosofia da Mente, Lgica e Epistemologia pela UNESP (Marlia)

Resumo
Partindo de seu conceito de prognoplasia ou transformao cognitiva, Marcos Barbosa de Oliveira, em seu instigante livro Da cincia cognitiva dialtica, sugere que a cincia cognitiva deveria ser divida em cincia cognitiva natural e cincia cognitiva cultural; isto porque a prognoplasia seria um fenmeno capaz de transformar em culturais aspectos pertinentes s cincias naturais. Desenvolvido inicialmente por Popper, tal fenmeno, chamado por ele de efeito dipo, segundo a argumentao de Oliveira tenderia a transformar o homem num ser robotizado. Propomos aqui uma nova definio de naturalismo, argumentando que separar as cincias cognitivas traria mais problemas que benefcios ao mundo cientfico.

Palavras-Chave: Efeito dipo; Cincia Cognitiva; Naturalismo. Abstract


Parting from his concept of prognoplasia or cognitive transformation, the Brazilian philosopher Marcos Barbosa de Oliveira, in his thought-provoking book From Cognitive Science to Dialectics, suggests that cognitive science should be divided into a natural cognitive science and a cultural cognitive science. This is because prognoplasia would be a phenomenon capable of predicting or inducing either physical or cultural events. Initially described by Popper, this phenomenon, called by him the Oedipus Effect, in the argument developed by Oliveira would tend to turn mankind into a robotic being. In this paper we propose a new definition of naturalism, arguing that separating the cognitive sciences would bring more problems than benefits to the scientific world.

Keywords: Oedipus Effect; cognitive Science; Naturalism.

Filosofia e Educao ISSN 1984-9605 Volume 4, Nmero 2 Outubro de 2012 Maro de 2013

artigos
Introduo

286

a coletnea de textos que compem o instigante livro Da cincia cognitiva dialtica (1999), Marcos Barbosa de Oliveira, mais precisamente no artigo intitulado filosofia e cincia cognitiva,

referindo-se passagem da p. 54 do livro de Howard Gardner (1996) 1, argumenta que, ao utilizar a expresso auxiliar para referir-se ao papel da filosofia para com as cincias empricas na produo do conhecimento, Gardner intencionalmente atribui filosofia uma funo de subordinao em relao s cincias. Isso porque auxiliares, traduzido do ingls handmaidens, denota o equivalente portugus a serva, criada. Alm da suposta ambiguidade semntica intencional presente no texto de Gardner, Oliveira afirma tambm que falsa a assero proferida pelo autor de que a cincia cognitiva ocupa-se da totalidade dos problemas epistemolgicos, e apresenta trs problemas genuinamente epistemolgicos e filosficos, que poderamos resumir como sendo: a anlise dos fundamentos da cincia, a avaliao das probabilidades prvias dos programas de pesquisa cientficos com a contribuio no seu desenvolvimento, e o combate ao irracionalismo.

Popper e o efeito dipo O eixo central em torno do qual se articulam, para Oliveira, as crticas mais consistentes posio naturalista, e, por conseguinte, cincia cognitiva de modo geral, refere-se assero de que ao adotar os mtodos e
1 Vejo em ao um processo dialtico, no qual os filsofos propem certas indagaes, disciplinas empricas aparecem na tentativa de respond-las, e ento os filsofos cooperam com os cientistas empricos na interpretao dos resultados e no estabelecimento de novas linhas de trabalho. [...] Em vez de serem os supremos rbitros ou as supremas vtimas do trabalho cientfico, os filsofos tem sido (e continuaro a ser) importantes auxiliares no estudo cientfico da cognio.
Filosofia e Educao ISSN 1984-9605 Volume 4, Nmero 2 Outubro de 2012 Maro de 2013

artigos

287

procedimentos caractersticos das cincias naturais, a cincia cognitiva tenderia a tratar como naturais aspectos da cognio que deveriam ser abordados como sendo culturais, havendo, pois, diferenas essenciais entre as cincias naturais e humanas, de modo que os mtodos daquela no seriam adequados a esta. Um dos principais problemas consequentes da suposta adoo irrefletida da aparelhagem metodolgico-conceitual das cincias naturais pelas cincias humanas seria o famoso efeito dipo, desenvolvido inicialmente por Popper em sua obra intitulada A misria do historicismo (1980)2. Na primeira parte da referida obra, Popper afirma que o efeito dipo, em linhas gerais, seria o fenmeno em que o anncio de uma previso teria um impacto e/ou alteraria a ocorrncia do prprio evento previsto. Assim, devemos destacar dois pontos de suma importncia: em primeiro lugar, o impacto das predies pode vir tanto a refutar tal predio, quanto corroborar tal predio (no sentido de que o prognstico pode fazer com que o evento de fato ocorra)3. Um segundo ponto a ser comentado versa sobre o evidente abalo que Popper, por meio de seu efeito dipo, provoca em seu prprio construto terico, minando-o em seus fundamentos. Isso porque Popper, alm de adepto do princpio de unidade da cincia, era tambm empirista (a despeito de suas srias divergncias em relao aos positivistas lgicos), no sentido de que as observaes desempenham um papel crucial na seleo de teorias4.
2 O efeito dipo, a ttulo de curiosidade, tambm discutido em outras obras de Popper, em determinadas passagens de Conjecturas e refutaes (1972, p. 68); A sociedade aberta e seus inimigos (1974, vol. 1, p. 35-36); e na sua Autobiografia intelectual (1977, p. 129-30). 3 Um exemplo (elaborado por Oliveira, 1999) deste segundo caso seria o de que ao prognosticar-se que a inflao vai subir, tal previso poderia ocasionar uma reao preventiva dos agentes econmicos estipuladores de preos, de modo que eles, defendendo seus interesses, aumentariam o valor de suas mercadorias, o que faria com que a inflao viesse de fato a subir. 4 Poderamos ser tentados a afirmar que dois princpios bsicos do naturalismo, que seriam a unidade metodolgico-conceitual entre as cincias e o empirismo ou existncia de uma pedra de toque entre teorias e dados observacionais, se fizeram presentes em toda a tradio anglo Filosofia e Educao ISSN 1984-9605 Volume 4, Nmero 2 Outubro de 2012 Maro de 2013

artigos

288

Sendo assim, por que Popper desenvolveria um argumento to deletrio s suas prprias convices obviamente naturalistas (pelo menos no sentido em que advoga a unidade entre as cincias e na medida em que se considera empirista), sendo que nem mesmo a terceira parte de A misria do historicismo, intitulada justamente crtica das doutrinas antinaturalistas, contm uma resposta ao problema colocado por ele na primeira parte do livro? Em sua Autobiografia intelectual (1977), Popper afirma ter julgado, por algum tempo, que a existncia do efeito dipo fosse capaz de servir como critrio de distino entre as cincias naturais e sociais. Porm, com a publicao de um artigo intitulado Indeterminism in quantum physics and in classical physics (1950) e de seu Postscript, sobretudo o segundo volume (1982), Popper reconsidera, procurando mostrar que, pelo fato do princpio de indeterminao (como o prprio ttulo do artigo de 1950 sugere), caracterstico da fsica quntica, tambm estar presente na mecnica clssica, o efeito dipo no mais serviria para distinguir as cincias naturais das humanas. A questo que, embora tal estratgia pudesse preservar o naturalismo (desde que entendido a partir do princpio de que no haveria diferenas essenciais entre as cincias naturais e humanas), consequncias desastrosas a outro compromisso fundamental da filosofia popperiana emergiriam, a saber: o princpio empirista. Pois, vigorando o princpio de indeterminao tambm nas cincias naturais, a capacidade de previso das teorias fica comprometida. Logo, a prpria ideia de que as observaes desempenhariam um papel decisivo na seleo de teorias seria gravemente abalada.
saxnica da primeira metade do sculo XX. J no que tange ao papel desempenhado pelas observaes, para Popper, observa-se que elas seriam um tipo mitigado de corroborao, entendida como sendo sempre provisria, no sentido de que as teorias corroboradas por testes empricos de carter intersubjetivo sempre estariam sujeitas reviso.
Filosofia e Educao ISSN 1984-9605 Volume 4, Nmero 2 Outubro de 2012 Maro de 2013

artigos

289

Com base na discusso proposta por Oliveira at o momento, nos parece bvio que, quer o efeito dipo circunscreva-se apenas ao domnio das cincias humanas, como Popper pensava no momento em que formulava o argumento em A misria do historicicmo, quer se faa presente nas cincias naturais e humanas, como passou a entender no seu Postscript, o fato que ambas as posturas, como j argumentamos, acarretam consequncias gravssimas ao seu corpus terico. Porm, o efeito dipo abarcando tanto as cincias humanas quanto as naturais, ou circunscrevendo-se apenas ao domnio das cincias humanas, o importante que uma vez colocada a ideia de que nas cincias humanas as previses tericas podem alterar os resultados que a prpria teoria postula, parece claro que nas cincias sociais e tambm nas cincias cognitivas (das quais tambm fazem parte a filosofia da mente e determinadas linhas de pesquisa da antropologia, tal como a antropologia cognitiva), as consequncias de tal ideia merecem ser estudadas. O efeito dipo, na argumentao de Oliveira (1999), assume o papel de um caso particular que reflete uma hiptese geral, que, em suma, seria a de que, no mbito das cincias humanas, as teorias tendem a transformar seus objetos. A isto Oliveira denomina de prognoplasia, ou transformao cognitiva. No caso especfico das cincias cognitivas, com base na afirmao um tanto provocativa de Dennett (1996) de que seramos todos robs, Oliveira teme que, tendo em vista o fenmeno da transformao cognitiva, seria possvel que realmente vissemos a nos transformar em robs (algo no muito agradvel de acordo com a definio de rob que Oliveira descreve), transformando o jeito robotizado de ser num hbito difcil de ser suplantado. Tendo em vista tal argumento, desconfiamos que ele se baseia numa viso pouco crtica da realidade. Isso porque entendemos que, assim como o j citado exemplo da inflao parece corroborar tal hiptese, pensamos que
Filosofia e Educao ISSN 1984-9605 Volume 4, Nmero 2 Outubro de 2012 Maro de 2013

artigos

290

existem inmeros exemplos em que saber de algo parece no alterar a conduta. Como exemplo, podemos citar a relutncia de certas regies da antiga URSS em aceitar a revoluo mesmo com a massiva propagao dos ideais marxistas; ou o que dizer de pessoas que fracassam ao se proporem a alterar radicalmente determinados modos de agir, mesmo sabendo da perniciosidade de tais condutas. Um ltimo ponto que gostaramos de levantar seria o de que, se tomando a srio a argumentao de Oliveira, os pesquisadores em cincias humanas deveriam converter-se em idelogos de teorias regidas somente por valores, de modo a abandonarem a proposta de descrio minimamente objetiva da realidade.

Aspectos naturais e culturais da cognio A razo de levantarmos toda essa problemtica em relao a uma velha questo ainda no resolvida pela filosofia da cincia deve-se ao fato de tomarmos a srio as crticas levantadas por Oliveira na obra Da cincia cognitiva dialtica contra o projeto naturalista no qual a cincia cognitiva se encerra. A maneira como Oliveira (1999) lida com o problema (efeito dipo), na verdade faz parte de um argumento mais geral, que visa minar os fundamentos do naturalismo, e que culmina com a proposta de um tratamento epistemolgico diferenciado aos fenmenos ligados cognio, que, segundo ele, deveriam ser divididos em naturais e culturais. Segundo o autor, tomar aspectos culturais da cognio como se fossem naturais seria adotar uma postura que culminaria numa viso acrtica da realidade. Um dos caminhos traados pelo autor na tentativa de explicar a pertinncia de que de fato haveria fenmenos cognitivos que devessem ser abordados por um vis no naturalizante, logo, no devendo pressupor a noo de universalidade caracterstica das cincias naturais, consiste em
Filosofia e Educao ISSN 1984-9605 Volume 4, Nmero 2 Outubro de 2012 Maro de 2013

artigos

291

mostrar que a inferncia dedutiva do silogismo no pode arrogar-se generalidade. Alm disso, apoiado nos trabalhos de campo efetuados por Luria (1990), argumenta que as faculdades mentais de nvel superior derivam diretamente de fatores scio-histricos5. No livro: O desenvolvimento cognitivo: seus fundamentos sociais e culturais (1990), Luria realiza importante trabalho de campo nas regies atrasadas do Uzbequisto e Kirghizia nos anos 1930-32, durante a reestruturao radical ocorrida na URSS, quando a eliminao do analfabetismo aliada transio para uma economia coletivista efetuava-se, a fim de comprovar (como de fato parece fazer) se certas atividades cognitivas superiores, tais como a generalizao e abstrao, a deduo e inferncia, a resoluo de problemas, a imaginao e, por incrvel que possa parecer, a percepo e a auto conscincia ou sentimento da existncia de um Eu, se efetivam somente no seio de certas culturas. Eis uma amostra de como a imerso em determinadas estruturas scio-culturais so capazes de afetar nossas habilidades lgico-formais:

Sujeito: Abdurakhm, 37 anos, de um vilarejo isolado de Kashgar, analfabeto. O seguinte silogismo apresentado: no norte, onde h neve, todos os ursos so brancos. Novaya Zemlya fica no norte e l sempre neva. De que cor so os ursos l? S: h diferentes tipos de urso. O silogismo repetido. S: eu no sei: eu j vi um urso negro, eu nunca vi outros [...] Cada localidade tem seus prprios animais: se branco, eles so brancos; se so amarelos, eles sero amarelos.
5 Na verdade, a ideia de que todas as atividades cognitivas humanas fundamentais constroem-se a partir da histria social encontra-se presente nas teses marxistas-leninistas, sendo aprofundadas por Vigotsky, de modo que seus trabalhos serviram como base para grande parte dos estudos desenvolvidos pela escola sovitica de psicologia na primeira metade do sculo XX.
Filosofia e Educao ISSN 1984-9605 Volume 4, Nmero 2 Outubro de 2012 Maro de 2013

artigos

292

E: mas que tipos de ursos h em Novaya Zemlya? S: ns sempre falamos somente sobre o que j vimos, ns no falamos sobre o que no vimos. E: Mas o que minhas palavras implicam? O silogismo repetido. S: bem, assim: nosso czar no como o seu e o seu no como o nosso. Suas palavras somente podem ser respondidas por algum que esteve l, e se uma pessoa no esteve l, ela no pode dizer nada baseada em suas palavras. E: Mas com base em minhas palavras, digo que no norte, onde h sempre neve, os ursos so brancos. Voc pode entender que tipos de ursos existem em Novaya Zemlya? S: se um homem de 60 ou 80 anos tivesse visto um urso branco e tivesse contado sobre isso, se acreditaria nele, mas eu nunca vi um e, portanto, no posso dizer. Esta a minha ltima palavra. Aqueles que viram podem dizer e aqueles que no viram no podem dizer nada! (Luria, 1990, p. 145).

Tendo em vista a maneira como Luria conduz a entrevista (ou seja, de modo direto e utilizando-se de termos familiares ao entrevistado), fica difcil alegar que o entrevistado no entendeu a pergunta e que a inferncia silogstica possa ser tida por uma universal cognitiva, de modo que somos levados a crer que, de fato, parece haver aspectos da cognio que no podem ser generalizados. De fato, a julgar pelo modo como Oliveira (1999) coloca as questes acima arroladas, parece bvio que inconsistncias tericas decorreriam de uma abordagem que no levasse em conta diferenas essenciais entre as cincias humanas e as cincias naturais. Entretanto, a sugesto de simplesmente dividir-se as cincias cognitivas entre cincia cognitiva natural e cincia cognitiva cultural, a nosso entender, traria mais problemas que solues ao seio das cincias cognitivas. Isso porque acreditamos na integrao entre os saberes (historicamente j to fragmentados e ainda em
Filosofia e Educao ISSN 1984-9605 Volume 4, Nmero 2 Outubro de 2012 Maro de 2013

artigos

293

processo de diviso), tendo em mira a compreenso de um objeto comum, a saber: os fenmenos ligados cognio. Alm disso, e a despeito do temor de cairmos num discurso retrico, entendemos que a prpria terminologia essencialista de Oliveira denuncia uma postura que a todo o custo queremos evitar por consider-la errnea. Isso porque, ao afirmar que haveria diferenas essenciais entre as cincias humanas e as naturais, o autor utiliza-se de um termo metafsico largamente utilizado pelos medievais e modernos (essncia), dando a entender que fenmenos naturais e fenmenos culturais, por exemplo, referir-se-iam a realidades ontolgicas distintas, algo passvel de contestao.

Concluso Tendo em vista a sequncia de textos da obra Da cincia cognitiva dialtica, sobretudo o captulo IV, intitulado natureza e cultura, parece-nos claro que a inteno do autor no seja a descrita acima (da destacarmos nosso temor de cairmos num discurso retrico), de modo que, por diferenas essenciais, o autor talvez queira dizer que os aspectos que ele chama de naturais da cognio deveriam receber uma abordagem metodolgica e conceitual distinta dos aspectos culturais da cognio. Entretanto, o ponto a que gostaramos de chegar neste artigo o de que um dos pressupostos adotados por ns consiste em entender que no haveria uma dicotomia entre natureza e cultura, de modo que, pelo menos a princpio, seria possvel procurar desenvolver uma espcie de naturalizao da cultura. Pois, no presente momento da histria, e a despeito das evidentes especificidades entre os saberes, urge que nos empenhemos em encontrar uma maneira de promover uma espcie de canal de dilogo entre as cincias, de modo que o naturalismo que advogamos no se confunda com o naturalismo fisicalista, que consiste em generalizar os conceitos e mtodos
Filosofia e Educao ISSN 1984-9605 Volume 4, Nmero 2 Outubro de 2012 Maro de 2013

artigos

294

das cincias naturais s demais cincias, reduzindo estas quelas. Nesta perspectiva, separar a cincia cognitiva em dois domnios parece-nos em nada contribuir para o progresso de uma disciplina que se prope interdisciplinar, e est empenhada em isolar caractersticas comuns s diversas especialidades cientficas6. Acreditamos, a rigor, que seja possvel estabelecer um patamar comum entre as cincias que estudam a mente, e que, no entanto, seja crtica, reconhecendo que diferenas entre objetos da natureza, apesar de existirem, no so inconciliveis. Nesse sentido, ao nos referirmos ao naturalismo, no estamos tomando o conceito em seu significado usual, mas queremos dizer que todos os fenmenos estudados pelo homem so naturais (no sentido de que nada h de sobrenatural), ou seja, esto circunscritos num crculo mais abrangente (a natureza, no caso) que qualquer uma das cincias particulares. Havendo um ponto de toque entre os fenmenos biolgicos e culturais, esses mbitos estando sob um guarda chuva comum (a natureza), nos parece evidente que instrumentos epistemolgicos possam ser discutidos num esforo conjunto de intercmbio interdisciplinar. Uma maneira de ilustrarmos o que queremos dizer seria afirmar que os experimentos de Luria com camponeses da extinta URSS, antes de revelar que universais cognitivos de ordem superior (tais como a inferncia silogstica, no caso de seu experimento) no existem, nos mostra que o problema que realmente deveria ser colocado e investigado seria: quais os mecanismos subjacentes s relaes entre os camponeses da regio estudada e o ambiente no qual esto inseridos permitiram que o padro cultural emergente no soubesse lidar com um tipo de inferncia lgica
6 No livro General system theory (1968), por exemplo, Von Bertalanffy afirma que pensar na unificao entre as cincias seria vivel no apenas por ser possvel estabelecer uma analogia entre vrios aspectos das cincias particulares, mas sim pelo fato de tais isomorfismos suscitarem a possibilidade real de se aplicar certos instrumentos epistemolgicos a fenmenos naturais diversos.
Filosofia e Educao ISSN 1984-9605 Volume 4, Nmero 2 Outubro de 2012 Maro de 2013

artigos

295

aparentemente to simples para ns ocidentais, inseridos numa sociedade de capitalismo avanado? Fazendo um breve parntese, gostaramos de explicitar que, na abordagem sistmica que advogamos, o homem entendido como indissocivel de seu meio natural, de modo que, em tal perspectiva, o que realmente interessa so os processos e relaes entre os componentes do sistema, uma abordagem evidentemente distinta do paradigma mecanicista que, grosso modo, prope uma abordagem fisicalista, atribuindo ao homem o papel de observador destacado do mundo, com estados mentais como que dissociados de seu objeto de estudo, de modo que, por meio do mtodo analtico, tal objeto seria isolado de seu meio natural e dividido em partes para ser melhor entendido7. Entendemos que o temor de Oliveira (1999) a respeito dos possveis problemas de se tomar por naturais os aspectos da cognio que, de fato, seriam culturais, talvez no se coloque caso se adote uma perspectiva que no enxerga fronteiras to ntidas entre natureza e cultura. Entretanto, devemos deixar claro que, apesar de no concordarmos com o autor quanto ideia de se separar a cincia cognitiva em dois domnios, reconhecemos (e nisso estamos de pleno acordo com ele) que confuses referentes aos planos de anlise possam ocorrer. Ou seja, confuses no que tange ao recorte epistemolgico adequado ao problema que se queira resolver no s podem ocorrer, como, de fato, so frequentes em estudos que se propem a investigar fenmenos complexos. Mas mesmo reconhecendo esta possibilidade, ainda assim insistimos que a diviso pura e simples da cincia cognitiva em dois domnios, cada qual com seus prprios instrumentos
7 Para Dewey (1980), por exemplo, os problemas da filosofia surgiram de seu afastamento do que ele denomina experincia primria. Quando os filsofos deixam de lado a experincia primria, na qual sujeito e objeto do conhecimento estariam inextricavelmente unidos, ao ser julgada como aparente e entendida como mera impresso ontologicamente inferior a uma realidade ltima e essencial, acabaram por decretar, para Dewey, a morte da filosofia verdadeiramente sria e eficiente.
Filosofia e Educao ISSN 1984-9605 Volume 4, Nmero 2 Outubro de 2012 Maro de 2013

artigos

296

epistemolgicos e conceituais, no traria avanos significativos quanto compreenso integral dos fenmenos cognitivos. Por fim, parece-nos que o naturalismo que advogamos, por ser mais geral, engloba o naturalismo fisicalista usual, e que, apesar da suscetibilidade de confuso entre planos de anlise (que, como vimos, a principal preocupao de Oliveira), ainda assim acreditamos que seja a melhor alternativa de que dispomos para se pensar nas relaes e na caracterizao das fronteiras entre os saberes.

Referncias DENNETT, D. Somos todos robs. Entrevista revista Isto. So Paulo, Editora Trs, 16/11/1996, p.5-7. DEWEY, J. Experincia e natureza. Traduo de Murilo Otvio Rodrigues Paes Leme. So Paulo: Abril Cultural, 1974. (Coleo Os Pensadores). P.159-210. GARDNER, H. A nova cincia da mente: uma histria da revoluo cognitiva. Traduo de Cludia Melbergier Caon. So Paulo: Edusp, 1995. LURIA, A. R. Desenvolvimento cognitivo: seus fundamentos culturais e sociais. Traduo de Luiz Mena Barreto, Marta Kohl Oliveira, Miriam M. M. de Andrade e Regina Helosa Maciel. So Paulo: cone editora, 1990. OLIVEIRA, M. B. Da cincia cognitiva dialtica. So Paulo: Discurso Editorial, 1999. POPPER, K. R. Conjecturas e refutaes. Traduo de Srgio Bath. Braslia: Editora da universidade de Braslia, 1972. (Coleo pensamento cientfico). _____. A misria do historicismo. So Paulo: Cultrix/Edusp, 1980. _____. Auto biografia intelectual. So Paulo: Cultrix, 1977. _____. A sociedade aberta e seus inimigos. So Paulo: Edusp, Belo Horizonte: Itatiaia, 1974. _____. Objective knowledge: an evolutionary approach. Oxford: Clarendon, 1979. _____. Indeterminism in quantum physics and in classical physics. British journal of the philosophy of science, vol. I, p. 173-195, 1950. _____. The Open Universe: an argument for indeterminism. London: Hutchinson, 1982. (Postscript: after twenty years, 2). VON BERTALANFFY, L. General system theory. New York: N. Y. Press, 1968.

Filosofia e Educao ISSN 1984-9605 Volume 4, Nmero 2 Outubro de 2012 Maro de 2013

You might also like