You are on page 1of 3

CRIMES DE TRNSITO: PRISO SUPERIOR A DOIS ANOS

Os crimes de trnsito atacam diariamente toda a sociedade, mutilando e ceifando vidas sem fazer distines, proporcionando grande revolta na comunidade, principalmente nos casos de atropelamento causados por menores e pessoas embriagadas ao volante. Dentre os esforos empreendidos para reverter esta situao, surgiu o novo Cdigo de Trnsito (Lei n 9.503, de 23-9-1997), em vigor desde 24 de janeiro de 1998 e que trouxe vrias inovaes, como o sistema de contagem de pontos que so atribudos as infraes e principalmente punies mais severas para os crimes de trnsito. As estatsticas apontam uma sensvel diminuio no nmero de acidentes de trnsito, mas ainda muito grande. O nmero de mortos e invlidos inaceitvel, comparvel at com os nmeros verificados em uma guerra. Decorrido algum tempo do alarde inicial causado pela implantao do novo Cdigo, podemos observar o descumprimento de seus preceitos. Ainda comum pessoas no habilitadas dirigindo e tambm veculos em pssimo estado de conservao a circular pelas ruas, ambas situaes de grande perigo para os pedestres e demais veculos. Apesar disso, o desrespeito ao Cdigo de Trnsito pode acarretar srias conseqncias, as penalidades previstas no referido Cdigo no afastam as punies originrias de ilcitos penais decorrentes de crimes de trnsito conforme disposies de lei. Desta forma, o atropelamento seguido de morte, caracterizando homicdio culposo, alm da suspenso ou proibio de obter a habilitao, ocasionar tambm a pena de 02 a 04 anos de deteno, aumentada de um tero metade se o condutor do veculo deixar de prestar socorro a vtima, quando possvel faz-lo, no possuir habilitao, ou ainda, se o acidente ocorreu na faixa de pedestres ou na calada.
1

No crime de leso corporal culposa, alm da suspenso ou proibio de obter a habilitao, o infrator incorrer em pena de 06 meses a 02 anos de deteno, com o aumento da pena se ocorrer alguma das hipteses mencionadas para o homicdio culposo. necessrio esclarecer que deixando o condutor do veculo de prestar imediato socorro vitima, ou na impossibilidade de faz-lo, no solicitar auxlio a autoridade pblica, a infrao ser gravssima, com a multa quintuplicada e o recolhimento do documento de habilitao, a pena ser de 06 meses a 01 ano de deteno, independente de se tratar de vtima com morte instantnea ou que sua omisso seja suprida por terceiros. Principalmente para aqueles que costumam dirigir aps a ingesto de bebidas alcolicas, vale lembrar que a pena de 06 meses a 03 anos de deteno, multa quintuplicada e haver a reteno do veculo e o recolhimento do documento de habilitao com suspenso do direito de dirigir, sem falar nas conseqncias mais graves que podem advir. Afastar-se o condutor do veculo do local do acidente para fugir de responsabilidade penal e civil, trafegar em velocidade incompatvel com a segurana nas proximidades de local com fluxo de pessoas, dirigir sem a permisso para dirigir ou habilitao cassada, ou ainda, permitir, confiar ou entregar veculo para pessoa no habilitada, embriagada tambm constituem crimes de trnsito, com a pena de deteno de 06 meses a 02 anos, alm de multa e demais medidas administrativas. Quanto a individualizao da responsabilidade, ao proprietrio do veculo cabem as infraes pertinentes a prvia regularizao e atendimento das condies exigidas para o trnsito do veculo, bem como sua conservao e tambm quanto a habilitao legal e compatvel de seus condutores. Ao condutor cabe a responsabilidade pelas infraes decorrentes de atos praticados na direo do veculo, entretanto, as penalidades sero impostas simultaneamente quando houver responsabilidade solidria, respondendo cada um pela sua falta e ambos pela falta comum que lhes for atribuda.

Se o condutor do veculo no for imediatamente identificado e o proprietrio no apresent-lo este quem ser considerado o responsvel pela infrao. Existem tambm situaes que agravam as penalidades dos crimes de trnsito; quando a infrao causar dano para duas ou mais pessoas, o veculo estiver sem placas ou com as mesmas adulteradas ou falsas, quando o condutor no estiver regularmente habilitado, ou ainda, quando o veculo estiver com as suas caractersticas adulteradas. Enfim, estas so algumas das inovaes trazidas pela nova lei, contudo, para que elas atinjam seus objetivos, independentemente dos servios de fiscalizao, o principal a conscientizao geral, s assim poder-se- reverter a situao de maneira efetiva.

Pedro Luciano Evangelista Ferreira acadmico de Direito na UEPG

You might also like