You are on page 1of 2

O IPTU e o bem de famlia.

Por motivos sociais e humanitrios, o legislador achou por bem excluir o nico imvel residencial familiar da esfera de responsabilidade patrimonial do devedor e com a Lei n. 8.009, de 29 de maro de 1.990 consagrou a impenhorabilidade do imvel pertencente ao casal ou entidade familiar que, a partir de ento, deixou de responder por dvidas civis, trabalhistas, comerciais, fiscais, previdencirias ou de outra natureza, contradas pelos cnjuges, pais ou filhos, sejam proprietrios ou apenas residentes. Todavia importa destacar a presena de situaes elencadas no art. 3 da predita lei que tornam inoponveis os benefcios legais. Restringiremos o presente estudo ao comento da hiptese prevista no inciso IV - que trata da cobrana de impostos, predial ou territorial devida em funo do imvel familiar - analisando os seus fundamentos sob o ponto de vista jurdico-tributrio. O ordenamento ptrio em vigor almeja a realizao dos ideais republicanos, para tanto, alm de estadear o Princpio da Generalidade da Tributao impe a estrita e sincrnica observncia ao Princpio da Igualdade (CF, art. 5) que na esfera tributria se consubstancia com a proibio das vantagens fundadas em privilgios e da discriminao de encargos exigidos do cidado sem a correlao lgica entre a peculiaridade diferencial acolhida e a desigualdade de tratamento em funo dela conferida, nas palavras de CELSO ANTONIO BANDEIRA DE MELLO1, pois a res publica de todos e para todos. Nas dobras do Princpio da Igualdade surge um princpio de basilar importncia em matria tributria, o Princpio da Capacidade Contributiva (CF, art. 145, 1) que imprime sua fora sobre os legisladores ordinrios das pessoas polticas para que os impostos tenham por parmetro a capacidade econmica das pessoas. A que est o buslis!!! Comungando do entendimento esposado por ROQUE ANTONIO CARRAZZA2, observamos que a capacidade contributiva a ser considerada no momento embriognico da lei instituidora de impostos objetiva e no subjetiva3. Destarte a cobrana do IPTU sobre o imvel familiar justificada pelo fato da lei ater-se as manifestaes objetivas de riqueza (v.g. possuir um imvel) e no as condies econmicas reais de cada contribuinte considerado em sua individualidade (v.g. estar desempregado).

1 2 3

O Contedo Jurdico do Princpio da Igualdade, 1 ed., So Paulo: Ed. RT, 1978, p. 21. Curso de Direito Constitucional Tributrio, 8 ed. rev. ampl., So Paulo: Malheiros, 1996, p.62. No sentido contrrio: COELHO, Sacha Calmon Navarro. Cometrios Constituio de 1988: Sistema

Tributrio, 2 ed., Rio de Janeiro: Forense, 1990, p. 90.

O critrio material da hiptese de incidncia deve eleger fatos que revelem a capacidade contributiva do contribuinte, so os chamados fatos-signos presuntivos de riqueza na singular terminologia de ALFREDO AUGUSTO BECKER4 e, tratando-se de impostos sobre a propriedade imvel - como o caso do IPTU e do ITR - o prprio bem j suficiente para demonstrar esta capacidade. A guisa de exemplo, observe-se que adquirindo um imvel em uma herana o contribuinte, no obstante o fato no possuir economia prpria, j ter capacidade econmica que no apenas revelada em moeda corrente est momentaneamente imobilizada em um bem de raiz. Apesar dos Municpios serem regidos por Lei Orgnica insta salientar que estes em primeira ordem devem obedincia aos princpios bsicos adotados pela Constituio Federal (CF, art. 29), em conseguinte, esto igualmente jungidos aos reclamos do Princpio Republicano e seus desdobramentos. Se por um lado o legislador buscou resguardar a entidade familiar e seu lar resta claro que, tratando-se do IPTU, a propriedade de per si j revela a capacidade contributiva motivadora do lanamento haja vista que este imposto municipal utiliza como base de clculo o prprio imvel urbano, desfalecendo in casu a impenhorabilidade que resguarda o bem de famlia.

Pedro Luciano Evangelista Ferreira OAB/PR 27.215

Teoria Geral do Direito Tributrio, 1 ed., So Paulo: Saraiva, 1963, p. 458 e ss.

You might also like