You are on page 1of 3

Ofertas Recados: Teatro: Apresentao de novos membros. Nomes: Santa ceia 1 Cor 11.

23 Palavra de Deus:

1 Samuel 14.6-13
6 E Jnatas disse a seu escudeiro: "Vamos ao destacamento daqueles incircuncisos. Talvez o Senhor aja em nosso favor, pois nada pode impedir o Senhor de salvar, seja com muitos seja com poucos". 7 Disse o seu escudeiro: "Faze tudo o que tiveres em mente; eu irei contigo". 8 Jnatas disse: "Venha, vamos atravessar na direo dos soldados e deixaremos que nos avistem. 9 Se nos disserem: 'Esperem a at que cheguemos perto', ficaremos onde estivermos e no avanaremos. 10 Mas, se disserem: 'Subam at aqui', subiremos, pois este ser um sinal para ns de que o Senhor os entregou em nossas mos". 11 Ento os dois se deixaram ver pelo destacamento dos filisteus, que disseram: "Vejam, os hebreus esto saindo dos buracos onde estavam escondidos". 12 E gritaram para Jnatas e seu escudeiro: "Subam at aqui e daremos uma lio em vocs". Diante disso, Jnatas disse a seu escudeiro: "Siga-me; o Senhor os entregou nas mos de Israel". 13 Jnatas escalou o desfiladeiro, usando as mos e os ps, e o escudeiro foi logo atrs. Jnatas os derrubava e seu escudeiro, logo atrs dele, os matava. 14 Naquele primeiro ataque, Jnatas e seu escudeiro mataram cerca de vinte homens numa pequena rea de terra.

INTRODUO:
Jnatas estava cansado de ser oprimido pelos filisteus. A situao que o povo vivia era uam situao de dependncia, pois como seriam guerreiros sem ter ferreiros em Israel, e ento, os filisteus estavam monopolizando este trabalho, e cobrando altos preos para que Israel pudesse afiar e amolar os seus instrumentos de trabalho.

Jnatas resolveu ento dar uma lio neles, e convidou o seu jovem escudeiro para juntos irem ao encontro dos filisteus, e investir contra a vida deles. O que Jnatas queria era mudar um quadro que era desesperador para o seu povo, Israel, pois a dependncia gerada para com os filisteus era grande e deprimente

1 Os valentes sempre sero diferenciados em meio a situao, principalmente


se for adversa.
A VALENTIA 1 Samuel 14.1 Sucedeu que, um dia, disse Jnatas, filho de Saul, ao seu jovem escudeiro: Vem, passemos guarnio dos filisteus, que est do outro lado. Porm no o fez saber a seu pai. Jnatas nos mostra que devemos ser valentes, ousados, e no nos intimidar diante das investidas do inimigo das nossas almas. Precisamos lutar, e no nos conformar com as situaes impostas pelo mundo , pela sociedade, por aqueles que no conhecem a Deus. Romanos 12.2 E no sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovao do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradvel, e perfeita vontade de Deus.

2 Os vales e desertos so para os fortes


1 Samuel 14.4 Entre os desfiladeiros pelos quais Jnatas procurava passar guarnio dos filisteus, deste lado havia uma penha ngreme, e do outro, outra; uma se chamava Bozez; a outra, Sen. Jnatas teve que descer ao vale antes de enfrentar seus inimigos, os filisteus. Salmo 23.4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, no temeria mal algum, porque tu ests comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Precisamos descer de nossa prepotncia e arrogncia, de nossa falta de humildade, para que Deus possa nos usar e fazer-nos triunfar diante de nossos adversrios. Lucas 14.11 Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar ser humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar ser exaltado.

3-CONFIANA necessariamente necessria. 1 Samuel 14.6 Disse, pois, Jnatas ao seu escudeiro: Vem, passemos guarnio destes incircuncisos; porventura, o SENHOR nos ajudar nisto, porque para o SENHOR nenhum impedimento h de livrar com muitos ou com poucos . Precisamos saber quem o nosso Deus, poderoso para vencer as nossas guerras. Jnatas sabia que Deus era com ele. 1 Joo 3.21 Amados, se o nosso corao no nos condena, temos confiana para com Deus. Mas para confiarmos em Deus, em Seus cuidados, precisamos estar em sintonia com Ele, longe do pecado, pertos do Senhor, lavados e remidos em Seu sangue. 4-SUBMISSO 1 Samuel 14.7 Ento, o seu escudeiro lhe disse: Faze tudo segundo inclinar o teu corao; eis-me aqui contigo, a tua disposio ser a minha.

5-SINAL 1 Samuel 14.10 Porm se disserem: Subi a ns; ento, subiremos, pois o SENHOR nolos entregou nas mos. Isto nos servir de sinal. Precisamos da orientao de Deus nas decises que tomamos em nossas vidas, principalmente aquelas que so cruciais e de muita importncia, como com quem namorar, que profisso escolher, o que estudar, entre outras. Precisamos ter certeza de que estamos no caminho certo, de que fizemos a escolha certa. 6- A humilhao dos homens move o corao de DEUS em seu favor. 1 Samuel 14.12 Os homens da guarnio responderam a Jnatas e ao seu escudeiro e disseram: Subi a ns, e ns vos daremos uma lio. Disse Jnatas ao escudeiro: Sobe atrs de mim, porque o SENHOR os entregou nas mos de Israel. Quando somos humilhados pelos outros, Deus nos exalta. 7-As melhores estratgias so as que no parece dar resultado. 1 Samuel 14.13 Ento, trepou Jnatas de gatinhas, e o seu escudeiro, atrs; e os filisteus caram diante de Jnatas, e o seu escudeiro os matava atrs dele. Deus estar nos dando a melhor estratgia para podermos triunfar sobre os problemas, sobre as nossas lutas e dificuldades. Deus deu a Jnatas a estratgia certa diante do obstculo a que ele e seu jovem escudeiro estavam submetidos. CONCLUSO: podemos aprender com Jnatas e seu jovem escudeiro, que com Deus em nossas vidas, poderemos sempre triunfar diante dos problemas, das dificuldades, das investidas do nosso inimigo, que muitas vezes estar usando pessoas para tentar nos acovardar, nos entristecer, nos caluniar, nos desafiar. Mas se buscarmos enfrentar os problemas, procurando em Deus a melhor soluo, se nos submetermos a passar pelo vale e pela humilhao, e se sempre submissos a Deus, buscarmos Nele as estratgias para que possamos agir, com toda a certeza, e sem sobra de dvidas, seremos sempre vitorisos

You might also like