You are on page 1of 4

Contedos Especficos Professor Ensino Superior - Instrutor de Libras 31) A comunidade Surda Brasileira comemora o Dia Nacional do Surdo

em: a) b) c) d) e) 26 de setembro. 22 de dezembro. 16 de setembro. 30 de maro. 12 de maio.

I.

II.

32) A formao de instrutor de Libras, em nvel mdio, deve ser realizada por meio de: a) Cursos de educao profissional. b) Cursos de formao continuada promovidos por instituies de ensino superior. c) Cursos de formao continuada promovidos por instituies credenciadas por secretarias de educao. d) Por organizaes da sociedade civil representativa da comunidade surda, desde que o certificado seja convalidado por instituio de ensino superior. e) Todas as alternativas anteriores esto corretas. 33) Nos prximos dez anos, a partir da publicao do Decreto 5.626/2005, caso no haja docente com ttulo de ps-graduao ou de graduao em Libras para o ensino dessa disciplina em cursos de educao superior, ela poder ser ministrada por profissionais que apresentem certos perfis. Analise os perfis listados abaixo e assinale a alternativa que condiz com os apresentados no referido Decreto: I. Instrutor de Libras, usurio dessa lngua com curso de ps-graduao ou com formao superior e certificado de proficincia em Libras, obtido por meio de exame promovido pelo Ministrio da Educao. Professor de libras, usurio dessa lngua com formao de nvel mdio e com certificado obtido por meio de exame de proficincia em Libras, promovido pelo Ministrio da Educao. Professor ouvinte bilngue: Libras - Lngua Portuguesa, com ps-graduao ou formao superior e com certificado obtido por meio de exame de proficincia em Libras, promovido pelo Ministrio da Educao.

III.

IV.

As instituies de educao superior devem incluir a Libras como objeto de ensino, pesquisa e extenso nos cursos de formao de professores para a educao bsica, nos cursos de Psicologia e nos cursos de Traduo e Interpretao de Libras Lngua Portuguesa. O Ministrio da Educao promover, a partir da publicao do referido Decreto, programas especficos para a criao de cursos de graduao para formao de professores surdos e ouvintes, para a educao infantil e anos iniciais do ensino fundamental, que viabilize a educao bilngue: Libras - Lngua Portuguesa como segunda lngua. As instituies de educao superior, principalmente as que ofertam cursos de Educao Especial, Pedagogia e Letras, devem viabilizar cursos de ps-graduao para a formao de professores para o ensino de Libras e sua interpretao, a partir de cinco anos da publicao do referido Decreto. O ensino da modalidade da Libras, como segunda lngua para pessoas surdas, deve ser includo como disciplina curricular nos cursos de formao de professores para a educao infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental, de nvel mdio e superior, bem como nos cursos de licenciatura em Letras com habilitao em Lngua Portuguesa.

a) b) c) d) e)

Somente os itens I, II e IV esto corretos. Somente os itens II, III e IV esto corretos. Somente os itens I e III esto corretos. Somente o item II est correto. Todos os itens esto corretos.

35) Para os fins do Decreto 5.626/2005, considera-se pessoa surda aquela que: a) Por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experincias manuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Lngua Portuguesa. b) Por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experincias visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Lngua Brasileira de Sinais - Libras. c) Por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experincias visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Lngua Portuguesa. d) Por ter perda auditiva de at 32 dB, compreende e interage com o mundo por meio de experincias mmicas, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Lngua Brasileira de Sinais - Libras. e) Por ter perda auditiva de at 38 dB, interage com o mundo por meio de experincias sociais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Libras.
1

II.

III.

a) b) c) d) e)

Somente o item I est correto. Somente o item II est correto. Somente o item III est correto. Somente os itens I e II esto corretos. Todos os itens esto corretos.

34) Analise os itens abaixo sobre o Decreto 5.626/2005 e assinale a alternativa que julgar correta:

36) Assinale a alternativa INCORRETA sobre o disposto no Decreto 5.626/2005: a) So denominadas escolas ou classes de educao bilngue aquelas em que a Libras e a modalidade escrita da Lngua Portuguesa sejam lnguas de instruo utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo. b) Os alunos tm o direito escolarizao em um turno diferenciado ao do atendimento educacional especializado para o desenvolvimento de complementao curricular, com utilizao de equipamentos e tecnologias de informao. c) As instituies federais de ensino, de educao bsica e superior, devem proporcionar aos alunos surdos os servios do instrutor de libras em sala de aula e em outros espaos educacionais, bem como equipamentos e tecnologias que viabilizem o acesso comunicao, informao e educao. d) Para complementar o currculo da base nacional comum, o ensino de Libras e o ensino da modalidade escrita da Lngua Portuguesa, como segunda lngua para alunos surdos, devem ser ministrados em uma perspectiva dialgica, funcional e instrumental, como atividades ou complementao curricular especfica na educao infantil e anos iniciais do ensino fundamental. e) Para garantir o atendimento educacional especializado e o acesso, as instituies federais de ensino devem promover cursos de formao de professores para o ensino e uso da Libras. 37) Assinale a alternativa correta: a) A grafia: os sinais em LIBRAS, para simplificao, estar representada pelas palavras separadas por hfen. Ex.: M-A-R-I-A, H-I-P--T-E-S-E. b) Os pronomes pessoais: sero representados pelo sistema de apontao. Apontar em LIBRAS culturalmente e gramaticalmente aceito. c) A datilologia (alfabeto manual): usada para expressar nomes de pessoas, lugares e outras palavras que no possuem sinal, estar representada pelas palavras separadas por hfen. Ex.: M-A-R-I-A, H-I-P--T-E-S-E. d) Os verbos: sero apresentados no gerndio. Todas as concordncias e conjugaes so feitas no espao. Ex.: EU QUERENDO CURSO. e) As frases: obedecero estrutura do Portugus e no a da LIBRAS. Ex.: VOC GOSTAR CURSO? (Voc gosta do curso?) 38) Sobre a Libras correto afirmar: a) A LIBRAS (Lngua Brasileira de Sinais) tem sua origem na Lngua de Sinais Sueca. b) As Lnguas de Sinais so universais. c) Todos os pases utilizam uma mesma lngua de sinais, que sofre as influncias da cultura nacional.
2

d) Como qualquer outra lngua, ela tambm possui expresses que diferem de regio para regio (os regionalismos), o que a legitima ainda mais como lngua. e) As Lnguas de Sinais (LS) so as lnguas naturais das comunidades surdas e ouvintes. 39) Os sinais so formados a partir da combinao da forma e do movimento das mos e do ponto no corpo ou no espao onde esses sinais so feitos. Nas lnguas de sinais podem ser encontrados vrios parmetros que formaro os sinais. Assim, INCORRETO afirmar: a) Configurao das mos: So formas das mos que podem ser da datilologia (alfabeto manual) ou outras formas feitas pela mo predominante (mo direita para os destros ou esquerda para os canhotos), ou pelas duas mos. b) Os sinais DESCULPAR, EVITAR e IDADE, por exemplo, possuem a mesma configurao de mo (com a letra y), e ambas so produzidas em um mesmo ponto no corpo. c) Ponto de articulao: o lugar onde incide a mo predominante configurada, ou seja, local onde feito o sinal, podendo tocar alguma parte do corpo ou estar em um espao neutro. d) Movimento: Os sinais podem ter um movimento ou no. Por exemplo, os sinais PENSAR e EM-P no tm movimento; j os sinais EVITAR e TRABALHAR possuem movimento. e) Expresso facial e/ou corporal: As expresses faciais / corporais so de fundamental importncia para o entendimento real do sinal, sendo que a entonao em Lngua de Sinais feita pela expresso facial. 40) Analise os itens abaixo, marque V para Verdadeiro, F para Falso e assinale a alternativa correspondente: ( ) As Lnguas de Sinais no so simplesmente mmicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicao. So lnguas com estruturas gramaticais prprias. ) Atribui-se s Lnguas de Sinais o status de lngua porque elas tambm so compostas pelos nveis lingusticos: o fonolgico, o morfolgico, o sinttico e o semntico. ) O que denominado de palavra ou item lexical nas lnguas oral-auditivas so denominados sinais nas lnguas de sinais. ) O que diferencia as Lnguas de Sinais das demais lnguas a sua modalidade visual-espacial. V, V, V, V. V, F, V, F. F, V, V, V. F, V, F, F. V, F, F, V.

a) b) c) d) e)

41) A Poltica Nacional de Educao Especial na Perspectiva da Educao Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participao e a aprendizagem dos alunos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotao nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas s necessidades educacionais especiais, garantindo: a) Continuidade da escolarizao nos nveis mais elevados do ensino. b) Participao da famlia e da comunidade. c) Acessibilidade urbanstica, arquitetnica, nos mobilirios e equipamentos, nos transportes, na comunicao e informao. d) Articulao intersetorial na implementao das polticas pblicas. e) Todas as alternativas anteriores esto corretas. 42) De acordo com o disposto na Poltica Nacional de Educao Especial na Perspectiva da Educao Inclusiva sobre os alunos atendidos pela Educao Especial INCORRETO afirmar: a) Na perspectiva da educao inclusiva, a educao especial no precisa integrar a proposta pedaggica da escola regular, promovendo o atendimento s necessidades educacionais especiais de alunos com deficincia, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotao. b) Em certos casos que implicam em transtornos funcionais especficos, a educao especial atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento s necessidades educacionais especiais desses alunos. c) A educao especial direciona suas aes para o atendimento s especificidades dos alunos com necessidades educacionais especiais no processo educacional. d) No mbito de uma atuao mais ampla na escola, a educao especial orienta a organizao de redes de apoio, a formao continuada, a identificao de recursos, servios e o desenvolvimento de prticas colaborativas. e) Mesmo com uma perspectiva conceitual que aponte para a organizao de sistemas educacionais inclusivos, que garanta o acesso de todos os alunos e os apoios necessrios para sua participao e aprendizagem, as polticas implementadas pelos sistemas de ensino no alcanaram esse objetivo. 43) A partir dos preceitos da Poltica Nacional de Educao Especial na Perspectiva da Educao Inclusiva, considera-se pessoa com deficincia: a) Aquela que tem impedimentos de longo prazo, de natureza fsica, mental ou sensorial que, em interao com diversas barreiras, podem ter
3

b)

c) d)

e)

restringida sua participao plena e efetiva na escola e na sociedade. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento, ou seja que apresentam alteraes qualitativas das interaes sociais recprocas e na comunicao, um repertrio de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Alunos com autismo, sndromes do espectro do autismo e psicose infantil. Alunos com altas habilidades/superdotao demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes reas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadmica, liderana, psicomotricidade e artes, alm de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realizao de tarefas em reas de seu interesse. Todas as alternativas anteriores esto corretas.

44) H vrias categorias para as diferentes identidades surdas, uma delas a Identidade Surda Hbrida. Assim, analise os itens abaixo sobre essa categoria, marque V para Verdadeiro ou F para Falso e assinale a alternativa correspondente: ( ) Enquadram-se nessa categoria os surdos que nasceram ouvintes e com o tempo alguma doena, acidente, os deixou surdos. ) Assimilam menos que os outros surdos, mas conseguem assimilar a ordem da lngua falada, sem dificuldade de entend-la. ) A escrita obedece a estrutura da lngua de sinais, pode-se igualar a lngua escrita, com reservas. ) No participam das comunidades surdas, associaes e lutas polticas. V, V, V, V. V, F, V, F. F, F, V, V. F, V, F, F. V, V, F, F.

( (

a) b) c) d) e)

45) Sobre a Identidade Surda Embaadas correto dizer: a) So os surdos que vivem em trnsito entre uma comunidade e outra. b) Seguem a representao da identidade ouvinte, seguindo os princpios dos ouvintes e os colocando acima dos da comunidade surda. c) So surdos que no tem condies de usar a lngua de sinais, a qual no lhe foi ensinada e nem teve contato com a mesma. d) Conhecem a estrutura do portugus falado e o envio ou a captao da mensagem vez ou outra na forma da lngua oral. e) So pessoas que apresentam alguma porcentagem de surdez, mas levam uma vida de ouvintes.

46) Identidade surda que est presente entre os surdos que passam de um pas a outro ou, inclusive passam de um Estado brasileiro a outro, ou ainda de um grupo de surdo a outro. Pode ser identificada como o surdo carioca, o surdo brasileiro, o surdo norte americano. uma identidade muito presente e marcada. Estamos falando de qual identidade surda? a) b) c) d) e) Identidade Surda Regional. Identidade Surda de Transio. Identidade Surda Nmade. Identidade Surda de Dispora. Identidade Surda Mista.

a) A Feneis uma entidade filantrpica, sem fins lucrativos, que tem por objetivo a defesa e a luta dos direitos da Comunidade Surda Brasileira. b) A Feneis incentivada iniciou a realizao de convnios para a insero de surdos no mercado de trabalho. c) Desde de sua fundao, o maior propsito da Feneis tem sido divulgar a Libras-Lngua Brasileira de Sinais. d) Ao longo dos anos, a Federao promoveu encontros e seminrios para esclarecer a sociedade em geral a importncia de respeitarem a forma de comunicao da Comunidade Surda. e) A criao da Feneis caracterizou um passo decisivo para a autonomia dos surdos, porm uma entidade composta somente por pessoas ouvintes. 50) Analise a figura a seguir:

47) De acordo com as caractersticas de cada identidade Surda abaixo citada, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a alternativa correspondente: 1. Identidade Surda Flutuante. 2. Identidade Surda Intermediria. 3. Identidade Surda de Transio. ( ( ) Tem dificuldade de encontrar sua identidade visto que no surdo nem ouvinte. ) Demonstram resistncia a lngua de sinais e cultura surda, j que isto para eles representa esteretipo. ) Para essas pessoas h uma passagem da comunicao visual/oral para a comunicao visual/sinalizada. ) Desconhecem ou rejeitam a presena do intrprete de lngua de sinais. 2, 1, 3, 1. 1, 2, 1, 3. 3, 1, 2, 2. 1, 3, 2, 2. 2, 2, 3, 1.

Ela significa: a) b) c) d) e) Porco. Cavalo. Elefante. Girafa. Coruja.

a) b) c) d) e)

48) Jeito do sujeito surdo entender o mundo e de modific-lo a fim de torn-lo acessvel e habitvel ajustando-os com as suas percepes visuais, que contribuem para a definio das identidades surdas e das "almas" das comunidades surdas. Isto significa que abrange a lngua, as idias, as crenas, os costumes e os hbitos de povo surdo: a) b) c) d) e) Identidade Surda. Vida do Surdo. Cultura Surda. Aprendizado Surdo. Limites dos Surdos.

49) Assinale a alternativa INCORRETA sobre a Federao Nacional de Educao e Integrao de Surdos - FENEIS:
4

You might also like