You are on page 1of 25

1

EDITORA AUTA DE SOUZA

ALCOOLISMO

REUNIO PBLICA TEMA: VCIOS E PROBLEMAS

PALESTRA 1 ALCOOLISMO

Texto doutrinrio

Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso esprito, os quais pertencem a Deus. (I Corntios, 6:20).

IMPERFEIES DA ALMA No h uma nica imperfeio da alma que no importe funestas e inevitveis conseqncias... (Allan Kardec, O cu e o inferno, 48. ed., p.90). As imperfeies da alma so fruto do prprio relaxamento da criatura humana para consigo mesma, pois na existncia corprea muito se preocupa em demasia com os bens terrenos, a beleza fsica, o brilho da inteligncia e a ineficincia do ritualismo religioso, abandonando por completo o aprimoramento da personalidade eterna. Fora das leis de Deus, ningum melhora e se aperfeioa. As imperfeies morais so a construo defeituosa e deformada edificada pelo prprio esprito na esteira das reencarnaes sucessivas. Cada esprito obrigado a carregar sua construo mal feita e monstruosa que tanto sofrimentos inevitveis traz, pelo futuro afora, at que um dia resolva, com deciso, transformar esse estranho e obscuro material psquico que o infelicita. Elas sempre causaro de forma automtica e sintomtica os estados infelizes de tristeza e angstia, tdio e solido, remorso e punio revelando as enfermidades graves da alma humana. Jesus esclareceu-nos qual ser o destino futuro das imperfeies morais da alma, quando assim disse: J est posto o machado raiz das rvores; toda rvore, pois, que no produz bom fruto cortada e lanada ao fogo. Mateus, 3:10 As imperfeies no podem fazer parte do patrimnio eterno da alma, dentro dos Estatutos Universais das Leis Evolutivas. Pelas Leis de Progresso incessante dentro do tempo, toda imperfeio dever ser extirpada pelo prprio esprito, atravs de seu trabalho de renovao e aperfeioamento, rumo perfeio que nos caber alcanar na direo ascensional para Deus. (Walter Barcelos, Justia e felicidade, p. 27-28). FELICIDADE E INFELICIDADE RELATIVAS Pode o homem gozar de completa felicidade na Terra? No, por isso que a vida lhe foi dada como prova ou expiao. Dele, porm, depende a suavizao de seus males e o ser to feliz quanto possvel na Terra. (Allan Kardec, O Livro dos Espritos, 72. ed., perg. 920).

Concebe-se que o homem ser feliz na Terra, quando a Humanidade estiver transformada. Mas, enquanto isso se no verifica, poder conseguir uma felicidade relativa? O homem quase sempre o obreiro da sua prpria infelicidade. Praticando a lei de Deus, a muitos males se forrar e proporcionar a si mesmo felicidade to grande quanto o comporte a sua existncia grosseira. (Allan Kardec, O Livro dos Espritos, 72. ed., perg. 921). O homem carnal, mais preso vida corprea do que vida espiritual, tem, na Terra, penas e gozos materiais. Sua felicidade consiste na satisfao fugaz de todos os seus desejos. Sua alma, constantemente preocupada e angustiada pelas vicissitudes da vida, se conserva numa ansiedade e numa tortura perptuas. A morte o assusta, porque ele duvida do futuro e porque tem de deixar no mundo todas as suas afeies e esperanas. O homem moral, que se colocou acima das necessidades factcias criadas pelas paixes, j neste mundo experimenta gozos que o homem material desconhece. A moderao de seus desejos lhe d ao Esprito calma e serenidade. Ditoso pelo bem que faz, no h para ele decepes e as contrariedades lhe deslizam por sobre a alma,sem nenhuma impresso dolorosa deixarem. (Allan Kardec, O Livro dos Espritos, 72.ed., perg. 941).
MOTIVO DOS SOFRIMENTOS

As imperfeies morais constituiro sempre objetos estranhos dentro da alma, causando estado febril da conscincia, infeces do sentimento e inflamaes do carter, tal qual um pequeno instrumento cirrgico, inadvertidamente esquecido pelos especialistas no interior do organismo do paciente, causando distrbios orgnicos constantes. So objetos estranhos, porque nunca provocaro bem-estar e alegria interior para nenhuma alma, em poca alguma. (Walter Barcelos, Justia e felicidade, p. 23-24). O QUE O VCIO?
Poderia sempre o homem, pelos seus esforos, vencer as suas ms inclinaes? Sim, e, freqentemente, fazendo esforos muito insignificantes. O que lhe falta a vontade. Ah! quo poucos dentre vs fazem esforos. (Allan Kardec, O livro dos Espritos, perg. 909). O vcio, de qualquer natureza, rampa que conduz infelicidade. (Joanna de ngelis, Conflitos existenciais, p.160). O LCOOL VENENO LIVRE O lcool (palavra de origem rabe: al = a, cohol = coisa sutil) no alimento nem remdio. txico. (Ney Prieto Peres, Manual prtico do esprita, 18. ed., p.54). [...] o lcool, que destri milhares de criaturas, veneno livre, onde quer que v, e, em muitos casos, quando se fantasia de champanha ou de usque, chega a ser convidado de honra, consagrando eventos sociais. (Irmo X, Cartas e crnicas, 7. ed., p.81). O ALCOLATRA O alcolatra no somente o destruidor de si mesmo. o perigoso instrumento das trevas, ponte viva para as foras arrasadoras da lama abismal. Joaquim Dias (Diversos Espritos, Vozes do grande alm, 3. ed., p.121).

CAUSAS DO ALCOOLISMO
Fatores que levam ao primeiro uso do lcool

EDITORA AUTA DE SOUZA

Incentivo dos pais

Os exemplos domsticos, decorrentes de pais que se habituaram a usar medicamentos sob qualquer pretexto, especialmente Valium e Librium, como buscas de equilbrio, de repouso, oferecem aos filhos estmulos negativos de resistncia para enfrentar desafios e dificuldades de toda natureza. Demonstrando incapacidade para suportar esses problemas sem a ajuda de mecanismos qumicos ingeridos, abrem espao na mente da prole, para que,ante dificuldades, fuja para os recantos da cultura das drogas que permanece em voga. (Joanna de ngelis, Adolescncia e vida, 6. ed., p. 70).
Fatores Sociais

Por outro lado, a exuberante propaganda, a respeito dos indivduos que vivem buscando remdios para quaisquer pequenos achaques, sem o menor esforo para venclos atravs dos recursos mentais e atividades diferenciadas, produz estmulos nas mentes jovens para que faam o mesmo, e se utilizem de outro tipo de drogas, aquelas que se transformaram em epidemia que avassala a sociedade e a ameaa de violncia e loucura. O alcoolismo desenfreado, sob disfarce de bebidas sociais, levando os indivduos a estados degenerativos, a perturbaes de vria ordem, torna-se fator predisponente para as famlias seguirem o mesmo exemplo, particularmente os filhos, sem estrutura de comportamento saudvel. (Joanna de ngelis, Adolescncia e vida, 6.ed., p. 71).
Presses

E no faltam conflitos na criatura humana, principalmente no jovem que, alm dos fatores de perturbao referidos, sofre a presso dos companheiros e dos traficantes que se encontram nos seus grupos sociais com o fim de os aliciar; a rebelio contra os pais, como forma de vingana e de liberdade; a fuga das presses da vida, que lhe parece insuportvel; o distrbio emocional, entre os quais se destacam os de natureza sexual... (Joanna de ngelis, Adolescncia e vida, 6.ed., p. 71).
Curiosidade

[...], deve-se considerar que a facilidade com que o jovem adquire a droga que lhe aprouver, tal a abundncia que se lhe encontra ao alcance, constitui-lhe provocao e estmulo, com o objetivo de fazer a prpria avaliao de resultados pela experincia pessoal. Como se, para conhecer-se a gravidade, o perigo de qualquer enfermidade, fosse necessrio sofr-la, buscando-lhe a contaminao e deixando-se infectar. A curiosidade que elege determinados comportamentos desequilibradores j sintoma de surgimento da distonia psicolgica, que deve ser corrigida no comeo, a fim de que se seja poupado de maiores conflitos ou de viagens assinaladas por perturbaes de vria ordem. (Joanna de ngelis, Adolescncia e vida, 6.ed., p. 71).
CONSEQNCIAS FSICAS E ESPIRITUAIS DO USO DO LCOOL

No corpo fsico Chegando ao seio da substncia nervosa, excita-a e diminui sua energia e resistncia, e deprime os centros nervosos fazendo surgir leses mais graves: paralisias, delrios (delirium tremens). Como txico, atinge de preferncia o aparelho digestivo: o indivduo perde o apetite, o estmago se inflama e a ulcerao da sua mucosa logo se manifesta. A isto se juntam as afeces dos rgos vizinhos, quase sempre incurveis. Uma delas (terrvel) a cirrose heptica, que se alastra progressivamente no fgado, onde as clulas vo morrendo por inatividade, at atingir completamente esse rgo, de funes to importantes e delicadas no aparelho digestivo. (Ney Prieto Peres, Manual prtico do esprita, 18. ed., p. 54).

Na famlia

[...] indispensvel sejam trazidos fala as vtimas de espancamento no recinto domstico, os homens e as mulheres de vida respeitvel, que viram a loucura aparecer de chofre no nimo de familiares queridos, [...]. (Irmo X, Cartas e crnicas, 7. ed., p. 82).
ALCOOLISMO E OBSESSO O viciado em lcool quase sempre tem a seu lado entidades inferiores que o induzem bebida, nele exercendo grande domnio e dele usufruindo as mesmas sensaes etlicas. Cria-se, desse modo, dupla dependncia: uma por parte da bebida propriamente dita, com toda a carga psicolgica que a motivou; outra por parte das entidades invisveis que hipnoticamente exercem sua influncia, conduzindo, por sugesto, o indivduo ingesto de lcool. (Ney Prieto Peres, Manual prtico do esprita, 18. ed., p.55). TERAPIA O processo que se recomenda para a libertao da bebida ter em mente, sempre que o desejo se apresentar, a idia dolorosa das conseqncias funestas do lcool. Nessas horas, devem ser reprimidos os impulsos com a lembrana de tudo aquilo de repugnante e desagradvel que o lcool provoca. Em particular, os espritas conhecem e so fortalecidos com as idias relativas s conseqncias espirituais, principalmente no sofrimento dos suicidas aps o desencarne. O lcool reduz a resistncia fsica, diminui o tempo de vida e, por isso, o seu praticante considerado um suicida. Nesses momentos de tentao bebida, quando estamos imbudos do desejo de libertao, o auxlio do Plano Espiritual vem a nosso favor, mas necessrio se faz o apoio na nossa prpria vontade para surtirem os efeitos esperados. (Ney Prieto Peres, Manual prtico do esprita, 18. ed., p. 56).

A vontade Poderia sempre o homem, pelos seus esforos, vencer as suas ms inclinaes? Sim, e, freqentemente, fazendo esforos muito insignificantes. o que lhe falta a vontade. Ah! quo poucos dentre vs fazem esforos! (Allan Kardec, O livro dos Espritos, 83. ed., perg. 909). Orientao mdica e psiquitrica/psicolgica Em face da gravidade do alcoolismo, so necessrios recursos psiquitricos, psicolgicos e orientao social, a fim de auxiliar o paciente na recuperao da sade. De acordo com a extenso de cada caso, sempre recomendvel a orientao psiquitrica, com o conveniente internamento do enfermo, a fim de auxili-lo na desintoxicao, naturalmente acompanhada de cuidadoso tratamento especializado. (Joanna de ngelis, Conflitos existenciais, p.163). indispensvel tratamento mdico especializado, pois a supresso abrupta das drogas poder causar problema: a chamada sndrome da abstinncia. (Eurpedes Khl, Txicos duas viagens, p.101). TRATAMENTO ESPIRITUAL NA CASA ESPRITA Leitura edificante A boa leitura certamente propicia o despertamento da conscincia para a nova situao, demonstrando que a realidade no to agressiva conforme se cr, dependendo de cada um na sua forma de enfrent-la.[...]. Graas a esse recurso, torna-se mais fcil a mudana de comportamento para outra faixa vibratria, mais elevada, favorecendo o fortalecimento moral e espiritual [...]. (Joanna de ngelis, Conflitos existenciais, p.164).

EDITORA AUTA DE SOUZA

gua Fluidificada A gua, no mundo, meu amigo, no somente carreia os resduos dos corpos, mas tambm as expresses de nossa vida mental. (Andr Luiz, Nosso lar, 49. ed., p. 62). Prece e vigilncia [...] recorre prece, mergulhando, na reflexo, o pensamento, e haurirs os recursos preciosos para a vitria em qualquer situao, sob qual seja o impositivo. (Joanna de ngelis, SOS famlia, 9. ed., p.135). A prtica da Caridade
A caridade , em todos os mundos, a eterna ncora de salvao; a mais pura emanao do prprio Criador; a sua prpria virtude, dada por ele criatura. (Allan Kardec, O Evangelho segundo o Espiritismo, 107. ed., p. 223). Jesus Aquele que encontrou Jesus j comeou o processo de libertao interior e de desobsesso natural. Eurpedes Barsanulfo (Diversos Espritos, Sementes de vida eterna, 2. ed., p.167). CASO 1 - MEDIDA SALVADORA A UM ALCOLATRA Livro: No mundo maior, captulo 14 , 15. ed., Feb Personagens: Andr Luiz, Calderaro, Antdio (encarnado)

Pedido de Auxlio Hvamos terminado ativa colaborao, num elevado ambiente consagrado prece, quando certo companheiro se abeirou de ns, reclamando o concurso do Asssistente num caso particular. Calderaro decerto conheceria os pormenores da situao, porque entre ambos logo se estabeleceu curioso dilogo. - Infelizmente dizia o informante -, nosso Antdio no sobreleva a situao; permanece em derrocada quase total. Vinculou-se de novo a perigosos elementos da sombra, e voltou aos desacertos noturnos, com grave prejuzo para o nosso trabalho socorrista. (p. 192). Situao de Antdio - No lhe valeram as melhoras da quinzena passada? - indagou fraternalmente o orientador. - Aproveitou-as para mais presto volver irreflexo esclareceu o interlocutor com inflexo magoada. - de notar, porm, que se achava quase de todo louco. - Sim, mas conseguiu fruir, outra vez, estado orgnico invejvel, merc de sua interveno ltima; logo, porm, que se viu fortalecido, tornou desbragadamente aos alcolicos. A sede escaldante, provocada pela prpria displicncia e pela instigao dos vampiros que, vorazes, se lhe enxameiam roda, e verteu-lhe o sistema nervoso. A organizao perispirtica, semiliberta do corpo denso pelos perniciosos processos da embriaguez, povoalhe a mente de atrozes pesadelos, agravados pela atuao das entidades perversas que o seguem passo a passo. [...]. (p. 192-193). Interveno Espiritual Superior O instrutor estudou o caso em silncio, durante alguns instantes, e considerou:
- Poderemos providenciar; contudo, se da outra vez consistiu o socorro em restitu-lo ao equilbrio orgnico

possvel, no momento h que agir em contrrio. Convm ministrar-lhe provisria e mais acentuada desarmonia ao corpo. Neste, como em outros processos difceis, a enfermidade retifica sempre. [...]. (p. 193). Assistncia e Ambiente Espiritual Rumamos para o local em que deveramos acudir o amigo extraviado. Penetramos o recinto, servido de amplas janelas e abundantemente iluminado. O ambiente sufocava. Desagradveis emanaes se faziam cada vez mais espessas, maneira que avanvamos.[...]. (p. 193). Demandamos o interior, apressadamente. Numa saleta abafada, um cavalheiro de quarenta e cinco anos presumveis jazia a tremer. No conseguia manter-se de p. Calderaro examinou-o detidamente e indagou do novo amigo que nos acompanhava: - Voltou aos alcolicos, h muitos dias? - Precisamente, h uma semana. - V-se que se esgotou rpido. (p. 195). Em derredor, quatro entidades embrutecidas submetiam-no aos seus desejos. Empolgavam-lhe a organizao fisiolgica, alternadamente, uma a uma, revezando-se para experimentar a absoro das emanaes alcolicas, no que sentiam singular prazer. Apossavam-se particularmente da estrada gstrica, inalando a bebida a volatilizar-se da crdia ao piloro.

A cena infundia angstia e assombro. Estaramos diante de um homem embriagado ou de uma taa viva, cujo contedo sorviam gnios satnicos do vcio? [...]. (p. 196). Foras Divinas

Retirando-se em minha companhia, Calderaro, o orientador, acrescentou, tristonho: - O infortunado amigo ser portador de uma nevrose cardaca por dois a trs meses, aproximadamente. Debalde usar a valeriana e outras substncias medicamentosas, em vo apelar para anestsicos e desintoxicantes. No curso de algumas semanas conhecer intraduzvel mal-estar, de modo a restabelecer a harmonia do cosmo psquico. Experimentar indizvel angstia, submeter-se- a medicaes e regimes, que lhe diminuiro a tendncia de esquecer as obrigaes sagradas da hora e lhe acordaro os sentimentos, devagarinho, para a nobreza do ato de viver. Notando-me a estranheza, o Assistente concluiu: - Que fazer, meu amigo? As mesmas Foras Divinas que concedem ao homem a brisa cariciosa, infligem-lhe a tempestade devastadora... Uma e outra, porm, so elementos indispensveis glria da vida. (198-199).
CASO 2 ATENDIMENTO AO LAR DO SR. CLADIO NOGUEIRA Livro: Sexo e destino, 15. ed., captulo 06 Personagens: Andr Luiz, Flix, Neves, Espritos obsessores e Cludio (encarnado).

Ambiente Acompanhando Flix, cujo semblante passou a denotar funda preocupao, alcanamos espaoso apartamento do Flamengo, onde conheceramos, de perto, os familiares de Marina. A noite avanava. Transpassando estreito corredor, pisamos o recinto domstico, surpreendendo, no limiar, dois homens desencarnados, a debaterem, com descuidada chocarrice, escabrosos temas de vampirismo. [...]. Os atavios do ambiente, apesar de modestos, denunciavam apurado gosto feminino. O mobilirio antigo de linhas quase rudes suavizava-se ao efeito de ligeiros adornos. Tufos de cravos vermelhos, a se derramarem de vasos cristalinos, harmonizavam-

EDITORA AUTA DE SOUZA

se com as rosas da mesma cor, habilmente desenhadas nas duas telas que pendiam das paredes, revestidas de amarelo dourado. Mas, destoante e agressiva, uma esguia garrafa, contendo usque, empinava o gargalo sobre o crivo lirial que completava a elegncia da mesa nobre, deitando emanaes alcolicas que se casavam ao hlito do amigo derramado no div. (p. 50-51). Ambiente Espiritual Por semelhantes companhias, fcil apreciar os riscos a que se expunham os moradores daquele ninho de cimento armado, a embutir-se na construo enorme, sem qualquer defesa de esprito. Entramos. Na sala principal, um cavalheiro de traos finos, em cuja maneira de escarrapachar-se se adivinhava, para logo, o dono da casa, lia um jornal vespertino com ateno. (p.50). Descrio de Cludio Nogueira Flix encarou-o, manifestando a expresso de quem se atormentava, piedosamente, ao v-lo, e no-lo indicou: Temos aqui o irmo Cladio Nogueira, pai de Marina e tronco do lar. Fisguei-o, de relance. Figurou-se-me o hospedeiro involuntrio um desses homens maduros que se demoram na quadra dos quarenta e cinco janeiros, esgrimindo bravura contra os desbarates do tempo. Rosto primorosamente tratado, em que as linhas firmes repeliam a notcia vaga das rugas, cabelos penteados com distino, unhas polidas, pijama impecvel. Os grandes olhos escuros e mveis pareciam imanizados s letras, pesquisando motivos para trazer um sorriso irnico aos lbios finos. Entre os dedos da mo que descansava beira do sof, o cigarro fumegante, quase rente ao trip ano, sobre o qual um cinzeiro repleto era silenciosa adevertncia contra o abuso da nicotina. (p. 51). Ataque dos Vampiros Detnhamo-nos, curiosos, na inspeo, quando sobreveio o inopinado. Diante de ns, ambos os desencarnados infelizes, que surpreendramos entrada, surgiram de repente, abordaram Cludio e agiram sem-cerimnia. Um deles tateou-lhe um dos ombros e gritou, insolente: - Beber, meu caro, quero beber! A voz escarnecedora agredia-nos a sensibilidade auditiva. Cladio, porm, no lhe pescava o mnimo som. Mantinha-se atento leitura. Inaltervel. Contudo, se no possua tmpanos fsicos para qualificar a petio, trazia na cabea a caixa acstica da mente sintonizada com o apelante. O assessor inconveniente repetiu a solicitao, algumas vezes, na atitude do hipnotizador que insufla o prprio desejo, reasseverando uma ordem. O resultado no se fez demorar. Vimos o paciente desviar-se do artigo poltico em que se entranhava. Ele prprio no explicaria o sbito desinteresse de que se notava acometido pelo editorial que lhe apresara a ateno. Beber! Beber! Cladio abrigou a sugesto, convicto de que se inclinava para um trago de usque exclusivamente por si. O pensamento se lhe transmudou, rpido, como a usina cuja corrente se desloca de uma direo para outra, por efeito da nova tomada de fora. Beber, beber!... e a sede de aguardente se lhe articulou na idia, ganhando forma. A mucosa pituitria se lhe aguou, como que mais fortemente impregnada do cheiro acre que vagueava no ar. O assistente malicioso coou-lhe brandamente os gorgomilos. O pai de Marina sentiu-se apoquentado. Indefinvel secura constrangia-lhe o laringe. Ansiava tranquilizar-se. (p. 51-52). Adeso Espiritual O amigo sagaz percebeu-lhe a adeso tcita e colou-se a ele. De comeo, a

carcia leve; depois da carcia agasalhada, o abrao envolvente; e depois do abrao de profundidade, a associao recproca. Integraram-se ambos em extico sucesso de enxertia fludica.[...]. Cludio-homem absorvia o desencarnado, guisa de sapato que se ajusta ao p. Fundiram-se os dois, como se morassem eventualmente num s corpo. Altura idntica. Volume igual. Movimentos sincrnicos. Identificao positiva. Levantaram-se a um tempo e giraram integralmente incorporados um ao outro, na rea estreita, arrebatando o delgado frasco. No conseguiria especificar, de minha parte, a quem atribuir o impulso inicial de semelhante gesto, se a Cludio que admitia a instigao ou se ao obsessor que a propunha. A talagada rolou atravs da garganta, que se exprimia por dualidade singular. Ambos os dipsmanos estalaram a lngua de prazer, em ao simultnea. Desmanchou-se a parelha e Cludio, desembaraado, se dispunha a sentar, quando o outro colega, que se mantinha a distncia, investiu sobre ele e protestou: eu tambm, eu tambm quero! Reavivou-se-lhe no nimo a sugesto que esmorecia. Absolutamente passivo diante da incitao que o assaltava, reconstituiu, mecanicamente, a impresso de insaciedade. Bastou isso e o vampiro, sorridente, apossou-se dele, repetindo-se o fenmeno da conjugao completa. Encarnado e desencarnado a se justaporem. Duas peas conscientes, reunidas em sistema irrepreensvel de compensao mtua. (p. 53). Responsabilidades Como situar o problema? Se vramos Cludio aparentemente reduzido condio de um fantoche, como proceder na aplicao da justia? Se ao invs de bebedice, estivssemos diante de um caso criminal? Se a garrafa de usque fosse arma determinada, para insultar a vida de algum, como decidir? A culpa seria de Cludio que se submetia ou dos obsessores que o comandavam? O irmo Flix aclarou, tranqilo: - Ora, Neves, voc precisa compreender que nos achamos frente de pessoas bastante livres para decidir e suficientemente lcidas para raciocinar. No corpo fsico ou agindo fora do corpo fsico, o Esprito senhor da constituio de seus atributos. Responsabilidade no ttulo varivel. Tanto vale numa esfera, quanto em outras. Cludio e os companheiros, na cena que acompanhamos, so trs conscincias na mesma faixa de escolha e manifestaes consequentes. Todos somos livres para sugerir ou assimilar isso ou aquilo. [...]. (p. 55). Hipnose - Hipnose tema complexo, reclamando exames e reexames de todos os ingredientes morais que lhe digam respeito. Alienao da vontade tem limites. Chamamentos campeiam em todos os caminhos. Experincias so lies e todos somos aprendizes. Aproveitar a convivncia de um mestre ou seguir um malfeitor deliberao nossa, cujos resultados colheremos. (p. 55). TUDO NOVO
Assim que, se algum est em Cristo, nova criatura : as coisas velhas j passaram; eis que tudo se fez novo. Paulo. (II Conrntios, 5:17.)

muito comum observamos crentes inquietos, utilizando recursos sagrados da orao para que se perpetuem situaes injustificveis to-s porque envolvem certas vantagens imediatas para suas preocupaes egosticas. Semelhante atitude mental constitui resoluo muito grave. Cristo ensinou a pacincia e a tolerncia, mas nunca determinou que seus discpulos estabelecessem acordo com os erros que infelicitam o mundo. Em face dessa deciso, foi

10

EDITORA AUTA DE SOUZA

cruz e legou o ltimo testemunho de no-violncia, mas tambm de no-acomodao com as trevas em que se compraz a maioria das criaturas. No se engane o crente acerca do caminho que lhe compete. Em cristo tudo deve ser renovado. O passado delituoso estar morto, as situaes de dvida tero chegado ao fim, as velhas cogitaes do homem carnal daro lugar a vida nova em esprito, onde tudo signifique sadia reconstruo para o futuro eterno. contra-senso valer-se do nome de Jesus para tentar a continuao de antigos erros. Quando notarmos a presena de um crente de boa palavra, mas seu ntimo renovado, dirigindo-se ao Mestre como um prisioneiro carregado de cadeias, estejamos certos de que esse irmo pode estar porta do Cristo, pela sinceridade das intenes; no entanto, no conseguiu, ainda, a penetrao no santurio de seu amor. (Emmanuel, Caminho, verdade e vida, 28.ed., p. 29-30). JESUS Eu sou o caminho, e a verdade e a vida: ningum vem ao Pai seno por mim. Jesus (Joo,14:6).

11

PALESTRA 1: ALCOOLISMO EXPOSITOR:

PLANO DE PALESTRA TEMA: VCIOS E PROBLEMAS I INFORMAES GERAIS DATA_____/______/____HORRIO: INSTITUIO:

OBJETIVOS ESPECFICOS:Reconhecer que o alcoolismo uma doena crnica, progressiva, potencialmente fatal; 2- Identificar as causas fsicas, espirituais e as conseqncias do alcoolismo; Entender a mxima de Paulo: Tudo me lcito, mas nem tudo me convm. OBJETIVOS COMPLEMENTARES: (a critrio do expositor) II SUMRIO PARTES DA CONTEDOS PALESTRA O que alcoolismo? uma doena? Ou fraqueza da pessoa? O expositor explicar que iremos conhecer a opinio dos Espritos sobre o assunto

ATIVIDADES/ PROCEDIMENTOS. Os avisos gerais sero dados antes da prece, que ser feita s 20h. Aps a prece, o expositor introduz o tema com perguntas reflexivas dirigidas ao pblico.

INTRODUO TEMPO: 5

DESENVOLVIMENTO TEMPO: 30

I Corntios, 6: 20 As imperfeies da alma O uso livre do lcool Causas do alcoolismo O corpo e o lcool Conseqncias do alcoolismo Tratamento na Casa Esprita

Exposio oral, sendo que o caso (ou histria interessante) poder ser narrado no incio, no meio ou no final da preleo.

Joo, 14:6

CONCLUSO TEMPO: 5

Aps a concluso da palestra o expositor faz a prece de preparao para o passe; Acompanha o encaminhamento do pblico para o passe; Zela pela harmonia da sala; Faz a prece final e convida o pblico para conhecer a livraria e a biblioteca do Centro Esprita.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: Obs. A critrio do expositor esprita no enriquecimento de sua palestra, poder ir a outras fontes bibliogrficas, alm das oferecidas no texto doutrinrio.

R E C U R S O S / PROVIDNCIAS: Transparncias e ou cartazes, Retroprojetor, ou Projetor multimdia.

12

EDITORA AUTA DE SOUZA

ALCOOLISMO

13

TEMA: VCIOS E PROBLEMAS

Reunio Pblica 01

ALCOOLISMO
Glorificai,pois,aDeus novossocorpo,eno vossoesprito,osquais pertencemaDeus." Paulo(ICorntios,6:20)

1/10

IMPERFEIES DA ALMA

01

Asimperfeiesmoraissoaconstruodefeituosa edeformadaedificadapeloprprioespritona esteiradasreencarnaessucessivas. Cadaesprito obrigadoacarregarsuaconstruo malfeitaemonstruosa quetantosofrimentos inevitveistraz,pelofuturoafora,at queumdia resolva,comdeciso,transformaresseestranhoe obscuromaterialpsquico queoinfelicita.Elas semprecausarodeformaautomticaesintomtica osestadosinfelizesdetristezaeangstia,tdioe solido,remorsoepunio revelandoas enfermidadesgravesdaalmahumana."
(WalterBarcelos,Justiaefelicidade,p.2728).
2/10

FELICIDADE E INFELICIDADE RELATIVAS

01

PodeohomemgozardecompletafelicidadenaTerra? No,porissoqueavidalhefoidadacomoprovaouexpiao.Dele,porm, dependeasuavizaodeseusmaleseosertofelizquantopossvelna Terra. (AllanKardec,Olivrodosespritos,72.ed.,perg.920). Concebesequeohomemser feliznaTerra,quandoaHumanidade estivertransformada.Mas,enquantoissosenoverifica,poder conseguirumafelicidaderelativa? Ohomem quasesempreoobreirodasuaprpriainfelicidade.Praticando aleideDeus,amuitosmalesseforrar eproporcionar asimesmo felicidadetograndequantoocomporteasuaexistnciagrosseira. (Allan Kardec,Olivrodosespritos,72.ed.,perg.921).
3/10

O LCOOL VENENO LIVRE


Olcool(palavradeorigemrabe:al=a,cohol =coisasutil)no alimentonem remdio. txico. (NeyPrieto Peres,ManualPrticodoEsprita,p.54).

01

[...]olcool,quedestrimilharesdecriaturas, venenolivre,ondequerquev,e,em muitoscasos,quandosefantasiadechampanhaoudeusquechegaaserconvidadode honra,consagrandoeventossociais. (IrmoX,Cartasecrnica,7.ed.,p.81).

OALCOLATRA
Oalcolatrano somenteodestruidordesimesmo. operigosoinstrumento dastrevas,pontevivaparaasforasarrasadorasdalamaabismal. JoaquimDias(DiversosEspritos,Vozesdograndealm,7.ed.,p.121).

4/10

CAUSAS DO USO DO LCOOL 01


Oalcoolismodesenfreado,sobdisfarcedebebidassociais,levandoos indivduosaestadosdegenerativos,aperturbaesdevriaordem, tornase fatorpredisponenteparaasfamliasseguiremomesmoexemplo, particularmenteosfilhos,semestruturadecomportamentosaudvel.

Pressodegrupo Curiosidade

Incentivo dospais

Outrosfatores sociais
5/10

(Joanna dengelis,Adolescnciaevida,p.71).

CONSEQUNCIAS FSICAS E ESPIRITUAIS

01

Oviciadoemlcoolquasesempretemaseuladoentidadesinferioresqueo induzem bebida,neleexercendograndedomnioedeleusufruindoasmesmas sensaesetlicas.Criase,dessemodo,dupladependncia:umaporparteda bebidapropriamentedita,comtodaacargapsicolgicaqueamotivou;outra porpartedasentidadesinvisveisquehipnoticamenteexercemsuainfluncia, conduzindo,porsugesto,oindivduo ingestodelcool.

Nocorpofsico

Nafamlia

lcooleobsesso

(NeyPrieto Peres,ManualPrticodoEsprita,p.55).

6/10

CONSEQUNCIASESPIRITUAIS
Oamigosagazpercebeulheaadesotcitae colouseaele.Decomeo,acarcialeve;depoisda carciaagasalhada,oabraoenvolvente;edepoisdo abraodeprofundidade,aassociaorecproca. Integraramseambosemextico sucessodeenxertiafludica.[...]. Cludiohomem absorviaodesencarnado, guisade sapatoqueseajustaaop.Fundiramseosdois,como semorassemeventualmentenums corpo.Altura idntica.Volumeigual.Movimentos sincrnicos.Identificaopositiva.

01

(Andr Luiz,Sexoedestino,15.ed.,p.53).

7/10

TRATAMENTO ESPIRITUAL NA CASA ESPRITA

01

Poderiasempreohomem,pelosseusesforos,vencerassuasms inclinaes? Sim,e,freqentemente,fazendoesforosmuitoinsignificantes.oque lhefalta avontade.Ah!quopoucosdentrevsfazemesforos!

Jesus Preceevigilncia guaFluidificada

AprticadaCaridade Leituraedificante Orientaomdicae psiquitrica psicolgica


8/10

(AllanKardec,Olivrodosespritos,perg.909).

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO

01

9/10

JESUS

01

Eusouocaminho, eaverdadeea vida:ningumvem aoPaisenopor mim. Jesus


(Joo,14:6)
10/10

EDITORA AUTA DE SOUZA Sociedade de Divulgao Esprita Auta de Souza (61) 3352-3018 QSD rea Especial 17, Taguatinga Sul - Distrito Federal - CEP. 72020-000 www.ocentroespirita.org.br www.editoraautadesouza.com.br editora@editoraautadesouza.com.br

18

EDITORA AUTA DE SOUZA

19

You might also like