You are on page 1of 5

Sumrio: 1 Introduo - 2 O sistema de nulidades dos atos processuais - 2.1 Classificao das nulidades - 2.

2 A nulidade como sano - 2.3 Princpios norteadores do sistema de nulidades - 3 A instrumentalidade das formas - 4 A instrumentalidade do processo - 5 Concluso - Referncias

Alistamento de trabalhadores de um local para outro do territrio nacional Art. 207. Aliciar trabalhadores, com fim de lev-los uma para outra localidade do territrio nacional: Pena deteno de 1 (um) a 3 (trs) anos, e multa. 1. Incorre na mesma pena quem recruta trabalhadores fora da localidade de execuo do trabalho, dentro do territrio nacional, mediante fraude ou cobrana de qualquer quantia do trabalhador, ou, ainda, no assegurar condies do seu retorno ao local de origem. 2. A pena aumentada de 1/6(um sexto) a 1/3(um tero) se a vitima menor de 18 (dezoito) anos, idosa, gestante, indgena ou portadora de deficincia fsica ou mental. Sujeito ativo: qualquer pessoa ( a pessoa que pratica a conduta descrita pelo tipo penal. Animais e coisas no podem ser sujeitos ativos de crimes, nem autores de aes, pois lhe falta o elemento vontade).i Sujeito passivo: o Estado em primeiro plano, a pessoa aliciada, em segundo ( titular do bem jurdico protegido pelo tipo penal incriminador, que foi violado. Dividindo-se em: a. sujeito passivo formal ou constante, que o titular do interesse jurdico de punir, surgindo com a pratica da infrao penal. sempre o Estado: b. sujeito passivo material, ou eventual, que titular do bem jurdico diretamente lesado pela conduta do agente. Podem repetir-se na mesma pessoa o sujeito passivo formal e o material ).ii Objeto Jurdico: o interesse do Estado em no deslocar a mo de obra artificialmente dentro do seu territrio nacional ( o interesse protegido pela norma penal, como a vida, o patrimnio, a f publica, entre outras).iii Objeto Material: pessoa aliciada ( o bem, de natureza corprea ou incorprea, sobre o qual recai a conduta criminosa)iv.

Elementos objetivos do tipo: aliciar (atrair, seduzir ou angariar adeptos por meio de atrativos) trabalhadores para que sigam de uma localidade do territrio nacional (caput); recrutar (angariar adeptos) trabalhadores foras da localidade de execuo do trabalho, dentro do territrio nacional, mediante fraude ou de cobrana de qualquer quantia do trabalhador, ou ainda, no assegurar condies do seu retorno ao local de origem ( 1.). Elemento subjetivo do tipo especifico: a finalidade de levar o trabalhador para outra localidade do territrio nacional (sendo ele o modelo legal abstrato de conduta proibida, que d forma e utilidade ao princpio da legalidade no h crime sem lei anterior que defina nem pena sem lei anterior que a comine --, fixando as condutas constitutivas dos crimes e contravenes penais.)v Elemento subjetivo do crime: dolo (dependente da teoria adotada: I a vontade consciente de praticar a conduta tpica, viso finalistica, denominada dolo natural; II conscincia de que realiza um ato ilcito, viso causualistica o denominado dolo normativo; III a vontade consciente de praticar a conduta tpica, compreendendo o desvalor que a conduta representa, o dolo axiolgico, exposto por Miguel Reale Jnior, Antijuridicidade concreta p.42)vi Classificao: comum (prprio, quando o agente j recrutou e no fornece meios de retorno do trabalhador); formal; de forma livre; comissivo (omissivo na forma mencionada de no assegurar condies de retorno); instantneo; unissubjetivo; plurissubsistente. Tentativa: admissvel, exceto na forma omissiva. Competncia da Justia Federal, pois h interesse coletivo. Consumao: quando ocorrer o aliciamento ou recrutamento, independentemente de resultado naturalstico. Violao de sepultura Art. 210. Violar ou profanar sepultura ou urna funerria: Pena recluso, 1(um) a 3(trs) anos, e multa.

Sujeito ativo: qualquer pessoa. Sujeito passivo: a coletividade em primeiro plano, em segundo, pode-se incluir a famlia do morto. Objeto Material: a sepultura ou a urna funerria. Elemento objetivo do tipo: violar (devassar ou invadir) ou profanar (tratar com irreverncia ou macular) sepultura ou urna funerria. Reserva-se a primeira figura para quem abre sepultura ou invade o sepulcro, enquanto a segunda serve para quem infama o mesmo objeto. A pena de recluso, de um a trs anos, e multa. Elemento subjetivo do tipo especfico: a vontade de ultrajar a memria do morto no caso da conduta de profanar. Este verbo carrega, implicitamente, o desejo de tratar com irreverncia. Quanto violao, no se exige desgnio especifico. Elemento subjetivo do crime: o dolo Classificao: comum, formal, de forma livre, comissivo, instantneo, unissubjetivo, plurissubsistente. Tentativa: admite-se. Competncia: justia comum. Particularidade: o tipo penal alternativo, isto , a prtica das duas condutas previstas no tipo leva configurao de um s delito. Consumao: quando houver a pratica da conduta, independente de resultado naturalstico. Destruio, subtrao ou ocultao de cadver Art. 211. Destruir, subtrair ou ocultar cadver ou parte dele: Pena recluso, de 1(um) a 3 (trs) anos, e multa. Sujeito ativo: qualquer pessoa.

Sujeito passivo: a coletividade, em primeiro plano; secundariamente, pode-se incluir a famlia do morto. Objeto jurdico: o sentimento de respeito memria do morto. Objeto material: o cadver ou parte dele (nesse caso, no se inclui as cinzas, nem a mmia, que pode ter valor comercial). Elementos objetivos do tipo: destruir (arruinar, aniquilar), subtrair (fazer desaparecer ou retirar) ou ocultar (esconder) cadver ou parte dele. A pena de recluso, de um a trs anos, e multa. Elementos subjetivo do tipo especifico: no h. Elemento subjetivo do crime: o dolo. Classificao: comum, formal, forma livre, comissivo, instantneo (nas formas destruir e subtrair) ou permanente (na modalidade ocultar), unissubjetivo, plurissubsistente. Tentativa: admite-se. Competncia: justia comum. Particularidade: o tipo penal alternativo, isto , a pratica das trs condutas previstas no tipo leva configurao de um s delito. Consumao: quando houver a prtica da conduta, independentemente de resultado naturalstico. Vilipndio a cadver Art. 212. Vilipendiar cadver ou suas cinzas: Pena deteno de 1(um) a 3 (trs) anos, e multa. Sujeito ativo: qualquer pessoa. Sujeito passivo: a coletividade, em primeiro plano; secundariamente, pode-se incluir a famlia do morto.

Objeto jurdico: o sentimento de respeito memria dos mortos. Objeto material: o cadver ou suas cinzas. Elementos objetivos do tipo: vilipendiar (desprezar ou aviltar) cadver ou suas cinzas. A conduta pode ser praticada por meio de gestos ou palavras, esta forma escrita ou verbal. A pena de deteno de um a trs anos, e multa. Elemento do tipo especifico: a vontade de ultrajar a memria do morto. Elemento subjetivo do crime: o dolo. Competncia: justia comum. Classificao: comum, formal, de forma livre, comissivo, instantneo; unissubjetivo, unissubsistente ou plurissubsistente, conforme o caso. Tentativa: admitida na forma plurissubsistente. Consumao: com a pratica da conduta, independentemente de resultado naturalstico.

Nucci, Guilherme de Souza. Manual de Direito Penal. So Paulo: RT, 2009, p.172. Nucci, Guilherme de Souza. Manual de Direito Penal. So Paulo: RT, 2009, p 174. iii Nucci, Guilherme de Souza. Manual de Direito Penal. So Paulo: RT, 2009, p 175. iv Nucci, Guilherme de Souza. Manual de Direito Penal. So Paulo: RT, 2009, p 175. v Nucci, Guilherme de Souza. Manual de Direito Penal. So Paulo: RT, 2009, p 191. vi Nucci, Guilherme de Souza. Manual de Direito Penal. So Paulo: RT, 2009, p 225.
ii

You might also like