You are on page 1of 3

Fundao Centro de Cincias e Educao Superior a Distncia do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educao Superior a Distncia do Estado do Rio

de Janeiro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Centro de Cincias Humanas e Sociais CCH LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - EAD PAIEF/UNIRIO/CEDERJ PRIMEIRA AVALIAO A DISTNCIA AD2 - 2011.2 DISCIPLINA: LITERATURA NA FORMAO DO LEITOR Prazo final para a entrega no plo AT 15 DE OUTUBRO (Sbado) CONTEDO: da aula 14 a 23 E MATERIAL COMPLEMENTAR Coordenao: Ana Maria Bulhes Nome: Aurineri Oliveira Damaceno Matrcula: 20062603057 Plo: Bom Jesus do Itabapoana-RJ QUESTO 1 (2,5 pontos) Leia com ateno o texto abaixo, de Ruth Rocha Agora, leia a passagem abaixo, retirada de seu material. Nelly Novaes Coelho, em seu livro Literatura infantil histria, teoria, anlise, afirma que a literatura infantil , antes de tudo, literatura." A distino entre uma e outra se d pela natureza especfica do leitor da primeira, isto , a criana. Por essa razo, a literatura infanto-juvenil foi sempre vista como um gnero menor, ligado brincadeira ou ao aprendizado, e seu carter de criao literria foi ignorado pela crtica. E responda: De que forma os elementos singularizantes presentes nos textos garantem que este texto de Ruth Rocha confirma a tese de Nelly Novaes Coelho, expressa na frase acima? Explique, argumente e exemplifique, atravs de passagens do texto de Ruth Rocha. R: Atravs dos elementos que singularizam o texto literrio, ou seja, a subjetividade, a conotao, a criao de imagem, de ritmo, etc.

A Literatura Infanto-Juvenil brinca com o pensamento do leitor, atravs das criaes, aventuras, da histria. Como exemplo, temos o Vaqueiro, simples homem, dotado de to pouco conhecimento de mundo, se fez hbil e sorrateiro ao criar respostas rpidas e inquestionveis. A leitura uma das produes sociais onde o imaginrio tem espao de circulao garantido. Literatura sempre literatura, um espao de criao e evoluo do pensamento, o pblico a separa como a autora Nelly Novaes Coelho afirma. No entanto a real inteno da mesma sempre aguar o pensamento do leitor, envolvendo-o num estado de viagem quando l. QUESTO 2 (2,5 pontos) Leia a lio 20 e a passagem abaixo, retirada de seu material didtico. Ao reconhecer na literatura infanto-juvenil o espao possvel de mltiplas vivncias, Regina Zilberman conclui que ela necessariamente formadora, mas no educativa no sentido escolar do termo. Discuta a maneira pela qual a literatura geralmente trabalhada nas escolas e apresente, a partir da leitura da lio 20, as possveis conseqncias desse trabalho. Utilize passagens dessa lio para ilustrar a sua resposta. R: Trabalhar com a literatura na escola requer que esta literatura contribua para a formao moral e tica da criana, onde promove o desenvolvimento intelectual e emocional, despertando a criatividade, autonomia e criticidade. importante perceber que no h o certo de como ensinar literatura, e sim entender que ela vem como fonte de conhecimentos dotados de referencias, que permitem mltiplas formas de se aproximar do conhecimento, interpretar mensagens ambguas, valores e imagens que se contrape, contribuindo assim para a perspectiva de uma formao moral e tica. Trabalhar com a Literatura desde os anos iniciais demonstra que tem operado a permanncia dos padres de comportamento e, ainda, tem mantido como inteno pedaggica, a formao moral da criana. Isso equivale a dizer que o texto lido pela criana continua funcionando como uma leitura de mundo, reduzida a uma viso unvoca que deve coincidir com os objetivos daquele que funciona como mediador na maior parte das vezes, o professor.

QUESTO 3 (2,5 pontos) Agora a vez do gnero dramtico. Ele est sendo apresentado na aula 17. dessa aula que tiraremos a terceira questo. Leia a lio atentamente, leia os textos dramticos que oferece. E agora faa as duas atividades propostas ao final da lio: A primeira foi elaborada a partir de um dilogo tirado do Don Giovanni ou o dissoluto absolvido, de Jos Saramago. A segunda, a partir de Gota d'gua, pea de Chico Buarque e Paulo Pontes. Para que sua resposta seja completa, procure fundamentar as respostas nos argumentos oferecidos pelo material didtico e pelo material complementar. R: Texto 1-Comdia Apresenta aes que visam tirar o riso do pblico, criticando muitas vezes a sociedade e o comportamento humano, como o homem turro e resmungo que mesmo sem saber quem bate a porta, j reclama de t-la que abrir. Texto 2-Tragdia Apresenta aes que despertam temor e compaixo, como a me que desesperada toma a deciso de morrer junto com seus filhos, afim de sair daquela vida sofrida. 4. Questo: Alternativa para quem no viu o filme: Identifique e comente, no poema abaixo, os elementos singularizantes encontrados, fundamentando seus argumentos no que voc estudou sobre poesia no material didtico e no material complementar. R: Ritmo por se tratar de um poema em versos. Subjetividade e Conotao, quando o autor informa e argumenta sobre seu amor. Tempo, quando o autor diz que ama dentro da eternidade e a cada instante.

You might also like