You are on page 1of 35

Workshop sobre Power Line Communications

PLC Testes de Campo e Consideraes da Anatel


RFCEE/RFCE/SRF

Sumrio
Definies Aspectos importantes da tecnologia PLC Testes realizados pela Anatel Abordagem internacional Aspectos regulatrios Comentrios finais

Definies

PLC (Power Line Communication ) :


Tecnologia de comunicao, que utiliza a rede de energia eltrica, em baixa ou mdia tenso, operando dentro da faixa de 1,705-80 MHz, para prover servios de comunicao de dados, voz e vdeo, em diversas aplicaes: Conexo internet, telemetria, segurana, Voz sobre IP, etc.

Aspectos importantes da tecnologia PLC


Capilaridade da rede de energia eltrica; Programa Luz para todos. Aproximadamente 98 % (Resid. e Com.); ltima Milha; PLC Alternativa para incluso digital; Potencial de interferir em servios de radiocomunicao.

Arquitetura dos Testes

Testes j realizados
2004 So Paulo-SP: Apoio Eletropaulo e ER01 Sem Resultados Satisfatrios 2005 Goinia - GO: Apoio CELG e ER07 Com Resultados Satisfatrios Sem nveis de emisso precisos 2006 Goinia - GO: Apoio CELG e ER07 Com Resultados Satisfatrios Nveis de emisso precisos, redes diversas e tcnicas de mitigao

Testes BPL / PLC


Local: Goinia GO Perodo: 31/07/2006 a 11/08/2006. Rede de Energia: CELG Companhia Energtica de Gois. Medies:
MT Mdia Tenso; BT Baixa Tenso; Rede Compacta; Rede Subterrnea; Ambientes Outdoor e Indoor.

Participao de Fabricantes: Advanced ElectronicsIndoor Mitsubishi - Outdoor Corinex Outdoor / Indoor Motorola - Indoor

Colaborao nos Testes BPL / PLC Colaborao


Escritrio Regional n. 07 (ER-07) ANATEL Exrcito Brasileiro - EB Universidade Federal de Gois UFG Secretaria Municipal de Educao (Goinia - GO) Companhia Energtica de Gois CELG Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicaes - CPqD Associao Brasileira de Emissoras de Rdio e Televiso ABERT Sociedade AlphaVille Flamboyant Residencial Materials Research Laboratory Ltda - MRL. MITSUBISHI (HYPERTRADE) MOTOROLA CORINEX (PROCABLE) ADVANCED ELECTRONICS

Objetivos dos Testes BPL / PLC


Nveis Reais. DFS Dynamic Frequency Selection; Filtros: Ex. Notch. Impacto nos servios - Faixa de HF:
Radiodifuso; Radionavegao, fixo, mvel, etc. (Foras Armadas); Radioamador.

Regulamentao especfica Contribuies:


UIT Unio Internacional de Telecomunicaes; CITEL Comisso Interamericana de Telecomunicaes.

Configurao das medidas

200 m

PLC

PLC

10 m 20 m
H

30 m

140 m

Configurao das medidas - Instalao

Configurao das medidas Antena & Analisador de Espectro

Resultados das medidas Comparao Sinal registrado em 2006 Sem PLC

Resultados das medidas Comparao Sinal registrado em 2006 Com PLC

Resultados das medidas


Comparao Sinal registrado em 2006 Rede Compacta

Com PLC Sem PLC

Resultados das medidas


Comparao Sinal registrado em 2006 Rede Subterrnea

Com PLC Sem PLC

Resultados dos testes


Simular uma operao real dos sistemas PLC e registrar, com preciso, os nveis de sinais emitidos pela rede de energia eltrica durante a operao. Dentre os fabricantes que repassaram informaes, alguns afirmaram possuir o mecanismo DFS. Entretanto, os testes mostraram que estes mecanismos no funcionam automaticamente, pelo menos nas condies testadas. Alm disso, os representantes dos fabricantes no tinham informaes de como estes mecanismos funcionam. O mesmo aconteceu com o filtro notch. Nenhum dos equipamentos testados funcionou em Mdia Tenso (MT). Mas, funcionaram apenas em Baixa Tenso (BT), 220 V a.c. Em todos os casos, apesar dos fabricantes anunciarem a operao em at 200 Mbit/s, no caso dos equipamentos de 2a Gerao, nenhuma conexo PLC chegou a esta taxa de transmisso, mas surpreendentemente a taxa ficou, no mximo, em torno de 1 Mbit/s!

Resultados dos testes


Surpreendentemente, apesar de ter sido utilizada uma rede de energia eltrica com praticamente nenhuma derivao e conexo entre equipamentos PLC exclusiva para dois equipamentos, alm da baixa taxa de transmisso de dados verificada, a transmisso (Download e Upload) era interrompida constantemente, demonstrando alta sensibilidade do sistema PLC em relao ao meio fsico e ao ambiente radioeltrico. Este aspecto ficou claramente evidenciado, quando se colocou em operao os equipamentos de comunicao de dados e voz do Exrcito. Os sinais de comunicao do sistema PLC apresentou grande degradao nestas circunstncias. Por outro lado, verificou-se que o sistema de comunicaes do Exrcito no sofreu interferncia dos sinais provenientes dos sistemas PLC em operao. As medidas em ambiente indoor apresentaram grande interferncia proveniente do funcionamento de lmpadas fluorescentes e reatores, no sistema PLC.

Resultados dos testes


Com o auxlio da Antena operando na faixa de HF (3-30 MHz), conseguiu-se resolver o problema das medidas realizadas no ano anterior: Foram realizadas medidas com valores precisos de sinais PLC a distncias de 0 m a 140 m, alm da medida adicional a 200 m. Apesar de ter sido previsto o trfego de dados, voz e imagens na operao do sistema PLC, os testes foram realizados somente com trfego de dados com transferncia de arquivos cujo tamanho era de aproximadamente 600 Mbytes. Nos receptores de radiodifuso foi verificada a interferncia onde os sinais PLC eram mais fortes. O desempenho do sistema PLC, em todos os aspectos, foi semelhante nas redes areas de MT e BT, na rede compacta e na rede subterrnea. Entretanto, os sinais PLC so mais atenuados nas redes subterrneas.

Novos testes
Considerando que : O desempenho do PLC ficou aqum do esperado; Os aspectos de radiointerferncias j foram analisados pela Anatel. A Aptel props a realizao de novos testes : Local: CPqD Objetivo: Anlise do Desempenho do PLC

UIT / CITEL

UIT
Estudos para determinao de limites para as emisses oriundas de PLC
Conservador vs Otimista

CITEL
Grupo de trabalho para relacionar as prticas existentes na utilizao da tecnologia PLC

EUA - MSTV vs FCC O estudo testou sinais BPL usando os sistema em nveis condizentes com os requerimentos do regulamento FCC (Part 15). Mesmo assim, verificaram gerao de interferncias significantes em canais de Radiodifuso. Este estudo embasou a crtica concluso do FCC de que BPL no causaria srias ameaas de interferncia aos canais de TV 2 a 6. A MSTV solicitou ao FCC que reveja a deciso anterior e restrinja oficialmente a operao do BPL faixa abaixo de 50 MHz at o final da transio ou at que se prove que pode ser usada sem prejuzos DTV.

Outros pases

Japo
Estudos concluram que BPL aumenta o patamar de rudo nas bandas em que opera. Proibiram o aumento da banda do BPL.

Inglaterra e Holanda
Resultados similares aos do Japo.

Aspectos regulatrios
Lei Geral de Telecomunicaes Art. 2. O Poder Pblico tem o dever de: I garantir, a toda populao, o acesso s telecomunicaes, a tarifas e preos razoveis, em condies adequadas; II estimular a expanso do uso de redes e servios de telecomunicaes pelos servios de interesse pblico em benefcio da populao brasileira; III adotar medidas que promovam a competio e a diversidade dos servios, incrementem sua oferta e propiciem padres de qualidade compatveis com a exigncia dos usurios;

Aspectos regulatrios
Lei Geral de Telecomunicaes Art. 60. Servio de telecomunicaes o conjunto de atividades que possibilita a oferta de telecomunicao. 1Telecomunicao a transmisso, emisso ou recepo, por fio, radioeletricidade, meios pticos ou qualquer outro processo eletromagntico, de smbolos, caracteres, sinais, escritos, imagens, sons ou informaes de qualquer natureza. 2Estao de telecomunicaes o conjunto de equipamentos ou aparelhos, dispositivos e demais meios necessrios realizao de telecomunicao, seus acessrios e perifricos, e, quando for o caso, as instalaes que os abrigam e complementam, inclusive terminais portteis.

Aspectos regulatrios
Lei Geral de Telecomunicaes
Art. 156. Poder ser vedada a conexo de equipamentos terminais sem certificao, expedida ou aceita pela Agncia, no caso das redes referidas no art. 145 desta Lei. 1Terminal de telecomunicaes o equipamento ou aparelho que possibilita o acesso do usurio a servio de telecomunicaes, podendo incorporar estgio de transduo, estar incorporado a equipamento destinado a exercer outras funes ou, ainda, incorporar funes secundrias. 2Certificao o reconhecimento da compatibilidade das especificaes de determinado produto com as caractersticas tcnicas do servio a que se destina. Art. 145. A implantao e o funcionamento de redes de telecomunicaes destinadas a dar suporte prestao de servios de interesse coletivo, no regime pblico ou privado, observaro o disposto neste Ttulo. Pargrafo nico. As redes de telecomunicaes destinadas prestao de servio em regime privado podero ser dispensadas do disposto no caput, no todo ou em parte, na forma da regulamentao expedida pela Agncia.

Aspectos regulatrios
Regulamento de Uso de Espectro (Res. 259) Art. 9 Na elaborao e atualizao do plano de atribuio, destinao e distribuio de faixas de radiofreqncias no Brasil a Agncia deve ter por objetivo: I. o emprego racional, econmico e eficiente de radiofreqncias; II. evitar interferncias prejudiciais; III. viabilizar o surgimento de novos servios e aplicaes; e IV. promover a justa competio no setor de telecomunicaes.

Aspectos regulatrios
Certificao e Homologao de Produtos para Telecomunicaes (Res. 242) Art. 4 So passveis de certificao e de homologao, para efeito do que prev este Regulamento, todos os Produtos de Telecomunicao classificveis nas Categorias I, II e III. Pargrafo nico. A Anatel poder emitir atos que relacionem produtos de telecomunicao das Categorias I, II e III que sero objeto de regulamentao.

Aspectos regulatrios
Certificao e Homologao de Produtos para Telecomunicaes (Res. 242) XVIII -Produtos para Telecomunicao da Categoria I: equipamentos terminais destinados ao uso do pblico em geral para acesso a servio de telecomunicaes de interesse coletivo; XIX -Produtos para Telecomunicao da Categoria II: equipamentos no includos na definio da Categoria I, mas que fazem uso do espectro radioeltrico para transmisso de sinais, incluindo-se antenas e aqueles caracterizados, em regulamento especfico, como equipamentos de radiocomunicao de radiao restrita; e XX -Produtos para Telecomunicao da Categoria III: quaisquer produtos ou equipamentos no enquadrados nas definies das Categorias I e II, cuja regulamentao seja necessria: a) garantia da interoperabilidade das redes de suporte aos servios de telecomunicaes; b) confiabilidade das redes de suporte aos servios de telecomunicaes; ou c) garantia da compatibilidade eletromagntica e da segurana eltrica.

Aspectos regulatrios Certificao e Homologao de Produtos para Telecomunicaes (Res. 242)


Requisitos atuais Categoria 1

Aspectos regulatrios Certificao e Homologao de Produtos para Telecomunicaes (Res. 242) Requisitos atuais Categoria 1

Aspectos regulatrios Certificao e Homologao de Produtos para Telecomunicaes (Res. 242) Equipamentos Certificados
Motorola

Hypertrade

Comentrios finais
Testes realizados para avaliao da interferncia proveniente do PLC o desempenho do PLC; PLC tem potencial para interferir significativamente nos sistemas e servios de radiocomunicao que se encontram nas proximidades da rede de energia eltrica, onde o PLC est em operao; Sistema PLC pode ser afetado por transmissores de outros servios ou sistemas nas proximidades; Para promover o uso de PLC necessria a implementao de tcnicas de mitigao (Filtros Notch, DFS, bloqueio remoto de freq.).

Comentrios finais
Regulamentao das condies de uso de equipamentos PLC Emisses Prestao de servios de telecomunicaes demanda outorga da Agncia Equipamentos PLC necessitam de certificao da Agncia

Agncia Nacional de Telecomunicaes

Superintendncia de Radiofreqncia e Fiscalizao

Gerncia Geral de Certificao e Engenharia do Espectro

www.anatel.gov.br

You might also like