You are on page 1of 17

A CONTEXTUALIZAO DO ENSINO DE BIOLOGIA FRENTE AOS NOVOS AVANOS DA CINCIA E TECNOLOGIA Maria Leiliane da Silva1 Resumo

O presente trabalho prope uma anlise do ensino da biologia, com enfoque na contextualizao da prtica docente frente aos novos avanos da cincia e tecnologia. Mediante uma pesquisa bibliogrfica e reflexes da prtica docente, ele realiza uma anlise sobre os objetivos da educao cientfica e os desafios presentes na escola, na perspectiva de traar um panorama a respeito das relaes entre Cincia e Tecnologia j existentes. Partindo da premissa de que a sociedade seja analfabeta cientfica e tecnologicamente e que, numa dinmica social crescentemente vinculada aos avanos cientfico-tecnolgicos, a democratizao desses conhecimentos considerada fundamental, as informaes aqui apresentadas apontam para a necessidade de uma redefinio da cincia escolar e na forma de conduo das atividades de ensino, para que os conhecimentos sobre as novas tecnologias se transformem em contedos pedagogicamente assimilveis pelos alunos e propiciem a oportunidade de ampliarem a leitura da realidade, de forma que tal conscientizao possa lev-los a aes que promovam transformaes sociais. Palavras Chaves: Ensino de Biologia, Reflexo, Cincia e Tecnologia.

Introduo
medida que iniciamos um novo sculo, a educao surge como preocupao fundamental em todos os pases do mundo, tendo em vista o futuro da humanidade e do planeta. Deste modo, entende-se a escola como um local de desenvolvimento de conhecimentos, idias, atitudes e pautas de comportamento que permitam ao aluno uma incorporao eficaz ao mundo contemporneo no mbito da liberdade do consumo, da liberdade de escolha e participao poltica (GIMENO SACRISTN e PREZ GMEZ, 1998). Os Parmetros Curriculares Nacionais (1998) sugerem que o ensino deve possibilitar ao aluno o desenvolvimento de competncias que lhe permitam compreender o mundo em que vive e atuar como indivduo e como cidado, utilizando conhecimentos de natureza cientfica e tecnolgica. Destacam que, numa sociedade em que se convive com a supervalorizao do conhecimento cientfico e com a crescente interveno da tecnologia no cotidiano, no possvel pensar a formao de um cidado crtico margem do saber cientfico. Para abordar a cincia e a tecnologia como se apresentam hoje, os indivduos necessitam de certo grau de conhecimento cientfico para que possam entender a cincia como patrimnio cultural das sociedades atuais. Dessa forma, o objetivo central da educao em cincia e tecnologia desenvolver a alfabetizao cientfica e tecnolgica dos cidados, auxiliando o aluno a construir conhecimentos, habilidades e valores necessrios para tomar decises responsveis sobre esse tema e atuar na soluo de tais questes.

___________
1

Aluna do Curso de Licenciatura Especfica em Biologia da Universidade Estadual Vale do Acara UVA.

A crescente evoluo e utilizao de novas tecnologias vm acarretando profundas mudanas no meio ambiente, nas relaes e nos modos de vida da populao, colocando os indivduos diante de novos desafios, cuja maioria a populao no est preparada para enfrentar. Como possibilidade para melhor discernir situaes deste tipo e atuar sobre elas, prope-se o desenvolvimento de atividades didtico-pedaggicas direcionadas para uma alfabetizao cientfica e tecnolgica, atentando para a questo das concepes, valores e atitudes dos indivduos nas suas aes em sociedade. H alguns anos, clonar seres humanos e mapear os genes existentes nas clulas eram assuntos de fico cientfica, mas, durante a ltima dcada vem ocorrendo um grande avano no conhecimento em gentica, e esse assunto j est sendo abordado at mesmo em novelas de televiso. Os genomas de diversos organismos tm sido minuciosamente investigados mediante tcnicas que permitem o seqenciamento do DNA (cido desoxirribonuclico) e outros resultados similares. H uma crescente quantidade de pesquisas envolvendo experimentos de clonagem. Alm disso, estamos rodeados de produtos alimentcios e medicamentos provenientes de organismos geneticamente modificados e de uma infinidade de outros resultados da investigao cientfica (BONZANINI, 2002). Tais novidades de natureza cientfico-tecnolgica espantosas, diga-se de passagem no ocorrem, porm, num cenrio de aceitao pacfica, mas em meio a intensas controvrsias sobre aspectos ticos e, tambm, em meio a poderosos interesses econmicos e polticos. Deste modo, com o avano da engenharia gentica e as atuais pesquisas neste campo, praticamente impossvel admitir que os alunos permaneam alheios a estas descobertas. crescente a necessidade da escola e, conseqentemente, do professor oportunizar a discusso destes assuntos cada vez mais presentes no cotidiano das sociedades contemporneas. Os contedos de cincia e tecnologia devem ser contextualizados e trabalhados de maneira interdisciplinar para responder aos atuais problemas sociais, ou seja, busca-se conectar a escola vida das pessoas. Essa preocupao em contextualizar os assuntos percebida no seguinte depoimento: O professor tem que ter essa maleabilidade de poder dar o ncleo central do contedo e ter espao para preencher com o que eles precisam, com o que eles esto vivendo (CAON, 2005, p. 23). Ainda segundo esse mesmo autor (2005):
Contextualizar tais assuntos e vincular a abordagem do conhecimento cientfico-tecnolgico e sua reconstruo s informaes trazidas e utilizadas no dia-a-dia, aos fenmenos que ocorrem no cotidiano e realidade na qual o aluno esteja inserido, uma forma de envolv-lo e de facilitar a construo de suas representaes sobre o que aprende. (CAON, 2005, p. 24-25)

Percebe-se, ento, a necessidade de explicitar tais conceitos e buscar caminhos para articular o Ensino de Cincias ao cotidiano das pessoas, cabendo principalmente escola abordar a Cincia de forma a transmitir os conhecimentos necessrios que possibilitem assumir uma posio consciente diante de assuntos sobre os quais a populao precisar opinar. Alm disso, desejvel que exploremos a Biologia a partir de assuntos atuais e polmicos, que motivem os alunos a buscar leis e teorias que respondam suas dvidas a cerca do mundo em que vivem. Desta forma, cabe principalmente escola abordar a Cincia de forma sistmica, transdisciplinar e contextualizada, promovendo, conseqentemente, uma educao que 2

possibilite aos cidados a apropriao de conhecimentos com base nos quais possam tomar decises conscientes e esclarecidas (PEDRANCINI et al., 2007).

1 Desafios enfrentados pela alfabetizao cientfico-tecnolgica


O Ensino da Biologia deve enfrentar alguns desafios: um deles seria possibilitar ao aluno a participao nos debates contemporneos que exigem conhecimento biolgico. Cotidianamente, a populao, embora sujeita a toda sorte de propagandas e campanhas, e mesmo diante da variedade de informaes e posicionamentos, sente-se pouco confiante para opinar sobre temas polmicos, que podem interferir diretamente em suas condies de vida, como o uso de transgnicos, a clonagem, a reproduo assistida, entre outros assuntos (BRASIL, 2008). Diante dessa colocao surgem, ento, certas indagaes: estariam os professores de hoje preparados para abordar e discutir tais temas no intuito de instrumentalizar os educandos para que possam participar de processos de tomada de deciso a respeito das recentes pesquisas na rea de biologia celular e molecular? As propostas curriculares e os livros didticos abordam satisfatoriamente o estudo de conceitos relacionados a estas temticas? Esses assuntos despertam o interesse dos alunos? As aulas de Biologia, e das cincias como um todo, devem estar disponveis ao debate e discusso sobre o papel e as influncias exercidas pelo conhecimento cientfico na sociedade. No entanto, a despeito dos avanos no entendimento do processo de aprendizagem, as cincias naturais continuam sendo lecionadas no cenrio do ensino tradicional, com base na simples transmisso de informaes, por meio de aulas expositivas, tendo como recursos o livro didtico, sua transcrio na lousa e eventuais experimentos didticos. Ainda que esforos de renovao estejam em processo, aos professores em geral continua se atribuindo a transmisso de conhecimentos e aos estudantes sua absoro. Mesmo em atividades experimentais, que buscam familiarizar os alunos com o que se costuma denominar de Mtodo Cientfico, freqentemente confunde-se a metodologia do ensino de cincias com a metodologia cientfica, deixando-se de lado toda uma variedade de vivncias cotidianas, entretanto, no podemos ignorar as dificuldades enfrentadas pelo professor, como as precrias condies de trabalho, a escassez de material e de recursos, a falta de tempo para elaborar materiais didticos e at mesmo uma formao deficiente (OFCIO DE PROFESSOR, 2004).

1.1 Relaes entre cincias e tecnologia j existentes A cincia e a tecnologia se fazem presentes em todos os setores da vida contempornea e esto causando profundas transformaes econmicas, sociais e culturais. Ao longo do sculo XX, especialmente nas ltimas dcadas, ampliou-se e difundiu-se uma nova compreenso sob a natureza humana, sobre o sentido do conhecimento e do aprendizado. Neste cenrio, a Biologia veio ocupando uma posio de destaque sem precedentes na histria da cincia. A torrente de informaes advindas das recentes descobertas cientficas, principalmente nas reas da Biologia Molecular e Gentica, tem se expandido progressivamente do meio acadmico ao pblico em geral por meio de revistas especializadas e dos meios de comunicao de massa. Diariamente grande quantidade de informaes veiculadas pelos 3

meios de comunicao se referem a fatores cujo completo entendimento depende do domnio do conhecimento cientfico. Nestes ltimos anos, em especial, os conhecimentos biolgicos tm, por essa via, estado presente em nossa vida com uma freqncia incomum, dado o avano da cincia em alguns de seus domnios. Temas polmicos relacionados pesquisa genmica, clonagem de rgos e organismos, emprego de clulas-tronco e, especialmente, a produo e utilizao de organismos transgnicos passam a ser discutidos dentro e fora da escola. As pessoas so convocadas a refletir e a opinar sobre os benefcios, riscos e implicaes ticas, morais e sociais provenientes das biotecnologias geradas dessas pesquisas (PEDRANCINI et al., 2007). Tomemos como exemplo um debate que os meios de comunicao tm difundido, de interesse cientfico, mas com repercusses sociais, ambientais, polticas e econmicas, que a produo ou no de alimentos transgnicos. Entre outros espaos, como os debates televisivos, a escola um local privilegiado para desenvolver os elementos de conhecimento e promover o debate. Certamente, h de se comear por esclarecer os alunos, se ainda no tiverem sido esclarecidos, sobre o que ser transgnico, o que envolve um conhecimento dos processos responsveis pela reproduo de todos os seres vivos, seja o nosso DNA ou o da soja transgnica (OFCIO DE PROFESSOR, 2004). Sendo assim, um novo contexto para o ensino de biologia, que prev a incorporao de temticas atuais, que motivem o aluno a aprender determinados conceitos, precisa levar em considerao tambm o uso de estratgias e recursos para instigar, motivar, surpreender os estudantes, levando-os a participar dessas discusses. Para isso, faz-se necessrio que o professor disponha de diversos instrumentos para que as aulas sejam mais interessantes e menos montonas, promovendo discusses nas quais oua o ponto de vista de cada aluno e no somente exponha o seu como uma verdade absoluta, fazendo com que possam relacionar isso ao seu dia a dia, aos benefcios e prejuzos que podem trazer, bem como analisar criticamente e opinar sobre questes polmicas de uma maneira coerente. Nem sempre o ensino promovido no ambiente escolar tem permitido que o estudante se aproprie dos conhecimentos cientficos de modo a compreend-los, question-los e utiliz-los como instrumento do pensamento que extrapolam situaes de ensino e aprendizagem eminentemente escolares. Grande parte do saber cientfico transmitido na escola rapidamente esquecida, prevalecendo idias alternativas ou de senso comum bastante estveis e resistentes, identificadas, at mesmo, entre estudantes universitrios (MORTIMER, 1996). De acordo com Amorim (1995), vivemos em uma poca em que os conhecimentos crescem de uma maneira exponencial, tornando-se praticamente impossvel para uma pessoa apropriarse de toda a informao disponvel. Em se tratando do ensino de cincias, os prprios docentes revelam sentir dificuldades em compreender, acompanhar e mediar aprendizagem de contedos relacionados s ltimas novidades cientficas e biotecnolgicas. Um exemplo das implicaes do ensino promovido dessa forma a incompreenso ou compreenso equivocada dos atuais avanos biotecnolgicos, tais como a transgenia, o mapeamento e seqenciamento de genomas, clonagem de organismos, clulas-tronco, entre outros. Segundo Leite, a populao em geral encontra-se despreparada para participar em debates sobre avanos biotecnolgicos. Sobre essa questo o autor salienta que:
(...) mnima a condio do pblico brasileiro participar, de maneira informada e democrtica, de um debate como o dos alimentos transgnicos, ou das implicaes da pesquisa genmica (...) esse estado de coisas cria uma obrigao para todos os autores do processo, fornecer informao

compreensvel, qualificada e contextualizada sobre as biotecnologias, da engenharia gentica transgenia, da genmica eugenia (LEITE, 2000, p. 45).

O rtulo Alfabetizao Cientfica e Tecnolgica abarca um espectro bastante amplo de significados traduzidos atravs de expresses como popularizao da cincia, divulgao cientfica, entendimento pblico da cincia e democratizao da cincia. Os objetivos balizadores so diversos e difusos e vo desde a busca de uma autntica participao da sociedade em problemticas vinculadas cincia e tecnologia, at aqueles que colocam a Alfabetizao Cientfica Tecnolgica (ACT) na perspectiva de referendar e buscar o apoio da sociedade para a atual dinmica do desenvolvimento cientfico-tecnolgico. Diante disso, surge a necessidade de uma atualizao dos contedos das disciplinas cientficas adequando-as aos currculos e programas atualizados para educar as geraes do sculo XXI, que esto constantemente recebendo informaes sobre temas biolgicos vinculados nos meios de comunicao. Em entrevista ao Jornal da Cincia (JC), editado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia (SBPC), o editor da revista Nature, David Dickson, ao ser questionado sobre a popularizao da cincia para o pblico, declarou que, na sociedade moderna, irracional esperar que o pblico geral tenha uma total compreenso da cincia moderna em toda a sua complexidade, ou mesmo que seja capaz de usar esta informao diretamente na conduo de sua vida diria. No entanto, segundo ele,
essencial que o pblico entenda de maneira apropriada a natureza do nmero crescente de decises polticas na rea da cincia ou que envolvem a cincia que so tomadas em seu nome. (...) Essas decises no podem ser tomadas por cientistas ou comisses tcnicas em encontros com portas fechadas. Cientistas e especialistas tcnicos tm um papel crucial no momento de fornecer informaes relevantes. Mas, em uma democracia, as decises devem ser o resultado de um debate aberto e bem informado, e neste contexto que a popularizao da cincia to importante (DICKSON, 2001, p. 12).

1.2 Ensino de biologia e conhecimento cientfico O contexto curricular em que se expressam as idias e reformas de correntes inovadoras do ensino de Cincias pode ser analisado tendo sempre em vista o fato de estarem associados concepo, funo e utilidade da cincia na sociedade de uma dada poca. Sendo assim, aqueles que se dedicam ao ensino de cincias buscam relacion-lo s necessidades dos grupos sociais a cada momento histrico. No possvel tratar de todo o conhecimento biolgico ou de todo o conhecimento tecnolgico a ele associado. Mais importante tratar esses conhecimentos de forma contextualizada, revelando como e por que foram produzidos e em que poca apresentam a histria da Biologia como um movimento no linear e freqentemente contraditrio. Neste sculo presencia-se um intenso processo de criao cientfica, inigualvel a tempos anteriores. A associao entre cincia e tecnologia se amplia, tornando-se mais presente no cotidiano e modificando cada vez mais o mundo e o prprio ser humano. Questes relativas valorizao da vida em sua diversidade, tica nas relaes entre seres humanos, entre eles e seu meio e o planeta, ao desenvolvimento tecnolgico e sua relao com a qualidade de vida, marcam fortemente nosso tempo, pondo em discusso os valores envolvidos na produo e 5

aplicao do conhecimento cientfico e tecnolgico (BRASIL, 2004). A Cincia, como a poesia, no apenas interpreta as coisas e a natureza, mas tambm as reinventa. Essa reinveno se expressa em importantes linguagens, que se incorporam a muitos setores da nossa vida, especialmente por meio das tecnologias. A nomenclatura e os conceitos cientficos se tornaram to freqentes no convvio domstico, na vida profissional e nos meios de comunicao, que j podem ser considerados integrados linguagem cotidiana. O conhecimento cientfico se desenvolve pelo questionamento permanente dos processos e sistemas naturais ou tecnolgicos. Ao mesmo tempo, essencial para a inovao. A vida se tornou mais complexa, nas atividades coletivas e individuais, e passou a exigir maior discernimento cientfico-tecnolgico. As empresas e as instituies fazem uso do conhecimento cientfico-tecnolgico dos profissionais que empregam ou da pesquisa que realizam, para fabricar bens, como medicamentos, roupas, televisores e computadores, at para gerar e distribuir energia ou purificar a gua. Tambm para cada cidado, em sua vida profissional, comunitria ou pessoal, a capacidade de avaliar, enfrentar problemas, fazer projetos ou prever eventos depende de conhecimentos cientficos e tecnolgicos. A chamada alfabetizao cientfico-tecnolgica s o ponto de partida de uma formao que deve se completar ao longo da educao bsica, para garantir a cada pessoa a condio de se comunicar, oralmente e por escrito, por meio da linguagem cientfica. Isso significa fazer uso apropriado de termos e smbolos cientficos, elaborar argumentos, proposies, em temas de interesse cientfico e tecnolgico, de carter pessoal, profissional ou social. Saber utilizar essas linguagens no se resume ao conhecimento de um vocabulrio cientfico. Termos cientficos e tecnolgicos, como quaisquer outros, ganham sentido ao integrar um texto que, por sua vez, compreendido em um contexto. A alfabetizao tecnolgica no contexto de CTS inclui a compreenso de todos os aspectos da prtica tecnolgica (ACEVEDO, 1996). Segundo Fleming (1989):
Uma pessoa letrada tecnologicamente tem o poder e a liberdade de usar esse poder para examinar e questionar os problemas de importncia em sciotecnologia. Algumas dessas questes poderiam ser: as idias de progresso por meio da tecnologia, as tecnologias apropriadas, os benefcios e custos do desenvolvimento tecnolgico, os modelos econmicos envolvendo tecnologia, as decises pessoais envolvendo o consumo de produtos tecnolgicos e como as decises tomadas pelos gerenciadores da tecnologia conformam suas aplicaes (FLEMING, 1989, p. 22).

A presena crescente das linguagens cientficas no mundo contemporneo d ao aprendizado da Biologia um significado cada vez maior. Exames mdicos, bulas de remdios e cosmticos, descrio de equipamentos e manuais de instruo, rtulos de materiais de limpeza, de higiene e de produtos alimentcios, so s alguns exemplos de textos usuais em que predominam termos tcnicos (OFCIO DE PROFESSOR, 2004). Alfabetizar, portanto, os cidados em cincia e tecnologia hoje uma necessidade do mundo contemporneo (SANTOS e SCHNETZLER, 1997). No se trata, entretanto, de mostrar as maravilhas da cincia como a mdia j o faz, mas de disponibilizar as representaes que permitam ao cidado agir, tomar deciso e compreender o que est em jogo no discurso dos especialistas (FOUREZ, 1995). Mais do que fornecer informaes, fundamental que o ensino de Biologia se volte ao desenvolvimento de competncias que permitam ao aluno lidar com as informaes, compreend-las, elabor-las, 6

refut-las, quando for o caso, enfim, compreender o mundo e nele agir com autonomia, fazendo uso dos conhecimentos adquiridos da Cincia e da Tecnologia (BRASIL, 2004).

2 Necessidade de um currculo centrado nas relaes CTS


O agravamento dos problemas ambientais ps-guerra, a tomada de conscincia de muitos intelectuais com relao s questes ticas, a qualidade de vida da sociedade industrializada, a necessidade da participao popular nas decises pblicas, estas cada vez mais sob o controle de uma elite que detm o conhecimento cientfico e, sobretudo, o medo e a frustrao decorrentes dos excessos tecnolgicos propiciaram as condies para o surgimento de propostas de ensino CTS - Cincia/Tecnologia/Sociedade (WAKS, 1990). Os trabalhos curriculares em CTS surgiram, assim, como decorrncia da necessidade de formar o cidado em cincia e tecnologia, o que no vinha sendo alcanado adequadamente pelo ensino convencional de cincias. Bybee (1987) prope a aquisio de conhecimento, a utilizao de habilidades e o desenvolvimento de valores como objetivos gerais da educao de CTS. O objetivo central da educao de CTS no ensino desenvolver a alfabetizao cientfica e tecnolgica dos cidados, auxiliando o aluno a construir conhecimentos, habilidades e valores necessrios para tomar decises responsveis sobre questes de cincia e tecnologia na sociedade e atuar na soluo de tais questes (AIKENHEAD, 1994a; IGLESIA, 1995; HOLMAN, 1988; RUBBA e WIESENMAYER, 1988; SOLOMON, 1993b; YAGER, 1990; ZOLLER, 1982). Nesse contexto, a tecnologia pode ser compreendida como o conhecimento que nos permite controlar e modificar o mundo. Atualmente a tecnologia est associada diretamente ao conhecimento cientfico, de forma que hoje tecnologia e cincia so termos indissociveis. Isso tem levado a uma confuso comum que reduzir a tecnologia dimenso de cincia aplicada. (SANTOS e MORTIMER, 2002). Para resumir essas idias, lanamos mo de trecho do artigo de Gardner ao afirmar que:
(...) Tecnologia muito mais do que cincia aplicada; ela uma expresso da cultura, as maneiras pelas quais os homens entendem o mundo e o seu espao e as maneiras pelas quais ela transforma esse mundo. Ao se conceber tecnologia como aplicao da cincia, negligencia-se a considerao das foras sociais (GARDNER, 1993, p. 292).

A trilogia Cincia/Tecnologia/Sociedade vem sendo considerada, por muitos autores, como um enfoque necessrio na educao cientfica. Para Bybee (1987), por exemplo, o desenvolvimento da capacidade de raciocnio deve ocorrer dentro de um contexto. Na educao cientfica, esse contexto apropriadamente providenciado pela incluso de temas sobre a relao entre Cincia/Tecnologia/Sociedade. J para Hart e Robottom (1990), o aparecimento desse novo paradigma dentro do ensino de Cincia se d em conseqncia de um repensar sobre a educao cientfica, fruto de mudanas na sociedade e na Cincia/Tecnologia, alm do contraste entre a cincia escolar e a realidade de uma sociedade orientada cientfica e tecnologicamente. No que se refere especificamente s discusses de um currculo centrado nas relaes CTS, o trabalho de Bybee (1991) esclarece e ressalta que, para a diferenciao da prtica pedaggica com a incluso de temticas que vinculam o conhecimento cientfico e tecnolgico ao 7

contexto social, professores norte-americanos de ensino mdio e superior consideram de importncia fundamental a existncia de materiais didticos elaborados segundo as orientaes CTS. J, ao tomar o trabalho de Bragaw (1992), ampliamos o espectro de determinantes para esta prtica curricular inovadora. Este autor descreve entraves ligados implementao do contexto curricular pautado nas relaes CTS, alm de materiais didticos, tais como a estrutura da escola, a viso dos pais e alunos e outros participantes da comunidade com relao a um modelo tradicional de currculo escolar. O movimento CTS dentro do currculo de Biologia preocupa-se em estimular a tomada de atitudes pelo aluno, levando-o a participar da Sociedade contempornea no sentido de busca de alternativas para a aplicao da Cincia e da Tecnologia. necessrio, primordialmente, que se redimensionem os conceitos de Cincia e Tecnologia, a fim de que no insistamos na manuteno de uma perspectiva da neutralidade desses elementos. Se, com o ensino de Biologia, gostaramos de possibilitar ao nosso aluno uma transformao da realidade, fundamental que no restrinjamos as abordagens das interaes dos elementos Cincia e Tecnologia, entre si e com a Sociedade (AMORIM, 1998).

3 Tecnologia e o processo de reforma do ensino de cincias no Brasil


A Tecnologia s comeou a fazer uso significativo da Cincia em fins do sculo XIX, quando a indstria qumica se apoiou em descobertas cientficas, primeiro, para alterar substncias naturais, como nas indstrias de corantes, fertilizao e farmacutica, e depois para sintetizar substncias existentes (AMORIM, 1995). Figueiredo (1989) afirma que a partir da revoluo industrial que Cincia e Tecnologia comearam a se integrar mais profundamente, a ponto de, em muitas situaes contemporneas, a distino entre ambas atividades no , de modo algum, bvia quer quanto queles que as praticam, quer quanto natureza da pesquisa desenvolvida. Com a consolidao do capitalismo, a relao entre Cincia e Tecnologia foi se invertendo e estreitando, a ponto de todas as inovaes tecnolgicas das ltimas dcadas se realizarem com grande fundamentao cientfica. Amorim (1995) afirma que no Brasil, como em outras naes em desenvolvimento, existe mais um outro sentido para essa necessidade a se desencadear um processo de reforma no ensino de cincias nas dcadas de 60/70. Inicivamos nessa poca a corrida para a modernidade, para o desenvolvimento e era embutido um papel primordial educao. Conforme afirma Gouveia:
Para atingir o nvel de desenvolvimento das grandes potncias ocidentais, a educao foi considerada como 'alavanca do progresso'. No bastava olhar a educao como um todo, era preciso dar especial ateno ao aprendizado de Cincias. O Conhecimento Cientfico do mundo ocidental foi colocado em cheque e ao mesmo tempo, foi tido como mola mestra do desenvolvimento, pois era capaz de achar os caminhos corretos para l chegar e tambm de sanar os possveis enganos cometidos. (GOUVEIA, 1992, p. 72).

Metodologicamente, percebeu-se, nestas dcadas, o destaque para uma valorizao do papel do laboratrio no ensino e para uma reorganizao dos contedos do ensino em funo dos conceitos bsicos e unificadores das reas de conhecimento cientfico. Uma srie de projetos, ento, foram desenvolvidos, a fim de que tais objetivos pudessem ser atingidos. Tais projetos 8

fracassaram no que diz respeito aos resultados esperados, pois no houve alterao significativa da qualidade do ensino de Cincias, que no perdeu as suas razes tradicionais, apesar dos investimentos no aperfeioamento de recursos humanos e a introduo do mtodo experimental. Diante de tal situao, medidas foram elaboradas e executadas, visando a melhoria da educao cientfica (AMORIM, 1995). As dcadas de 80/90 podem ser configuradas como um perodo de transio no ensino de Cincias, a partir da constatao a nvel internacional de uma crise mundial neste campo, com o reconhecimento do fracasso e/ou inadequao das propostas de renovao preconizadas nas duas dcadas anteriores e a emergncia de novos modelos curriculares metodolgicos, redundando na convivncia de tendncias antigas e modernas. Por um lado, h a persistncia do chamado ensino tradicional, assim como do modelo da (re)descoberta. Por outro lado, pelo fato de as inovaes praticadas nas outras dcadas terem seus pressupostos mais duramente criticados, foram incorporadas novas diretrizes para o ensino, tais como: preocupaes com as relaes entre a cincia, a tecnologia e a sociedade, a nfase na educao ambiental, na ecologia humana e na tica na cincia, a valorizao dos aspectos cognitivos, da cultura e do cotidiano do aluno (AMARAL, 1995; FRANCALANZA, 1993). Comparando com a situao mundial, so bastante iniciais a construo e a implantao de propostas, no sistema educacional brasileiro, dentro do contexto curricular do ensino de Cincias, centrado nas relaes CTS. notrio atualmente, que haja, ento, uma urgncia para discusso sobre o efeito em nossas vidas da interao entre cincia e tecnologia (GASKELL, 1982). No campo educacional, vem sendo discutido qual o papel que cabe educao desempenhar frente modernizao produtiva e os desafios econmicos e polticos interpostos pela nova ordem internacional, diante das inovaes tecnolgicas na estrutura produtiva. Hoje, espera-se que tanto a cincia como a tecnologia sejam produzidas em benefcio da nao e includas como prioridades em planos nacionais e desenvolvimento (DAL PIAN, 1992). De acordo com Pedrancini et al. (2007), a apropriao de conceitos como DNA, cromossomo e gene so fundamentais para a compreenso de questes, muitas vezes, polmicas presentes no dia-a-dia das pessoas. Falar sobre elas, emitir opinies, exige o conhecimento dos conceitos que as envolvem. quando o contedo escolar no consegue ultrapassar a sala de aula nos deparamos com sujeitos escolarizados, cujo conhecimento no lhe permite analisar fenmenos cientficos, alm do imediato. Esta proposta de conduo do aprendizado tem sido aperfeioada no sentido de levar-se em conta que a construo do conhecimento cientfico envolve valores humanos, relaciona-se com a Tecnologia e, mais em geral, com toda a vida em Sociedade, de se enfatizar a organicidade conceitual das teorias cientficas, de se explicitar a funo essencial do dilogo e da interao social na produo coletiva. Tais redirecionamentos tem sido relevantes para a educao cientfica e, certamente, suas idias influenciam o presente esforo de reviso de contedos e mtodos educacionais. Franco (1991) afirma que tal problemtica deva ser discutida em dois nveis complementares: num primeiro momento, a nvel terico para que seja possvel introduzir a anlise de que matrizes epistemolgicas devem informar os conceitos de cincia, tecnologia, modernidade, conhecimento e ignorncia, no bojo das cincias sociais; num segundo momento, a nvel emprico, para que se possa detectar que representaes sociais so elaboradas, reelaboradas e veiculadas nos diferentes cenrios sociais, em especial no cenrio educacional, junto a profissionais e alunos comprometidos com a erradicao do analfabetismo cientfico no 9

Brasil.

Devemos considerar a relao entre Cincia e Tecnologia numa perspectiva de interdependncia. Da Cincia, a tecnologia deriva os conhecimentos bsicos das leis naturais relevantes; os instrumentos; as tcnicas; o mtodo cientfico de investigao com o estabelecimento de fatos por experimentaes controladas, alm da crena na utilidade da pesquisa. Da Tecnologia, a cincia recebe nova instrumentao; problemas para solucionar e prtica no avano da explicao cientfica; a Tecnologia pode ser encarada como o elemento da prtica que dar ao conhecimento terico da Cincia, o carter da veracidade (FRANCO, 1991).

4 Dificuldades encontradas na aprendizagem de conceitos e processos biolgicos


Os principais motivos que dificultam a aprendizagem significativa de conceitos e processos biolgicos residem no ensino fragmentado e conservador, a reboco da cincia do sculo XIX, restringindo o aluno a cumprir tarefas repetitivas, sem sentido ou significado, valorizando somente a reproduo do conhecimento e conseqentemente formando apenas repetidores. Caon (2005) refora dizendo: Ensina-se, nas escolas, muita coisa que a gente nunca vai usar, depois, na vida inteira. Fui obrigado a aprender muita coisa que no era necessrio, que eu poderia ter aprendido depois, quando e se a ocasio de sua necessidade o exigisse. Selecionar os assuntos em Cincias e em Biologia de forma contextualizada, levando em considerao o aluno, a comunidade onde est inserido, e sua maturidade de real importncia na reconstruo de seus conhecimentos. Sobre essa questo Behrens (2005), observa:
O sculo XX manteve a tendncia do sculo XIX, fortemente influenciado pelo mtodo cartesiano, que separa mente e matria e prope a diviso do conhecimento em campos especializados, em busca da maior eficcia. Este pensamento levou a comunidade cientfica a uma mentalidade reducionista, contaminando o homem com uma viso fragmentada no somente da verdade, mas de si mesmo, dos seus valores e dos seus sentimentos. (BEHRENS, 2005, p. 17-18)

Supostas causas desses acontecimentos so inmeras: a sobrecarga de contedos, o exguo tempo destinado a cada um deles, a seleo descontextualizada, o desconhecimento de como ocorre o aprendizado, a falta de valorizao dos conhecimentos prvios e dos questionamentos, a inexistncia de aulas de experimentao, o desuso da pesquisa em sala de aula. Tudo isso acarreta um ensino esttico, desinteressado, desvinculado do cotidiano, dificultando que o aluno seja o sujeito em seu prprio aprendizado (CAON, 2005). a partir da identificao dos valores que se compreendem melhor as necessidades da sociedade e os aspectos ticos que devem ser considerados no uso mais responsvel da tecnologia. O ensino cientfico-tecnolgico, aplicando meios e mtodos convenientes voltados a valorizar os conhecimentos prvios, o questionamento, a experimentao, a pesquisa em sala 10

de aula, e no o simples repasse mecnico dos contedos nas aulas expositivas tericas, ajudar o aluno a adquirir a capacidade de pensar e refletir sobre sua fala e a fala dos outros, sobre sua ao e a ao dos outros. Tal valorizao aumenta o nvel de comprometimento do professor e dos alunos, facilitando um efetivo fazer e um real aprender. O processo ensino-aprendizagem, ao considerar os conhecimentos prvios trazidos pelos alunos, d condies ao professor de elaborar estratgias no desenvolvimento do seu planejamento que efetivem o verdadeiro aprender. Quando os alunos se manifestam, aprendem a ouvir e respeitar os diferentes pontos de vista, aproximam-se com maior rigor de uma aprendizagem sistemtica e cientfica de um determinado assunto que ser desenvolvido. A cada novo assunto atribuir valores ao que os alunos trazem de seus contextos, na forma de seus conhecimentos prvios, permite ao professor desenvolver com mais concretude os contedos tericos que tero de reconstruir. Mudar o enfoque para o conhecimento tecnolgico abre a possibilidade de questionar o real valor do conhecimento cientfico para o progresso da humanidade, haja vista que na contemporaneidade as relaes entre cincia e tecnologia ganharam uma enorme proximidade, chegando-se quase impossibilidade de separ-las na prtica. Ao se atrelar a educao ao trabalho cientfico, traz-se novas necessidades de vrias reflexes, que passariam pelo dimensionamento da Biologia no que diz respeito a seu papel nos sistemas de produo, nas formas de organizao do trabalho, via biotecnologias, e em outras prticas cotidianas, que incluam, por exemplo, aspectos do campo da tica e da esttica, destacveis quando se dimensiona o trabalho como uma atividade humana de transformao, de mudana da natureza, a partir das diversas prticas sociais (AMORIM, 1998). O papel do professor possibilitar que, ao acessar a informao, o aluno tenha condies de decodific-la, interpret-la e, a partir da, emitir um julgamento. Porm, o que observamos na prtica escolar um ensino de Cincias e de Biologia distanciado do aluno, repleto de informaes que no facilitam a formao de uma rede de conhecimentos com sentido e de fcil aplicabilidade no seu cotidiano. Se a realidade dos alunos, seus conhecimentos e vivncias prvias forem considerados como ponto de partida, o ensino da Biologia far sentido para o aluno e a compreenso dos processos e fenmenos biolgicos ser possvel e efetiva. Tal contextualizao na abordagem dos contedos de Cincias e de Tecnologia implica tambm no uso de novas tecnologias, estratgias essas, metodologicamente aceitas como ferramentas disponveis no favorecimento de uma aprendizagem contextualizada. A questo saber quando e como explor-la em sala de aula. Nesta viso inovadora, um professor declara: Quando algum assunto est na mdia, sempre que possvel uso esses assuntos dentro do contexto trabalhado. [...]. Quando entro na Internet e vejo um site relacionado ao assunto, coloco no quadro para os alunos anotarem. [...] solicito que eles procurem, que explorem, que tragam questionamentos, no dar simplesmente um ttulo para evitar a cpia da Internet. A educao tecnolgica vai muito alm do fornecimento de conhecimentos limitados de explicao tcnica do funcionamento de determinados artefatos tecnolgicos. No se trata de simplesmente preparar o cidado para saber lidar com essa ou aquela ferramenta tecnolgica ou desenvolver no aluno representaes que o instrumentalize a absorver as novas tecnologias. Tais conhecimentos so importantes, mas uma educao que se limite ao uso de novas tecnologias e compreenso de seu funcionamento alienante, pois contribui para manter o processo de dominao do homem pelos ideais do lucro a qualquer preo, no 11

contribuindo para a busca de um desenvolvimento sustentvel. Segundo Trivelato (1995), os professores ainda transmitem aos seus alunos idias errneas sobre a cincia, sobre os cientistas e sobre a elaborao do conhecimento cientfico. Uma educao cientfica democrtica, voltada para a cidadania, visa preparar os educandos para assimilar informaes de qualidade, aprimorando o juzo crtico e solidificando uma verdadeira sociedade atuante. Bastos (1992) aponta algumas sugestes que podem ocasionar mudanas nesse cenrio educacional, dentre estas o autor prope a mediao da histria da Cincia, porque possibilita que os alunos tenham acesso aos motivos, necessidades, hipteses e evidncias que direcionam as pesquisas e descobertas cientficas e biotecnolgicas. Na perspectiva de formar um cidado que possa compreender como a tecnologia tem influenciado o comportamento humano e desenvolver atitudes em prol de um desenvolvimento tecnolgico sustentvel, essencial que haja uma discusso dos valores envolvidos nas decises (LAYTON, 1988). a partir da identificao dos valores que se compreendem melhor as necessidades da sociedade e os aspectos ticos que devem ser considerados no uso mais responsvel da tecnologia. Nesse sentido, a escola dever assegurar: ao aluno, uma boa formao, tornando-o capaz de realizar a transposio dos contedos formais na interpretao do cotidiano e na valorizao dos conhecimentos no formais gerados na comunidade; ao professor: os meios necessrios para proporcionar ao aluno uma formao contnua, de qualidade, que lhe garanta atualizao permanente para enfrentar os avanos da sociedade. A maneira como temas como clonagem, organismos transgnicos e Projeto Genoma Humano sero tratados em aula, ou seja, a didtica utilizada pelo professor poder provocar o interesse ou a recusa por parte dos alunos, e os processos de tomada de deciso e at mesmo a compreenso de tais temas dependem de uma base slida de conhecimentos que podem ser oferecidos pela escola.
Uma vez que esses temas so de grande importncia para a formao do educando, sua abordagem precisa ter em vista o favorecimento de uma aprendizagem significativa, da a importncia de uma prtica educativa diferenciada que coloque o aluno em contato com experincias fecundas para ele. preciso que o educador promova uma educao cientfica que divulgue os avanos da cincia, pois, alm de necessidade, um dever social. imprescindvel que se transmita para os alunos uma cincia mais atual, histrica, social, crtica e humana.

preciso mudar convices culturalmente difundidas em toda a sociedade, no s entre os partcipes do sistema educacional, de que os alunos so os pacientes, de que os agentes so os professores e de que a escola estabelece simplesmente o local, quando muito o cenrio do processo de ensino. Nesse sentido, entendemos que a educao tecnolgica vai muito alm do fornecimento de conhecimentos limitados de explicao tcnica do funcionamento de determinados artefatos tecnolgicos. claro que se demanda um preparo maior dos professores, para que a modernidade de seu conhecimento no tenha como contrapartida a superficialidade ou o empobrecimento do desenvolvimento cognitivo. Um desenvolvimento mais eficaz, cientfico e pedaggico, exige tambm mudanas na prpria escola, de forma a promover novas atitudes nos alunos e na comunidade. No se trata de simplesmente preparar o cidado para saber lidar com essa ou aquela ferramenta tecnolgica ou desenvolver no aluno representaes que o instrumentalize a absorver as novas 12

tecnologias. Tais conhecimentos so importantes, mas uma educao que se limite ao uso de novas tecnologias e compreenso de seu funcionamento alienante, pois contribui para manter o processo de dominao do homem pelos ideais do lucro a qualquer preo, no contribuindo para a busca de um desenvolvimento sustentvel.

5 Consideraes Finais
A Tecnologia tem representado um elemento marcante dentro da sociedade contempornea, tanto nas relaes de trabalho quanto na vida cotidiana. Entretanto, ainda na atualidade, o ensino de Biologia centra-se na transmisso do conhecimento biolgico produzido nas Universidades, eleito como verdade a respeito da interpretao da realidade. O que tem resultado dessa concepo? Uma certa neutralidade tanto do conhecimento cientfico como do conhecimento tecnolgico, que so vistos como busca de melhorias para a humanidade, interveno positiva no campo social, construo de um saber a respeito da Natureza, independente de aspectos econmicos, polticos, ideolgicos. Apesar da inexistncia de uma apresentao clara e conscientizao de toda a populao a respeito dessas mltiplas relaes entre cincia e sociedade, evidente para todos que estamos vivendo numa fase atual de nossa sociedade denominada Idade da Cincia. Dessa forma, uma formao que esteja voltada para ampliar as condies para o exerccio da cidadania, possibilitando, assim, enfrentar os problemas/situaes que nos desafiam, ou nos so impostos cotidianamente, seja na rea de Cincias Naturais, nas relaes pessoais, familiares, profissionais e demais atividades de fundamental importncia. A compreenso dos fundamentos cientfico-tecnolgicos essencial para que os alunos possam conhecer e avaliar o significado das aplicaes que tm sido feitas dos conhecimentos genticos no diagnstico e tratamento de doenas, na identificao de paternidade ou de indivduos, em investigaes criminais, ou aps acidentes. Alm disso, tais conhecimentos permitem que os alunos sejam introduzidos no debate das implicaes ticas, morais, polticas e econmicas das manipulaes genticas, analisando-as e avaliando os riscos e benefcios para a humanidade e o planeta. Um aspecto relevante na abordagem destes fundamentos no que se refere a relao professoraluno a criao de um novo ensinar, a instalao de uma nova forma de comunicao educacional, a construo da nova identidade do professor que, de transmissor de informaes prontas e de verdades inquestionveis, torna-se um mediador. No contexto educacional, entende-se a mediao como interveno do professor para desencadear o processo de construo do conhecimento (aprendizagem) de forma intencional, sistemtica e planejada, potencializando ao mximo as capacidades do aluno. O papel do professor possibilitar que, ao acessar a informao, o aluno tenha condies de decodific-la, interpret-la e, a partir da, emitir um julgamento. Se a realidade dos alunos, seus conhecimentos e vivncias prvias forem considerados como ponto de partida, o ensino da Biologia far sentido para o aluno e a compreenso dos processos e fenmenos biolgicos ser possvel e efetiva. Assim, ao provocar a reflexo sobre o que est ensinando e aprendendo, propicia-se a oportunidade de argumentar, discutir e questionar os diferentes pontos de vista sobre um mesmo fato ou questo reelaborando-a em outra ocasio. A necessidade da aprendizagem cientfico-tecnolgica deve ser vista pelo professor e sentida pelo aluno como algo que lhe seja til. Essa vontade torna agradvel ler, investigar, pesquisar,

13

experimentar, discutir at se chegar a uma compreenso e a um consenso do que se est ensinando e aprendendo.

6 Referncias Bibliogrficas
ACEVEDO DIZ, J. A. La tecnologia em ls relaciones CTS: uma aproximacin al tema. Enseanza de ls Ciencias, v. 14, n. 1, 1996. AIKENHEAD, G. S. What is STS science teaching? In: SOLOMON, J., AIKENHEAD, G. STS education: international perspectives on reform. New York: Teachers College Press, 1994a. AMARAL, I. A. Em busca da Planetizao do ENSINO DE CINCIAS para a EDUCAO AMBIENTAL. Campinas, 1993. Tese (Doutorado em Educao), Faculdade de Educao, Universidade Estadual de Campinas. AMORIM, A.C.R. Interao entre Cincia/Tecnologia/Sociedade no Ensino Mdio: Perspectivas para a Unidade entre Teorias e Prtica no Currculo. Anais do IX Encontro Nacional de Didtica e Prtica de Ensino, n.2, v.1/1, 1998. _________. Relaes entre Cincia/Tecnologia/Sociedade: o que dizem os professores e o currculo do Ensino Mdio? Campinas, 1995b. Dissertao (Mestrado em Educao Metodologia do Ensino). BASTOS, F. O conceito de clula viva entre os alunos de segundo grau . Em aberto, ano 11, 55, 1992. BEHRENS, M.A.O paradigma emergente e a prtica pedaggica. Curitiba: Champagnat, 3. Ed., 2003. BRAGAW, D. H. Society, Technology, and Science: Is there Room for Another Impeative? Theory into Practice. V. 31, n. 1., 1992. BRASIL. Ministrio da Educao (MEC), Secretaria de Educao Bsica (SEB), Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio. Braslia: MEC/SEB, v. 2, 2008. _________. Ministrio da Educao (MEC), Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica (Semtec). Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio, Braslia: MEC/Semtec, 1999. BYBEE, R. W. Science education and the science-technology-society (STS) theme . Science Education, v. 71, n. 5, 1987.

14

_________. Science-Technology-Society, in Science Curricular: The Policy Practice Gap. Theory into Practice, v. 31, n. 4, 1991. BONZANINI, T. K. Avanos cientficos recentes como temas para o ensino de biologia na escola mdia: o exemplo do Projeto Genoma Humano . Bauru, 2002. Monografia. Faculdade de Cincias Universidade Estadual Paulista. CAON, C.M. Concepes de professores sobre o ensino a aprendizagem de cincias e de biologia. Porto Alegre, 2005. Dissertao (Mestrado em Educao em cincias e matemtica. DAL PIAN, M.C. O ensino de cincias e cidadania. Em aberto, Braslia, ano 11, n. 55, jul/set 1992. DICKSON. Entrevista apresentada no Jornal da Cincia (JC), n. 457, 2001. FIGUEIREDO, V. Produo Social da Tecnologia. So Paulo: EPV, 1998. FLEMING, R. Undergraduate science students views on the relationship between science, tecnology and society. International Journal of Science Education, v. 10, n.4, 1998. FOUREZ, G. A construo das cincias: introduo filosofia e tica das cincias. So Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995. FRANCALANZA, H. O. O que Sabemos Sobre os Livros Didticos para o Ensino de Cincias no Brasil. Campinas, 1992. Tese (Doutorado em Educao), Faculdade de Educao, Universidade Estadual de Campinas. FRANCO, M. L. P. B. Ensino Mdio: desafios e reflexes. Campinas: Papirus, 1994, p. 185. (Coleo Magistrio, formao e trabalho pedaggico). GARDNER, P. Science, Technology, and society: some philosophical reflection on a Grade 11 course. The Journal of Educational Thoeght, vol. 27, n. 3, December 93. GASKELL, P. J. Science Education for Citizens: Perspectives and Issues I. Science, Technology for Science Teacher. Studies in Science Education, n. 9, 1982. GOUVEIA, M.S.F. Cursos de Cincias para Professores do 1 Grau: Elementos para uma Poltica de Formao Continuada. Campinas, 1992. Tese (Doutorado em Educao Metodologia de Ensino). HART, E. P. & ROBOTTOM, I.M. The Science-Technology-Society movement Science Education: A critique of the Reform Process. J. of. Research in Science Teaching , v. 27, n. 6, 1990. HOFSTEIN, A.; AIKENHEAD, G. & RIQUARTS, K. Discussions over STS at Fourth IOSTE Symposium. Int. J. Sci. Educ. v. 10, 1988. 15

HOLMAN, J. Editors introduction: Science-technology-society education. International Journal of Science Education, v. 10, n. 4, 1988. IGLESIA, P. M. Ciencia-Tecnologia-Sociedad en la enseanza de ls cincias experimentales. Alambique didctica de ls ciencias experimentales. V. 10, n. 4, 1988. LAYTON, D. Revaluing the T in STS. Internacional Journal of Science Education, v. 10, n. 4, 1988. _________. STS in the school curriculkum: a movement overtaken by history? In: SOLOMON, J, AIKENHEAD, Glen. STS educations: international perspectives on reform. New York: Teacher College Press. 1994. LEITE, B. Biotecnologia, clones e quimeras sob controle social: misso urgente para a divulgao cientfica. So Paulo em Perspectiva, v. 14(3), 2000. MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudana conceitual e ensino de Cincias: para onde vamos? Investigaes em Ensino de Cincias, v. 1(1), 1996. OFCIO DE PROFESSOR. Programa de Educao a Distncia para professores de 5 a 8 sries e ensino mdio. So Paulo: Fundao Victor Civita, v. 4, 2004. PEDRANCINI, V. D.; CORRAZA-NUNES, M. J.; GALUCH, T. B.; MOREIRA, A. L. O. R.; RIBEIRO, A.C. Ensino e aprendizagem do Biologia no ensino mdio e a apropriao do saber cientfico e biotecnolgico. Revista Electrnica de las Cincias, vol. 6, n 2, 2007. RUBBA, P. A.; WEISENMAYER, R.L. Goals and competencies for precollege STS education: recommendation based upon recent literature in environmental education. Journal of environmental Education, v. 19, n. 4, 1988. SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma anlise de pressupostos tericos da abordagem C-T-S (Cincia Tecnologia Sociedade) no contexto da educao brasileira. Ensaio (Pesquisa em Educao em Cincias), v. 2. n. 2, 2002. SANTOS, W. L. P.; SCHNETLER, R. P.; Educao em qumica: compromisso com a cidadania. Iju: UNIJU, 1997. SOLOMON, J. Teaching science technology and society. Buckingham: Open University Press, 1993b. WAKS, L. J. Educacin in cincia, tecnologia y sociedad: origens, desarrollos internacionales y desafios actules. In: MEDINA, M., SANMARTN, J. (Eds). Cincia, tecnologia y sociedade: estdios interdisciplinares en la universidad, em la educacin y em la gestin poltica y social. Barcelona, Anthropos, Leioa: Universidad del Pas Vasco, 1990.

16

YAGER, R. Science, technology, society: a major trend in science educations. In: UNESCO, New trends in integrated science teaching. Blgica: UNESCO, 1990. ZOLLER, V. Decision making in future science an technology currcculo. European Journal of Science Educations, v. 4, n. 1, 1982.

17

You might also like