You are on page 1of 39

reas Classificadas

A Certificao dos Produtos para Instalaes em Atmosferas Explosivas obrigatrio. Regulamentada pela portaria n176, de 17/07/00. Atualizada portaria n83 de 03/04/06. Fiscalizada pelo Inmetro.

A compulsoriedade da certificao levou todas as normas Ex condio de obrigatrias, chegando ao campo do Direito: 1. DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIRIO (Em caso de acidente do trabalho) 2. DIREITO CIVIL (Em caso de sinistro sem vtimas) 3. DIREITO PENAL (Em caso de sinistro com vtimas) 4. DO DIREITO AMBIENTAL (Em caso de desastre ambiental)

No Incio Normas Valor da norma Solues de instalao


NEC/API Uso voluntrio Ex-d

Hoje
IEC/NBR Uso obrigatrio Ex-d; Ex-e; Ex-i; Ex-p; Ex-o; Ex-m; Ex-n;...etc

Normas americanas: NEC/API National Electrical Code/ American Petroleum Institute. Normas internacionais: IEC Internacional Electrotechnical Commission.

Atmosfera Explosiva

uma mistura de substncias inflamveis na forma de gs, vapores, poeiras ou fibras com o ar (ou com O2) sob condies atmosfricas, na qual aps a presena de uma fonte de ignio, ou simplesmente uma superfcie quente, a combusto se propaga provocando a exploso.

Conceito da Exploso

Com as trs condies so encontradas simultaneamente, teremos a exploso.

rea Classificada
um local sujeito a probabilidade da formao/existncia de uma atmosfera explosiva.

Os pontos principais para classificao das reas so: - verificar presena de substncias inflamveis (gases, vapores ou poeiras). - verificar caractersticas das substncias presentes, como: ponto de fulgor, limite de inflamabilidade e temperatura de auto inflamao. - verificar equipamentos e instalaes.

Ponto de Fulgor
a menor temperatura que um lquido inflamvel libera vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamvel. Tambm conhecido como flash point.

Exemplo: lcool Isoproplico (Ponto de fulgor 11C) Na temperatura de 11C a quantidade de vapor liberado suficiente, para caso ocorra uma ignio, causar o Flash Point.

Extenso da rea Classificada


Depender da volatilidade do produto e ventilao

Limite de Inflamabilidade
Divide-se em 2 faixas: LSI Limite Superior de Inflamabilidade LII Limite Inferior de Inflamabilidade Acima desta mistura no h mais exploso. Ex.:Butano
(Indstrias Gs Combustvel)

Abaixo desta mistura no h exploso.

Limites de Inflamabilidade Substncias Metano CH4


(Indstrias farmacuticas, matrias plsticas) Inferior (%vol) Superior (%vol) Inferior (g/m) Superior (g/m)

5 1,2 1,5 4

15 8 82 75,6

33 39 16 3,3

100 270 880 64

Benzeno C8H8
(Indstrias produtos de limpeza, tintas)

Acetileno C2H2
(Indstrias matrias plsticas, gs combustvel )

Hidrognio H2
(Indstrias farmacuticas, adubos)

Temperatura de Auto Inflamao


a menor temperatura, a partir da qual uma atmosfera explosiva se inflama. Desta forma, os equipamentos so classificados de acordo com temperatura mxima de superfcie. Temperatura mxima de superfcie C 85 100 135 200 300 450 Classe de Temperatura T6 T5 T4 T3 T2 T1

Risco de Exploses
Qumicas, Petroqumicas, Petrleo, Usinas de Acar e lcool, Tintas, Vernizes, Resinas, Farmacuticas, Fertilizantes, Defensivos Agrcolas, Borrachas, Essncias, Fragrncias, Adesivos, etc. Postos de gasolina, Distribuidoras de GLP, Comrcio, Hospitais, Estaes de Tratamento de Esgotos, Galerias de Concessionrias, Condomnios, etc.

Industriais

Gases e Vapores
Urbanos

Poeiras Fibras

Industriais Alimentcias, Farmacuticas, Madeira, etc. Industriais Txteis, Papel e Celulose, Cereais, etc

Risco de Exploses
As fontes de ignio podem ter as seguintes origens:
Eletrnica: sensores, transmissores, circuitos eletrnicos em geral; Eltrica: fiaes abertas, painis, contatores, botoeiras, luminrias, etc. Mecnica: esteira, elevadores, moinhos, separadores, etc. Eletrosttica: frico, rolamento, transferncia de lquidos inflamveis.

Proteo contra Exploso


Impedir rea Classificada:
1. No utilizar Lquidos Inflamveis (substituir quando possvel). 2. Elevar o Ponto de Fulgor dos inflamveis. 3. Ventilar.

Prevenir:
1. Evitar as faixas de inflamabilidade. 2. Inertizar. 3. Monitorar ausncia de inflamveis.

Se isto, no for possvel: Proteger os Equipamentos e o Ambiente.

Diviso das Zonas


ZONA 0
Local onde a formao de uma mistura explosiva contnua ou existe por longos perodos.

ZONA 1

Local onde a formao de uma mistura explosiva provvel de acontecer em condies normais de operao do equipamento de processo.

ZONA 2

Local onde a formao de uma mistura explosiva pouco provvel de acontecer e se acontecer por curtos perodos estando ainda associada operao anormal do equipamento de processo.

Exemplo Tanque armazenamento

Exemplo Unidade de abastecimanto

Diviso dos Grupos


A Norma IEC existem 2 grupos: GRUPO I Substncias encontradas em minas subterrneas (Grisu) GRUPO II Substncias encontradas em indstrias de superfcie, sendo subdividido em 3 subgrupos: IIA, IIB e IIC Gases/ Normas ABNT/IEC Grupo Acetileno / Grupo Eteno Hidrognio Grupo IIC Grupo IIB Grupo Propano Grupo IIA

Em funo do MESG (Interstcio mximo experimental seguro)

MESG Equipamentos Exd


Interstcio mximo experimental seguro

O resfriamento dos gases da queima feito atravs do interstcio. A energia trmica na sada no pode exceder a energia mnima de ignio necessria para inflamar a mistura em volta do equipamento.

Tipos de Proteo
Para Zona 0 Para Zona 1 ia (segurana intrnseca) ib (segurana intrnseca) o (imersos em leo) p (pressurizados) q (imersos em areia) m (encapsulados) e (segurana aumentada) d (a prova de exploso) S para Zona 2 n (no acendveis)

Produto Certificado
Entidades certificadoras autorizadas pelo INMETRO so: CERTUSP, UCIEE, CEPEL e UL do Brasil.

O certificado deve apresentar data de emisso e validade.

Linha Wetzel Prova de Exploso - Exd


Os invlucros suportam presses resultantes de uma exploso interna de gases especficos, de tal forma a no provocar a ignio da mistura gs-ar, existente na atmosfera externa ao invlucro. Linha de Caixas e Luminrias so fabricados de acordo com normas ABNT NBR IEC 60079-0 e NBR IEC 60079-1. Classificao Zona 1 e Zona 2, grupos IIA e IIB. Indicados para aplicao de eletrodutos de ao conforme ABNT NBR 5597 e NBR 5598.

Marcao em equipamentos Ex
Marcao de equipamento para atmosfera explosiva conforme a NBR 9518:

Marcao em equipamentos Ex

Caixas de Ligao Prova de Exploso

Caixas de Ligao Prova de Exploso


Corpo e tampa em liga de alumnio Copper Free, de alta resistncia mecnica e corroso. Dotadas de chassi removvel, em chapa de ao. Dotadas de terminal de aterramento. Acabamento em pintura epxi-polister, na cor cinza. As caixas maiores apresentam dobradias que facilitam a manuteno. Entradas rosqueadas, rosca BSP ou NPT, a pedido.

Luminrias Prova de Exploso

Luminrias Prova de Exploso

Corpo e grade em liga de alumnio Copper Free, de alta resistncia mecnica e corroso. Dotadas de terminal de aterramento. Visor em borosilicato. Acabamento em pintura epxi-polister, na cor cinza. Entradas rosqueadas, rosca BSP ou NPT, a pedido. Para lmpadas incandescente (at 300W), mista ou vapor mercrio (at 250W).

Caixas de Derivao Prova de Exploso

Caixas de Derivao Prova de Exploso

Corpo e tampa em liga de alumnio Copper Free, de alta resistncia mecnica e corroso. Dotadas de terminal de aterramento. Acabamento em pintura epxi-polister, na cor cinza. Entradas rosqueadas, rosca BSP ou NPT, a pedido.

Unidades Seladoras Prova de Exploso

Unidades Seladoras Prova de Exploso


Corpo, tampa e bujes em liga de alumnio Copper Free, de alta resistncia mecnica e corroso. Acabamento em pintura epxipolister, na cor cinza. Entradas rosqueadas, rosca BSP ou NPT. Rosca BSP conforme norma ISO 228-1 e 228-2 BSP paralelo ou ANSI B1.20.1 NPT cnica. Instalada, a unidade detm a vazo dos gases inflamados pela ignio dentro de uma caixa de ligao, para outra caixa, atravs dos eletrodutos.

Linha Geral - Wetzel

Equipamentos Eltricos
O grau de proteo de equipamentos eltricos definido pelas normas NBR6146 e NBR9884. Essas

Objetos gua

Simbologia para marcao do grau de proteo de equipamentos eltricos

Equipamentos Eltricos

Equipamentos Eltricos

Equipamentos Eltricos

Equipamentos Eltricos
Circuitos Prova de Falhas

You might also like