You are on page 1of 4

TRATAR A HIPERTENSO ARTERIAL

ESTA FARMCIA CUIDA DE SI

COM A AJUDA DO SEU FARMACUTICO


importante vigiar com regularidade, alm da presso arterial, outros factores de risco cardiovascular, como peso, glicemia, colesterol e triglicerdeos. A Farmcia pode colaborar na vigilncia destes parmetros Servio CheckSade. Se os valores no estiverem dentro dos valores recomendados, conte com o seu farmacutico para o ajudar e tambm para o esclarecer sobre o seu tratamento.

copyright Abril de 2007 da Associao Nacional das Farmcias

TRATAR A HIPERTENSO ARTERIAL


ESTA FARMCIA CUIDA DE SI

PORQUE PRECISO DE TOMAR MEDICAMENTOS PARA A HIPERTENSO ARTERIAL?

TRATAR A HIPERTENSO ARTERIAL


ESTA FARMCIA CUIDA DE SI

Para reduzir a presso arterial. Os valores elevados de presso arterial normalmente no se sentem. No entanto, a hipertenso arterial se no for tratada, pode levar ao aparecimento de doenas graves, como acidente vascular cerebral (AVC), enfarte do miocrdio, insuficincia cardaca e angina de peito.

O QUE SO ANTI-HIPERTENSORES E COMO ACTUAM?


So medicamentos que baixam a presso arterial para valores recomendados.

A PRESSO ARTERIAL ELEVADA ALGO QUE NO SE SENTE. MAS UMA VEZ DIAGNOSTICADA DEVE SER CORRECTAMENTE TRATADA. SAIBA O QUE SO E COMO SE DEVEM UTILIZAR OS MEDICAMENTOS ANTI-HIPERTENSORES.

Existem vrios medicamentos, que actuam de diferentes formas (por exemplo, eliminando o excesso de sal e gua ou tornando as veias e artrias mais largas) e que podem ser tomados isoladamente ou em conjunto.

COMO DEVO TOMAR OS MEDICAMENTOS?


Deve tomar os medicamentos com um copo de gua e como indicado pelo mdico.

AT QUANDO DEVO TOMAR OS MEDICAMENTOS?


Deve tomar sempre a medicao. Estes medicamentos no curam a hipertenso arterial. Se os deixar de tomar os valores sobem e h o risco de vir a ter um AVC ou enfarte do miocrdio.

QUE CUIDADOS DEVO TER COM OS MEDICAMENTOS QUE TOMO?


- Conhea os nomes, as dosagens e as horas a que os deve tomar. - Guarde-os em local seco e fresco e fora do alcance das crianas. - Verifique os prazos de validade. - Leia o folheto informativo. - Consulte o mdico se engravidar ou estiver a pensar em engravidar.

QUE EFEITOS ADVERSOS PODEM APARECER E O QUE DEVO FAZER?


A lista destes efeitos que vai ler no folheto informativo longa. No se alarme porque raramente aparecem e muitas vezes so transitrios. No entanto, se notar alguns efeitos indesejveis, comunique-os ao mdico ou farmacutico.

COMO POSSO SABER SE A MEDICAO EST A FAZER EFEITO?


A medicao est a fazer efeito se a presso arterial estiver nos valores que o mdico lhe indicou. No incio do tratamento pode ser necessrio algum tempo at que isso seja conseguido.

COM QUE FREQUNCIA DEVO CONTROLAR OS MEUS VALORES DE PRESSO ARTERIAL?


Depende dos valores que tiver. Pea ajuda ao mdico ou farmacutico para saber com que frequncia deve medir a sua presso arterial.

E O QUE DEVO FAZER COM OS RESULTADOS?


VALORES RECOMENDADOS
Se Hipertenso

Consulte os valores recomendados na tabela. Se obtiver valores mais altos, pea ajuda ao mdico ou farmacutico

< 140/90 mmHg

Se - Diabtico - Insuficiente renal - Hipertenso e tem outros factores de risco <130/80 mmHg

QUE MEDICAMENTOS NO DEVO TOMAR SEM FALAR PRIMEIRO COM O MEU MDICO OU FARMACUTICO?
Existem alguns medicamentos e produtos naturais que podem alterar os valores de presso arterial. Sempre que os adquirir diga que tem hipertenso arterial.

PARA ALM DE TOMAR OS MEDICAMENTOS, QUE MAIS POSSO FAZER PARA CONTROLAR A PRESSO ARTERIAL?
< 125/75 mmHg

Se Insuficiente renal com proteinria

Pequenas alteraes podem contribuir para baixar a presso arterial: controlar o peso, usar pouco sal na comida, praticar actividade fsica, no fumar e limitar a ingesto de bebidas alcolicas.

You might also like