You are on page 1of 15

PRONOME: EMPREGO, COLOCAO 01) Em todas as alternativas abaixo, as palavras grifadas pertencem mesma classe gramatical, exceto em:

: a) Agora ele no sabia mais o que fazer. b) Agora vou explicar pra voc o que mais-valia. c) ... e o que est acontecendo hoje em dia no nosso pas. d) O que no o impedia de ter desconfiana. 02) Em todas as alternativas, o pronome destacado est classificado corretamente, exceto em: a) Joo Carlos, mais uma vez, esqueceu-se de quem sempre o ajudara. (indefinido) b) No estou me referindo a quem comeou a discusso. (pessoal tnico) c) Era meu pai a pessoa em quem eu mais acreditava. (possessivo) d) Era realmente bela a moa por quem ele se apaixonara. (pessoal reto) 03) Em todas as alternativas, a palavra destacada refere-se a seu antecedente imediato, exceto em: a) Encontrar outras sombras que aqui viveram. b) E tantas vezes vim aqui que no tomo conscincia das coisas. c) H pessoas que eu conheo de muitos domingos. d) So pessoas que, para mim, fazem parte desta casa. 04) Em todas as alternativas, a palavra destacada est empregada de acordo com normas da lngua padro, exceto em: a) As irms tinham toda razo, pensou ela, tentando impedir as lgrimas.

b) A filha mais velha era mais discreta, por isso a ela o pai confiou o segredo. c) A moa viu que era preciso ela esconder a repulsa que nutria pelo visitante. d) A me, ao encontrar a filha na farmcia, mandou ela ir para casa. 05) Em todas as alternativas, a palavra destacada pode ser substituda por o, a, os, as, sem que se perca a idia de posse, exceto em: a) Os familiares sentiam em seu corao uma inquietante angstia. b) A moa empenhou-se com ardor em fechar na mente sua raiva ironia paterna. c) A insatisfao levou o funcionrio a voltar seus olhos para a porta entreaberta. d) A mulher continuou apreensiva, pois o menino repetia seu nome insistentemente. 06) Aparece pronome pessoal do caso reto em: a) Tenho plena certeza de que devemos dar o nosso grito de amor vida. b) Conta-se que, aos 13 anos, lhe havia morrido a me muito querida. c) Falam, na famlia, que ele imps a sua presena com autoridade ferina. d) Perceberam que ela necessitava da companhia dos amigos. 07) A nica opo que apresenta um perodo cuja palavra sublinhada no se refere a um antecedente se encontra em: a) ... ressaltar o outro sabor que cada refeio pode servir. b) O que alimenta o corpo pode e deve vir acompanhado do que alimenta a alma...

c) Avessa s artes marciais e culinrias, mais para professora do que para cozinheira... d) esta tambm a funo da Pscoa, que significa passagem, na liturgia catlica. 08) Em ... e perguntar o que desejavam, as palavras grifadas so respectivamente: a) artigo e conjuno; b) pronome pessoal e pronome relativo; c) pronome pessoal e conjuno; d) pronome demonstrativo e pronome relativo; 09) No h pronome pessoal do caso reto em: a) Motoristas jogavam-lhe palavres, sem que eles se importassem. b) Eram trs, ele estava desarmado... c) Esperando decerto que ele comunicasse o resultado... d) ... nem recebendo deles qualquer pedido... 10) Tendo em conta o emprego das formas pronominais eu e mim, assinale a alternativa incorreta: a) Toda a conversa entre eles e eu se deu a portas fechadas. b) Seria muito penoso para mim comparecer ao julgamento. c) Quando me aproximei, notei que falavam sobre voc e mim. d) No h diferena entre eu lhes dar a notcia ou qualquer outra pessoa. 11) H erro quanto colocao do pronome oblquo tono em: a) Em se tratando de medidas dessa natureza, resolvemos renunciar. b) Embora me dissessem o perigo, no acreditei neles. c) Deus acompanhe-te na sua nova jornada!

d)

A casa para onde se mudaram excelente.

12) Assinale o enunciado que admite outra colocao para o pronome oblquo tono: a) Como nos enganamos com ele, meus amigos! b) Nunca lhe pedirei que comparea ao setor. c) Antigamente, discutiam-se essas questes complexas. d) No lhe vou contar mais nossos segredos de infncia. 13) Observe com ateno as palavras destacadas a seguir. I Reforaram que entre eles e eu no haveria equvocos. II Entre tu e a professora certamente haver ressentimentos. III Procurou-me cedo para eu explicar-lhe a matria. A forma pronominal sublinhada est empregada incorretamente em: a) I e II apenas. b) I III apenas. c) II e III apenas. d) I, II e III 14) Observe os pronomes sublinhados. I Deus acompanhe-nos nessa tarefa! II Mesmo que trouxessem-me as provas, no o escutaria. III Aqui discute-se essa questo com paixo. A colocao do pronome oblquo tono est incorreta em: a) I e II apenas. b) I e III apenas. c) II e III apenas. d) I, II e III. 15) Todas as alternativas esto corretas com relao colocao do pronome tono, exceto:

a) Maria no vai casar-se outra vez. b) Disseram-me que a jia era falsa. c) Os presos j tinham rebelado-se outra vez naquele ano. d) V-la-ia mais vezes se pudesse. 16) A palavra sublinhada pronome indefinido em: a) Ela prpria fiscalizou a mudana. b) Algumas mulheres foram embora. c) Analisamos o livro que ganhou o prmio. d) Aquelas crianas deveriam ser advertidas 17) A colocao do pronome oblquo est inadequada segundo o registro culto escrito em: a) Quando nos telefonar, darei as explicaes necessrias. b) Que Deus acompanhe-te nessa empreitada! c) Quem me procurou hoje cedo? d) S agora lhe pedi a autorizao necessria. 18) A colocao do pronome pessoal oblquo est inadequada em: a) No vou comunicar-lhe o que penso sobre seu trabalho. b) Apenas se recuperaram do trauma com a minha explicao. c) Alguns a incentivaram a estudar mais. d) Deus salve-o de todos os pecados! 19) Para que essa repartio se faa com justia, todos devem procurar conhecer seus direitos e exigir que eles sejam respeitados. O pronome est classificado incorretamente nos parnteses em: a) essa (demonstrativo) b) que (relativo) c) todos (indefinido) d) eles (pessoal do caso reto)

20) A palavra sublinhada est incorretamente classificada nos parnteses em: a) Em nenhum pas do mundo, porm, um governante recorreu a fantasmas para se sustentar. (pronome indefinido) b) Foi escolhido para candidato, porque o prprio presidente sentiu que era o momento da vitria. (pronome relativo) c) Todos lhe responderam que verdadeiramente no fazia sentido mais manter a sua palavra. (pronome pessoal do caso oblquo) d) O comentrio entre os jornalistas era que este talvez seja o maior escndalo do nosso pas. (pronome demonstrativo) e) As mudanas do governo no causam perturbao maior; a base da administrao pblica so as reparties com seus funcionrios. (pronome possessivo) 21) Segundo o padro do portugus culto, h erro quanto colocao do pronome oblquo tono em: a) Agora, queixavam-se muito do envolvimento de todos. b) Deixar-nos-ia bastante aborrecidos, se chegasse tarde. c) Apenas nos despedimos das pessoas mais importantes do setor. d) Tinha comentado-se o fato com os melhores alunos. e) Quem se arrepender de ter chegado mais cedo? 22) Selecione a alternativa em que o uso do pronome oblquo tono esteja de acordo com o padro culto escrito. a) No se pode acreditar em todas as bobagens que as pessoas dizem. b) Eu auxiliaria-o, caso no tivesse respondido to rispidamente. c) No peo-lhe que venha, mas gostaria ao menos que telefonasse. d) Me pediram ajuda, mas no estava disponvel no dia. e) Seus alunos nunca procuraram-lhe com tanta insistncia, pareciam desesperados com os resultados.

23) Em todas as alternativas, o pronome tono destacado pode, segundo as regras da norma culta, ocupar pelo menos mais uma outra posio na frase, exceto: a) Uma aluna telefonou-me bem cedo. b) Quem me indicar o caminho? c) Ele disse que pretendia se formar antes de comear a trabalhar. d) A garota foi-se distanciando das outras crianas, pois queria ficar sozinha. e) Aparentemente, a criana estava se sentindo um pouco melhor. 24) Assinale a alternativa em que o pronome relativo no tenha sido empregado de acordo com a norma culta da lngua: a) A estrada por que viemos foi interditada. b) No foi essa a igreja em que me casei. c) Os hspedes cujas reclamaes foram atendidas partiram hoje. d) Conheci a cidade aonde voc nasceu. e) A rua, a qual foi recentemente inaugurada, j est toda esburacada. 25) Assinale a alternativa em que as expresses sublinhadas nas trs frases abaixo tenham sido corretamente pronominalizadas. - Puseram as cartas na mesa. - Deduziu os gastos com sade do imposto de renda. - Ao repor as taas na caixa, notou que uma estava lascada. a) Puseram-as Deduziu-os repor-nas. b) Puseram-las Deduziu-lhes repor-lhes. c) Puseram-nas Deduziu-os rep-las. d) Puseram-lhes Deduziu-los repor-nas. e) Puseram-nas Deduziu-nos reps-las.

26) A opo em que o pronome oblquo tono deve, necessariamente, vir na posio procltica : a) H pessoas que se estimam e se amam verdadeiramente. b) L onde o tempo constri, evitando-se a rotina. c) Era de vidro e se quebrou. d) Conhecemos uma pessoa e nos relacionamos com outra. e) A gente se pe a pensar que deve haver mesmo uma interferncia do demo. 27) Assinale o perodo em que o termo sublinhado no se refere ao antecedente. a) Imaginemos um eletricista que seja incapaz de se informar sobre sua especialidade. b) ... a escola no est vencendo o desafio de alfabetizar funcionalmente a parcela da populao que consegue chegar a ela. c) No entanto, singular o grau de desinteresse que os alunos mostram pelo livro didtico. d) ... as experincias dos alunos com os livros didticos tendem a lev-los a concluses que se generalizam para a leitura em geral. e) Ele no chega a descobrir, em suma, que o livro pode ser uma fonte de informaes teis. 28) Indique a alternativa em que a palavra destacada pode ser eliminada sem prejuzo do sentido da frase: a) Tenho plena certeza de que devemos dar o nosso grito de amor vida. b) Conta-se que, aos 13 anos, lhe havia morrido a me muito querida. c) Falam, na famlia, que ele imps a sua presena com autoridade ferina. d) Tentamos entend-la, mas ela, constantemente, se fecha em silncio.

e) Perceberam que ela necessitava da companhia dos amigos. 29) A mesma razo que justifica a colocao do pronome oblquo tono em No se chame a isto hipocrisia, observada em: a) Os turbulentos que lhe vm pedir opinio... b) Nunca se espalha, silencia. c) Se alguma paixo imoral o sacode... d) Exila-se da comunho da qual se considera renegado. e) Se o mundo lhe faz provocaes. 30) Indique a alternativa em que a colocao do pronome pessoal tono no obedece s normas vigentes. a) Em se tratando disto, podemos contar com ele. b) Fi-lo e f-lo-ei sempre que o quiser. c) Muitas vezes temos prevenido-o do fato. d) Quando o recebo aqui, fico feliz. e) Aqui se deu a maior tragdia. 31) ... como se o vento os levantasse. Considerando os padres da lngua culta, reestruturou-se a frase acima, mantendo-se correta a colocao pronominal, exceto: a) como se o vento fosse levant-los. b) como se o vento jamais os levantasse. c) como se o vento tivesse levantado-os. d) como se o vento no os fosse levantar. e) como se o vento estivesse levantando-os. 32) Leia com ateno os perodos a seguir. I S se me desses, amada, as mos para _______ beijar. II No haver divergncia entre _________ e ela. III Estas dificuldades so prprias para ________ enfrent-las.

IV No fcil para _______ estar procura de emprego. V Por que interpes um instrumento de morte e de afronta entre _____ e ti. As lacunas ficaro corretas se completadas, respectivamente com: a) eu, mim, mim, eu, mim b) mim, eu, mim, mim, eu c) mim, mim, eu, mim, eu d) eu, mim, eu, eu, mim e) eu, mim, eu, mim, mim 33) Em todas as opes, as frases foram reformuladas por no se adequarem s normas da lngua padro, exceto em: a) No h nada pra mim resolver de imediato. / No h nada para eu resolver de imediato. b) Para mim desistir, no bastam as suas lamentaes. / Para eu desistir, no bastam as suas lamentaes. c) Era muito difcil para mim estudar as regras do seu jogo. / Era muito difcil para eu estudar as regras do seu jogo. d) Sempre h algo de sedutor entre eu e os homens de dezoito anos. / Sempre h algo de sedutor entre mim e os homens de dezoito anos. e) No saberiam o que fazer perante eu e os colegas. / No saberiam o que fazer perante mim e os colegas. 34) Senhor pode ter como abreviatura Sr.; o item abaixo que apresenta uma forma abreviada erradamente : a) Vossa Majestade V.M. b) Vossa Alteza V.A. c) Vossa Excelncia V.Excia. d) Vossa Senhoria V.S. e) Vossa Santidade V.S.

35) Em todas as alternativas, a expresso destacada pode ser substituda pelo pronome lhe, exceto em: a) Tu dirs a Ceclia que Peri partiu. b) Ceclia viu perto a Isabel. c) Ceclia recomendou a Peri que estivesse quieto. d) Peri prometeu a D.Antnio levar-te irm. 36) ... levaram a adotar... / ... a sua morte... / ... no a ps... As trs ocorrncias do a so respectivamente: a) pronome artigo pronome; b) preposio artigo pronome; c) artigo artigo preposio; d) artigo pronome pronome; 37) Em uma das construes, h ocorrncia de nclise. Indique-a. a) No foi isso que vos disse. b) Foram-se as esperanas. c) Dir-te-ei depois o que aconteceu. d) Ela no foi nem se deixou levar. 38) Indique a nica possibilidade de colocao pronominal incorreta. a) Acredita-se que lhe cabem sistemas tradicionais de produo, uma espcie de sonhos de consumo. b) Quando disps-se a transmitir um manancial formidvel, a mgica telinha uniformizou os padres de gosto. c) O sinal de tev se tornou a nica opo de cultura, informao e lazer, para as famlias. d) As cidades proporcionar-lhe-o uma idia clara do potencial de influncia dessas emissoras.

39) Aponte a frase com o emprego incorreto do pronome demonstrativo. a) Joo convidou Paulo para a reunio administrativa, mas este no aceitou. b) Passe-me , por favor, esse cinzeiro que est perto de voc. c) Os frades so soldados sua maneira; estes servem ptria e aqueles a Deus. d) Espero ansiosamente o dia 25 de julho; naquele dia, pretendo estar em casa de meus pais. 40) Na orao Calei-me, em relao ao verbo, o pronome est: a) procltico b) apassivador c) encltico d) mesocltico 41) Assinale a alternativa em que h erro quanto ao emprego dos pronomes se, si e consigo. a) Feriu-se, quando brincava com o revlver e o virou para si. b) Os homens carregam consigo as suas penas. c) Ele s cuida de si. d) Espere um momento, pois tenho de falar consigo. 42) Ningum os guardou no armrio. O termo grifado : a) pronome b) artigo c) preposio d) conjuno

43) Todos os que a presenciaram reconheceram que fora uma responsabilidade social. No perodo h: a) um pronome indefinido dois pronomes pessoais do caso oblquo dois pronomes relativos. b) um pronome indefinido dois pronomes pessoais do caso oblquo um pronome relativo uma conjuno subordinativa integrante. c) um pronome indefinido dois pronomes pessoais do caso oblquo duas conjunes integrantes. d) um pronome indefinido um pronome demonstrativo um pronome relativo um pronome pessoal do caso oblquo uma conjuno integrante. 44) Segundo a norma culta, apropriada somente uma construo com referncia ao emprego do pronome. Indique-a: a) Entre Joo e eu, h grande distncia. b) Entre eu e Joo, h grande distncia. c) Entre Joo e tu, h grande distncia. d) Entre Joo e mim, h grande distncia. 45) Indique a frase em que o pronome relativo foi empregado de forma incorreta. a) Naquela rua estreita, h uma casa onde nasci. b) Tenho uma caneta cuja a pena de ouro. c) Quero viver numa fazenda em que possa trabalhar. d) Aqui est o tcnico em eletricidade de cuja opinio no podes prescindir. 46) Assinale a opo em que a forma verbal entre parnteses no preenche corretamente a lacuna na frase. a) Quando voc resolver seu problema, .....-nos a soluo. (traga) b) Se a viagem nos ....., ns a faremos. (convier)

c) Se voc ..... a verdade, ficaramos contentes. (dissesse) d) Enquanto eles se ..... unidos, vencero. (manterem) 47) No perodo O homem que luta vence na vida, o que : a) pronome relativo b) conjuno integrante c) interjeio d) substantivo 48) Aponte a alternativa em que ocorreu transgresso gramatical no emprego do pronome de tratamento: a) Vossa Excelncia desejais que nos comuniquemos com vossa famlia? b) Vossa Excelncia, por obsquio, queira falar mais alto, que no ouvi bem. c) Sua Excelncia, o Presidente, j aprovou os projetos que beneficiam nosso Estado. d) Sua Excelncia, o Governador do Estado, visitou o Oeste catarinense. 49) A colocao pronominal est de acordo com as normas gramaticais em: a) Quando age-se com honestidade, tudo d certo. b) Me empresta seu livro? c) Como no ouvissem-me, gritei mais alto. d) Deus te ilumine sempre! 50) A colocao pronominal est de acordo com as normas gramaticais em: a) Ficar-lhe-ei grato por esse favor. b) Pedi que guardasse-o em lugar seguro.

c) Por que preocupas-te tanto? d) Vrias pessoas j disseram-me isso.

01-D 11-C 21-D 31-C 41-D

02-B 12-D 22-A 32-E 42-A

03-B 13-A 23-B 33-C 43-D

04-D 14-D 24-D 34-C 44-D

05-D 15-C 25-C 35-B 45-B

06-D 16-B 26-A 36-B 46-D

07-C 17-B 27-E 37-B 47-A

08-D 18-D 28-A 38-B 48-A

09-D 19-B 29-B 39-D 49-D

10-A 20-B 30-C 40-C 50-A

You might also like