You are on page 1of 3

Boquilhas de Saxofone - Como escolher

Artigo por dan_camsky Julho / 2011 Talvez a maior questo em termos de setup no saxofone seja a boquilha. Quase todos ns j experimentamos uma dzia delas na tentativa de conseguir a sonoridade ideal, e muitos tm uma coleo delas. Bem, nas boquilhas vale o ditado: Quem sabe o q procura, percebe quando encontra. Ento vou tentar clarear a questo. Alm da abertura, h dois aspectos principais quanto s boquilhas: a funcionalidade e a sonoridade. Chamamos de abertura a distncia entre o plano da mesa e trilho do bico (vide abaixo).

No h um padro de abertura entre os fabricantes, e um mesmo nmero de boquilha (#5, por exemplo) pode representar aberturas bem diferentes. Abaixo tabela comparativa com as aberturas de alguns dos inmeros fabricantes (fonte: http://www.jodyjazz.com/facings.html). Para converter a medida para mm, basta multiplicar a abertura (q est em milsimos de polegada) por 0,0254.
Alto Saxophone Mouthpiece Facing Chart
Alto Models 60 63 65 66 JodyJazz ESP Bari Rubber Beechler Beechler Metal Brilhart Ebolin Bundy Dukoff Lakey Berg Larsen Otto Link Meyer Metal Meyer Rubber Ponzol Rico Royal Rousseau Jazz Runyon Rovner Selmer SR Tech Vandoren Yamaha Yanagisawa
4C 4 5C 5 6C 6 A5 7C 7 8 9 A6 C* X4 X5 4M 4* 5 70 5* 5J 2 3 3 4

Tip openings in thousandths of an inch 76 77 78 80 81 82 83 85 86 87 88 90 92 93 95 97 98 100 105

67 70 71

72

74 75

9*

72 5

77 6

82 7

87 8 9

4 6 4 75 6 6J 7 5 80 6* 7J 8 6 85 7 8J 9
7

10

90 7* 8

100 105 8* 9

5M

6M

7M

8M

9M

10M

70 3

75

80 5

85 7

X7

X8

4 5

7 6 D E X A7/A35

9 7 F X G

A8

A45

A9

A55

As boquilhas de menor abertura combinam com palhetas mais duras, as mais abertas com mais moles, e cada fabricante costuma recomendar uma faixa numerao de palhetas (q tb pode variar bastante entre fabricantes) para cada numerao de boquilha, mas a palheta adequada a determinada boquilha depende muito do gosto do saxofonista. As boquilhas mais fechadas em geral so preferidas pelos msicos clssicos, pois so mais fceis para manter a afinao. As de abertura maior precisam de melhor controle de embocadura para manter a afinao, mas facilitam efeitos como os bends, e geram um volume maior. Essas so as preferidas pelos msicos dedicados aos demais estilos. A funcionalidade basicamente se a boquilha funciona como deve (nada mais bvio...). Chamamos de faceamento o conjunto da mesa, dos trilhos laterais e sua curvatura e o trilho do bico. Essas partes da boquilha so vitais funcionalidade, e defeitos podem causar uma srie de problemas. Defeitos no faceamento podem provocar: Tendncia a apitos: vc digita uma determinada nota e soa um harmnico bem mais agudo. Isso costuma acontecer principalmente no registro agudo do sax. Inconstncia de volume: mesmo soprando de forma idntica, algumas notas ou zonas da tessitura soam com volume abafado, e outras parecem gritar. Muita dificuldade em obter os extremos da tessitura: as notas mais graves ou agudas ficam difceis de obter. Notas com tendncia bitonalidade: vc digita uma nota e soa como se estivessem sendo tocadas duas notas ao mesmo tempo, ou parece haver uma alternncia entre ambas. Falta de projeo: para obter um volume razovel, vc precisa fazer um esforo enorme na coluna de ar. Dificuldade em obter dinmicas suaves: algumas ou todas as notas do sax somente respondem em dinmicas intermedirias a fortes. Vc consegue tocar em piano ou mais suave. Falta ou excesso de resistncia ao sopro: parece q o ar acaba rpido demais, impossibilitando terminar as frases, ou ocorre o oposto, sobra muito ar ao final das frases. O faceamento requer uma preciso dimensional muito apurada, ou a boquilha ter alguns dos defeitos citados acima. Alguns fabricantes conseguem essa preciso dimensional nas boquilhas q fabricam, mas outros infelizmente no, produzindo algumas peas muito boas, outras apenas razoveis e muitas peas ruins. Somente testando tendo como base a observao dos pontos acima q podemos verificar se o exemplar q estamos comprando de faceamento bom ou deficiente. Mas na era das compras pela web somente podemos fazer isso ao receber. E tb poucas lojas permitem experimentar as boquilhas q tem a venda. Quanto sonoridade, as boquilhas variam em um espectro de brilho q vai de muito escuro at muito brilhante. Os detalhes que definem essa caracterstica esto no interior da boquilha, basicamente no formato da rampa (baffle) e cmara. As boquilhas de rampa alta tendem a sonoridade brilhante, as de rampa baixa tendem a sonoridade escura. H diversas configuraes diferentes de rampa: simples, dupla, bullet, com ou sem degrau no final, corrugada, etc.

Alm da forma e altura da rampa, o outro principal fator de sonoridade o tamanho da cmara (zona entre o tudel, palheta e rampa). As boquilhas com cmara pequena tendem a sonoridade brilhante, enquanto as de cmara grande tendem a sonoridade escura. Sobre o material de q a boquilha feito, a maioria concorda q pouco influencia na sonoridade obtida. Cabe observar q boa parte das boquilhas de metal, mas no a totalidade delas, costuma ser fabricada com rampa alta, portanto perfil brilhante. As feitas dos demais materiais variam em brilho, mas tradicionalmente tendem a sonoridade intermediria a escura. Nos ltimos anos tem surgido no mercado boquilhas em resinas diversas tendo como modelos de base as tradicionais de metal, mudando um pouco essa regra q boquilhas de resina e hard rubber possuem sonoridade mais escura. H diversos outros detalhes nas boquilhas que afetam a sonoridade e funcionalidade em menor grau e q podem ser mais importantes para saxofonistas mais experientes, tal como o comprimento da curvatura dos trilhos, o tamanho da janela, a espessura do trilho do bico, o tipo de baffle, etc. Mas acredito q as informaes acima ajudem na orientao sobre q tipo de boquilha procurar e como observar a adequada funcionalidade da mesma.

You might also like