You are on page 1of 6

Escola de Ensino Mdio Nazar Guerra Outubro de 2011 Ano:

INSTRUES 1. Preencha o carto-resposta com seu nome completo, data de nascimento, srie e turno em que estuda. 2. A durao da prova de 4 horas. 3. Cada questo tem cinco alternativas de resposta: A), B), C), D) e E) e apenas uma delas correta. 4. Para cada questo marque a alternativa escolhida no carto-resposta, preenchendo todo o espao dentro do crculo correspondente a lpis ou a caneta. 5. Marque apenas uma alternativa para cada questo. Ateno: se voc marcar mais de uma alternativa, perder os pontos da questo, mesmo que uma das alternativas marcadas seja a correta. 6. No permitido o uso de instrumentos de desenho, calculadoras ou quaisquer fontes de consulta. 7. Os espaos em branco na prova podem ser usados para rascunho. 8. Ao final da prova, entregue somente o GABARITO ao professor.

Simulado SPAECE
Nome: Turno: Turma: Data de Nascimento: / / LNGUA PORTUGUESA
Leia o texto abaixo MULHERES Fernando Verssimo Certo dia parei para observar as mulheres e s pude concluir uma coisa: elas no so humanas. So espis. Espis de deus, disfaradas entre ns. Pare para refletir sobre o sexto sentido. Algum duvida que ele exista? E como explicar que ela sabia exatamente qual mulher, entre as presentes, em uma reunio, seja aquela que d em cima de voc? E quando ela antecipa que algum tem algo contra voc que algum est ficando doente ou que voc quer lembrar o relacionamento. E quando ela diz que vai fazer frio e manda voc levar um casaco? Rio de Janeiro, 40 graus, voc vai pegar um avio pra So Paulo. S meia hora de vo. Ela fala pra voc levar um casaco porque vai fazer frio. Voc no leva. O que acontece? O avio fica preso no trasfego, em terra, por quase duas horas, depois que voc j entrou, antes de decolar. O ar condicionado chega a pingar gelo de tanto frio que faz l dentro! Leve um sapato extra na mala, querido. Vai que voc pisa numa poa... Se voc no levar o sapato extra, meu amigo, leve dinheiro extra para comprar outro. Pois o seu estar, sem dvida, molhado... O sexto-sentido no faz sentido! a comunicao direta com Deus! Assim muito fcil... As mulheres so mes! E preparam, literalmente, gente dentro de si. Ser que deus confiaria tamanha responsabilidade a um reles mortal? E no satisfeitas em ensinar a vida elas insistem em ensinar a viv-las, de forma ntegra, oferecendo amor incondicional e disponibilidade integral. Fala-se em praga de me, amor de me, corao de me... Tudo isso meio mgico... Talvez Ela tenha instalado o dispositivo corao de me nos anjos da guarda de seus filhos (que, alis, foram criados sua imagem e semelhana). As mulheres choram, Ou vazam? Ou extravasam? Homens tambm choram, mas um choro diferente. As lgrimas das mulheres tm um no sei qu que no quer chorar, um no seu qu de amor, um no sei qu de tempero divino, que tem um efeito devastador sobre os homens... choro feminino. choro de mulher.
Questo01

(D02) Pode-se inferir do texto que. a) a mulher sabe exatamente qual mulher d em cima de voc. b) voc deve levar um casaco, para que o avio no fique preso no trfego. c) as pessoas duvidam que exista sexto-sentido. d) elas (as mulheres) choram quando voc fica doente ou quer terminar o relacionamento. e) praga de me pega e no tem jeito. Leia o texto: PECADOS SANTOS Por que instituio que mais prega a castidade e a retido moral palco de tantos escndalos sexuais A porta dos fundos da igreja est aberta. hora de entrar. Idade 7, 8, 9, 10. Sexo: masculino. Condio social: pobre. Condies familiares: de preferncia um filho sem pai, sozinho ou com uma irm. Onde procurar: nas ruas, escolas, famlias. Como fisgar: aulas de violo. Coral, coroinha. Importantssimo: prender a famlia do garoto. Possibilidades: garoto carinhoso, carente de pai. Sem moralismo. Atitudes minhas: vedo que o garoto gosta e atend-lo em cobrana a sua entrega a mim. Como me apresentar: sempre seguro, srio, dominador, pai. Voc acaba de l um dirio de um padre condenado a 15 anos de priso por abusos sexuais: Tarcisio Tadeu Sprcigo. Em 2000, na cidadezinha de Agudos, So Paulo, ele ensinava msica para um garoto de 9 anos. Ela era fisgada. O pagamento..., favores sexuais, prestados durante um ano. Feitas as primeiras denuncias, em 2001, a igreja o transferiu para Anpolis, Goinia. L a histria se repetiria com mais duas crianas - uma de 13 ano, outra de 5, bizarro. Nada mais incomum. Escndalos assim tm acontecido nos ltimos anos, no mundo todo. S nos EUA, nico lugar com estatsticas concretas sobre padres que cometeram abusos sexuais, 4.392 sacerdotes catlicos foram denunciados por esse tipo de crime entre 1950 e 2002. Isso d 4% do total de pessoas que exerceram o sacerdcio no pas nesse perodo. Um nmero alto, ainda mais tendo-se em mente que menos de 1% da populao pode ser classificada como pedfila. Os casos com crianas so mais visveis entre os que envolvem a sexualidade dos padres. Mas no faltam exemplos em outras searas. H estimativas, veja s, de que metade dos sacerdotes brasileiros tenha amante. Boa parte deles, homens. E denuncias de que o vaticano abriga uma grande comunidade gay, com chefes da igreja fazendo sexo sadomasoquista. Tambm existem milhares de sacerdotes que largam a batina a cada ano para casar e ter filhos. E os que matam os filhos para no ter de largar a batina.

Questo02

Questo04

(D05) O tema do texto : a) a transparncia do padre Tarcisio Tadeu Sprcigo para a igreja de Anpolis. Goinia. b) Os resultados estatsticos da quantidade de padres que largam a igreja de Anpolis. Goinia. c) as denuncias feitas pelo vaticano contra padre que cometeram abuso sexual. d) a igreja como palco de tantos escndalos, onde sacerdotes catlicos esto sendo denunciados pelos mais graves crimes de abusos sexuais. e) a divulgao do dirio de um padre catlico condenado a 15 anos de priso por abuso sexual nos EUA. Leia o texto: ONU: total de pessoas com AIDS aumenta 12 vezes So 5,2 milhes em todo o mundo, motivados pelos esforos coletivos para a preveno e o combate ao vrus HIV, em 22 pases africanos, houve queda de 25% nas novas infeces. Os esforos coletivos para a preveno e o combate ao vrus HIV conseguiram multiplicar em 12 o nmero de doentes em tratamento no mundo. O dado do programa conjunto das Naes Unidas sobre HIV-AIDS (Unaids), que apresentou nesta sexta feira (17) em Nova York informaes gerais sobre o assunto. Em 22 pases africanos, a queda foi de 25% no total, de novas infeces. O maior nmero de casos registrado na Costa do Marfim, na Etipia, na Nigria, na frica do Sul, em Zmbia e no Zimbbue que tm a maior epidemia na frica. Porm, o Unaids alerta que houve um aumento nas contaminaes nos pases da Europa Oriental e sia Central. Pelos relatos feitos nesta sexta, cresceu tambm a quantidade de registros de contaminaes entre homossexuais. As informaes so da agncia de notcias da Organizao das Naes Unidas (ONU). Os dados se referem ao perodo de 2001 a 2009. Segundo as informaes apresentadas nesta sexta, 5,2 milhes de pessoas em tratamento para o combate ao Vrus HIV. Estimativas indicam que, em 2008, 42 mil mulheres morreram devido a complicaes causadas pela AIDS. Na prxima segunda (20), o assunto ser tema de uma discusso especfica na 65a Assembleia Geral das Naes Unidas. Para os especialistas, necessrio que as autoridades de cada pas revejam a aplicao dos recursos destinados a preveno e ao tratamento da AIDS. De acordo com a Unaids, aumentou o nmero de jovens que usam preservativos nas relaes sexuais, que contribui na reduo das contaminaes. O secretrio-geral do Unaids, Michel Sidib, afirmou que os investimentos para a reduo dos casos de contaminao pelo vrus HIV devem ser feitos em aes que vo desde a sade reprodutiva at orientaes sobre a vida sexual, passando pela assistncia na gravidez.
Questo03

(D04) Observe a tirinha:

No quadrinho o desenho da Mafalda em relao a humanidade de: a) esperana c) adaptao e) realizao b) frustrao d) companheirismo
Questo05

(D19) Observe a tirinha:

Com o uso da expresso o fim do mundo como conhecemos, Garfield demonstra. a) Alegria pelo amigo ter arranjado uma namorada b) Tristeza porque ir ficar sozinho em casa. c) Susto como entusiasmo do amigo. d) Preocupao com a quebra da rotina na vida dos dois amigos. e) Cimes por ter sido trocado pela namorada do amigo. Leia o texto: Cdigo de Trnsito Brasileiro prev multa de R$ 191,54 suspenso do direito de dirigir e recolhimento da CNH. O uso de capacete lei. Contudo ainda possvel ver, nas ruas de Fortaleza, motocicletas circulando livremente sem equipamento de segurana. Para se ter uma idia, a reportagem flagrou durante 45 minutos da manh da ltima quinta-feira (16), mais de 50 condutores infringindo a lei e somente no cruzamento formado pelas avenidas Presidente Castello Branco (leste oeste) e Pasteur, na Barra do Cear. Essa conduta responsvel pelo aumento significativo do nmero de feridos e mortos em acidentes de moto. Segundo dados do Instituto Dr. Jos Frota (IJF), neste ano houve um acrscimo de 18% nos atendimentos em relao ao ano passado. De janeiro a agosto de 2010, foram registrados 3.961 atendimentos, em igual perodo do ano passado, o nmero de feridos que deram entrada na unidade foi de 3.344.
Questo06

(D06) No texto h uma opinio em. a) necessrio que as autoridades de cada pas revejam a aplicao dos recursos destinados preveno e ao tratamento da AIDS. b) 5,2 milhes de pessoas esto em tratamento para o combate ao vrus HIV. c) O maior nmero de casos registrado na Costa Marfim, na Etipia, na Nigria, na frica do Sul, em Zmbia e no Zimbbue. d) o assunto ser tema de uma discusso especfica na 65 a Assembleia Geral das Naes Unidas. e) Os esforos coletivos para a preveno e o combate ao vrus HIV conseguiram multiplicar em 12 vezes o nmero de doentes em tratamento no mundo.

(D10) A funo do texto dado : a) convencer o usurio da utilidade do equipamento. b) instruir o usurio do equipamento c) narrar o ponto de vista de outros usurios sobre o equipamento d) vender equipamento ao cliente. e) causar efeito de humor e ironia do texto.
Questo07

07- (D18) Em relao ao termo anterior o uso de capacete lei, a palavra contudo exerce a funo de: a) explicao c) adio e) continuao b) concluso d) oposio Leia o texto: Precisa-se de um amigo No precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos. No preciso que seja de primeira mo, nem imprescindvel que seja de segunda mo. No preciso que seja puro, nem que seja todo impuro, mas no deve ser vulgar.Pode ter sido enganado (todos os amigos so enganados). Deve sentir pena das pessoa tristes e compreender o imenso vazio

dos solitrios. Deve gostar de crianas e lastimar as que no puderam nascer. Deve-se amar o prximo e respeitar a dor de todos que levam consigo. Tem que gostar de poesia, dos pssaros, do pr do sol e do canto dos ventos. E seu principal objetivo de ser o de ser amigo. Precisa-se de um amigo que que faa a vida valer a pena, no porque a vida bela mas porque j ter um amigo. Precis-se de um amig oque ata no ombro, sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo. Precisa-se de um amigo pra ter a conscincia de que aqinda se vive.
Questo08

Acabou Milhes de rvores meninas irrompem do Asfalto E da conscincia Em carnaval de sol Do sombra grtis Ao papo dos amigos doura do cio no intervalo Do batente Do amor antes aprisionado sob o capo Ou esmigalhado pelas rodas, vida de mil formas naturais Pessoas, animais, Confraternizam: Milagre! [...] Carlos Drummond de Andrade
Questo11

(D02) Segundo o texto: a) amigo imprescindvel aquele que aceita a dor que traz dentro de si e compreende a dor do amigo. b) apenas o primeiro amigo verdadeiro e fiel. c) o ser humano necessita de amigos, no importando que eles sejam perfeitos ou no. d) o ser humano sem amigos no tm conscincia de que ainda est vivo. e) se o amigo for solidrio no lhe importa se ele lhe enganar.
Questo09

(D14) No poema, o aliado fidelssimo da poluio : a) a doura do cio d) as pessoas, animais b) o museu da sucata e) os motores de combusto c) os crimes, os romances
Questo12

09- (D22) O efeito de ironia consiste na forma como texto foi estruturado. O texto assemelha-se: a) a um conto b) a um manual de instrues c) a um soneto d) a uma dissertao argumentativa e) a uma narrativa.
Questo10

(D01) Aps a extino do petrleo surge. a) a morte violenta entre as ferragens. b) a neurose coletiva. c) a vida de mil formas naturais d) as guerras do petrleo. e) os motores de combusto.
Questo13

10- (D01) Para o autor um verdadeiro amigo precisa apenas: a) gostar de crianas b) gostar de poesia, dos pssaros, do pr do sol. c) que nos bata no ombro. d) que seja de segunda mo. e) ser humano, ter sentimentos. Leia o texto abaixo A grande manchete Aproxima-se a hora da manchete O PETRLEO ACABOU acabaram as alucinaes os crimes, os romances as guerras do petrleo o mundo fica livre o pesadelo institucionalizado. Atiradores de lixo Motores de combusto interna E lataria calrica O museu da sucata exibe O derradeiro carro carrasco Tem etiqueta de remorso: Cansei a humanidade Ruas voltam a existir Para o homem E a alegria de estar-junto A poluio perdeu Seu aliado fidelssimo. A pressa acabou. Acabou, pessoal!, congestionamento, O palavro A neurose coletiva A morte violenta entre ferragens Com seu vu de leo E chamas

(D21) Na expresso o amor antes aprisionado sob o cap ou esmigalhado pelas rodas, o poema se refere a) agonia pela busca desenfreada por petrleo, que se torna mais escasso, enquanto o consumo continua aumentando, a cada dia. b) a paixo das pessoas pelos automveis, que cada vez mais velozes e confortveis, so constantemente associadas ao ideal de virilidade e liberdade. c) ao conforto trazido aos seres humanos pela utilizao de energia encontrada no processamento do petrleo. d) aos automveis que trouxeram conforto e liberdade para o ser humano. e) aos avanos tecnolgicos que marcaram a indstria automobilstica. Leia o texto A LOIRA DO BANHEIRO Ela vive nos banheiros das escolas. Possui farta cabeleira loira, muito plida, tem os olhos fundos e as narinas tapadas por algodo, a fim de que o sangue no escorra. Causa pnico entre os estudantes. Dizem que era uma aluna que gostava de cabular as aulas, escondendo-se no banheiro. Um dia, caiu, bateu com a cabea e morreu. Agora, seu fantasma vaga espera de companhia, assombrando todos aqueles que fazem o mesmo que ela costumava fazer. Em outras verses, uma professora que se apaixonou por um aluno. Terminou assassinada, a facadas, pelo marido trado. Tem o rosto e o corpo ensangentados, as roupas em frangalhos. Loura ou loira do banheiro, menina do algodo, big loura. Lenda urbana contempornea que ocorre, com modificaes, em todas as regies do Brasil. Algumas vezes uma mulher feita, outras vezes, uma menina. Os locais de sua apario podem variar: escolas, centros comerciais, hospitais. Entre os caminhoneiros, surge nos banheiros de estrada, de costas, linda, corpo perfeito, belas pernas. Porm, ao se voltar para sua vtima, com o rosto sangrento, causa o horror. Acredita-se, tambm, que seja possvel invoc-la. Para isto, basta apertar a descarga por trs vezes seguidas ou chutar, com fora, o vaso sanitrio. Ento, ela aparecer pronta para atacar a primeira pessoa que entrar no banheiro.

Questo14

(D01) Segundo texto, a personagem : a) a imaginao de um estudante apaixonado b) a lembrana de um caminhoneiro que perdeu sua esposa. c) uma mulher muito bonita que ataca nos banheiros. d) uma professora loura que aparece nos hospitais. e) um fantasma de mulher ou menina loura.
Questo15

b) mesmo sendo muito mais longas e, portanto, menos cansativas. c) no so muito longas e, portanto, menos cansativas. d) so mais curtas e, por isso no precisam usar a sua bssola. e) no so muito curtas, mas possuem mais atalhos.
Questo20

15- (D02) O trecho que faz uma declarao sobre o gnero textual de A loura do Banheiro a) agora seu fantasma vaga... b) ...uma professora que se apaixonou por um aluno c) ... Lenda urbana contempornea d) ...uma mulher feita, outra vezes, uma menina ... e) ...ela aparecer , pronta para atacar....
Questo16

(D02) Segundo o texto, os pombos-correios tm uma bssola interna, o que equivale a dizer que esses animais a) tm um aparelho de posicionamento por satlite. b) seguem as rotas de avies e helicpteros. c) possuem um meio natural de navegao. d) escolhem o caminho mais curto para casa. e) preferem voar mais alto e mais distante. MATEMTICA
Questo21

(D16) A frao que corresponde ao nmero 0, 72 :

(D03) A expresso cabular aula significa: a) deixar de assistir aula. b) deixar a aula bem interessante. c) fazer muito barulho durante toda a aula. d) fazer perguntas difceis durante a aula. e) participar bem da aula. Leia o texto e resolva as questes 17, 18, 19 e 20. Pombos e rodovias J se desconfiava que pombos-correios seguiam grandes rodovias e ferrovias para voltar para casa. Isso chegou a ser observado em estudos feitos a partir de avies e helicpteros. Para testar essas hipteses, pesquisadores colocaram nas costas dessas aves um diminuto aparelho de posicionamento global por satlite mas conhecido pela sigla GPS para mapear com preciso o movimento dos animais. Por trs anos foram observados 216 vos de pombos-correios j experientes que cumpriram trajetrias de at 50 km nas redondezas de Roma. A concluso que eles realmente seguem grandes estradas na volta ao lar, principalmente no inicio e no meio da jornada. E isso ocorre mesmo quando essa rota os afasta do percurso mais curto para casa. Segundo os autores, ao optar por essa estratgia, os pombos podem tornar a navegao, mais simples sem precisar ativar sua bussola interna, e, assim dedicar por exemplo, mais ateno a possveis predadores.
(Pombos e rodovias. Cincia Hoje, Rio de Janeiro, set. 2004)

7 2 36 (B) 5
(A)

18 25 9 (D) 50
(C)

(E)

36 100

Questo22

02. (D18) Dez trabalhadores de uma construtora fazem uma casa pr-fabricada em 90 dias. Quantas pessoas, trabalhando no mesmo ritmo, seriam necessrias para construir a mesma casa em 60 dias? (A) 12 (C) 14 (E) 16 (B) 13 (D) 15
Questo23

(D21) Qual o resultado da soma dos nmeros

2 3 e 7 3? 5

Questo17

(D07) O texto pode ser resumido na seguinte frase: a) pesquisadores acham que o objetivo das aves ao optar por esta estrategia complicar a navegao. b) pesquisadores colocaram um aparelho denomina GPS nas costas do pomboscorreios. c)pesquisadores observaram e concluram que os pombos seguem rodovias ao voltar para casa. d) pesquisadores observaram o comportamento de mais de duzentos pombos-correios experientes. e)pesquisadores observaram que por 3 anos 216 vos de pomboscorreios.
Questo18

9 6 5 9 3 (B) 5 14 9 (C) 5
(A)

37 3 5 37 6 (E) 5
(D)

Questo24

04. (D22) Observe os pontos localizados na reta numrica abaixo:

O ponto que tem coordenada 2 est representado pela letra: (A) L. (B) M. C) N. (D) O. (E) P.
Questo25

(D03) A expresso posicionamento global por satlite se refere: a) estratgia usada por pombos-correios. b) posio estabelecida por helicpteros. c) ao mapeamento do movimento de animais. d) a um aparelho que mede grandes distncias. e) a uma bssola interna que tm os pombos.
Questo19

(D28) Qual dos grficos abaixo melhor representa a funo f(x) = 2x-1

(D16) A leitura do texto permite depreender que os pombos escolhem sobrevoar as rodovias e ferrovias porque essas rotas. a) so mais simples e seguras ainda que sejam mais longas.

(A)

(D)

Qual das planificaes abaixo nos permite construir o cubo?

(A)

(D)

(B)

(E)

(B)

(E)

(C)
Questo30

(C)
Questo26

(D42) No lanamento de um dado, no viciado, a probabilidade de obter um nmero primo aproximadamente? (A) 25% (B) 33% (C) 50% (D) 66% (E) 75%
Questo27

(D50) Utilize seus conhecimentos sobre o teorema para ajudar um trabalhador a encontrar a medida de uma tbua colocada na diagonal do porto de um depsito pra refor-lo. O porto tem 6 metros de altura por 8 metros de comprimento. A medida da tbua, em metros, (A) 7 (B) 8 (C) 10 (D) 11 (E) 14
Questo31

(D51) Observe o tringulo abaixo.

(D53) Observe o tringulo retngulo e as medidas de seus lados representados abaixo. A tangente do ngulo assinalado

O valor de x (A) 110.

(B) 80.

(C) 60.

(D) 50

(E) 30
Questo32

(A)

3 5 3 4

(C)

4 3 4 5

(E)

5 3

(D46) A figura abaixo representa um prisma.Quantas faces essa figura possui?

(B)

(D)

Questo28

(D49) A figura abaixo, mostra as sombras de um poste e de um prdio em um mesmo horrio do dia. Com essas medidas conhecidas, possvel determinar a altura do prdio, cujo valor, em metros :

(A) 3

(B) 6

(C) 7

(D) 9

(E) 12
Questo33

(D67) Marcos tem um tabuleiro de xadrez, onde cada casa do tabuleiro tem dimenses 3cm por 3 cm,conforme mostra a figura abaixo:

(A) 4

(B) 6

(C) 8

(D) 10

(E) 12
Questo29

A rea total tabuleiro de Marcos, em cm, (A) 48 (B) 64 (C) 96 (D) 216

(E) 576
Questo34

(D52) A figura abaixo representa um cubo.

(D64) Marcos foi a mercearia e comprou um garrafo com 2,5litros de refrigerante.Esta quantidade de refrigerante corresponde a (A) 25 ml (C) 2.500 ml (E) 250.000 ml (B) 250 ml (D) 25.000ml

Questo35

Questo38

(D38) A soluo do sistema

x+y+z=2 2x - y + 3z = -3 x - y + z = -2
A) (-1,-2,1) D) (-1,2,1) (B) (1,2,-1) (E) (-1, 0, 1) (C) (1,0,1)
Questo36

(D70) Uma lata com base quadrada tem as dimenses indicadas na figura abaixo. O volume desta lata (A) 70 cm (B) 240cm (C) 430 cm (D) 12.000 cm (E) 18.000 cm
Questo39

(D) No grfico abaixo, encontra-se representada, em bilhes de reais, a arrecadao de impostos federais no perodo de 2003 a 2006.

(D30) Observe o grfico abaixo.

Nesse perodo, a arrecadao anual de impostos federais (A) Nunca ultrapassou os 400 bilhes de reais. (B) sempre foi superior a 300 bilhes de reais. (C) manteve-se constante nos quatros anos. (D) foi maior em 2006 que nos outros anos. (E) chegou a ser inferior a 200 bilhes de reais.
Questo37

A funo trigonomtrica representada nesse grfico A) y = sen x D) y = - sen x B) y = cos x E) y = - cos x C) y = tg x


Questo40

(D76) Uma pesquisa foi realizada com120 alunos de uma escola, para saber quantos usavam computador. Os resultados foram apresentados no grfico abaixo.

17. O jogo-da-velha um jogo popular, originado na Inglaterra. O nome "velha" surgiu do fato de esse jogo ser praticado, poca em que foi criado, por senhoras idosas que tinham dificuldades de viso e no conseguiam mais bordar. Esse jogo consiste na disputa de dois adversrios que, em um tabuleiro 3 3 devem conseguir alinhar verticalmente, horizontalmente ou na diagonal, 3 peas de formato idntico. Cada jogador, aps escolher o formato da pea com a qual ir jogar, coloca uma pea por vez, em qualquer casa do tabuleiro e passa a vez para o adversrio. Vence o primeiro que alinhar 3 peas. No tabuleiro representado na figura esto registradas as jogadas de dois adversrios em um dado momento. Observe que uma das peas tem formato de crculo e a outra tem a forma de um xis. Considere as regras do jogo-da-velha e o fato de que, neste momento, a vez do jogador que utiliza os crculos. Para garantir a vitria na sua prxima jogada, esse jogador pode posicionar a pea no tabuleiro de (A) uma s maneira. (D) quatro maneiras distintas. (B) duas maneiras distintas. (E) cinco maneiras distintas. (C) trs maneiras distintas.

De acordo com esse grfico, correto afirmar que o nmero de homens e mulheres entrevistados foram, respectivamente (A) 40 e 80 (D) 70 e 50 (B) 50 e 30 (E) 80 e 40 (C) 50 e 70

You might also like