You are on page 1of 5

Introduo:

A informtica e um meio que engloba todos os tipos de atividades atravs de computadores, porem informtica e um meio de ajudar pessoas no meio social, tanto em empresas como na vida pessoal e cada vez mais pessoas se englobam nesse mundo virtual, A mesma ajuda ao ser humano na tarefa de potencializar as capacidades de comunicao, pensamento e memria de Consulta, com isso surgiram muitas brechas nesse mundo,dando espao para crimes virtuais,com isso a sociedade virtual deve estar ciente de diversas leis que foram criadas para estabilizar uma ordem, o mundo da tecnologia tambm tem suas mximas, que dificilmente so quebradas,esse trabalho tenta mostrar algumas leis como a lei rege com o crime virtual ,como poderia ser e que tipos de usurios esto necessitando das mesmas.

Objetivos

O projeto de lei n. 84 de 1999(do deputado Luiz Piauhylino)


O objetivo do projeto trata dos crimes de informtica em geral,a sua principal definio e na proteo de dados, definindo-os e prevendo as respectivas penas. Que esto dentre os crimes elencados no projeto que so a destruio, o apagamento e a modificao de dados sem que haja devida autorizao do autor, a obteno de acesso indevido a computadores, a criao ou introduo de programa em computador, de modo indevido, com o objetivo de apagar ou modificar outro programa de computador. J para os direitos individuais, pode ser referido Projeto que prever punio para a veiculao de pornografia em redes de computadores, sem prvio aviso a seus usurios sobre a natureza da informao que for publicada. Os projetos que foram citados tm amostras prximas do que almejam os doutrinadores brasileiros, embora esteja longe de ser cumprida, no da perfeio jurdica, do mnimo que atenda ao presente tecnolgico, de modo a proteger o sistema, o computador, seus perifricos, e tambm o usurio. Apesar de no preencher todas as necessidades da rea de informtica, so os mais completos, e tem nos especialistas, tanto da informtica como do Direito, ferrenhos defensores da sua aprovao. Nesse ponto que vemos a importncia que assume o projeto de lei n 84 de 1999, de autoria do deputado Luiz Piauhylino, pois se trata de uma iniciativa para que a lei defina os crimes cometidos contra os dados que esto disponveis na internet, utilizando o conceito de dado como pessoais ou softwares para materializar a relao de causalidade formadora do crime e inserindo de uma maneira mais clara e determinante o direito brasileiro no pequeno grupo de pases que dispem de meios para coibir este tipo de crime.

Justificativa

Crimes virtuais:

O universo dos crimes informticos teve seus os primeiros indcios no sculo XX nos anos 1960 onde apareceu as primeiras referencias sobre essa modalidade de crimes, com maiores incidncias em casos de manipulao e sabotagem de sistemas de computadores e tambm em redes,j na dcada de 70 a figura do Hacker j era citada com o advento de crimes como invaso de sistema e furto de software, mas foi em 1980 que houve maior ocorrncia dos diferentes tipos de crimes como a pirataria, pedofilia, invaso de sistemas, propagao de vrus, surgindo ento com isso necessidade de se proteger das maiores preocupaes com a segurana virtual que exige uma ateno especial para identificao e punio dos responsveis,no Brasil j comeou a ser percebido nas ultimas dcadas apartir da grande popularizao da tecnologia e foi promulgado a constituio federal em 1988,que mostram leis de crimes de informtica.

O que pode a vim entender como um crime virtual pela legislao:

Entende-se por crime virtual qualquer ao em que o computador seja o instrumento ou o


objeto do delito, ou ento, qualquer delito ligado ao tratamento automtico de dados. Distinguem-se os crimes virtuais entre delitos informticos impuros, aqueles que podem ser cometidos tambm fora do universo do computador, encontrando j definio no sistema punitivo atual, e os delitos informticos puros, ou seja, aqueles que s podem ser concebidos em face de um sistema informtico, ainda no tipificado na legislao brasileiro. Os maiores problemas enfrentados hoje pelos advogados no combate aos crimes virtuais tem sido buscar a correta tipicidade dentro da legislao vigente, vez que a utilizao indevida do computador em suas condutas delituosas extrapola em muito os limites existentes que permitam o enquadramento penal.

Crimes da informtica na legislao brasileira

Leis de crimes na informatica:


Foi sancionada a Lei Federal n. 12.737/2012, que trata da definio de crimes informticos. A impropriamente denominada Lei Carolina Dieckmann[1][2] define algumas condutas, que a partir de agora passam a ser, sem sobra de dvidas, consideradas crimes. Apesar da nova Lei 12.737/2012, antes j era possvel enquadrar certas atitudes (principalmente o uso ilegal de arquivos privados subtrados indevidamente) como crimes. Uma novidade interessante que tambm passa a ser considerado crime a ao de interrupo de servio informtico e telemtico de utilidade pblica. Antes da Lei 12.737/2012 somente era considerado crime a interrupo de servio telegrfico, radiotelegrfico ou telefnico.

You might also like