You are on page 1of 27

Alimento Vivo

1 As sementes 2 Da semente ao broto O germinar da vida 3 - Gramas Nossa fonte dos pigmentos verdes 4 As informaes das Sementes 5 - Culinria do Alimento Vivo 6 - Bibliografia

"Se no temos tempo para cuidar da nossa sade, o dedicamos, ento, para cuidar das nossas doenas". Cooper.

1 As sementes
A - A informao das sementes - Biochip
- atravs do contato com a gua sua capacidade nutricional ampliada em mais de mil vezes. O chip de um computador uma membrana de silcio revestido de gua. As clulas so da mesma forma uma membrana de silcio revestido de gua. Ana Branco - PUC-Rio

B - Alimentos biognicos

- Os germinados so capazes de gerar vida na Terra como nos filhos da Terra provocando mudanas celulares necessrias para termos uma vida criativa e saudvel.

C - Classificao - Sementes pequenas : alfafa, mostarda, gergelim, amaranto,

couve, brcolis, paino, alpiste, nger, rabanete, nabo, sene, trevo quinoa. Desenvolvimento rpido, utilizadas em sucos, saladas e amornados. O aroma limpo e marcante. - Leguminosas macios - feijo mungo, lentilha, azuki. Fceis de cultivar. Saladas e amornados. consumir sem a casca - Leguminosas duros - Gro de bico, ervilha e soja. Fceis de cultivar mas requerem cuidados com a troca de gua no mnimo 2 vezes ao dia e escorrer bem a gua. . Consumir sem a casca. Usado em amornados. - Cereais - arroz, cevada, trigo, aveia, milho, centeio. Germinao rpida e devem consumidas com o lanar do broto. Possuem sabor suave e doce. Sucos, saladas e amornados. - Produtoras de muco: linhaa, agrio e rcula. durante o perodo de molho formam uma substncia mucosa e pegajosa. Crescem melhor sobre uma superfcie mida (pano de algodo, papel filtro) e sem fazer o enxge com controle da umidade. Utilizada em sucos, saladas e amornados. - Casca grossa: girassol, trigo sarraceno, abbora e amndoa. Aps germinao retirar a casca. Sucos, saladas e amornados.

castanha do par, amndoas, ameixa preta, damasco, noz, avel, tmara e amendoim no provocam necessariamente o lanamento de brotos. A gua d incio ao processo germinativo, a informao se torna disponvel e melhor assimilvel. So utilizados em sucos, saladas e amornados.

. - Desidratados e amndoas : A germinao de passas de uva,

2 - Da semente ao broto O germinar da vida


Uma semente em seu estado natural possui atividade biolgica quase imperceptvel. Est hibernando. Dentro da semente h uma memria (informaes) que acompanha a vida na Terra h milhes de anos. Toda a histria da vida no planeta est contida na semente. Todas as partes da planta j existem desde ento: germe, embrio, folhas, razes, caule, folha, flor, fruto, semente, cor, forma, sabor, aroma, etc. As sementes so verdadeiros acumuladores biolgicos de energia solar e

csmica, sob forma de energia nutritiva e alimentar, concentrando informaes vivas armazenadas em micro embalagens. Assim como nos chips usados pelos computadores esse BIOCHIP tambm contm silcio, elemento capaz de armazenar memria e de ter acessada essa informao a partir de "Pontes Orgnicas", meios simpticos que favorecem a transferncia de informao. O organismo vivo funciona como um equipamento de decodificao dessa informao. O organismo humano ao receber esse BIOCHIP contendo informaes originais, isto , sementes nativas que potencializadas pela germinao, recordam em ns a nossa funo no planeta - ser feliz. Acorda nosso corao para os fundamentos primordiais, para a confiana no mundo natural onde bem-vindo nosso ser mamfero, gentil, amoroso, solidrio, cooperativo e sensual. Recordar acordar o corao. O solo, as montanhas, os vegetais, enfim, a matria manifesta o poder de juntar de novo, de religar, de recordar. Assim como a planta, tambm o corpo humano busca compatibilizar o agir do organismo e o meio. Shaldrak chama de Ressonncia Mrfica a transferncia de informao entre semelhantes quando ela acontece atravs do espao e do tempo. O organismo em desenvolvimento sintoniza os campos mrficos de sua espcie e, desse modo, tem a sua disposio memria coletiva onde colhe informaes para esse desenvolvimento. Maturama diz que conhecer ao efetiva. Uma ao que permita a um ser vivo continuar a sua existncia em determinado meio ao produzir a seu mundo.

Quando fornecemos ento: gua, Ar e Temperatura ideal CRIAMOS AS CONDIES ADEQUADAS E IDEAIS PARA QUE O GERME ADORMECIDO DA SEMENTE DESPERTE. Inicia-se agora um ciclo de vida poderoso. Imita-se os passos da natureza, uma verdadeira agricultura num ritual de comunho com a natureza. A gua entra nos poros germinativos, o volume aumenta e a casca comea romper e quebra-se uma fase de dormncia. A energia cada vez necessria e produzida vem das suas prprias reservas, do ar e da gua. - A protena decomposta em aminocidos - Num processo enzimtico transforma aminocidos no essenciais em essenciais, ou seja, a planta cria novas substncias. Alimento biognico. - Vitaminas so formadas e ampliadas em sua concentrao - Gorduras so transformadas em substncias oleosas solveis - Minerais e oligoelementos aumentam e so facilmente assimilveis. O consumo do broto deve ocorrer nesta fase onde o suprimento energtico se d pelas prprias reservas, gua e ar. A capacidade nutritiva amplia-se em mil vezes.

A -Histria

H 5 mil anos na China se consome germinado. Feijo mungo. No Japo o arroz e germinado para se fazer o amasake e o sake. Grcia, Roma e hebreus cultivavam o hbito da linhaa e alfafa germinadas Mxico h o hbito do consumo do milho germinado em suas refeies. Na Europa a cevada germinada cerveja.

B - Economia

Aumento de volume e peso - at 8 vezes Consome-se menos volume porque quantidade, visto que so mais nutritivas.

nos

satisfazem

em

pouca

C - Bioqumica

"Bioqumica a qumica que tem lugar nas clulas dos seres vivos, com suas caracterstica prprias e exclusivas". O trigo germinado cresce em 600% o teor de vitamina C e 300% no teor de vitamina E. A semente de acidificante passa a ser alcalinizante. O recomendvel que 85% de nossa alimentao seja alcalinizante. Como isso possvel? Graas bioqumica da natureza, as sementes dispem de enzimas que transformam a matria-prima da semente e do lugar a um aumento de protenas, vitaminas e minerais.

D Material necessrio
vidro de boca larga - vidros de conserva tela fina elstico Plano inclinado tipo escorredor Limpeza e circulao de ar fundamental para evitar a proliferao de bactrias, mofos, fungos em geral.

E - Sementes
Nunca utilizar sementes tratadas com fungicida ps-colheita. So aquelas comercializadas em pacotes para plantio. Semente de boa qualidade com bom teor de geminao e se for oriunda do cultivo orgnico melhor.

F - Luz
Na natureza as sementes germinam na semi-obscuridade da terra. Para criarmos condies semelhantes devemos cobrir com um pano, papel, fornecendo uma luz fraca e indireta. Excesso de luz prejudica o desempenho do broto.

G - gua
gua fundamental. por ela que flui a informao. Abundncia na troca de gua. gua deixada de molho e da primeira troca contm enzimas e substncias nutritivas podendo ser utilizada em chs, sopas e para rega de plantas. Para enxaguar as sementes: gua fria ou quente demais prejudica a brotao Dias frios - gua aquecida na temperatura das mos, somente para quebrar o frio. Dias quentes - gua fria, em dias quentes o excesso de calor favorece o desenvolvimento de patgenos.

H - Temperatura
O ideal a temperatura de 21 graus centgrados. O calor acelera e o frio retarda o seu desenvolvimento. Em dias frios para quebra da dormncia das sementes conservar as sementes no congelador.

I - Oxignio imprescindvel a boa circulao de ar dentro do vidro. Nunca tampar a boca de vidro evitando entrada e

circulao de

ar. Inclinao em torno de 45 graus suficiente. J - Conservao das Sementes


O ambiente deve ser seco, arejado, fresco e pouco iluminado. Geladeira e congelador so timos porque so frios e secos..

K - Regras gerais
1- as sementes devem estar sempre midas. Nunca encharcadas ou secas. 2- A temperatura deve ser ambiente e o mais prxima de 21 graus centgrados. 3- Molhar os brotos duas vezes ao dia. ao amanhecer e noite. 4- A quantidade de semente deve ser proporcional ao tamanho do vidro. 5- O local de germinao deve ser fcil acesso, manipulao e harmonioso

L - Causas da m germinao
1- Semente de m qualidade biolgica:radiadas, velhas, armazenadas inadequadamente, machucadas, podres ou quebradas. 2 - Falta de gua 3 - Excesso de umidade, apodrecimento. 4 - Extremo de temperatura - Frio ou calor 5 - Excesso de luz sobre as sementes 6 - gua de baixa qualidade. 7 - Vasilhame de metal, em vez de vidro. 8 - M circulao de ar 9 - Tempo excessivo de molho - acima de 12 horas. 10 - Excesso de sementes no vidro. 11 - Enxge inadequado. Menos de duas vezes ou rpido demais. 12 - Temperatura da gua: ou fria demais ou quente demais

M - Passos a serem dados


1 - Selecionar as sementes - retirar as machucadas, quebradas e mofadas. E as sujeiras 2 - Colocar as sementes no vidro de boca larga 3 - Colocar a tela com elstico 4 - Lavar as sementes com diversas trocas de gua 5 - Colocar gua de boa qualidade para deixar as sementes de molho. Em torno de 8 horas a 12 horas. 6 - Aps 8 horas retirar a gua deixada de molho. 7 - Enxaguar bem com diversas trocas de gua 8 - Colocar o vidro em posio inclinada. Deixando escorrer o excesso de gua , porm com a livre entrada de ar pela boca do vidro. 9 - Cobrir o vidro com pano ou outro material que deixe o ambiente interno escuro. 10 - Pela manh ou noite, novamente, enxaguar bem as sementes com diversas trocas de gua. 11 - O tempo de germinao varia conforme a semente e a sua destinao: suco, salada, grama. - Cada semente tem seu tempo para consumo - Temperatura quente a germinao mais rpido - Temperatura mais fria a germinao ocorre de forma mais lenta - Qualidade germinativa da semente tambm altera no tempo de germinao. - Utilizao culinria. Broto para suco, salada(alfafa, mungo, cebola, rabanete), rejuvelac(trigo), grama(clorofila), bebida(cerveja, malte)

3 - Gramas Nossa fonte dos pigmentos verdes


So pequenas hortas em bandejas dentro de casa que so capazes de fornecer, num prazo de 10 a 14 dias, nossa reserva de pigmentos verdes saudveis de trigo, girassol, arroz, milho, pipoca, centeio e linhaa. Possuem Clorofila e podem ser utilizados em saladas, sucos, amornados e tratamentos teraputicos diversos. No incio do crescimento, as plantas so extremamente ricas em substncias que reforam a vitalidade das nossas clulas e permitem a regenerao constante. Com isso recuperamos em ns a direta conexo com a terra na produo de alimentos e na forma como pOdemos desenhar nosso prprio sustento. " clorofila ser a protena imprescindvel para a nova era de luz que se aproxima. Quando tomada lquida e fresca, ela contm raios de sol sintetizados, mais a corrente eltrica necessria para a revitalizao do corpo e abrir novas reas no crebro humano que at agora so desconhecidas". Dra. Ann Wigmore,1970. Ana Branco - PUC-Rio.

A - Como cultivar

A Dra. Ann Wigmore, EUA, a Prof Ana Branco, Brasil, tem desenvolvido e aperfeioado mtodos para atender as necessidades de auto suficincia alimentar. Comeamos com uma bandeja com altura superior a 5 centmetros. No h a necessidade de ser furada na parte inferior. Quanto mais neutro e permanente for o material da bandeja melhor: vidro, madeira, papelo, plstico branco, lata. Evitar a utilizao de material com substncias txicas tipo tintas, querosene, gasolina, alumnio, etc. A produo de grama deve ser em funo do consumo dirio. Devemos ter mais de uma bandeja para fazer o rodzio completo evitando assim o desabastecimento. A terra quanto mais nutritiva melhor. A qualidade da terra influenciar na qualidade da grama. Ter conhecimento da procedncia da terra interessante. Adubar a terra interessante e qualificante. Os ps de rocha, calcrio, cinzas, biofertilizantes, composto, hmus so as melhores indicaes.

B - gua

A gua quanto mais limpa melhor. Utilizar um pulverizador de gua de 500ml o suficiente. O pulverizador tem a vantagem de evitar o excesso e a m distribuio de gua na hora de efetuar a irrigao das plantas. Utilizar a gua do primeiro enxge dos brotos o melhor.

C - Local.

O local deve ser bem ventilado e iluminado. A luz natural o suficiente, porm o sol direto interessante durante alguma parte do dia, se ocorrer durante a manha melhor.

D Passo a passo

- Selecione as sementes retirando as impurezas, - Coloque as sementes de molho durante 8 horas, - Retire e guarde a gua do molho - prepare a terra e distribua na bandeja com altura de a 3 a 5 centmetros. - Distribua as sementes na bandeja de forma bem concentrada, porm no amontoadas uma sobre as outras. - Pressione as sementes com a mo para melhorar o contato da semente com a terra.

- Irrigue as sementes com a mesma gua que foi deixada de molho(rica em enzimas) - Cubra as sementes com uma pequena camada de terra. o suficiente para cobri-las e proteger da luz solar. Pode substituir a terra com uma tampa escura, jornal, etc.

Fonte: "Voc sabe se alimentar?"; Dr. Soleil, Ed. Paulus

4 As informaes das Sementes


A - Abbora germinada
Da semente ao broto - mtodo de germinao: vidro - perodo de molho: 12 a 16 horas - consumo: 3 dias - lanamento da pontinha do broto. Transformaes pela germinao - As protenas (30%) transformam-se em aminocidos essenciais. - As vitaminas A, B1, B2, B5 e C tem sua concentrao aumentada. - Extremamente rica em fsforo, alm de possuir muito ferro, zinco, clcio e magnsio quando germinados so melhor assimilveis. - As enzimas aumentam Geral - Originria das Amricas - Us-las nos sucos e filtrar. - Nas saladas e amornados retirar a casca - Digestibilidade fcil, sabor suave e agradvel. - Brotos grandes adquirem sabor picante e desagradvel. - Indicada para casos de anemia, ajudando a formao de glbulos vermelhos, na oxigenao das clulas, na formao dos ossos, msculos e crebro. timo vermfugo para lombrigas, solitria e principalmente a tnia. Utilizada para as gestantes acometidas de nuseas, enjos e vmitos. Sua riqueza em zinco potencializa os pncreas, os linfcitos T-4 e a glndula prosttica envolvendo o humor , sexualidade e o sistema urinrio em geral. B - Agrio Da semente ao broto - mtodo de germinao: sobre um pano mido de algodo ou umedecendo aos poucos - perodo de molho: 6 horas - consumo: 3 dias ou com 8 dias para ser consumido como verdura. Transformaes pela germinao - Rico em vitaminas A e C. - Rico em ferro, enxofre e potssio. Informaes gerais Originria da Europa, autores tcnicos preferem inclu-la na seo de ervas medicinais e no na de hortalias. Sabor picante agradvel combinando bem em saladas e amornados. Tem atuao tnica, aperiente (apetite) e depurativa; tonifica o corao, o crebro e o sangue. C - Alfafa Da semente ao broto - mtodo de germinao: vidro - perodo de molho: 6 horas - consumo: a partir do terceiro dia at o quinto dia para ser consumida como verdura clorofilada Transformaes pela germinao - O teor de 35% de protenas transformam-se em aminocidos essenciais. - As vitaminas B1, B2, B3, B12, C,D, E, K e U tem sua concentrao ampliada. - Minerais ferro, fsforo, clcio, zinco, alumnio, silcio, enxofre, magnsio, potssio, sdio e cobalto quando germinados so mais assimilveis. - Possui enzimas em grande nmero lipasa, que atua sobre os cidos

graxos, amilasa, que atua sobre os amidos, coagulasa, amulsina, invertasa, peroxidasa, atua nos processos de oxidao, peptinasa e a proteasa que digere as protenas. Informaes gerais - Possui ao mineralizante, vitaminizante, nutriente, antiinflamatria, anti-reumtica e miotnica (tonifica e fortalece a musculatura). - Rica em hormnios vegetais, as auxinas, que atuam na regenerao biolgica. -Sabor suave e agradvel adapta-se a qualquer tipo de salada. - Para as folhas formarem clorofila basta exp-las algumas horas luz natural. D- Arroz germinado Da semente ao broto - mtodo de germinao: vidro - perodo de molho: 8 a 12 horas - consumo: 3 dias - lanamento da pontinha do broto. Transformaes pela germinao - Os 8% de protenas transformam-se em aminocidos essenciais. - As vitaminas B1, B2, B6, E e A tem concentrao ampliada. Vitamina de praticamente inexistente quando germinada passa a ser significativa. - Os minerais clcio, zinco, potssio, sdio, ferro, magnsio e fsforo tornam-se mais assimilveis. - As enzimas so ampliadas. Informaes gerais - Origem desconhecida, h registros de seu uso h 4 mil anos. - considerado o sustentador da humanidade, pois uma pequena poro proporciona muita fora e energia. - o cereal mais facilmente digestivo. - Auxilia na eliminao de lquidos no organismo, pelo equilbrio que nela existe entre o sdio e o potssio. - Utilize-o em sucos e amornados. - Seu sabor agradvel porm em grande quantidade tem sabor levemente amargo. E - Aveia germinada Da semente ao broto - mtodo de germinao: vidro - perodo de molho: 4 horas - consumo: a) sem casca - aps o primeiro dia e conservar na geladeira umedecido. b) com casca- aps o terceiro dia ou na forma de grama de 10 a 14 dias. Transformaes pela germinao - Os seus 14 % de protenas transformam-se em aminocidos essenciais. - 7,5 % de gorduras transformam-se em leos solveis. - As vitaminas A, B1, B2, B3, C (aumento em 600%) e E tem sua concentrao aumentada. - Os minerais iodo, ferro, silcio, fsforo, cobre, flor, zinco e magnsio tornam-se assimilveis. - As enzimas ampliam-se. Informaes gerais - Originrio da sia - altamente energtica, ajudando o aquecimento do organismo no frio. - Alto teor de iodo - o veculo de sua grande energia - fortalece a glndula tiride. - Como contm hidratos de carbono semelhantes frutose, que no necessitam da insulina para serem metabolizados. Por isso muito utilizada na alimentao de diabticos. - Embora contenha alto teor de gordura (cido linleo), no aumenta a colesterolemia, o que possibilita sua utilizao como preventivo da

arteriosclerose. - Sabor agradvel, suave e levemente adocicado. - Pode ser Consumo em desenho de frutas, saladas, amornados e sucos. F - Centeio germinado Da semente ao broto - mtodo de germinao: vidro - perodo de molho: 8 a 12 horas - consumo: a) broto - em dois dias com o lanamento da pontinha do broto. b) Grama - em torno de 12 dias quando estiver a altura de 10 a 14 cm . Transformaes pela germinao - Os 12% de protenas decompem-se em aminocidos de alto valor nutritivo e fortificante. - As vitaminas B1, B2, B3 e E tem sua concentrao ampliada. - Os minerais magnsio, fsforo, ferro, silcio, flor e potssio tm sua concentrao ampliada e melhor assimilvel. - As enzimas so ampliadas. Informaes gerais - Originrio do Sudeste da sia. - Tem sabor suave e agradvel. Consumido em sucos, desenhos e amornados. - um bom nutriente e fortificante. G - Cevada germinada Da semente ao broto - mtodo de germinao: vidro - perodo de molho: 6 horas quando sem casca. - consumo: 1 dia dificilmente lana broto. - conservar sob refrigerao. Transformaes pela germinao - Os 10 % de protenas transformam-se em aminocidos de ao vital e fortificante. - Os 2,1 % de gorduras transformam-se em substncias oleosas mais solveis. - As vitaminas B1, B2, C e E tem sua concentrao ampliada. muito rico em vitamina E. - Os minerais ferro, magnsio, fsforo, zinco, mangans, potssio e cido silcico, tornam-se mais facilmente assimilveis. - As enzimas aumentam. Informaes gerais - Nativo do Oriente Mdio - altamente nutritivo e fortificante. - Sabor agradvel e suave se deve ao alto teor de amilase (enzimas que digerem o amido) - Consumido em saladas, sucos e amornados. - Ajudam a neutralizar a acidez no organismo. - um rejuvenescedor da mucosa digestiva e do restabelecimento de suas funes. H- Feijo Moyashi ou Mungo germinado Da semente ao broto - mtodo de germinao: a) vidro transparente para broto pequeno b) vidro ou plstico escuro para produo de broto grado para ser consumido como verdura. - perodo de molho: 8 a 12 horas - consumo: a) 2 dias com o lanamento da pontinha do broto. b) 5 dias como verdura, at atingir uns 4 centmetros de comprimento.

Deixar exposto na luz algumas horas para produo de clorofila. Transformaes pela germinao O contedo de colina - vitaminas do complexo B - aumenta consideravelmente. - 24 % de suas protenas so melhor assimilveis e transformam-se em aminocidos altamente nutritivos. - As vitaminas A, B1, B2, B12, C e E tm sua concentrao aumentada. - Os minerais clcio, ferro, potssio, sdio, magnsio, clcio e fsforo, tornam-se mais facilmente assimilveis. - As enzimas so ampliadas. Informaes gerais - Originrio da ndia. - Possui sabor agradvel e para melhora melhorar sabor e digestibilidade deve-se retirar a casca. - Os brotos so consumidos em saladas e amornados. - Tm ao neurotnica, depurativa, nutriente e heptica. - Pela sua grande concentrao de colina (vitamina do complexo B), o feijo mungo nutritivo para as clulas cerebrais, tonificando os impulsos nervosos e vivificando assim a memria. - Controla os nveis de colesterol do sangue. - Auxilia, ainda, o organismo na eliminao de venenos e medicamentos, apoiando o trabalho do fgado. I - Gergelim branco ou preto germinado Da semente ao broto - mtodo de germinao: vidro - perodo de molho: 6 horas - consumo: 2 dias - no mais. Transformaes pela germinao - As protenas ampliam-se de 20 para 45 %, e se decompem em aminocidos ativos. - Seus 90 % das gorduras so poli-insaturadas e tem seu teor ampliado em 5 % e se transformam em substncias oleosas mais solveis. - Possui alto teor de lecitina, magnsio, clcio, potssio, fsforo e ferro e se tornam melhor assimilados. - As vitaminas A, B1, B2, B3, C e E tem concentrao aumentada. - As enzimas aumentam. Informaes gerais - Originria da ndia. - Tem ao nutriente, antiinflamatria, anti-reumtica e cicatrizante. - Contm leos de qualidades excepcionais, que praticamente no se torna ranoso. - Seus aminocidos estimulam no organismo a formao de protenas necessrias no regime isenta de produtos animais, sendo de alto valor nutritivo. - Tem o dobro de concentrao de clcio que o leite. - Sabor agradvel e presente, us-lo em pequenas quantidades em saladas, cremes e amornados. J - Girassol germinado Da semente ao broto - mtodo de germinao: a) vidro transparente para ser consumido como broto rpido b) vidro escuro para ser consumido como verdura. Expor luz natural por algumas horas para formao de clorofila. c) bandeja com terra para produo de grama. - perodo de molho: 8 horas - consumo: a) broto em 2 dias - lanamento da pontinha do broto. b) verdura em 5 dias. Expor luz natural para formao de clorofila. c) grama de 10 a 14 dias.

Transformaes pela germinao - Seus 30 % de protenas metamorfoseiam-se em aminocidos essenciais. - Seus 36 % de gorduras transformam-se em substncias oleosas solveis. - As vitaminas B1, B2, B3, B12, E, F, K e a vitamina D(rara nas plantas) tem sua quantidade aumentada. - Contm boas quantidades de cobre, fsforo, cobre, mangans, potssio, clcio, magnsio, zinco, iodo, flor e cloro. - a planta mais rica em ferro que se tenha conhecimento. Informaes gerais - Tem sabor agradvel. - Consumir sempre retirando a casca em sucos, saladas e amornados. K - Lentilha germinada Da semente ao broto - mtodo de germinao: a) vidro transparente para ser consumido como broto rpido b) vidro escuro para ser consumido como verdura. Expor luz natural por algumas horas para formao de clorofila. - perodo de molho: 8 horas - consumo: a) broto em 2 dias - lanamento da pontinha do broto. b) verdura em 5 dias. Expor luz natural para formao de clorofila. - A germinao ocorre mesmo com a retirada prvia da casca. Transformaes pela germinao - Seus 25 % de protenas transformam-se em aminocidos mais energticos. - As Vitaminas B1, B2, B3, B6, B12 e E tem a concentrao ampliada, sua grande quantidade de vitamina C torna-se ainda maior. - Os minerais ferro( grande quantidade), fsforo, zinco, mangans, magnsio, clcio, sdio e cobre, tornam-se mais assimilveis. - As enzimas aumentam. Informaes gerais - Oriunda do Oriente. - Alimento de alto valor energtico e de fcil digesto. - Retirar a casca antes de consumir para deix-la com sabor mais suave e digestiva. - Utiliz-la em amornados e saladas. - Revigorante e energizante de todo o organismo. - Ideal para anmicos, fortalecendo o sangue e o sistema nervoso, pois rica em fsforo e ferro. L - Linhaa germinada Da semente ao broto - mtodo de germinao: vidro ou sobre um pano de algodo - perodo de molho: 4 horas - sem troca de gua, colocar a gua o suficiente para cobrir as sementes. - consumo: a) 1 dia - sem o lanamento da pontinha do broto.Conservando na geladeira. b) 2 dias - sem deixar de molho somente hidratar as sementes at aparecerem os brotos. c) Grama - colocar na terra aps 4 horas de molho. Transformaes pela germinao - Seus 23 % de protenas se manifestam em aminocidos essenciais. - Dos 40 % de gorduras 75 % so cidos graxos insaturados, transformando-se em substncias oleosas mais solveis. - As vitaminas A, B1, B2, C, D, E, F e K tem sua concentrao ampliada.

- Os minerais tornam-se mais assimilveis como ferro, iodo, fsforo, magnsio e cobre. O clcio est presente em grande concentrao. - As enzimas so ampliadas. Informaes gerais - As sementes so envolvidas por uma massa gelatinosa durante a germinao. - Tem ao antiinflamatria, laxante, vitaminizante e cicatrizante. - timo hidratante celular. M - Paino germinado Da semente ao broto - mtodo de germinao: vidro - perodo de molho: 8 horas - consumo: a) Na forma de brotos: 3 dias. b) Na forma de grama: 12 dias. Transformaes pela germinao - Os 10 % das protenas, contendo todos os aminocidos essenciais, decompem-se em aminocidos mais ativos. - Os 3,9 % de gorduras transformam-se em substncias oleosas mais solveis. - As vitaminas do complexo B tm sua composio ampliada. - Os minerais como ferro, fsforo, flor, cobre, magnsio, sdio e potssio tornam-se mais assimilveis. - As enzimas ampliam-se Informaes gerais - Originrio da frica e Oriente Mdio - Tem sabor suave e de fcil digesto. - Consumido em sucos, saladas e amornados. - Possui alta concentrao de flor: fortalece a pele, os cabelos e unhas. - diurtico, til nas inflamaes dos rins e da bexiga. - Auxilia nas afeces do estmago e intestinos. N - Soja germinada Da semente ao broto - mtodo de germinao: vidro - perodo de molho: 8 horas - consumo na forma de brotos: 3 dias. quando solta o brotinho. - Enxaguar a cada 4 horas, meticulosamente. Transformaes pela germinao - Os 37 % das protenas metamorfoseiam-se em aminocidos essenciais. - Os 18 % de gorduras se transformam em substncias oleosas mais solveis. - As vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B12, C e k tm sua concentrao aumentada. - Os minerais tais como clcio, ferro, mangans, potssio, magnsio e fsforo so mais facilmente assimilveis. - As enzimas so ampliadas. Informaes gerais. - Originrio da China. - Tem aroma caracterstico e sabor saliente. - Melhor consumir em amornados. - O cultivo de brotos de soja requer pacincia e esforo, pois, para se evitar a fermentao, so necessrios lavagens freqentes e cuidadosas. - fonte de lecitina, gordura fosfatada que torna o colesterol mais solvel. - Pelo grande teor de B12 que apresenta, supre a carncia desse elemento em regimes vegetarianos estritos. - considerado alimento de alto valor energtico. - Recomendada para fracos, debilitados, convalescentes e diabticos:

tambm usada para combater doenas da pele e arteriosclerose. - De difcil digesto no aconselhvel consumi-la crua. O - Trigo germinado Da semente ao broto - mtodo de germinao: vidro - perodo de molho: 8 horas - consumo: a) Na forma de brotos: 2 dias. b) Na forma de grama: 10 a 14 dias. Clima quente Inverno em torno de 20 dias Transformaes pela germinao - Os 12 % de protenas transformam-se em aminocidos essenciais, - Os 2 % de gorduras tornam-se solveis. - As vitaminas B2, B3, B5, C (amplia em 600%) e E (amplia em 300%) tm sua concentrao ampliada. - Os minerais como ferro, fsforo, magnsio, mangans e zinco tornamse mais assimilveis. - As enzimas ampliam. - O grande teor de clcio torna-se mais ativo e assimilvel Informaes gerais - Origem desconhecida o alimento juntamente com o arroz que acompanha amorosamente a espcie humana h milhares de anos. - Concentra em si a energia csmica do Sol, tida como meio de ligao entre o ser humano e o Sol. - Tem gosto suave, usado em sucos e saladas. - um poderoso regenerador celular (vitaminas B,C e E) incluindo o sistema nervoso. - Recomendado para casos de estafa geral, anemia, presso alta, distrbios do corao e da circulao. Fsforo mg Magnsio mg Clcio mg Gro Germinado Gro inteiro 1.050 432 342 133 71 45

A nossa alimentao deve ser composta por alimentos : Geradores de vida, que so as sementes germinadas(brotos) e Mantenedores de vida, que so as verduras cruas, frutas frescas, sementes e castanhas .Os seres vivos, que produzem esses alimentos, para serem desenvolvidos, retiram a energia vital da natureza, que vm dos 4 elementos que a compem: fogo(sol), ar(gs carbnico e oxignio), gua(H 2O), terra(sais minerais).Ao alimentarmo-nos de alimentos vivos, estamos nos alimentando da energia presente no meio natural que, ao interagir nos organismos vivos promove, gera e mantm a vida. Hbitos Necessrios Conhecer o que comemos Estar atento sobre o efeito da adio de substancias qumicos nos alimentos; Combinar os alimentos

Mastigar adequadamente os alimentos Contato regular com a natureza Prtica diria de exerccio fsico Disciplinar-se para a pratica do bom humor, bons pensamentos, boa motivao e aes benficas.

AS BASES DA ALIMENTAO VIVA Alimentao viva a mantenedora e geradora de vida. Os seres vivos precisam se alimentar desta energia para que a vida possa se manifestar em sua plenitude. A energia vital est presente na natureza, no ar que respiramos, no sol, na terra, na gua. Ao interagirmos com estas energias da natureza estamos alimentando a vida que pulsa em ns. A BOA ALIMENTAO Deve oferecer para o corpo nutrientes e energia vital Recarregar o organismo com energia vital proveniente de alimentos vivos: brotos, frutas, verduras, sementes e castanhas

CLASSIFICAO DOS ALIMENTOS ALIMENTOS BIOGNICOS - geradores de vida e so regeneradores do organismo Alimentos germinados: gros, sementes, leguminosas, cereais e hortalias

ALIMENTOS BIOATIVOS - ativam a vida e so alimentos vivos que do vitalidade e fortalecem a imunidade do nosso corpo Representados pelas hortalias, ervas medicinais, cereais integrais no germinados, nozes no germinados , frutas cruas e frescas, alimentos desidratados.

ALIMENTOS BIOESTTICOS - diminuem a vida Alimentos que possuem pouca vitalidade porque perderam a energia vital, atravs do cozimento, refrigerao, congelamento, armazenamento etc so alimentos que garantem o funcionamento do organismo com o mnimo de seu potencial esses alimentos em sua maioria, quando so comidos nas dietas envelhecem e degeneram o organismo

ALIMENTOS BIOCIDAS - destroem a vida Alimentos que perderam totalmente a energia vital nos processos fsicos ou qumicos de refinao, conservao e preparo Alimentos que foram inventados pelo homem Envenenam as clulas do corpo com substncias nocivas e por isso desenvolvem as tpicas doenas da civilizao: hipoglicemia, diabetes tipo II, arteriosclerose, cncer e outras So os alimentos mais utilizados na alimentao moderna

ESCOLHA DOS ALIMENTOS O instinto alimentar natural do corpo equilibrado e saudvel induz escolha do alimento adequado ao corpo. Alimento adequado ao corpo proporciona: bem estar, vigor e sade promoo natural da desintoxicao do organismo produo de hormnios em equilbrio pelo organismo um corpo trabalhando com todo o seu potencial mximo de desempenho e eficincia

clareza mental e equilbrio emocional

ALIMENTOS DESINTOXICANTES E VITALIZANTES Os brotos, as algas, o miss, os vegetais crus e as frutas (frescos e produzidos atravs da agricultura natural) so alimentos que possuem maior quantidade de energia vital e, conseqentemente, so responsveis pela manuteno e equilbrio das energias do nosso corpo fsico. Atravs da ingesto da maioria desses alimentos e um estilo de vida harmnica, nosso organismo poder ser capaz de transmutar os nutrientes necessrios ao desempenho eficiente de suas funes metablicas, mesmo que tais substncias no estejam disponibilizadas na dieta. Isso pode ocorrer devido energia vital contida nesses alimentos, fator desencadeante deste processo. Na natureza encontramos exemplos claros disso. Por exemplo, a vaca, que come o capim ali colhido na hora, garante os nutrientes necessrios para o seu organismo realizar todas as funes e ainda produzir o leite com uma composio rica em nutrientes, lgico, apropriada para sua espcie. Portanto, esse fato demonstra que est ocorrendo a transmutao de determinados nutrientes em outros. Ns, humanos, certamente, perdemos, em grande parte esta capacidade de transmutao, principalmente por causa dos nossos hbitos de vida inadequados, ingesto de alimentos que agridem o organismo e uma vida em desarmonia com as leis da natureza. Cada um de ns possui "individualidade bioqumica" na forma de utilizao dos nutrientes, no entanto, esses nutrientes estaro mais disponveis e sero melhor assimilados com a ingesto de alimentos vitalizantes. Ento que tal saber um pouco sobre eles? OS ALIMENTOS PODEM DESINTOXICAR E VITALIZAR NOSSO ORGANISMO DAS SEGUINTES FORMAS: fortalecendo a energia dos rins, aumentando a diurese, eliminando as toxinas e fazendo a limpeza do sangue aumentando o trnsito intestinal, evitando a priso de ventre, diminuindo a absoro das toxinas pelo intestino atravs da ao antioxidante dos alimentos ricos em Vitaminas A, C, E, Selnio, com poder de neutralizar os radicais livres produzindo efeitos alcalinizantes no organismo, como o caso das algas marinhas que so ricas em Clcio (ver lista de alimentos alcalinizantes) combatendo os efeitos dos agrotxicos, dos pesticidas e dos metais pesados (bardana, nabo, nir, umebshi, nat, etc.) nutrindo profundamente o organismo, com macronutrientes e micronutrientes, para que ele possa realizar, com normalidade, todas as funes bioqumicas

OS SUCOS DE CLOROFILA E SUAS PROPRIEDADES TERAPUTICAS Alguns dos benefcios dos sucos de clorofila so: estimula a sntese de hemoglobina (tratamento da anemia) acelera a convalescena aps doenas esgotantes e cirrgicas purifica o sangue de impurezas, carreando os produtos txicos para fora da circulao (tratamento das artrites e artroses) e ativa os glbulos brancos (defesa contra infeco) na dieta da mulher grvida e no aleitamento, o suco fornece vitaminas e muitos minerais importantes eficaz nas doenas cardiovasculares (prevenindo e recuperando nos distrbios hepticos, fluidifica a bile, melhora a digesto, combate a fermentao intestinal, promovendo a limpeza putrefativa, isto , retirando as impurezas que esto coladas s paredes ou dentro de divertculos Tambm indicado no combate ao envelhecimento precoce, pois a essncia irradiante, iluminando a escurido interior, levando "luz" para aqueles que no encontram o seu prprio caminho e esto com pensamentos confusos

EQUILBRIO ALIMENTAR

EQUILBRIO ALCALINO/CIDO O equilbrio alcalino cido ocorre no sistema fludo dos organismos vivos, o que abrange por volta de 70% do peso do nosso corpo: 55% dos fludos esto presentes nas clulas, 5% no sangue e 10% so os fludos que envolvem as clulas. O pH representado numa escala de 0 a 14, onde de 0 a 6,99 representa pH cido, 7 neutro e acima de 7 at 14 alcalino. O pH do sangue 7,4, assim ele precisa ser mantido para preservar a nossa vida. Se o pH abaixa a 6,95, podemos entrar em coma e morrer, por que o corao relaxa e no pode bater. Se o pH sobe a 7,7, pode provocar espasmos, tetania, convulses, etc. Investigao cientifica demostra que a acidez causa das doenas, quanto mais cido o meio interno do organismo determinados microorganismo (vrus, bactrias, fungos, etc) podem proliferar desencadeando doenas. Um ambiente cido disponibiliza menos oxignio (O ) nos sistemas, porque o excesso de hidrognio (H+) produzido pelo sistema cido reage com oxignio, diminuindo dessa forma a produo de energia adequada ao funcionamento do organismo, levando-o degenerao. A hiperacidez proveniente de um estilo de vida desarmonioso, stress e uma alimentao composta com grande parte de alimentos que produzem acidez. A ingesto, na maioria, de alimentos alcalinos na dieta um grande aliado para diminuirmos a acidez do nosso corpo e equilibrarmos os sistemas do organismo. Os alimentos alcalinos so aqueles que criam uma condio alcalina no corpo porque possuem uma alta concentrao de Na (sdio), K (potssio), Ca (clcio), Mg (magnsio) e Fe (ferro), enquanto os alimentos ricos em S (enxofre), P (fsforo), Cl (cloro) e I (iodo) so cidos. No laboratrio pode-se medir o grau de acidez ou alcalinidade do alimento (ver lista). Uma alimentao composta com mais de 50% de alimentos cidos podem ocasionar grandes riscos para a sade, predispondo ao surgimento de doenas. O ideal seria uma alimentao com mais de 80% alimentos alcalinos e 20% cidos, dando condies ao corpo de garantir a manuteno do equilbrio alcalinocido. Os cidos vo se acumulando nos tecidos e articulaes ao longo dos anos intoxicam o organismo, sobrecarregam os rgos de eliminao e, desta forma, desencadeiam processos de doenas. Estes cidos, muitos deles, vem da digesto do alimento inadequado ao organismo. Estes cidos atravessam a parede do intestino que perdeu sua funo seletiva devido reaes alrgicas alimentares, permitindo a passagem dessas substncias txicas para a corrente circulatria. Todo o empenho dos sistemas orgnicos est voltado para manter o pH tampo (7,4 no sangue) e nesta compensao os cidos que chegam ao sangue so: imediatamente retirados e depositados nos tecidos. DICAS IMPORTANTES DURANTE A MANIPULAO DO ALIMENTO Escolha verduras sem agrotxicos Para amornar os alimentos, prefira panelas grossas de barro. As panelas finas facilitam a perda das propriedades energticas dos alimentos Nunca deixe alimentos, preparados nas panelas de alumnio, ferro e ao, permanecerem por muito tempo Use colher de pau Use escovinha de cerdas naturais para lavar legumes Aproveite as cascas das verduras (sem agrotxico) Para higienizar e descontaminar os alimentos de metais pesados e inseticidas, aps lavar com bastante gua mergulhar em uma bacia com gua e carvo de madeira verde no mnimo por 30 minutos

YIN-YANG O equilbrio yin-yang se fundamenta no princpio do taosmo (filosofia chinesa) que fala do equilbrio existente entre as foras naturais. Por exemplo, quando chega o mximo do escuro comea a amanhecer. Essas foras so opostas e complementares. Partindo desse princpio, precisamos encontrar o nosso equilbrio energtico, interagindo com as foras da natureza. Instintivamente as nossas escolhas deveriam nos proporcionar esse equilbrio, no entanto, medida que nos afastamos da natureza, perdemos essa capacidade natural. Numa tentativa de buscar se harmonizar com essas foras, o homem, intelectualmente, vem buscando formas de encontrar esse equilbrio. No entanto, se trata de uma questo bastante relativa pois os vrios fatores que interferem no equilbrio yin yang nem sempre podem ser controlados pelo homem. No que diz respeito a alimentao, os alimentos que causam acidez no organismo so os que provocam mais desequilbrios dessas foras, geralmente deixando o corpo mais yin, por exemplo os alimentos industrializados e refinados.

DIETA BSICA PARA REGENERAR A VIDA 1 Ao acordar, tomar o suco de clorofila antes da prtica de exerccios fsicos; 2 Desjejum: Almoo: Lanches: Jantar: Algo mais leve e de fcil digesto; sucos, frutas, desenhos de hortalias. RECEITAS PARA UMA BOA DIGESTO Escolher corretamente os alimentos Mastigar corretamente o alimento, porque aumenta a rea de contato entre as enzimas digestivas e as partculas dos alimentos; 70% dos carboidratos contidos nos alimentos so digeridos na boca atravs da ptialina, enzima presente na saliva Evitar tomar lquidos durante as refeies, porque diluem as enzimas digestivas interferindo na digesto do alimento Evitar sobremesas pois causam distrbios digestivos, propiciando as fermentaes Evitar comer em demasia, porque sobrecarrega os rgos do aparelho digestivo Observar a combinao dos alimentos Praticar exerccios fsicos Alimentar-se tranqilo, com sentimento de gratido siga as sugestes do desjejum. um tipo de cereal germinado (trigo, aveia, trigo sarraceno, cevada, aveia, quinoa,milho, arroz); ; saladas de folhas verde escuro; germinados de colza, linhaa, gergelim, amendoim, castanhas, amndoas. saladas cruas de legumes; pats: abacate, cenoura , berinjela, gergelim, gro de bico germinado,; temperos: shoyu, misso, azeite extra-virgem, limo, alecrim, organo, hortel, manjerico, gengibre, etc. Sal marinho o mnimo possvel! no perodo da manh das 4h as 12h, o corpo est em processo de eliminao, o ideal uma alimentao rica em nutrientes, energia vital e de fcil digestibilidade. *Sugestes: Sucos ; Frutas da estao;Desenhos de frutas.

AMIGOS DA VIDA

Reconhecem que a vida sagrada Respeitam todas as manifestaes da vida atravs de atitudes programadas e conscientes

Reconhecem que o homem natureza e que quando ele agride a natureza tambm agride a si prprio Respeitam a vida que se manifesta pelo prprio corpo, consumindo alimentos apropriados ao bom funcionamento do organismo Rejeitam alimentos destruidores da vida, que foram industrializados e acrescidos de aditivos Assumem exemplo do agir correto em relao a vida, com tica, respeito e discernimento Atuam, na comunidade, em defesa da vida, expandindo essa idia para as pessoas Usam os recursos naturais com sabedoria, preservando-os e renovando-os. Responsabilizam-se pelo lixo que produzem, dando um destino responsvel a ele Reutilizem sempre que possvel, selecionem o lixo para propiciar a reciclagem, no seja consumista. Reconheam que a transformao interna, e que medida que cada um de ns desperta o amor incondicional pela vida poderemos criar uma rede em defesa da vida.

5 - Culinria do Alimento Vivo


O consumo dos alimentos biologicamente ativos, enzimas, vitaminas e aminocidos para que no sejam destrudas nunca devem ser aquecidas acima de 50 graus centgrados, temperatura mxima que a mo suporta. A germinao pode ser considerada como um processo de pr-digesto das sementes. Neste momento um acumulado de milhares de anos de informaes desperto e disponibilizado ao mundo. Enzimas, vitaminas e aminocidos se multiplicam e sintetizam, e os minerais se mobilizam ou se dinamizam tal qual corresponde a um alimento vivo, neste estado quando as sementes se desenvolvem toda a sua vitalidade e sua velocidade de crescimento alcana seu ponto mximo. As enzimas atuam sobre as protenas e as pr digerem dando lugar a aminocidos simplificados. O aminocido lisina se multiplica facilitando a absoro dos nutrientes do trigo. O amido reduzido a acares simples de fcil absoro: maltose e glicose graas ao enzimtica. amido mg trigo trigo 2 dias trigo 6 dias 1.781 1.079 422 dextrina 44 111 121 57 137 466 acar

O gro germinado evita a ao do cido ftico na formao de um fitato clcico insolvel e no assimilvel pelo organismo que provoca a baixa assimilao do clcio. Os cidos graxos essenciais , como por exemplo, as vitaminas F: araquidnico, linolico e linolnico se multiplicam. Eles so essenciais porque no so produzidos pelo corpo humano. So fundamentais para regenerao celular e transporte das vitaminas. Sementes so modelos vivos completos, pois guardam em sua memria todas as informaes necessrias para o seu desenvolvimento no planeta. Recordar - acordar o corao

Conhecer, acordar a memria. Comer conhecer Muitos de nossos padres fisiolgicos de atividade dependem de determinadas substncias qumicas complexas fornecidas pelos alimentos. Significa fornecer as seqncias informadas de molculas e de aminocidos necessrios ao nosso desenvolvimento compreendendo a formao dos seres vivos por geraes graduais. As combinaes moleculares contidas na beterraba, por exemplo, esto sendo formadas atravs de milhes de anos de experimentao criativa da terra. Os alimentos no s possibilitam que os padres de atividade humanos sejam ativados como tambm capacitam o corpo a conhecer o seu presente, para que ele possa viver de acordo com seu destino - AMAR. Prof Ana Branco - PUC-Rio. No processo germinador desencadeado pela gua, Ar Calor. Entra em operao dentro de cada semente uma poderosa usina produtora de enzimas - substncias que regulam, comandam e aceleram o metabolismo celular, ou seja, o conjunto de atividades biolgicas que a processam dentro da clula. Com o processo de germinao , termina a fase de hibernao e inicia-se uma nova atividade vital com o aumento do teor de Vitaminas Minerais Oligo elementos - elementos qumicos ex.: cobre, zinco, mangans, cobalto, iodo, flor, que aparecem no organismo em pequenssima concentrao, apesar de terem tarefas importantes. Alm disso, liberam a energia vital acumulada na semente, estimulando desse modo os processos biolgicos de reproduo celular. Quando nos alimentamos de sementes germinadas, utilizando-nos dessas reservas de energia csmico-nutritiva, que nunca iro reaparecer em concentrao semelhante na vida posterior de uma planta. Aos poucos ela vai consumindo tais reservas e, quando suas primeiras folhas se desenvolvem o suficiente, passa a nutrir-se atravs delas e de suas razes, incorporando assim outra qualidade de energia.

A Sucos Suco de luz do sol


Coloque 1 pepino pequeno e 1 ma grande sem semente no liquidificador. Bata com a ajuda de um socador para auxiliar a extrair o lquido que mora dentro das hortalias. Acrescente os gros germinados, as folhas verdes comestveis, o legume e a raiz escolhida na proporo indicada, variando as hortalias sempre que possvel e privilegiando as de produo orgnica. Coe num coador de pano e beba logo em seguida. Em pouco tempo esse suco se transforma em hemoglobina dentro do nosso corpo.

fonte : www.users.rdc.puc-rio.br/anabranc
Primeira Parte Receitas extradas do wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc Frutas As frutas liberam pigmentos com colorido, odores e sabores intensos. Cumprindo suas funes naturais de atrair nossa ateno e despertar nosso instinto alimentar. Agrupamos as frutas ctricas, as frutas doces e as frutas neutras. Isso significa que quando combinamos as cores e sabores respeitando essa singularidades, nosso processo digestivo economiza energia, e, conseqentemente, a beleza dos desenhos externamente coloridos promove a beleza e a harmonia interna. 1 - Abacate liquefeito com caldo de Limo,Mamo em cubos,Ma em lascas,Damasco hidratado em fatias,Amndoas germinadas raladas. 2 - Banana liquefeita com caldo de Limo e canela,Mamo em fitas,Pra em cubos,Amendoim germinado. 3 - Ameixas secas com corte longitudinal sem sementes, Maa, canela, Cravo e Coco modo juntos para rechear. 4 - Manga liquefeita e peneirada,Sementes de Maracuj,Acerola liquefeita e peneirada,Tangerina em gomos orboletas (corte longitudinal),Uva rosada,Coco ralado. 5 - Manga liquefeita, Abacaxi em tringulos, Uva verde partida ao meio, Amndoas germinada. 6 - Goiaba com Abacaxi liquefeitos, Manga em cubos, Abacate em fatias, Carambola em estrelas, Uva passa hidratada, Amendoim germinado. 7 - Manga liquefeita, Abacaxi em cubos, Pitangas vermelhas, Uvas verdes, Nozes germinadas. 8 - Abacate liquefeito com Limo, Manga em tiras comprida, Sementes de Maracuj, Coco ralado. 9 - Abacate com Abacaxi liquefeitos, Mamo em cubos, Carambola em estrelas, Amendoim germinado. 10 - Abacate liquefeito com caldo de Limo,Caqui em gomos,Banana em rodelas,Coco ralado. 11 - Manga e polpa de Coco verde liquefeitos,Mamo em fitas,Semente de Maracuj. 12 - Manga liquefeita,Kiwi em rodelas,Morangos,Uva passa hidratadas, Coco ralado. Aquecidos Para intensificar as cores de algumas hortalias, usamos o processo de alterao da temperatura. O acompanhamento e a observao das variaes de cores apresentadas pelos modelos vivos feito atravs do contato direto com nossas mos dentro de uma panela de barro aquecida. Pelo aquecimento, as cores vo ganhando intensidade e brilho, e a beleza da vida se mantm pela medida de calor que nossa mo suporta, mantendo as enzimas vivas. 1 - Aipim liquefeito com Alho; Espinafre cortado folhas e talos bem miudinho. 2 - Milho Verde descaroado do sabugo, liquefeito com Cebola e peneirado;Couve-Flor em buqus bem pequeninos. 3 - Ervilha germinada liquefeita com Alho e Pimenta fresca; Abobrinha em cubinhos;Salsa e Cebolinhas picadas. 4 - Aveia germinada liquefeita com Abbora, Alho, Gengibre; Palmito fresco em cubos; Coentro picado.

5 - Batata Baroa liquefeita com Cevadinha germinada e Alho Por; Maxixe e Jil em rodelas finas. 6 - Aveia germinada liquefeita com Alho Por e misso; Agrio picado mido. 7 - Inhame liquefeito com Cebola e Gengibre;Espinafre, Coentro e Cebolinha picados. 8 - Batatas cortadas em fitas finas; Mas cortadas em lascas grossas; Repolho branco e roxo cortados com as mos; Misso liquefeito com Pimenta Cambuci e Alho; Salsa e Cebolinha picados. 9 - Batatas cortadas em fitas finas;Mas cortadas em lascas grossas;Brcolis picados;Pimento vermelho e Cebola roxa em cubinhos;Salsa e Cebolinha picados. 10 - Batata ralada grossa com Cebola picada;Agrio picado e temperado com Pimento vermelho, Coentro, Cebolinha e broto de Colza. 11 - Abbora liquefeita com Pimenta vermelha, Pimento e Cebola; Quiabo em rodelas;Depois de servido no prato acrescente Coco ralado e Amendoim germinado. 12 - Broto de Girassol com 10cm plantado na bandeja com terra;Tomates liquefeitos com Cebola;Pimento vermelho; Organo, Salsa e Cebolinha;Batata Baroa ralada grossa com Cebola picada;Arruma num prato de vidro transparente os brotos de Girassol mais a Batata Baroa aquecida mais o molho de Tomate aquecido mais Castanha do Par germinadas raladas. 13 - Sementes de Cevadinha germinadas liquefeitas com Alho Por e misso em creme;Repolho roxo cortado com as mos;Abbora ralada no grosso;Pimento vermelho, Salsa, Cebolinha picados. 14 - Ma verde e vermelha raladas grossas;Pimento vermelho em cubos;Uvas passas hidratadas;Cebola ralada; Gengibre ralado. 15 - Ervilha fresca picada; Pimento vermelho e amarelo em cubos; Nir picadinho;Alho socado e shoyu. 16 - Batata liquefeita com Alho e gua;Couve cortada em tiras bem finas;Ns Moscada ralada;Salsa e Cebolinha picadas. 17 - Semente de Aveia germinada liquefeita com Pimenta vermelha e Alho;Acelga picada;Abbora ralada;Repolho roxo rasgado;Cebolinha e Salsa picadas. 18 - Broto de Feijo Mung compridos;Tomate liquefeito com Cebola e Pimento vermelho;Beringela descascada cortada em cubinhos aquecida com o esfregar das mos, temperada com Alho socado e Manjerico, Batata Baroa ralada grossa com Alho Por cortado bem mido; Arruma num prato de vidro transparente, os brotos de Feijo com o molho de Tomate com Beringela aquecidos e a Batata Baroa com Alho Por aquecidos. 19 - Semente de Aveia germinada liquefeita com misso e Alho;Aquece com Couve-Flor em buqus e Abobrinha em cubinhos. 20 - Aipim e Beterraba liquefeitos com gua, Gengibre e misso;Broto de Alfafa ou Nabo 21 - Semente de Aveia germinada liquefeita com gua e misso;Brcolis e Alho Por picados. 22 - Beringela descascada em cubinhos;Abobrinha com casca, Pimento vermelho e Aipo em cubinhos;Organo fresco, Salsa e Cebolinha picadinhos;Serve no prato com broto de Gergelim. 23 - Milho Verde descaroado do sabugo liquefeito com Alho Por e peneirado;Beringela em bolinhas (use o boleador - reproduzem a textura do cogumelo). 24 - Gro de Bico germinado descascado, liquefeito com gua, Alho e misso;Rcula rasgada. Molhos: 1 - Ma ralada com Gengibre, Cebola, Limo, azeite virgem, sal marinho e broto de Girassol descascado. 2 - Aipo, Cebola, Pimento, Salsa, Cebolinha liquefeitos com gua, Limo, sal marinho, azeite virgem. 3 - Abacate, Aipo, Cebola, Pimento, Salsa, Cebolinha liquefeitos. Tempere com Limo, sal marinho, Tomate e azeite virgem. 4 - Inhame liquefeito com Cebola, Pimento vermelho em cubinhos, Salsa e Cebolinha. 5 - Gro de Bico germinado descascado liquefeito com Gergelim germinado, Alho, Hortel, Pimenta dedo de moa (servir com lminas de Cenoura e Pepino com folhas de hortel inteiras). 6 - Pimento vermelho e Abacate liquefeitos, Ervas de provence. 7 - Gro de Bico germinado liquefeito com Alho, Salsa, Hortel, Beringela descascada, azeite de oliva extra virgem, Pimenta doce e Cebolinha. 8 - Abacate liquefeito com Limo, Alho, Beringela descascada, azeite de oliva extra virgem, sal marinho Tomate, Palmito de dend fresco, Pimento verde e Cebola picadinhos; Organo e Cheiro verde. Hortalias 1 - Repolho roxo e branco ralados; Ma, Cebola, Pimento verde, Tomate picadinhos;Cenoura ralada; Coentro e Acelga picados. 2 - Farinha de Mandioca:Aipim ralado, torcer no pano e desidratar no Sol. 3 - Farinha de Cenoura, Cenoura ralada, torcer no pano e desidratar no Sol. 4 - Acelga, Maxixe de gringo, Cebola, Pimento verde e Cebolinha picadinhos; Cenoura e Beterraba raladas.

5 - Tabule:Pepino, Pimento verde picados;Cenoura, Chuchu ralados;Rabanete em rodelas;Hortel, Cebola, Salsa, cebolinha picadinhos; Limo bala; Triguilho hidratado;Gro de Bico germinado descascado.Repolho branco e roxo picadinhos;Castanha do Par germinada;Cenoura e Gengibre ralados. 6 - Beringela descascada cortada em cubinhos aquecida com o esfregar das mos; Abobrinha ralada;Pimento verde e amarelo e Tomate em cubinhos;Pimenta de cheiro e Alho socados;Cebolinha e Coentro picados;Organo. 7 - Salada multi folhas Lavar e picar com dedos todo o tipo de Alface (crespa, lisa, roxa), Acelga cortada em tiras finas, Repolho picadinho, Salsa de monto picadinha do talo s folhas, Chicria rasgada e toda e qualquer folha disponvel; Molho: Abbora liquefeita com Inhame, Manjerico, Gengibre, sal marinho e azeite de oliva extra virgem a gosto; Quando tudo pronto ralar 2 mas e acrescentar Limo;Temperar na hora de comer para no murchar. 8 -Tabule: Pepino picado;Cenoura, Repolho roxo, Cebola ralados;Acelga, Hortel, Cebolinha, Coentro picadinhos; Broto de Trigo;Triguilho hidratado;Acompanha Salada Verde de Alface lisa e crespa. 9 - Cenoura, Beterraba ralados;Pimento verde e vermelho, Maa, Pepino em cubinhos;Coentro, Cebola, Pimenta de cheiro picadinhos;Farinha de Aipim desidratada. Sucos 1 - Suco de luz de Sol: Coloque um Pepino pequeno e uma Ma grande sem sementes no liquidificador. Bata com ajuda de um socador para auxiliar a extrair o lquido que mora dentro das hortalias. Acrescente os gros germinados, as folhas verdes comestveis, o legume e a raiz escolhida , variando as hortalias sempre que possvel que possvel e privilegiando as de produo orgnica. Coe num coador de pano e beba logo em seguida. Em pouco tempo esse suco se transforma em hemoglobina dentro do nosso corpo. 2 - Clorofila da grama de Trigo:Trigo brotado em grama na terra 10 dias liquefeito com Ma, broto de semente de Trigo germinada de 2 dias, Pepino e Cenoura. Coar no pano. 3 - Clorofila da grama de Girassol:Girassol brotado em grama na terra com 10 dias liquefeito com Ma, Pepino, Cenoura e broto de semente de Girassol. Coar no pano. 4 - Repolho branco e roxo, Gengibre liquefeitos temperados com Limo e Mel. 5 - Cevada em gros germinados liquefeita com Ma, casca de Limo e gua. Coar no pano. 6 - Semente de Girassol germinada liquefeita com Ma, Canela, Gengibre e gua. Coar no pano. 7 - Coco verde, polpa mais gua de Coco liquefeitos. 8 - Amndoas germinadas liquefeitas com gua de Coco. 9 - Abacaxi com Damasco hidratado liquefeitos com pouca gua. Peneirar. 10 - Melancia com casca, polpa e sementes liquefeitas. Peneirar. 11 - Caju, Limo e Ma liquefeitos. Peneirar. 12 - Lima da Prsia e Laranja Pra espremidas. 13 - Banana liquefeita com gua de Coco. 14 - Goiaba, Abacaxi liquefeitos com pouca gua. Peneirar. 15 - Mamo, Laranja e Maracuj liquefeitos. Peneirar. Segunda parte Receitas extradas do www.cen.g12.br/virtual/biologia\alimento-vivo RosEllis Maior Moraes NutricionistaCopyright (c) 2001 RosEllis Maior Moraes. www.aldomon.com permitida a reproduo entre amigos, desde que indicada a fonte. Fica proibida a publicao em qualquer mdia de massa, ou reproduo para fins comerciais, sem autorizao da autora. LEITES: Leite de Girassol: xcara de semente de girassol hidratada ou germinada; 1 copo (200ml) de gua mineral. Modo de preparar:Bater no liqidificador a sementes com gua e coar. Leite de Gergelim: xcara de semente de gergelim hidratado ou germinado; 1 copo (200ml) de gua mineral.

Modo de preparar:Bater no liqidificador as sementes com a gua e coar. Leite de Amndoas: 12 20 amndoas hidratadas sem pele; 1 copo (200ml) de gua mineral. Modo de preparar:Bater as amndoas com gua no liqidificador. Leite de Amndoas Amornado: Leite de amndoas; Mel para adoar; 1 colher de caf de canela em p; colher de caf de sumo gengibre ralado. Modo de preparar:Misturar os ingredientes e amornar na temperatura do corpo. Leite de Brotos de Soja:1/2 xcara de broto de soja; 1 copo (200ml) de gua mineral. Modo de preparar:Bater no liqidificador com a gua e coar MANDALAS DE FRUTAS:So preparadas com frutas cortadas e arrumadas num prato em forma de mandalas. As frutas devem ser escolhidas, considerando a nossa atrao por elas e combinando-as de forma compatvel. Na montagem das mandalas podemos usar cremes que so sugeridos a seguir (leve em considerao a sua criatividade): Sugestes de Cremes: Creme de Abacate: abacate. Modo de preparar:Descascar o abacate, tirar a semente e amassar para ficar cremoso. Manga com Gergelim: xcara de semente gergelim hidratado ou germinado; copo ( 50ml) de gua mineral; manga descascada e picada; de caf de sumo de gengibre ralado. Modo de preparar:Bater o gergelim com a gua no liqidificador e coar. Bater o leite de gergelim com a manga e o gengibre at ficar cremoso. Mamo com Nozes: 200g de mamo; 6 nozes hidratadas Modo de preparar:Bater no liqidificador as nozes com o mamo para fazer o creme. Se precisar, use um pouquinho de gua mineral. Manga com Castanha do Par: 6 castanhas do par, hidratadas; 1 manga descascada e picada; Modo de preparar:Bater no liqidificador a polpa da manga com as castanhas do par, at ficar cremosa. Se precisar acrescentar um pouquinho de gua mineral. Mamo com Amndoas: 12 20 amndoas hidratadas e sem pele; 200g de mamo. Modo de preparar:Bater no liqidificador o mamo com as amndoas. Trigo Sarraceno com Tmaras: xcara de trigo sarraceno hidratado ou germinado; 1 colher de sopa de linhaa hidratada ou germinada; 6 castanhas do par hidratadas; 6 tmaras; gua mineral, o suficiente. Modo de preparar:Bater no liqidificador todos os ingredientes at a mistura ficar cremosa. Creme de Aveia em Gro: xcara de aveia em gro hidratada; 6 castanhas do par hidratada; 6 tmaras; gua mineral, o suficiente. Modo de preparar:Bater todos os ingredientes no liqidificador at a mistura ficar cremosa. Obs.: Estes cremes podem ser utilizados nas preparaes das mandalas ou para comer com frutas frescas picadas. VITAMINAS: Nozes com Mamo: 6 nozes hidratadas; 200g de mamo; - copo (100ml) de gua mineral.Modo de preparar:Bater todos ingredientes no liqidificador.Amndoas com Damasco: 6 damascos hidratados; xcara de amndoas hidratadas e sem pele; copo (100 ml) de gua mineral. Modo de preparar:Bater todos ingredientes no liqidificador. Leite de Girassol com Banana: 1 copo (200ml) de leite de girassol; 3 bananas (prata ou ma). Modo de preparar:Bater todos ingredientes no liqidificador. Manga com Leite de Gergelim: 1 manga descascada e picada;1 copo (200ml) de leite de gergelim. Modo de preparar:Bater todos os ingredientes no liqidificador. Aa com Limo e Mel: 300g de polpa de aa; limo (suco); mel para adoar. Modo de preparar:Deixar o aa descongelar e bater com o suco de limo e mel. Aa com Mamo; 300g de polpa de aa; 200g de mamo; mel para adoar (opcional). Modo de preparar:Bater todos ingredientes no liqidificador. Aa com Banana: 2 bananas caturras ; 300g de polpa de aa; Mel para adoar (opcional). Modo de preparar:Bater todos os ingredientes no liqidificador. SUCOS:

Suco de Clorofila: 3 mas ou 2 cenoura ou 1 pepino; 50g de broto (girassol, alfafa ou brcolis e etc); 1 ou mais tipo de folhas verde escuro (rcula, couve, brcolis, salso, salsinha, etc); 1 punhado de gramnea (trigo, girassol ou milho). Suco de Melo: 1 fatia de melo sem casca e com sementes. Modo de preparar:Bater o melo com a semente no liqidificador e coar. Suco de Melancia:1 fatia de melancia com sementes. Modo de preparar:Bater a melancia com a semente no liqidificador e coar. Suco de Laranja Lima com Brotos de Alfafa: 1 copo (200ml) de suco laranja lima; 50g de broto de alfafa. Modo de preparar:Bater no liqidificador. Suco de Ma com Semente de Linhaa: 1 copo (200ml) de suco de ma extrado na centrfuga; de xcara de semente de linhaa hidratada. Modo de preparar:Bater os ingredientes no liqidificador e coar. Suco de Cenoura com Amndoas: 1 copo (200ml) de suco de cenoura;12 20 amndoas hidratadas e sem pele. Modo de preparar:Bater os ingredientes no liqidificador. Guarnio Abacaxi: 1 xcara de abacaxi picado em cubo; xcara de semente de gergelim branco hidratado; 1 xcara de broto de alfafa. Modo de preparar:Bater os ingredientes no liqidificador. Coquetel de Alfafa: 2 xcaras de abacaxi picado em cubo; 2 colheres de sopa de broto de alfafa. Modo de preparar:Bater os ingredientes no liqidificador. Musli I: xcara de aveia em gro hidratada; 6 ameixas secas hidratadas; 2 colheres de uva passa hidratada; 2 colheres de linhaa hidratada; 3 castanhas do par hidratadas; 1 fruta fresca doce ou semi-doce picada. Modo de preparar:Misturar todos os ingredientes e servir. Quantidade para uma pessoa. Musli II: xcara de trigo sarraceno hidratado ou germinado; 6 tmaras hidratadas e picadas; 6 nozes hidratadas e picadas; 2 colheres sopa de linhaa hidratada; 1 fruta fresca doce ou semi-doce picada. Modo de preparar:Misturar todos os ingredientes e servir. Quantidade para uma pessoa. MOLHOS, PASTAS E MAIONESES Tahine com Miss: 3 colheres de sopa de tahine cru; 1 colher de sopa de miss; Cebolinha, salsa e hortel.Modo de preparar: Misture o miss e o tahine com a cebolinha, a salsa e o hortel, picadinhos. Acrescente colheres de gua mineral e bata at formar um creme. Hamus Tahine: 1 xcara de broto de gro de bico; 1 colher de sopa de tahine; Para temperar: azeite de oliva extra-virgem, alho e sal marinho. Modo de preparar:Bata no liqidificador todos os ingredientes e est pronto! Pasta de Broto de Gro de Bico: 2 xcaras de brotos de gro de bico; 1 dente de alho;1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem; xcara de gua; 1 colher de sopa de suco do limo; Sal marinho, shoyo, regano e cominho, etc...Modo de Preparar: Bater todos os ingredientes no liqidificador. Pat de Gergelim com Ervas: xcara de gergelim hidratado; xcara de gua mineral; Cebolinha, salsinha, mangerico, alecrim; Sal marinho e limo a gosto Modo de prepararBata primeiro o gergelim com a gua at virar um creme e adicione os temperos Pat de Cenoura: 3 cenouras cruas; 1 fatia de cebola de cabea; Cebolinha e salsinha; 1 colher de azeite de oliva extra-virgem; Sal marinho e limo a gosto.Modo de preparar:Bater tudo no liqidificador: primeiro a cenoura, temperos e em seguida adicionar o azeite. At dar o ponto. Pat de Abacate: 1 abacate maduro; colher de sopa de agar-agar; Cebolhinha, salsinha; Para temperar: 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem, limo e sal marinho Modo de preparar: Dissolver a gelatina em meio copo de gua, despeje-a em uma panela levando ao fogo brando, ainda quente, bater no liqidificador com o abacate e os temperos. Molho de Brotos: 1 xcara de broto de rabanete; 1 xcara de tofu; manjerico, curry em p, azeite de oliva extra -virgem e shoyo.Modo de preparar: Bata no liqidificador. Se estiver muito pastoso, acrescente um pouco de gua ou caldo de legumes. Molho de Abacate e Brotos: 1 xcara de broto de feijo; 1 abacate maduro, uma colher de sopa de azeite e shoyo (ou sal). 34Modo de preparar:Amasse o abacate, o shoyo (ou sal). Bata bem. TABULES E SALADAS:

Tabule I: xcara de trigo sarraceno hidratado ou germinado; 1 cenoura picadinha; 1 pepino picadinho; pimento picadinho; Cebolinha, salsinha e hortel; Para temperar: gengibre ralado, azeite de oliva extravirgem e sal marinho. Modo de preparar:Misturar todos os ingredientes, amornando com as mos, temperar e servir. Tabule II: xcara de cevada hidratada e triturada; 1 chuchu pequeno (cru) ralado; 1 cenoura ralada; 1 tomate sem semente, picado; pimento vermelho picadinho; Cebolinha, salsinha e mangerico; Para temperar: gengibre ralado, limo, azeite de oliva extra-virgem e sal marinho Modo de preparar:Misturar todos os ingredientes, amornando com as mos, temperar e servir. Tabule III: xcara de broto de trigo; xcara de brotos de feijo; 1 pepino picadinho; 1 cenoura picadinha; Cebolinha, salsinha e hortel; Para temperar: limo, azeite de oliva extra -virgem e sal marinho. Modo de preparar:Misturar todos o ingredientes, amornando com as mos, temperar e servir. Maionese de Abacate: 2 cenouras mdias; 4 rabanetes; 1 nabo pequeno; 200g de brotos de ervilha; 100g de brotos de girassol; 200g de brotos de feijo; 1 ma; 100g uva passa hidratada; Pat de Abacate. Modo de fazer:Usar cortador japons para cortar, as cenouras, o nabo, a maa e os rabanete. Misturar estes ingredientes com a uva passa, os brotos e o pat de abacate. Salada de Batata Baroa: 4 batatas baroas pequenas raladas no ralo grosso; 6 castanhas do par hidratadas e cortadas fininhas; Cebolinha e salsinha; 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem; 1 colher de caf de gengibre ralado; Sal marinho. Modo de preparar:Misturar todos os ingredientes e amornar com as mos para marinar. SOPAS AMORNADAS: Sopa de Aveia em Gro: 1 xcara de aveia em gro hidratada; litro de gua mineral; 1 cenoura picadinha; 1 pedao de abobrinha; 2 chuchus picadinhos; Coentro e cebolinha, picados fininho; Nir ou alho por picadinho; Para temperar: miss e azeite de oliva extra. Modo de preparar:Bater a aveia com gua no liqidificador. Em seguida misturar com a cenoura, a abobrinha e os chuchus. Temperar com miss (dissolvido) e amornar em fogo brando. No final adicionar o azeite e acrescentar o cheiro verde. Miss Shiro: litro de gua mineral, 1 cenoura picadinha; 1 pedao de nabo picadinho; Cebolinha, salsinha, alho por e nir. Miss.

B -Combinados de Frutas C Combinados de Hortalias 6 Bibliografia - Voc sabe se alimentar Dr. Soleil Ed Paulus - Voc sabe se desintoxicar Dr. Soleil Ed Paulus - Plantas que ajudam o homem Dr. Jose Maria dos Campos Clemente, Ed Pensamento - wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc - www.sucodebroto.hpg.ig.com.br - www.ccbol.com/quinoa - www.hippocratesinst.com/ - www.rawtimes.com/ - www.living-foods.com/ Ministrante do Curso Nelson Dias Diehl Fone 51 32329456 nelsondiehl@ig.com.br Ecologista, Administrador de Empresas, Este poligrafo e uma compilao dos textos contido nos livros e sitos listados na bibliografia OSCIP Guayi Rua Ramiro Barcelos, 1929 sala 301 Fone 51 30199655 gauyi@guayi.org.br

You might also like