You are on page 1of 9

3a etapa RESUMO EXPLICATIVO I ORAES SUBORDINADAS ADVERBIAIS - Exercem a funo sinttica de adjunto adverbial da orao principal.

l. - So iniciadas pelas conjunes subordinativas adverbiais e classificam-se de acordo com a circunstncia que expressam. Ex: O porteiro chegou quando anoitecia. Orao Subordinada Adverbial Temporal. PODEM SER: 1. Causais: Exprimem circunstncia de causa, motivo, razo. Ex: Ele gritou porque viu um vampiro. (Ele gritou por essa causa, por esse motivo porque viu um vampiro) porque: Conjuno subordinativa causal que introduz uma orao subordinada adverbial causal. As principais conjunes causais so: porque, visto que, j que, uma vez que, como (quando equivale a porque) 6. Consecutivas: - Exprimem uma conseqncia, um efeito ou resultado de uma ao qualquer. A conseqncia de estar distrado foi que pisou na lama. Para no confundi-las com conjunes causais observe sempre a presena da palavra de intensidade (to, tal, tanto...) no contexto das oraes. Ex: Estava to distrado que pisou na lama. Tanto fiz QUE RECOBREI MINHA COR LOURA ANTIGA. (A. Prado) Principais conjunes consecutivas: (to) ... que, (tanto) ... que, (tal) ... que, (tamanho) ... que, de forma que, de modo que, de sorte que, tanto que etc. 3. Comparativas: - Representam o segundo termo de uma comparao que o ato de confrontar dois elementos a fim de se conhecer as semelhanas ou diferenas existentes entre eles. - Muitas vezes, as oraes comparativas vm com o verbo elptico (subentendido). Ex: Nadei como um co (Nadei como nada um co). como: Conjuno subordinativa adverbial comparativa.

As principais conjunes comparativas so: como, que (precedido de mais ou menos ex; nadei mais que voc; nadei menos que voc; ) 4. Concessivas: Ex: Era simples, embora fosse rico. (observe o fato expresso na orao subordinada: EMBORA FOSSE RICO... CONCEDIA SER SIMPLES. Exprimem um fato que se concede, que se admite, em oposio ao fato expresso na orao principal. Admite-se uma idia contrria. As principais conjunes concessivas so: embora, se bem que, ainda que, mesmo que, por mais que, por menos que, conquanto. 5.Condicionais: - Exprimem uma condio, hiptese. Ex: Viajaremos se no chover amanh. (Perceba que h uma condio imposta para que a viagem se realize. S viajaremos SE no chover.) As principais conjunes condicionais so: se, caso, contanto que, desde que. 7. Conformativas: - Exprimem acordo ou conformidade de um fato com o outro, concorda, no contradiz. Ex: Como diz o povo, tristezas no pagam dvidas. De defunto no tinha medo, s de gente viva, CONFORME DIZIA. (A. Prado) As principais conjunes conformativas so: conforme, segundo, consoante, como. 7. Finais: - Exprimem finalidade, objetivo, a destinao de um fato. Ex: Os lavradores esperavam a chuva a fim de que no perdessem a colheita. (esperaram a chuva com esse objetivo, com essa finalidade).

As principais conjunes finais so: a fim de que, para que, que. 8. Proporcionais: - Exprimem proporcionalidade, fatos que ocorrem simultaneamente: Ex: medida que se vive, mais de aprende. Quanto mais pensava no recado, MAIS ENFEZADO IA FICANDO. (J. J. Veiga) As principais conjunes proporcionais so: proporo que, medida que, quanto mais, quanto menos. 9. Temporais: - Exprimem circunstncia do tempo em que ocorrem as aes. Ex: Choveu quando eram dez horas. MAL ENTROU EM CASA, tocou o telefone. (D. Trevisan)

As principais conjunes temporais so: quando, enquanto, logo que, desde que, assim que.

II- ORAES SUBORDINADAS ADJETIVAS


Uma orao subordinada adjetiva aquela que possui valor e funo de adjetivo, ou seja, que a ele equivale. As oraes vm introduzidas por pronome relativo e exercem a funo de adjunto adnominal do antecedente. Observe o exemplo: Esta foi uma redao Substantivo bem-sucedida. Adjetivo (Adjunto Adnominal)

Note que o substantivo redao foi caracterizado pelo adjetivo bem-sucedida. Nesse caso, possvel formarmos outra construo, a qual exerce exatamente o mesmo papel. Veja: Esta foi uma redao Orao Principal que fez sucesso. Orao Subordinada Adjetiva

Perceba que a conexo entre a orao subordinada adjetiva e o termo da orao principal que ela modifica feita pelo pronome relativo que. Alm de conectar (ou relacionar) duas oraes, o pronome relativo desempenha uma funo sinttica na orao subordinada: ocupa o papel que seria exercido pelo termo que o antecede. Obs.: Para que dois perodos se unam num perodo composto, altera-se o modo verbal da segunda orao. Ateno: Vale lembrar um recurso didtico para reconhecer o pronome relativo que: ele sempre pode ser substitudo por: o qual - a qual - os quais -as quais Por Exemplo: Refiro-me ao aluno que estudioso. Essa orao equivalente a: Refiro-me ao aluno o qual estuda. Forma das Oraes Subordinadas Adjetivas Quando so introduzidas por um pronome relativo e apresentam verbo no modo indicativo ou subjuntivo, as oraes subordinadas adjetivas so chamadas desenvolvidas. Alm delas, existem as oraes subordinadas adjetivas reduzidas, que no so introduzidas por pronome relativo (podem ser introduzidas por preposio) e apresentam o verbo numa das formas nominais (infinitivo, gerndio ou particpio). Por Exemplo: Ele foi o primeiro aluno que se apresentou. Ele foi o primeiro aluno a se apresentar. No primeiro perodo, h uma orao subordinada adjetiva desenvolvida, j que introduzida pelo pronome relativo "que" e apresenta verbo conjugado no pretrito perfeito do indicativo. No segundo, h

uma orao subordinada adjetiva reduzida de infinitivo: no h pronome relativo e seu verbo est no infinitivo.

Classificao das Oraes Subordinadas Adjetivas


Na relao que estabelecem com o termo que caracterizam, as oraes subordinadas adjetivas podem atuar de duas maneiras diferentes. H aquelas que restringem ou especificam o sentido do termo a que se referem, individualizando-o. Nessas oraes no h marcao de pausa, sendo chamadas subordinadas adjetivas restritivas . Existem tambm oraes que realam um detalhe ou amplificam dados sobre o antecedente, que j se encontra suficientemente definido, as quais denominam-se subordinadas adjetivas explicativas. Exemplo 1: Jamais teria chegado aqui, no fosse a gentileza de um homem que passava naquele momento. Orao Subordinada Adjetiva Restritiva Nesse perodo, observe que a orao em destaque restringe e particulariza o sentido da palavra "homem": trata-se de um homem especfico, nico. A orao limita o universo de homens, isto , no se refere a todos os homens, mas sim quele que estava passando naquele momento. Exemplo 2: O homem, que se considera racional, muitas vezes age animalescamente. Orao Subordinada Adjetiva Explicativa Nesse perodo, a orao em destaque no tem sentido restritivo em relao a palavra "homem": na verdade, essa orao apenas explicita uma idia que j sabemos estar contida no conceito de "homem". Saiba que: A orao subordinada adjetiva explicativa separada da orao principal por uma pausa, que, na escrita, representada pela vrgula. comum, por isso, que a pontuao seja indicada como forma de diferenciar as oraes explicativas das restritivas: de fato, as explicativas vm sempre isoladas por vrgulas; as restritivas, no. Obs.: Ao redigir um perodo escrito por outrem, necessrio levar em conta as diferenas de significado que as oraes restritivas e as explicativas implicam. Em muitos casos, a orao subordinada adjetiva ser explicativa ou restritiva de acordo com o que se pretende dizer. Exemplo 1: Mandei um telegrama para meu irmo que mora em Roma. No perodo acima, podemos afirmar com segurana que a pessoa que fala ou escreve tem, no mnimo, dois irmos, um que mora em Roma e um que mora em outro lugar. A palavra "irmo", no caso, precisa ter seu sentido limitado, ou seja, preciso restringir seu universo. Para isso, usa-se uma orao subordinada adjetiva restritiva. Exemplo 2: Mandei um telegrama para meu irmo, que mora em Roma.

Nesse perodo, possivel afirmar com segurana que a pessoa que fala ou escreve tem apenas um irmo, o qual mora em Roma. A informao de que o irmo more em Roma no uma particularidade, ou seja, no um elemento identificador, diferenciador, e sim um detalhe que se quer realar.

III USOS DOS PRONOMES RELATIVOS


Comecemos com o pronome "cujo": ele s poder ser usado quando houver indicao de posse: algo de algum = algum cujo algo, ou seja, se houver indicao de posse, coloca-se o pronome cujo entre o elemento possudo e o elemento possuidor. Exemplo:

CUJO O pai do garoto = o garoto cujo pai; agora aumentemos o perodo: O garoto esteve aqui; o pai do garoto viajou. Unindo tudo em um s perodo, teremos: O garoto cujo pai viajou esteve aqui. Se o verbo posterior ao pronome exigir preposio, referente ao elemento possudo, ela dever ser colocada antes do pronome. Por exemplo: O garoto esteve aqui; eu me referi ao pai do garoto. Unindo tudo, teremos: O garoto a cujo pai me referi esteve aqui. Mais um detalhe: no se coloca artigo depois do pronome cujo, pois ele j est incluso no prprio pronome: O garoto cuja me viajou esteve aqui; O garoto cujos irmos viajaram esteve aqui; O garoto cujas irms viajaram esteve aqui.
O pronome "quem" s deve ser usado para pessoas, sem a indicao de posse, evidentemente. Esse pronome, quando houver elemento antecedente, no poder ser usado sem preposio. Exemplo:

Eu encontrei o garoto; voc se referiu ao garoto. Perceba que no h indicao de posse, garoto pessoa e o verbo referir-se exige a preposio "a". Unindo as frases, teremos: Eu encontrei o garoto a quem voc se referiu.
O pronome relativo "que" pode ser usado tanto para pessoas quanto para coisas, com ou sem preposio, sem a indicao de posse. Exemplo:

QUE Eu encontrei o garoto a que voc se referiu. Outro exemplo: Comprei o computador; voc queria o computador. Perceba que no h indicao de posse, computador no pessoa e o verbo querer no exige preposio. Unindo as frases, teremos: Comprei o computador que voc queria. Mais um exemplo: O carro importado; fala-se tanto do carro. Perceba que no h indicao de posse, carro no pessoa e o verbo falar exige a preposio "de". Unindo tudo, teremos: O carro de que tanto se fala importado. Um ltimo exemplo: As meninas ganharam a medalha; as meninas so brasileiras. Perceba que no h indicao de posse, meninas so pessoas e o verbo no exige

preposio, portanto no poderemos usar o pronome "quem", e sim o pronome "que": As meninas que ganharam a medalha so brasileiras.
O pronome "qual" tem de ser usado com artigo anteriormente a ele (o qual, a qual, os quais, as quais) e pronome substitutivo de "quem" e "que", ou seja, onde se usar "quem" ou "que", pode se usar "qual". O artigo anterior ao pronome concorda com o elemento antecedente. Se houver preposio e ela possuir duas ou mais slabas, use apenas "qual", e no "quem" ou "que". Exemplos:

QUAL Eu encontrei o garoto ao qual voc se referiu. Comprei o computador o qual voc queria. O carro do qual tanto se fala importado. As meninas as quais ganharam a medalha so brasileiras. Agora veja este exemplo: Fui praia; voc falou sobre a praia. Perceba que no h indicao de posse, praia no pessoa e o verbo exige preposio de duas slabas, ento deveremos usar "a qual", e no "que": Fui praia sobre a qual voc falou.
O pronome "onde" s indica lugar e usado onde puder utilizar "em que". Se a indicao for "a que", usa-se "aonde"; se for "de que", usa-se "donde". Exemplo:

ONDE A casa onde estou aquela aonde voc veio e donde ela saiu.
O pronome "quanto" s poder ser usado aps as palavras "tudo", "todos" ou "todas". Exemplo:

QUANTO Traga tudo quanto quiser trazer. Coma todos os sanduches quanto conseguir comer. Voltemos agora frase apresentada: No h indicao de posse, portanto no usaremos "cujo"; funcionrios so pessoas, ento poderemos usar "quem", "que" ou "qual": o verbo "conversar" exige a preposio "com". IV - FUNES SINTTICAS DOS PRONOMES RELATIVOS
O estudo das oraes subordinadas adjetivas est profundamente ligado ao emprego dos pronomes relativos. Por isso, vamos aprofundar nosso conhecimento acerca desses pronomes. 1) Pronome Relativo QUE O pronome relativo "que" chamado relativo universal, pois seu emprego extremamente amplo. Esse pronome pode ser usado para substituir pessoa ou coisa, que estejam no singular ou no plural. Sintaticamente, o relativo "que" pode desempenhar vrias funes: a) Sujeito: Eis os artistas que representaro o nosso pas. Substituindo o pronome pelo antecedente, temos

Os artistas representaro o nosso pas. Sujeito

b) Objeto Direto: Trouxe o documento que voc pediu. Substituindo o pronome pelo antecedente, temos:

Voc pediu o documento Objeto Direto

c) Objeto Indireto: Eis o caderno de que preciso.

Substituindo o pronome pelo antecedente, temos:

Preciso do caderno (= de que) Objeto Indireto d) Complemento Nominal: Estas so as informaes de que ele tem necessidade.

Substituindo o pronome pelo antecedente, temos:

Ele tem necessidade das informaes (= de que) Complemento nominal

e) Predicativo do Sujeito: Voc o professor que muitos querem ser. Substituindo o pronome pelo antecedente, temos:

Muitos querem ser o professor Predicativo do Sujeito

f) Agente da Passiva: Este o animal por que fui atacado. Substituindo o pronome pelo antecedente, temos:

Fui atacado pelo animal . Agente da Passiva

g) Adjunto Adverbial: O acidente ocorreu no dia em que eles chegaram. (adjunto adverbial de tempo). Substituindo o pronome pelo antecedente, temos:

Eles chegaram no dia. Adjunto Adverbial de Tempo

Observao: Atravs dos exemplos citados, percebe-se que o pronome relativo deve ser precedido de preposio apropriada de acordo com a funo que exerce. Na lngua escrita formal, sempre recomendvel esse cuidado.

V - PRONOMES DEMONSTRATIVOS
Os pronomes demonstrativos so utilizados para explicitar a posio de uma certa palavra em relao a outras ou ao contexto. Essa relao pode ocorrer em termos de espao, tempo ou discurso. No espao: Compro este carro (aqui). O pronome este indica que o carro est perto da pessoa que fala. Compro esse carro (a). O pronome esse indica que o carro est perto da pessoa com quem falo, ou afastado da pessoa que fala. Compro aquele carro (l). O pronome aquele diz que o carro est afastado da pessoa que fala e daquela com quem falo.

Ateno: Em situaes de fala direta (tanto ao vivo quanto por meio de correspondncia, que uma modalidade escrita de fala), so particularmente importantes o este e o esse - o primeiro localiza os seres em relao ao emissor; o segundo, em relao ao destinatrio. Troc-los pode causar ambigidade. Exemplos: Dirijo-me a essa universidade com o objetivo de solicitar informaes sobre o concurso vestibular. (tratase da universidade destinatria). Reafirmamos a disposio desta universidade em participar no prximo Encontro de Jovens. (trata-se da universidade que envia a mensagem). No tempo: Este ano est sendo bom para ns. O pronome este refere-se ao ano presente. Esse ano que passou foi razovel. O pronome esse refere-se a um passado prximo. Aquele ano foi terrvel para todos. O pronome aquele est se referindo a um passado distante. No texto: Use isso, esse, essa quando o termo ao qual o pronome se relacionar estiver escrito antes do pronome. Use isto, este, esta quando o termo ao qual o pronome se relacionar estiver escrito antes do pronome. - Os pronomes demonstrativos podem ser variveis ou invariveis, observe: Variveis: este(s), esta(s), esse(s), essa(s), aquele(s), aquela(s). Invariveis: isto isso, aquilo.

IV PGINAS IMPORTANTES PARA ESTUDO

Estudar TL pp. 147, 148, 151, 152, 153, 155, 156, 157, 160 a 163, 167, 168 (TL) e TD de pronomes relativos Estudar Gramtica: (parnimos e homnimos) 156, 157, 431 433

You might also like