You are on page 1of 11

189

OFICINA PEDAGGICA
REPRESENTAES DA PAISAGEM: PASSO-A-PASSO1 Rosely Sampaio Archela2 Mirian Vizintim Fernandes Barros3 Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes4 INTRODUO A partir da observao da paisagem, levantamos perguntas, refletimos sobre elas e produzimos novos conhecimentos sobre o lugar que estamos estudando. Para construir representaes da paisagem, precisamos observar todos os elementos, selecionar e registrar as informaes e, finalmente, representar. O QUE PAISAGEM? Paisagem o espao que se pode observar num lance de vista. Uma paisagem pode ser vista no lugar, ao vivo, ou representada atravs de fotografia, pintura, televiso, maquete, ou mapa. Pode-se observar uma paisagem, sob diferentes perspectivas e por diferentes reas do conhecimento cientfico. A observao atenta da paisagem revela tambm, muitos aspectos das sociedades que a construram. As diferentes paisagens so construdas conforme os aspectos tcnicos, econmicos, sociais, culturais e ideolgicos dos grupos humanos em diferentes pocas. Atravs da Geografia pode-se realizar uma leitura da paisagem, considerando que cada elemento da paisagem possui um significado. Podemos entender como paisagem geogrfica, uma poro do espao geogrfico onde vrios elementos naturais e antrpicos se interrelacionam de forma dinmica. A fotografia a seguir, representa uma paisagem do espao urbano de Londrina no Paran. Nela voc pode observar o Lago Igap, uma das mais belas reas de lazer que os londrinenses e demais pessoas que passam por Londrina podem desfrutar. Ele foi projetado em 1957 para resolver um problema de drenagem do Ribeiro Cambezinho. Em 1996 o Lago Igap foi esvaziado e teve as margens revitalizadas, ganhando ciclovia, teatro e jardins.

1 2

Pesquisa realizada junto ao grupo IMAP&P - Projeto de pesquisa 204/030UEL/Fundao Araucria Profa. Adjunto da Universidade Estadual de Londrina. E-mail: roarchela@uel.br; 3 Profa. Associada da Universidade Estadual de Londrina. E-mail: vizintim@uel.br 4 Profa. da Universidade do Centro-Oeste - Campus Guarapuava- PR UNICENTRO

GEOGRAFIA LONDRINA VOLUME 12 NMERO 2 JUL./DEZ.2003 disponvel em http://www.geo.uel.br/revista

190
Lago Igap: Londrina Paran

M.V.F.Barros, 1996

Alm do lago, voc tambm pode observar nesta fotografia, a vegetao natural, ruas arborizadas, residncias, piscinas, jardins, e edifcios em construo nas reas prximas ao lago. Alguns elementos desta paisagem so naturais, como o solo de colorao avermelhada, o Ribeiro Cambezinho, que forma o Lago Igap, e as poucas pores de vegetao natural. Entretanto, a maior parte dos elementos da paisagem da fotografia, revela que os elementos j foram transformados pelo homem, como os jardins, a arborizao das ruas, o prprio lago, alm das construes, arruamentos, piscinas, etc. A paisagem geogrfica algo concreto e real. Quando olhamos para uma paisagem, observamos fenmenos que somados nossa vivncia, nos ajudam a construir imagens mentais destes lugares. Cada vez mais, temos a possibilidade de construir imagens de lugares que conhecemos, apenas, atravs dos meios de comunicao. Todos os dias, muitos fatos so transformados em imagens que so transmitidas pela televiso, revistas, jornais, e fotografias. Estas imagens de diferentes lugares, tambm so exemplos de paisagens. Para estudar a paisagem atravs de uma fotografia ou diretamente no lugar, precisamos observar, descrever, analisar, representar e comunicar as informaes e isto pode ser feito atravs de mapas. Os mapas so muito importantes paisagem, porque neles podemos observar detalhes de seus elementos. para a leitura da

GEOGRAFIA LONDRINA VOLUME 12 NMERO 2 JUL./DEZ.2003 disponvel em http://www.geo.uel.br/revista

191
Os mapas so representaes da realidade. Eles so repletos de smbolos

como o alfabeto e os nmeros. Por isto precisam ser estudados de maneira sistematizada. Como toda representao, os mapas tem por objetivo comunicar informaes. Mas, para ler, interpretar e construir mapas, so necessrios alguns conhecimentos importantes que sero apresentados passo-a-passo.

Primeiro passo - observar e registrar Segundo passo - orientar Terceiro passo - medir Quarto passo - legendar e representar

PRIMEIRO PASSO OBSERVAR E REGISTRAR Mapa Para dar o primeiro passo na construo de um mapa, necessrio que aprendamos a observar. Se voc prestar ateno a sua volta, ir perceber que os elementos materiais possuem forma, altura, comprimento e largura. Eles so tridimensionais.
1. Vamos utilizar uma borracha como exemplo e a rgua para medir: Comprimento__________________ Largura_______________________ Altura________________________ Responda: qual a forma de sua borracha?________________________ 2. Faa um desenho da borracha. O desenho poder ser feito da maneira que o aluno desejar, sem preocupao de acertar. Seu objetivo indicar como os alunos vem e representam um mesmo objeto. 3. Agora coloque a borracha sobre a mesa e faa o desenho, da borracha, olhando de cima e um pouco de lado (viso oblqua). Numa representao com viso oblqua, a criana capaz de reconhecer melhor os objetos, uma vez que eles se apresentam com volume. 4. Coloque sua borracha no cho e faa o desenho olhando de cima para baixo (viso vertical). Na viso vertical os elementos (objetos e espaos) aparecem em um plano, de onde s podemos extrair informaes bidimensionais.

GEOGRAFIA LONDRINA VOLUME 12 NMERO 2 JUL./DEZ.2003 disponvel em http://www.geo.uel.br/revista

192
Atravs desta atividade o aluno pode perceber que os objetos so representados de acordo com a forma que ocupam no espao.

Como representamos somente um objeto - a borracha, foi possvel observ-lo por diferentes ngulos. Ser que para representar todos os elementos (objetos e espaos) da sala de aula num nico desenho, teramos a mesma facilidade? Vamos experimentar nas atividades a seguir.
5. Observe a sala de aula e faa uma relao de todos os objetos presentes: mesa, cadeira, armrio, quadro, porta, etc. O objetivo desta atividade levar o aluno a descobrir elementos que ainda no tinham percebido, como por exemplo, um piso quebrado, mesas de cores e tamanhos diferentes, sujas e rabiscadas ou limpas e bem conservadas, etc . 6. Agora faa a representao do contorno da sua sala de aula, colocando os objetos que voc selecionou para representar. Observe a representao que elaborou supondo que voc esteja olhando para a sala de aula, do teto para baixo.

Maquete Outra forma de representao a maquete que ser nossa prxima atividade.Para construir uma maquete da sala de aula, voc vai precisar de: MATERIAIS: Caixas de fsforo pequenas vazias para as mesas e cadeiras. Uma caixa mdia para a mesa do professor. Uma caixa grande para representar a sala de aula.

PROCEDIMENTOS: Use a parte de fora da caixa de fsforo para representar as mesas, e a parte interna para as cadeiras. Escreva o nome nas cadeiras de todos os alunos da sala. Cole as mesas e as cadeiras em fila dentro da caixa grande, como na sua sala de aula. Cole a mesa e cadeira do professor. Recorte uma abertura na caixa grande, para representar a porta. Cole um papel preto para representar o quadro negro.

Verifique se voc no esqueceu algum detalhe, porque vai precisar da maquete nos prximos passos.

GEOGRAFIA LONDRINA VOLUME 12 NMERO 2 JUL./DEZ.2003 disponvel em http://www.geo.uel.br/revista

193
A maquete tambm uma representao da realidade. Nela podemos observar os elementos, de modo tridimensional, como vemos na realidade. Agora voc pode observar sua sala em miniatura, de cima para baixo. Maquete de uma sala de aula e sua representao

Figura 2 - Adaptado de SIMIELLI, M. Elena R. Primeiros mapas: como entender e construir. So Paulo : tica, 1993.

Quando a maquete foi representada num mapa, como na figura 3, ela passou a ser bidimensional, porque podemos observar somente o contorno dos elementos: comprimento e largura. A altura que d a tridimensionalidade no pode ser vista nesta representao. Assim conclumos que o mapa uma representao bidimensional.

Figura 3 - Adaptado de SIMIELLI, M. Elena R. Primeiros mapas: como entender e construir. So Paulo : tica, 1993. 7. Coloque sua maquete no cho e faa uma representao bidimensional, com viso vertical.

GEOGRAFIA LONDRINA VOLUME 12 NMERO 2 JUL./DEZ.2003 disponvel em http://www.geo.uel.br/revista

194

SEGUNDO PASSO ORIENTAR O lugar de cada aluno est representado na maquete, mas se voc precisar indicar o lugar de algum na sala, ser necessrio dar alguma referncia para sua localizao como por exemplo: prximo porta, ao lado da janela, atrs de algum, a frente de algum. Para indicar um lugar especfico, necessrio estabelecer um ponto de referncia.
8. Considere o seu prprio lugar na maquete como ponto de referncia e escreva o nome da pessoa ou do objeto localizado nos pontos a seguir: A sua direita_____________________________________________________________ A sua esquerda__________________________________________________________ A frente_________________________________________________________________ Atrs de voc____________________________________________________________ 9. A mesa do professor fica em que direo em relao a porta da sala? 10. Em relao a voc, qual a posio da janela? 11. No perodo em que voc estuda (manh ou tarde) entra sol na sala? Sim ( ) No ( ) 12. Qual lado da sala recebe o sol da manh, em relao a mesa do professor?

Voc acabou de descobrir um ponto de referncia muito importante para nossa orientao que o Sol. O lugar da sala que recebe Sol pela manh o lado Leste. Observe a figura 4.

Norte Oeste Leste

Sul
Figura 4 Pontos de orientao pelo Sol

GEOGRAFIA LONDRINA VOLUME 12 NMERO 2 JUL./DEZ.2003 disponvel em http://www.geo.uel.br/revista

195
Observe que o percurso aparente do Sol no cu durante o dia de Leste para Oeste. Os perodos do dia mais indicados para se fazer a orientao pelo Sol so: no incio da manh e no final da tarde. at as 10 horas da manh o Sol est mais prximo do Leste; por volta das 12 horas, est a pino e no possvel conhecer sua direo; a partir das 4 horas da tarde, o Sol est mais prximo do Oeste.

Atravs da observao que os homens fizeram de que o Sol nasce todos os dias no mesmo lugar, definiu-se que ali seria o Leste ou o oriente. Para o lugar onde o Sol parece se esconder todas as tardes ficou definido que seria o Oeste ou o ocidente. Assim, se voc estender seu brao direito para o lado que o Sol nasce, estar indicando o Leste. O brao esquerdo estar apontando o Oeste, a sua frente estar o Norte e as suas costas, o Sul. Estes pontos: Leste, Oeste, Norte e Sul, so chamados de Pontos Cardeais. Eles so universais. Podem ser representados nos mapas por siglas em portugus ou em ingls: Leste L ou E; Oeste O ou W; Norte N e Sul -S
13. Agora descubra 2 elementos que ficam a Leste, em sua sala de aula e relacione:

14. Pela posio do sol da manh, voc conseguiu identificar o lado Leste de sua sala. Faa o contorno de sua sala. Considere que voc seja um ponto de referncia no centro da sala. Relacione elementos que ficam prximo as paredes da sala na direo Oeste________________Norte_____________Sul___________________ 15. Oriente sua maquete na posio correta em relao ao Sol, e escreva nas paredes da maquete - as orientaes Leste, Oeste, Norte e Sul.

GEOGRAFIA LONDRINA VOLUME 12 NMERO 2 JUL./DEZ.2003 disponvel em http://www.geo.uel.br/revista

196
TERCEIRO PASSO MEDIR Vamos medir outros objetos e espaos da sala e representar proporcionalmente no papel. Para medir objetos e espaos utilizamos medidas de comprimento. As mais usadas so o centmetro (cm), o metro (m) e o quilmetro (km). Para medir objetos pequenos - borracha, caderno, livro - a unidade de medida mais adequada o centmetro. Para medir espaos - sala, casa, quadra, praa - a unidade de medida mais adequada o metro. Para medir distncias - entre duas cidades, comprimento de um rio, percurso de uma rodovia - a unidade de medida mais adequada o quilmetro.

possvel medir a sala sem utilizar uma trena? Para medir uma sala ou outro espao qualquer, voc poder usar diversos recursos alm da trena como: passos, palmo, barbante, ou outro, desde que estabelea uma relao entre o recurso escolhido e as medidas. Voc sabe quantos centmetros tem seu p? Quantos centmetros tem seu passo? Quanto mede um palmo? Veja o exemplo a seguir: Suponha que seu p mea 25 centmetros e que um lado da sala tenha 20 ps. Qual a medida desse lado da sala? 1 p representa 25 cm

20 ps representam X X = 25cm vezes 20 ps X = 500 cm ou 5 metros (ver tabela 5 de converso a seguir)

16. Mea sua sala de aula usando os ps. Quantos ps tem cada lado, conte os ps e transforme em centmetros. Lado da sala n de ps centmetros A -________________ps_____________________cm B -________________ps_____________________cm C -________________ps_____________________cm D- ________________ps_____________________cm

GEOGRAFIA LONDRINA VOLUME 12 NMERO 2 JUL./DEZ.2003 disponvel em http://www.geo.uel.br/revista

197
Resolva: Quanto mede seu p? _______________________cm 1 p mede_________ cm

(n de ps)____medem_________cm Resposta: A sala de aula mede ____________ por__________centmetros. Para transformar centmetros em metros, pode-se usar uma tabela de converso.

Tabela de converso mm cm 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 5 0 As colunas em negrito, indicam as unidades de medidas mais utilizadas: quilmetro, metro, Km 10 1 M 0 0 0 0 1 centmetro. 500 centmetros correspondem a 5 metros
17.Observe a tabela de converso e o exemplo abaixo da tabela, e transforme as medidas de sua sala de centmetro para metro. A ______cm________________m B_______cm________________m C ______cm________________m D ______cm________________m Resposta: a sala mede -----X---- metros 18. Quanto mede a quadra de esportes da escola? mea seu passo em centmetros:___________cm quantos passos tem cada lado da quadra de esportes? Nmero de passos Centmetros Metros

hm 0 0 1

Dam 0 0 0 1

Dm 0 0 0 0 0 1

Lados da quadra A B C D Total

Clculo: 1 passo = _____________________cm

GEOGRAFIA LONDRINA VOLUME 12 NMERO 2 JUL./DEZ.2003 disponvel em http://www.geo.uel.br/revista

198
X passos = _____________________cm

19. Transforme centmetro em metro usando a tabela de converso. Resposta: A quadra mede __________por___________metros.

QUARTO PASSO LEGENDAR E REPRESENTAR Os objetos e os espaos so representados nos mapas atravs de smbolos explicados na legenda. Quando voc fez um mapa da sala de aula, representou vrios objetos que conhece muito bem porque pertencem ao seu espao cotidiano. Se esse mapa fosse apresentado a uma pessoa que no conhece sua escola, ou que mora em outra cidade, voc acha que ela observaria os detalhes que voc representou em seu mapa? Provavelmente, esta pessoa teria dificuldades para identificar algumas formas, se elas no estivessem previamente indicadas na legenda. A legenda muito importante porque podemos identificar um objeto no mapa, pela cor ou pelo smbolo. Assim, podemos representar a mesa usando uma forma geomtrica ou adotar uma cor.

20. Elabore uma legenda para representar os seguintes objetos: mesa, cadeira, armrio, mesa conservadas, mesas rabiscadas, mesas quebradas Para diferenciar os objetos (mesa, cadeira, armrio) poder usar cores diferentes como vermelho, azul, amarelo, ou escolher as formas retangular para a mesa, quadrado para a cadeira e tringulo para o armrio.

Para completar a representao da sua sala, vamos recapitular todos os passos apreendidos at aqui. O que voc fez no primeiro passo? Observou e registrou os objetos da sala. O que foi feito no segundo passo? Orientou-se na sala. Orientou sua sala de aula em relao aos Pontos Cardeais. O que foi feito no terceiro passo? Mediu a sala e transformou centmetros em metros.

GEOGRAFIA LONDRINA VOLUME 12 NMERO 2 JUL./DEZ.2003 disponvel em http://www.geo.uel.br/revista

199
Neste quarto passo, vamos juntar tudo em um nico mapa. Siga o roteiro proposto nas atividades a seguir:
21. Estabelea uma correspondncia entre as medidas da sala e seu mapa. Para cada 1 metro de comprimento da sala use 2 centmetros no mapa. Esta relao proporcional entre as medidas da sala e do mapa chama-se escala. <2 centmetros> 0 1 metros

22. Medidas da Sala: Lado Leste da sala _______________________metros Lado Oeste da sala _______________________metros Lado Norte da sala _______________________metros Lado Sul da sala _________________________metros 23. Faa o contorno da sala com as medidas da sala em metros. Transforme as medidas em metros para centmetros. 24. Construa a legenda para os objetos que voc vai representar, utilizando smbolos ou cores. 25. Pinte o mapa da sala com as informaes da legenda que voc construiu.

GEOGRAFIA LONDRINA VOLUME 12 NMERO 2 JUL./DEZ.2003 disponvel em http://www.geo.uel.br/revista

You might also like