You are on page 1of 11

1

29.09.2009

DIREITO ELEITORAL

3 AULA (PROF. MRCIO LUIZ)

DIREITOS POLTICOS:

Positivos: alistabilidade (capacidade eleitoral ativa) e elegibilidade (capacidade eleitoral passiva). Negativos: inalistabilidade, inelegibilidade e suspenso/perda dos direitos polticos. Perda ou suspenso dos direitos polticos: Suspenso temporria. Perda definitiva. 1. perda da capacidade civil suspenso de direitos polticos art. 15, II, CF:
Art. 15. vedada a cassao de direitos polticos, cuja perda ou suspenso s se dar nos casos de: II - incapacidade civil absoluta;

2. art. 15, I, c/c art. 12, 4, CF perda de direitos polticos:


Art. 15. vedada a cassao de direitos polticos, cuja perda ou suspenso s se dar nos casos de: I - cancelamento da naturalizao por sentena transitada em julgado; essa sentena ser proferida pela JF 4 - Ser declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que: I - tiver cancelada sua naturalizao, por sentena judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional; II - adquirir outra nacionalidade, salvo no casos: (Redao dada pela Emenda Constitucional de Reviso n 3, de 1994) a) de reconhecimento de nacionalidade originria pela lei estrangeira; (Includo pela Emenda Constitucional de Reviso n 3, de 1994) Brasil no pode impedir que outro pas reconhea a sua nacionalidade a nacional brasileiro b) de imposio de naturalizao, pela norma estrangeira, ao brasileiro residente em estado estrangeiro, como condio para permanncia em seu territrio ou para o exerccio de direitos civis; (Includo pela Emenda Constitucional de Reviso n 3, de 1994) ex: pessoa necessita se naturalizar para concorrer a uma vaga de emprego

Para perda da nacionalidade do brasileiro nato ou naturalizado que adquira outra nacionalidade h a necessidade de decreto presidencial.

3. art. 15, IV, CF:


Art. 15. vedada a cassao de direitos polticos, cuja perda ou suspenso s se dar nos casos de: IV - recusa de cumprir obrigao a todos imposta ou prestao alternativa, nos termos do art. 5, VIII; - JAS entende ser perda e no suspenso de direitos polticos. O prof. discorda. Lembrar que aqui a suspenso dos direitos polticos pena principal.

4. art. 15, V, CF suspenso de direitos polticos:


Art. 15. vedada a cassao de direitos polticos, cuja perda ou suspenso s se dar nos casos de: V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, 4.

5. art. 15, III, CF suspenso de direitos polticos:


Art. 15. vedada a cassao de direitos polticos, cuja perda ou suspenso s se dar nos casos de: III - condenao criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; - a suspenso dos direitos polticos pena acessria.

Essas penas cominadas e ocorrncias relacionadas no art. 15, CF sero comunicadas pelos juzos competentes Justia Eleitoral.
CAPACIDADE ELEITORAL:

Aptido para o exerccio dos direitos polticos-eleitorais, tanto na condio de eleitor, como de elegvel. Capacidade eleitoral ativa: a capacidade para ser eleitor. Atributo exclusivo das pessoas naturais, adquirido mediante o alistamento eleitoral. Alistamento eleitoral: Procedimento administrativo, de qualificao e inscrio do eleitor, procedimento este que pode se converter em contencioso. A pessoa interessada deve buscar a JE (espcie de jurisdio voluntria). Gera a capacidade de algum para ser eleitor. Trata-se de procedimento administrativo de: - qualificao: como eleitor. - inscrio: no cadastro geral de eleitores, atualizado e mantido pelo TSE (em nvel nacional), pelos TREs (em nvel regional) e pelas Juntas Eleitorais (em nvel local).

Qualificao: Ato de comprovao, pela PF, de satisfao de todos os requisitos legais para ser inscrita no cadastro geral de eleitores, estando apta, por conseqncia, aquisio da capacidade eleitoral ativa. Requisitos de qualificao: 1. nacionalidade brasileira, tanto nata como naturalizada. Exceo (art. 12, 1, CF Aos portugueses com residncia permanente no Pas, se houver reciprocidade em favor de
brasileiros, sero atribudos os direitos inerentes ao brasileiro , salvo os casos previstos nesta Constituio):

portugueses no naturalizados amparados pelo estatuto da igualdade possuem

os mesmos direitos que o brasileiro naturalizado, inclusive o de se qualificar como eleitor. Para isso, o portugus deve viver no Brasil e ingressar com procedimento no Ministrio da Justia, que por portaria far a equiparao. Quando o portugus retornar a seu pas ele perde essa equiparao. 2. no estar sob regime de conscrio militar : pessoa que est prestando o servio militar obrigatrio. Consulta 9881/TSE (1990): se o conscrito j for qualificado como eleitor (antes dos 16 anos) e foi convocado aos 18 anos para prestar o servio, ter o seu ttulo suspenso. O mesmo ocorre com aquele que, j formado, convocado para prestar o servio militar (ex: mdicos). Ateno: o militar que opta por seguir carreira no tero suspensos os seus direitos polticos. 3. idade mnima: 16 anos. Ver Resoluo 21538/2003 do TSE (arts. 1 a 17). Caso haja divergncia entre ela e o Cdigo Eleitoral (arts. 42 a 50), a Resoluo prevalecer (a norma mais recente prevalece). O art. 14 da Resoluo 21538/2003 entende que, se o jovem completar 16 anos em perodo no qual no h alistamento eleitoral (151 dias anteriores eleio), poder se qualificar antecipadamente como eleitor, no caso de completar 16 anos na data da eleio, inclusive. O ttulo se convalida no dia do aniversrio do eleitor. 4. tempo de alistamento: para os brasileiros natos ter 1 ano aps completar 18 anos para procurar a Justia Eleitoral. Aps completar 19 anos esse eleitor ficar irregular, tendo que regularizar sua situao perante a Justia Eleitoral para poder se alistar.

4
Art. 8, Lei 9504: legislador no aplica a multa ao brasileiro que tenha mais de 19 anos e busque a Justia Eleitoral at 151 dias antes da 1 eleio que ocorrer aps completar 19 anos. J o brasileiro naturalizado tem 1 anos aps a naturalizao para buscar a Justia Eleitoral e se qualificar como eleitor. 5. domiclio eleitoral: segundo a Justia Eleitoral, o domiclio eleitoral no necessariamente coincide com o domiclio civil. Para a Justia Eleitoral o domiclio eleitoral um lugar (normalmente atrelado a um municpio) que o indivduo possua algum vnculo ou interesse. Ex: domiclio civil no RJ e eleitoral em Curitiba. O eleitor deve demonstrar deter interesse econmico, social e poltico na localidade onde pretende a qualificao como eleitor. Inscrio: O alistando buscar a JE com os documentos comprobatrios das 5 situaes supra, a fim de requerer a sua inscrio. Nessa ocasio o alistando preencher um formulrio (que hoje eletrnico requerimento de alistamento eleitoral RAE). O juiz eleitoral ir receber a documentao e o RAE, e verificar se a pessoa satisfaz as condies de qualificao. Ver art. 45, 2, Cdigo Eleitoral: Poder o juiz se tiver dvida quanto a identidade do
requerente ou sobre qualquer outro requisito para o alistamento, converter o julgamento em diligncia para que o alistando esclarea ou complete a prova ou, se for necessrio, comparea pessoalmente sua presena.

Logo, o juiz pode requerer que o alistando comprove em determinado prazo

o cumprimento dos requisitos de qualificao. O juiz pode deferir ou indeferir o pedido. No primeiro caso, essa deciso ser comunicada ao TSE, para fins de incluso no cadastro geral de eleitores. No segundo caso, a qualificao e a inscrio no se concretizaro. Recurso: Publicao no cartrio da JE de todos os nomes deferidos ou indeferidos. Esse momento marca a converso do procedimento administrativo em judicial, sendo o termo a quo do prazo para a interposio de recurso. No caso de deferimento, tanto o delegado de partido poltico como o MPE podem recorrer ao TRE no prazo de 10 dias a partir da publicao da lista com os nomes deferidos e indeferidos (publicao esta que se d nos dias 1 e 15) . Podem o partido ou o

5
MPE alegar erro (no caso, por ex, de o alistando j ser alistado em outro local). O alistando ter direito de defesa.
OBS:

o MP acompanha todo o processo de alistamento eleitoral, tendo vista dos processos e

da lista posta no cartrio eleitoral dos alistamentos deferidos e indeferidos. O seu prazo de 10 dias para recorrer se conta a partir do dia seguinte ao da publicao da referida lista. O mesmo prazo deferido aos partidos polticos. J no caso de indeferimento, o alistando poder recorrer ao TRE no prazo de 5 dias a partir da publicao da lista com os nomes deferidos e indeferidos. Inalistabilidade: Impedimento aquisio da capacidade eleitoral ativa. Matria prevista na CF, por se tratar de impedimento ao alistamento. So 2 as hipteses mencionadas no art. 14, 2, CF ( No podem alistar-se como eleitores os
estrangeiros e, durante o perodo do servio militar obrigatrio, os conscritos ):

1. conscritos. 2. estrangeiros, salvo o portugus equiparado a brasileiro, cujo alistamento facultativo. Mas, uma vez que o portugus tenha se alistado, o voto para ele ser obrogatrio. Transferncia: Quando o eleitor pretende transferir o seu domiclio eleitoral de um local A para um local B. A transferncia no automtica: o eleitor deve se dirigir o cartrio eleitoral do local onde pretende ter seu ttulo transferido, munido do ttulo originrio. Ver art. 55, do Cdigo Eleitoral:
Art. 55. Em caso de mudana de domiclio, cabe ao eleitor requerer ao juiz do novo domiclio sua transferncia, juntando o ttulo anterior. 1 A transferncia s ser admitida satisfeitas as seguintes exigncias: I - entrada do requerimento no cartrio eleitoral do novo domiclio at 100 (cem) dias antes da data da eleio [agora so 151 dias]. II - transcurso de pelo menos 1 (um) ano da inscrio primitiva; III - residncia mnima de 3 (trs) meses no novo domiclio, atestada pela autoridade policial ou provada por outros meios convincentes. 2 O disposto nos ns II e III, do pargrafo anterior, no se aplica quando se tratar de transferncia de ttulo eleitoral de servidor pblico civil, militar, autrquico, ou de membro de sua famlia, por motivo de remoo ou transferncia. (Redao dada pela Lei n 4.961, de 4.5.1966)

6
Requisitos: 1. a transferncia somente poder ser requerida at o 151 dia anterior eleio. 2. o eleitor deve demonstrar estar h 1 ano registrado no cartrio eleitoral de origem. 3. o eleitor deve demonstrar o interesse no novo domiclio eleitoral , ou seja, deve demonstrar relao social, econmica ou poltica durante no mnimo 3 meses com esse domiclio. 4. o eleitor deve estar regular/quite com a Justia Eleitoral da localidade de origem. 5. servidor pblico civil, militar ou autrquico transferido ou removido no necessita demonstrar os requisitos 2 e 3 supra. Essa dispensa abrange os membros de sua famlia. Essa transferncia no automtica, devendo ser decidida pelo cartrio eleitoral de destino. Havendo dvida, o juiz pode baixar o processo em diligncia. O juiz pode: 1. deferir o pedido de transferncia. 2. indeferir o pedido de transferncia. Neste momento a matria pode se converter de administrativa para litigiosa. No caso de deferimento, tanto o delegado de partido poltico como o MPE podem recorrer ao TRE no prazo de 10 dias a partir da publicao da lista com os nomes deferidos e indeferidos (publicao esta que se d nos dias 1 e 15). J no caso de indeferimento, o eleitor poder recorrer ao TRE no prazo de 5 dias a partir da publicao da lista com os nomes deferidos e indeferidos. Segunda via: Quando o ttulo de eleitor est desaparecido ou foi extraviado, o eleitor poder solicitar a 2 via, que se trata de simples procedimento administrativo. A 2 via solicitada no cartrio eleitoral. Prazo para o requerimento: - no domiclio eleitoral: at 10 dias antes da eleio. Em caso de perda, o eleitor deve assinar um termo. Em caso de furto/roubo, o eleitor deve levar o BO. Em caso de deteriorao, ele deve levar o ttulo deteriorado. - em domiclio eleitoral diverso: at 60 dias antes das eleies. Trata-se de procedimento simples, que ser deferido desde que o eleitor esteja quite com a JE. Mas, em caso de indeferimento, no h previso de um recurso especfico, at porque esse pedido de 2 via sequer vai para a apreciao do juiz eleitoral.

7
Cancelamento e excluso: Arts. 77 a 81. O cancelamento espcie de processo judicial, que pode gerar a excluso do eleitor do cadastro geral de eleitores.
Art. 71. So causas de cancelamento: I - a infrao dos artigos. 5 [quem no pode se alistar inalistvel que foi indevidamente alistado] e 42 [erros na qualificao]; II - a suspenso ou perda dos direitos polticos; - todos os rgos que condenam ou declaram incapacidade tem o dever de comunicar tais fatos Justia Eleitoral III - a pluralidade de inscrio; - pode configurar at crime eleitoral. Alm do cancelamento e excluso a pessoa pode ser processada por crime eleitoral. IV - o falecimento do eleitor; - cartrio de pessoas naturais registra o bito e comunica Justia Eleitoral. V - deixar de votar em 3 (trs) eleies consecutivas. (Redao dada pela Lei n 7.663, de 27.5.1988) caso o eleitor se justifique, no haver esse cancelamento. 1 A ocorrncia de qualquer das causas enumeradas neste artigo acarretar a excluso do eleitor, que poder ser promovida ex officio, a requerimento de delegado de partido ou de qualquer eleitor. 2 No caso de ser algum cidado maior de 18 (dezoito) anos privado temporria ou definitivamente dos direitos polticos, a autoridade que impuser essa pena providenciar para que o fato seja comunicado ao juiz eleitoral ou ao Tribunal Regional da circunscrio em que residir o ru. 3 Os oficiais de Registro Civil, sob as penas do Art. 293, enviaro, at o dia 15 (quinze) de cada ms, ao juiz eleitoral da zona em que oficiarem, comunicao dos bitos de cidados alistveis, ocorridos no ms anterior, para cancelamento das inscries. 4 Quando houver denncia fundamentada de fraude no alistamento de uma zona ou municpio, o Tribunal Regional poder determinar a realizao de correio e, provada a fraude em proporo comprometedora, ordenar a reviso do eleitorado obedecidas as Instrues do Tribunal Superior e as recomendaes que, subsidiariamente, baixar, com o cancelamento de ofcio das inscries correspondentes aos ttulos que no forem apresentados reviso. (Includo pela Lei n 4.961, de 4.5.1966)

Procedimento do cancelamento e da excluso arts. 77 a 81, CE:


Art. 77. O juiz eleitoral processar a excluso pela forma seguinte: I - mandar autuar a petio ou representao com os documentos que a instrurem: II - far publicar edital com prazo de 10 (dez) dias para cincia dos interessados, que podero contestar dentro de 5 (cinco) dias; III - conceder dilao probatria de 5 (cinco) a 10 (dez) dias, se requerida; IV - decidir no prazo de 5 (cinco) dias. juiz poder sofrer sanes se descumprir esse prazo

8
Esse cancelamento pode ser suscitado pelo eleitor, por representao do promotor eleitoral ou por partido poltico. Em alguns casos a prpria JE pode instaurar de ofcio esse procedimento. Esse procedimento sumrio, como quase todos os procedimentos na JE. Providncias do cartrio: art. 78, CE. No aparecem muito em provas.
Art. 79. No caso de excluso por falecimento, tratando-se de caso notrio, sero dispensadas as formalidades previstas nos ns. II e III do artigo 77. no tem como contestar que algum morreu caso a morte seja comprovada por certido de bito. Art. 80. Da deciso do juiz eleitoral [sentena] caber recurso no prazo de 3 (trs) dias, para o Tribunal Regional, interposto pelo excluendo ou por delegado de partido [ou pelo MPE]. Procedncia do cancelamento: legitimidade para o recurso do excluendo. Improcedncia do cancelamento: legitimidade do partido poltico e do MPE. Em havendo recurso, h a possibilidade de protocolo de contra-razes da parte interessada no mesmo prazo de 3 dias.

Reviso:
Art. 81. Cessada a causa do cancelamento, poder o interessado requerer novamente a sua qualificao e inscrio.

Ex: quando o eleitor tem 2 ttulos por culpa da JE. A reviso uma petio dirigida ao juiz eleitoral, com os seguintes objetivos/finalidades: 1. regularizao de qualquer irregularidade perante a JE. Uma vez estando com a situao regularizada, o eleitor recebe de volta seu ttulo, estando habilitado a votar. 2. reviso de cadastro para a retificao de dados. 3. reviso quando eleitor requer mudana de domiclio eleitoral no mesmo municpio. Essa reviso no se confunde com a transferncia eleitoral, que envolve municpios diversos. Capacidade eleitoral passiva: Capacidade para postular um mandato poltico por designao dos eleitores, mediante submisso ao processo eleitoral. Capacidade assegurada aos brasileiros natos, naturalizados e aos portugueses (acordo de reciprocidade). Condies de elegibilidade: Devem ser aferidas a cada eleio, diferentemente da capacidade eleitoral ativa. Podem ser prprias/tpicas (constantes da CF) ou imprprias/atpicas (constantes de legislao infraconstitucional lei).

Condies de elegibilidade tpicas/prprias: constam do art. 14, 3, CF:


3 - So condies de elegibilidade, na forma da lei: I - a nacionalidade brasileira; - podendo ser exigida a nacionalidade nata para a concorrncia do cargo de Presidente e Vice-Presidente da repblica, por ex (art. 12, 3, I, CF). Exceo: portugueses amparados pelo Estatuto da Igualdade.
OBS:

3 - So privativos de brasileiro nato os cargos: I - de Presidente e Vice-Presidente da Repblica; II - de Presidente da Cmara dos Deputados; III - de Presidente do Senado Federal; IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal; V - da carreira diplomtica; VI - de oficial das Foras Armadas. VII - de Ministro de Estado da Defesa (Includo pela Emenda Constitucional n 23, de 1999) II - o pleno exerccio dos direitos polticos; III - o alistamento eleitoral; - a capacidade eleitoral ativa pr-condio para a elegibilidade. IV - o domiclio eleitoral na circunscrio [para a eleio]; - local, regional ou nacional. Deve ser obtido pelo menos 1 ano antes das eleies. Ex. do Sarney, que mudou o seu domiclio eleitoral para o Amap. V - a filiao partidria; - deve ocorrer pelo menos 1 ano antes das eleies. VI - a idade mnima de: a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da Repblica e Senador; b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal; c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz; d) dezoito anos para Vereador.

Essas condies so aferidas pela Justia Eleitoral TSE, TER ou junta eleitoral, dependendo da abrangncia do cargo.
OBS:

qual o momento para se aferir a idade?

1. registro da candidatura. 2. dia da eleio. 3. data da posse. Ver Lei 9504/1997, art. 11, 2: 2 A idade mnima constitucionalmente
estabelecida como condio de elegibilidade verificada tendo por referncia a data da posse.

10
Alm dos requisitos supra, o candidato no pode incorrer em nenhuma das hipteses de inelegibilidade: Hipteses de inelegibilidade: Inelegibilidades so impedimentos totais ou parciais capacidade eleitoral passiva. Podem ser tpicas/prprias (constam da CF) ou atpicas/imprprias (constam da legislao complementar infraconstitucional LC 64/1990 lei das inelegibilidades). O fundamento das inelegibilidades a proteo da probidade no processo eleitoral, evitando abusos do poder econmico ou poltico. o resguardo da regularidade das eleies. As inelegibilidades so regidas pelo princpio da cautela. No Brasil somente podem ser criadas novas inelegibilidades (para alm daquelas constantes da CF) por LC. Ver art. 14, 9, CF: Lei complementar estabelecer outros casos de
inelegibilidade e os prazos de sua cessao, a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para exerccio de mandato considerada vida pregressa do candidato, e a normalidade e legitimidade das eleies contra a influncia do poder econmico ou o abuso do exerccio de funo, cargo ou emprego na administrao direta ou indireta .

Inelegibilidade absoluta: Impedimento capacidade eleitoral passiva para toda e qualquer eleio. Prevista no art. 14, 4, CF: so inelegveis os inalistveis [conscritos e estrangeiros, salvo portugueses amparados
pela reciprocidade] e os analfabetos.
OBS:

o analfabeto pode ser eleitor, mas no poder se candidatar/se alistar para concorrer a

cargo eletivo. Logo, analfabeto alistvel, muito embora seja inelegvel. Inelegibilidade relativa: Impedimento capacidade eleitoral passiva para alguns cargos eletivos. Fundamentos: 1. motivos funcionais: parte delas esto na CF, parte esto em LC. Trata-se de inelegibilidade para o chefe do PE federal, estadual ou municipal. Ver art. 14, 5, CF: O Presidente da Repblica, os Governadores de Estado e do Distrito
Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido, ou substitudo no curso dos mandatos podero ser reeleitos para um nico perodo subseqente .

Vedao ao 3 mandato consecutivo. Essa

vedao no impede que o chefe do executivo concorra a outros cargos.

11
Ex. de sucesso (quando h vacncia): quando do falecimento do presidente, o vice o suceder. Esse vice somente poder concorrer a um mandato consecutivo uma nica vez. Ex. de substituio (no h vacncia, apenas uma viagem, por ex): no caso do presidente da repblica, em ausente o vice quem assumir a presidncia o presidente da Cmara. Mesmo tendo substitudo o presidente por 1 dia, o presidente da Cmara somente poder concorrer a presidncia em nico perodo subseqente , aplicando-se a ele o art. 14, 5, CF. 2. para fins de concorrerem a outros cargos: limitao para os chefes do PE, que devero realizar a desincompatibilizao. Nesse perodo o chefe do PR ficar inelegvel. A renncia dever ocorrer at 6 meses antes das eleies. Ver art. 14, 6, CF: Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da Repblica, os
Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos at seis meses antes do pleito

Ex: eleio em 03.10.2010 a desincompatibilizao deve ocorrer at 02.04.2010. Prxima aula: 3. motivos de parentesco (casamento est includo, assim como a unio estvel). Ver art. 14, 7, CF: 7 - So inelegveis, no territrio de jurisdio do titular, o cnjuge e os
parentes consangneos ou afins, at o segundo grau ou por adoo, do Presidente da Repblica, de Governador de Estado ou Territrio, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substitudo dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se j titular de mandato eletivo e candidato reeleio.

4. motivos de sano/punio.

You might also like