You are on page 1of 6

AULA DE VIDA DE LOUVOR: 22/04 (Recaptulao) MEDITAR: pensar maduramente; refletir muito; estudar; sujeitar a exame interior; ponderar

no esprito. (Dicionrio da Lngua Portuguesa) - Ns reclamamos muitas vezes que no vivemos tanta coisa que a Palavra diz. Mas nos esquecemos de que quando Deus prometeu a Josu que ele seria prspero, que teria tudo o que est descrito em Josu 1... (versculo 6: ESFORA-TE e tem bom nimo...) (Js 1.1-9) (Cl 3.16)... havia uma condio. Ele seria prspero MAS PRECISAVA MEDITAR na Lei DIA E NOITE. > O propsito da MEDITAO a prtica da Palavra. Diante da nossa realidade OCIDENTAL, e ps-moderna (sculo XXI), MEDITAR um DESAFIO! Portanto... FORCE A SI MESMO A MEDITAR NA PALAVRA!!! Ns precisamos nos forar a PARAR, ficarmos quietos e meditar. Ns precisamos reencontrar o lugar onde NADA MAIS IMPORTA, seno a presena do Pai. ESFORO a palavra-chave. Ser Cristo para os fortes! - A Palavra diz em Mt 11.12 que o Reino dos cus conquistado por ESFORO.
12

E dos dias de Joo Batista at agora, o Reino dos Cus sofre violncia, e os violentos se apoderam dele pela fora. - ORIGINAL = VIOLNCIA: aplicar fora E a Palavra diz: Jovens, eu vos escolhi porque sois FORTES. Eu vos escrevi, pais, porque j conhecestes aquele que desde o princpio. Eu (1 Joo vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus est em vs, e j 2:14) vencestes o maligno. - O SACRIFCIO de Louvor descrito em Hb 13.15 nos leva a fazer coisas que o conforto do nosso corpo no quer fazer. SACRIFCIO DE LOUVOR: louvar a Deus quando as circunstncias no ajudam ou quando no estamos com vontade.

MEDITAR comea como um SACRIFCIO. Ao longo do tempo se torna uma NECESSIDADE para o nosso esprito. PASSOS: (Recaptulao) - Aps ler o texto, ORAR, pedindo ao Senhor que saltem aos olhos as palavras-chave. - Palavras-chave identificadas, buscar o significado no DICIONRIO. - Recorrer a TODOS os recursos que falem sobre o tema sugerido pelas palavraschave ou que ajudem a manter a concentrao no propsito (vdeo, udio discursos, pregaes, msicas, etc.) - Anotar as reflexes e os ensinamentos consequentes dessa escolha de PENSAR MADURAMENTE. - Trazer para sua realidade o que surgiu da MEDITAO.

A Luz do Mundo Gn 1:1-5 No princpio Deus criou os cus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Esprito de Deus se movia sobre a face das guas. Disse Deus: "Haja luz", e houve luz. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. Deus chamou luz dia, e s trevas chamou noite. Passaram-se a tarde e a manh; esse foi o primeiro dia. Definio de Luz no Dicionrio Priberam = O que ilumina o esprito; CLARIDADE; DIA; Brilho. Qual a luz natural que ilumina a terra? Sol (Senso Comum) V. 14-15;19 Disse Deus: "Haja luminares no firmamento do cu para separar o dia da noite. Sirvam eles de sinais para marcar estaes, dias e anos, e sirvam de luminares no firmamento do cu para iluminar a terra (Dar a luz KJV)". E assim foi. Passaram-se a tarde e a manh; esse foi o quarto dia Definio de Iluminar no Dicionrio Priberam = Derramar luz sobre; Tornar luminoso ou brilhante; Acender; Esclarecer; Encher-se de luz; Mostrar-se ou aparecer iluminado.

Se o Sol foi criado para iluminar a terra e ns vimos que iluminar (ver definio acima) o Sol no era a luz que estava iluminando a terra, ele apenas pegava a luz e derrama sobre; acendia; aparecia iluminado.... Que Luz essa descrita em Gn 1:3 que houve, sendo que o Sol s foi criado no 4 dia? Jo 1:1-5 No princpio era aquele que a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava com Deus no princpio. Todas as coisas foram feitas por intermdio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas no a derrotaram Em Gn 1:26 diz: Ento disse Deus: "Faamos o homem nossa imagem, conforme a nossa semelhana Faamos(no plural). Quando Deus criou o mundo e o homem, a trindade estava presente na criao. Tg 1:17-18 Toda boa ddiva e todo dom perfeito vm do alto, descendo do Pai das luzes, que no muda como sombras inconstantes. Por sua deciso ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou Joo 8:12 Falando novamente ao povo, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andar em trevas, mas ter a luz da vida". Jo 9:4-5 Enquanto dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ningum pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, eu sou a luz do mundo". Mas algo aconteceu que mudou essa realidade: Ele teria que sair do mundo. Lc 23:44-46 J era quase meio dia (pice do sol), e trevas cobriram toda a terra at s trs horas da tarde; o sol deixara de brilhar. E o vu do santurio rasgou-se ao meio. Jesus bradou em alta voz: "Pai, nas tuas mos entrego o meu esprito". Tendo dito isso, expirou Nesse momento a luz estava deixando a terra, e as trevas cobriram toda a terra, imagino a alegria que o inferno estava por terem conseguido derrotar o filho de Deus e dominar a terra com as trevas.

2 Corntios 4:4 Nos quais o deus deste sculo cegou os entendimentos dos incrdulos, para que lhes no resplandea a luz do evangelho da glria de Cristo, que a imagem de Deus. Definio de Sol no Dicionrio Priberam = Luz intensa; BRILHO, RESPLENDOR ELE CEGOU O ENTENDIMENTO DOS INCRDULOS DA LUZ VERDADEIRA PARA QUE ELE PUDESSE TOMAR O LUGAR DESSA LUZ. 2 Corntios 11:14 Isto no de admirar, pois o prprio Satans se disfara de anjo de luz. 1 Pedro 5:8 Sejam sbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocs, anda ao deredor como leo, rugindo e procurando a quem possa devorar. Lucas 10:18-19 Ele respondeu: "Eu vi Satans caindo do cu como relmpago. Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpies, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes far dano. Como um leo, no um leo. Como um relmpago no relmpago. Anjo de luz no A luz. Lc 24: 1-4 No primeiro dia da semana, de manh bem cedo, as mulheres tomaram as especiarias aromticas que haviam preparado e foram ao sepulcro. Encontraram removida a pedra do sepulcro, mas, quando entraram, no encontraram o corpo do Senhor Jesus. Ficaram perplexas, sem saber o que fazer. De repente dois homens com roupas que brilhavam como a luz do sol colocaram-se ao lado delas. Brilhavam como a luz do sol, um pouco de luz foi colocada novamente na terra por anjos, mas no era o suficiente, pois no era a luz verdadeira. Sl 8:3-6 Quando contemplo os teus cus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste pergunto: Que o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes? Deus criou a luz, as estrelas e mais uma coisa, o que est faltando? (e o sol???), Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos ou (*seres celestiais) e o coroaste de glria e de honra. Tu o fizeste dominar sobre as obras das tuas mos; sob os seus ps tudo puseste

*Seres Celestiais, na verdade se voc for procurar essa palavra no hebraico (original) a palavra que est no lugar de seres celestiais ou anjos ELOHIYM (DEUS) Sl 8:6 (A Mensagem) Quando contemplo os teus cus, escuros e imensos, tua joia celeste feita mo, Lua e estrelas incrustadas no devido lugar, olho para mim e me pergunto: Por que te importas conosco? Por que olhas uma segunda vez para ns? Ainda sim, por pouco, deixamos de ser deuses, esplendorosos como a luz matinal do den. Tu nos encarregaste de cuidar do mundo feito por tuas mos, repetiste para ns a incumbncia de Gnesis. Ou seja, ns fomos feitos, um pouco menor do que Deus. Hebreus 1:13-14 A qual dos anjos Deus alguma vez disse: "Senta-te minha direita, at que eu faa dos teus inimigos um estrado para os teus ps"? Os anjos no so, todos eles,(No bvio MSG) espritos ministradores enviados para servir aqueles que ho de herdar a salvao? O diabo ainda um anjo cado, e ele tambm foi criado para nos servir!!!! Qual era a soluo para a humanidade/ terra ento? Quando Jesus aparece aos seus discpulos ele deixou uma promessa: Lc 24:49 Eu lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade at serem revestidos do poder do alto Em At 2 o Esprito Santo vem e a promessa cumprida. A Luz agora no est com eles ou sobre eles, e sim dentro deles. Mateus 5:14-16 "Vocs so a luz do mundo. No se pode esconder uma cidade construda sobre um monte. E, tambm, ningum acende uma lmpada e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrrio, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que esto na casa. Assim brilhe a luz de vocs diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocs, que est nos cus". Quem ilumina a terra agora??? Malaquias 4:2 = Mas para vocs que reverenciam o meu nome, o sol da justia se levantar trazendo cura em suas asas.

Apocalipse 21:1; 23-24 = E vi um novo cu, e uma nova terra. Porque j o primeiro cu e a primeira terra passaram v.23 = a cidade no necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeam, porque a glria de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro a sua lmpada. E as naes dos salvos andaro sua luz; e os reis da terra traro para ela a sua glria e honra. Fonte desse estudo: http://www.blueletterbible.org/ https://www.google.com.br/ http://www.priberam.pt/DLPO/ http://www.dicionariodoaurelio.com/ Bblias: Nova Verso Internacional; Joo Ferreira de Almeida, King James, A Mensagem. *EXERCCIO: Juntarem grupos de 4 pessoas e estudarem juntos o Texto de Colossenses 3 (ou) Romanos 12 Usar: Dicionrio Portugus, Vrias tradues da bblia, Google, etc...

You might also like