You are on page 1of 40

D i s c i p u l a d o

M a d u r o

R e p r o d u t i v o

>

B a s e s

d a

S a l v a o

Graa Irresistvel e Perseverana dos Santos


Exemplar do Discipulador

Mdulo 3
Misael Batista do Nascimento e Ivonete Silva

Discipulado Maduro e Reprodutivo Mdulo 3: Bases da Salvao: Graa Irresistvel e Perseverana dos Santos

Exemplar do Discipulador 3 Edio Revisada

Copyright 2008 Misael Nascimento e Ivonete Silva. Proibida a reproduo sem autorizao por escrito dos autores. Dedicatria A Deus, supremo benfeitor, que no devido tempo nos chamou e nos mantm firmes para a glorificao, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, no poder do Esprito Santo. Projeto grfico e editorao: Misael Nascimento e Ivonete Silva Reviso de contedos: Alain Paul Laurent Rocchi e Ivonete Silva. Dados para contato: Fone: (0 61) 9964-6111. E-mail: contato@misaelbn.com. Web site com recursos didticos adicionais: www.misaelbn.com. 3 Edio Revisada. Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) (Cmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) NASCIMENTO, Misael Batista; SILVA, Ivonete, 2008 Discipulado maduro e reprodutivo. Mdulo 3: Bases da Salvao: Graa irresistvel e perseverana dos Santos. Exemplar do instrutor ou discipulador. Braslia, DF: Junho de 2008. 1. Cristianismo 2. Evangelho 3. Doutrina da salvao (soteriologia) 4. Os cinco pontos do Calvinismo TULIP 5. Graa irresistvel 6. Vocao eficaz 7. Chamado externo 8. Perseverana dos santos 9. Certeza de salvao 10. Alianas 11. Teologia do pacto 12. Estudos bblicos.

Sumrio
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 13 Introduo................................................................................................................................................. 1 Seo 1: O convite irrecusvel............................................................................................................... 6 O convite irrecusvel e a regenerao..................................................................................................... 7 O convite irrecusvel, a converso e o arrependimento....................................................................... 9 O convite irrecusvel, a converso e a f salvadora............................................................................. 11 O convite irrecusvel do Deus Trino.............................................................................................. 13 Concluso da primeira seo................................................................................................................. 15 Seo 2: A f que nunca morre............................................................................................................ 17 Orientados para a vida santa.................................................................................................................. 18 Os dois aspectos da santificao........................................................................................................... 20 A santificao irreversvel. .................................................................................................................. 22 A santificao e a luta espiritual............................................................................................................ 24 Os recursos divinos para a vitria espiritual........................................................................................ 27 Os escolhidos sero glorificados........................................................................................................... 30 Concluso da segunda seo.................................................................................................................. 32 Consideraes finais............................................................................................................................... 33 Referncias bibliogrficas. ..................................................................................................................... 34

iii

Introduo
Nos mdulos anteriores aprendemos sobre Deus como Criador Soberano e Redentor. Estudamos sobre a ao divina na histria desde a eternidade passada at o sculo I, quando Deus Filho tornou-se plenamente humano e morreu na cruz e a fim de salvar aos eleitos. Como aquele ato salvador de Cristo chega at ns? Podemos estar seguros de que, uma vez alcanados por esta graa, permaneceremos firmes? Ser que um cristo pode perder sua salvao? Tais perguntas so respondidas nestes estudos. A Bblia revela que Deus quis salvar por amor. Logo aps a queda ele prometeu aos nossos primeiros pais um Redentor, que esmagaria a cabea da serpente (Gn 3.15). Nos momentos dramticos que se seguiram desobedincia de Ado, estabeleceu-se o pacto da redeno. Na eleio Deus escolheu, antes da fundao do mundo, dentre a humanidade decada, alguns para serem salvos. Na redeno Deus Pai enviou Deus Filho, no poder do Esprito Santo, para reconciliar os eleitos consigo.

A graa irresistvel e a perseverana dos santos


No tempo devido Deus visita bondosa e poderosamente seus escolhidos, trazendo-os para sua comunho mediante o evangelho. Ele os acolhe paternalmente, suprindo-os da presena e ao eficaz do Esprito Santo, santificando-os e glorificando-os. Tais ensinos so o corao do evangelho. Todos os dias devem ser no apenas lembrados, mas orados e aplicados na vida de cada seguidor de Jesus Cristo.

Doutrinas impopulares
O homem moderno, simptico idia de liberdade e autonomia absolutas, sente-se ofendido diante dessas afirmaes. Lderes ditos cristos desviam-se ou fazem chacota desses tpicos, especialmente das afirmaes da Palavra de Deus sobre predestinao e eleio. O resultado dessa m doutrinao visvel. Igrejas crescem rapidamente em torno de verses defeituosas do evangelho, mas a gerao que se levanta demonstra uma fragilidade significativa, uma vez que suas convices religiosas so firmadas sobre alicerces fracos. Os evanglicos deste tempo so infantis diante das tribulaes, confundem autoridade espiritual com prepotncia e so conduzidos como gado, por lderes personalistas e inconseqentes. O discipulado bblico caracterizado por firmeza de carter, humildade e prtica fervorosa e inteligente da Palavra de Deus. Isso exige a conscincia de que fomos eleitos, comprados pelo sangue do Cordeiro, sobrenaturalmente chamados pelo evangelho e poderosa (e fielmente) assegurados da participao na comunho eterna com o Senhor.

As cinco afirmaes do evangelho


Nesses estudos, seguimos um roteiro seguro. Estas exposies so baseadas na formulao doutrinria de um snodo realizado no sculo XVII, em Dordrecht, na Holanda. Os estudiosos daquele snodo produziram um material profundamente bblico e, ao mesmo tempo, compreensvel, fcil de memorizar e explicar. O evangelho foi resumido em cinco declaraes: 1) Deus criou tudo perfeito, mas o homem decaiu de seu estado de santidade e comunho original. 2) Deus escolheu, dentre a massa de pecadores, alguns para serem salvos. 3) Cristo morreu pelos eleitos. 4) Os eleitos so chamados pelo Esprito Santo, atravs da proclamao do evangelho. 5) Os eleitos sero glorificados. 1

Bases da salvao

Em cada aspecto da salvao, Deus relaciona-se conosco com base nos pactos da criao e da redeno. Deus quem sempre toma a iniciativa de salvar; ns somos os beneficirios de uma poderosa e eficaz obra de redeno.

O acrstico TULIP
Os telogos do sculo XVII utilizaram a tulipa, flor comum em certas regies da Europa e Amrica do Norte, e tambm smbolo da Holanda, como uma representao do evangelho. O acrstico TULIP (tulipa, em ingls) sintetiza as principais declaraes das boas notcias de Deus para nossa salvao: Total depravao. Uma escolha incondicional. Limitada expiao. Irresistvel chamado. Perseverana dos santos. Estes estudos das verdades bblicas relacionadas ao acrstico TULIP nutrem, desafiam, transformam, fortalecem e promovem o seu crescimento no discipulado cristo.

O que discipulado
O termo discipulado entendido, em muitos contextos, como os estudos iniciais da vida do cristo, normalmente como a preparao para o batismo e profisso de f. Nestes estudos, considera-se discipulado o processo de amadurecimento do servo de Deus, da converso at a glorificao. Isso assim porque a vida com Deus aprendizado e aperfeioamento, todos os dias, para sempre. Na converso, inicia-se a caminhada; vrias dcadas depois, ainda estamos sendo moldados graciosamente pelo Esprito que nos dispensa graa atravs da Palavra, dos sacramentos, da orao e do convvio com os irmos. E, enquanto prosseguimos, amadurecemos e reproduzimos o discipulado em outras pessoas. Somos sal e luz, preservamos, damos sabor e iluminamos, amamos e servimos a Deus. Pertencemos a ele, fomos chamados para dar fruto (Mt 5.13-16; Jo 15.16).

A singularidade deste material


Este material fornece subsdios diferenciados para discipuladores e discpulos. Um discipulador o professor, evangelista ou instrutor que usa os estudos para ensinar a pessoas interessadas. Um discpulo um aluno ou indivduo disposto a estudar a Palavra de Deus. H, ainda, a possibilidade de o leitor estudar sozinho, utilizando o exemplar do discpulo e comparando suas respostas com o roteiro de estudos do exemplar do discipulador.

Objetivos de estudo
Os principais objetivos do ensino so mostrados no incio das sees. O exemplar do discipulador contm objetivos tambm para quem instrui.

Destaques de texto
Os textos enfatizados so marcados com itlico. Ao invs de simplesmente substituir os termos teolgicos por palavras contemporneas, os autores optaram por destacar tais termos com negrito e fornecer seus significados no prprio pargrafo onde eles aparecem pela primeira vez. Quando a palavra exige informao mais pormenorizada, esta fornecida em uma nota explicativa de rodap.

Notas de rodap
O leitor atento enriquecer sua compreenso do texto lendo as notas inseridas no rodap. Ao lado de citaes, palavras ou conceitos-chave, so inseridos nmeros que remetem para uma nota explicativa. Leitores mais apressados podero seguir em frente sem ler tais notas. Nestes estudos, so citados diversos autores. O leitor ter contato com obras teolgicas importantes escritas por autores confiveis e piedosos, cujos ensinos so fiis interpretao bblica.

Introduo 3 O formato das citaes segue alguns padres: 6 As referncias so mostradas iniciadas pelo sobrenome do autor (em maisculas), nome, ttulo da obra (resumido) em itlico, dados de edio e reimpresso, nome da cidade em que a obra foi publicada, nome da editora, ano de publicao e nmero de pgina. Por exemplo, HODGE, Charles. Teologia Sistemtica. So Paulo: Hagnos, 2001, p. 555. 6 Sempre que a mesma obra citada mais de uma vez, a partir da segunda citao, aps o sobrenome do autor em maisculas, consta a expresso op. cit. Caso ocorra citao consecutiva de um mesmo autor e obra, consta a expresso ibid. Eis os exemplos: A partir da segunda citao (HODGE, op. cit., p. 557). Citao consecutiva do mesmo autor e obra, na mesma pgina (Ibid., p. 580). 6 Quando citado um outro trecho da obra, na mesma pgina de citao anterior, utiliza-se a expresso loc. cit., por exemplo, HODGE, op. cit., loc. cit. 6 Quando a obra citada tem mais de trs autores, citado apenas o primeiro autor, seguido da expresso et al. Exemplo: BOICE et al. Religio de Poder. So Paulo: Cultura Crist, 1998, p. 325. 6 Quando a citao contempla partes extradas de diversas pginas do texto do autor, utiliza-se a expresso passim. Exemplo: JOHNSON, Phillip E. Darwin no Banco dos Rus. So Paulo: Cultura Crist, 2008, passim. 6 Quando um autor cita outro, utiliza-se a expresso apud. Exemplo: SAXE, John Godfrey. Os Cegos e o Elefante. apud MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safri de Estratgia. Porto Alegre: Bookman, 2000, p. 12. Nesse caso, o texto de John Godfrey, Os Cegos e o Elefante, citado por Mintzberg, Ahlstrand e Lampel, na pgina 12 do livro Safri de estratgia: Um roteiro pela selva do planejamento estratgico, publicado em Porto Alegre, no ano 2000, pela Editora Bookman. 6 Quando h sugesto de leitura do texto que segue uma referncia, utiliza-se a expresso et seq. Exemplo: Mt 5.2 et seq., ou seja, a referncia encontra-se no Evangelho de Mateus, captulo cinco, versculo dois e seguintes.

Textos bblicos
Os textos bblicos que comprovam as afirmaes dos estudos so transcritos da Bblia Sagrada, segunda edio da verso revista e atualizada no Brasil, traduo de Joo Ferreira de Almeida. No exemplar do discpulo, so deixadas lacunas em alguns textos, para serem preenchidas pelos participantes. O objetivo auxiliar o discpulo a fixar as bases bblicas de cada ensino, alm de ganhar proficincia no manuseio da Escritura. No princpio __________________ Deus os cus e a terra (Gn 1.1). No exemplar do discipulador, os textos a serem completados aparecem em negrito. No princpio criou Deus os cus e a terra (Gn 1.1).

Smbolos de f
Nos estudos, so estabelecidas ligaes dos contedos com os smbolos de f de Westminster a Confisso de f, o Catecismo maior e o Catecismo menor ou Breve catecismo. Estes documentos foram produzidos no sculo XVII por mais de uma centena de telogos, em uma reunio denominada Assemblia de Westminster. Tambm so citados textos dos Cnones de Dordrecht, tambm denominados Cnones de Dort. Pretende-se despertar o interesse para tais documentos que so aceitos por todas as igrejas de linha teolgica reformada como sumrio adequado da doutrina bblica. Alm dos smbolos de Westminster, este mdulo cita passagens do Catecismo de Heidelberg, um documento produzido na Alemanha por dois jovens, um professor de Teologia, Zacarias Ursino, de 28 anos, e um pregador da Corte, Gaspar Oleviano, de 26 anos. Tal obra tem sido reconhecida no apenas por sua exatido doutrinria, mas tambm como um catecismo de beleza e impacto incomuns, uma reconhecida obra-prima. 1

1 BEEKE, Joel R.; FERGUSON, Sinclair B. Harmonia das Confisses Reformadas. So Paulo: Cultura Crist, 2006, p. ix-x.

Bases da salvao Cada seo finaliza com um quadro Fique alerta. Diante das mais variadas vertentes doutrinrias, muitas delas destitudas de biblicidade, sempre bom ser avisado quanto aos perigos existentes nos discursos religiosos atuais, muitos deles baseados em filosofia e vs sutilezas (Cl 2.8).

Fique alerta

Para memorizar
A afirmao do salmista preciosa: Guardo no corao as tuas palavras, para no pecar contra ti (Sl 119.11). O Senhor Jesus Cristo, ao ser tentado no deserto, recorreu Escritura que se encontrava em sua memria (Mt 4.4, 7 e 10). Esta a razo por que ao final de cada seo, h um versculo da Palavra de Deus a ser memorizado.

Sugesto de leitura bblica


As sees terminam com sugestes de leituras bblicas. A idia criar no discpulo o hbito da leitura freqente da Palavra de Deus.

Para aprender mais


Ao fim de cada seo, so fornecidas referncias teis para o aprofundamento do estudo. Os dados completos das obras citadas encontram-se nas referncias bibliogrficas.

Definies de termos e de abreviaes


Termos e abreviaes usados so definidos da seguinte maneira: BCW. Breve catecismo ou Catecismo menor de Westminster. BEG.
Bblia de estudo de Genebra. CH. Catecismo de Heidelberg. CMW. Catecismo maior de Westminster.Cf. Confira em. CFW. Confisso de f de Westminster. Mandado. Preceito ou ordem de superior para inferior. Uma ordem ou incumbncia divina que deve ser seguida, obedecida e realizada pelo homem. Smbolos de f. A Confisso de f, o Breve catecismo ou Catecismo menor e o Catecismo maior de Westminster. v.; vv. Versculo; versculos.

Caminhe devagar
Estude com calma. O ideal caminhar devagar, lendo cada referncia bblica, esmiuando conceitos, realizando as atividades propostas, memorizando os versculos indicados e respondendo com profundidade s questes levantadas. claro que tudo pode ser feito mais rapidamente, caso haja disponibilidade de tempo. O importante que os contedos sejam realmente absorvidos. Lembre-se: estamos estudando o evangelho, centro de nossa caminhada espiritual.

Agradecimentos
Nada seria feito sem o apoio, sugestes e crticas de muitas pessoas. Os irmos da Igreja Presbiteriana Central do Gama foram bondosos, apoiando-nos para que pudssemos dedicar-nos leitura, orao e redao de estudos. Muitos trabalharam e continuam gentilmente fazendo isso como revisores de texto e leiaute, favorecendo o aprimoramento deste material. Esta uma obra feita a muitas mos. O Rev. Misael projetou o curso, organizou a pesquisa bblica e referncias bibliogrficas, escreveu as introdues, estudos e concluses. Ivonete Silva, educadora crist, revisou os contedos e produziu a maior parte das contextualizaes e atividades. Rita de Cssia, secretria da IPCG, ajudou muito administrando a agenda do Rev. Misael e fornecendo sugestes pertinentes sobre o texto. Na composio visual e na redao dos objetivos somos devedores Cidinha, que

Introduo 5 nos deu sugestes valiosas. Louvamos ao Senhor pelas revises adicionais realizadas pelo Presb. Alain Paul. Por fim, os autores agradecem pelo apoio e compreenso de seus familiares. O Rev. Misael grato a sua esposa Mirian, suas filhas Ana Carolina e Bruna e sua me, Roberta. Elas so seus maiores amores, lenitivo e sua motivao, permitindo que ele dedicasse incontveis horas na preparao destes estudos. Ivonete agradece a sua me Jael, por suas oraes, apoio e incentivo ministerial. Tudo foi escrito para agradar, servir e honrar a Deus, maravilhoso Criador, Redentor e Juiz.

Para quem so estes estudos


Estes estudos beneficiaro a todos os seguidores do Senhor Jesus Cristo, de todas as denominaes evanglicas. Objetiva-se disseminar a verdade que produz vida. Espera-se que cada estudante da Bblia obtenha uma compreenso lmpida da s doutrina e se sinta motivado a continuar crescendo na graa e conhecimento do Redentor (2Pe 3.18). Se voc absorver essas verdades a ponto de poder ensin-las a outros, estar capacitado para cooperar na tarefa de fazer discpulos. Oramos para que o Esprito Santo o conduza. Que Deus seja glorificado, sua f seja fortalecida e os discpulos sejam multiplicados. Os autores.

O convite irrecusvel
TULIP. Irresistvel graa.

Seo um

Objetivos para o instrutor ou discipulador


Conhecer o ensino bblico sobre o chamado divino para a salvao. Compreender o ensino, sendo capaz de ampli-lo, reduzi-lo, represent-lo de outra forma ou prever conseqncias resultantes da informao original. Aplicar o ensino, levantando e resolvendo problemas relacionados aos tpicos tericos e prticos apresentados na apostila. Analisar a doutrina separando seus elementos constitutivos, e estabelecendo relaes entre eles. Avaliar o ensino, confrontando os contedos com algumas crenas e prticas da atualidade. Como resultado do processo de estudo, amar mais e melhor a Deus, alegrando-se por ter sido chamado para a salvao. Orar para que Deus ilumine e abenoe a cada discpulo e, na dependncia do Esprito Santo, ensinar estas verdades da Bblia.

Objetivos para o discpulo


Os mesmos objetivos do discipulador, com exceo do objetivo referente ao ensino. Orar para que Deus encha sua vida com o Esprito Santo, dando-lhe capacidade para testemunhar sobre Cristo e para responder a todo aquele que lhe perguntar sobre a razo de sua esperana (At 1.8; 1Pe 3.15).

Introduo
Como grande o amor de Deus! Um compositor cristo expressou isso exultando meu Deus, que amor! s sempre e todo amor!. sob esse contexto que iniciamos o estudo desta seo. Por amor, o Criador mandou seu Filho para morrer, ressuscitar e ser exaltado em nosso favor. Por amor, Deus faz com que aquele ato salvador de Cristo chegue at ns. No acrstico TULIP, a letra I refere-se penltima grande afirmao sobre a salvao. Aprenderemos nas prximas pginas o ensino da Escritura sobre a irresistvel graa de Deus. Estudos da seo 01: O convite irrecusvel Estudo um: O convite irrecusvel e a regenerao Estudo dois: O convite irrecusvel, a converso e o arrependimento Estudo trs: O convite irrecusvel, a converso e a f salvadora Estudo quatro: O convite irrecusvel do Deus Trino Estudo cinco: Concluso da primeira seo

O convite irrecusvel e a
regenerao
Marcos sempre foi bom aluno e tirava excelentes notas. Quando chegou ao final de seu curso de Engenharia, recebeu a proposta de uma bolsa de estudos no Exterior. Ele poderia desenvolver um projetor inovador em uma Universidade mundialmente conhecida. Sem dvida, aquele era um convite irrecusvel.

Estudo um

1.1. O que o convite


irrecusvel

O convite irrecusvel denominado na Teologia de chamado ou vocao eficaz, ou ainda graa irresistvel. Todos esses termos so sinnimos e apontam para uma s experincia. O convite irrecusvel a obra poderosa de Deus em chamar, pelo evangelho, os eleitos para a salvao, operando neles a regenerao e a converso. Note que, para compreender bem este conceito, precisamos saber o que so a regenerao e a converso. Este estudo focaliza a regenerao. A partir do segundo estudo voc aprender mais sobre a converso.

o grande amor com que nos amou, e estando ns mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo pela graa sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus (Ef 2.4-6). Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas l do alto, onde Cristo vive, assentado direita de Deus (Cl 3.1). E, assim, se algum est em Cristo, nova criatura; as coisas antigas j passaram; eis que se fizeram novas (2Co 5.17).

1.2. Conceito de regenerao


A regenerao o novo nascimento, ou seja, o ato de Deus pelo qual o princpio da nova vida implantado no homem, e a disposio dominante da alma se faz santa [...] e o primeiro exerccio santo desta nova disposio assegurado.2 Tal definio necessita de um rpido esclarecimento. Primeiro, a regenerao um nascimento do alto e equivale a uma ressurreio espiritual, uma nova criao ou o recebimento de uma nova vida.
Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem no nascer da gua e do Esprito no pode entrar no reino de Deus. O que nascido da carne carne; e o que nascido do Esprito esprito. No te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo (Jo 3.5-7). Mas Deus, sendo rico em misericrdia, por causa
2 BERKHOF, Louis. Teologia Sistemtica. 2. ed. So Paulo: Cultura Crist, 2001, p. 432.

Segundo, na regenerao Deus muda as inclinaes do corao do homem, liberando-o para compreender e aceitar as coisas espirituais: a disposio dominante da alma se faz santa. Ademais, Deus assegura o primeiro exerccio santo desta nova disposio, ou seja, ele garante que a alma regenerada responda positivamente ao evangelho.
Dar-vos-ei corao novo e porei dentro de vs esprito novo; tirarei de vs o corao de pedra e vos darei corao de carne. Porei dentro de vs o meu Esprito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juzos e os observeis (Ez 36.26-27).

Terceiro, os textos acima j demonstram que quem regenera o eleito o Esprito Santo. Nesses termos, tudo o que estudaremos neste mdulo tem relao com a aplicao do evangelho aos coraes dos discpulos de Jesus Cristo, e quem faz isso o Esprito de Deus, basicamente, em quatro passos (figura 01). 1. O Esprito concede vida e muda as disposies da alma e torna desejvel e possvel a aceitao do evangelho. 2. O Esprito ilumina o entendimento e torna possvel a compreenso do evangelho. 7

Bases da salvao: Graa irresistvel e perseverana dos santos 3. O Esprito concede ao eleito arrependimento.
4. O Esprito concede ao eleito a f salvadora.

Deus. O regenerado passa a compreender o evangelho.


Certa mulher, chamada Ldia, da cidade de Tiatira, vendedora de prpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o corao para atender s cousas que Paulo dizia (At 16.14). Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecer a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso corao, para iluminao do conhecimento da glria de Deus, na face de Cristo (2Co 4.6). O que vocao eficaz? Vocao eficaz a obra do Esprito Santo, pela qual, convencendo-nos de nosso pecado e de nossa misria, iluminando nosso entendimento pelo conhecimento de Cristo, e renovando nossa vontade, nos persuade e habilita a abraar Jesus Cristo, que nos oferecido de graa no Evangelho. BCW, pergunta 31.

Regenerao
Nova vida Iluminao

Converso
Arrependimento F

Figura 01. Quatro passos da vocao eficaz.

Os autores reconhecem que a obra de Deus no corao do eleito sublime e no pode ser inteiramente dissecada pela compreenso humana. Esses quatro passos so aqui apresentados apenas como recurso didtico sujeito a aperfeioamentos decorrentes de compreenses mais apuradas da doutrina. Apesar desta limitao, til pensar na graa irresistvel operando dentro deste esquema qudruplo, sendo os dois primeiros passos ligados regenerao e os dois ltimos converso.

1.3. Conceito de iluminao


O termo pode ser usado em dois contextos, relacionado salvao o foco destes estudos ou leitura e estudo das Escrituras. Quanto salvao, iluminao a graa concedida pelo Esprito Santo de expulsar as trevas do entendimento e substitu-las pela luz da Palavra de

No que diz respeito leitura e estudo das Escrituras, a iluminao um dos aspectos da obra didtica do Esprito Santo. Ele o nosso professor celestial, que nos ajuda a compreender o contedo da Palavra de Deus. Isso ser mais bem explicado nos mdulos quatro a seis do curso Discipulado Maduro e Reprodutivo.
[...] mas o Consolador, o Esprito Santo, a quem o Pai enviar em meu nome, esse vos ensinar todas as coisas e vos far lembrar de tudo o que vos tenho dito (Jo 14.26).

Atividades
1. O que voc entendeu por convite irrecusvel? Sugesto de resposta: a obra poderosa de Deus em chamar, pelo evangelho, os eleitos para a salvao, operando neles a regenerao e a converso. 2. Complete: a) A regenerao ou novo nascimento o ato de Deus pelo qual o princpio da nova vida implantado no homem, e a disposio dominante da alma se faz santa [...] e o primeiro exerccio santo desta nova disposio assegurado. b) A iluminao a graa concedida pelo Esprito Santo de expulsar as trevas do entendimento e substitu-las pela luz da Palavra de Deus. 3. Enumere corretamente os passos da vocao eficaz. (4). (2). (1). (3). O Esprito concede ao eleito a f salvadora. O Esprito ilumina o entendimento e torna possvel a compreenso do evangelho. O Esprito concede vida e muda as disposies da alma e torna desejvel e possvel a aceitao do evangelho. O Esprito concede ao eleito arrependimento.

Estudo dois O convite irrecusvel, a converso


e o arrependimento
Em torno da mquina de caf, os colegas de trabalho de Miguel perguntavam o que havia acontecido. Todos notaram que algo havia mudado. Miguel estava diferente. Antes colrico, agora era gentil. Antes acomodado, agora demonstrava iniciativa e responsabilidade. Conheci a Cristo explicou Miguel. Deus me deu uma nova vida; agora sou nova criatura. O grupo esboou reaes diversas. Uns riram, outros deram de ombros e saram de fininho quando notaram que a conversa ia girar em torno de religio. Outros voltaram a suas mesas pensativos, questionando, se de fato, o Cristianismo tinha esse poder de mudar o ser humano de dentro para fora. Pelo menos dois dos colegas permaneceram com Miguel durante os minutos finais do intervalo para o lanche. A estes ele explicou, com alegria e sinceridade, os detalhes de sua converso.

2.1. Conceito de converso


A converso pode se analisada por dois ngulos. Do ponto de vista de Deus ela pode ser definida como o ato de Deus pelo qual ele faz com que o pecador regenerado, em sua vida consciente, se volte para ele com arrependimento e f.3 Do ponto de vista do homem, a converso considerada o resultante ato consciente do pecador pelo qual ele, pela graa de Deus, volta-se para Deus com arrependimento e f.4 Em suma, a converso sempre envolve o arrependimento a tristeza segundo Deus (2Co 7.10) e a f a confiana em Cristo como nico e suficiente Redentor (Jo 3.16).
Ele, angustiado, suplicou deveras ao SENHOR, seu Deus, e muito se humilhou perante o Deus de seus pais; fez-lhe orao, e Deus se tornou favorvel para com ele, atendeulhe a splica e o fez voltar para Jerusalm, ao seu reino; ento, reconheceu Manasss que o SENHOR era Deus (2Cr 33.12-13). Ento, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo vosso corao (Jr 29.12-13).
3 BERKHOF, op. cit., p. 446. 4 Ibid., loc. cit.

Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecer a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso corao, para iluminao do conhecimento da glria de Deus, na face de Cristo (2Co 4.6).

2.2. O incio da experincia


humana da converso o arrependimento

muito comum ouvirmos o dito popular: Se arrependimento matasse.... Em se tratando de salvao o arrependimento no mata, mas parte importante no processo de salvao. O arrependimento uma completa mudana de direo existencial, espiritual e moral. Na experincia do arrependimento, o Esprito Santo realiza trs aes: 1. Convence o discpulo de seu pecado, da justia e do juzo de Deus. 2. Concede ao eleito dio por sua iniqidade. 3. Faz com que o eleito suspire por perdo e transformao completa. Isso feito de tal forma que o eleito d as costas ao pecado e volta-se para Deus como nica 9

10

Bases da salvao: Graa irresistvel e perseverana dos santos


para a Galilia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: O tempo est cumprido, e o reino de Deus est prximo; arrependeivos e crede no evangelho (Mc 1.14-15). Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado algum, restituo quatro vezes mais (Lc 19.8).5 E que em seu nome se pregasse arrependimento para remisso de pecados a todas as naes, comeando de Jerusalm (Lc 24.47). Ouvindo eles estas coisas, compungiu-selhes o corao e perguntaram a Pedro e aos demais apstolos: Que faremos, irmos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependeivos, e cada um de vs seja batizado em nome de Jesus Cristo para remisso dos vossos pecados, e recebereis o dom do Esprito Santo (At 2.37-38). E, ouvindo eles estas coisas, apaziguaramse e glorificaram a Deus, dizendo: Logo, tambm aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento para vida (At 11.18).
O que o arrependimento que conduz vida? 0 arrependimento que conduz vida uma graa salvadora, operada no corao do pecador pelo Esprito e pela Palavra de Deus, pela qual, ao reconhecer e sentir, no somente o perigo, mas tambm a torpeza e odiosidade dos seus pecados, e apreendendo a misericrdia de Deus em Cristo para com os arrependidos, o pecador tanto se entristece pelos seus pecados e os abomina, que os abandona e se volta para Deus, com a inteno de constantemente com Deus em todos os caminhos da nova obedincia, e esforando-se para isso. CMW, pergunta 76.
5 Esta atitude de Zaqueu, um cobrador de impostos, revela seu arrependimento, ou seja, sua profunda mudana de atitude e ao.

fonte de misericrdia, em busca de perdo e restaurao espiritual.


Mas eu vos digo a verdade: convm-vos que eu v, porque, se eu no for, o Consolador no vir para vs outros; se, porm, eu for, eu volo enviarei. Quando ele vier, convencer o mundo do pecado, da justia e do juzo (Jo 16.7-8).

Considero os meus caminhos e volto os meus passos para os teus testemunhos (Sl 119.59). Se observares, SENHOR, iniqidades, quem, Senhor, subsistir? Contigo, porm, est o perdo, para que te temam. Aguardo o SENHOR, a minha alma o aguarda; eu espero na sua palavra. A minha alma anseia pelo Senhor mais do que os guardas pelo romper da manh. Mais do que os guardas pelo romper da manh, espere Israel no SENHOR, pois no SENHOR h misericrdia; nele, copiosa redeno (Sl 130.3-7). Bem ouvi que Efraim se queixava, dizendo: Castigaste-me, e fui castigado como novilho ainda no domado; converte-me, e serei convertido, porque tu s o SENHOR, meu Deus. Na verdade, depois que me converti, arrependi-me; depois que fui instrudo, bati no peito; fiquei envergonhado, confuso, porque levei o oprbrio da minha mocidade (Jr 31.18-19). Ento, te lembrars dos teus caminhos e te envergonhars (Ez 16.61a). Portanto, eu vos julgarei, a cada um segundo os seus caminhos, casa de Israel, diz o SENHOR Deus. Converteivos e desviai-vos de todas as vossas transgresses; e a iniqidade no vos servir de tropeo (Ez 18.30). Ento, vos lembrareis dos vossos maus caminhos e dos vossos feitos que no foram bons; tereis nojo de vs mesmos por causa das vossas iniqidades e das vossas abominaes (Ez 36.31). Depois de Joo ter sido preso, foi Jesus

Atividades
1. Complete: a) Do ponto de vista da ao de Deus, a converso o ato de Deus pelo qual ele faz com que o pecador regenerado, em sua vida consciente, se volte para ele com arrependimento e f. b) Do ponto de vista da resposta do homem, a converso o resultante ato consciente do pecador pelo qual ele, pela graa de Deus, volta-se para Deus com arrependimento e f. 2. Quais so as trs aes do Esprito Santo no processo de arrependimento? (1). Convence o discpulo de seu pecado, da justia e do juzo de Deus. (2). Concede ao eleito dio por sua iniqidade. (3). Faz com que o eleito suspire por perdo e transformao completa.

O convite irrecusvel,
a converso e a f salvadora
Um estudioso cristo afirma que as pessoas lidam com duas dimenses de f: f que e f em. F que d a evidncia e base racional para a confiana necessria para estabelecer f em. Quando a f que estabelecida, podemos depositar f em alguma coisa.6 Na obra de salvao Deus regenera o eleito e o ajuda a compreender a verdade salvadora, a dar as costas ao seu pecado e a desejar a salvao. Neste ponto da obra divina, o eleito est pronto para responder a Deus com a f salvadora.

Estudo trs

3.1. Conceito de f salvadora


O Brasil considerado um pas de f porque possui uma ampla diversidade religiosa: Catolicismo Romano, Espiritismo, Protestantismo, religies afro-brasileiras e orientais, alm do Islamismo e outras. A f nesses contextos religiosos entendida como confiar, ou acreditar em alguma coisa. A f salvadora muito mais do que esse tipo de crena geral. Conforme Calvino, a f :
o firme e seguro conhecimento da divina benevolncia para conosco, fundado sobre a veracidade da promessa graciosa feita em Cristo, [que] no s revelado nossa mente, mas tambm selado em nosso corao mediante o Esprito Santo. 7

De fato, a vontade de meu Pai que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no ltimo dia (Jo 6.40). Porque pela graa sois salvos, mediante a f; e isto no vem de vs; dom de Deus; no de obras, para que ningum se glorie (Ef 2.8-9). Porque Deus quem efetua em vs tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade (Fp 2.13). E ser achado nele, no tendo justia prpria, que procede de lei, seno a que mediante a f em Cristo, a justia que procede de Deus, baseada na f (Fp 3.9). Ns, porm, no somos dos que retrocedem para a perdio; somos, entretanto, da f, para a conservao da alma (Hb 10.39). Ora, a f a certeza de coisas que se esperam, a convico de fatos que se no vem (Hb 11.1). De fato, sem f impossvel agradar a Deus, porquanto necessrio que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam (Hb 11.6). Olhando firmemente para o Autor e Consumador da f, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, no fazendo caso da ignomnia, e est assentado destra do trono de Deus (Hb 12.2).

Esta f uma resposta humana ao chamado de Deus. No entanto, deve ser enfatizado que esta resposta s tornada possvel pela operao de Deus. Na f o homem arrependido abraa livremente as promessas do evangelho, mas ele s pode fazer isso porque foi regenerado, nascido de novo, ou seja, capacitado pelo prprio Deus a arrepender-se e crer. Ao crer, o eleito unido, pelo Esprito Santo, a Jesus Cristo. Efetivam-se, desse modo, a converso e confirmao da redeno no corao do indivduo. Este passa a ser discpulo, ou seja, um seguidor do Senhor Jesus Cristo.
6 GEISLER, Norman. Enciclopdia de Apologtica: Respostas aos Crticos da F Crist. So Paulo: Vida, 2002, p. 57. 7 CALVINO, Joo. As Institutas: Edio Clssica. (III.2.7). So Paulo: Cultura Crist, 2006, p. 31. v. 3.

11

12

Bases da salvao: Graa irresistvel e perseverana dos santos


Como o Esprito aplica-nos a redeno adquirida por Cristo? O Esprito aplica-nos a redeno adquirida por Cristo, operando em ns a f, e unindo-nos a Cristo por meio dela em nossa vocao eficaz. BCW, pergunta 30. O que f em Jesus Cristo? F em Jesus Cristo uma graa salvadora, pela qual o recebemos e confiamos s nele para a salvao, como ele nos oferecido no Evangelho. BCW, pergunta 86.

todas as naes. Observe que, nesse ponto, Deus decidiu usar seus discpulos como cooperadores (como divulgadores de sua Palavra) na sua obra de salvao.
Ide, portanto, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo (Mt 28.18-20). Pois no me envergonho do evangelho, porque o poder de Deus para a salvao de todo aquele que cr, primeiro do judeu e tambm do grego; visto que a justia de Deus se revela no evangelho, de f em f, como est escrito: O justo viver por f (Rm 1.16-17). E, assim, a f vem pela pregao, e a pregao, pela palavra de Cristo (Rm 10.17).

3.2. O objeto da f salvadora Cristo nos termos do


evangelho

Figura 02. Os chamados externo e interno.

Atividades
1. Dona Joana no freqenta a diversos cultos e rituais religiosos, tanto cristos quanto no-cristos, mas diz acreditar em Deus. Voc acha que ela possui a f salvadora? Por qu? Sugesto de resposta. No possui. Porque a f salvadora muito mais do que crena geral, ela uma resposta humana ao chamado de Deus, que regenera o homem e a partir disso, ele passa a crer nas promessas do evangelho. 2. Ao crer o eleito unido espiritualmente a Jesus Cristo. O que isso significa? Sugesto de resposta: Significa que ele passa a ser discpulo, algum que segue a Jesus e vive de modo agradvel ao Senhor. 3. Qual a diferena entre vocao externa e interna? Sugesto de resposta: A vocao externa geral, porque chega aos ouvidos dos eleitos e dos no-eleitos. A vocao interna a confirmao da vocao externa feita pelo Esprito Santo, que produz transformao.

Ch

mado i ha

amad

A verdade qual a f se apega Jesus Cristo, tal qual este anunciado no evangelho. Deus regenera, fala e converte atravs do evangelho. Quando o evangelho ensinado ou anunciado, feito um convite a todos os ouvintes. O modo como Deus encaminha seus escolhidos ao evangelho diversificado. Os principais meios relatados na Bblia e em testemunhos de discpulos de Cristo so: 1. A pregao, leitura ou estudo da Escritura; 2. o testemunho, defesa da f ou dilogo com um cristo; ou mesmo 3. a letra de um hino ou cntico espiritual. Esse primeiro convite chamado vocao externa porque geral, chega aos ouvidos dos eleitos e no-eleitos. Tal testemunho do evangelho fundamental, pois Deus decretou que o evangelho seja o veculo para salvao dos seus escolhidos. Assim sendo, para que a totalidade dos predestinados seja alcanada, preciso que, antes que venha o fim do mundo, a Palavra de Deus seja proclamada a

O Esprito Santo utiliza a mensagem do evangelho para salvar. Quando uma pessoa ou grupo ouve a mensagem sobre a pessoa e obra de Jesus Cristo (a vocao externa), Deus pode fazer com que tal anncio seja acompanhado de um convite ao corao, que produz transformao espiritual. Esse convite a vocao interna, eficaz para a salvao o convite irrecusvel (figura 02).

Extern

o
A
nt

vocao
Eleito

O Eva

ng
elho:

e f i caz : C

erno

O convite irrecusvel do Deus Trino


As organizaes valorizam cada vez mais a capacidade de trabalhar em equipe. Hoje possvel a uma pessoa que mora em So Paulo desenvolver um produto ou prestar um servio interagindo pelo computador com algum que mora na ndia ou em Nova York. Em uma empresa imobiliria, uma equipe de vendedores motivada e bem integrada em que cada um auxilia o outro na realizao de bons negcios tem o potencial de fechar muitos contratos lucrativos. A capacidade de trabalho em conjunto decorre da criao do homem segundo a imagem e semelhana de Deus. Considerando a perspectiva da Trindade, Deus sempre trabalha em equipe. A salvao obra do Pai, do Filho e do Esprito Santo.
chamou-os. Ento, eles, no mesmo instante, deixaram o barco e seu pai e o seguiram (Mt 4.18-22). Ainda tenho outras ovelhas, no deste aprisco; a mim me convm conduzi-las; elas ouviro a minha voz; ento haver um rebanho e um pastor. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheo, e elas me seguem (Jo 10.16-17). Na verdade, a mim me parecia que muitas cousas devia eu praticar contra o nome de Jesus, o Nazareno; e assim procedi em Jerusalm (...). Ao meio dia, rei, indo eu caminho fora, vi uma luz no cu, mais resplandecente que o sol, que brilhou ao redor de mim dos que iam comigo. E, caindo todos ns por terra, ouvi uma voz que me falava em lngua hebraica: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura cousa recalcitrares contra os aguilhes. Ento, eu perguntei; Quem, s tu, Senhor? Ao que me respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Mas levanta-te e firma-te sobre teus ps, por que por isto te apareci, para te constituir ministro e testemunha (...). Pelo que, rei Agripa, no fui desobediente viso celestial (At 26.9-10a, 13-16a, 19). E aos que predestinou, a esses tambm chamou; e aos que chamou, a esses tambm justificou; e aos que justificou, a esses tambm glorificou (Rm 8.30). Participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus, que nos salvou e nos chamou com santa vocao; no segundo as nossas obras, mas conforme a sua prpria determinao e graa que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos (2Tm 1.8-9).

Estudo quatro

4.1. O chamado eficaz realiza o


propsito divino

Por ser obra do Deus todo-poderoso, o convite irrecusvel, ou seja, irresistvel e eficaz O Dicionrio Michaelis conceitua a palavra vocao como sendo o ato de chamar; inclinao ou propenso natural para um estado ou profisso; predestinao; escolha, talento. Conceitua tambm a palavra eficaz como sendo algo que produz efeito o desejado; eficiente; persuasivo; que d bom resultado. Essa vocao considerada eficaz porque realiza completamente o propsito divino. Ao mesmo tempo em o homem incapaz de impedir a realizao da vontade de Deus, o convite irrecusvel no faz nenhuma violncia vontade humana. Na regenerao Deus atua no centro das motivaes humanas o corao. A alma vivificada atrada pela doura do evangelho e se submete voluntariamente ao Redentor. Deus vence; ele traz para junto de si aqueles a quem escolheu.
Caminhando junto ao mar da Galilia, viu dois irmos, Simo, chamado Pedro, e Andr, que lanavam as redes ao mar porque eram pescadores. E disse-lhes: Vinde aps mim, e eu vos farei pescadores de homens. Ento, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram. Passando adiante, viu outros dois irmos, Tiago, filho de Zebedeu, e Joo, seu irmo, que estavam no barco em companhia de seu pai, consertando as redes; e

13

14

Bases da salvao: Graa irresistvel e perseverana dos santos


A nossa vocao obra do Deus trino. primeiramente uma obra realizada pelo Pai, 1Co 1.9; 1Ts 2.12; 1Pe 5.10. Mas o Pai faz todas as coisas por meio do Filho; e, assim, esta vocao tambm atribuda ao Filho, Mt 11.28; Lc 5.32; Jo 7.37 (...). E Cristo, por Sua vez, chama por meio da Sua Palavra e do Seu Esprito, Mt 10.20; Jo 15.26; [16.7-11;] At 5.31,32. 8

4.2. O envolvimento da Trindade na salvao


Cada uma das pessoas da Trindade trabalha para implementar o plano da redeno. O Pai elege, o Filho redime e o Esprito Santo aplica a redeno nos coraes dos eleitos (figura 03).
Deus Pai Eleio, Governo Soberano
Figura 03. A Trindade na redeno.

Cons
el

Deus Filho Encarnao Ofcio Trplice (Profeta, Sacerdote e Rei)

Deus Esprito Santo Vocao eficaz Santificao Capacitao para o servio

O convite irrecusvel introduz o cristo em uma nova vida, que, por sua vez, gera resultados espirituais prticos. O eleito responde ao chamado divino, unido a Jesus Cristo e tem, em seu corao, aplicadas as verdades e graas salvadoras, passando a caminhar com Deus, em submisso e amor. Os resultados desta unio sero analisados na prxima seo.

ade

ho d

Atividades
1. Como podemos conciliar o chamado irresistvel de Deus com a vontade humana? Sugesto de resposta: Na regenerao Deus atua no corao do homem, vivifica a sua alma e ele atrado pela doura do evangelho, de forma que a sua vontade no violentada, mas convidada de forma irresistvel a aproximar-se de Deus, por meio do sacrifcio de Cristo. 2. Observe a gravura e escreva o trabalho de cada uma das pessoas da Trindade no plano da redeno.

Deus Pai E____________, G______________ S ____________________

ade

Deus Filho E________________ Ofcio Trplice:

P________________ S________________ e R_______

a Tr i

nd

a Tr i

nd

8 BERKHOF, op. cit., p. 422.

Cons

el
ho d
Deus Esprito Santo V_______________________ S_______________________ Capacitao para o s_____________

Concluso da seo um
A partir do que foi estudado, pode ser declarado o seguinte:
6

Estudo cinco

O testemunho do evangelho estabelece um chamado externo, enquanto que a ao do Esprito Santo, aplicando a obra de Cristo no corao denominada chamado interno ou vocao eficaz. Oua o evangelho como mensagem de Deus, esteja pronto a atender ao Senhor e ore suplicando ao Altssimo que fale ao seu corao atravs de sua Palavra.

Todos os eleitos, no devido tempo, so chamados e respondem afirmativamente. Louve a Deus por sua sabedoria e poder revelados no evangelho. 6 Nada impede a concretizao do plano divino de redeno. Submeta-se sem demora ao governo de Deus.

Em alguns crculos cristos ensinado que a pessoa precisa crer para nascer de novo. A Bblia, porm, ensina que preciso ser regenerado ou nascido de novo para que se possa crer . Sem o novo nascimento no so possveis o arrependimento e a f. O novo nascimento e a graa irresistvel abrem as portas para o arrependimento e a f, que so ddivas de Deus.

Para memorizar
Porque Deus quem efetua em vs tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade (Fp 2.13).

Pense e pratique
1. De acordo com o que vimos, como cada Pessoa da Trindade trabalha para implementar o Plano de Salvao? Sugesto de resposta: O Pai elege, o Filho redime e o Esprito Santo aplica a salvao nos coraes dos crentes. 2. Voc j foi regenerado e chamado de modo eficaz? J experimentou mudana de corao, arrependendo-se de seus pecados e acolhendo Cristo como seu Senhor e Salvador? Sugesto de resposta: O discipulador pode compartilhar sua prpria experincia de converso, estimulando o discpulo a falar sobre sua condio. 3. Como podemos responder aos ensinamentos aprendidos nessa lio? Sugesto de resposta: Podemos responder a este ensino, primeiramente, verificando se estamos nessa f, se j acolhemos a Cristo como Salvador e Senhor em nossos coraes. Podemos e devemos, ainda, louv-lo porque seu plano para conosco infalvel.

Sugesto de leitura bblica


Joo 10.22-42. Joo 17.1-26. Romanos 8.12-39, 11.29. 1Corntios 1.49; Fp 3.12-16. Hebreus 3.1-6. Hebreus 6.9-12. Hebreus 11.1-29. Hebreus 11.30-40. Hebreus 12.1-29. Tiago 5.7-20. 2Pedro 3.1-13. 1Joo 3.1-6. Apocalipse 2.20, 21.1-22.5. Apocalipse 22.6-21.

15

16

Bases da salvao: Graa irresistvel e perseverana dos santos

Para aprender mais


4 A confisso de f de Westminster, captulos 10 a 12. 4 As institutas: Edio clssica, de Joo Calvino, v. 3, captulos 1 a 18. 4 Bblia de estudo de Genebra, notas teolgicas Regenerao: O novo nascimento (p. 1233) e Vocao eficaz e converso (p. 1439). 4 Breve catecismo de Westminster, perguntas 29 a 32. 4 Catecismo maior de Westminster, perguntas 67 a 68. 4 Os cinco pontos do Calvinismo, de W. J. Seaton, p. 16-19. 4 Teologia sistemtica, de Charles Hodge, Parte 3, captulos 14 a 17. 4 Teologia sistemtica, de Hermann Bavinck, captulo 20. 4 Teologia sistemtica, de Louis Berkhof, p. 413 a 484.

A f que nunca morre


TULIP. Perseverana dos santos.

Seo dois

Objetivos para o instrutor ou discipulador


Compreender que a salvao experimentada a partir da regenerao produz santidade e firmeza na f, at o fim. Confirmar sua prpria vida diante de Deus, em santidade e perseverana. Aproximar-se de Deus em amor, por causa das poderosas promessas relacionadas salvao. Cheio do poder de Deus, conduz o discpulo compreenso e desfrute dessas verdades.

Objetivos para o discpulo


Os mesmo primeiro objetivo do discipulador. Compreender que o processo de santificao, iniciado na converso, contnuo, poderoso e irreversvel. Compreender a ordem dos eventos da salvao, bem como o modo como os mesmos se relacionam com sua prpria caminhada com Deus. Responder a tais ensinamentos com adorao pela santificao e promessa de glorificao.

Introduo
Aps a converso iniciado um processo de aperfeioamento integral na vida do seguidor de Jesus Cristo. O discpulo tem sua salvao garantida pelos termos do pacto da graa, por isso ele pode descansar nas promessas de Deus enquanto cresce no conhecimento do Senhor e persevera na caminhada crist. sobre isso que trata a ltima afirmao TULIP, perseverana dos santos. Estudos da seo 02: A f que nunca morre Estudo seis: Orientados para a vida santa Estudo sete: Os dois aspectos da santificao Estudo oito: A santificao irreversvel Estudo nove: A santificao e a luta espiritual Estudo dez: Os recursos divinos para a vitria espiritual Estudo onze: Os escolhidos sero glorificados Estudo doze: Concluso da segunda seo

17

Orientados para a vida santa


No dia 11 de maio de 2007 ocorreu a beatificao do Frei Galvo, o primeiro santo nascido no Brasil, de acordo com a Igreja Catlico Romana. A f romanista estabelece que, para algum ser considerado santo, alm de uma vida de fidelidade aos dogmas do Catolicismo Romano, preciso realizar pelo menos dois milagres. Observe que nas religies no-crists, santo algum que embrenha-se na busca religiosa e que alcana, por suas prprias capacidades espirituais, um grau de vnculo com a divindade superior aos demais seres humanos o santo um supra-homem.

Estudo seis

6.1. Nossa identidade em Cristo


Ao escrever aos cristos da cidade de Colossos, Paulo os identifica como eleitos de Deus, santos e amados (Cl 3.12). Isso significa que, como discpulos de Jesus, desfrutamos de uma vida especial. No apenas somos eleitos, mas, somos eleitos santos.
[...] o Novo Testamento nos diz que temos uma nova identidade em Cristo. A velha natureza decada foi transformada pela regenerao. [...] A identidade do cristo no determinada pelo que ele era anteriormente. ramos pecadores sem esperana. Agora, todo e qualquer cristo santo. O pecado no deve determinar mais nossa identidade ou auto-imagem.9

6.2. Santo e santificao conforme a Bblia


No Cristianismo bblico, santo um ser humano alcanado pela bondade de Deus no evangelho. O termo santo significa separado para Deus. Essa pessoa separada pelo Senhor para que, por ela, sejam conhecidas as riquezas da sua glria em vasos de misericrdia, que para sua glria preparou de antemo (Cf. Rm 9.23). Os santos so os predestinados a serem conforme Jesus Cristo (Rm 8.29). Observe o detalhe: separados para serem conformados a Cristo, sendo que Cristo foi homem perfeito o Redentor
9 FERREIRA, Franklin; MYATT, Alan. Teologia Sistemtica: Uma Anlise Histrica, Bblica e Apologtica Para o Contexto Atual. So Paulo: Vida Nova, p. 867.

foi santo como ser humano real (Jo 19.6: Eis o homem). importante compreendermos que: De acordo com a Bblia, a santidade um desdobramento natural da eleio. No Cristianismo bblico, a santidade espelhada em Jesus. Santo aquele que Deus separa para ser plenamente humano, assim como Jesus , caminhando como pessoa inteira na presena de Deus. O processo pelo qual o homem vai tornandose semelhante a Cristo denominado santificao ou mortificao do pecado. Pelo poder de Deus, vamos sendo separados do mal e aproximados do bem. Ocorre, gradativamente, uma substituio do pecado pela obedincia e fruto do Esprito Santo. Pela graa de Deus, vamos sendo transformados semelhana do carter de Jesus Cristo.
A santificao remove a corrupo do pecado e renova o pecador constante e crescentemente, em conformidade com a imagem de Deus.[...] Santificao a graciosa e contnua operao do Esprito Santo pela qual ele liberta o pecador justificado da corrupo do pecado, renova toda a sua natureza imagem de Deus, e o capacita para praticar boas obras.10
O que santificao? Santificao a obra da livre graa de Deus, pela qual somos renovados em todo o nosso ser, segundo a imagem de Deus, habilitados a morrer cada vez mais para o pecado e a viver para a retido. BCW, pergunta 35.
10 BERKHOF, op. cit., p. 474, 489.

18

A f que nunca morre

19

Atividades
1. Marque as alternativas corretas: a) O termo santo biblicamente significa: ( ( ) Capacitado por Deus ) Separado de Deus ( ) Separado para Deus b) A santidade um desdobramento da: ( ) Eleio ( ( ( ( ) Catequizao ) Canonizao ) Depravao Total ) Uma Eleio Incondicional

c) A ltima afirmao do acrstico TULIP :

( ) Perseverana dos Santos 2. Os santos so predestinados por Deus para serem conforme Jesus Cristo. Escreva os aspectos do carter de Cristo que voc conhece e gostaria de imitar. Escreva tambm uma orao pedindo que Deus venha conceder a voc a graa de ser diariamente aperfeioado em santidade. 3. Responda: a) O que santificao? Sugesto de resposta: Santificao a graciosa e contnua operao do Esprito Santo pela qual ele liberta o pecador justificado da corrupo do pecado, renova toda a sua natureza imagem de Deus, e o capacita para praticar boas obras (BERKHOF, op. cit., p. 489). b) Quais so os dois aspectos da santificao? Sugesto de resposta: A obra de Deus, de separar o eleito para si, e a resposta humana, de mortificar o pecado e obedecer a Deus. 4. Complete as frases com as palavras do quadro. a) A santificao uma obra divina. Deus o santificador. b) A santificao tem a ver com o fato de sermos propriedade de Deus. c) Na santificao, ns nos consideramos mortos para o pecado e vivos para Deus. d) Fazemos isso porque fomos tratados pelo Esprito Santo e o seu poder opera em ns. e) Dentro da perspectiva da santificao, existimos com a finalidade de glorificar a Deus. Palavras: Divina - Santificador - Propriedade - mortos - vivos - tratados - opera - glorificar.

Os dois aspectos da santificao


Toda criana j sonhou um dia em parecer com algum: um jogador de futebol conhecido ou uma celebridade da televiso. A pessoa com quem os cristos devem querer parecer Jesus Cristo.

Estudo sete

7.1. Deus nos separa


A santificao tem sempre dois aspectos, uma obra de Deus e uma resposta humana. Como veremos nos prximos estudos, ela tambm irreversvel e implica em luta espiritual. Primeiro, Deus nos separa. Essa uma ao exclusivamente divina, concomitante regenerao e converso. Deus o santificador. Nesse ato, recebemos uma nova identidade. Passamos a ser conhecidos como eleitos e santos de Deus. Essa identidade aponta para o novo status (a nova condio) que possumos em Cristo. Recebemos uma identidade celestial, fomos assentados com Cristo nos lugares celestiais; agora, podemos pensar nas coisas do alto. Nesse ato, somos feitos propriedade de Deus. Santidade sempre implica em propriedade. Deus no apenas nos separa das demais pessoas da humanidade para sermos diferentes; ele nos separa para sermos dele.
Qual tua nica consolao, tanto na vida como na morte? Resposta: Que eu, com corpo e alma, tanto na vida como na morte, no sou de mim mesmo, mas do meu fiel Salvador Jesus Cristo (Rm 14.8; 1Co 3.23, 6.19; Tt 2.14). Catecismo de Heidelberg, domingo 1, pergunta 1.
A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos, graa e vs outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo (Rm 1.7). Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apstolo de Jesus Cristo, e o irmo Sstenes, igreja de Deus que est em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso (1Co 1.1-2). Paulo, apstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em

feso e fiis em Cristo Jesus (Ef 1.1). Paulo, apstolo de Cristo Jesus, por vontade de Deus, e o irmo Timteo, aos santos e fiis irmos em Cristo que se encontram em Colossos, graa e paz a vs outros, da parte de Deus, nosso Pai (Cl 1.1-2). Vs, porm, sois raa eleita, sacerdcio real, nao santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1 Pe 2.9).

7.2. Ns nos dedicamos a Deus


Reconhecendo que Deus nos separou, ns nos separamos, ou seja, nos santificamos considerandonos mortos para o pecado e vivos para Deus. Exercitamos nossas vontades agora regeneradas: nascidos de novo, podemos dizer sim a Cristo e fazer o que necessrio para nos revestir das virtudes de Cristo. Fazemos isso no como robs, no fora, mas porque queremos, fomos tratados pelo Esprito de Deus e o poder do Senhor opera dentro de ns. Fomos separados e por isso, agora, colocamo-nos aos ps da cruz, nos termos do Hino 222, do hinrio Novo Cntico:
Meu Senhor, sou teu, tua voz ouvi A chamar-me com amor E contigo sempre desejo estar bendito Salvador! Mais perto da tua cruz Quero estar Salvador! Mais perto da tua cruz Eu desejo estar, Senhor.

Nossa vidas tm significado e propsito. Reconhecemos que existimos com uma finalidade: a glria de Deus. Afirmamos que, em decorrncia da aliana com o Criador, recebemos um novo cdigo na alma, no somos destinados para a perdio, mas para a santificao.
Induzo o corao a guardar os teus decretos,

20

A f que nunca morre


para sempre, at ao fim (Sl 119.112). Escolhi o caminho da fidelidade; decidime pelos teus juzos (Sl 119.30). No reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeais s suas paixes; nem ofereais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justia. Porque o pecado no ter domnio sobre vs; pois no est debaixo da lei, e sim da graa (Rm 6.12-13). Rogo-vos, pois, irmos, pelas misericrdia de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifcio vivo, santo e agradvel a Deus, que o vosso culto racional. E no vos conformeis com este sculo, mas transformai-vos pela renovao da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradvel e perfeita vontade de Deus (Rm 12.1-2). Mas vs sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justia, e santificao, e redeno (1Co 1.30). Logo, j no sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela f no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim (Gl 2.20). E, assim, se algum est em Cristo, nova criatura; as coisas antigas j passaram; eis que se fizeram novas (2Co 5.17). No sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscncias do engano, e vos renoveis no esprito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justia e retido procedentes da verdade (Ef 4.22-24).

21

Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas l do alto, onde Cristo vive, assentado direita de Deus. Pensai nas coisas l do alto, no nas que so aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida est oculta juntamente com Cristo, em Deus (Cl 3.1-3). No mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou (Cl 3.9-10). Como filhos da obedincia, no vos amoldeis s paixes que tnheis anteriormente na vossa ignorncia; pelo contrrio, segundo santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos tambm vs mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito est: Sede santos, porque eu sou santo (1Pe 1.14-16). Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso corao... (1Pe 3.15).

Atividade
Leia o Hino 131, Vida Santificada, do hinrio Novo Cntico, e responda: a) Circule as atitudes, hbitos e comportamentos que precisamos desenvolver, a fim de cultivamos uma vida santa: Para seres santo, tempo hs de encontrar; Com o grande Mestre, seu Livro estudar; Hs de sempre am-lo, aos fiis valer E as bnos celestes de Deus receber Para seres puro, tempo hs de encontrar; A ss com o teu Mestre mui freqente estar. Teu olhar bem fito nele sempre ter, Teus atos provando seu grande poder. Para seres forte, tempo hs de buscar; Ao Mestre seguindo por onde guiar; No gozo ou tristeza, sempre obedecer Ao seu bom conselho com f recorrer. Para seres til, tempo hs de guardar Ser calmo e paciente, em todo lugar. Ter a sua graa, e mostrar amor, Contente e submisso aos ps do Senhor.

Ler a Bblia - dedicar tempo para buscar a Deus - fazer fofoca - amar a Deus - ser invejoso Olhar o exemplo de Cristo - obedecer a Deus - ser calmo e paciente - mostrar amor - ser alegre Ser avarento - ser submisso. b) Sublinhe as recompensas do discpulo que busca a santidade. Bnos celestes - disciplina - vingana - atos provados por Deus - Desfrutar da graa de Deus.

A santificao irreversvel
Sarah uma discpula de Jesus Cristo, porm, na ltima semana, foi vergonhosamente vencida pelo pecado da ira. Em uma reunio familiar, gritou desnecessariamente com sua irm e causou o rompimento da relao entre elas. Voc acha que ela perdeu a salvao?

Estudo oito

8.1. O eleito persevera


Todos os eleitos, sem exceo, so santificados. No h como algum afirmar-se salvo (regenerado e convertido) sem experimentar a purificao e separao diria do pecado. Ademais, nos eleitos, a santificao inicia-se na converso e continua at a glorificao. O eleito no volta atrs, no abandona a f. Mesmo que vacile por causa de suas fraquezas, novamente refeito pela graa e retorna ao caminho da obedincia. No caso especfico de Sarah, estejamos certos de que Deus a guiar a dar os passos prticos para a reconciliao com sua irm. Essa a diferena entre um mero religioso e um discpulo de Jesus Cristo. O discpulo ouve e submete-se ao Senhor. Ele paga o preo do discipulado e se esfora, abrindo mo de privilgios passageiros oferecidos pelo pecado para ser fiel a Deus e fazer a sua vontade. A Bblia sua fonte de promessas (que o estimulam a continuar firme) e tambm de orientaes acerca dos limites ou leis (que o fazem lembrar das conseqncias da desobedincia).

Essa vida eterna com o Senhor chamada de glorificao e o processo inteiro da preservao do eleito, da converso at a glorificao denominado perseverana dos santos.
Eu disse na minha pressa: estou excludo da tua presena. No obstante, ouviste a minha splice voz, quando clamei por teu socorro (Sl 31.22). Sustenta-me e serei salvo e sempre atentarei para os teus decretos (Sl 119.117). Mas a vereda dos justos como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais at ser dia perfeito (Pv 4.18). Farei com eles aliana eterna, segundo a qual no deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu corao, para que nunca se apartem de mim (Jr 32.40). Eu, porm, olharei para o SENHOR e esperarei no Deus da minha salvao; o meu Deus me ouvir. inimiga minha, no te alegres a meu respeito; ainda que eu tenha cado, levantar-meei; se morar nas trevas, o SENHOR ser a minha luz. Sofrerei a ira do SENHOR, porque pequei contra ele, at que julgue a minha causa e execute o meu direito; ele me tirar para a luz, e eu verei a sua justia (Mq 7.7-9). Bem-aventurados os limpos de corao, porque vero a Deus (Mt 5.8). As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheo, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecero, e ningum as arrebatar da minha mo (Jo 10.27-28). Em tudo somos atribulados, porm no angustiados; perplexos, porm no desanimados; perseguidos, porm no desamparados; abatidos, porm no destrudos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que tambm a sua vida se manifeste em nosso corpo (2Co 4.8-10). Assim como nos escolheu nele, antes da fundao do mundo, para sermos santos e irrepreensveis perante ele (Ef 1.4). Ns, porm, no somos dos que retrocedem para a perdio; somos, entretanto, da f,

8.2. O eleito guardado por Deus


O eleito preservado por Deus; sua vontade orientada e fortalecida pelo Esprito Santo. Essa perseverana simplesmente a implementao histrica do pacto da graa, estabelecido na eternidade: Deus decide salvar, envia Jesus Cristo que realiza a redeno e, por sua vez, envia o Esprito que chama, santifica e sela para a salvao. Por causa dessa aliana o discpulo tem a certeza de salvao, a garantia de que desfrutar da eternidade com Cristo; ele nunca perder a salvao. 22

A f que nunca morre


para a conservao da alma (Hb 10.39). Segui a paz com todos e a santificao, sem a qual ningum ver o Senhor (Hb 12.1). Eleitos, segundo a prescincia de Deus Pai, em santificao do Esprito, para a obedincia e a asperso do sangue de Jesus Cristo, graa e paz vos sejam multiplicadas (1Pe 1.2). T odo aquele que nascido de Deus no vive na prtica de pecado; pois o que permanece nele a divina semente; ora, esse no pode viver pecando, porque nascido de Deus (1Jo 3.9).

23

Atividades
1. Complete as palavras com as letras que esto faltando e descubra a palavra-chave da seo. Todos os eleitos sem exceo so santificados. O eleito no volta atrs, no abandona a f. Mesmo que caia em virtude da pecaminosidade de sua natureza, o eleito novamente refeito pela graa de Deus. O eleito sempre retorna ao caminho da obedincia. O discpulo de Cristo ouve a voz do Redentor e se submete a ele. Por isso no pode ser confundido com um mero religioso. Palavra-chave: santo. 2. Ordene as letras e complete as frases com as palavras formadas por ela. No processo de santificao: a) O eleito recorre a Bblia, que sua fonte de promessas. (aiblbi) b) A vontade do eleito orientada e fortalecida pelo Esprito Santo. (eonvatd) c) O Esprito Santo chama, santifica e sela o eleito para a salvao. (ales) d) O discpulo tem a garantia divina da salvao. (agarnita)

A santificao e a luta espiritual


Se nos quisessem devorar demnios no contados, No nos iriam derrotar nem ver-nos assustados. O prncipe do mal, com seu plano infernal, J condenado est! Vencido cair por uma s Palavra. Martinho Lutero, Hino 155, Castelo Forte. Hinrio Novo Cntico.

Estudo nove

9.1. A luta do discpulo a luta


contra o pecado

A natureza pecaminosa (a carne), no destruda pela regenerao, mas continua lutando contra a vontade de Deus. Por isso, apesar de santificados, somos ainda imperfeitos, cheios de maldades e fraquezas, e sujeitos a pecados. A despeito de sermos cristos, ainda possumos deformaes de carter e s vezes nos desviamos do caminho certo.

do mal, nas regies celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabalveis (Ef 6.10-13). Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda no tendes resistido at ao sangue (Hb 12.4). Sede sbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversrio, anda em derredor como leo que ruge procurando algum para devorar; resistilhe firmes na f, certos de que sofrimentos iguais aos vossos esto-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo (1Pe 5.8-9).

9.2. A luta do discpulo


contra o mundo e o diabo

A cultura contrria a Deus (o mundo), o prprio Satans e as inclinaes da velha natureza (a carne) tentam o discpulo, com o objetivo de desvilo da prtica da obedincia ao Criador. O cristo enfrenta luta espiritual, diariamente.
Porque eu sei que em mim, isto , na minha carne, no habita bem nenhum, pois o querer o bem est em mim; no, porm, o efetu-lo. Porque no fao o bem que prefiro, mas o mal que no quero, esse fao. Mas, se eu fao o que no quero, j no sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim (Rm 7.18-20). Porque a carne milita contra o Esprito, e o Esprito, contra a carne, porque so opostos entre si; para que no faais o que, porventura, seja do vosso querer (Gl 5.17). Revesti-vos de toda armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta no contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as foras espirituais

9.3. Em Cristo o discpulo vence


Por mais que as batalhas paream difceis, o discpulo pode prosseguir com a certeza de que, em Cristo, ele ser vitorioso. No final do processo, Deus sempre vence. Os eleitos so santificados em Cristo e preservados at a glorificao.
Que diremos, pois, vista destas coisas? Se Deus por ns, quem ser contra ns? Aquele que no poupou o seu prprio Filho, antes, por todos ns o entregou, porventura, no nos dar graciosamente com ele todas as coisas? Quem intentar acusao contra os eleitos de Deus? Deus quem os justifica. Quem os condenar? Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual est direita de Deus e tambm intercede por ns. Quem nos separar do amor de Cristo? Ser tribulao, ou angstia, ou perseguio, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como est escrito: Por amor de ti, somos entregues morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porm, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a

24

A f que nunca morre


profundidade, nem qualquer outra criatura poder separar-nos do amor de Deus, que est em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8.31-39. Ora, o Deus de toda a graa, que em Cristo vos chamou sua eterna glria, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos h de aperfeioar, firmar, fortificar e fundamentar. A ele seja o domnio, pelos sculos dos sculos. Amm (1Pe 5.10-11). Estou plenamente certo de que aquele que comeou boa obra em vs h de completla at ao Dia de Cristo Jesus (Fp 1.6). Por diversos modos, podem os crentes ter a sua segurana de salvao abalada, diminuda e interrompida negligenciando a conservao dela, caindo em algum pecado especial que fira a conscincia e entristea o Esprito Santo, cedendo a fortes e repentinas tentaes, retirando Deus a luz de seu rosto e permitindo que andem em trevas e no tenham luz mesmo os que o temem; contudo, eles nunca ficam inteiramente privados daquela semente de Deus e da vida da f, daquele amor a Cristo e aos irmos, daquela sinceridade de corao e conscincia do dever; dessas bnos, a certeza de salvao poder, no tempo prprio, ser restaurada pela operao do Esprito, e por meio delas eles so suportados para no carem no desespero absoluto. CFW, 18.4.

25

Atividade: Meditao e orao


1. Faa um apanhado de pecados no confessados e exponha-os diante de Deus. Pea ao Senhor que purifique sua vida. 2. Algum valor, crena ou atitude do mundo tem encontrado espao em sua alma? Pense em como voc tem lidado com o consumismo (desejo irrefrevel de comprar), materialismo (dedicao da vida conquista de coisas materiais), individualismo (preocupao exclusiva com o bem-estar pessoal), hedonismo (dedicao exclusiva ou prioritria ao desfrute de prazeres), indiferena (desprezo pelo prximo) e desprezo pela Igreja e pelo servio a Deus no corpo de Cristo. Leia os Salmos 37 e 131 e deixe-se confrontar pela Escritura, suplicando ao Esprito Santo que revele sua real situao espiritual. 3. Voc tem sido um cristo fiel ou do mundo? Anote uma ou mais atitudes, hbitos ou comportamentos que tm impedido voc de caminhar com fidelidade. Medite no Sl 119.30 e em 1Jo 2.15-17 e ore, assumindo o compromisso de voltar-se para o Senhor e segui-lo de todo o corao. 4. Voc tem se empenhado em projetos orientados por Deus? Qual o projeto de Deus para sua vida? Tente escrever sua noo desse plano divino, em um pargrafo resumido, de duas ou trs linhas. Como voc tem respondido a este projeto? 5. Reveja as estratgias do inimigo. Voc consegue enxergar-se como tendo sido derrotado em alguma daquelas tticas diablicas? Faa uma lista das razes que possibilitaram suas derrotas. Tente compreender de que maneira o diabo trabalhou em conjunto com a carne e o mundo, a fim de faz-lo pecar. 6. Suplique por uma renovao da alegria da salvao e por liberao para que voc experimente consagrao e produo de frutos espirituais. 7. Ore para que Deus o aperfeioe em cada um dos pontos fracos que tm sido usados para sua derrota. Agradea a Deus pelo Senhor Jesus Cristo, cuja obra providenciou recursos suficientes para perdoarlhe, transform-lo e capacit-lo para a vitria. Suplique ao Senhor que fortifique essas reas de sua vida interior e torne voc um vencedor em todas essas questes.

26

Bases da salvao: Graa irresistvel e perseverana dos santos

Atividades: Compromisso prtico


1. Abandone todo orgulho e assuma os pecados cometidos. Disponha-se para, a partir de hoje, lutar corajosa e sistematicamente contra os pecados de outrora. 2. Reorganize seu planejamento de tempo colocando, em primeiro lugar, sua vida devocional, a adorao em famlia, os cultos e sua responsabilidade de servio prtico na Igreja. Organize todas as outras coisas depois dos compromissos principais. Tente praticar essa nova agenda durante quinze dias e compartilhe os resultados com seu discipulador. 3. Fixe em um lugar de destaque (o espelho de seu banheiro, sua agenda ou outro lugar qualquer) os nomes de cada rea em que voc tem sido atacado pelos inimigos, e, ao lado de cada nome, escreva as virtudes ou recursos de vitria concedidos por Cristo e ore todos os dias, agradecendo pelo poder da ressurreio que lhe foi concedido (a presena e companheirismo do Esprito Santo) na regenerao. Por exemplo: Ira Amor, pacincia, domnio prprio Culpa Redeno, expiao, perdo Lascvia Paixo pela glria de Deus, fome e sede de justia, pureza, domnio prprio Eis a vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpies e sobre todo poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causar dano. No obstante, alegrai-vos, no porque os espritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome est arrolado nos cus (Lc 10.19-20).

Os recursos divinos
para a vitria espiritual
Antes de Davi enfrentar o gigante Golias, o rei Saul tentou vesti-lo com sua armadura, e lhe ps sobre a cabea um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraa (1Sm 17.38). Davi percebeu que aqueles recursos, ao invs de benefici-lo, o impediam de andar. Diante disso ele preferiu lutar sem armadura, munido apenas de sua funda e algumas pedras (1Sm 17.39-40). O guerreiro filisteu foi vencido e Deus foi louvado naquele momento marcante da histria de Israel. Para vencer as batalhas espirituais, o discpulo conta com trs preciosos recursos: a pessoa e obra do Esprito Santo, com a ddiva do arrependimento e com os meios de graa.
no pode receber, porque no no v, nem o conhece; vs o conheceis, porque ele habita convosco e estar em vs (Jo 14.16-17). Isto vos tenho dito, estando ainda convosco; mas o Consolador, o Esprito Santo, a quem o Pai enviar em meu nome, esse vos ensinar todas as coisas e vos far lembrar de tudo o que vos tenho dito (Jo 14.25-26). Mas recebereis poder, ao descer sobre vs o Esprito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalm como em toda a Judia e Samaria e at os confins da terra (At 1.8). Vs, porm, no estais na carne, mas no Esprito, se, de fato, o Esprito de Deus habita em vs. E, se algum no tem o Esprito de Cristo, esse tal no dele (Rm 8.9). E o Deus da esperana vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperana no poder do Esprito Santo (Rm 15.13). Acaso no sabeis que o vosso corpo santurio do Esprito Santo, que est em vs, o qual tendes da parte de Deus, e que no sois de vs mesmos? Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo (1Co 6.19-20). Ora, os dons so diversos, mas o Esprito o mesmo. E tambm h diversidade nos servios, mas o Senhor o mesmo. E h diversidade nas realizaes, mas o mesmo Deus quem opera tudo em todos. A manifestao do Esprito concedida a cada um, visando a um fim proveitoso (1Co 12.4-7). E todos ns, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glria do Senhor, somos transformados, de glria em glria, na sua prpria imagem, como pelo Senhor, o Esprito (2Co 3.18). Para que a bno de Abrao chegasse

Estudo dez

10.1. Primeiro recurso para a vitria espiritual: a pessoa e obra do Esprito Santo
Um dos aspectos da obra da redeno o envio do Esprito para habitar nos eleitos. Deus mesmo quem nos salva, santifica e nos segura em sua poderosa mo, concedendo-nos vitrias espirituais. Ns no somos deixados sozinhos, em nenhum momento de nossa caminhada crist. Somos ajudados por Deus o Esprito Santo, que habita em ns a fim de nos ensinar, santificar, consolar, garantir vida eterna e capacitar para o cumprimento dos mandados espiritual, social e cultural.
E acontecer, depois, que derramarei o meu Esprito sobre toda carne; vossos filhos e vossas filhas profetizaro, vossos velhos sonharo, e vossos jovens tero vises; at sobre os servos e servas derramarei o meu Esprito naqueles dias (Jl 2.28-29). No ltimo dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se algum tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluiro rios de gua viva. Isto ele disse com respeito ao Esprito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Esprito at aquele momento no fora dado, porque Jesus no havia sido ainda glorificado (Jo 7.37-39). E eu rogarei ao Pai, e ele vos dar outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Esprito da verdade, que o mundo

27

28

Bases da salvao: Graa irresistvel e perseverana dos santos


aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebssemos, pela f, o Esprito prometido (Gl 3.14). E, porque vs sois filhos, enviou Deus ao nosso corao o Esprito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! De sorte que j no s escravo, porm filho; e, sendo filho, tambm herdeiro por Deus (Gl 4.6-7). Digo, porm, andai no Esprito e jamais satisfareis concupiscncia da carne (Gl 5.16). Mas o fruto do Esprito : amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansido, domnio prprio. Contra estas cousas no h lei. E os que so de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixes e concupiscncias (Gl 5.22-24). Em quem tambm vs, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvao, tendo nele tambm crido, fostes selados com o Santo Esprito da promessa (Ef 1.13). Por esta causa me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda famlia, tanto no cu como sobre a terra, para que, segundo a riqueza da sua glria, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Esprito no homem interior (Ef 3.14-16). E no entristeais o Esprito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redeno (Ef 4.30). E no vos embriagueis com vinho, no qual h dissoluo, mas enchei-vos do Esprito (Ef 5.18). nosso Deus. Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, no amaram a prpria vida (Ap 12.10-11).

10.3. Terceiro recurso para a vitria espiritual: os meios


de graa

10.2. Segundo recurso para a vitria espiritual: o


arrependimento dirio

Para confirmar o progresso na f e a vitria na luta espiritual, Deus fornece ainda os meios de graa, que so as Escrituras e os sacramentos (batismo e ceia do Senhor), desfrutados na orao e vida em comunho (mutualidade e disciplina). O Esprito Santo mobiliza o cristo a utilizar esses meios, tornando-os eficientes na medida em que so usados. Atravs da Escritura e orao Deus fala e orienta ao discpulo, que por sua vez conversa com o Senhor e desfruta de sua intimidade. A graa de Deus ilumina, muda crenas, atitudes e comportamentos e confirma o cristo na comunho pessoal diria com Deus. O discpulo torna-se membro da Igreja pela profisso de sua f e batismo, de modo que, na comunho dos santos, ele protegido, nutrido, capacitado e aperfeioado moralmente por intermdio das prticas da admoestao, exortao, estmulo para a prtica das boas obras e disciplina eclesistica.
Bem-aventurado o homem que no anda no conselho dos mpios, no se detm no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer est na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite (Sl 1.1-2). A intimidade do SENHOR para os que o temem, aos quais ele dar a conhecer a sua aliana (Sl 25.14). De que maneira poder o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. De todo o corao te busquei; no me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no corao as tuas palavras, para no pecar contra ti (Sl 119.9-11). Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, tambm eu o confessarei diante de meu Pai, que est nos cus (Mt 10.32). Se teu irmo pecar contra ti, vai argilo entre ti e ele s. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmo (Mt 18.15). Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele (Jo 6.56). Irmos, se algum for surpreendido nalguma falta, vs, que sois espirituais, corrigi-o com esprito de brandura; e guarda-te para que no sejas tambm tentado. Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo (Gl 6.1-2).

Confrontado por seus pecados, o eleito apresenta-se diante de Deus diariamente, em busca de arrependimento, perdo e fortalecimento da f. Deus perdoa, purifica de toda injustia e restaura os seus filhos, capacitando-os para confessar e abandonar seus pecados.
Faze-me ouvir jbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqidades. Cria em mim, Deus, um corao puro e renova dentro de mim um esprito inabalvel. No me repulses da tua presena, nem me retires o teu Santo Esprito. Restitui-me a alegria da tua salvao e sustentame com um esprito voluntrio (Sl 51.10-12). Se dissermos que no temos pecado nenhum, a ns mesmos nos enganamos, e a verdade no est ns. Se confessarmos os nossos pecados, ele fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustia (1Jo 1.8-9). Ento, ouvi grande voz do cu, proclamando: Agora, veio a salvao, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do

A f que nunca morre


Guardemos firme a confisso da esperana, sem vacilar, pois quem fez a promessa fiel. Consideremo-nos tambm uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e s boas obras. No deixemos de congregar-nos, como costume de alguns; antes, faamos admoestaes e tanto mais quanto vedes que o Dia de aproxima (Hb 10.23-25).

29 Em suma, a justia de Cristo colocada em ns; a santidade de Cristo torna-se possvel a ns; os meios para o desenvolvimento desta santidade so colocados diante de ns. Estamos diante de um banquete; podemos tomar a iniciativa e nos servir; podemos ser alimentados e espiritualmente supridos.

Atividade
1. Marque os trs preciosos recursos do discpulo, estudados nessa lio: ( ) A pessoa e obra do Esprito Santo. ( ( ) O pastor da igreja. ) Os livros de teologia.

( ) A ddiva do arrependimento. ( ) Os meios de graa. ( ) Os meios de salvao. 2. Circule as palavras que completam a frase: Na lio de hoje aprendemos que no somos deixados sozinhos em nenhum momento de nossa caminhada crist. Somos ajudados por Deus o Esprito Santo, que habita em ns a fim de nos ensinar, santificar, consolar, garantir vida eterna e capacitar para o cumprimento dos mandados. Ensinar - salvar - capacitar - enviar - verificar - garantir - dirigir - consolar - dedicar - santificar 3. Procure no caa palavras os meios de graa.
X E H S E A O C X M D R I S V O A C A R O X A F A U K O C G Y P N R X M T U H T Q T C L U M U E U Z S W D W N N G A W O E V M T T F E K B E U Q U N A V W N I S U F S M W G M D O M O V J R O J C A D J U A O I W P N E C J L R S N G G T T C Z G U H S A C N J C O C O X P W Q A A E A C J B D G J Z Q I P O P P S A Y C D Z A Z F F F Q S V N Q L T F R A X E M C L S W B F U V J D A W B Y J P L V H Q O I S Q X U K T N U U S K E P E V D U R Z L V B K R U G

+ + + S + + O + + + + + + S +

O A C A R O + A + + + + O + +

+ + + R + + + + H + + T + + +

+ + + U + + + + + N N + + + +

+ + + T + + + + + E U + + + +

+ + + I + + + + M + + M + + +

+ + + R + + + A + + + + O + +

+ + + C + + R + + + + + + C +

+ + + S + C + + + + + + + + +

+ + + E A + + + + + + + + + +

+ + + S + + + + + + + + + + +

+ + + + + + + + + + + + + + +

+ + + + + + + + + + + + + + +

+ + + + + + + + + + + + + + +

+ + + + + + + + + + + + + + +

Os escolhidos sero glorificados


A garantia um recurso comercial que assegura a satisfao do cliente no uso de um produto ou servio. Os eleitos possuem a garantia da vida eterna. Essa a ltima etapa do plano de salvao, a glorificao.

Estudo onze

11.1. O destino dos eleitos a eternidade com Deus


O destino dos eleitos o desfrute da presena gloriosa de Deus, eternamente. Os salvos tm a garantia de, aps a morte, gozarem da vida plena com Cristo, no Paraso. Ademais, o Senhor Jesus, que aps a ressurreio foi exaltado e subiu aos cus, haver de retornar para julgar o mundo. Ento ocorrer a consumao: todo joelho se dobrar e toda lngua confessar que Jesus o Senhor, para glria de Deus Pai; todos prestaro contas de suas vidas diante do trono do Altssimo; os santos habitaro nos novos cus e nova terra, enquanto Satans e seus anjos, bem como os rprobos, sero lanados no lago de fogo e enxofre, por toda a eternidade.
Muitos dos que dormem no p da terra ressuscitaro, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno (Dn 12.2). Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estars comigo no paraso (Lc 24.43). Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e j chegou, em que os mortos ouviro a voz de Deus; e os que a ouvirem vivero. Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, tambm concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. E lhe deu autoridade para julgar, porque o Filho do Homem. No vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham no tmulos ouviro a sua voz e sairo: os que tiverem feito o bem, para a ressurreio da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreio do juzo (Jo 5.25-29). Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreio e a vida. Quem crer em mim, ainda que morra, viver (Jo 11.25). Pois, na verdade, os que estamos neste tabernculo gememos angustiados, no por querermos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida (2Co 5.4). Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o

que incomparavelmente melhor (Fp 1.23). Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos cus, na terra e debaixo da terra, e toda lngua confesse que Jesus Cristo o Senhor, para glria de Deus Pai (Fp 1.9-10). O mistrio que estivera oculto dos sculos e das geraes; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glria deste mistrio entre os gentios, isto , Cristo em vs, a esperana da glria (Cl 1.27). Quando Cristo, que a nossa vida, se manifestar, ento, vs tambm sereis manifestados com ele, em glria (Cl 3.4). Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descer dos cus, e os mortos em Cristo ressuscitaro primeiro; depois, ns, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor (1Ts 4.16-17). Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda no se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de v-lo como ele (1Jo 3.2). Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presena fugiram a terra e o cu, e no se achou lugar para eles. Vi tambm os mortos, os grandes e os pequenos, postos em p diante do trono. Ento, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o alm entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. Ento, a morte e o inferno foram lanados para dentro do lago de fogo. Esta a segunda morte, o lago de fogo. E, se algum no foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lanado para dentro do lago de fogo (Ap 20.11-15). Vi novo cu e nova terra, pois o primeiro cu e a primeira terra passaram, e o mar j no existe. Vi tambm a cidade santa, a nova Jerusalm,

30

A f que nunca morre


que descia do cu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Ento, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernculo de Deus com os homens. Deus habitar com eles. Eles sero povos de Deus, e Deus mesmo estar com eles. E lhes enxugar dos olhos toda lgrima, e a morte j no existir, j no haver luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram (Ap 21.1-4).

31 2. Deus concede novo nascimento (regenerao). 3. A pessoa regenerada convertida (responde ao evangelho com arrependimento e f). 4. O eleito passa a andar com Deus, em um processo de aperfeioamento contnuo denominado santificao. 5. O eleito glorificado, ou seja, aperfeioado definitivamente por Deus, aps sua morte ou por ocasio da volta de nosso Senhor Jesus Cristo. Essa ordem de eventos e experincias eleio, regenerao, converso, santificao e glorificao chamada na teologia de ordo salutis, ou seja, ordem da salvao (figura 07).
Eleio Renegerao Converso Santificao Glorificao

Creio no Esprito Santo; na santa Igreja universal; na comunho dos santos; na remisso dos pecados; na ressurreio do corpo; na vida eterna. Amm (Credo apostlico).

11.2. H uma ordem nos eventos


da salvao

Nas doutrinas apresentadas desde o primeiro mdulo, possvel verificar uma ordem nos eventos da salvao. 1. Deus elege para a salvao.

Figura 07. A ordo salutis.

Atividades
1. Enumere corretamente a ordem dos eventos da salvao: ( ( ( ( ( ) O eleito passa a andar com Deus, em um processo de aperfeioamento contnuo denomi-

nado santificao.

) O eleito glorificado, ou seja, aperfeioado definitivamente por Deus, aps sua morte ou

por ocasio da volta de nosso Senhor.

) A pessoa regenerada convertida (responde ao evangelho com arrependimento e f). ) Deus elege para a salvao. ) Deus concede novo nascimento (regenerao).

Concluso da seo dois


A partir do que foi estudado, podemos afirma que: 6 A converso produz mudana de vida. O discpulo transformado pelo poder de Deus, segundo a imagem de Cristo. Aproxime-se de Deus disposto a ser purificado e transformado.
6

Estudo doze

Os eleitos so santificados e preservados para a salvao. Eles sofrem por causa de conflitos e tm de lutar duramente contra o pecado. No entanto, desfrutam das provises divinas para o perdo e restaurao. Coloque sua esperana no Senhor, saiba que ele est pronto a perdoar e retorne aos caminhos de Cristo.

Ao contrrio do que se afirma, o crente no perde sua salvao. A salvao do cristo no depende de suas obras, mas da bondade divina revelada no pacto da graa, estabelecido nos tempos eternos. Por outro lado, o verdadeiro crente santificado. A Bblia ensina que a pessoa que cr em Cristo no continua vivendo confortavelmente no pecado.

Para memorizar
Estou plenamente certo de que aquele que comeou boa obra em vs h de complet-la at ao Dia de Cristo Jesus (Fp 1.6).

Pense e pratique
1. De que modo essa doutrina da perseverana dos santos produz segurana? Sugesto de resposta: Podemos nos alegrar nesse fato: O Deus fiel leva adiante, em ns, o seu plano de salvao. Se a salvao dependesse de nossa perfeita consagrao ou competncia, estaramos em apuros. possvel descansar nas poderosas e infalveis promessas divinas. 2. De que modo essa doutrina da perseverana dos santos estimula a dedicao de nossas vidas a Deus? Sugesto de resposta: Uma vez que a regenerao produz santificao, nada mais natural do que dedicarmos ao Senhor tudo o que somos, temos e fazemos.

Leitura devocional semanal


Cl 1.1-29. Cl 2.1-23. Cl 3.1-25. Cl 4.1-18. 1Ts 1.1-10. 1Ts 2.1-20. 1Ts 3.1-13. 1Ts 4.1-18. 1Ts 5.1-28. 2Ts 1.1-12. 2Ts 2.1-17. 2Ts 3.1-18.+ Fm 1.1-25. Jd 1.1-25.

Para aprender mais


4 A confisso de f de Westminster, captulos 13 a 18. 4 Bblia de estudo de Genebra, notas teolgicas A perseverana dos santos (p. 1331) e Santificao: O Esprito e a carne (p. 1352) e Justificao e mrito (p. 1393). 4 Breve catecismo de Westminster, perguntas 33 a 38. 4 Catecismo maior de Westminster, perguntas 69 a 86. 4 La confesin de la iglesia: Comentario al Catecismo de Heidelberg, perguntas 1 e 2, p. 10-13. 4 Os cinco pontos do Calvinismo, de W. J. Seaton, p. 19-23. 4 Teologia sistemtica, de Charles Hodge, Parte 3, captulo 18. 4 Teologia sistemtica, de Hermann Bavinck, captulos 22 e 24. 4 Teologia sistemtica, de Louis Berkhof, p. 485 a 505.

32

Consideraes finais
Esteja certo de crer, de fato, no evangelho. Suplique ao Senhor que confirme em seu corao as cinco verdades bsicas da salvao (depravao total, eleio incondicional, expiao limitada, chamado eficaz e perseverana dos santos). Em seguida, use esse material para ensinar o evangelho a outra pessoa. Voc foi constitudo por Cristo como um evangelista, recebendo a nobre incumbncia de fazer discpulos. As pginas estudadas contm doutrina bblica slida, rica e equilibrada, necessria para formar carter e vida profunda com Deus. Ore suplicando que Deus o capacite para a tarefa e lhe mostre uma pessoa para testemunhar, quem sabe algum que est comeando a freqentar sua igreja, ou, talvez, um familiar ou colega de estudos ou trabalho. Faa contato e inicie os estudos. No prximo mdulo voc iniciar seus estudos sobre a Palavra de Deus. Nossa orao que sua vida seja abenoada com a aplicao de tudo o que voc estudou e outras pessoas sejam alcanadas pelo poder do Esprito Santo, agindo atravs de voc. Fraternalmente, em Cristo. Os autores

33

Referncias bibliogrficas
ASSEMBLIA DE WESTMINSTER. Smbolos de f, contendo a Confisso de F, Catecismo Maior/Breve. So Paulo: Cultura Crist, 2005. BAVINCK, Hermann. Teologia sistemtica. So Paulo: SOCEP, 2001. BEEKE, Joel R.; FERGUSON, Sinclair B. Harmonia das confisses reformadas. So Paulo: Cultura Crist, 2006. CALVINO, Joo. As institutas: Edio clssica. 2. ed. So Paulo: Cultura Crist, 2006. v. 1. __________. As institutas: Edio clssica. 2. ed. So Paulo: Cultura Crist, 2006. v. 3. CONSELHO DE HINOLOGIA, HINDIA E MSICA. Novo cntico: Hinrio presbiteriano. 3ed. com msica. So Paulo: Cultura Crist, 2003. FERREIRA, Franklin; MYATT, Alan. Teologia sistemtica: Uma anlise histrica, bblica e apologtica para o contexto atual. So Paulo: Vida Nova, 2007. GEISLER, Norman. Enciclopdia de apologtica: Respostas aos crticos da f Crist. So Paulo: Vida, 2002. HODGE, Charles. Teologia sistemtica. So Paulo: Hagnos, 2001. BERKHOF, Louis. Teologia sistemtica. 2. ed. So Paulo: Cultura Crist, 2001.

JANSE, J. C. La confesin de la iglesia segn las Sagradas Escrituras: Comentario al Catecismo de Heidelberg. 3. ed. Pases Bajos: Fundacion Editorial de Literatura Reformada (FELiRe), 2000. SEATON, W. J. Os cinco pontos do Calvinismo. So Paulo: Publicaes Evanglicas Selecionadas, [s.data]. WALTKE, Bruce e SILVA, Moiss. (Ed.). Bblia de estudo de Genebra. So Paulo e Barueri: Cultura Crist e Sociedade Bblica do Brasil, 1999.

34

You might also like