You are on page 1of 8

A Afinao do Piano

Caractersticas Musicais e Acsticas


Francisco Motta Tcnico-afinador de Pianos 12/2008 - Belo Horizonte MG - www.piano.kit.net

Ainda nas fases iniciais da aprendizagem de qualquer instrumento musical cedo ou tarde haver alguma meno sobre sua afinao. Aprender a afinar seu prprio instrumento como um trompete ou violo representa um bom passo na conquista de seu domnio. bem verdade que na maioria dos instrumentos, na verdade no se afina propriamente. Os instrumentos, em geral, j foram fabricados para emitirem todas as notas da escala em sua extenso. O fabricante predefiniu a afinao tendo o instrumentista apenas que ajustar uma ou mais notas iniciais que so base daquele sistema tonal pr-estabelecido. Em geral, pianistas (e aqui bom que se alerte para as devidas excees) vem a frente de seu instrumento um grande abismo. A viso do teclado e dos pedais muitas vezes encerra o que se sabe sobre ele. Para muitos se um instrumento misterioso. Por ser complexa e exaustiva, a afinao realizada por profissional especfico. Paradoxal a contratao do um servio profissional de afinao de pianos, realizado na maioria das vezes por um tcnico no-msico. Ser pianista no quesito importante no currculo de um grande tcnico-afinador. Renomados profissionais regulam e afinam competentemente os pianos dos grandes instrumentistas sem dominarem minimamente a tcnica pianstica ou as funes harmnicas. H um projeto deste tcnico de investigar qual seria a colaborao de um dilogo mais profundo entre Tcnica e Tecnologia pianstica. Neste segundo texto desta srie Anotaes sobre Tecnologia Pianstica vamos enumerar as questes acsticas e metodolgicas da afinao do piano como base para detectar as fundamentais diferenas entre um piano ideal e o real. Viso geral do sistema acstico de um piano Um piano possui em mdia 230 cordas entre fios de ao e bordes (que so os fios que receberam rolamentos de cobre para aumentar seu peso). A espessura destes fios varia de 0.75 a 1.65 milmetros. O encordoamento de um piano moderno submetido a altas tenses que variam entre 15 a 30 toneladas distribudas pelos cavaletes, tampa harmnica e chapa de ferro. As cordas do piano variam de 4,5 cm a 2,20 m de comprimento. Para cada nota musical pode-se utilizar de uma a trs cordas afinadas em unssono. As cordas so presas as cravelhas que, teoricamente, no podem ceder a tenso, ao mesmo tempo em que tem de possibilitar ajustes finos.

O Fenmeno Inarmonicidade Inarmoni


Numa corda golpeada, , a quantidade de tenso a ela submetida ser a medida da fora restauradora que a faz oscilar. Ou seja, quanto maior a tenso maior ser o tempo de durao do som. Esta fora restauradora recebe uma pequena, mas no desprezvel contribuio da rigidez do duro fio de ao carbono com os quais q so trefiladas as cordas. Esta colaborao provoca pequenos desvios inarmnicos alargando a srie harmnica.

Em suma podemos dizer que a distoro inarmnica de um piano resulta dos fatores: espessura, tenso e comprimento da corda. Quanto menores as cordas e mais altas as parciais maiores os desvios, pois mais tensos sero aqueles seguimentos. Reblitz (1976, p.53 traduo de Ricardo Goldenberg) Goldenberg comenta: Pianos grandes tm cordas relativamente mais longas e menor Inarmonicidade. Inarmonicidade Pianos pequenos tm cordas curtas cur e tenazes, com bastante Inarmonicidade. A Inarmonicidade, Inarmonicidade em conjunto com a intensidade relativa das vrias parciais, determina, em grande parte, a qualidade tonal de um piano. Esta a causa dos graves pobres e pequenos de uma tpica espineta (pequenos pianos comuns na dcada de 60), comparados aos graves ricos e potentes de um piano de concerto. Este fenmeno dos inarmnicos incide principalmente no alargamento das sete oitavas do teclado. Se medirmos as freqncias aps uma hipottica afinao perfeita de um piano acstico constataremos distores possivelmente imensas em suas extremidades (at 50 cents cen ou digamos, semitom). A regio mdia em geral se aproxima das intenes tericas. Os desvios so a mais nos agudos agudo a menos nos baixos (isto talvez explique porque tantos contrabaixistas se mostram insatisfeitos com a afinao do piano nesta regio). Dois pianos iguais (mesmo modelo e idade) podem ter curvas de afinao diferentes. Mesmo que hoje, com a moderna fabricao, fabricao extremamente fiel aos projetos de pianos, pianos se possa encontrar instrumentos praticamente idnticos. Ricardo Goldemberg (2005) faz este este comentrio a respeito da personalidade de cada piano: Curiosamente, justamente a imperfeio dos pianos um dos aspectos que os transformaram num dos mais difundidos e aceitos instrumentos da cultura ocidental. A

Inarmonicidade das suas cordas considerada uma qualidade desejada, comumente associada com a idia de calor. Sob este ponto de vista, o instrumento tem na sua imperfeio um carter distintivo que o aproxima da natureza humana e valoriza o seu poder de comunicao e expresso artstica.

Tpica Curva de Afinao de um pequeno piano Yamaha mod. C108

Afinao atravs de Aparelhos Eletrnicos O fenmeno da Inarmonicidade que principalmente impede que a afinao do piano seja realizada atravs de simples afinadores eletrnicos fabricados para afinar outros instrumentos. instrumentos Se o fizer a afinao ser reta e se ter a impresso de que as regies do teclado no esto num mesmo diapaso. No ser possvel ouvir oitavas consonantes. Como soluo, alguns tcnicos utilizam estes estes aparelhos eletrnicos para dividir os semitons da escala cromtica, numa regio central onde, como dissemos, em geral se aproximam mais das intenes tericas, e em seguida alargam as oitavas e perfazem os unssonos de forma Aural (de ouvido). No processo so de fabricao do piano, os fabricantes dispem de aparelhos especiais que j foram projetados para imprimir na afinao a curva adequada a cada modelo (p. ex. Strobetuner). Os primeiros aparelhos que surgiram para uso profissional (Acctuner, Yamaha PT-100, PT Verituner etc.) tinham a opo de sugesto de curvas de afinao hipotticas que poderiam amenizar problemas de inamornicidade sobretudo em pequenos pianos (no que a maioria dos tcnicos experientes acabava por entender que era mais prtico continuar de forma Aural). S recentemente foram inventadas solues eletrnicas que tratam da questo da curva de afinao de forma eficiente. So os Softwares Afinadores de Pianos (Tunelab e Reyburn Ciber Tuner). Pode-se se rapidamente realizar um processo no qual o software escuta e analisa amostras especficas do piano a ser se afinado em seguida prope precisas curvas de afinao personalizadas. . Numa ltima atualizao do Tunelab, , estas curvas podem ser ainda alteradas conforme o feeling que o afinador quer que imprimir, a partir de nfases em certos intervalos, intervalos associadas com a utilizao de diversos tipos de combinaes de parciais. O uso destes dispositivos vem se tornando extremamente comum na Europa e Estados Unidos. Apesar do alto custo para um Afinador de Pianos profissional adquirir dquirir um destes dispositivos eles acabam por serem muito vantajosos. vantajoso Veja alguns benefcios: Possibilidade de registrar uma nica vez o trabalho de medio da curva de inarmonia para todas as vezes que se vai afinar um mesmo piano;

Sempre proceder com a mesma insistncia na afinao conservando o piano e garantindo uma extrema qualidade; Ter um grande auxlio na ocasio da afinao quando no se tem um ambiente propcio (lugares cheios de rudos e interferncias, escolas de msica) ou um tempo hbil para a afinao Aural; Usufruir de diversos recursos como: auxlio na mudana de diapaso, pr-entonao visual, utilizao de temperamentos histricos, manuteno de uma carta de clientes etc. Poder ser utilizados nos minsculos Laptops disponveis no mercado e em outros dispositivos como Palms e at em telefones celulares (Smartphones).

importante que se diga que esta explanao feita acima sobre os softwares afinadores no significa nenhuma diminuio do trabalho dos tcnicos que utilizam a afinao Aural como nico recurso. Na verdade saber afinar qualquer piano apenas com o diapaso inicial um pr requisito para qualquer afinador profissional. Ainda, uma afinao fina (para recital) nunca excluir a necessidade de correes aurais.

Diapaso e Temperamento
Os pianos so projetados para um diapaso e um temperamento pr-definidos. Mesmo que se possa alterar minimamente a freqncia de afinao, as tenses desejadas so calculadas atravs da interao entre esta freqncia, a escala de encordatura, as caractersticas fsicas do tipo de ao das cordas, associadas s dimenses das cordas e cavaletes (ainda com a estrutura interna que ir suportar tal tenso). Alguns pianos, de alta performance, tem uma tenso elevadssima cujas cordas chegam a ficar a 5% do ponto de rompimento (quebra). (Isto explica porque comum se perderem cordas, sobretudo nos agudos, de um Steinway moderno). O diapaso calibrado com o l4(5) em 440hz uma conveno recente e aceita internacionalmente. Apenas algumas instituies como a Filarmnica de Berlim (l4 444hz) e algumas orquestras russas (l4 446hz) mantm diapases diferentes (vide o trecho inicial Um Cacoete do documentrio Nelson Freire de Joo Moreira Salles - 2003). Muita confuso foi () gerada a respeito deste assunto. Com o desenvolvimento do piano e da natural concorrncia industrial, muitas freqncias foram utilizadas. No sec. XIX, num espao de apenas trinta anos, o diapaso variou de 430 a 450 Hz (l4). Afinadores de pianos muitas vezes se vem em dilemas causados na escolha do diapaso. Cantores, pianistas, dirigentes de orquestras e fabricantes de antigos pianos nem sempre exigem a mesma freqncia. Tecnicamente, a deciso pela mudana do diapaso de um piano deve ser norteada pelas seguintes orientaes: Qual o diapaso existente no momento da afinao. No se muda o diapaso de um piano impunemente. Quanto maior for o passo, maior ser o nmero de tentativas at se estabilizar a afinao.

Qual o estado de conservao do piano. Se houver problemas de conservao como, por exemplo, incompetncia do cravelhame (afinao cedendo), oxidao das cordas ou perodos muito longos sem afinao (desafinao radical), a tentativa ser catastrfica ou em vo. Para qual diapaso o piano pia foi fabricado. Muitos velhos instrumentos no suportam altas freqncias, e a insistncia pode trazer danos ao piano mesmo que a mdio ou longo prazo. Por outro lado um diapaso inferir ao determinado pelo fabricante seguramente far com que o piano esconda seu potencial. Qual a real vantagem de se modificar a afinao. Muitas vezes a opo por um diapaso diferente no passa de um frisson musical. Este tcnico j teve que fazer malabarismos num curto tempo para que no fosse necessrio alterar minimamente nimamente quatro cordinhas de um violino ou seis de um violo (mesmo se tendo que custear a modificao de 439 para 442 Hz - ao invs de uma Afinao Simples).

importante ter como estratgia de conservao sempre exigir que o piano, em suas manutenes peridicas, seja constantemente afinado num diapaso apropriado. Temperamento Igual At agora tratamos da freqncia base (ou da nota inicial) para a afinao. Sobre como sero organizados os 12 semitons da escala cromtica (temperamento) exponho de maneira manei bem resumida a seguinte questo: Historicamente a msica ocidental foi convencionando diversos temperamentos diferentes que atendiam as vrias maneiras como o ouvido humano interpretava os intervalos musicais. Pode-se se dizer que cada temperamento servia ao tipo de msica que era produzida em cada poca (ou vice versa). Se tomarmos um intervalo de quinta pura e perfeita perfeita (p.e. la4 440hz e mi5 660hz 3:2) - na qual, digamos, a quinta exatamente a metade me do caminho para a oitava - no ciclo das quintas no ser possvel retornar a nota inicial.

Os temperamentos histricos so exatamente as solues que resolviam este problema de acordo com as aspiraes musicais de cada poca. Historicamente foram tendendo soluo de ceder as dissonncias necessrias em cada intervalo para se obter um todo homogneo e

assim serem possveis modulaes e transposies com efeitos iguais (como pode ser percebido no ttulo dado por Bach ao Cravo Bem Temperado). No Temperamento Igual todos os degraus da escala cromtica tm uma rigorosa mesma distncia um do outro. Para tal as quintas so comprimidas e as quartas alargadas. As teras ento se tornam speras e vibrantes. Mas como esta desafinao mnima, acaba passando despercebida do ouvido musical que por outro lado pode usar qualquer tonalidade sem preferncia e realizar qualquer modulao sem nenhum prejuzo musical. distncia entre dois semitons no Temperamento Igual se convencionou cem unidades (100 centsimos - cents). Com a evoluo do piano moderno e com Romantismo e seus cromatismos, o Temperamento Igual se estabeleceu de forma generalizada.

A Afinao do Piano
As cravelhas do piano so extremamente duras. Cada corda reage diferentemente ao tensionamento ou afrouxamento recebido. No entanto a afinao refere-se a micro ajustes realizados num sistema que ao mesmo tempo ultra sensvel, instvel e rude. As ferramentas bsicas so a chave de afinar, cunhas e tiras de borracha ou feltro para se emudecer as cordas e o garfo diapaso. A afinao iniciada na regio central onde se escolhe uma oitava para a diviso do temperamento. Em seguida se expande as oitavas daquela seo, perfazendo os unssonos e enfim expandindo para todo o piano. O que o afinador escuta so Batimentos (diferenas vibracionais tecnicamente evidenciadas). E por comparao vai realizando testes com diversos intervalos at se obter o temperamento desejado. O tempo necessrio para esta tarefa (se o piano estiver em boas condies e o ambiente for propcio) de cerca de duas horas. So problemas muito comuns que dificultam (impossibilitam) a qualidade da afinao: A presena de Falsos Batimentos. Extremamente comuns nos pianos de mdia ou baixa qualidade, ou com encordoamentos velhos, so oriundos de imperfeio na espessura da corda, gerados por oxidao, erros na fabricao ou por mal acondicionamento da corda no cavalete; Ambientes com rudos e interferncias sonoras. Sons de outros instrumentos, mesmo que em outras salas, rudos de animais, gua saindo de torneiras, sacolas plsticas, baixas vibraes do trnsito nas ruas, ambientes com muita reverberao (igrejas, alguns teatros vazios etc.); Piano com problemas de timbres. Cujo som exageradamente aberto (metlico) ou ao contrrio, muito fechado. Normalmente preciso realizar uma pr-entonao mesmo que rudimentar. Pianos muito pequenos cuja curva de inarmonia exageradamente protuberante.

Situaes de muita presso psicolgica e fadiga. Tem-se pouco tempo para a tarefa, ou no sem tem clareza das possibilidades do instrumento para certo evento, ou o contratante desconhece totalmente os processos e tem expectativas muito acima das reais etc. Pianos com mecanismos desregulados ou com reparos pendentes. A afinao um servio que finaliza os outros e no o contrrio.

Existe necessidade de um melhor dilogo entre Tcnica e Tecnologia Pianstica?


O afinador de pianos, em geral, tem sua funo profissional pouco definida nas produes musicais. Muitas vezes seu trabalho encarado como um servio tcnico extremamente externo ao processo musical. Muitas vezes este tem que seguir contrariado a orientaes extremamente subjetivas e proceder contra sua experincia e intimidade tcnica com os pianos. Muitas vezes sua opinio levada para um patamar de ingenuidade musical - que de fato possa ser verdadeira. Entretanto pode-se estar descartando 30, 40 ou 50 anos de experincia profissional (temos por exemplo um colega altamente competente e experiente que afinou piano para o lendrio Horowitz e atendeu por vrios anos Guiomar Novaes entre outros grandes pianistas e orquestras). bem verdade que muitos pianistas sabem aproveitar as atribuies de um afinador de pianos com muita sabedoria. Recentemente atendi um renomado pianista brasileiro. Foram 8 horas de servio em um Steinway B Hamburgo semi-novo. Ele acompanhou e participou profundamente de parte das correes da regulagem e da entonao. Deu opinies altamente relevantes e construtivas mostrando sua grande experincia nos pianos de alta performance pelo mundo. Sugeriu modificaes, inclusive aquelas que saam do padro do fabricante, mas que poderiam ser posteriormente revertidas. Contentou-se quando no podia atender a seu pedido. Eu, em minha vez, o ajudei a posicionar o piano, servi de dubl para regulagem da luz, marquei a posio da banqueta e at assassinei Mozart para que ele ouvisse o piano. Durante o recital me pediu que permanecesse no teatro e que no intervalo corrigisse alguma nota eventualmente desafinada. Fui imensamente retribudo, junto com todos os presentes, naquela memorvel apresentao cujo programa possua apenas duas Sonatas de Beethoven e as quatro Baladas de Chopin.

Perguntas que no sei responder:


Diante do exposto, sobretudo no que se refere ao fenmeno da inamornicidade e curvas de afinao com alterao de at 50 cents no agudo do piano, o que vem a ser o tal Ouvido Absoluto ou Perfeito, que nunca se atentou para isto? O piano, que tem uma afinao imperfeita (face a Inarmonicidade e o temperamento igual) e outros instrumentos pr afinados em temperamentos diferentes so afinados e tocam juntos na mesma orquestra. possvel afinar uma orquestra? Porque tenho a impresso de que a necessidade de uma rigorosssima afinao acaba sucumbindo diante da profundidade de algum espetculo musical, sendo o absorvimento prejudicado apenas por relativas discrepncias?

Referncias Bibliogrficas
REBLITZ, Arthur A., Piano Servicing, Tuning & Rebuilding, Vestal, NY: The Vestal Press, 1976. SKUBIC, Michael, Instruction Manual for Peterson AutoStrobe 490-ST Strobe Tuner, Alsip, IL, 2002. Disponvel na Internet: <www.petersontuners.com/support/pdfmanuals> Goldemberg, Ricardo, Aspectos Acsticos da Afinao de Pianos 2008: Apostila sobre o tema Matthias, Max. Steinway Service Manual; Berlim: E. Bochinsky, 1990

You might also like