You are on page 1of 60

UM RETORNO AO AMOR

(Marianne Williamson)
Este Um curso em Milagres. Trata-se de um curso obrigatrio. Opcional somente a poca em que voc vai faz-lo. Livre-arbtrio no significa que voc pode determinar o programa. Significa somente que voc pode escolher o que quer cursar em determinado momento. O Curso no tem como meta ensinar o significado do amor, porque isso est alm do que pode ser ensinado. No entanto, seu objetivo remover os obstculos conscincia sobre a presena do amor, que nossa herana natural. INTRODUO Ns nascemos com o amor. O medo, aprendemos aqui. Viver o amor em ns mesmos e nos outros o significado da vida. O significado no est nas coisas, est em ns. O medo nosso desamor compartilhado. O amor est dentro de ns, no pode ser destitudo, pode apenas ser escondido. Avalon uma ilha mgica escondida atrs de uma impenetrvel bruma. A menos que a bruma se abra, no tem como encontrar o caminho at a ilha. Mas se voc no acreditar que a ilha existe, a bruma no se abrir. Avalon representa o mundo alm do que vemos, o sentido milagroso das coisas, o reino encantado que conhecemos quando criana. Nosso ser infantil quem realmente somos, e o que real no vai embora. A verdade no deixa de ser verdade simplesmente porque no a estamos vendo. O amor fica meramente nublado ou cercado por brumas mentais. Avalon o mundo guiado pelo amor, que pode ser facilmente recuperado porque a percepo uma escolha. Um milagre se constitui de uma brecha nas brumas, uma mudana de percepo, um retorno ao amor. PARTE 1 PRINCPIOS

Captulo 1 O INFERNO
No h lugar para o inferno em um mundo no qual a beleza pode ser to intensa e to inclusiva que o coloca a um passo do Paraso. 1. A

ESCURIDO

A viagem escurido adentro foi longa e cruel, e voc j foi fundo nela. Nossa represso interior. Ns simplesmente temos medo. Nosso temor vai e vem como as ondas. Temos medo de que este no seja o relacionamento ideal ou de que seja. Temos medo do fracasso ou do sucesso. De morrer jovens ou de envelhecer. Temos mais medo da vida do que da morte. 2. A LUZ A luz est em voc. Normalmente preciso um certo grau de desespero antes de estarmos prontos para Deus. Temos que ultrapassar a fronteira entre estarsofrendo-mas-ainda-ser-capaz-de-funcionar-com-normalidade e o reino do caos total. quando nossa cabea se abre ao meio e Deus a penetra. A hora da rendio no quando a vida termina. quando a vida comea.

Captulo 2 DEUS
Voc est em Deus. 1. DEUS A ROCHA No existe tempo, lugar nem estado de que Deus esteja ausente. A mente est sempre numa busca infinita para se livrar da dor. A mudana que realmente procuramos est dentro de nossas cabeas. Os eventos esto sempre fluindo, bons ou rins. Num dia, as pessoas nos amam, no dia seguinte estamos na mira delas. Num dia as coisas acontecem tranquilamente, no dia seguinte irrompe o caos. Essas mudanas na vida sempre vo acontecer, fazem parte da experincia humana. O que podemos mudar, no entanto, como as vemos. E essa mudana na nossa percepo um milagre. Deus o amor dentro de ns. Se vamos segui-lo, ou pensar com amor, depende de ns mesmos, Quando escolhemos amar, ou deixar que nossas mentes sejam unas com Deus, a vida se torna pacfica. Quando viramos as costas ao amor, a dor se instala. E se vamos amar ou fechar nossos coraes para o amor, trata-se de uma escolha mental que fazemos a cada instante todos os dias. 2. O AMOR DEUS A ROCHA

O amor no conquista todas as coisas, mas faz com que todas sejam certas. Um curso em milagres tem o objetivo de expulsar um sistema mental baseado no medo e aceitar em vez dele um sistema baseado no amor. Sem amor, nossas aes so histricas, no temos sabedoria. Onde o amor no est presente o medo se instala. O medo para o amor o que a escurido para a luz. uma privao horrvel daquilo que precisamos a fim de sobreviver. O inferno reina livremente ali. 3. SOMENTE O AMOR REAL Quem cria o medo no Deus. Somos ns. A separao de Deus ocorreu h milhes de anos, mas nunca ocorreu de verdade.

O Curso pode ser resumido com simplicidade: Nada que real pode ser ameaado. Nada irreal existe. Nisso reina a paz de Deus. = O amor real. uma criao eterna e nada pode destru-lo. Qualquer coisa que no seja o amor uma iluso. Lembrando-se disso, voc estar em paz. O oposto do amor o medo, mas o que abrange tudo no pode ter oposto. Quando no estamos pensando com amor, simplesmente no estamos pensando e sim tendo alucinaes. O medo uma iluso, imaginrio. Ele existe para ns como seres humanos, mas no nossa realidade definitiva e nem substitui a verdade sobre quem realmente somos. como se estivssemos com a mente partida em duas partes, uma continua ligada ao amor, outra converge para o medo. O medo fabrica uma espcie de universo paralelo onde o irreal parece real e o real parece irreal. O amor expulsa o medo da mesma forma que a luz afasta a escurido. A mudana do medo para o amor um milagre. Os pensamentos funcionam como os dados programados em um computador, registrados na tela da nossa vida. Se no gostamos do que vemos na tela, no adianta tentar apagar de l. O pensamento a origem, a experincia a conseqncia. Se no gostamos das conseqncias de algo sobre nossa vida, precisamos mudar a natureza do pensamento. O significado de Paraso = o amor em nossas mentes produz o amor em nossas vidas.

O significado de Inferno = o medo em nossas mentes produz o medo em nossas vidas. Uma mudana no modo como pensamos nossa vida produz uma mudana no modo como vivenciamos nossa vida. Profanar o altar encher a mente de pensamentos sem amor. Ado e Eva eram felizes at que eles aprenderam a fechar os coraes e a condicionar o amor a alguma coisa. Isso destri a paz porque no faz parte de nossa natureza, transformando-nos em algo que no deveramos ser. Uma orao til: Deus, por favor me ajude. Cure minha mente. Onde quer que meus pensamentos tenham se afastado do amor se eu fui controladora, manipuladora, gananciosa, ambiciosa seja o que for, estou disposta a ver tudo de forma diferente. Amm. (Para pedirmos um mundo novo, uma vida nova.)

Captulo 3 VOC
A viso que Deus tem de voc como uma estrela, imutvel em um cu eterno.

1. O SER PERFEITO Repetindo: nada do que voc faa, pense o queira necessrio para determinar o seu valor. Eu sou um Filho de Deus, criado quando Ele se expandiu em amor. Tudo o que adicionei depois intil. O ser perfeito o amor dentro de ns. E nossa tarefa deixar que o Esprito Santo elimine os pensamentos temveis que circundam nosso ser perfeito. No fomos criados em pecado; fomos criados no amor. 2. A MENTE DIVINA O prprio Deus iluminou nossa mente, e mantm nossa mente iluminada por Sua Luz, porque nossa mente Sua Luz. Todas as mentes so compartilhadas, todas so a mesma. Existe apenas um Filho Original, que puro Amor. A palavra Cristo um termo psicolgico. Representa o amor divino que perpassa, que o mago e a essncia de cada mente humana. No existe um ponto onde Deus pra e ns comeamos e nenhum ponto em que um

de ns pra e o outro comea. Amor um continuum infinito. As mentes se expandem e se compartilham, so uma mesma mente. Deus nos criou para sermos. Somos unos, somos o prprio amor. Aceitar Cristo simplesmente o resultado de uma mudana de autopercepo, porque o poder do universo est em ns. Focar a luz nos traz luz. 3. O EGO O ego , literalmente, um pensamento assustador. Somos preciosos pelo que somos no pelo que fazemos. O medo no incentiva o aprendizado. Ele nos amarra, tolhe e deixa neurticos. Na adolescncia, nosso amor, nosso ser foi continuamente anulado por pessoas que no nos amaram e por pessoas que nos amavam. Na ausncia do amor, comeamos a nos despedaar devagar e definitivamente. Como todo pensamento cria uma experincia, no existe lugar pior para o demnio estar do que nossa mente. Temos uma tendncia em nossa mente de compreender sem amor. E isso pode ser assustadoramente forte. Porque desde sempre fomos ensinados que somos seres separados, temos muita dificuldade com o amor, porque ele parece ser um vazio que nos ameaa, e ele ameaa nossa sensao solitria de separao. Toda nossa rede de percepes amedrontadas, resultado daquela primeira falsa crena sobre nossa separao de Deus e uns dos outros chama-se ego. Ego uma crena errnea sobre ns mesmos, uma mentira sobre quem e o que somos de verdade. O pensamento separado do amor o nosso prprio poder virado contra ns mesmos. No instante em que a mente se desviou pela primeira vez do amor quando o Filho de Deus se esqueceu de rir um universo totalmente ilusrio se tornou realidade. Este foi o desvio para o medo ou a separao de Deus. O ego luta arduamente pela sua sobrevivncia. Por pior que tudo esteja o que conhecemos e nos agarramos ao velho em vez de tentar algo novo. Ele se comporta como um campo de fora gravitacional construdo a partir de ons de pensamentos dolorosos que nos afastam do amor que existe em nossos coraes. O ego nosso poder mental virado contra ns mesmos. Ele nos ensina o egosmo e o julgamento. Mas s existe um de ns aqui: o que damos aos outros damos na verdade a ns mesmos, e o que negamos aos outros estamos negando a ns mesmos. Ao abandonarmos o amor, ele nos abandona mesma proporo. 4. ESPRITO SANTO O Esprito Santo o chamado para despertar e ser feliz.

Em si mesmo, o poder da mente neutro. Temos o livre-arbtrio de pensar o que quisermos, mas nenhum pensamento neutro. No existe um pensamento sem funo. Todo pensamento cria formas em algum nvel. Nada consegue nos privar de nossa prpria criatividade. Somos diretamente responsveis pelo rumo que damos a ela. Pedir a Deus para nos salvar significa pedir que Ele nos livre de nossos pensamentos negativos. Pecado significa percepo sem amor. Deus no enxerga pecados, apenas erros de percepo. Ele no quer nos punir, mas nos curar e faz isso atravs de um poder da conscincia chamado Esprito Santo. O Esprito Santo foi criado no momento em que o primeiro pensamento negativo foi pensado. Deus corrige todos os erros no instante em que acontecem, ento o Esprito Santo foi Sua alternativa para o medo. o elo de comunicao eterna com seus filhos separados . o grande transformador da percepo. Deus no interfere no nosso livre-arbtrio. O Esprito Santo uma fora que nos livra do inferno do medo que sempre que conscientemente pedimos a Ele que atue conosco no nvel causal, a fim de realocar nossos pensamentos do dio para o amor. Ele vem a ns atravs de sinais, msicas, mensagens, conversas. Algo dentro de ns sempre quer voltar para casa e Ele esse algo. Ele nos transporta para uma percepo baseada no amor. A correo que Ele faz na nossa percepo chama-se Expiao. Ele nos lembra o tempo todo que s o amor real, que qualquer outra coisa um erro, uma iluso e no existe e precisa ser esquecida. Precisamos conscientemente estar abertos para que v embora. Ao pedir que o Esprito Santo nos ajude, expressamos nosso desejo de ver determinada situao de forma diferente. Deixamos para trs nossas prprias interpretaes e pedimos que Ele as substitua pelas Dele. Pedimos: Deus, quero ver isso de um jeito diferente. Abrir mo de uma situao e coloc-la nas mos de Deus significa ceder a Ele o que pensamos sobre a situao. O que damos a Ele nos devolvido renovado pela viso do Esprito Santo. Ao pedirmos ajuda a Deus, tudo o que pode nos enraivecer entra em nosso caminho porque o local para onde vamos quando sentimos raiva, em vez de amor, nossa muralha. Qualquer situao que nos tire do srio uma situao em que ainda no temos a capacidade de amar incondicionalmente. A misso do Esprito Santo chamar nossa ateno para isso e nos ajudar a ultrapassar esse ponto. As reas em que nos sentimos confortveis so aquelas limitadas em que achamos que fcil amar. tarefa Dele no respeitar essas reas e sim demoli-las porque no podemos prosseguir at que todas as reas estejam confortveis. Ele tem um plano perfeito para cada um de ns e cada encontro, cada circunstncia pode ser usada por Ele para atender Seus propsitos. Ele entra na iluso e nos guia para alm dela, usa o amor para criar mais amor e reage ao medo como se fosse um chamado para o amor. Ele nos mostra que existem possibilidades de amor em tudo o que

fazemos e pensamos. O ego faz tudo para nos afundar na ansiedade, o Esprito Santo faz tudo para nos levar paz interior. 4. SERES ILUMINADOS A iluminao nada mais do que um reconhecimento, no uma mudana. H pessoas na terra cujas mentes foram completamente curadas pelo Esprito Santo. Elas aceitaram a Expiao. Quando a mente vai em direo a Deus, torna-se um receptculo para o Seu Poder. Santos e profetas ao aceitarem a Expiao, foram purificados em seus pensamentos e so chamados de Iluminados. Luz significa compreenso. Os Iluminados compreendem. Eles so como ns, mas tm apenas o amor dentro de si. A mente de Cristo a perspectiva do amor incondicional. A verdade nos liberta porque nos livra dos nossos pensamentos temerrios. De acordo com as leis da evoluo, uma espcie se desenvolve at um certo ponto at que aquele tipo de desenvolvimento no seja mais necessrio sobrevivncia. Nesse ponto ocorre uma mutao, e os descendentes da mutao so os que sobrevivem. Nossa espcie est em dificuldades porque lutamos muito contra tudo e contra todos e esses nossos mtodos cheios de medo so uma ameaa a nossa sobrevivncia. Uma pessoa que ama na totalidade como uma mutao evolutiva e cria um contexto no qual os milagres acontecem. Esta uma orientao de vida capaz de preservar nossa sobrevivncia. As mutaes iluminadas apontam o caminho certo. Este o papel dos mestres como Jesus e Buda na espiritualidade e outros nas demais reas. Um curso em milagres compreende as resistncias que temos, mesmo em relao a Jesus, mas no as estimula. Jesus um smbolo pessoal do Esprito Santo. Ao ser curado totalmente por Ele, tornaram-se unos. Ele apenas uma das faces do Esprito Santo. Jesus vivia aqui no mundo de medo, mas compreendia somente o amor. Tudo o que fazia era guiado pelo Esprito Santo e no pelo ego. Jesus concretizou a mente de Cristo e ento recebeu de Deus o poder para nos ajudar a chegar nesse estado dentro de ns mesmos. Ao compartilhar da viso de Deus, Ele se tornou a viso de Deus, por isso nos v da mesma forma como Deus. Os contos de fada como Branca de Neve e A Bela Adormecida so uma metfora da relao entre o ego e a Mente Divina. A madrasta m o ego, que pode fazer a Bela Adormecida ou Cristo adormecer dentro de ns, mas nunca poder destru-lo, apenas cair no sono por um longo perodo. O Prncipe Encantado dos contos o Esprito Santo, que nos desperta com o Seu amor. O nosso salvador tem vrias faces e uma delas Jesus, nosso irmo mais velho, um Presente.

Captulo 4 RENDIO

Nas mos de Deus ficamos tranquilos.

1. F No existe problema, em qualquer situao, que a f no resolva. Tudo funciona sem o nosso auxlio. Assim podemos deixar nossas vidas serem guiadas pela mesma fora que faz as plantas crescerem. Ter f confiar na fora que move o universo. Relaxar faz com que essa fora trabalhe a nosso favor. Existem leis objetivas e perceptveis de fenmenos fsicos, a gravidade ou a lei da termodinmica, por exemplo. No precisamos ter f na lei da gravidade, ela simplesmente funciona. Da mesma forma, existem leis objetivas e discernveis de fenmenos no fsicos. Estas duas categorias de leis, que regem tanto o mundo externo como o interno, so paralelas. No mundo externo o universo sustenta nossa sobrevivncia fsica. A fotossntese das plantas e o plncton no oceano produzem o oxignio necessrio para respirarmos. Violar as leis que regem o universo fsico pode ameaar nossa sobrevivncia. Assim, devemos respeit-las e no poluir os oceanos. Internamente o universo tambm sustenta nossa sobrevivncia emocional e psicologicamente. Em vez de oxignio, precisamos de amor para sobreviver internamente, e as relaes humanas servem para produzi-lo. Quando polumos nossos relacionamentos com pensamentos noamorosos, os destrumos ou os abortamos com atitudes desagradveis, ameaamos nossa sobrevivncia emocional. Portanto, as leis do universo simplesmente descrevem como as coisas funcionam. Elas no so inventadas e sim descobertas. No dependem da nossa f. A f que temos nelas apenas demonstra que compreendemos o que so. Violar essas leis falta de inteligncia. Respeitamos as leis da natureza para sobreviver, a lei interna mais alta que amemos uns aos outros, porque se no fizermos isto, vamos todos morrer, a falta de amor nos matar. 2. RESISTNCIA A incredulidade no a falta de f, mas a f em nada. Um curso em milagres nos diz que no existe ningum sem f. F um aspecto da conscincia, podemos ter tanto f no medo, como no amor, no poder do mundo ou no poder de Deus. Fomos ensinados a sermos ativos e masculinos por natureza, sair e arranjar um emprego, ter controle sobre nossas vidas. Ensinaram-nos que o nosso poder reside nisso. Achamos que somos poderosos por aquilo que conseguimos e no pelo que somos. E a ficamos presos numa armadilha:

sentimos-nos incapazes de conseguir algo at conseguirmos. Se algum nos sugere que melhor deixar rolar e relaxar, ficamos histricos. No conseguimos ser espontaneamente passivos. A energia passiva tem suas prprias foras. Poder pessoal resultado de um equilbrio entre as foras masculinas e femininas. A energia passiva sem a ativa torna-se preguiosa e a ativa sem a passiva torna-se tirnica. O problema que aprendemos a respeitar a energia ativa por termos aprendido que a vida foi feita para os lutadores. Com isso criamos uma mentalidade guerreira e estamos sempre lutando por algo: pelo emprego, por dinheiro, pelo relacionamento, para sair do relacionamento, para fazelos entender, para faze-los dizer, para faze-los ir embora. Ou seja, nunca largamos nossas espadas! O local feminino e rendido em ns passivo. No faz nada. O processo de espiritualizao em ambos os sexos um processo de feminizao, de acalmar a mente. A conscincia feminina exerce seu poder atravs da atrao e no da atividade. Quando nos referimos a Deus como Ele, a humanidade toda torna-se ela. No relacionamento correto entre os princpios o feminino se rende ao masculino. Rendio no fraqueza ou perda, uma poderosa noresistncia. Atravs da abertura e receptividade da conscincia humana, o esprito pode impregnar nossas vidas, a fim de lhe dar uma direo. Maria simboliza o feminino dentro de ns, que impregnado por Deus. O feminino permite que esse processo acontea e se completa ao se render a ele. No se trata de fraqueza da parte dele, mas de fora. 3. DESISTINDO DOS RESULTADOS Nunca vamos nos perder se Deus nos guiar. Quando nos rendemos a Deus, ns nos rendemos a um universo que sabe o que est fazendo. Quando paramos de tentar controlar os acontecimentos, eles seguem uma ordem natural que funciona. E essa fora faz um trabalho muito melhor do que o que faramos. E aprendemos a confiar em que a fora que mantm as galxias unidas consegue lidar com as circunstncias de nossas relativamente pequenas vidas. Render-se significa desistir da fixao em cima dos resultados. Paramos de olhar o mundo exterior porque comeamos a nos preocupar mais com o que acontece dentro de ns. Vivenciar o amor uma escolha que fazemos, uma deciso racional de ver o amor como o nico objetivo de valor real em qualquer situao. At que faamos essa opo, buscaremos resultados que acreditamos que nos faro felizes e depois descobrimos que no fazem. por isso que a busca externa o significado da idolatria (isso vale para o dinheiro, sexo, poder ou qualquer forma de satisfao material). Deus significa amor e vontade significa pensamento. Assim a vontade de Deus um pensamento amoroso. Quando amamos, automaticamente nos portamos de modo a levar o bem a todos os envolvidos. Nem sempre

sabemos como isto se d, mas no precisa. Deus far a parte Dele se fizermos a nossa. Nossa nica tarefa, em qualquer situao, simplesmente abrir mo da resistncia ao amor. Abrimos mo do controle, deixamos que Ele d a direo. Temos f de que Ele saber como. O que acontece depois depende Dele. Quanto mais importante algo for para ns, mais fundamental entreg-lo nas mos de Deus, pois ser mais bem cuidado. Deix-lo sob os nossos cuidados significa agarrar, manipular, apertar. Ficamos abrindo o forno para ver se o po est assado e isso faz com que ele nunca asse. Quando nos importamos com os resultados, achamos difcil abrir mo do controle. Devemos dizer: Querido Deus, meu desejo, minha prioridade ter paz interior. Quero vivenciar o amor. No sei o que isso traria pra mim. Deixo os resultados dessa situao nas Suas mos. Confio na Sua vontade. Que a Sua vontade seja feita. Amm! (em vez de permita que eu me apaixone, ou me d esse emprego). Deus simplesmente o amor dentro de ns. Ento, retornar a Ele retornar a ns mesmos.

4. A VIDA RENDIDA Sagrado filho de Deus, quando aprenders que somente a divindade pode te fazer feliz e te dar paz? O significado da rendio espiritual relaxar, sentir o amor em nosso corao e manter isso como nosso objetivo em todas as situaes. A rendio nos transforma, tornando-nos pessoas mais profundas, mais atraentes. Quando achamos que temos tudo planejado, no conseguimos aprender. O insight verdadeiro no se revela em uma mente que no est aberta para receb-lo. Rendio = esvaziar a mente. Isto tornar-se uma criancinha, porque a criana no acha que sabe o significado das coisas, a criana sabe que no sabe, ela pergunta o tempo inteiro para os mais velhos. Eu no sei poderoso. Quando entramos em uma situao sem saber, h algo dentro de ns que simplesmente sabe. O mundo muda quando ns mudamos, o mundo nos ama quando decidimos am-lo. Render-se significa parar de brigar com o mundo. Um curso em milagres nos pede simplesmente que mudemos o foco e adotemos uma percepo mais gentil. Isto tudo que Deus precisa. Apenas um momento de rendio, quando o amor mais importante do que tudo o resto e sabemos que nada mais importa.

Captulo 5 MILAGRES
Sua santidade reverte todas as leis do mundo.Est alm de qualquer restrio de tempo, espao, distncia ou limite de qualquer tipo 1. PERDO Diante do esplendor do reino, a culpa se desfaz e, transformada em bondade, jamais ser o que era. Os milagres acontecem naturalmente como expresso do amor. Eles refletem uma mudana no nosso modo de pensar, liberando a fora da mente para o processo de cura e correo. A cura pode acontecer de muitas formas. s vezes um milagre uma mudana nas condies materiais, como uma cura fsica. Em outras, uma mudana psicolgica ou emocional. Basicamente o que muda o modo de incorporar a experincia em nossa mente, ou seja, como a vivenciamos. O mundo em que nos concentramos no que est fora de ns um mundo de iluso, um vu colocado na frente de um mundo mais real. Um milagre no o rearranjo dos personagens em nosso sonho, um milagre o nosso despertar do sonho. Ao pedir por milagres, queremos voltar a ter paz interior. No pedimos que algo fora de ns mude, mas sim algo de dentro. Vamos em busca de coisas mais gentis para a nossa vida. A Fsica Quntica, principalmente o Princpio da Incerteza de Heisenberg revelam que quando nossa percepo sobre um objeto muda, o prprio objeto literalmente muda. Um curso em milagres diz que nossa maior ferramenta para mudar o universo a nossa capacidade de mudar nossas mentes acerca do mundo. Os milagres so uma interveno divina em favor da nossa santidade, eles vm de um sistema de pensamento mais avanado do que o nosso. Na presena do amor, as leis que regem o estado normal das coisas so transcendidas. Nossa autopercepo determina o nosso comportamento. Se acreditamos que somos pequenos e inadequados, tendemos a agir desta forma e a energia que irradiamos refletir esses pensamentos, independente do que faam e vice-versa. Porque a energia nossa volta refletir o nosso estado de conscincia.. Os milagres no podem ser conscientemente direcionados, eles ocorrem como efeito involuntrio de uma personalidade que ama, uma fora invisvel que emana de algum cuja inteno consciente dar e receber amor. Quando renunciamos aos medos que bloqueiam o amor dentro de ns, ns nos tornamos instrumentos de Deus e fazedores de Seus milagres. Dizer que estamos na terra para servir a Deus significa que

estamos na terra para amar. Temos a misso de salvar o mundo atravs do poder do amor. Os Fazedores de Milagres trabalham em silncio, aprendem a guardar segredo. O ensino do curso tem tudo a ver com a qualidade da energia humana e pouco a ver com a comunicao verbal. Ensinar demonstrar. Um professor de Deus aquele que escolhe ser, so aqueles que responderam. Todos so chamados, mas poucos se interessam em ouvir. O significado do perdo tomarmos a deciso consciente de nos lembrarmos de ter somente pensamentos de amor e renunciar queles cheios de medo. No curso, aprendemos que nossa funo lembrar que ningum culpado porque somente o amor real. Perdoar lembrar somente dos pensamentos amorosos do passado e esquecer o resto. Uma vez que todas as mentes esto conectadas, corrigir a percepo de uma pessoa , de alguma forma, curar todas as mentes racionais. O perdo radical, completo, representa um total abandono do passado, em qualquer relacionamento pessoal e em qualquer drama coletivo. 2. VIVENDO NO PRESENTE Tudo, menos a beleza, de seu passado se foi, e nada restou a no ser bnos. Deus existe na eternidade. O nico ponto em que a eternidade cruza com o tempo no presente. O presente o nico tempo que existe . Um milagre representa uma mudana no pensamento, em que nos sentimos livres para fazer agora algo que deveramos ter feito no passado ou deveramos fazer no futuro. Nossa capacidade de brilhar equivalente nossa capacidade de esquecer o passado e o futuro. por isso que as criancinhas brilham, elas no se lembram do passado e no tm ligao com o futuro. Perdoar o passado um passo importante para vivenciar milagres. A nica coisa real no passado o amor que demos e o amor que recebemos, o resto iluso e no passa disso. D o passado quele que pode transformar, para voc, sua conscincia sobre esse passado . Entregar o passado ao Esprito Santo significa pedir que somente pensamentos de amor e ajuda permaneam em nossas mentes e que todo o resto seja liberado. E a nos resta o presente, o nico tempo em que os milagres acontecem. Com esta orao, instrumos o universo a anular os nossos erros: O primeiro passo para a anulao reconhecer que tomamos a deciso errada por vontade prpria, mas que tambm por vontade prpria podemos decidir pelo contrrio. Seja firme com voc mesmo nesse sentido e esteja ciente de que o processo de anulao, que no vem de voc, est de qualquer forma dentro de voc, porque Deus o colocou ali. Seu papel simplesmente retornar seu pensamento at o ponto no qual o erro foi

cometido e entreg-lo em paz para a Expiao. Repita isso para voc mesmo com toda a sinceridade possvel, lembrando-se de que o Esprito Santo reagir com totalidade a qualquer meno de convite que voc fizer. Devo ter tomado a deciso errada, porque no estou tranqila. Eu mesma tomei a deciso, mas tambm posso decidir pelo contrrio. Eu quero decidir pelo contrrio, porque desejo ficar em paz. No me sinto culpada, porque o Esprito Santo, seu eu permitir, anular todas as decises erradas. Eu escolhi deix-lo fazer isso, permitir que Ele decida por Deus, por mim. Milagres revertem as leis da fsica. Tempo e espao esto Sob o seu comando. O ego baseia sua percepo naquilo que aconteceu no passado, carrega essas percepes para o presente e, assim, cria um futuro como o passado. Se sentimos que falhamos no passado, nossos pensamentos sobre o futuro sero baseados nessas percepes. A entramos no presente na tentativa de compensar o passado. Uma vez que nossa percepo nossa principal crena, recriamos essas mesmas condies no futuro. Passado, presente e futuro no so contnuos, a menos que forcemos essa continuidade sobre eles . No presente, temos a chance de interromper a continuidade do passado e do futuro quando pedimos ao Esprito Santo que intervenha. ESTE O MILAGRE! Temos direito a essa liberao porque temos direito a milagres. E isso que significa dizer que Jesus nos livra de nossos pecados. Jesus remove qualquer pensamento sem amor. Abandonemos qualquer pensamento que faa julgamentos sobre qualquer coisa, pessoa ou situao, que nos detenha no passado. Ignoremos qualquer pensamento que nos mantenha agarrados ao futuro. O mundo do ego um mundo de mudanas constantes, altos e baixos, escurido e luz. O Paraso o reino da paz constante, porque a conscincia de uma realidade que est alm de qualquer mudana. E o Paraso no vai mudar, porque nascer no presente divino a certeza de que no mudar. Renascer abandonar o passado e observar o presente sem censura. O mundo do tempo no o mundo real, e o mundo da eternidade o nosso lar real. Estamos no caminho para l. 3. RESSURREIO Nossa ressurreio nosso despertar. O objetivo de nossa vida dar luz ao que existe de melhor em ns. A criana Cristo em ns o smbolo de uma pessoa a quem foi dada a chance de recomear, uma criana que no tem passado. A nica maneira de curar as feridas do passado perdo-las e deixar que se vo. Um sono profundo caiu sobre Ado e ele ainda no despertou, no renasceu. O mundo s pode ser despertado atravs do nosso despertar pessoal. No podemos dar o que no temos. Cada um de ns recebeu um

canto do universo que cabe a ns transformar. Este canto nossa vida, nossos relacionamentos, lares, trabalho, as atuais circunstncias com as quais nos deparamos, exatamente como so. Cada situao uma oportunidade planejada com perfeio pelo Esprito Santo para aprender sobre o amor e no sobre o medo. Somos ns que devemos mudar e no as situaes. A prece no feita para que Deus modifique nossas vidas, mas para que Ele nos modifique. Essencialmente o nico milagre que h que acordemos do sonho da separao e nos tornemos pessoas diferentes. O poder de Deus est sendo jorrado dentro de ns em alta velocidade e em ritmo rpido. Se nosso veculo humano no estiver corretamente preparado, atravs da devoo e da profunda reverncia pela vida, o poder feito para nos salvar, comear a nos destruir. E a nossa criatividade, em vez de nos tornar poderosos, nos tornar histricos. por isso que tantas pessoas criativas passaram a fazer uso destrutivo das drogas, para abafar a recepo do poder de Deus em vez de engrandeclo. Porque drogados tm a coragem de viver a prpria vida. Os milagres so direito de todos, mas antes necessria uma purificao, porque impurezas mentais ou qumicas poluem o sistema e profanam seu altar. Por isso nosso veculo no consegue lidar com a vivncia de Deus. A luz surgiu em ns, mas no a vemos. O presente sempre uma oportunidade de comear de novo, um momento repleto de luz. Reagimos luz como se fosse escurido, e ento a luz escurece. s vezes somente olhando para trs que conseguimos ver que nos foi dada uma nova oportunidade na vida, um novo relacionamento, ou qualquer coisa, mas estvamos to ocupados reagindo ao passado, perdemos a chance de realizar algo completamente novo. Quando somos totalmente honestos conosco, o problema no que no tenham surgido chances de sucesso. Deus est sempre expandindo nossas possibilidades. Ele nos d inmeras chances, mas nossa tendncia subestim-las. Nossas energias em conflito sabotam tudo. Pedir por um novo relacionamento ou novo emprego no mudar nada se vamos encarar a nova situao exatamente da mesma maneira que encaramos a ltima. At que estejamos curados de nossos demnios internos, nossos temerosos hbitos mentais, transformaremos todas as situaes em uma tragdia dolorosa, como as que vieram antes desta. Tudo o que fazemos est impregnado pela energia com a qual o fazemos. Se estamos desvairados, a vida ser desvairada, se estamos em paz, a vida ser pacfica. Portanto, nosso objetivo em qualquer situao deve ser a paz interior. nosso estado interior que determina a vivncia da vida e no o contrrio. Crucificao representa o padro energtico do medo (ligado ao pensamento limitado e negativo do ego, que sempre tenta contradizer ou limitar o amor), enquanto ressurreio representa o padro do amor, que transcendo o medo ao tomar seu lugar. Para sermos um fazedor de

milagres preciso perdoar e, ao faz-lo, tornamo-nos um canal para a ressurreio. Deus e o homem so a equipe criativa definitiva. Ele como a eletricidade e ns somos as lmpadas Dele. No interessa quem somos ou quais so nossas qualidades, o que imposta que estamos dispostos a ser usados a Seu servio. Nossa Disposio, nossa convico nos do um poder milagroso. 4. MATURIDADE CSMICA Filho de Deus, fomos criados para criar o bem, o belo e o divino. Um fazedor de milagres no est preocupado em combater o mundo que h, mas em criar o mundo que poderia ser. Tudo no universo fsico torna-se parte da viagem ao medo ou da viagem de volta ao amor, s depende de como a mente o pensa. A verdadeira transformao do universo no vem do que fazemos, mas da conscincia com a qual o fazemos. Imaturidade quando nos preocupamos tanto com coisas que no fundo no tm importncia, perdendo a conexo essencial que as coisas tm. Deus o amor que habita em nossas mentes. Qualquer problema, dentro ou fora resultado de uma separao do amor da parte de algum. O fazedor de milagres faz uma escolha consciente de uma vida com mais amor. Para Deus no existe ordem ou dificuldade nos milagres porque o amor cura todas as feridas. Nenhum problema muito pequeno para atrair a ateno de Deus ou muito grande para que Deus consiga lidar com ele. Somente a aplicao de uma fora contrria mais forte pode mudar a direo de um objeto, e os milagres so essa fora contrria. Quando o amor atingir uma massa crtica, e um nmero suficiente de pessoas tomar conscincia dos milagres, o mundo vivenciar uma mudana radical. Esta a dcima primeira hora. O Curso nos diz que no depende de ns o que aprendemos, mas somente se aprendemos com alegria ou com sofrimento. Iremos aprender a amarmos uns aos outros, mas se isso vai ser de forma alegre ou sofrida, depende totalmente de ns. A maioria de ns j viveu um apocalipse pessoal, no temos necessidade de passarmos novamente pela mesma coisa. Podemos chegar a ele mais tarde, ou mesmo agora, mas saber que temos escolha ter uma compreenso bastante madura sobre o mundo. H coisas que no tem necessidade de passarmos, mas no acreditamos em ningum, e preferimos seguir em frente. Nas antigas tragdias gregas muito claro que sempre aparece um Deus pra resgatar tudo no final da histria. Ou seja, no ltimo instante, quando parece que as coisas no podem ficar piores, Deus tende a aparecer. Ele demora tanto porque no nos preocupamos em pensar Nele e, durante todo o tempo, ficamos esperando-O, sem termos a mnima idia de que na verdade Ele esperava por ns.

PARTE 2 PRTICA

Captulo 6 RELACIONAMENTO
O templo do Esprito Santo no um corpo, mas um relacionamento. 1. O ENCONTRO DIVINO Quando encontrar algum, lembre-se de que se trata sempre de um encontro divino. Como voc v a pessoa, voc se ver. Como a trata, voc se tratar. O que pensa sobre ela, pensar sobre voc. Jamais se esquea disso, porque nela voc se encontrar ou se perder. O Paraso no nem uma condio e nem um lugar, mas a conscincia da perfeita unidade. Pai e Filho so um s, ento amar um significa amar o outro. O amor de Deus no est fora de ns. Amar outra pessoa ver a face de Deus. A face de Cristo representa a inocncia e o amor que existem por trs das mscaras que todos usamos, e ver essa face, toc-la e am-la em ns mesmos e nos outros a vivncia de Deus. nossa compaixo divina, o barato que todos procuramos. Em qualquer relacionamento, a qualquer momento, ensinamos tanto amor quanto medo. Ensinar dar exemplos. Sempre aprenderemos o que decidirmos ensinar. Se abenoarmos algum, iremos nos sentir mais abenoados. Se projetarmos culpa sobre outra pessoa, sempre iremos nos sentir mais culpados. Os relacionamentos existem para apressar nossa caminhada em direo a Deus. Cada pessoa que encontramos ser nosso algoz ou nosso salvador, depende de como escolhermos ser em relao a ela. E como nenhum pensamento neutro, cada relacionamento nos leva mais para dentro do Paraso ou mais fundo no inferno. 2. PERDO NOS RELACIONAMENTOS O perdo elimina tudo o que se coloca entre seu irmo e voc. O objetivo prtico do Curso a obteno da paz interior. O perdo a chave para se chegar paz interior porque a tcnica mental atravs da qual nosso medo se transforma em amor. Nossas percepes sobre as outras pessoas tornam-se frequentemente um campo de batalha entre o desejo do ego de fazer julgamentos e o desejo do Esprito Santo de aceitar as pessoas como elas so. O ego o grande explorador de falhas, ele vai atrs de erros em ns e nas outras pessoas. J o Esprito Santo vai atrs da nossa inocncia, Ele nos v como somos, ou seja, criaes de Deus, Ele nos ama. No somos culpados pelas partes de nossa personalidade que tm a tendncia a nos desviar do amor, porque elas so as nossas feridas.

Deus no quer nos punir, mas nos curar e assim que quer que vejamos as feridas das outras pessoas. O perdo uma memria seletiva uma deciso consciente de nos concentrarmos no amor e deixar o resto ir embora. Mas o ego incansvel, ele expe os argumentos mais sutis e traioeiros para expulsar as pessoas de nossos coraes. Porque ele acredita que o Filho de Deus culpado. Enquanto o Esprito Santo acredita que o Filho de Deus inocente. O fazedor de milagres conscientemente convida o Esprito Santo a participar de todos os relacionamentos e a nos livrar da tentao de julgar e encontrar erros. Pedimos a Ele que nos livre de nossa tendncia de condenar, que revele a inocncia dentro das outras pessoas, aquela que devemos ser capazes de ver dentro de ns mesmos. Querido Deus, entrego esse relacionamento em Suas mos, significa Querido Deus, deixe-me ver essas pessoas atravs de seus olhos. Ao aceitar a Expiao, estamos pedindo para ver o que Deus v, pensar e amar como Ele. Ao enxergar a inocncia das pessoas, estamos pedindo ajuda. fcil perdoar aqueles que nunca fizeram nada para nos deixar zangados, e estes so os nossos professores mais importantes. Eles mostram os limites de nossa capacidade de perdoar. A deciso de abandonar nossos ressentimentos contra outras pessoas a deciso de nos vermos como realmente somos, porque se a escurido nos cegar em relao perfeio dos outros, tambm nos cegar em relao a ns mesmos. Pode ser bastante difcil abandonar nossa percepo a respeito das falhas de uma pessoa quando sabemos que seguindo qualquer padro de tica, moral ou integridade, encontraremos falhas nela. Mas o Curso pergunta: Voc prefere estar certo ou prefere ficar feliz? Quando julgamos um irmo, estamos errados mesmo quando estamos certos. Deus no precisa que policiemos o universo, apontar o dedo no rosto de uma pessoa, no a ajuda a se modificar. No mximo, nossa percepo a respeito da culpa dessa pessoa s a faz afundar mais nela. Apontar o dedo no rosto de algum no nos torna mais aptos a corrigir o seu comportamento errado. Demonstrar compaixo e perdo tem muito mais chance de provocar uma reao saudvel. As pessoas tornam-se menos inclinadas a ser defensivas e tendem a aceitar ma mudana. A maioria de ns sabe quando passou do ponto, faramos tudo de maneira diferente se soubssemos como. No precisamos ser atacados nesse momento, precisamos de ajuda. O perdo cria um novo contexto, no qual as pessoas podem se modificar mais facilmente. O perdo a oportunidade de vermos as pessoas como so nesse momento. O que as pessoas dizem ou fazem no representa o que so. Os relacionamentos renascem quando abandonamos as percepes sobre o passado de nosso irmo. Ao trazer o passado no presente, ns o recriamos

no futuro. Ao abrir mo do passado, abrimos espao para que novos milagres aconteam. O futuro est programado no presente. Somente o amor real. Nada Mais existe de verdade. Se uma pessoa se comporta de maneira pouco amvel, significa que independente da negatividade dela, seu comportamento resultado do medo e no existe verdadeiramente. Ela est tendo alucinaes. E ento, ns a perdoamos porque no h nada que precise ser perdoado. O perdo o discernimento entre o que real e o que no . Quando as pessoas se comportam de maneira pouco amvel porque se esqueceram de quem so, como se dormissem. A tarefa do fazedor de milagres permanecer acordado. Optamos por no cair no sono e sonhar com a culpa de nosso irmo e assim nos dado o poder de acord-lo. Pollyana o exemplo perfeito da fazedora de milagres. Ela entrou na vida de pessoas que se sentiram miserveis por muitos anos e optou por no ver esse sentimento. Ela expandiu seus sentimentos para alm dos sentidos fsicos ao que o seu corao sabia ser a verdade. Ela possua f no amor alm do medo e com isso fez com que o amor deles se expressasse. Ela era poderosa! 3. ABANDONANDO OS JULGAMENTOS O julgamento no um atributo de Deus. Sempre que cogitamos a possibilidade de atacar algum como se estivssemos segurando uma espada sobre a cabea dessa pessoa e essa espada cai apenas em cima de ns mesmos. Como todo pensamento pensado sobre ns mesmos, condenar o outro nos condenarmos. Para escapar do julgamento necessrio re-interpretar o que estamos julgando. Ns somos bravos e queremos punir, ento inventamos a imagem de um Deus furioso e punitivo. Mas como extenses de Deus, somos o esprito da compaixo e quando no estamos enlouquecidos, queremos curar e no julgar. Conseguimos isso atravs do perdo. Quando algum grita conosco, mente sobre ns ou nos rouba, faz isso porque perdeu o contato com a sua prpria essncia, esqueceu-se de quem . Mas segundo o Curso, tudo o que uma pessoa faz ou amor ou um apelo ao amor. Ao punir os outros, acabamos nos punindo. Quando conscientemente mudamos nosso propsito de medo para amor, abrimos infinitas possibilidades de cura. O perdo como a arte marcial da conscincia. No aikid, driblamos a fora de quem nos ataca, assim a energia do ataque retorna como um bumerangue na direo do atacante. Nosso poder est em no reagir. O perdo tambm funciona assim. Ao pedir por um milagre, no tomamos parte nas batalhas da vida, pedimos para sermos levados acima delas. O Esprito Santo nos faz lembrar que a batalha no real. Tudo o que fazemos est permeado pela energia com a qual o fazemos. Gandhi diz Precisamos ser a mudana. Para isso, precisamos nos libertar

das armas que habitam em nossas mentes, aquelas que o ego no nos deixa ver. 4. A OPO PELO AMOR O ego a opo pela culpa; o Esprito Santo a opo pela ausncia de culpa. Precisamos decidir o que queremos ver antes de ver. Recebemos o que pedimos (quem procura acha). A projeo molda a percepo . Podemos encontrar e vamos encontrar o que quer que procuremos na vida. O Curso diz que achamos que compreenderemos uma pessoa o suficiente para saber se pode ou no ser amada, mas que, a menos que a amemos, jamais a entenderemos. O caminho espiritual envolve ser conscientemente responsvel porque optamos por reconhecer a culpa ou a inocncia do nosso irmo. A opo de focar nos erros de personalidade ou na inocncia da alma depende s de ns mesmos. O que acreditamos ser a culpa das pessoas na realidade o seu medo. Toda a negatividade deriva do medo. Quando algum manipulador, est com medo, quando algum rude, est com medo, quando algum est bravo, est com medo, quando algum cruel, est com medo. No existe medo que o amor no seja capaz de dissolver, nem negatividade que o perdo no consiga transformar. A escurido nada mais do que a ausncia de luz, e o medo nada mais do que a ausncia do amor. Para nos livrarmos da escurido, precisamos apenas acender uma luz, no adianta bater nela com um tac ode beisebol. Se queremos nos livrar do medo, no podemos lutar contra ele, temos que substitu-lo pelo amor. A opo pelo amor nem sempre fcil, o ego resiste muito na hora de abandonar respostas cheias de medo e a que o Esprito Santo entra. No temos que mudar nossa nossas percepes, temos que pedir a Ele que as modifique para ns. No podemos mudar as outras pessoas, nem tampouco pedir que Deus as mude, podemos, no entanto, pedir para enxergamos a situao de outra maneira, pedir pra que haja paz. Podemos pedir ao Esprito Santo que mude nossas percepes. O milagre se faz quando ao conseguir deixar de julgar algum que nos traiu a dor que sentamos antes em nossas entranhas comea a morrer. A paz no pode vir de circunstncias externas a ns, ela emerge do perdo. A dor no emerge do amor que nos foi negado pelos outros, mas pelo amor que negamos a eles. No caso de termos sido trados, o corao fechado de uma outra pessoa nos tentou a fechar nosso prprio corao, e nossa negao em relao ao amor que nos machuca. Por isso que o milagre representa uma mudana em nosso jeito de pensar: o desejo de manter o nosso corao aberto independente do que acontece fora de ns. Um milagre est sempre disponvel em qualquer situao porque ningum pode decidir por ns como interpretar nossas prprias experincias. S

existem duas emoes: amor e medo e mesmo assim o medo um chamado para o amor. Os fazedores de milagres so generosos por interesse prprio. Damos um tempo outra pessoa a fim de que possamos ficar ns mesmos em paz. Nossas mentes esto unidas, ento o que quer que projetarmos sobre as outras pessoas retornar a ns. Se julgarmos algum, esse algum nos julgar da mesma forma, e mesmo que isso na acontea, ns nos sentiremos como se tivesse acontecido. Tambm no adianta fingir que uma emoo no exista. Devemos lembrar do Esprito Santo, ou seja, admitindo que estamos perturbados mas, ao mesmo tempo, admitindo que nossos sentimentos vm de nossos pensamentos sem amor, e queremos que este desamor seja curado. Crescer nunca se concentrar sobre as lies de outras pessoas, mas sim sobre as nossas prprias lies. No somos vtimas do mundo exterior. Somos os responsveis pelo modo como vemos as coisas. No existira um salvador se no houvesse necessidade de um. claro que neste mundo acontecem coisas cruis que tornam quase impossvel o amor, mas o Esprito Santo est dentro de ns para realizar o impossvel, fazendo por ns o que no conseguimos fazer. No momento em que a mente Dele se junta a nossa, o pensamento egostico ser expulso. Precisamos estar conscientes do modo como o nosso ego se sente para nos livrarmos dele. Ele no pode iluminar aquilo que mantemos escondido, porque no o oferecemos a Ele e Ele no pode tom-lo de ns, porque seria uma violao do nosso livre-arbtrio. Quando pedimos a Ele que modifique uma situao, prontamente atender. Irritados ou bravos por algum motivo, devemos dizer: Estou bravo, mas no quero estar. Estou pronto para ver essa situao de outro modo. Pedimos ao Esprito Santo que penetre nesta situao e a mostre a ns de uma perspectiva diferente. 5. NVEIS DE ENSINAMENTO Portanto, o plano inclui contatos bastante especficos a serem feitos por cada professor de Deus. Relacionamentos so tarefas. Fazem parte de um vasto plano para nosso esclarecimento, o projeto do Esprito Santo, pelo qual cada alma ser levada a atingir um nvel mais elevado de conscientizao e amor. Os relacionamentos so os laboratrios do Esprito Santo, em que Ele rene pessoas que tm o maior potencial para crescimento mtuo. Ele avalia quem consegue aprender o mximo de uma pessoa em uma determinada poca e ento designa um ao outro. Ele sabe exatamente qual a combinao de energias, em qual contexto, tiraria o mximo resultado no sentido de ampliar o plano de salvao feito por Deus. Nenhum encontro acidental. Aqueles que precisam se encontrar vo se encontrar, porque, juntos, tm o potencial de viver um relacionamento divino.

O Curso diz que existem trs nveis de ensinamento possvel dentro de um relacionamento. O primeiro nvel o encontro casual (num elevador, dois estudantes indo juntos para casa etc.). O segundo nvel aquela relao mais constante, na qual durante um tempo as duas pessoas participam de uma situao de ensino/aprendizado bastante intensa e depois parecem se separar . O terceiro nvel de relacionamento a relao que, quando formada, dura a vida inteira. Nesse ltimo, a cada pessoa dado um companheiro de aprendizado, que lhe d inmeras oportunidades de aprendizado. Mesmo no primeiro nvel, as pessoas no elevador podem sorrir uma para a outra, ou os estudantes podem se tornar amigos. Na maioria das vezes nestes encontros casuais que nos dada a oportunidade de aparar as arestas da personalidade. As fraquezas pessoais que se tornam evidentes nos encontros casuais aparecero ampliadas em relacionamentos mais intensos. No segundo nvel as pessoas so reunidas para um trabalho mais intenso. Durante o tempo que passaro juntas vivero experincias necessrias para que aprendam uma lio. Quando a proximidade fsica no comporta mais o nvel mais alto de ensinamento e aprendizado entre elas, o plano faz com que se separem fisicamente. No entanto, o que parece ser o final do relacionamento no realmente seu fim. Os relacionamentos so etenos. Eles fazem parte da mente e no s do corpo, visto que somos todos feitos de energia e no de um corpo. Corpos que se juntam podem, ou no, representar uma unio real, j que a unio pertence mente. Pessoas que dormiram na mesma cama por 25 anos podem no estar realmente unidas, e outras que esto separadas por quilmetros podem no estar nenhum pouco separadas. O divrcio encarado na maioria das vezes como fracasso, mas se as duas pessoas aprenderam o que deveria ter sido aprendido, ento o relacionamento foi um sucesso. Pode ser hora para uma separao fsica a fim de que se aprenda mais de outras formas. O que no significa somente aprender em outros locais, de outras pessoas, mas sim tambm aprender lies de amor puro que surgem quando temos que abandonar a forma de relacionamento antes existente. Os relacionamentos de terceiro nvel so poucos, porque sua existncia implica que os envolvidos tenham atingido um estgio, simultaneamente, onde o equilbrio de ensinamentoaprendizagem realmente perfeito . Normalmente no reconhecemos nossas tarefas do nvel trs, podemos at sentir certa hostilidade em relao a estas pessoas em particular. Porque uma pessoa assim em nossas vidas algum que nos fora a crescer. No porque algum tem muito a nos ensinar que vamos gostar dessa pessoa. As pessoas que tm mais a nos ensinar freqentemente refletem de volta para nos os limites de nossa prpria capacidade de amar. So aquelas que, conscientemente ou no, desafiam nossas posies dominadoras, mostrando nossas barreiras. E nossas barreiras so nossas feridas, ou

seja, os locais onde sentimos que no temos mais amor para dar, aos quais no conseguimos nos conectar mais intensamente, nem perdoar a partir de certo ponto. Estamos na vida um do outro a fim de nos ajudar a ver onde a cura mais necessria e a fim de nos ajudar a nos curarmos. 6. O RELACIONAMENTO ESPECIAL A relao de amor especial a principal arma do ego para nos manter longe do Paraso. De acordo com o Curso, a procura do par perfeito que vai nos assentar uma de nossas maiores feridas psquicas e uma das iluses mais fortes feitas pelo ego. Para o Curso, especial significa diferente e, portanto, parte, o que mais caracterstico do ego do que do esprito. Um relacionamento especial um relacionamento baseado no medo. Para Deus ningum especial ou diferente porque na realidade ningum separado do outro, ento precisamos nos esforar para amar a todos. Nosso desejo de encontrar algum especial doloroso porque ilusrio, significa que estamos buscando a salvao na separao e no na unidade. O nico amor que nos completa o amor de Deus e o amor de Deus o amor de todos. Assim como o Esprito Santo foi a resposta de Deus separao, a relao especial foi a resposta do ego criao do Esprito Santo. Depois da separao, comeamos a perceber um imenso vazio entre ns, e a maioria de ns ainda o sente. O nico antdoto para isso a Expiao, ou o retorno a Deus, porque a dor que sentimos na realidade nossa prpria negao do amor. O ego diz que existe sim uma pessoa que pode preencher esse vazio que sentimos, mas o desejo por essa pessoa simboliza a separao e a culpa porque vem de nossa crena de que estamos separados de Deus. Nossa busca carrega assim a energia da separao e ela se transforma em culpa. por isso que surge tanta raiva nas nossas relaes mais ntimas, projetamos em outras pessoas a raiva que sentimos contra ns mesmos por termos eliminado nosso prprio amor. Muitas vezes, quando achamos que estamos apaixonados por algum, como indica o Curso, estamos qualquer coisa, menos apaixonados. O relacionamento especial est baseado na culpa e no no amor, ele o chamariz do ego para nos afastar de Deus. a tentao de acreditar que algo alm de Deus pode nos completar e nos dar paz. O relacionamento especial torna as outras pessoas seu comportamento, escolhas e opinies a nosso respeito muito importantes. Ele nos faz acreditar que somos outra pessoa, quando na realidade somos completos e ntegros do jeito que somos. O amor especial um amor cego que tenta curar a ferida errada. Sob a orientao do Esprito Santo nos reunimos para compartilhar alegrias, sob a orientao do ego, para compartilhar desesperos. Mas a negatividade no pode ser realmente compartilhada porque uma iluso.

Um relacionamento especial um tipo de unio na qual a unio foi excluda. Um relacionamento no deve ser a unio de dois invlidos emocionais. O propsito de uma relao no que dois seres incompletos se tornem um, ao contrrio, que dois seres completos se unam para a glria maior de Deus. O ego procura usar as outras pessoas para saciar nossas necessidades do modo como as definimos, mas quando procuramos usar um relacionamento para servir a nossos propsitos, falhamos porque reforamos nossa iluso sobre sua necessidade. Sob a orientao do ego, estamos sempre procurando alguma coisa e ao mesmo tempo sabotando o que encontramos. Voc no est pronto para um relacionamento se a outra pessoa no pode cometer erros. O ego procura algum no para amar, mas para atacar. Seu ditado sobre o amor procure, mas no encontre. Ele busca um reflexo de si mesmo, outra mscara que esconde a face de Cristo. No relacionamento especial, temos medo de mostrar ao outro a verdade real sobre ns (medos, fraquezas), porque temos medo de que se ele os vir nos abandonar. E tambm no estamos eufricos para ver os pontos fracos do outro, porque ficamos nervosos s de imaginar que estamos envolvidos com algum que tenha pontos fracos. O arranjo aplaca a autenticidade e, portanto, o crescimento real. No relacionamento especial, tentamos desesperadamente atrair o amor sendo algum que na realidade no somos. Apesar de estarmos procurando amor, na real, estamos apenas alimentando nosso auto-dio e a falta de auto-estima. O milagre aqui a mudana de pensamentos sobre coisas especiais para coisas divinas. Nossos parceiros mentais em relao aos relacionamentos so to carregados de medo (ataque, defesa, culpa e mesquinhez, lindamente disfarados) que muitas vezes camos de joelhos. Podemos colocar qualquer relacionamento sob os cuidados do Esprito Santo e ter certeza de que no resultar em dor. 7. O RELACIONAMENTO DIVINO O relacionamento divino o antigo relacionamento profano transformado e visto de forma diferente. Se o relacionamento especial a resposta que o ego deu criao do Esprito Santo, o relacionamento divino a contra-resposta do Esprito Santo. O relacionamento divino o velho e especial relacionamento transformado. No relacionamento divino o Esprito Santo transformou nossas mentes em relao ao amor e nos reunimos corao com corao.

A diferena entre uma aliana divina e uma aliana profana, segundo Um curso em milagres: Uma relao profana baseia-se nas diferenas, onde um pensa que o outro tem o que ele prprio no tem. Eles se unem, cada um para contemplar a si mesmo e roubar o outro. Eles ficam juntos at acharem que no h mais nada a ser roubado e ento partem para outra. E assim perambulam por um universo de estranhos, diferentes deles mesmos, vivendo talvez com seus corpos sob o mesmo teto, que no d abrigo a nenhum deles; no mesmo quarto, mas com um mundo entre eles . Uma relao divina parte de uma premissa diferente. Cada um olhou para dentro de si e no encontrou nenhuma carncia. Aceitando sua perfeio, a pessoa a expandir ao se unir a outra, to ntegra quanto ela mesma. O objetivo de um relacionamento especial ensinar a nos odiar, e o propsito de um relacionamento divino nos curar de nosso auto-dio. No relacionamento especial estamos sempre tentando esconder nossas fraquezas, no relacionamento especial, a cura o propsito de estarmos com a outra pessoa, pois todos temos locais no curados. No tentamos esconder nossas fraquezas, ao contrrio, compreendemos que o relacionamento um contexto para a cura atravs do perdo mtuo. Ado e Eva estavam nus no Jardim do den, mas no sentiam vergonha, pois no estavam fisicamente nus. A nudez era somente emocional, tornandoos totalmente reais e honestos. No tinham vergonha porque se sentiam completamente aceitos por serem quem eram. O Curso diz que a essncia do ser especial no amor, mas sim explorao. Embora no possamos perceber isso de forma consciente, constantemente procuramos algum que achamos que tem o que no temos e uma vez que conseguimos isso dessa pessoa, estamos prontos para partir para outra. Numa relao divina no estamos interessados no outro pelo que ele pode fazer por ns, estamos interessados nele, ponto. A relao divina , acima de tudo, uma amizade entre dois seres. No inspecionamos um ao outro, colocamos sob julgamento ou o usamos a fim de satisfazer as necessidades de nosso ego. Na tentamos consertar ou modificar o outro. Apoiamos, perdoamos e nos curamos. Como encontrar um relacionamento divino? Pedindo a Ddeus que mude as nossas mentes e no nossos parceiros. No fugimos de algum a quem nos sentimos atrados porque estamos com sedo de sermos especiais. Sempre que existe um potencial para o amor, existe o potencial para o especial. A primeira coisa que devemos fazer quando nos sentimos atrados por algum rezar! Querido Deus, voc sabe, eu sei, que eu tenho mais tendncia neurose nessa rea do que nas outras. Por favor, use em Seu propsito minha atrao, meus pensamentos e meus sentimentos em relao a essa

pessoa. Faa com que esse relacionamento se desenrole de acordo com Sua vontade. Amm. O progresso espiritual como uma desintoxicao, as coisas precisam emergir para serem eliminadas. Quando pedimos para serem curados, os locais em ns que ainda no esto purificados so forados a vir para a superfcie. Um relacionamento que usado pelo Esprito Santo torna-se um lugar onde os nossos bloqueios em relao ao amor no so nem suprimidos e nem negados, so trazidos para nossa percepo consciente. Nunca ficamos to enlouquecidos como quando estamos perto de algum a quem realmente nos sentimos atrados. Ento conseguimos ver com clareza nossas disfunes e, quando estivermos prontos, podemos pedir a Deus que nos mostre um caminho diferente. Os locais impuros em ns precisam ser revelados antes de serem curados. A escurido precisa ser levada luz e no o contrrio . Se um relacionamento nos deixa evitar nossas feridas no curadas, estamos nos escondendo e no crescendo e o universo no apia isto. Se fingimos ter controle de uma rea que na verdade no temos, estamos promovendo uma iluso sobre ns mesmos. S faramos isto se tivssemos medo, medo de que se o outro nos visse como realmente somos, seramos rejeitados. Para o ego, um bom relacionamento aquele no qual a outra pessoa se comporta basicamente do cmodo como queremos e nunca pisa em nossos calos e nem viola nossas reas de segurana. Mas se um relacionamento existe para alimentar nosso crescimento, ele se apresenta de vrios modos somente para isto, forando-nos para fora de nossa inabilidade e tolerncia limitadas, a fim de que possamos amar incondicionalmente. No estamos alinhados com o Esprito Santo at que as pessoas possam agir da maneira que quiserem, e nossa paz interior no fique estremecida. O verdadeiro apoio se d quando ajudamos a outra pessoa a ver alm dos erros do outro, a abandonar seus pr-julgamentos e ver o amor que reside alm. Nossas neuroses nos relacionamentos normalmente surgem quando temos um plano para o outro ou para o prprio relacionamento. No faz parte de nossa tarefa tentar fazer com que um relacionamento se transforme no que achamos que deveria ser. Se algum no se comporta como um grande parceiro romntico, talvez isto signifique que ele no foi feito para ser um parceiro romntico para ns. Isto no torna o relacionamento errado. Se um trem no pra na estao, no o nosso trem. Temos que amar as pessoas com mais pureza, ou seja, permitindo que elas sejam quem so. O ego procura a intimidade atravs do controle e da culpa. O Esprito Santo procura a intimidade atravs da aceitao e da liberao.

No relacionamento divino, tentamos ver nosso parceiro como a pessoa maravilhosa que ele , sem tentar mud-lo. Querido Deus, tire os parmetros pr-fixados da frente de meus olhos. Ajude-me a ver a beleza de meu irmo. nossa incapacidade de aceitar as pessoas como elas exatamente so que nos machuca nos relacionamentos. Nosso ego nosso medo e isto no nos torna maus; ele no est onde somos maus, mas onde estamos feridos. Todos temos medo, em algum nvel, de que se as pessoas nos vissem quem realmente somos retrocederiam com horror. por isto que inventamos mscaras, para esconder nossos eus verdadeiros. Mas o eu verdadeiro (o Cristo dentro de ns) o que existe de mais maravilhoso. Quando cavamos fundo em nossa verdadeira natureza, no encontramos escurido e sim infinita luz. O ego no quer que vejamos que nossa segurana realmente est em retirar nossa mscara. Mas no podemos fazer isto se estamos constantemente com medo de sermos julgados. Num relacionamento divino, estamos seguros para sermos ns mesmos, sabendo que nossa escurido no ser julgada e sim perdoada. Um relacionamento isso: um estado mental universal em que ambas as partes apontam com prazer os erros a serem corrigidos, para que os dois possam ser curados alegremente como um. 8. AMOR ROMNTICO Todo amor que existe provm de Deus. O amor divino pede apenas paz para um irmo, sabendo que esta a nica maneira de ns mesmos ficarmos em paz. O amor puro o resgate da linha de nosso corao. O ego abre fogo contra isto, fazendo tudo o que puder para bloquear a vivncia do amor em qualquer forma. Quando duas pessoas se unem em Deus, as muralhas que parecem nos separar desaparecem. Os amantes no so simples mortais, so algo mais, porque quando nos apaixonamos, h um instante no qual percebemos a verdade completa um sobre o outro. Os amantes so perfeitos. No se trata somente de nossa imaginao. Mas a loucura logo aparece, porque assim que a luz surge, o ego comea a exercer sua poderosa presso para elimin-la. De repente, a perfeio que vislumbramos no plano espiritual se projeta sobre o fsico. Em vez de percebermos que a perfeio espiritual e a imperfeio material (fsica) co-existem, comeamos a procurar pela perfeio material (fsica). Achamos que a perfeio espiritual do outro no suficiente e, assim, ningum mais consegue ser um ser humano. Idealizamos uns aos outros e quando algum no est altura do ideal, ficamos decepcionados. Rejeitar o outro simplesmente porque humano tornou-se uma neurose coletiva. intil rezar e pedir pela alma gmea, ou a pessoa certa se no estamos prontos para receb-la. Nossas almas gmeas so, assim como ns, seres humanos e tambm esto passando pelos processos normais de crescimento. Ningum nunca est pronto. O topo de uma montanha sempre a base de outra e, mesmo quando algum nos encontra quando nos sentimos no topo das coisas, existem grandes chances de logo

estarmos passando por algo que vai nos desafiar. o nosso compromisso em crescer que torna isto inevitvel. Problemas com relacionamentos acontecem quando no soubemos tirar o maior proveito das oportunidades que tivemos. s vezes no reconhecemos naquele instante como aquela pessoa era maravilhosa. O amor est nossa volta e o ego o obstculo que nos impede de perceber a presena do amor. A idia de que existe uma pessoa perfeita que ainda no apareceu um grande obstculo. Nossa vulnerabilidade em relao ao mito da pessoa certa vem da glorificao do amor romntico. O ego se utiliza do amor romntico para seus objetivos especiais, levando-nos a pr em risco nossos relacionamentos ao sobre-valorizar o seu contedo romntico. A diferena entre uma amizade e o romance pode ser comparada com uma flor com caule comprido, o caule a amizade e a florescncia o romance. Nosso foco se volta automaticamente para a flor porque o ego se orienta pela sensao, mas todo o alimento de que a flor necessita para sobreviver chega a ela atravs do caule. A haste pode parecer sem graa, mas sem ela a flor morre. O desaparecimento do fervor romntico no significa necessariamente o fim de um relacionamento maravilhoso, a no ser para o ego. O Esprito consegue ver as sementes do renascimento em qualquer padro de declnio. O Curso diz que no nossa tarefa procurar o amor, mas procurar todos os obstculos que levantamos para evitar que ele aparea . Achar que existe algum especial que vai nos salvar um obstculo para o amor puro e uma poderosa arma do ego. o modo pelo qual ele nos mantm afastados do amor. Procuramos desesperadamente pelo amor, mas trata-se do mesmo desespero que nos leva a destru-lo assim que o encontramos. Procurar pela pessoa certa leva ao desespero, a pessoa certa no existe porque no existe a pessoa errada. Existe a pessoa que est na nossa frente e as lies perfeitas que precisam ser aprendidas com essa pessoa. Se o nosso corao de seja um companheiro, o Esprito Santo pode enviar algum que talvez no seja o melhor companheiro ntimo do mundo aos nossos olhos, mas que talvez seja algo melhor: algum com quem teremos a oportunidade de trabalhar aqueles pontos em ns que precisam ser curados antes que estejamos prontos para vivenciar uma intimidade mais profunda. A crena no amor especial nos leva a descartar qualquer coisa que no vemos como matria-prima para um relacionamento total (os diamantes no lapidados). Este um truque do ego para se certificar de que vamos procurar e no encontraremos. O problema de no levar a srio um relacionamento se aquela no parece ser a pessoa certa que de vez em quando a pessoa certa aparece (s vezes at como a pessoa errada transformada), mas estragamos tudo porque estamos sem prtica. Ela est aqui, mas no estamos prontos, no temos trabalhado em ns mesmos, estamos esperando pela pessoa certa. O Curso diz que um dia vamos perceber que nada acontece fora de nossa mente. O modo como uma pessoa parece surgir para ns est

intimamente ligado ao modo como optamos por nos mostrar a ela. O amor uma emoo participativa. Em um relacionamento divino, temos um papel ativo na criao do contexto no qual a interao pode se desdobrar da maneira mais construtiva possvel. Precisamos criar ativamente as condies que interessam, em vez de esperar passivamente para ver se estamos interessados ou no. Ningum sempre deslumbrante, ningum sempre sexy. Amar uma deciso que se toma. Esperar para ver se uma pessoa boa o suficiente infantilidade e pode fazer com que ela se sinta como se estivesse passando por um teste para obter o papel. Neste sentido, ns nos sentimos nervosos e quando estamos nervosos, no ficamos na nossa melhor forma. O ego procura algum atraente o bastante para agentar isto. Aqueles que so maduros e buscam milagres do apoio s pessoas para que se tornem atraentes. Para nos prepararmos para um relacionamento profundo, parte do trabalho que fazemos dentro de ns aprender a apoiar outra pessoa a ser o melhor que pode. Os companheiros esto destinados a ter um papel sacerdotal na vida um do outro, esto destinados a ajudar um ao outro a atingir as partes mais elevadas dentro de si mesmos. Nenhum de ns objetivamente falando atraente ou no-atraente porque no existe tal coisa. H pessoas que manifestam o potencial que todos tm de brilhar, e outras no. As que brilham so aquelas que certa altura da vida ouviram de pais e/ou amantes voc maravilhosa e linda. O amor faz com as pessoas o que a gua faz com as plantas. Analisar o passado pode ajudar a esclarecer muitos de nossos problemas, mas a cura no se d no passado e sim no presente, que onde a salvao pode ser encontrada. A todo o momento, temos a oportunidade de mudar nosso passado e nosso futuro ao re-programar o presente. Embora possamos ter aprendido o caminho do desamor com os nossos pais, perpetuar os mesmos padres e negar-lhes agora o amor em retribuio dificilmente pode ser a soluo para o problema. No alcanamos a luz ao investigar eternamente a escurido. Depois de um certo ponto, a discusso sempre se torna circular. O nico caminho para a luz entrar na luz. A opo de darmos o que no recebemos est sempre disponvel. O crescimento acontece quando nos concentramos em nossas prprias lies e no nas de outras pessoas. Em qualquer situao, a nica coisa que falta a que voc no deu. O Curso diz que ns achamos que vamos entender as pessoas a fim de descobrir se merecem ou no o nosso amor, mas que nunca as entenderemos antes que as amemos. O que no amado no compreendido. Ns nos mantemos afastados das pessoas esperando que elas conquistem o nosso amor, mas elas merecem o nosso amor pelo que Deus as criou para ser. Enquanto estivermos esperando que elas se tornem melhores, ficaremos sempre decepcionados. Quando escolhemos nos unir a elas, atravs da aprovao e do amor incondicional, o milagre

surge para ambas as partes. Esta a principal chave, o milagre mximo, dos relacionamentos. 9. RENUNCIAR AO MEDO O amor perfeito expulsa o medo. Um bom relacionamento um processo de nascimento, freqentemente doloroso e freqentemente bagunado. Um relacionamento espiritual no significa que as duas pessoas estaro o tempo todo sorrindo. Acima de tudo espiritual significa ser autntico. Os relacionamentos nos unem para que possamos realmente trabalhar e o trabalho de verdade s pode ser feito sob uma honestidade rigorosa. Todos ansiamos por isto, mas temos medo de nos comunicar honestamente com outras pessoas porque achamos que elas nos abandonaro se perceberem quem realmente somos. muito melhor discutir os sentimentos do que reprimi-los. A raiva freqentemente resulta de uma srie de sentimentos no expressos que crescem dentro de ns e eventualmente acabam explodindo. Em um relacionamento divino, parte do nosso compromisso est em expressar honestamente o que sentimos e encorajar nosso parceiro a fazer o mesmo. Comunicamos tanto que com o passar do tempo as chances da raiva se acumular dentro de ns so minimizadas. At l, precisamos lidar com o que real. Se a raiva aparece, precisamos aceit-la. Se achamos que nosso companheiro no vai gostar de ns se ficarmos zangados, estamos deixando de ser honestos e o relacionamento estar certamente fadado ao fracasso. A eliminao do ego no a eliminao da personalidade. Uma exploso emocional no precisa obrigatoriamente ser chamada de raiva, trata-se de liberao de energia e no precisa ser encarada como emoo negativa ou no-espiritual. S porque algum no expressa sua raiva, no significa que no sinta raiva. A raiva voltada para fora chamada de raiva. A raiva voltada para dentro chamada de lcera, cncer ou coisas assim. A coisa menos saudvel que podemos fazer negar que sentimos raiva. O modo milagroso de encarar a situao no negar que se est bravo, dizer: Estou bravo, mas no gostaria de estar. Querido Deus, por favor, me mostre o que no estou conseguindo ver. H modos de mostrar para as pessoas que estamos bravos sem partirmos para o ataque. Por exemplo: assim que me sinto. No estou dizendo que voc me fez sentir desse jeito, ou que a culpa sua. Simplesmente digo isso para voc como parte de meu processo de purificao, a fim de abrir mo desse sentimento e deix-lo para trs. Deste modo, ns nos responsabilizamos pelos nossos sentimentos e o que poderia ser encarado como uma discusso pode se tornar uma parte importante do poder de cura dos relacionamentos. E com isto deixamos de ser adversrios e passamos a ser companheiros. Relacionamentos reais exigem

comunicao honesta, muitas vezes assustadora e dolorosa, mas os milagres aparecem em meio comunicao total, dada e recebida. Quando pedimos a Deus que cure nossas feridas, Ele ilumina aquilo em que precisamos prestar ateno. Com isso, enxergamos coisas sobre ns que preferiramos, muitas vezes, no ver. Para crescer, precisamos encarar nossa prpria feira. Para abandonarmos determinados padres, s vezes necessrio nos tornarmos dolorosamente conscientes de sua inviabilidade. Comeamos a enxergar a verdade sobre os jogos que jogamos e este processo pode ser to doloroso que ficamos tentados a retroceder. preciso coragem para suportar as fortes dores da autodescoberta, em vez de optar pela dor amena da inconscincia que duraria pelo resto de nossas vidas (este o chamado caminho do guerreiro espiritual). Um curso em milagres no um caminho fcil, temos de olhar o ego nos olhos antes de arranjarmos fora para renunciar a ele. O ego no um monstro, somente a idia de um monstro. Temos dentro de ns o demnio e drago, mas tambm temos o cavalo branco. preciso levar a parte ruim com a boa. Se fssemos perfeitos, no teramos nascido. nossa misso nos tornarmos perfeitos, e enxergar onde ainda no o somos parte importante do processo. O ego simplesmente onde houve uma falha, onde a fiao se emaranhou, onde o amor ficou bloqueado. No importa quantas vezes tenhamos expressado negatividade em nossas vidas, em vez de amor, teramos feito muito melhor se soubssemos como fizemos isso. Teramos nos expressado com amor se sentssemos, naquele momento, que podamos fazer isso e ainda assim conseguirmos o que queramos. At termos total conscincia de que o ego o impostor dentro de ns, com freqncia nos sentimos envergonhados de admitir para ns mesmos, sem contar os outros, os jogos que jogamos. Em vez de lembrar de nossas neuroses so nossas feridas, ficamos com vergonha de olhar para elas. Achamos que somos maus. S que o contrrio, a verdade que se enxergssemos a realidade dentro de ns, e dos outros, ficaramos encantados com a luz. Ao olharmos no fundo de ns mesmos, primeiro temos que encarar aquilo que o Curso chama de o anel do medo. Antes que o Prncipe possa salvar a donzela em perigo, ele precisa matar os drages que esto rondando o castelo. Conosco a mesma coisa. Os drages so nossas feridas, nossos demnios, nossos egos, nossos jeitos brilhantes de negarmos amor a ns e aos outros. Os padres do ego precisam ser arrancados pela raiz, desintoxicando nosso organismo para que ento o amor divino possa brilhar. O cu azul sempre, mesmo que haja nuvens cinzas ou nvoas encobrindo-o. O Filho de Deus amor e perfeio, todo o resto no dura para sempre. Portanto, devemos renunciar aos nossos medos, raivas, nuvens que encobrem o amor dentro de ns, em favor do Esprito Santo. Ele os

transforma por meio do amor, nunca atravs de um ataque a outra pessoa. No a raiva em si que destrutiva e sim o ataque. Precisamos deixar a raiva sair sem atacar, porque a raiva que libera a tenso fsica que torna to complicado rezar quando mais precisamos. 10. TRABALHANDO EM NS MESMOS O que no demos em determinada situao pode ser a nica coisa que est faltando. O Esprito Santo o veculo dos milagres, um guia para que possamos nos ver de maneira diferente em relao aos outros. No podemos dar a ningum aquilo que no temos. Nossa maior oportunidade de afetar de maneira positiva a vida de outra pessoa aceitar o amor de Deus em nossa prpria vida. Este um dos princpios fundamentais nos milagres nos relacionamentos. Temos de olhar para nossas prprias lies, pensamentos e comportamento a fim de encontrar a paz com outra pessoa. A nica responsabilidade do fazedor de milagres aceitar a Expiao em si mesmo . O ego sempre vai tentar nos fazer acreditar que o rompimento de um relacionamento tem a ver com o que o outro fez de errado, com o que ele no enxergou ou precisa aprender. O foco precisa continuar sendo ns mesmos. Somos afetados pelo desamor das outras pessoas somente enquanto as julgamos por ele. De outra maneira, somos invulnerveis ao ego, como destino do Filho de Deus ser. O ego sabe disso e por isso que tenta colocar o foco no outro. O que vamos levar de um relacionamento para o outro a parte de ns que precisamos olhar como aprendizado. O objetivo do ego fazer com que nos destruamos continuamente de forma inconsciente. J bem difcil limpar nossos prprios erros, tentar limpar os de outra pessoa um truque do ego para nos desviar da aplicao das lies em ns mesmos. A frase Continuo escolhendo pessoas que no conseguem se comprometer uma percepo que no tem como foco o milagre. Deve, ento ser substituda p: Como posso perdoar aqueles que no conseguiram ultrapassar uma certa muralha de medo quando se relacionavam comigo? Como posso perdoar a mim mesma pelo modo como contribu para o medo dos outros ou tomei parte nele?. Quando estamos compulsivos ou obsessivos em relao a algum, bem provvel que em algum nvel no a estejamos deixando livre. Precisamos agarrar o pensamento voltado ao milagre olhando para dentro de ns mesmos. Independente de quem comeou a interao dolorosa ou quando do erro ainda vem do modo como a outra pessoa, o Esprito Santo ns oferece um escape completo da dor atravs do nosso prprio perdo. O outro no precisa se unir conscientemente a ns na mudana, quem estiver mais saudvel no momento deve invocar o Esprito Santo para participar da situao. 11. CORAES FECHADOS

Ningum pode duvidar da habilidade do ego em criar casos falsos. H homens que tm o chamado comportamento ser viciado na fase de atrao dos relacionamentos, eles no saem por a machucando as pessoas de propsito, querem realmente ter um relacionamento genuno e comprometido. O que falta a habilidade espiritual que o deixar se estabilizar por tempo suficiente para construir algo slido com uma mulher. Assim que v falhas e fraquezas humanas numa mulher, sai correndo. A personalidade narcisstica procura a perfeio, que um modo de ter certeza de que o amor nunca tenha oportunidade de desabrochar. Assim que a outra pessoa vista como um ser real, o ego repelido e quer encontrar outro lugar onde brincar. No final de um relacionamento com uma pessoa assim, a sensao que temos de que tudo foi artificial e nada significativo, e deu uma baita dor de cabea. O motivo pelo qual somos atrados para este tipo de relacionamento que somos puxados pela iluso da insignificncia. s vezes uma pessoa que no tem nada a oferecer em um relacionamento verdadeiro, pode assumir a aparncia de algum que nos oferece o mundo inteiro. Pessoa assim so to dissociadas de seus prprios sentimentos que se tornaram atores altamente habilidosos, inconscientemente fazendo qualquer papel prescrito por nossas fantasias. Mas a responsabilidade por nossa dor continua sendo nossa, porque se no estivssemos procura de uma emoo barata, no estaramos vulnerveis mentira. Ns ento nos julgamos imbecis ao final deste tipo de experincia, mas ao olharmos com sinceridade para ns mesmos, perceberemos que o tempo todo sabamos onde estvamos pisando; sabamos que era uma droga, mas a queramos. Percebemos claramente nos primeiros 15 minutos qual seria o jogo dessa pessoa e no entanto nos sentimos to atrados pela viagem que fingimos que no percebemos pelo tempo em que a relao durou. Quando estamos vidas, estamos desesperadas. O problema no atrairmos um determinado tipo de pessoa, mas que nos sintamos atrados por este determinado tipo de pessoa. Ou seja, no s a pessoa nos faz sofrer, mas nos sentimos em casa com o sofrimento. com isto que lidamos a vida inteira. O lado B de nossas atraes perigosas por pessoas que nada tm a nos oferecer nossa tendncia de nos sentirmos entediados com que tem a nos oferecer. Nada que estranho a nosso sistema pode entrar em ns e ficar ali por muito tempo e isto vlido para o que entrou em nosso corpo e tambm em nossa mente. Se estamos convencidos de que no somos bons o suficiente, teremos dificuldade para aceitar em nossa vida algum que acha que somos. Mas para o ego, a auto-aceitao a morte. por isto que nos sentimos atrados por pessoas que no nos querem. De cara, sabemos que no esto interessadas. Mais tarde fingimos surpresa quando descobrimos que fomos trados e abandonados depois de uma estadia intensa, porm curta. Elas se encaixam perfeitamente no plano elaborado pelo ego de que no seremos amados. O motivo pelo qual as

pessoas gentis e disponveis nos parecem entediantes que elas nos domam. O ego iguala o perigo emocional excitao e nos diz que estas pessoas na so excitantes o bastante para ns. A ironia que o verdadeiro o oposto: as pessoas disponveis so aquelas realmente perigosas, porque nos confrontam com a possibilidade de uma intimidade real. Elas podem durar o suficiente para nos conhecer, poderiam derreter nossas defesas, mas no por meio da violncia, e sim do amor. E isto que o ego no quer que vejamos. Elas so assustadoras. E no nos sentimos atradas por elas porque ns mesmos no estamos disponveis. 12. CURANDO NOSSAS FERIDAS A cura o modo pelo qual a separao superada. As barreiras que colocamos contra o amor no so escolhidas conscientemente, elas so o resultado de nossas tentativas de proteger os locais machucados de nosso corao. Em algum lugar ou poca, sentimos que o corao aberto nos causou dor ou humilhao, fomos motivo de piada ou de punio. E em um instante, tomamos a deciso de nos proteger de qualquer sentimento que nos cause dor de novo, nunca mais vamos nos permitir ser to vulnerveis. Erguemos defesas emocionais, tentamos construir uma fortaleza em volta do nosso corao, a fim de nos proteger dos ataques diretos. Mas, de acordo com o Curso, o nico problema que criamos aquilo do que tentamos nos defender. Se a raiva no for trazida percepo consciente, no tem para onde ir. Ela tanto se transforma em um ataque ao ser, como em um ataque inadequado e inconsciente a outros. Temos a tendncia a no ver ningum como hoje, continuamos a culpar algum no presente por algo que outro algum fez no passado. Nosso escudo nossa escurido, o escuro do corao, o escuro da dor, o escuro do momento em que fazemos aquele comentrio maldoso ou aquele pedido injusto. Nossas defesas so nossas feridas. Mas ningum consegue curar essas feridas. As pessoas podem nos dar amor, mas se j estamos convencidos de que no se pode confiar nas pessoas, ou seja, se esta uma deciso que j tomamos, nossa mente vai catalogar qualquer comportamento da pessoa como prova de que nossa pr-concluso estava correta. Decidimos o que queremos ver antes de ver. Se queremos nos concentrar na falta de respeito de algum por nossos sentimentos, certamente conseguiremos encontrar isto. 13. MODIFICANDO NOSSA MENTE A transformao fundamental ocorrer com a transformao da mente do pensador. Nosso objetivo sair do sentido fraturado de ser. Se ainda no acreditamos em ns mesmos, outra pessoa no consegue nos convencer de que estamos timos. O inimigo o sentimento que no passado nos levava a atacar ou defender o suficiente para fazer o outro sentir exatamente o que sentimos que ele sente, mas que ele na verdade no sente. Podemos optar por isto de outra forma. Esta nossa muralha.

aqui que precisamos ficar muito conscientes e chamar por Deus. Peamos por um milagre: querido Deus, por favor me ajude. isto aqui. Bem aqui. aqui que a espada penetra no meu corao. aqui que sempre estrago tudo. O momento no qual a dor maior se transforma em uma grande oportunidade. Pelo ego jamais olharamos diretamente para a dor. Em crise, olhamos diretamente para o cu, mas o ego prefere que no entremos em crise. Ele prefere uma misria lenta e dolorosa em nossa vida, mas nunca ruim o bastante para questionarmos se nossas prprias opes esto ou no causando o sofrimento. No momento em que a dor est presente que temos a oportunidade de olhar o demnio e remov-lo para sempre. Quando nossa escurido trazida luz e perdoada, ento podemos prosseguir. Ns nos purificamos atravs da percepo e da reza. A conscincia por si s no nos cura. Se fosse assim, estaramos assim todos curados. O processo de transformao milagrosa duplo: 1) Vejo meu erro ou padro disfuncional. 2) Peo a Deus que me livre dele. O primeiro sem o segundo no vale nada, porque somos o problema, mas no somos a soluo. O segundo sozinho tambm no basta para nos modificar. O Esprito Santo no pode tirar de ns o que no queremos Lhe entregar; Ele no viola o nosso direito de escolha. A escolha desses padres foi nossa e Ele no nos forar a abandon-los, tem que ser uma escolha nossa. Ao pedirmos para Deus nos curar e nos comprometendo com isto, representa a opo pela mudana. A resistncia do ego a isto imensa, ele quer que pensemos que nada muda. A nica vantagem de saber que estamos zangados que podemos fazer a escolha de nos sentirmos de outra maneira. At que tenhamos optado por fazer as coisas de maneira diferente, vamos rodar em crculos. No alcanamos a luz atravs de infinitas anlises sobre a escurido e sim ao optarmos pela luz. Luz = compreenso e por meio da compreenso, estamos curados. O ego se defende contra o amor, no contra o medo. O sofrimento nos relacionamentos pode ser perversamente confortvel, uma vez que um sofrimento que conhecemos, estamos familiarizados com ele. O ego nosso prprio sofrimento, que conhecemos e somos resistentes em nos afastar dele. Os esforos para larg-lo s vezes parecem mais desconfortveis do que ficar com ele. O crescimento pessoal pode ser dolorido porque encarar nossa prpria escurido pode nos fazer sentir humilhados e envergonhados. Mas o objetivo do crescimento a jornada para longe dos padres emocionais que nos causam sofrimento, em direo queles que criam a paz.

No porque experimentamos um sentimento real que ele traduz quem realmente somos. Basta recriar, escolher sair disto, escolher outra vez. 14. EXERCITANDO O PERDO O perdo a nica resposta saudvel possvel. Para o ego, o amor um crime e o perdo um sacrifcio injusto de nossa parte, porque ficamos merc do outro. Para o ego, o amor uma fraqueza. Para o Esprito Santo, o amor fora . Da perspectiva do Curso, precisamos lidar com nosso prprio julgamento. Enquanto no estivermos em paz, nosso prprio comportamento carregar a energia do conflito. Um comportamento belicoso no pode trazer paz, pode somente produzir mais conflito. Antes de mais nada, precisamos lidar com nossas prprias percepes. O resto acontecer naturalmente. Um exerccio bom: Eu perdo voc, _______, e o entrego ao Esprito Santo...vrias vezes. A paz no vem enquanto culparmos o outro. 15. COMUNICANDO O AMOR Comunicar unir e atacar separar. O amor incondicional a morte do ego. Aceitar as pessoas como so tem o efeito milagroso de ajud-las a melhorar. A aceitao no impede o crescimento, pelo contrrio, estimula-o, porque ajuda a relaxar, a encontrar o caminho. Aceitar o outro no significa que no faremos sugestes construtivas, a questo no se refere tanto ao nosso comportamento, mas energia contida nele. O milagre uma mudana autntica do medo para o amor. Um irmo que est cometendo um erro precisa de ensinamento e no de ataque. Os erros pertencem ao ego, e a correo dos erros est em abandonar o ego. Quando corrigimos um irmo, estamos dizendo que ele est errado. Pode ser que ele no faa sentido naquele instante, e com certeza, se estiver falando pelo ego, ele no vai fazer sentido. Mas nossa tarefa dizer a ele que est correto. No dizemos isso verbalmente, se o discurso dele tolo. Ele precisa de correo em outro nvel, porque seu erro est em outro nvel. Ainda assim est correto, porque um Filho de Deus. Os milagres so criados em um reino invisvel. E a comunicao uma via de duas mos. Ela s acontece se um fala e o outro pode ouvir. H conversas em que os dois falam e ningum escuta nada, assim como h conversas em que ningum diz uma palavra e os dois entendem tudo perfeitamente. A fim de nos comunicarmos efetivamente, temos que nos responsabilizar pelo espao do corao que existe entre ns e os outros. justamente este espao (ou sua ausncia) que vai determinar se a comunicao ser milagrosa ou temerosa. s vezes, significa que precisamos manter a boca fechada. O silncio pode ser um poderoso comunicado de amor.

A chave da comunicao no o que dizemos, mas a atitude que est por trs do que dizemos. J que existe s uma mente, todos nos comunicamos telepaticamente o tempo todo. A cada instante optamos por nos unir ou nos separar, e a pessoa com quem falamos sente o que decidimos, independentemente das palavras. A escolha de se unir a chave da comunicao porque a chave da comunho. No procuramos a comunho por meio das palavras, aceitamos o pensamento de que estamos unidos outra pessoa antes de falar. Esta aceitao , em si, um milagre. Devemos pedir ao Esprito Santo que purifique nossas percepes sobre a outra pessoa, a partir do nosso interior. 16. COMPROMISSO Quem Deus uniu, o ego no separar. O Curso diz que precisamos nos comprometer totalmente em nossos relacionamentos, e assim eles nunca competiro um com o outro. Compromisso = compromisso com o processo de entendimento e perdo mtuos, independente de quantas conversas isto exija ou do quo desconfortveis elas possam s vezes ser. Quando nos separamos fisicamente de algum, no significa que o relacionamento tenha acabado. A separao outro captulo no relacionamento. Com freqncia, abandonar a velha forma de relacionamento transforma-se em uma lio de amor puro mais profunda do que qualquer outra que teria sido aprendida caso o casal permanecesse unido. comum ao fim de um relacionamento nos pegarmos nos sentindo mais apaixonados mais do que antes. Isto acontece porque o Esprito Santo s vezes nos concede toda a fora naquele momento simplesmente porque preciso todo o amor que existe para deixar uma pessoa ir embora. Meu amor tanto que posso libertar voc para ficar onde voc precisa estar, ir onde precisa ir. Neste momento de um relacionamento, no se trata do final, e sim de chegar ao objetivo mximo de qualquer relacionamento: que encontremos o significado do amor puro. s vezes a lio a ser aprendida como permanecer no relacionamento e tentar fazer as coisas funcionarem. Outras vezes, a lio a aprender como sair de uma situao que no serve. Ningum pode determinar pelos outros qual situao se aplica em cada caso. a nossa conexo com o Esprito Santo, nosso guia intuitivo, a nica coisa que pode nos levar ao desdobramento superior de eventos atravs de um entendimento mais profundo. muito importante no abandonar uma pessoa quando estivermos indo embora. Temos que honrar a natureza eterna dos relacionamentos, porque quando eles mudam de forma, seu contedo no precisa ser reduzido. A forma como a pessoa tratou seu ltimo companheiro exatamente como vai nos tratar. E o amor d origem apenas a mais amor. Ou seja, h amor ilimitado no universo, o ego que cr em amor limitado. Nossas necessidades no so separadas. Se contribumos para o sofrimento de outra pessoa, isto sempre voltar para nos assombrar. Se a

ajudarmos, algum far o mesmo por ns. O amor no neutro, ele assume posies. um compromisso para a obteno das condies de paz para todos os envolvidos. 17. F NOS RELACIONAMENTOS A f o reconhecimento da unio. Com freqncia, sentimos saudades de outra pessoa porque em um reino invisvel e intangvel, ainda estamos nos comunicando, ainda estamos conectados, ainda procuramos uma soluo. No neurose sofrer pelo fim de um relacionamento, neurose quando isto no acontece. Em algum nvel, independente de quo dissociados possamos estar de nossos sentimentos, todos os relacionamentos trazem esperana, de que seja um local seguro, um descanso de todas as nossas batalhas. natural a nossa decepo quando no d certo. Todos os encontros intensos representam uma conexo crmica profunda e complicada. Um relacionamento que termina se parece muito com a morte, e em muitos casos a tristeza ainda maior. Quando algum morre h uma concluso e uma compreenso que no acontece quando ambos esto vivos, mas se separaram sem uma conscientizao maior. Na distncia, h um oceano entre os dois e uma estocada no corao e no h nada a fazer a no ser chorar as lgrimas que escorrem como sangue de uma ferida. Agora a hora da f. Deixemos que nossas lgrimas nos enterneam. Quando facas emocionais atingem o corao, desabam muralhas que no pertenciam quele lugar. Podemos aprender quais so. Podemos aprender o que iluso e o que real. Podemos aprender que no se deve nunca confiar em dolos e podemos aprender sobre um amor que jamais vai embora. Existem muitos conflitos nos relacionamentos que testam nossa f e um deles a traio. A dor inigualvel quando quem segura a faca e um amigo. No Curso, Jesus diz que prefere no adotar a percepo de que foi trado. Ele sabia que na realidade no podia ser trado porque o que no amor no real. Mas a resistncia e a defesa fazem somente com que o erro seja mais real e aumentam a nossa dor. Se Jesus tivesse berrado Eu detesto vocs, no haveria ressurreio. O que criou o espao para o triunfo Dele foi sua ausncia de defesa, foi ele ter se agarrado ao amor apesar do que os outros lhe impingiam. O corpo pode ser destrudo, mas a verdade no. A verdade vai sempre se reafirmar se lhe forem dados os trs dias simblicos, que representam o tempo que vai da crucificao ressurreio, da reao sincera ao sofrimento experincia do renascimento que sempre se segue a ela. A tentao de nos defendermos ou contra-atacarmos muito grande, mas nossa segurana est na ausncia de defesa . Nossa fora emerge quando dizemos Darei um passo atrs e deixarei que Ele lidere o

caminho. O Cristo dentro de ns consegue lidar com qualquer golpe porque no se afeta com a falta de amor. Somente o fato de acreditarmos que somos afetados pelo medo faz com ele nos afete. A defesa concordar com o atacante sobre seu poder de ataque e com isto torn-lo real em nossa experincia. preciso muita coragem e fora pessoal para permanecermos centrados durante pocas de grande sofrimento. preciso sabedoria para compreender que nossas reaes apenas reavivam as chamas do falso drama. O amor cria um escudo mstico a nossa volta, protegendo-nos do caos. Em meio crises ou traies, dizer: Permanea tranqilo e saiba que eu tambm estou. A verdade nunca pode ser destruda. A nica perda que existe o tempo, diz o Curso e o tempo no existe.

18. CASAMENTO Ns nos comprometemos, juntos, a convidar o Esprito Santo para participar de nosso relacionamento. O casamento tambm pode ser usado pelo ego ou pelo Esprito Santo. Seu contedo nunca pr-determinado, ele um organismo vivo que reflete as opes contnuas dos indivduos envolvidos. Poucas coisas ainda so sagradas neste mundo, mas h uma delas que precisa ser tratada com reverncia: o acordo entre duas pessoas. Um casamento iluminado um compromisso para participar do processo de crescimento e perdo mtuos, compartilhando o objetivo comum de servir a Deus. O casamento uma forma de relacionamento com um compromisso mais profundo do que outras porque se trata de um acordo em que mesmo que ocorram muitos abalos e berros, ningum vai sair da sala. H segurana para ambos passarem por qualquer emoo necessria que venha das profundezas de nosso ser, e sempre que somos verdadeiros, h momentos em que nos sentimos frustrados e no casamento seguro fazer isto porque ningum vai embora. O compromisso do casamento declarado publicamente, desempenha-se um ritual em que os convidados fazem uma prece coletiva e formam um crculo de luz e proteo em torno do relacionamento. O casamento um presente de Deus para um homem e uma mulher, presente este que deve ser retribudo de volta a Ele. Mas Deus somente d presentes que sero de todos. Por isto, um casamento deve ser uma bno para o mundo, porque os dois podem se tornar mais do que seriam se tivessem ficado sozinhos. O amor no exclusivo, inclusivo. Quando damos, devemos receber do mesmo modo. Servir no significa um auto-sacrifcio, mas sim dar s

necessidades do outro a mesma prioridade que damos s nossas. O ego afirma que uma pessoa vence s custas de outra, j o Esprito Santo entra em qualquer situao trazendo a vitria para todos os envolvidos. No casamento, temos uma oportunidade de enxergar alm das iluses das necessidades separadas. A chave para o sucesso de um casamento a percepo consciente de Deus, para que seja usado aos Seus propsitos. O casamento iluminado inclui a presena de uma terceira parte mstica. Pedimos ao Esprito Santo que guie nossas percepes, pensamentos, sentimentos e aes a fim de que nisso, bem como em todas as coisas, seja feita a vontade de Deus assim na terra como nos Cus. 19. PERDOANDO NOSSOS PAIS, NOSSOS AMIGOS, A NS MESMOS O ponto mais sagrado entre todos na terra aquele em que uma raiva antiga transformou-se em amor presente. No existe conscientizao sem perdo aos nossos pais. Nossa me a imagem original que temos de uma mulher adulta, e nosso pai, do homem adulto. Como mulheres, se temos pesares contra nossa me, no conseguiremos escapar auto-condenao quando entrarmos na fase adulta e se temos pesares contra o nosso pai, projetaremos culpa sobre outro homem adulto que entre em nossas vidas. A certa altura perdoamos porque decidimos perdoar. A cura se d no presente e no no passado. No somos detidos pelo amor que no recebemos no passado, mas pelo amor que no estamos compartilhando no presente. Deus tem o poder de renovar nossas vidas. Podemos transcender qualquer experincia. O ego que glorifica o sofrimento e v o perdo como seu inimigo. O perdo o nico caminho que nos afasta do inferno. No importa quem estamos perdoando, as leis da mente permanecem as mesmas, quando amamos nos libertamos do sofrimento e quando negamos o amor, continuamos sofrendo. A cada instante, propagamos o amor ou projetamos o medo e cada pensamento nos aproxima ou do Cu ou do inferno. Na Arca de No entraram dois a dois, portanto no possvel entrar no Paraso sem levar algum junto. Um mundo inteiro foi construdo sobre o medo, portanto o sistema do medo no cair de um minuto para o outro. Cada um de ns tem medos diferentes e manifestaes diferentes desse medo, mas todos somos salvos pela mesma tcnica: pedir a Deus que salve nossas vidas resgatando nossas mentes. No nos deixeis cair em tentao, mas livrai-nos de todo o mal, porque o Amor o Reino, e o Amor a glria, e o Amor o poder por todo o sempre.

Captulo 7

TRABALHO
Estou aqui apenas para ser verdadeiramente til. Estou aqui para representar Aquele que me enviou. No preciso me preocupar com o que dizer, Nem com o que fazer, porque Ele me enviou e vai me guiar. Estou feliz de estar onde Ele deseja, Sabendo que Ele vai comigo. E, na medida em que eu permitir que Ele me ensine a curar, Serei curado tambm. 1. A ENTREGA DE NOSSAS CARREIRAS Enxergando as foras que voc tem tais como so e, da mesma forma, cnscio de onde sero mais bem aplicadas, em benefcio de quem, para que e quando, Ele escolhe e aceita em nome de voc o quinho que lhe cabe. Ser bem-sucedido significa ir para a cama noite sabendo que nossos talentos e habilidades foram usados de forma a servir os outros. A Expiao significa colocar o amor em primeiro lugar, em tudo, nos negcios e nas demais atividades. Nosso roteiro de vida deve espalhar amor. A chave para uma carreira bem-sucedida perceber que ela uma extenso do nosso eu mais bsico e nosso eu mais bsico o amor. Os operadores de milagres no trabalham apenas para ganhar dinheiro, e sim para injetar amor no mundo. Cada um de ns tem um papel especial a desempenhar no plano de Deus para a salvao. A tarefa do Esprito Santo revelar qual nossa funo e nos ajudar a execut-la. No estamos decidindo por ns mesmos que papel desempenhar na vida; estamos sim pedindo que nos seja revelado para onde Ele gostaria que fssemos e o que Ele gostaria que fizssemos. Ns entregamos nossas carreiras a Ele, porque ns podemos no saber como ou onde nossos talentos sero mais bem empregados, mas o Esprito Santo sabe. O Curso nos ensina a evitar projetos de iniciativa prpria e entregar nossos planos a Deus. Quando alguma coisa faz nosso corao cantar porque Deus est nos dizendo que essa a contribuio que Ele quer que demos ao mundo. Partilhar nossos talentos o que nos faz felizes. Somos poderosos e o poder de Deus mas aparente na terra, quando estamos felizes. O nosso nico prazer verdadeiro vem de fazer a vontade de Deus. O ponto crucial da salvao em qualquer rea a mudana de propsito. Essa mudana um milagre e como sempre, pedimos conscientemente por ele. Querido Deus, por favor, d algum propsito a minha vida. Use-me como um instrumento de Sua paz. Use meus talentos e habilidades para difundir amor. Eu Lhe entrego meu emprego. Ajude-me a lembrar que meu verdadeiro trabalho amar o mundo para he devolver a sade. Muito obrigado. Amm.

2. A VONTADE DE DEUS Para onde voc quer que eu v? O que quer que eu faa? O que quer que eu diga e a quem? Deus no exige sacrifcios. O amor d energia e direciona, um combustvel espiritual. Ao pararmos de abenoar o universo, parecer que o universo parou de nos abenoar. Seja qual for nossa atividade, devemos pedir apenas para que ela seja usada para abenoar o mundo. 3. PODER PESSOAL Todo poder de Deus. No devemos pedir a Deus que nos d uma carreira brilhante, e sim que Ele nos mostre o brilho que existe em ns. o reconhecimento do nosso brilho que nos libera para nos expressarmos. Efeitos externos estveis e significativos no acontecem at que tenhamos experimentado um impulso interior. Assim que o impulso interior acontecer, os efeitos exteriores viro. Somos todos programados para isso, nosso potencial para a grandeza. A realizao no vem daquilo que fazemos e sim daquilo que somos. O nosso poder terreno um resultado de nosso poder pessoal e nossa carreira um resultado de nossa personalidade. As pessoas que se realizam em profundidade no so necessariamente as que mais fazem; so aquelas em volta das quais as coisas se fazem. Tanto Gandhi como Kennedy so exemplos disto. As maiores realizaes deles esto em toda a energia que eles impulsionaram em outras pessoas, nas foras invisveis que desencadearam a sua volta. Ao tocar naquilo que tinham de mais profundo em si mesmos, tocaram no que havia de mais profundo nos outros. O poder pessoal emana de algum que leva a vida a srio. O universo nos leva to a srio quanto ns o levamos. No h seriedade maior do que a apreciao total do poder e da importncia do amor. Os milagres fluem do reconhecimento de que o propsito de nossa carreira o amor. Ns no colocamos nossa vida no eixo e depois a entregamos a Deus, primeiro ns damos a nossa via a Deus e ento as coisas comeam a entrar no eixo. A medida em que nosso corao se abre, nossos talentos e dons comeam a aparecer. O contrrio apenas uma tcnica de adiamento do ego. No nosso trabalho, estamos aqui para servir aos coraes humanos, estamos sempre tendo a oportunidade de trazer mais amor ao universo. Quando sabemos disto, quando vivemos de acordo com a oportunidade de curar, conseguimos uma energia que nos faz ir adiante nas conquistas terrenas. O amor nos torna mais atraentes, o que significa que atramos como um im. Atramos no apenas pessoas, mas vrias circunstncias que nos refletem de volta o poder de nossa devoo. Nosso poder pessoal no algo que vai se revelar em algum momento, temos poder a qualquer momento em que optarmos por t-lo. A opo de us-lo aqui e agora como instrumento de amor uma opo que nos trar poder pessoal.

Todos temos o mesmo poder de expressar amor, ningum mais especial do que ningum. Se algum fosse especial, teria que estar separado dos outros e somos todos um. Portanto, a crena em algo de especial em ns ou nos outro ilusria e gera medo. O que os grandes artistas fazem acessar algo dentro deles mesmos, a partir do qual expressam aquilo que foi criado por Deus. A genialidade no est na criao e sim na expresso. Todos temos potencial para a grandeza, mas ela nos tirada desde cedo. O medo invade quando algum diz que h um primeiro prmio, um segundo prmio e que alguns esforos merecem um timo enquanto outros, um insuficiente. Passado um tempo, uma parte de ns tem medo at de tentar. A nica coisa que nos sobrou para dar ao mundo nosso controle sobre ele. O ego acha que no basta, mas de fato o que ele faz tentar nos impedir de ver quem realmente somos. No se pode fingir autenticidade. Como achamos que precisamos nos criar, estamos constantemente tentando editar a personalidade, porque ficamos tentando ser especiais, em vez de reais. Uma tulipa no se esfora para impressionar ningum, no luta para ser diferente da rosa. Ela no precisa e h espao no jardim para cada flor. O rosto de cada um diferente dos demais rostos, somos nicos porque fomos criados assim. Somos diferentes sem que precisemos tentar s-lo. Sendo ns mesmos, sem maiores explicaes, s nos resta brilhar.S quando comeam a competir para serem melhores, que a luz natural das crianas se distorce. O amor retribudo, o orgulho no. O Filho de Deus no precisa embelezar quem ele , porque simplesmente , e o resto iluso. Nosso medo mais profundo no o de sermos inadequados, nosso medo mais profundo que sejamos poderosos para alm de todas as medidas. nossa luz, no nossa escurido, o que mais nos assusta. No uma atitude esclarecida ns nos encolhermos, ns nos reduzirmos, para que os outros no se sintam inseguros nossa volta. Fomos todos feitos para brilhar, como brilham as criancinhas e quando deixamos que nossa luz brilhe, inconscientemente estamos dando permisso para os outros fazerem o mesmo. Ao nos libertarmos de nosso prprio medo, nossa presena automaticamente libera os demais. Se ficarmos aguardando a permisso do mundo para poder brilhar, nunca vamos t-la. Nosso poder no invocado de forma racional ou por vontade prpria, uma prescrio divina, um ato de graa. 4. DINHEIRO A alegria no custa nada. Faamos o que amamos fazer. Faamos o que leva nosso corao a cantar. E nunca devemos fazer por dinheiro. No devemos trabalhar para

ganhar dinheiro e sim para espalhar alegria. Devemos buscar primeiro o reino do cu e a Ferrari vir quando tiver que vir. Deus no em conscincia da pobreza, ele no quer que tenhamos uma vida entediante ou aborrecida. Ele no tem nada contra as coisas deste mundo. O dinheiro no um mal, ele no nada . Assim como tudo o mais, ele pode ser usado para fins divinos ou no. As pessoas podem no saber de onde ele vem, mas conseguem sentir o amor que canalizado para elas. Atitudes rudes destroem o tecido emocional do mundo. Quando o objetivo ganhar dinheiro, a criatividade se torna distorcida. Nossa motivao torna-se obter e no dar. A transformao milagrosa aqui a mudana de uma mentalidade de vendas para uma mentalidade de servio. At operarmos esta mudana, estamos agindo a partir do ego, e nos concentrando em coisas deste mundo, e no no amor. Esta idolatria nos lana num territrio emocional que nos estranho, onde estamos sempre com medo. Temos medo do fracasso e temos medo do sucesso. Se estamos mais perto do sucesso, temos medo de ser bem-sucedidos. Se estamos mais perto do fracasso, temos medo de fracassar. A questo no o sucesso ou o fracasso e sim a presena do medo e sua inevitabilidade toda vez que o amor est ausente. Como tudo o mais, o dinheiro pode ser divino ou no, depende do fim que nossa mente lhe d. Tendemos a fazer com o dinheiro o mesmo que fazemos com o sexo: ns o desejamos, mas julgamos este desejo. E este julgamento que distorce o desejo, transformando-o numa expresso feia. Por desejar tais coisas, sentimos vergonha de admitir e, com isto, temos formas de fingir que no as queremos e condenamos nosso desejo mesmo quando damos vazo a ele. Tanto um como outro so apenas telas brancas, nas quais projetamos nossa culpa. Assim como a mente receosa a fonte da promiscuidade e o sexo apenas o veculo por meio do qual ela se expressa, a mente a fonte da cobia e o dinheiro um dos locais onde ela se expressa. Nosso julgamento sobre a riqueza na realidade um compl do ego para se certificar de que jamais seremos ricos. Aquilo que mentalmente nos recusamos a permitir nos outros, estamos recusando a ns mesmos. Aquilo que abenoamos nos outros, atramos para ns. O problema no est na distribuio da riqueza, mas na conscincia em torno dela. O dinheiro no escasso ou limitado. No somos pobres porque os ricos so ricos, somos pobres porque no trabalhamos com amor. Deus quer que tenhamos todo o apoio material que puder contribuir para nossa felicidade maior. O ego tenta nos convencer de que Deus exige sacrifcios e que uma vida de sacrifcios seria uma vida de pobreza. Mas nosso propsito nesta terra ser feliz e a funo do Esprito Santo nos ajudar a conseguir este propsito.

Uma atitude aberta responsvel em relao ao dinheiro aquela em que estamos abertos ao que vier, confiando que sempre vir. Ao pedir por milagres, pedimos ao Esprito Santo que remova os obstculos que nos impeam de receber dinheiro. So obstculos os pensamentos do tipo O dinheiro impuro, os ricos so maus, eu no deveria ter mais recursos do que os meus pais tiveram. Aquilo que damos o que o que nos ser recusado. Uma grande pessoa no algum que quando cai novamente. recebemos e aquilo que nos recusamos a dar O universo sempre apoiar nossa integridade. algum que nunca levou um tombo e sim faz o que preciso fazer para se levantar

A pureza de corao cria oportunidades. No importa qual seja o tamanho que um problema tenha, um milagre resolve. Milagres significam que a qualquer momento, podemos comear de novo. Independente do problema, contanto que tenhamos levado a mente de volta a um estado de graa, o universo nos ajudar a por ordem na baguna e comear de novo. Arrepender-se significa pensar de novo. Em todas as reas, o universo nos apoiar, desde que ns o apoiemos. Querido Deus, eu Lhe entrego todos os meus pensamentos sobre dinheiro, eu Lhe entrego todas as minhas dvidas, ou Lhe entrego toda a minha riqueza. Abra a minha mente para receber com abundncia. Canalize sua abundncia por meu intermdio de uma forma que sirva o mundo. Amm. 5. MINISTRIO SAGRADO E que uma Voz lhe aponte e transmita a funo que lhe cabe, dando-lhe foras para entend-la e cumpri-la direito, e tambm para que se saia bem em tudo o que fizer relacionado com sua tarefa. A melhor forma de agradecer a Deus pelos dons recebidos e para aumentar esses dons partilh-los com os outros. A questo saber se estamos trabalhando por dinheiro ou por amor. Todo trabalho pode se transformar num ministrio sagrado, desde que seja dedicado ao amor. Nossa carreira pode ser uma folha em branco escrita por Deus. Ele sabe como usar nossos dons e talentos. Quando deixamos uma fora misteriosa nos guiar, nosso ministrio se torna uma experincia cheia de alegria para ns e para os outros. Ns simplesmente seguimos as instrues. Permitimos que o esprito de Deus se mova atravs de ns, usando nossos dons e recursos da maneira como Ele achar melhor, para fazer Seu trabalho no mundo. Esta a chave para uma carreira de sucesso. O sucesso a coisa mais natural do mundo porque o resultado natural da parceria de criao do Pai com o Filho. Nossa vida est destinada a ser uma histria que se escreve misteriosamente por si s, e nosso trabalho o fruto criativo de nossas vidas.

O mundo jamais nos d permisso para brilhar, s o amor faz isto. 6. NOVOS CORAES, NOVOS TRABALHOS Filho de Deus, voc foi criado para criar o bom, o belo e o puro. No se esquea disso. O ego diz que nosso valor est baseado em nossas credenciais, que precisamos ser um Ph.D. antes de conseguir um bom emprego. Mas algumas das melhores e mais brilhantes pessoas de nossa gerao foram educadas pela vida. Existe uma massa de talento em nossa sociedade que esteve em toda parte e fez de tudo, mas tem poucas credenciais para apresentar. Nossas realizaes foram, sobretudo, interiores. Nossas novas carreiras refletiro essas realizaes interiores. Iro expressar uma nova integrao entre a mente e o corao. Iro expressar a conscincia de pessoas que contribuem com seus recursos individuais para uma onda geral de cura. No vamos encontrar esses empregos, vamos cri-los. Novas formas de emprego esto surgindo em resposta a novas energias.

7. METAS Deus minha nica meta para hoje. Estabelecer metas tornou-se muito comum nos ltimos anos. Trata-se de um processo pelo qual a mente se concentra num resultado desejado. No fundo apenas mais uma forma de tentar levar o mundo a fazer que queremos que faa. No uma entrega espiritual. O Curso discute a diferena entre mgica e milagre. A mgica acontece quando concentramos a mente numa manifestao desejada e entregamos nossa lista de compras a Deus, dizendo a Ele o que queremos que faa por ns. Os milagres acontecem quando perguntamos a Deus o que podemos fazer por Ele. Os milagres nos levam da mentalidade do obter para o oferecer. O desejo de obter algo nos leva a crena profunda de que no temos esse algo. Enquanto acreditarmos que existe escassez dentro de ns, continuaremos a fabricar escassez em volta de ns, porque este o nosso pensamento bsico. No importa o quanto obtemos, nunca ser suficiente. Quando nosso desejo oferecer, nossa crena profunda a de que temos tamanha abundncia que podemos distribu-la. A mente subconsciente recebe a deixa de nossas crenas profundas e, com grande brilhantismo, fabrica situaes que refletem essas crenas. Nossa disposio de dar leva o universo a nos dar.

A me do operador de milagres a paz de esprito. No sabemos o que nos faz felizes, apenas achamos que sabemos . Todos j obtivemos coisas que achamos que ns fariam felizes e no fizeram. A questo que no seremos necessariamente felizes por escrevermos afirmaes positivas para obter um Mercedez-Benz e conseguirmos obt-lo. A percepo, quando voltada para o milagre, deve transformar a prpria felicidade em meta e abdicar da idia de que sabemos que cara ter essa felicidade. Ningum sabe o que vai acontecer daqui a um ms ou um ano. Se conseguirmos o que desejamos agora, pode ser que l na frente vejamos uma situao pior logo ali na frente, justamente por causa do que obtivemos. Um fazedor de milagres tem na paz sua nica meta, e isso leva a mente a se concentrar em todos os fatores que contribuem para a nossa paz, deixando o resto de fora da nossa conscincia. A mente e o olho so freqentemente inundados com tantas impresses ao mesmo tempo que existe um censor embutido para dar foco as nossas percepes. E ele que escolhe o que vamos notar e o que no vamos. Ter como meta qualquer outra coisa que no seja a paz emocionalmente destrutivo. Por exemplo, vamos fazer uma entrevista para um emprego e queremos muito ser contratados. Se nossa meta conseguirmos esse emprego, tudo bem, caso venhamos a ser contratados. Mas se no o conseguirmos, ficaremos deprimidos. Se a paz for nossa meta, conseguindo ou no o emprego, estaremos em paz. O Curso nos diz que importante estabelecer uma meta no incio de uma situao, caso contrrio ficaremos com a impresso de que ela evolui de forma catica. Quando a meta a paz, estamos programados para a estabilidade emocional, no importa o que acontea. A mente ser direcionada para ver a situao de uma perspectiva de paz. Teremos f em Deus e o milagre que sentiremos realmente esta f. Nossas emoes fluem de nosso pensamento e no o contrrio. Estabelecer metas especficas podem nos limitar. Talvez estejamos pedindo algo apenas bom, quando a vontade de Deus seria nos dar algo realmente imenso. Assim que entendermos que a vontade Dele que sejamos felizes, no sentimos mais a necessidade de pedir qualquer outra coisa alm de que Sua vontade seja feita. Mas temos receio de deixar as coisas nas mos de Deus porque no sabemos o que Ele far com elas. Temos que estabelecer a meta de sermos curados da crena de que Deus medo e no amor. Nossa felicidade e nossa funo so uma s . Se Deus for nossa meta = a felicidade nossa meta. 8. O PLANO DE DEUS Somente o plano de Deus para a salvao funciona. Ao difundir amor no trabalho, subimos naturalmente, talvez no to rpido, mas subimos.

Que a vontade de Deus seja feita = que eu me torne melhor daquilo que sou capaz de ser. E a as pessoas vo querer nos contratar, trabalhar conosco, nosso processo ser tranqilo, nosso sucesso ser fcil. As coisas simplesmente acontecero. Para Deus temos que ser maleveis como o barro mido. Se estivermos rigidamente presos idia de obter isso ou aquilo, ou idia de fazer com que as coisas funcionem exatamente do jeito que achamos que devem funcionar, no relaxamos e nos sobra pouqussimo espao para insights espontneos. Na real, nunca sabemos porque estamos indo para este ou aquele lugar. O Esprito Santo usa qualquer situao que Lhe tenha sido dada como uma lio de amor para todos os envolvidos. Mas temos que estar dispostos a abrir mo de nossos apegos a este ou quele resultado particular numa determinada situao. Nem sempre sabemos porque o Esprito Santo nos guia da forma como Ele o faz. A funo do fazedor de milagres simplesmente seguir as instrues com o desejo de servir a Deus. Nossa compensao material e emocional vir quando Ele achar que conveniente. Uma das razes pelas quais estamos sempre tentando controlar os resultados de nossas vidas o fato de acharmos que o universo, quando deixado por conta prpria, catico. Mas Deus a ordem suprema, o princpio em ao do amor em constante expanso, em todas as dimenses, por toda a vida. Seu poder inteiramente impessoal Ele gosta de todos da mesma forma. Ele trabalha como um computador. Confiar em Deus como confiar na gravidade. Temos que lembrar sempre que: 1- Os planos de Deus funcionam / 2- Os nossos no. Diz o Curso: Eu no preciso acrescentar nada a Seu plano. Mas, para receb-lo, preciso estar disposto a no substitu-lo pelo meu. E isto tudo. No nossa tarefa decifrar a forma de realizar os propsitos de Deus na Terra, isto interferncia. Nosso trabalho simplesmente alinhar nosso corao e mente com o esprito Dele que h em ns, de tal forma que nossa vida se torne ento um instrumento involuntrio da vontade Dele. Os insights acontecem, as situaes mudam de marcha. Agarrar-se a uma viso invoca as circunstncias pelas quais ela atingida. A viso contedo, as circunstncias materiais so mera forma. A medida em que nossa mente for se curando, nosso efeito sobre os outros ser automtico. Antes da reunio ou da entrevista, ou do que for, diga: Querido Deus, eu Lhe entrego esta situao. Que seja usada para Seus Propsitos. Peo apenas que meu corao esteja aberto para dar e receber amor. Que todos os resultados ocorram segundo Sua vontade. Amm. Temos fora suficiente para fazer qualquer servio que Ele nos Pea para fazer. No somos ns que fazemos o trabalho e sim o esprito que est em

ns. Esquecer-se disto provoca medo. O Curso diz que a presena do medo um sinal de que ns confiamos em nossa prpria fora. Se voc confia na prpria fora, tem todos os motivos para se sentir apreensivo, ansioso e receoso. Em ns mesmos, nenhum de ns tem a capacidade de operar milagres. Mas com o poder que est em ns, mas no nosso, no h nada que no possamos fazer. 9. VENDAS E SERVIOS O amor sempre produz dividendos. Ao estarmos motivados pelo desejo de vender, estamos apenas cuidando de ns mesmos. Ao sermos motivados pelo servir, estamos motivados pelos desejos dos outros. Os milagres nos transportam da mentalidade de vendas para a mentalidade de servios. Uma vez que no reino da conscincia s conseguimos manter aquilo que oferecemos aos outros, a mentalidade de servios mais abundante. O caminho para um corao puro pode ser desnorteante. Estamos acostumados a trabalhar por dinheiro ou prestgio e de repente ao nos darmos de conta de que so valores inferiores, podemos nos sentir sem motivao. Esta uma fase pela qual muitas pessoas passam, quando os valores do antigo mundo no conseguem mais nos prender, mas os valores do novo mundo no esto ainda agarrados nossa alma. Mas eles agarraro e chega uma hora que nos sentimos emocionados e as coisas comeam a ficar muito boas. Passamos a ter a inspirao pela viso de um mundo onde o amor curou todas as feridas. A pureza de corao no nos far pobres.A exaltao da pobreza como parte do caminho espiritual coisa do ego e no do esprito. O sucesso mundano o resultado natural de quem flui com a vida. Quando encaramos o universo a srio, ele nos encara a srio tambm. O milagre pensar em nossa carreira como a nossa contribuio para a cura do universo. O mundo do ego baseia-se em recursos finitos, mas o mundo de Deus no. E no mundo de Deus, que o mundo real, quanto mais damos, mais temos. Portanto, no precisamos competir por nada. apenas nosso pensamento que ns impede a possibilidade de sermos belos e ricos. Aqueles que conseguiram alcanar mais do que ns esto apenas um passo a nossa frente no tempo. H espao e recursos para todos. medida que nos curamos, o mundo curado. Fazer o que quer que seja por outro propsito que no seja o amor nos faz reviver nossa separao de Deus e perpetuar esta separao. Cada pessoa uma clula no corpo da conscincia humana. No momento, como se o corpo de Cristo estivesse com cncer. No cncer, uma clula normal e ativa decide que no quer mais funcionar para contribuir com o todo. Em vez de participar do sistema de apoio do sangue ou do fgado, ela se separa e constri seu prprio reino, um reino maligno que ameaa destruir o prprio organismo. a mesma coisa que acontece com o corpo da humanidade. Cada um pensa em sua vida, sua carreira, seu dinheiro e perdemos de vista o inter-

relacionamento essencial entre ns e esse esquecimento ameaa nos destruir. A mentalidade do meu coisa do ego. a crena na separao, a doena csmica. Pegar aquilo que temos e dedic-lo restaurao do todo nossa salvao e a salvao do mundo. Nossa devoo ento se transforma em trabalho, e nosso trabalho se torna nossa devoo.

Captulo 8 O CORPO
O corpo no foi feito pelo amor. Entretanto, o amor no o condena, e o utiliza com amor, respeitando o que o Filho de Deus fez e usando-o para salv-lo das iluses. 1. O PROPSITO DO CORPO Que o corpo tenha a cura como seu propsito. No mundo do corpo, somos todos separados, mas no mundo do esprito, somos um s. Ns curamos a separao entre um e outro deslocando a conscincia da identificao do corpo para a identificao do esprito. Isto cura o corpo e cura a mente tambm. A mente pode atribuir ao corpo tanto o propsito do medo, como o do amor. O ego usa o corpo para manter a iluso da separao e o Esprito Santo usa o corpo para curar esta iluso. A percepo saudvel do corpo enxerg-lo como um meio atravs do qual o mundo transformado. Enxerg-lo como um fim, dedicando-o a propsitos egostas (carentes de amor) colocar sobre ele um fardo que nunca lhe coube carregar. O pensamento doentio e produz doenas. Ao viver neste mundo, aprendemos a nos ver como um corpo, individual e pequeno em relao ao universo e por esta razo nos sentimos pequenos e vulnerveis. Viver dentro da percepo de que somos mais que um corpo, de que somos espritos dentro da mente de Deus, expande o nosso nvel da conscincia e nos coloca fora das limitaes das leis da fsica comum. Esta retificao da percepo a Expiao, a nossa cura. O corpo no adoece, quem adoece a mente. A sade ou a doena do corpo depende inteiramente de como a mente o percebe e do propsito para o qual a mente vai us-lo. No o corpo e sim a mente que precisa de cura e a nica cura o retorno ao amor. Nosso corpo uma mera tela em branco na qual projetamos nossos pensamentos. A doena a materializao do pensamento sem amor. A ausncia de amor que fabrica a doena sistmica; est entrelaada conscincia racial. So muitos os fatores em que se baseia a manifestao

da doena numa determinada alma. A doena numa criana, por exemplo, um resultado indireto da doena na mente de outras pessoas. Nossos pensamentos de amor afetam pessoas e situaes com as quais nem sonhamos, assim como fazem os nossos erros. Uma vez que nossas mentes no esto limitadas pelo nosso crebro (no h lugar onde uma mente pare e outra comece), ento nosso amor alcana a todos e nosso medo tambm. A sade o resultado da renncia de toda e qualquer tentativa de usar o corpo sem amor. 2. SADE E CURA O corpo no a fonte de sua prpria sade. Ns no somos punidos por causa de nossos pecados, s os prprios pecados que nos punem. A doena no um sinal do julgamento de Deus e sim do julgamento que fazemos de ns mesmos. Se achssemos que Ele criou nossa doena, como pediramos a Ele para nos curar. Deus bm, s criou o amor. A doena uma iluso e na verdade no existe, ela faz parte do nosso pesadelo auto-criado. Nossa prece para Deus para que Ele nos acorde do sonho. Quando qualquer um de ns acorda, o mundo inteiro se aproxima do cu. Ao pedirmos a cura, estamos pedindo que a idia da doena seja removida da mente do Filho de Deus e na apenas da nossa mente. Se a mente pode curar o corpo, mas o corpo no pode curar a mente, ento a mente tem de ser mais forte do que o corpo . Curamos o corpo nos lembrando de que ele no quem somos de fato. Somos esprito, eternamente saudveis. sempre a verdade que nos liberta. A doena um sinal da separao de Deus e a cura um sinal de que retornamos a Ele. O regresso a Deus o regresso ao amor. Estudos mostram que os pacientes de cncer que freqentam grupos de apoio vivem em mdia duas vezes mais depois do diagnstico do que os que no tm esta vivncia. O diferencial o amor. Os milagres ocorrem quando as pessoas invocam o poder do amor em meio doena e dor. Diz o Curso: No procure o deus doena para a cura, apenas o Deus do amor, porque a cura o reconhecimento de que Ele existe. No modelo da medicina tradicional ocidental, a tarefa de quem cura atacar a doena. Se a conscincia do ataque o grande problema, como poderia o ataque ser a grande resposta? A tarefa de um operador de milagres no atacar a doena e sim estimular as foras naturais da cura. Ns desviamos os olhos da doena e focamos o olhar para o amor que existe mais alm. Nenhuma doena consegue diminuir nossa capacidade para o amor. O Esprito Santo entra em nossa vida em nosso nvel atual de conscincia, ou seja, a cura vem da nossa crena. a interao mental e emocional do paciente com seu tratamento que ativa o poder de cura. Costumamos

lidar com a doena basicamente da mesma forma como lidamos com tudo o mais na vida. Temos de evitar a tentao de ver a doena como uma rocha que bloqueie nossa capacidade de encontrar Deus. Precisamos usla como um trampolim de onde nos alaremos aos braos Dele. 3. PENSAMENTO SAUDVEL Curar, assim uma forma de acessar o conhecimento por meio do pensar em acordo com as leis de Deus. H uma fora curativa dentro de cada um de ns, uma espcie de mdico divino dentro de nossas mentes e em comunicao com cada uma de nossas clulas. Esta fora a inteligncia que governa o sistema imunolgico. Sua presena bvia quando nos machucamos. A Expiao liberta a mente para a plenitude de seu poder criativo. Jesus salva = o amor cura a mente. Jesus curou Lzaro por meio da percepo corrigida, vendo a verdade tal como criada por Deus. Ele enxerga como Deus enxerga. Ele no acreditava em Lepra. Uma vez que todas as mentes esto interligadas, em sua presena, o leproso tambm no acreditava na doena e desta forma, curava-se. Jesus simboliza a forma humana do Esprito Santo. E Ele afirma no Curso: Sua mente e a minha podem unir-se para dissipar seu ego . Pedir ao Esprito Santo para nos curar quando estamos doentes significa pedirLhe que cure os pensamentos dentro de ns que originam a doena. Escolher acreditar mesmo por um instante que somos vulnerveis nos torna vulnerveis. Compreendo totalmente como tudo aconteceu. Retorno minha mente no lugar do erro e o expio. Eu volto atrs. Peo que minha percepo seja curada e peo para ser libertada dos efeitos de meus pensamentos equivocados. Amm. Ainda assim, a cura s ocorre no nvel da nossa receptividade. O Esprito Santo pe-se de lado na presena do medo. Uma epidemia como a Aids uma dor coletiva, puxando milhes de pessoas para dentro do seu vrtice de sofrimento, mas tambm leva milhes de pessoas a se entregar vontade de Deus. To logo uma quantidade suficiente de ns o faa, to logo o amor alcance uma massa crtica, ou seja, um nmero suficiente de pessoas se tornem voltadas aos milagres, haver uma ruptura sbita na conscincia um xtase, uma cura instantnea. 4. SALVAR A MENTE, SALVAR O CORPO Apenas a salvao pode curar. A experincia da doena um chamado para a vida genuinamente religiosa. Neste sentido, para muitas pessoas uma das melhores coisas que j lhes aconteceram. Um dos maiores problemas da doena que ela nos tenta fortemente obsesso pelo corpo justo no momento em que deveramos nos concentrar mais no esprito. preciso ter disciplina espiritual para contornar isto. A prtica espiritual um exerccio mental e emocional.

Treinar nossas mentes para pensar em uma perspectiva amorosa e cheia de f o maior reforo que podemos dar ao nosso sistema imunolgico e um dos maiores desafios que podemos fornecer nossa mente. Mudar nossa vida pode ser difcil, mas para algum com o diagnstico de uma doena, o chamado mudana imperativo. Devemos mudar hbitos alimentares, abandonar vcios e treinar nossa mente para no mais pensar em termos de ataque, medo ou parania. O corpo possui inteligncia prpria. Chopra diz em A Cura Quntica: A vida em si inteligncia cavalgando substncias qumicas em toda parte. No devemos incorrer no erro de achar que o cavaleiro e o cavalo so a mesma coisa. No modelo ocidental da medicina, tentamos fazer com que o cavalo v para uma nova direo mas sem conversar com o cavaleiro. Uma viso espiritual e holstica de cura inclui o tratamento para corpo, mente e esprito. O amor muda a forma como pensamos sobre nossas doenas. A enfermidade vem da separao e a cura, da unio. A cura resulta de uma percepo transformada de nossa relao com a doena, na qual reagimos com amor em vez de medo. Atacar a doena faz apenas com que ela grite mais ato. A me beija o dedo machucado do filho com amor, e ele pra de doer. Se algum grita conosco e rebatemos gritando com esse algum, ele gritar mais alto. Se respondermos com amor, tudo se torna diferente. Um grito reage melhor ao amor, assim que ele se acalma e cessa. Lcifer era o anjo mais belo do Paraso antes de cair. Em Guerra nas Estrelas, Darth Vader foi um cara legal no passado. A doena o amor transformado em medo, nossa prpria energia, que deveria nos sustentar, voltada contra ns. No se pode destruir energia. Nossa tarefa no matar a doena, mas fazer com que sua energia volte ao lugar de onde veio TRANSFORMAR MEDO EM AMOR. Embaixo da mscara horrvel de Darth Vader existe um homem de verdade com um corao verdadeiro.

5. O CORPO EM RELACIONAMENTOS O corpo no o separa de seu irmo, e louco quem cr que ele assim o faz. O Cristo em ns no habita um corpo, tampouco o corpo de uma pessoa o que ela realmente . O corpo um muro ilusrio que aparenta nos separar, principal instrumento usado ego para tentar nos convencer que somos separados uns dos outros e de Deus. Podemos mentir, mas no somos essa mentira. Podemos lutar, mas permaneceremos unidos no amor. As mentes esto unidas, mas os corpos no . O corpo em si no nada, no pode perdoar, ver ou se comunicar. Se voc escolhe ver o

corpo, contempla um mundo de separao, coisas desconexas e acontecimentos sem sentido. Quando voc se resume a um corpo, experimenta sempre a depresso. Resumir o outro a um corpo trar a mesma ansiedade. Uma das formas pelas quais o corpo pode ser usado para fabricar a depresso atravs do sexo sem amor. Nossos impulsos sexuais tornamse telas em que propagamos o nosso amor ou projetamos o nosso medo. Quando o sexo vem do Esprito Santo, um aprofundamento da comunicao. Quando vem do ego, um substituto da comunicao. O Esprito Santo utiliza o sexo para nos curar, o ego para nos ferir. Somente quando o sexo um veiculo de conexo espiritual que ele amoroso, unindo-nos ao outro e a ento um ato sagrado e no um ato que fabrica iluso e ansiedade. Santidade significa a presena de um propsito de amor e neste sentido o corpo e seus aparatos podem ser uma expresso sagrada. Muitos dos que buscam a espiritualidade sentiram a necessidade de abrir mo das coisas relacionadas ao corpo. Mas isto pode ser uma atitude to centrada no ego, quanto o apego extremo ao fsico. Qualquer coisa usada para espalhar alegria e transmitir amor faz parte do plano de Deus para a salvao. Numa relao, o nico propsito da maquiagem, das roupas ou de qualquer coisa mundo das formas no seduzir o outro, mas colocar mais luz no mundo no mundo em forma de beleza e de prazer. O significado das coisas vem do quanto as usamos para contribuir com a alegria do mundo. Se as percebemos como amorosas, elas podem aumentar as vibraes e a energia do mundo ao redor. Isto no vaidade ou narcisismo. narcisismo nossa despreocupao com o gosto do namorado ou marido, namorada ou esposa. A mudana no precisa ter a ver com o tipo de homem com quem samos, mas com a transformao do no me importo com o que ele quer para o eu me importo, e muito, com o que o faz feliz. Uma vida vivida apenas para si mesmo no liberao, mas meramente uma outra forma de aprisionamento. Uma vez que no somos corpos, no existimos em isolamento. Viver como se fssemos a nica pessoa do mundo pode nos levar somente dor. 6. VAIDADE, PESO E IDADE Os olhos do corpo vem apenas a forma. A obsesso neurtica com peso, cabelos, aparncia so resultados inevitveis de uma orientao cultural que deixa fora a realidade do esprito. Focar no corpo como um fim em si mesmo, em vez de como um meio cria medo. Medo de no sermos bons o suficiente, nem atraentes o bastante, medo de no gostarem de ns, medo de ficarmos para trs. No h jeito de escapar deste moinho penoso a no ser substituindo a identificao com o corpo pela lembrana de que no somos corpos, de que somos o amor dentro de ns e que somente este amor determina o nosso valor. Quando nossas mentes esto repletas de luz, no h espao para a escurido. Quando entendemos quem e o qu realmente somos, no h espao para dor e confuso. Nosso peso no tem a ver com o nosso corpo e sim com a nossa mente. Devemos cuidar do corpo para cuidar melhor do esprito. Alimentos saudveis nos deixam mais leves e energticos, quando nos exercitamos tendemos a pensar menos no corpo. Um corpo envelhecendo reflete o peso de nossos pensamentos dolorosos e preocupados. medida que

comeamos a viajar de uma maneira mais leve pelo corpo e nossa mente desiste da preocupao constante com os pensamentos corporais, envelhecer-se torna-se uma experincia diferente. Se consegussemos viver de uma forma que apenas o amor e a bondade preenchessem nossa mente e nem o passado e nem o futuro repousassem como cargas em nossas costas, envelhecer se tornaria um processo rejuvenescedor. Espiritualmente, iramos nos tornando mais jovens conforme envelhecemos, uma vez que o nico propsito do tempo que aprendamos a abdicar mais consistentemente de nosso apego forma. Mudemos nossas mentes. Quanto mais vivemos mais sabemos e quanto mais sabemos, mais belos somos. No importa a doena, o vcio ou a distoro fsica, todos so causados pela mente e apenas nela reside sua cura. O maior poder que nos foi dado o de modificarmos nossa maneira de pensar. Nossa condio fsica no determina nossa condio emocional. A experincia de paz originada somente pela mente. Paz de esprito sem dvida uma questo interna. 7. O SIGNIFICADO DA CURA No esquea que apenas para a cura do Filho de Deus que o mundo existe. O curso define a sade como paz interior e existem pessoas passando por doenas graves que esto em paz, assim como pessoas em perfeita condio fsica vivendo um tormento emocional. No livro Teach Only Love, Jerry Jampolsky apresenta as regas para uma postura curadora. Ele ensina que a paz possvel independente das circunstncias fsicas. Submetendo nossas enfermidades a Deus, ns nos rendemos experincia por inteiro, sabendo que qualquer coisa pode ser usada pelo Esprito Santo para trazer mais amor a nossa conscincia. Muitos encaram suas doenas como uma chamada para despertar, ou seja, acordar e sentir a vida acordar e abenoar cada manh, acordar e valorizar os amigos, a famlia. Isto acontece porque quando recebemos o diagnstico de uma doena sria, abandonamos muito de nossa bagagem pessoal suprflua nos primeiros cinco minutos. Por que sou to arrogante? Por que finjo ser to duro? Por que julgo tanto todos? Por que no valorizo todo amor e beleza ao meu redor? Por que evito o amor em meu corao? Abandonar nossa iluses por si s j uma cura. Dentro de cada um de ns h um ncleo, nosso verdadeiro ser, nossa essncia, que o lugar de Deus em nosso interior.Encontrar essa essncia o retorno a Deus. Este nosso objetivo e mesmo as experincias mais penosas pelas quais passamos podem servir a este propsito. Aps uma experincia de extrema dor, temos duas opes: endurecer ou abrandar. Ou seja, o crescimento espiritual trazido por tanta escurido pode ser uma maneira de expuls-la. A cura o retorno ao amor. A enfermidade e a morte geralmente so lies dolorosas sobre o quanto amamos, mas so apenas lies. s vezes preciso usar a faca que emocionalmente destroou nossos coraes para romper os muros a sua frente. Sofrer d uma viso de raio-X do sofrimento alheio. O maior presente que podemos dar a uma pessoa que sofre manter em mente que existe uma luz alm da escurido. O que acontece externamente somente a ponta do iceberg de qualquer situao. As lies, as transformaes verdadeiras, as oportunidades de crescimento so coisas que os olhos do corpo no conseguem ver. Crescer no quer dizer obter sempre o que achamos que queremos.

Significa, sempre nos tornarmos os homens e as mulheres que somos em potencial, amorosos, puros, sinceros e transparentes. 8. MORTE E REENCARNAO No existe a morte. O Filho de Deus livre. O Curso afirma que o nascimento no um comeo, mas uma continuao, e que a morte no um fim, mas uma continuao. A vida segue eternamente, sempre existiu e existir. A encarnao fsica somente uma das formas que a vida pode tomar. Os Grandes Raios so linhas de energia que emanam de cada um de ns em nveis mais sutis do que os nveis que nossos sentidos podem perceber. Os sentidos fsicos refletem nosso atual sistema de crenas. A expanso do nosso atual sistema de crenas expandir nossos sentidos fsicos. Vir um tempo em que os perceberemos fisicamente. Algumas pessoas vem auras. Estas linhas de luz e energia so nossa fora vital e o corpo apenas um invlucro temporrio. A morte fsica como tirar essa vestimenta. Para o ego, a realidade apenas o que podemos perceber fisicamente, mas muitas coisas existem e no podemos v-las a olho nu: prtons, eltrons, vrus e clulas. A unidade que existe alm da realidade que percebemos Deus e nossa existncia reside a. A encarnao semelhante a uma aula, em que as almas vo para aprender o que precisam. semelhante sintonia de um canal de televiso. Estamos sintonizados no canal 3, quem morre mudou apenas o canal, mas no saiu do ar, est no canal 4 ou 5. O sistema de tv a cabo existe independente de termos ou no o equipamento para conect-lo. somente a arrogncia do ego que nos faz crer que as coisas que no percebemos fisicamente no existem. Quando recebemos a notcia sobre a morte de algum, isto significa apenas que a sombra se foi. A morte ser a ltima coisa que perceberemos como um inimigo. O problema no ela, mas o que acreditamos que ela seja. Todos estamos de partida, s que cada um num horrio. A vida como um livro que nunca chega ao final. Os captulos terminam, mas o livro no. E cada final de um captulo d origem ao captulo seguinte. O Curso afirma que a comunicao no cessa com a destruio do corpo fsico. A comunicao verdadeira se baseia em mais do que dito ou ouvido fisicamente. Escrever cartas pode ser uma forma de ativar em ns a comunicao metafsica. Primeiro escrevemos uma carta para a pessoa que morreu e depois uma resposta dela para ns. Exerccios assim expandem nossa mente para alm do que o ego normalmente nos permite considerar; alarga as fronteiras mentais que impusemos a ns mesmos. Nossos sonhos e outras experincias emocionais se tornam ento livres das amarras de nossa recusa em acreditar. A morte s imaginao, as pessoas podem estar ao nosso lado. Diz o Manual do Professor do Livro: A reencarnao impossvel. No existe passado ou futuro e a idia de nascimento em um corpo, uma ou muitas vezes, no significa nada. A reencarnao no pode, portanto, ser uma verdade em nenhum sentido... Se [o conceito] utilizado para fortalecer o reconhecimento da natureza eterna da vida, ento de alguma ajuda... Como muitas outras crenas, pode ser usado amargamente. Na melhor das hipteses, tal uso indevido mostra preocupao e talvez orgulho pelo passado. Na pior, induz inrcia no presente. H sempre um risco em ver o presente em termos do

passado. H sempre um lado bom em qualquer pensamento que fortalea a idia de que a vida e o corpo no so a mesma coisa. A reencarnao no existe da forma linear como a percebemos porque o tempo no linear. Se temos vidas passadas ou futuras, todas esto acontecendo ao mesmo tempo. Temos uma vida separada de quaisquer existncias fsicas. O curso no segue nenhuma doutrina. A nica questo relevante se um conceito de alguma ajuda. Somos instrudos a pedir orientao ao nosso Professor Interior para nossos pensamentos a respeito de qualquer idia e aplic-la em nossa vida. No mundo iluminado, ainda vamos deixar o corpo, mas a morte ser vivida de forma bem diferente. Ler The Song Of Prayer, uma extenso de Um Curso em Milagres. A vida no corpo uma aula importante, a nossa oportunidade de salvar o mundo do inferno. Deus, seja feita a Vossa Vontade, assim na terra como no Cu.

Captulo 9 O PARASO
O Paraso aqui. No existe nenhum outro lugar. O Paraso agora. No existe nenhum outro tempo. 1. A DECISO DE SER FELIZ O Paraso uma deciso que tenho de fazer. A vontade de Deus que sejamos felizes agora. Pedindo que seja feita a Vontade de Deus, instrumos nossas mentes a focar na beleza da vida, a ver todas as razes que temos para celebrar em vez de lamentar. Normalmente imaginamos o que nos faria feliz e ento tentamos fazer com que acontea. Mas a felicidade no depende de circunstncias. Existem aqueles que tm todas as razes para serem felizes e no so. E existem os que tm problemas verdadeiros e so. A chave para a felicidade a deciso de ser feliz. O ego resiste vivncia de qualquer tipo de emoo genuna. Ele realmente esconde sua batalha contra a felicidade. Mas a todo momento podemos escolher perceber as cosias de forma diferente. Podemos focar no que est errado em nossa vida, ou focar no que est bem. Mas de onde quer que focamos, extramos sempre o mximo. A criao uma extenso do pensamento. Ao pensar na falta, teremos a falta. Pensemos ento na abundncia, e teremos mais. Precisamos estar conectados a nossos sentimentos negativos somente para libert-los e sentir o amor que existe embaixo deles. Devemos tomar cuidado com o perigo dos pensamentos escondidos. Uma das crenas ocultas que muitos guardamos de que existe algo errado em ser feliz. O dogma religioso do ego no ajudou em nada. O sofrimento foi glorificado, pensamos mais na crucificao do que na ressurreio. Mas a crucificao sem a ressurreio um smbolo vazio. A crucificao o padro energtico do medo, a manifestao de um corao trancado. A ressurreio inverte este padro mudando o pensamento do medo para o amor.

fcil ter f quando as coisas vo bem, mas h pocas em que sabemos que a vida est sempre em processo na direo de um bem maior, mas simplesmente no podemos enxergar isto. Nestas horas, confiamos nas indicaes fornecidas por nosso radar espiritual, confiamos em um final feliz. Atravs da f, da nossa confiana, invocamos essa comprovao. aqui que entra a ressurreio, que a deciso de ver a luz em meio s trevas.Durante a noite mais escura, aja como se a manh j tivesse chegado, diz o Talmude. Deus d a resposta a cada problema no momento em que ele ocorre. O tempo apenas um pensamento, o reflexo de nossa f ou de nosso ceticismo. Se acreditamos que a cura de uma ferida vai demorar, assim ser. Se aceitarmos a vontade de Deus como se ela j tivesse sido feita, experimentamos imediatamente a cura de todas as feridas. Apenas a pacincia infinita produz resultados imediatos. O universo criado para nos sustentar de todas as maneiras. Deus constantemente expressa Seu cuidado conosco o problema que no concordamos com ele. No nos amamos como Ele nos ama e ento bloqueamos a vivncia dos milagres aos quais temos direito. Temos sido incapazes de aceitar a alegria porque no combina com as pessoas que acreditamos ser. Mas no h luz mais forte do que a que brilha dentro de ns e irrelevante se a vemos ou no. nossa responsabilidade ser feliz. A felicidade um sinal de que aceitamos a vontade de Deus. Somos felizes na medida de nossa escolha em notar e criar as razes de nossa felicidade. Otimismo e felicidade so os resultados do trabalho espiritual. O amor espera na acolhida, no no tempo. O Paraso s espera por nossa aceitao. No uma coisa que vamos viver depois. O mundo no tem poderes sobre os poderes de Deus. O mundo no real somente uma iluso. Deus criou o amor como a nica realidade, o nico poder e assim . 2. NOSSA CAPACIDADE DE BRILHAR Voc capaz de estender a mo e tocar o Cu. A palavra potencial pode ser um conceito perigoso, porque podemos utiliz-lo para tiranizar a ns mesmos, para viver no futuro em vez de no presente, para nos impor o desespero quando nos medimos pelo que acreditamos que poderamos ser em vez de pelo que somos. Nosso potencial persiste sempre como algo que s seremos capazes de viver depois. O potencial um conceito que pode nos prender impotncia individual. O foco tem que ser na capacidade, que se expressa no presente, que imediata. A chave no est no que temos dentro de ns e sim na nossa disposio de nos apossar do que trazemos dentro de ns. O medo o grande traidor do Ser. A diferena entre as pessoas que vivem seu potencial e as que no o fazem o tanto de permisso que elas do a si mesma para viver no presente. Esperar por um futuro brilhante uma maneira de assegurar que ele nunca chegue. Um adolescente sonha com o que ser, um adulto tem alegria no presente. A porta trancada o nosso prprio medo. O Filho de Deus ascende aos Cus quando liberta o passado e o futuro e, assim, liberta a si mesmo para ser quem hoje. O inferno o que o ego faz do presente. O Paraso outra viso do todo. 3. A PRTICA ESPIRITUAL Uma mente destreinada nada pode alcanar.

Para ter amor preciso prtica e disciplina. O amor no s o sentimento fofo dos cartes, um compromisso radical com uma forma diferente de ser. O Paraso uma escolha consciente de desafiar a voz do ego. Quanto mais tempo passamos com o Esprito Santo, maior nossa capacidade de nos concentrarmos no amor. O Curso nos fala que 5 minutos passados de manh com Ele garantem que Ele cuidar dos nossos pensamentos durante o resto do dia. Atualmente alcanamos pouco porque temos mentes indisciplinadas e no reagimos com amor. A meditao disciplina a mente. Quando meditamos, nosso crebro emite ondas cerebrais. Recebemos informaes em um nvel mais profundo do que quando estamos com a conscincia desperta. No o que pensamos que nos transforma, mas como pensamos. As regras dos milagres tornam-se hbitos mentais em nosso repertrio de soluo de problemas. Estamos em comunicao direta com Deus, mas h interferncias demais no rdio. Nos momentos tranqilos com Deus, estas interferncias deixam de existir. 4. ENXERGANDO A LUZ Criana ou luz, voc no sabe que a luz est em si prprio. Apenas a luz dentro de ns real. Temos mais medo da luz dentro de ns do que das nossas trevas. As trevas so familiares, so o que conhecemos. A luz, a idia de que possamos ser bons o bastante uma ameaa to grande ao ego que ele usa suas armas mais poderosas para se defender. Nossa defesa contra a luz sempre uma forma de culpa que projetamos em ns mesmos ou nos outros. O ego a necessidade infinita da mente de atacar a si mesma. Para escapar disto, precisamos aceitar a vontade de Deus como se fosse a nossa. A vontade de Deus e que sejamos felizes, que perdoemos a ns mesmos, que encontremos nosso lugar no Paraso agora. a nossa humildade que nos ensina que somos bons o bastante exatamente como somos e no a arrogncia. nosso dio a ns mesmos que torna difcil apoiar e auxiliar de forma consistente os outros. Carregar a crena de que os recursos so finitos uma maneira de viver no inferno. Anjos so os pensamentos de Deus e no Paraso os seres humanos so anjos. Anjos iluminam o caminho. Anjos no destroem, no competem, no contraem seus coraes e no temem. por isto que cantam e assim que voam. Ns somos anjos disfarados. 5. O FIM DO MUNDO O fim do mundo no sua destruio, mas sua transferncia ao Paraso. Ns escaparemos do fim do mundo em veculos internos, que so nossas mentes transformadas, guiadas pelo Esprito Santo. H uma sensao de paz interior que vem da total negao do julgamento. No sentimos a necessidade de mudar os outros e no sentimos a necessidade de sermos diferentes. Podemos perceber, por qualquer razo a total beleza do outro, e podemos sentir que ele pode ver a beleza em ns tambm. O mundo v o relacionamento especial, seja romntico ou de outra

maneira, como o nico contexto vlido para esta experincia. Esta a nossa mais dolorosa iluso. Persistimos na busca de um corpo para amar que no est l. Embarcamos numa procura sem fim pelo que no podemos encontrar, uma pessoa, uma circunstncia que tenha a chave para o Paraso. Mas o Paraso est dentro de ns. No tem nada a ver com os pensamentos de outra pessoa, e tudo a ver com o que escolhemos pensar, no sobre apenas uma pessoa, mas sobre todas as pessoas. Logo, perdoarmos o mundo a nica maneira de voltarmos para casa. Ningum pode fugir das iluses at que as olhe, pois no olhar proteg-las. O que a cura, seno a remoo de todas as barreiras do caminho do conhecimento? De que outra maneira pode algum dissipar as iluses, a no ser olhando-as diretamente, sem proteg-las? O trabalho para a iluminao envolve o aparecimento doloroso e feio de tudo de pior que podemos fazer, tornando-o claro para ns e para os outros, para que possamos escolher conscientemente a liberao de nossa escurido pessoal. Mas sem um comprometimento com a luz, sem um propsito consciente de chegar aos Cus, permanecemos enamorados pelas trevas, tentados demais por suas complexidades. As decises que tomamos hoje, individual ou coletivamente, determinaro se o planeta se dirigir ao inferno ou ao Paraso. Uma coisa certa: NS SOMOS A GERAO DE TRANSIO. As escolhas mais importantes esto em nossas mos. As geraes futuras sabero quem somos e freqentemente pensaro em ns. Iro nos abenoar ou amaldioar. 6. OS PORTES DO PARASO No imaginem que o caminho aos portes do paraso de alguma maneira difcil. Pairamos nos portes do paraso. Em nossas mentes, partimos de l h milhes de anos. Hoje estamos voltando para casa. Somos o Filho Prdigo. J vivemos o lado negro e agora estamos prontos para seguir em frente. Do lado de fora dos portes cura a palavra do momento. O importante do nosso passado no o que aconteceu, mas o que fizemos com o que aconteceu. A questo central nunca o que fizemos ontem, mas o que aprendemos da experincia e estamos fazendo hoje. Ningum consegue aconselhar uma pessoa que sofre quanto algum que j sofreu. Ningum pode ajudar tanto quanto algum que j passou pela dor. Logo entrada dos portes nunca existe medo de pedir perdo; devemos ter f em Deus e em ns mesmos. 7. NATAL O smbolo do Natal uma estrela, uma luz na escurido. O Natal um smbolo de mudana, o nascimento de um novo ser, cuja me a humanidade e cujo pai Deus. Maria simboliza o feminino em ns, impregnado pelo esprito. Deus escolheu que Seu Filho nascesse em cada um de ns. S podemos ouvir os anjos (os pensamentos de Deus) numa atmosfera mental pura. O sonho da morte acaba quando recebemos a viso da verdadeira vida. Jesus em nossos coraes a verdade gravada em ns, o alfa e o mega, onde comeamos e onde vamos voltar. Nossas vidas unidas formam o corpo mstico de Cristo. Recuperar nosso lugar neste corpo voltar para casa. Encontramos nossa relao correta com Deus, com os outros e com ns mesmos. 8. PSCOA Criana ou luz, voc no sabe que a luz est em si prprio.

O nascimento desse Ser em ns nos faz entender que Ele o poder do universo, diante do qual a morte no tem poder algum. A ressurreio o smbolo da alegria, o sinal da total compreenso de que no temos mais falta de amor, venha ela de ns ou dos outros. Aceitar a ressurreio compreender que no precisamos mais esperar para sermos curados e inteiros. A mensagem da ressurreio que a crucificao nunca aconteceu, a no ser em nossas mentes. nossa interpretao dos acontecimentos que aprisionam nosso corao. O Paraso a transformao desses acontecimentos em nossa mente. O mundo fsico depois s acompanha. A ressurreio nosso despertar do sonho, nosso retorno ao pensamento correto e, assim, nossa salvao do inferno. Um Curso em Milagres um comeo e no um fim. Um caminho espiritual no nosso lar, uma estrada para l. O lar est dentro de ns e a cada momento escolhemos se descansamos l ou se brigamos com as experincias. Nosso terror verdadeiro o da redeno. Mas existe dentro de ns Aquele que conhece a verdade, a quem Deus deu a tarefa de superar o ego em conscincia, de superar o dio a ns mesmos. O Cristo no ataca o ego, Ele o transcende. Ele est em ns a todo momento, em cada circunstncia, a nossa esquerda e direita, frente e s costas, acima e abaixo de ns. Ele responde ao nosso menor convite. Com nossas preces O convidamos a entrar, Ele que j est l. Com preces, falamos com Deus. Com milagres, Ele nos responde.

You might also like