You are on page 1of 5

Ttulo: Pinquio s Avessas

Autor: Rubem Alves

Edio: 1 edio

Editora: Verus

Sinopse: Rubem Alves referncia no tema educao. Suas crnicas buscam levar o leitor reflexo sobre os aspectos conservadores que marcam o sistema educacional brasileiro. Neste livro o autor apresenta uma parbola que traz uma releitura da estria de um dos personagens infantis mais famosos do mundo. Focalizando a personagem Pinquio, Rubem Alves inverte a estria original, na qual o boneco de madeira comea a "virar gente" medida que vai escola. A partir do ponto de vista de um garoto em carne e osso, sonhador, esperto e cheio de vida o autor d um outro sentido estria, despertando pais e educadores para um novo olhar sobre a educao.

REFLEXO CRTICA O ttulo Pinquio s Avessas remete justamente ao conto infantil Pinquio, porm ele apresentado "s avessas" para p rovocar uma reflexo que cause mudanas significativas em favor de uma educao de qualidade em todos os sentidos, que preserve na criana ou em qualquer um, a capacidade de sonhar, de criar, de transformar, de se realizar. O livro aborda o sistema de educao brasileiro e seus problemas, primeiro constatando que visto como um perdedor aquele que no frequentar a escola, onde somente com o estudo a pessoa vai ser um cidado digno e um trabalhador mrito de respeito. Por outro lado, a mesma instituio que deveria educar, no lhe incentiva a adquirir o conhecimento emprico, que provm de tentativas, erros e acertos. L se enfatiza que estudar e aprender serve somente para tirar notas boas o suficiente para passar de ano, colocando valores arbitrrios para se medir o conhecimento. Isso sentido j na pr-escola, onde as crianas aprendem que at mesmo a diverso tem hora certa. O mtodo de ensino acaba submetendo essas crianas a regras que devem ser cumpridas em horrios pr-definidos. Hora para brincar, estudar, comer, beber, ir ao banheiro, perguntar, enfim uma infinidade de restries. A histria do livro enfatiza tambm que na escola ensinado aquilo que se deve estudar, e no incentiva o aluno a procurar o conhecimento. E que essa prtica deve ser sistemtica, seguindo uma linha de produo de ideias pr-definidas por pessoas inteligentes do governo. Cita tambm que todos devem aprender em um nico ritmo, sem se preocupar e respeitar as diferenas de cada aluno. Com a personagem Felipe o autor mostra essas problemticas do ensino, narrando o decorrer da vida desse menino que desde a pr-escola foi sendo moldado aos padres da sociedade, at se tornar um profissional padro, mais um simples trabalhador incapaz de formular opinio, que ir seguir regras ditadas.

Ele foi reprimido ao ponto de abandonar suas ideias prprias, deixandose levar a um cotidiano onde s se estuda o que se deve aprender, sem questionamentos, onde a busca por conhecimento irrelevante. Atravs de uma viso de uma personagem infantil, Rubem Alves nos apresenta as dificuldades e nos faz pensar em solues para resolver o problema educacional no Brasil. Estimulando a busca por um conhecimento muito maior do que somente o que ensinado nas instituies de ensino. As escolas e Universidades nos oferece um aprendizado essencial para tornar-se um profissional, mas devemos ir alm. Questionar, duvidar, procurar entender os porqus das coisas, adquirindo experincias, conhecimento de vida, e muito mais.

CONCLUSO

Dessa forma, percebemos a problemtica do sistema de educao e o quanto isso pode interferir na nossa vida. Como Felipe, que por ter que se moldar a um sistema automatizado acabou perdendo sua essncia de ser, que no condizia com o que a sociedade espera de ns. Porm, estamos to acostumados com esse modelo de educao que no paramos pra pensar nesses aspectos, e simplesmente nos enquadramos num sistema educacional rgido, conservador, antiquado. preciso que as escolas e os educadores incentivem os alunos a aprimorar a capacidade de buscar conhecimentos e articular ideias, para isso importante no s se preocupar em passar o conhecimento, mas em desafiar o aluno a produzir sua prpria compreenso do que vem sendo passado.

REFERNCIAS

ALVES, Rubem. Pinquio s avessas: uma estria sobre crianas e escolas para pais e professores. Campinas, SP: Verus Editora, 2005.

http://sobreeducacao.blogspot.com.br/2011/03/pinoquio-as-avessas.html

http://flaviaamazonas.blogspot.com.br/2006/04/pinquio-s-avessas-o-livro.html

http://www.skoob.com.br/livro/resenhas/68811

http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=1210

http://livraria.folha.com.br/catalogo/1088009/pinoquio-as-avessas

You might also like