You are on page 1of 12

INTRODUO

O aumento na utilizao de medicamentos genricos e similares deu um grande impulso no estudo da bioequivalncia, cujo o objetivo avaliar se as formulaes genricas e similares possuem o mesmo princpio ativoda formulao original, ou seja, que a nova droga tenha a mesma composio e eficcia dos medicamentos de referncia. Um dos parmetros farmacocinticos mais importantes a serem comparados em estudos de bioequivalncia a rea Sob a Curva de Concentrao plasmtica (ASC). Geralmente estas reas so obtidas atravs de aproximaes em que mtodos numricos so utilizados para estim-las. O estudo de bioquivalncia consiste em avaliar a concentrao do frmaco, ou droga presente em lquidos biolgicos coletados ao longo do tempo. Duas drogas diferentes ou duas formulaes de um determinada droga so consideradas bioequivalntes se apresentarem similar biodisponibilidade segundo limites clinicamente especificados. A biodisponibilidade representa a taxa e extenso de um princpio ativo na circulao, sendo o seu estudo obtido a partir das curvas de concentraes ao longo do tempo. A principal medida estudada neste contexto a rea sob a curva.

Integral
Os clculos relacionados a reas figuras planas regulares so de certa forma realizados facilmente, devido s frmulas matemticas existentes. No caso de figuras como o tringulo, quadrado, retngulo, trapzios,losanos, paralelogramo entre outras basta relacionarmos as frmulas figura e realizar os clculos necessrios. Algumas situaes exigem ferramentas auxiliares na obteno de reas, como exemplo as regies existentes sob uma curva. Para tais situaes utilizamos os clculos envolvendo as noes de integraes desenvolvidas por Isaac Newton e Leibniz. Podemos representar algebricamente uma curv no plano atravs de uma lei de formao chamada funo. A integral de uma funo de uma funo foi criada no intuito de determinar reas sobuma curva no plano cartesiano. Os clculos envolvendo integrais possuem diversas aplicaes. Observe a ilustraes a seguir:

Para calcular a rea da regio demarcada (S) utiliamos a integrada funo f na varivelx,entre o intervalo a e b:

A ideia principal desse expresso dividir a rea demarcada em infinitos retngulos, pos intuitivamente a integral de f(x) corresponde soma dos retngulos de altura f(x) e base dx, onde o produto de f(x) por dx corresponde rea de cada retngulo. A soma das reas infinitesimais fornecer a rea total da superfcia sob a curva.

Ao resolvermos a integral entre os limites a e b, teremos como resultado a seguinte expresso:

Mtodos de Aproximao da ASC


rea sob a curva de concentrao rea sob a curva de concentrao obtida atravs de mtodos numricos e o mais utilizado o mtodo dos trapzios devido a sua simplicidade. Sejam C0, C1,....,Ck, as concentraes obtidas em um experimento para os tempos de coleta 0, t1,.....,tk, respectivamente. Utilizando-se o mtodo da regra dos trapzios para cada um dos intervalos [t0, t1],[t1, t2], ...., [ tk-1, tk] ajusta-se uma reta para os pontos (ti - 1, Ci - 1) e (ti,Ci) conforme apresentado Figura 1

A priori, encontra-se o coeficiente de inclinao da reta dado por:

e o mesmo, substitudo a seguir, para encontrar a equao completa da reta:

Atravs de manipulaes algbricas, apresentada conforme equao (1) onde:

equao

completa

da

reta

A integrao da reta C e (1), de ti - 1 a ti, retorna a rea sob a reta neste intervalo, o que equivale a rea de um trapzio delimitado pelos pontos (ti - 1, Ci - 1) e (ti, Ci). Assim:

pode ser reescrita em duas integrais

tornando-se uma integral simples de ser resolvida que resulta na equao (2).

Portanto, ASC de 0 tk, denotada por ASC, obtida conforme equao (3).

Uma outra forma de se obter a equao (2) fazendo uma analogia rea de um trapzio que dada pela equao (4).

onde B e b so os comprimentos da base maior e menor, respectivamente do trapzio e h a sua altura conforme a Figura 2.

Segundo o Manual de boas prticas em biodisponibilidade importante ressaltar que a ocorrncia de alguns valores faltantes e/ou valores inesperados na curva de concentrao, geralmente no acarretar umgrande impacto no clculo da ASC. Por outro lado, se esses valores forem relativos aos ltimos pontos da curva, como por exemplo tk, a estimativa de ASC pode vir a ter um vis. Com a Resoluo n 896, de 29 de maio de 2003, a ANVISA regulamentou que em um estudo de bioequivalncia,no sero aceitos conjuntos de dados com falta de mais de 10% dos valores das concentraes sanguneas do frmaco, para cada voluntrio, em um estudo de bioequivalncia.

Exemplo 1: Clculo da rea sob a curva de concentrao A partir dos dados hipotticos do primeiro voluntrio, no primeiro perodo, no primeiro perodo, apresentados no Manual de boas prticas em biodisponibilidade (ANVISA, 2002), tomou-se as concentraes do frmaco dada em (ng/ml) nos respectivos tempos apresentados na Tabela 1 e calculouse as estimativas da rea dos trapzios. Os resultados tambm so apresentados na Tabela 1.

Exemplo 2: Clculo da rea sob a curva de concentrao - dados faltantes

Como forma de ilustrar a questo de dados faltantes em um conjunto de dados para um estudo de bioequivalncia, considera-se os dados hipotticos de um voluntrio, em um perodo, apresentados na Tabela 2, de um determinado frmaco, com a sua rea calculada considerando todos os valores das concentraes.

Quando retirada a concentao referente ao tempo de 24 horas a ASC resultante foi de 211.095 (ng/ml), ou seja, 0.92 (ng/ml) maior que a rea quando considerados todos os dados. Agora, excluindo a ltima concentrao, ASC resultante foi de 208.495 (ng/ml), diferindo em 1.68(ng/ml) da rea calclada quando todas as concentrao foram consideradas, o que ilustra a afirmao de que a ocorrncia de alguns valores faltantes relativos aos ltimos pontos da curva, como por exemplo tk, podem vir a estimar ASC de forma viesada.

Mtodo dos Trapzios Log-Linear Considerando que C0, C1,....,Ck so as concetraes obtidas nos tempos t0,

t1,....,tk, omtodo dos trapzios logo-linear calculada a ASC entre Ci - Ci-1 versus (ti - ti -1) a partir da seguinte equao:

e para todos os pontos a ASC de 0 a tk, denotadapor ASC (II), obtida a partir de:

Mtodo de Langrage Polinomial Diferentemente dos mtodos dos trapzios que tem como ponto forte a simplicidade de implementao a aproximao pelo Mtodo de Lagrange Polinomial bem mais complexa. Para esta aproximao, um conjunto dos 4 pontos mais prximos so considerados, a saber:

em que ai;bi;ci e di so os coeficientes do mtodos a serem estimados. A ASC pelo Mtodo de Lagrange calculada ento a partir da equao:

e somando tem-se:

tem-se a estimativa da rea sob a curva de concentrao de 0 a tk.

Mtodo Purve Este mtodo combina o mtodo log-trapezoidal com uma parbola que passa pela origem. A ideia bsica aproximar a primeira fase da absoro por uma parbola e aps o pico, o decaimento por uma reta. Este mtodo foi introduzido por Laud e Gallo (1996) e sua equao pode ser representada por

em que a primeira parte (Ct) refere-se a parbola e a segunda parte ( dt) a reta. A rea sob a curva de concentrao desta funo pode ser calculada a partir da resoluo de integrais definidas e ser denotada por ASC (IV) nos resultados.

Resultados
Para que os mtodos apresentados possa ser comparados, foram obtidos valores exatos de ASC calculadas a partir do modelo paramtrico comportamental gama, apresentado em Weiss (1983) e dado por:

em que t so os tempos em que as concentraes plasmticas so obtidas, a um parmetro associado ao pico da curva, b um parmetro associado a eliminao da droga no organismo ou decaimento da curva e A uma constante. Para a simulao dos dados A foi fixado em 50 e o conjunto de valores para t foi fixado a partir de alguns pontos observados em estudos de bioequivalncia tais como:

Para os parmetros a e b foi construdo um grid de pontos, fixando valores para a e alternando valores para b conforme o esquema a seguir:

A gerao dos dados e a implementao dos 4 mtodos de aproximao propostos para o clculo de ASC foram realizados a partir do software R. Na

Figura 1 so apresentados grficos de Bland-Altman (BLAND; ALTMAN, 1986) que comparam ponto a ponto a ASC exata com a ASC(j) aproximada por cada um dos mtodos descritos anteriormente.

Nos grficos apresentados na figura 1 podemos constatar que os mtodos I, II e IV tendem a superestimar as aproximaes para menores valores de ASC e subestimar para maiores valores de ASC. J o mtodo III superestima a aproximao para todos os valores de ASC considerados. Graficamente, o mtodo dos trapzios log-linear apresenta uma melhor aproximao, seguido dos mtodos de trapzio e Purve. Calculando o coeficiente de Lin (LIN, 1989) tem-se valores em torno de 0.99 para todos os mtodos, o que indica uma boa aproximao em todas as situaes. O erro quadrtico mdico (EQM) ponderado pela ASC apresentado a seguir tambm mostrou-se favorvel ao mtodo log-linar trapezoidal.

CONSIDERAES FINAIS

Dos resultados apresentados na seo anterior importante considerar que o mtodo dos trapzios log-linear, que nesta situao melhor adaptou-se quando comparado aos demais, tem excelente aproximao quando os dados seguem distribuio aproximadamente exponencial. Como os dados foram gerados a partir de um modelo terico comportamental gama que tem a distribuio exponencial como caso particular, tal eficcia era esperada. Quanto aos demais mtodos, os mesmos se comportaram de forma parecida e, neste caso, importante ressaltar o mtodo dos trapzios que apesar de sua simplicidade, concorreu com a mesma qualidade nas aproximaes que mtodos mais elaborados. Os clculos da ASC para dados reais de bioquivalncia poderiam ser realizados atravs destes todos a fim de verificar possveis discrepncias na ASC destes que venham interferir na concluso ou no de bioequivalncia, principalmente nos problemas que o intervalo calculado para a diferena entre a ASC de dois frmacos distintos ficam prximos dos limites de bioequivalncia.

Referncias
http://www.ime.unicamp.br/sinape/sites/default/files/souzarm_versao_1.pdf http://www.sbmac.org.br/eventos/cnmac/xxix_cnmac/PDF/425.pdf http://www.brasilescola.com/matematica/area-sob-uma-curva.htm http://www.des.uem.br/uploads/trabalhos_conclusao/1124193325.pdf

You might also like