You are on page 1of 19

FUNDAO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR - FUNECE Comisso Executiva do Vestibular CEV - VESTIBULAR 2010.

1
LOCAL DE PROVA

ESPANHOL

RG
ASSINATURA DO CANDIDATO

1a FASE: PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

RESERVADO

29 de novembro de 2009
DURAO: 04 HORAS INCIO: 09h 00min TRMINO: 13h 00min

Leia com ateno todas as instrues abaixo


01. Para fazer sua prova, voc est recebendo um caderno, contendo 60 (sessenta) questes de mltipla escolha, numeradas de 01 a 60, cada uma apresentando um enunciado seguido de 4 (quatro) alternativas, das quais somente uma a correta. 02. O tempo de durao desta prova de 4 (quatro) horas, nele includo o tempo necessrio para a realizao de todos os procedimentos realizados em sala e o preenchimento do Carto de Registro Grafolgico e do CartoResposta. 03. Os cadernos de provas contm as mesmas questes e alternativas de respostas, mas, por medida de SEGURANA, a ordem em que estas aparecem pode variar de caderno para caderno. 04. Com nfase na SEGURANA para o candidato e em virtude de razes logsticas e operacionais, o caderno de prova deve ser, necessariamente, assinado no local indicado. 05. Tambm por questo de segurana, voc receber o Carto de Registro Grafolgico e quando solicitado pelo fiscal, escreva no espao apropriado deste Carto, nas duas formas indicadas, a seguinte frase:

A q u em s a b e es p er a r , o tem p o ab r e a s p o r t a s .
06. Examine se o seu caderno de prova est completo ou se h falhas ou imperfeies grficas que causem qualquer dvida. A CEV poder no aceitar reclamaes aps 30 minutos do incio da prova. 07. Decorrido o tempo determinado pela CEV, ser distribudo o carto-resposta, o qual ser o nico documento vlido para a correo da prova. Ao receb-lo, verifique se o seu nome e o nmero de sua inscrio esto corretos. Reclame imediatamente, se houver discrepncia. 08. Assine o carto-resposta no espao reservado no cabealho, no amassando-o nem dobrando-o para que o mesmo no seja rejeitado pela leitora ptica, pois no haver substituio do carto-resposta. 09. Marque suas respostas pintando completamente o quadradinho correspondente alternativa de sua opo com caneta de tinta azul ou preta; assim: . vedado o uso de qualquer outro material para marcao das respostas. 10. Ser anulada a resposta que contiver emenda ou rasura, a que apresentar mais de uma alternativa assinalada por questo, ou, ainda, aquela que, devido marcao, no seja identificada pela leitora, uma vez que a correo da prova se d por meio eletrnico. 11. Qualquer forma de comunicao entre candidatos implicar em eliminao do Certame. 12. No ser permitido ao candidato, durante a realizao da prova, portar: armas; aparelhos eletrnicos de qualquer natureza; bolsas; livros, jornais ou impressos em geral; bons, chapus, leno de cabelo, bandanas ou outros objetos que impeam a visualizao completa das orelhas. 13. vedado o uso de telefone celular ou de qualquer outro meio de comunicao. O candidato que for flagrado portando aparelho celular, durante o perodo de realizao da prova, ou, ainda, aquele candidato cujo aparelho celular tocar, mesmo estando embaixo da carteira, se identificado, ser, sumariamente, eliminado do Vestibular. 14. O candidato, ao sair da sala, dever entregar, definitivamente, seu caderno de prova e o carto-resposta devidamente assinados, devendo, ainda, assinar a folha de presena. 15. proibido copiar suas respostas em papel, em qualquer outro material, na sua roupa ou em qualquer parte de seu corpo. No entanto, sua grade de respostas estar disponvel na pgina da CEV/UECE (www.uece.br), a partir das 17 horas do dia 03 de dezembro de 2009. O gabarito preliminar e as questes desta prova estaro disponveis na pgina da CEV (www.uece.br), a partir das 16 horas do dia 29 de novembro de 2009. 16. O candidato poder interpor recurso administrativo contra o gabarito oficial preliminar, a formulao ou o contedo de questo da prova. O prazo de recursos se inicia no dia 30/11/2009, s 8 horas, e finda s 17 horas do dia 01/12/2009 e os mesmos devero ser dirigidos ao Presidente da CEV/UECE e entregues no Protocolo Geral da UECE, no Campus do Itaperi, Av. Paranjana, 1700, no horrio das 08 s 12 horas e das 13 s 17 horas.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2010.1 1a FASE 29 de novembro de

2009

Esta Prova Contm 60 (sessenta) questes, todas com 4 (quatro) alternativas, assim distribudas: Lngua Portuguesa (14 questes: 01-14), Matemtica (10 questes: 15-24), Histria (06 questes: 25-30), Geografia (06 questes: 31-36), Fsica (06 questes: 37-42), Qumica (06 questes: 43-48), Biologia (06 questes: 49-54), Lngua Estrangeira (06 questes: 55-60). Verifique se o caderno de prova est completo e legvel. Qualquer imperfeio comunique, IMEDIATAMENTE, ao fiscal de sala.

Marque seu carto-resposta, pintando completamente o quadrinho correspondente sua resposta, conforme o modelo:

LNGUA PORTUGUESA
Texto 1

Pssaros
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 Voando em formao semelhante a um arco, pssaros seguem rumo ao horizonte num cu de entardecer. Apelo irresistvel atrai esses migrantes que, para a Cincia, vo em busca da sobrevivncia to logo se manifestam os sinais de escassez de alimento e de mudanas no clima. Mesmo correndo riscos extraordinrios e despendendo alto custo energtico, bandos e manadas se pem a caminho quando chegado o momento. No incomodam, no desacatam, no resistem, no agridem. Silenciosamente e obedientes ao instinto, que a sabedoria dos bichos, batem em retirada sem que nos demos conta de sua ausncia. Migrantes rumo eternidade, nossa peregrinao no majestosa como a dos animais terrestres, nem silenciosa como a dos pssaros. Distramo-nos pela caminhada, perdemo-nos em conflitos. Em surpreendente compulso, aceleramos o carro para ver o pedestre que atravessa a rua, fora da faixa ou dentro dela, se assustar e correr. Desprezamos nossos velhos, seguimos aniquilando nosso habitat e abatendo silenciosos parceiros de migrao. Em nome do nosso egosmo e de nossas ambies, deixamo-nos guiar pelo instinto de um individualismo suicida. Se de um lado, para ns ausncia que di a que nos deixa incompletos, de outro seguimos tentando preencher o vazio de alguma dor com a largueza de nossos sonhos. Tantas vezes incapazes de conter a expanso avassaladora do ego, somos levados a crer que a vida nossa migrao s vale a pena se chegarmos sempre na frente, vencedores de uma corrida onde ganham os que furam fila no cinema, os que praticam a rapinagem com o dinheiro pblico, os que manipulam covardemente a

43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72

boa f de seus iguais. Por isso no h tempo a perder com parceiros de caminhada ultrapassados pela nossa ambio. Solidariedade, s negociada. Pobres de ns, solitrios migrantes para quem o nomadismo - j se disse - o outro nome da liberdade. Ruidosos e desengonados, vamos em frente agitando asas feitas de iluso. Queremos descobrir, como na letra da cano, onde os ventos morrem e para onde vo as estrias. Mais que isto, nossa meta est mais alm: fincar no infinito a nossa bandeira e, se possvel, nos transformamos (sic) em donos da histria. Apesar de tudo, fica no ar a sensao de que pssaros migrantes so mais sbios em sua simplicidade. Um tero de todas as espcies catalogadas bate em retirada a cada ano e, destes, metade morre ou permanece no exlio, enquanto a outra metade retorna ao local de origem. Misso cumprida, a vida se renova. Quanto a sonhos, tambm os pssaros os tm, encantadoramente singelos. Segundo publicou a revista Science, pesquisadores de Chicago concluram, aps estudos realizados com determinada espcie, que os pssaros sonham com seus cantos.

Eduardo Lara Resende. (www.conexaomaringa.com)

QUESTES

01.
De difcil caracterizao, a crnica pode, s vezes, confundir-se com o conto, mas pode, tambm, como no caso do texto Pssaros, de Eduardo Lara Resende, apresentar-se com caractersticas prprias, identificveis primeira leitura.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2010.1 1a FASE 29 de novembro de

2009

Assinale a alternativa em que todas as caractersticas so prprias do gnero crnica e se encontram presentes em Pssaros. A) Abordagem de um fato habitual; viso pessoal e subjetiva desse fato; tendncia para o lirismo; predominncia do poder de recriao da realidade sobre a capacidade de mera transcrio dessa mesma realidade. B) Confisso de uma realidade interior; viso pessoal e subjetiva dessa realidade; tendncia para a caracterizao do ambiente; predominncia do poder de recriao da realidade sobre a capacidade de mera transcrio dessa mesma realidade. C) Abordagem de um fato do cotidiano; viso pessoal e subjetiva desse fato; introduo de elementos narrativos; predominncia do poder de recriao da realidade sobre a capacidade de mera transcrio dessa mesma realidade. D) Abordagem de um fato do cotidiano; viso objetiva e crtica desse fato; tendncia para o realismo; predominncia do poder de mera transcrio da realidade sobre a capacidade de recriao dessa mesma realidade.

C) Proposio I: pargrafos 1 e 2; Proposio II: pargrafos 3, 4 e 5; Concluso: pargrafo 6. D) Proposio I: pargrafo 1; Proposio II: pargrafos 2, 3, 4 e 5; Concluso: pargrafo 6.

03.
Escolha a opo que expressa a analogia na qual se fundamenta a crnica. A) As migraes dos pssaros e os xodos humanos. B) As migraes dos pssaros e a vida dos homens. C) O instinto dos pssaros e a vida dos homens. D) O instinto dos pssaros e o instinto dos homens.

04.
Atentando para a relao que se estabelece no texto entre a migrao dos homens e a dos pssaros, considere as seguintes afirmaes: I. A diferena fundamental entre essas duas migraes est no objetivo final de cada grupo. II. Os migrantes humanos so movidos pelo individualismo e pela ambio, enquanto os animais so levados pelo instinto da sobrevivncia. III. Conclui-se que a relao estabelecida pelo homem entre nomadismo e liberdade intrinsecamente falsa. Est correto o que se afirma A) apenas em I.

02.
No texto, o autor desenvolve um raciocnio lgico, partindo de duas proposies (premissas) para chegar a uma concluso. Proposio I: A migrao dos pssaros, silenciosa, calma, sem agresso, provocada pela necessidade. Proposio II: A migrao dos homens marcada pelo barulho, pela ambio e pela crueldade. Concluso: Os pssaros migrantes so mais sbios do que os homens em sua caminhada pela vida. Assinale a opo que aponta, no texto, a localizao correta das proposies I e II e da concluso. A) Proposio I: pargrafo 1; Proposio II: pargrafos 2 e 3; Concluso: pargrafos 4, 5 e 6. B) Proposio I: pargrafo 1; Proposio II: pargrafos 2, 3 e 4; Concluso: pargrafos 5 e 6.

B) apenas em I e II. C) apenas em II e III. D) em I, II e III.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2010.1 1a FASE 29 de novembro de

2009

05.
Considere a expresso do texto migrantes rumo eternidade (linha 17), a partir da qual se fazem as seguintes proposies. I. O homem no um ser formado apenas de matria. II. No se encontra na Terra o fim da caminhada humana. III. O homem no se satisfaz com sua dimenso temporal. correto o que se diz A) apenas em I e II. B) apenas em II e III. C) em I, II e III. D) apenas em I e III.

I. entre Mesmo correndo riscos extraordinrios e despendendo alto custo energtico e bandos e manadas se pem a caminho quando chegado o momento. No incomodam, no desacatam, no resistem, no agridem. Silenciosamente e obedientes ao instinto, que a sabedoria dos bichos, batem em retirada sem que nos demos conta de sua ausncia, h uma relao de causa e efeito. II. obedientes (ao instinto) relaciona-se sintaticamente a bandos e manadas (linha 9 e 10). III. a orao Que a sabedoria dos bichos tem carter acessrio, secundrio, meramente explicativo. correto o que se diz A) apenas em I. B) apenas em III. C) apenas em II e III. D) apenas em I e III.

06.
Assinale a opo em que todas as caractersticas apresentadas so atribudas, no texto, tanto s aves como aos homens. A) migrantes, instintivos, obedientes; B) migrantes, ruidosos, solitrios; C) migrantes, silenciosos, compulsivos; D) migrantes, sbios, sonhadores. A) Nos dois trechos o travesso assinala uma informao intercalada. B) Em ambos os trechos, os travesses poderiam ser substitudos por vrgulas.

08.
Assinale a afirmao INCORRETA sobre o emprego dos travesses, em somos levados a crer que a vida - nossa migrao - s vale a pena se chegarmos sempre na frente (linhas 3639) e em Pobres de ns, solitrios migrantes para quem o nomadismo - j se disse - o outro nome da liberdade (linhas 48-49).

07.
Entre as linhas 7 e 16, l-se o seguinte trecho: Mesmo correndo riscos extraordinrios e despendendo alto custo energtico, bandos e manadas se pem a caminho quando chegado o momento. No incomodam, no desacatam, no resistem, no agridem. Silenciosamente e obedientes ao instinto, que a sabedoria dos bichos, batem em retirada sem que nos demos conta de sua ausncia. Considerando as relaes sinttico-semnticas entre os elementos frasais, pode-se afirmar que

C) O ponto e vrgula poderia substituir os travesses nesses trechos. D) Tambm os parnteses poderiam ser usados nas duas situaes.

09.
Sobre o uso dos elementos referenciais, assinale com V ou F, conforme as assertivas sejam verdadeiras ou falsas.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2010.1 1a FASE 29 de novembro de

2009

( ) O termo pssaros (linha 2) introduz um referente que retomado e transformado pela expresso esses migrantes (linha 4). ( ) A expresso (d)os bandos e manadas (linhas 910), que remete a pssaros (linha 2) e introduz um novo referente, retomada pelo termo genrico (d)os bichos (linha 14). ( ) O elemento referencial a vida (linha 37), foi antecipado metaforicamente, no texto, por a rua (linha 24) e por nosso habitat (linha 26). ( ) Em apesar de tudo (linha 58) a expresso referencial tudo tem um referente pontual, isto , pode-se indicar um termo especfico para o qual ela aponta. A sequncia correta de cima para baixo a seguinte: A) V, F, V, F B) V, V, F, V C) V, V, F, F D) F, V, F, F

Texto 2 Bero esplndido

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45

Palco da final de 1950, o estdio do Maracan ser reformado para abrigar mais uma vez, 64 anos depois, o maior espetculo do futebol! O presidente da CBF j avisou: os locais de abertura e final da Copa do Mundo do Brasil, em 2014, s sero definidos aps o torneio do ano que vem, na frica do Sul. Mas no restam dvidas: o jogo que decidir quem fica com a taa ser no Maracan. O maior e mais romntico estdio do pas, alis, foi construdo justamente para a Copa de 50. Foi nele que quase 200 mil pessoas assistiram ao Brasil perder a final por 2 a 1 do Uruguai. Sua histria havia comeado dois anos antes, quando o ento presidente Eurico Gaspar Dutra decidiu investir em um estdio gigante para sediar a 4 edio da Copa do Mundo, idealizado para receber cerca de 165 mil pessoas - hoje sua capacidade oficial de aproximadamente 90 mil pessoas. Apesar de ser conhecido mundialmente por Maracan uma palavra de origem tupi, que faz meno ao som de chocalho emitido pelo papagaio Maracanguau o estdio oficialmente se chama Mrio Filho. A modernizao do "templo do futebol" (como muitos gostam de definir) e a adequao s atuais exigncias da Fifa sero feitas atravs de uma parceria pblicoprivada. Segundo a prefeitura do Rio de Janeiro, o edital de privatizao do estdio deve sair at o fim deste ms. No fim do ano, o projeto de reforma vencedor, assim como a nova administradora do estdio, j devem ser conhecidos publicamente. O aumento no nmero de vagas de estacionamento e a melhoria nos banheiros e nas acomodaes esto entre os pedidos da Fifa, que determinou que as obras tenham incio em fevereiro de 2010, com previso de entrega para dezembro de 2012.

10.
Sobre o fenmeno da crase ocorrido no seguinte trecho - Migrantes rumo eternidade, nossa peregrinao no majestosa (linhas 17) , assinale o nico comentrio INCORRETO. A) H crase, porque se contrai o a preposio exigido pelo substantivo masculino rumo, com o artigo a, aceito pelo substantivo feminino eternidade. B) Se a expresso fosse Migrantes rumo a toda a eternidade, nossa peregrinao no majestosa, no haveria crase porque faltaria o artigo. C) Caso a construo fosse Migrantes rumo quela eternidade, nossa peregrinao no majestosa, haveria crase, pois a contrao se daria entre a preposio a, exigida pelo substantivo rumo, e o a inicial de aquela. D) Se, porm, tivssemos Migrantes rumo quele porto, nossa peregrinao no majestosa, no se justificaria a crase, j que porto substantivo masculino e aquele um pronome masculino, palavras que no aceitam o artigo a.

(Marcos Diego Nogueira. Revista Voo


Livre. Adaptao)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2010.1 1a FASE 29 de novembro de

2009

indica a introduo de uma informao paralela.

11.
O ttulo da crnica Bero esplndido ecoa, em um trabalho de intertextualizao, o hino nacional brasileiro. Essa expresso I. refora o sentimento patritico do brasileiro quando se trata de futebol. II. ironiza o patriotismo exagerado do brasileiro, quando se discute futebol. III. enfatiza a grandiosidade e a beleza do Estdio do Maracan. Est correto o que se afirma A) apenas em I B) apenas em II C) apenas em III D) apenas em I e III

C) A expresso O maior e mais romntico estdio do pas (linhas 1112) expressa somente informaes objetivas. D) Em j avisou (linha 5), o operador argumentativo j refora a idia de que a final da Copa ser no Maracan.

14.
Sobre a forma verbal composta havia comeado (linha 16), assinale V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma. ( ) Expressa anterioridade em relao a foi construdo. ( ) Pode ser substituda por comeou, sem alterao de sentido. ( ) Em linguagem formal, seria substituda pela forma simples comeara. ( ) Poderia ter o verbo auxiliar haver substitudo por ser, no mesmo tempo. A sequncia correta de cima para baixo a seguinte: A) V, F, V, F B) V, V, F, V C) F, V, F, V D) F, F, V, V

12.
As linhas iniciais do texto 2 (linhas 1-4) compem o que em linguagem jornalstica se conhece como lide: parte introdutria de uma matria, na qual se procura apresentar o fato, objetiva e sinteticamente. Pelo lide, fica-se sabendo o essencial do texto. Orientando-se por esse elemento inicial, marque a opo que indica os pargrafos que trazem a essncia da matria: A) Pargrafos 1, 2, 3 e 6. B) Pargrafos 2, 3 e 4. C) Pargrafos 1, 5 e 6. D) Pargrafos 1, 3 e 6.

MATEMTICA

13.
As afirmaes abaixo tecem consideraes sobre os pargrafos 2, 3 e 4 que vo da linha 11 linha 29, do texto 2. Sobre esse trecho marque a considerao correta. A) Os pargrafos 2, 3 e 4, ao focalizar o histrico do Maracan, tornam-se essenciais para o entendimento da idia principal do texto. B) O vocbulo alis, (linha 12) pode ser substitudo por diga-se a propsito e

15.
Os subconjuntos P, X e Y do conjunto N dos nmeros naturais so dados por: P = {nmeros primos}, X = {mltiplos de 2} e Y = {mltiplos de 3}. Podemos afirmar corretamente que A) P

X Y = N

B) P X Y C) X D) X

N P N-P

Y Y

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2010.1 1a FASE 29 de novembro de

2009

RASCUNHO

16.
Marque a alternativa que indica a quantidade de dgitos que tem o nmero representado pela soma 9 + 9.10 + 9.10 + 9.10 + ... + 9.10 A) 2009 B) 2010 C) 2011 D) 2012
2 3 2010

17.
O tringulo eqiltero XOZ exterior ao quadrado XOVW. A medida do ngulo WZ A) 75 B) 90
0
0 0

C) 105 D) 115

18.
O conjunto A formado por trs nmeros inteiros positivos cujo maior cinco vezes o menor e a mdia aritmtica entre estes nmeros 10. Quantos de tais conjuntos existem? A) 2 B) 3 C) 4 D) 5

19.
O nmero real positivo p que uma das razes da equao x - x 1 = 0 denominado de nmero de ouro. O quadrado do nmero de ouro, isto , o valor de p , igual a A) 1,5 +
5 2 5 2 5 3 5 3
2 2

B) 2,5 +

C) 1,5 +

D) 2,5 +

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2010.1 1a FASE 29 de novembro de

2009

RASCUNHO

20.
Sejam f , g : R R funes definidas por

f(x) = 2x e g(x) = 5 x - x . Se a interseo entre o grfico de f e o grfico de g o conjunto { P, Q}, ento a distncia entre os pontos P e Q
A)
B) C) D) 5 2 u. c . 5 5 u.c . 3 2 u. c . 3 5 u. c .

21.
Considere, no plano, um tringulo equiltero cujos vrtices so tambm vrtices de um hexgono regular. Se a medida do lado do hexgono 2m, a rea da regio interior ao hexgono e exterior ao tringulo A) B) 2 C) 3 D) 4

3 3 3 3

m m m

22.
O nmero de arestas de uma pirmide que tem 12 faces A) B) C) D) 14 16 18 22

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2010.1 1a FASE 29 de novembro de

2009

23.
A rea da regio limitada pelos eixos coordenados, pela reta x = 2 e pelo grfico da funo

Surpreender a todos no por ser extico Mas pelo fato de ter sempre estado oculto quando ter sido bvio. ( Um ndio Caetano Veloso).
Aps a leitura do texto acima, marque a alternativa verdadeira no que tange sociedade indgena no Brasil A) Os indgenas aqui encontrados pelos europeus falavam o mesmo dialeto e formavam uma nica e homognea nao. B) A diviso do trabalho baseava-se na idade e na posio que o indgena ocupava no mbito daquela sociedade. C) O fruto da caa, da pesca e das atividades que realizavam coletivamente era dividido de acordo com as necessidades de cada um. D) As vrias naes indgenas no Brasil j tm reconhecida sua identidade e posse de suas terras pelo estado brasileiro.

f:R

R , f (x) = 2

A) igual a 6 u. a. B) igual a 5 u. a. C) menor do que 5 u.a. D) maior do que 6 u. a.

24.
P=

Considere as matrizes M =

2 4 . Se a matriz
2

1 1 1 1 e x1 = soluo da x2

equao matricial M.X = P ento o valor de

x1 + x 2 :
A) 4 B) 6 C) 8 D) 10

26.
Tivemos nossas guerras de independncia, s que no para realiz-la, mas, sim para sustent-la. Fonte: FRANCES, Daniel. Histria do Brasil. Fortaleza: Premius, 2004, p 187.
A partir da frase anterior, entende-se que a independncia brasileira de 1822, representou:

HISTRIA

25.
Leia atentamente o fragmento abaixo:

A) Uma ruptura completa com a metrpole colonizadora e a vitria dos grupos defensores da Repblica no Brasil. B) Um ato poltico-administrativo, porm, na prtica a continuidade da ordem econmica e social. C) A ruptura da ordem econmica com a abolio da escravatura e o fim da estrutura do latifndio. D) A diminuio radical dos desnveis socioeconmicos herdados do perodo colonial.

Um ndio descer de uma estrela colorida, brilhante De uma estrela que vir numa velocidade estonteante E pousar no hemisfrio sul da Amrica num claro instante Depois de exterminada a ltima nao indgena (...) e aquilo que nesse momento se revelar aos povos
9

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2010.1 1a FASE 29 de novembro de

2009

negociaes estabelecidas no final da Segunda Guerra Mundial.

27.
As aes efetivas no sentido de modernizar as elites polticas nordestinas tem seu ponto alto na dcada de 1950 com a criao de instituies responsveis por uma poltica de modernizao conservadora na regio. Fonte: PARENTE, Josnio. O Cear e a Modernidade. In PARENTE, Josnio e ARRUDA, Jos Maria. A Era Jereissati: Modernidade e Mito. Fortaleza: Edies Demcrito Rocha, 2002, p 125
Podem estar relacionadas com a modernizao de que fala o texto, as seguintes instituies: I. Banco do Nordeste (BNB). II.Superintendncia do Desenvolvimento Econmico do Nordeste (SUDENE). III. Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). correto o que se afirma A) Apenas em I e II. B) Apenas em II e III. C) Em I, II e III. D) Apenas em III.

D) Berlim sempre teve uma arquitetura requintada e a construo do muro visou aprimorar o equilbrio paisagstico.

29.
As idias reformistas de Martinho Lutero foram divulgadas na Europa e reformuladas por alguns de seus seguidores, por exemplo, Joo Calvino (1509-1564), que props novos princpios, ampliando a doutrina luterana. Sobre Calvinismo, assinale a alternativa correta: A) A doutrina calvinista comeou com a traduo da Bblia para o alemo, em linguagem simples e clara, resumindo tudo aquilo em que um cristo deve acreditar, e tudo aquilo que ele deve praticar e viver . B) As idias calvinistas refutavam as propostas defendidas por Lutero e lutaram contra a implantao do Luteranismo. C) O Calvinismo defendeu a livre interpretao da bblia, a negao ao culto dos santos e da Virgem, autoridade do papa e justificativa das atividades econmicas at ento condenadas pela Igreja. D) As ideias de Calvino complementaram as de Lutero, e ambas unidas implantaram o Luteranismo na Alemanha.

28.
O muro de Berlim, um monumento de concreto protegido e vigiado militarmente, foi construdo pelos soviticos em agosto de 1961. Dividiu a cidade ao meio e, tambm separou vrias famlias, amigos e conhecidos que moravam prximos. Sobre a construo do muro, assinale a alternativa correta: A) As despesas com a construo do muro de Berlim foram divididas a entre a Unio Sovitica e a Alemanha aps o final da Segunda Guerra Mundial. B) O muro de Berlim tornou-se o smbolo da Guerra Fria e visava separar o lado oriental de Berlim de sua parte ocidental e capitalista. C) A construo do muro na cidade de Berlim no foi conseqncia das

30.
Francisco Bernardone nasceu (1181 ou 1182) em Assis na Itlia e ficou conhecido como Francisco de Assis. Filho de comerciantes mudou o conceito de santidade e devoo e, do mesmo modo, a atitude da Igreja e dos leigos em relao ao sagrado, na virada do sculo XII para o sculo XIII. Sobre o perodo em que Francisco de Assis viveu, correto afirmar que se trata A) da Idade Moderna, fase de ascenso do Capitalismo e reorganizao da vida urbana na Europa. B) da Idade Mdia que, sob o sistema feudal, foi uma fase de renovao da sociedade e suas tradies. C) da virada do sculo XII para o sculo XIII que indica o fim do mundo antigo com a vitria do Cristianismo sobre o paganismo.

10

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2010.1 1a FASE 29 de novembro de

2009

D) do Renascimento com o retorno aos valores e costumes clssicos, porm com a perspectiva crist.

Assinale a opo que traz informaes corretas sobre pases componentes do BRIC: A) Brasil, Rssia, Iugoslvia e Canad so os pases que compem o bloco econmico chamado BRIC. B) O bloco econmico formado por Brasil Rssia, ndia e China, constitui-se de pases que possuem a mesma situao econmica e poltica, mas ndices de desenvolvimento diferentes. pases tm economias C) Esses estabilizadas recentemente; situao poltica estvel; diminuio, embora lenta, das desigualdades sociais e nveis de produo e exportao em crescimento.. D) Segundo previso do banco de investimentos Goldman Sachs, at o ano de 2050, as economias dos pases membros do BRIC, juntas, ainda no superaro as economias dos seis pases mais ricos do mundo atualmente, (Estados Unidos, Japo, Alemanha, Reino Unido, Frana e Itlia).

GEOGRAFIA

31.
A desertificao um processo que conduz degradao irreversvel dos solos, da biomassa e dos recursos naturais renovveis, em geral. Sobre esse processo assinale a afirmao FALSA : A) A desertificao, no Brasil, tem afetado principalmente reas do semirido nordestino. B) Apesar da expanso desse processo no semi-rido do Nordeste, no tem ocorrido desorganizao dos sistemas produtivos do campo que motivam o xodo rural. C) A desertificao resulta da expanso de ambientes desrticos fora dos desertos. D) O processo de desertificao implica o surgimento brusco, nos ecossistemas semi-ridos e submidos, de processos erosivos que so prprios dos desertos.

33.
Dados sobre cotas hipsomtricas, curvas de nvel, gnese das formas de relevo e declividades so registradas nos mapas: A) Pedolgicos B) Geolgicos

32.
BRIC um termo utilizado para referenciar um grupo de pases que, embora distintos, possuem caractersticas comuns e tm a cada ano uma importncia estratgica cada vez maior, como se pode comprovar no excerto a seguir:

C) Geomorfolgicos D) Hidrogeolgicos

34.
O desenvolvimento das primeiras vilas e cidades no Cear foi um processo relativamente lento. Estas por sua vez tinham dentre os seus objetivos a implantao e implementao de atividades administrativas, militares e religiososas. Sobre esse processo evolutivo de construo do espao cearense considere as seguintes proposies I Muitos povoados foram originados a partir de fazendas de criao de gado bovino, que deram origem s vilas e depois s cidades. At o final do sculo XVIII o Cear s possuia 12 vilas instaladas, dentre as quais Aquiraz, Fortaleza, Aracati e Crato.

O ministro Guido Mantega (Fazenda) defendeu nesta tera-feira uma maior participao dos pases do chamado Bric no FMI (Fundo Monetrio Internacional). Segundo o ministro, a meta passar 7% da cota de pases avanados para os emergentes, para aumentar o poder de deciso. Hoje a proporo 40% de aes dos emergentes e 60% de avanados.
Folha Online, em Braslia - 08/09/2009 - Mantega defende maior participao de emergentes no FMI. http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u621009.shtml

11

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2010.1 1a FASE 29 de novembro de

2009

II A principal cidade do serto cearense at o sculo XIX era a vila de Ic, por ser esta um lugar de passagem dos principais fluxos comerciais com os estados de Pernambuco, Bahia e Piau e onde era franco o comrcio de gado, couro, algodo e sal. III As condies ambientais e principalmente hidroclimticas predominantes no territrio cearense foram consideradas para o surgimento das primeiras vilas que se localizavam prximo s margens dos rios para facilitar o abastecimento dgua aproveitar os solos mais facilmente. As ocupaes nos vales dos rios Jaguaribe e Acara so exemplos. Est correto o que se afirma

renda. A opo que melhor representa estes ndices :

A) Taxa de alfabetizao, esperana mdia


de vida, PIB per capita.

B) Paridade de poder aquisitivo P. P. A,


expectativa de vida, taxa de natalidade.

C) Renda per capita, grau de escolaridade,


alfabetizao.

D) Expectativa de vida, taxa de mortalidade


infantil e grau de escolaridade.

RASCUNHO

A) apenas em I B) apenas em I e II C) em I, II e III D) apenas em I e III

35.
Sobre as reservas petrolferas assinale a afirmao verdadeira: do pr-sal, A) As maiores reservas esto localizadas em reas continentais de estados do Sudeste do Brasil. B) Esto localizadas em reas submersas de grande profundidade nas bacias de Santos (So Paulo), Campos (Rio de Janeiro) e Esprito Santo (Esprito Santo). C) So reservas ainda no provadas localizadas na plataforma continental do Sul do Brasil. D) Ficam situadas acima de uma camada de sal com mais de 2000 metros de espessura.

36.
O ndice de Desenvolvimento Humano - IDH tem por objetivo medir e analisar o desenvolvimento humano dos pases do mundo. Para isso, utiliza alguns critrios da scio-economia dos pases, como indicadores de educao, longevidade e

12

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2010.1 1a FASE 29 de novembro de

2009

RASCUNHO FSICA

37.
Uma bateria de 12 V de tenso e 60 A.h de carga alimenta um sistema de som, fornecendo a esse sistema uma potncia de 60 W. Considere que a bateria, no incio, est plenamente carregada e alimentar apenas o sistema de som, de maneira que a tenso da bateria permanecer 12 V at consumir os 60 A.h de carga. O tempo mximo de funcionamento ininterrupto do sistema de som em horas : A) 08 B) 10 C) 12 D) 14

38.
Considere que um satlite meteorolgico, passe exatamente acima de uma dada floresta a cada 4,8 horas. Se compararmos o raio da rbita do referido satlite meteorolgico com o raio da rbita de um satlite de comunicao geoestacionrio, considerando, para simplificar o problema, que ambos os satlites se locomovam em movimento circular uniforme, em torno do planeta Terra, no plano do equador, girando no mesmo sentido da rotao da Terra, ento podemos afirmar que o raio da rbita do satlite meteorolgico aproximadamente: A) 50% do raio da orbita do satlite de comunicao B) 20% do raio da orbita do satlite de comunicao C) 80% do raio da orbita do satlite de comunicao D) 30% do raio da orbita do satlite de comunicao

13

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2010.1 1a FASE 29 de novembro de

2009

RASCUNHO

39.

Um raio de luz monocromtico reduz sua velocidade em 50 % ao passar do meio I para o meio II. Podemos afirmar que o ndice de refrao do meio II maior que o ndice de refrao do meio I: A) 1,3 vezes B) 1,5 vezes C) 2,0 vezes D) 2,5 vezes

40.
Um projtil foi lanado a partir do solo com velocidade v0 (em mdulo) segundo um ngulo 0 0, acima da horizontal. Desprezando o atrito com o ar, o mdulo da velocidade do projtil no topo da sua trajetria : A) v = v0 cos 0 B) v = 0 C) v = v0 sen 0 D) v = v0

41.
Para que o perodo de um pndulo simples, de comprimento L, seja dobrado devemos aumentar o comprimento do pndulo de: A) 2 L B) 3 L C) 4 L D) 6 L

14

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2010.1 1a FASE 29 de novembro de

2009

42.
Considerando que os calores especfico e latente de vaporizao da gua so respectivamente c=4190 J/kg.K e L=2256 kJ/kg, a energia mnima necessria para vaporizar 0,5 kg de gua que se encontra a 30 oC, em kJ, aproximadamente: A) 645 B) 1275 C) 1940 D) 3820

Marcando com V a afirmativa verdadeira e com F a falsa, assinale a seqncia correta de cima para baixo. A) V, V B) F, V C) F, F D) V, F

45.
O programa Fantstico (04.10.2009) da Rede Globo noticiou com grande estardalhao: Matria para fabricar bomba atmica vendida no Amap. A notcia se referia Torianita, um mineral composto por xido de trio, contendo hlio e os xidos de urnio, lantnio, crio , praseodmio e neodmio. Da leitura das informaes acima e tambm a partir de seus conhecimentos, assinale a nica alternativa verdadeira: A) a bomba de urnio produz uma grande quantidade de energia atravs de uma fuso nuclear apresentando mltiplas reaes em cadeia. B) lantnio e crio so metais transio simples localizados bloco d da tabela peridica. de no

QUMICA

43.
O experimento conhecido como Teste da Chama consiste em aquecer, no bico de Bunsen, com o apoio de uma vareta de vidro, um chumao de algodo embebido de solues de sais de um metais que podem ser brio, potssio, etc. Aps algum tempo, cada um desses metais emite uma luz de colorao caracterstica. O experimento ilustra, em laboratrio, um fenmeno que recebe o nome de: A) Afinidade eletrnica B) Efeito fotoeltrico C) Efeito terminico D) Salto quntico

C) o hlio e o trio so gases altamente reativos e de grande poder de contaminao. eltrons diferenciais do D) Os praseodmio e do neodmio esto localizados na antepenltima camada dos respectivos tomos.

44.
As duas proposies abaixo esto relacionadas com a preparao e separao de compostos opticamente ativos: ( ) os organismos vegetais e animais produzem seus compostos opticamente ativos j na forma (dextrgira ou levgira) adequada a seu metabolismo. No laboratrio, porm, as reaes comuns produzem misturas racmicas. ( ) a separao de uma mistura racmica no fcil em virtude de dois enantiomorfos terem propriedades fsicas iguais.

15

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2010.1 1a FASE 29 de novembro de

2009

46.
Construes de ciclovias nas grandes cidades representam uma possibilidade saudvel de combate ao trnsito e ao excessivo uso de veculos (automveis, motos e nibus) e poupam queima de combustvel e, conseqentemente, diminuem a poluio do ar. As ciclovias proporcionaram mudana de hbito com o surgimento de novos ciclistas, alguns abandonando seus veculos, preservando desta forma o meio ambiente do nocivo monxido de carbono (CO), principal poluente dos combustveis fsseis. Com respeito a esse composto assinale a alternativa correta. A) formado por elementos dos grupos 13 (3A) e 16 (6A) da Tabela Peridica Moderna. B) os elementos C e O possuem subnvel 2p cada um com um eltron de nmero quntico mL = 0. C) o tomo de carbono tem maior energia de ionizao que o tomo de oxignio. D) o elemento C pertence a famlia dos Calcognios

48.
A camada pr-sal se estende por cerca de 800 quilmetros ao longo da costa brasileira e o petrleo encontrado nesta rea est a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo os gelogos, conservam a qualidade do petrleo, sendo considerado uma das maiores descobertas do mundo dos ltimos sete anos. Assinale a alternativa que no um derivado do petrleo. A) Querosene. B) Polietileno. C) leo lubrificante. D) Nafta.

DADOS QUE PODEM SER USADOS NA PROVA DE QUMICA


ELEMENTO QUMICO H He C N NMERO ATMICO 1 2 6 7 8 12 19 56 57 58 59 60 90 92 MASSA ATMICA 1,0 4,0 12,0 14,0 16,0 24,3 39,0 137,3 139,0 140,0 141,0 144,0 232,0 238,0

47.
O magnsio metlico puro, em aparas, quando aquecido na chama do bico de Bunsen produz uma nica substncia, um p branco que reage com a gua produzindo um material que, em presena de fenolftalena, adquire a colorao vermelha. Com estas informaes e com os conhecimentos de qumica que voc detm, marque a nica alternativa verdadeira. A) A primeira reao mencionada no texto uma reao de sntese e a segunda reao de deslocamento. B) Na primeira reao o magnsio metlico sofre uma reduo. C) O percentual de magnsio na frmula do composto formado na primeira reao , aproximadamente, 60,3%. D) A mudana de cor do material formado indica que houve uma reao qumica cujo produto um sal bsico.

O Mg K Ba La Ce Pr Nd Th U

RASCUNHO

16

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2010.1 1a FASE 29 de novembro de

2009

BIOLOGIA

51.
Os condutos que levam a urina dos rins para a bexiga urinria so denominados A) canais aferentes B) canais deferentes C) uretra D) ureteres

49.
As pteridfitas so os primeiros vegetais vascularizados. Podemos dizer que so as primeiras plantas com raiz, caule e folha verdadeiros. A maioria das espcies terrestre e habita lugares midos e sombrios. Tambm chamadas popularmente de samambaias, essas plantas podem se reproduzir tanto assexuadamente como sexuadamente. Considerando o ciclo reprodutivo das samambaias correto afirmar que A) a fase dominante do ciclo de vida das samambaias representada pelo gametfito B) a fase efmera do ciclo de vida das samambaias representada pelo esporfito samambaias se reproduzem C) as assexuadamente pela produo de um protalo, onde se formam os esporos D) as samambaias cultivadas em cestas so esporfitos e, portanto, representam a fase dominante do ciclo evolutivo.

52.
Relacione as informaes contidas na coluna 1 - organelas celulares, com seus respectivos processos fisiolgicos, listados na coluna 2.

Coluna 1. Organelas
1 2 3 4 5 ribossomo mitocndria lisossomo Complexo golgiense Retculo endoplasmtico agranular

50.
As esponjas, pertencentes ao filo Porfera, so animais bastante simples e tiveram sua origem h aproximadamente um bilho de anos. Apresentam relativa simplicidade estrutural e, por conta disso, podem ser consideradas organismos pluricelulares bastante primitivos. Quanto s esponjas, correto afirmar que: A) no possuem tecidos verdadeiros e apresentam apenas espculas silicosas. B) possuem tecidos verdadeiros e podem apresentar espculas CaCO3 ou silicosas C) no possuem tecidos verdadeiros e podem apresentar espculas calcreas ou silicosas D) possuem tecidos verdadeiros e por isso mesmo apresentam seu esqueleto composto por espongina

Coluna 2. Processos fisiolgicos


I respirao celular II eliminao de substncias, processo denominado secreo celular III sntese de protenas IV autofagia V destruio de diversas substncias txicas, entre elas o lcool A sequncia que correlaciona corretamente as duas colunas, de cima para baixo, a seguinte: A) 1- III, 2-I, 3-IV, 4-II, 5-V B) 1-I, 2-II, 3-V, 4-III, 5-IV C) 1-III, 2-I, 3-V, 4-IV, 5-II D) 1-I, 5-IV, 3-V, 4-II, 2-III

17

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2010.1 1a FASE 29 de novembro de

2009

53.
O nmero de classes fenotpicas que so produzidas numa herana polignica que formam 256 gentipos numa F2 de: A) 6 B) 7 C) 8 D) 9

54.
Considerando a origem embrionria dos tipos de tecidos epiteliais que constituem a epiderme e o forramento das cavidades internas do tubo digestivo podemos afirmar que eles se originam, respectivamente, na: A) endoderme e mesoderme B) ectoderme e endoderme C) ectoderme e mesoderme D) endoderme e ectoderme

LNGUA ESPANHOLA
TEXTO LOS NORTEAMERICANOS Y LA CRISIS

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

Cmo estn pasando los norteamericanos la crisis? Pues mal, muy mal. Excepto los banqueros y similares, que vuelven a ganar dinero a espuertas, con bonus que van de los cientos de miles a los millones de dlares, pese a que Obama haba prometido eliminarlos, y no lo ha hecho. En otra postal les hablar de ello, pues se lo merece. En sta, paso a hablarles de algo ms urgente: de los norteamericanos que intentan que la crisis no les ahogue. Y voy a hacerlo con un ejemplo, que es como mejor se entienden las cosas, el de Byan Lawtor, comandante de una pequea lnea area, Express-Jet Airlines, que, como casi todas, se vio hace un ao en el dilema de reducir drsticamente

18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70

los sueldos de sus empleados o dejar sus aparatos en tierra. As se lo expuso a su personal, que acept como mal menor la primera alternativa. Fue como Lawtor se vio convertido en simple piloto, ganando la mitad de lo que ganaba antes: 34.000 dlares anuales, en vez de 68.000, que tampoco era tanto para niveles europeos, unos 50.000 euros. Lo nico que pudo conservar fueron las cuatro barras de comandante en las mangas de su uniforme y en las hombreras de la camisa. En el resto, haba vuelto a simple piloto, como tantos otros. Con lo que su mujer, maestra, pasaba a ser la mayor proveedora de la economa familiar. Y gracias, dicen. No crean que son los nicos. A lo largo y ancho de Estados Unidos, los recortes de sueldos han alcanzado el nivel ms alto desde la Gran Depresin del siglo pasado. Los funcionarios del Estado de Georgia han visto reducido el cheque que llevan a casa, como los empleados del sistema educativo de California. La compaa siderrgica Nucor y el gigante tecnolgico Hewlett-Packard han hecho lo mismo. Por no hablar de las compaas areas, que lo han hecho todas. El Departamento -lase Ministerio- de Trabajo dice no llevar estadsticas concretas de este proceso, pero lleva otras que vienen a confirmarlo de manera rotunda: durante los ltimos nueve meses, el salario semanal de empleados y trabajadores de todo tipo ha venido cayendo en los Estados Unidos, contndose entre ellos los que han reducido la jornada laboral, los que han bajado de rango y los que se han ido al paro. Todo un record, y no de los ms felices. Eso significa dos cosas muy diferentes: la primera, que los norteamericanos se han adaptado a la crisis con la flexibilidad y realismo que les caracteriza, pensando que es la mejor y ms rpida manera de salir de ella. La segunda, en el polo opuesto, que esos sueldos y salarios ms bajos representan menos consumo; el consumo, menor produccin, y la menor produccin, un retraso en la recuperacin. A no ser que los banqueros y financieros lo compensen con sus astronmicos bonus. De ellos, como les dije, les hablar otro da. Jos Mara Carrascal (Peridico El ABC, Espaa, 19.10.09.)

18

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV VESTIBULAR 2010.1 1a FASE 29 de novembro de

2009

CUESTIONES

58. 55.
De acuerdo con las primeras lneas del texto, los banqueros norteamericanos: A) estn ganando dinero en demasa B) son los que ms padecen con la crisis C) no hacen caso a los ruegos del Presidente D) ya no consiguen grandes ganancias C) perdi un 40% de lo que ganaba antes de la crisis D) ya piensa en volver a ser un simple piloto Segn el texto, el Seor Lawtor: A) conserva sus distintivos de comandante de aeronave B) sigue ganando ms que su mujer

59.
Basndose en la frase Eso significa dos cosas muy diferentes (lneas 57 y 58) apunta el anlisis correcto: A) Eso - demostrativo masculino singular B) dos - contraccin de la preposicin y el artculo C) muy - forma apocopada de MUCHO D) diferentes - sustantivo masculino plural

56.
El autor del texto arriba dice que en esta postal: A) va a hablar de la compaa area Express-Jet Airlines B) expondr lo que ha prometido Obama y no lo ha cumplido C) se propone a acusar a los banqueros de Estados Unidos de Amrica D) hablar de lo que hacen norteamericanos para que no machaque la crisis los les

60.
En las expresiones les dije (lnea 70) y les hablar (lnea 70) el pronombre les est sustituyendo a: A) banqueros B) lectores de la postal C) financieros D) norteamericanos en crisis

57.
El texto nos dice todava que: A) todas las compaas areas redujeron el precio de los billetes B) mantenerse volando es un reto para las empresas areas C) los aeronautas norteamericanos ganan ms que sus colegas europeos D) hoy da es muy aeronaves en tierra comn verse

19

You might also like