You are on page 1of 26

PROCESSO SELETIVO

2 0 1 0 . 2 1 FASE
NMERO DE INSCRIO

INSTRUES
1. Verifique se este caderno de prova contm um total de 60 questes e uma proposta de Redao. Caso contrrio, solicite ao fiscal de sala um outro caderno completo. No sero aceitas reclamaes posteriores. Voc dispe de quatro horas e trinta minutos para responder todas as questes, preencher a folha de respostas e desenvolver a Redao, transcrevendo-a para a folha de redao. Controle o seu tempo. Leia cada questo da prova e marque, inicialmente, a alternativa correta no prprio caderno-questionrio. Para cada questo existe apenas uma resposta certa. Antes de transcrever suas alternativas para a folha de respostas ou preencher a folha de redao, confira se o nome e o nmero impressos na parte superior das mesmas coincidem com seu nome e o seu nmero de inscrio e assine-as conforme a sua carteira de identidade. Caso o nome e o nmero impressos na folha de respostas ou na folha de redao que lhe foram entregues no estejam corretos, informe, imediatamente, ao fiscal. A utilizao de uma folha UNIFOR Processo Seletivo 2010.2 1 Fase de respostas ou de uma folha de redao cujo nome e nmero no coincidam com os de sua inscrio invalidar a sua prova, qual ser atribuda nota zero. Para marcar a sua alternativa na folha de respostas, utilize caneta esferogrfica azul ou preta, de acordo com a orientao a seguir: a) preencha completamente a bolha correspondente sua opo e assinale somente uma alternativa para cada questo; b) nenhuma resposta poder ser feita nem alterada depois de recolhida pelo fiscal; c) no dobre, no amasse, nem faa qualquer marca na folha de respostas. Ao terminar, entregue este caderno, a folha de redao e a folha de respostas, devidamente assinadas, ao fiscal da sala. Ateno: aps o encerramento da prova, este caderno ser destrudo por trituramento, e no ser considerada qualquer resposta feita no mesmo quando no transcrita para a folha de respostas.

6.

2.

3.

4.

7.

8.

5.

UNIFOR Processo Seletivo 2010.2 1 Fase

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Leia os dois textos abaixo, para responder s questes 1 e 2. ORGULHO DA VERGONHA A Organizao Internacional do Trabalho divulgou na semana passada um relatrio onde mostra que, em pleno sculo XXI, o Brasil ainda apresenta um quadro vergonhoso de trabalho infantil. Mas a nfase dada por muitos analistas de que esse nmero (7,7 milhes, em 1998) representa uma reduo de 20% no nmero de crianas trabalhando em relao a 1992. Nesse ritmo, levaramos trinta anos para erradicar o trabalho infantil. Mais tempo do que se passou entre os decretos da Lei do Ventre Livre e da Lei urea. E h quem comemore o avano. O que esse comportamento mostra um desvio moral da elite brasileira: considerar estar cumprindo seu papel com as massas pobres do pas, sempre que um passo qualquer dado a favor dos mais pobres. Foi assim durante a escravido.
(Texto escrito por Cristvam Buarque, professor da UnB, Presidente da Misso Criana e autor do livro O que a Apartao - o Apartheid Social Brasileiro. Publicado no Correio Braziliense, Opinio, de 07/02/2001)

Disponvel em: universomutum.blogspot.com/.../tirinha-0065.html

Questo 1 Marque a alternativa verdadeira, no que se refere linguagem dos dois textos: (A) No primeiro texto, h uso apenas da linguagem verbal, o que dificulta a compreenso da mensagem. (B) O primeiro texto muito coloquial ao denunciar os ndices alarmantes de trabalho infantil no Brasil. (C) O cdigo no verbal, no segundo texto, refora a ambiguidade da mensagem. (D) Em ambos os textos a mensagem clara: criana pode e deve trabalhar. (E) No segundo texto, a linguagem no verbal nada acrescenta mensagem.

Questo 2 Na tirinha, a ambiguidade da linguagem provoca reao nos personagens por meio do uso da palavra (A) (B) (C) (D) (E) criminalizao. trabalho. pesquisa. infantil. crianas.

UNIFOR Processo Seletivo 2010.2 1 Fase

Leia o texto abaixo, para responder s questes 3, 4 e 5. Ainda que eu falasse a lngua dos homens. E falasse a lngua dos anjos, sem amor eu nada seria. s o amor, s o amor. Que conhece o que verdade. O amor bom, no quer o mal. No sente inveja ou se envaidece. O amor o fogo que arde sem se ver. ferida que di e no se sente. um contentamento descontente. dor que desatina sem doer. Ainda que eu falasse a lngua dos homens. E falasse a lngua dos anjos, sem amor eu nada seria. um no querer mais que bem querer. solitrio andar por entre a gente. um no contentar-se de contente. cuidar que se ganha em se perder.
Legio Urbana - CD As quatro estaes. So Paulo: EMI-Music 1989.

Questo 5 A figura de liguagem predominante na letra da msica citada a (A) (B) (C) (D) (E) Metfora Catacrese Metonmia Anttese Personificao

Questo 6
OS DEGRAUS No desas os degraus do sonho Para no despertar os monstros. No subas aos stos - onde Os deuses, por trs das suas mscaras, Ocultam o prprio enigma. No desas, no subas, fica. O mistrio est na tua vida! E um sonho louco este nosso mundo...
(Disponvel em: http://www.fabiorocha.com. br/mario.htm. Acesso em 10/05/10.)

vida!, do poema de Mario Quintana, podese concluir que

Observando o verso O mistrio est na tua

Questo 3 Na letra da cano Monte Castelo, gravada pelo grupo Legio Urbana, em 1989 , h um recurso de textualidade bastante evidente denominado (A) (B) (C) (D) (E) Transdiscursividade. Focalizao. Situacionalidade. Intertextualidade. Transtextualidade.

(A) h um erro gramatical, pois o vocbulo no tem qualquer funo. (B) h duas oraes com o mesmo sujeito. (C) o vocbulo tem a funo de dar nfase ou reforo ao enunciado. (D) h um erro gramatical, pois existem dois verbos e uma nica orao. (E) no h erro, pois a construo representa uma licena potica.

Questo 7 Questo 4 A orao presente no primeiro verso da primeira estrofe pode ser classificada como (A) (B) (C) (D) (E) Orao subordinada adjetiva restritiva. Orao subordinada adjetiva explicativa. Orao subordinada substantiva subjetiva. Orao subordinada adverbial consecutiva. Orao subordinada adverbial concessiva. Complete as lacunas com a ou e assinale a alternativa com a sequncia correta: O crime aconteceu___cem metros do seu nariz, e nada___fez mover-se em direo___ delegacia; preferiu calar-se___comprometer-se. (A) a, a, , a (B) , , a, a (C) , a, a, a (D) a, , , a (E) a, a, a, a

UNIFOR Processo Seletivo 2010.2 1 Fase

Questo 8

Disponvel em: http://mundaoveisemportera.zip.net/images/Internetes.jpg

De acordo com os textos escritos no frum de uma comunidade do Orkut, deduz-se que (A) (B) (C) (D) (E) a forma como as palavras so grafadas na internet a mais adequada para o uso cotidiano. a lngua portuguesa ensinada na sala de aula no tem qualquer valor para os internautas. importante saber adequar a linguagem ao contexto. nenhum internauta tem conscincia de que comete erros relativos ortografia. os internautas ironizam as aulas de portugus porque no gostam de estudar.

Questo 9 EX-MARIDO MATA MULHER E LEVA CORPO PARA ME


Dia das mes e o corao de dona F. L. ficou angustiado ao ver o corpo da filha sendo jogado em seus ps. J. S., 23, foi morta com um golpe de faca, pelo ex-marido identificado como M. O. R., 23, que no pensou em deixar seus dois filhos rfos de me. O crime aconteceu na manh desse domingo (9), na rua T. S., bairro J. C., depois de uma discusso entre os dois. As testemunhas informaram Polcia que o casal estava em um bar prximo residncia deles quando iniciaram uma briga e, logo em seguida, M. matou a jovem. A famlia de J. relatou que o assassino, depois de mat-la, foi entregar, com maior frieza, o corpo da vtima na residncia da me dela e, em seguida, fugiu. Segundo os parentes de J., ele chegou com a jovem nos braos e a jogou no cho, na casa da me. Dona F. presenciou a filha morrendo, pois ela ainda respirava com dificuldade quando ele a deixou, como se tivesse lutando para conseguir sobreviver.

Analisando-se apenas o significado do texto da manchete, pode-se inferir que (A) o vocbulo mulher no apresenta qualquer ambiguidade, referindo-se claramente ex-esposa do assassino. (B) o vocbulo me no apresenta qualquer ambiguidade e se refere me do assassino. (C) os verbos mata e leva esto no tempo presente, mas deveriam estar no passado (pretrito perfeito). (D) a palavra ex-marido est mal empregada, porque o assassino e a vtima nunca se casaram. (E) embora a palavra corpo no esteja determinada, possvel concluir que o corpo era o da vtima.

UNIFOR Processo Seletivo 2010.2 1 Fase

As questes 10, 11 e 12 se baseiam no texto de Rachel de Queiroz, transcrito a seguir:


Era o bonde Engenho de Dentro, ali na Praa Quinze. Vinha cheio, mas como diz, empurrando sempre encaixa. O que provou ser otimismo, porque talvez encaixasse metade ou um quarto de pessoa magra, e a alentada senhora que se guindou ao alto estribo e enfrentou a plataforma traseira junto com um bombeiro e outros amveis soldados, dela talvez coubesse um oitavo. Assim mesmo, e isso prova bem a favor da elasticidade dos corpos gordos, ela conseguiu se insinuar, ou antes, encaixar. E tratava de acomodar-se gingando os ombros e os quadris direita e esquerda, quando o bonde parou em outro poste, o soldado repetiu o tal slogan do encaixe, e foi subindo logo quem! uma baiana dos seus noventa quilos, e mais uma bolsa que continha o fogareiro, a lata dos doces, o banquinho e o tabuleiro. E aquela baiana pesava os seus noventa quilos mas era nua, com licena da palavra, pois com tanta saia engomada e mais os balangands, chegava mesmo era aos cem. E esqueci de dizer que junto com ela ainda vinha uma cunhzinha esperta que era um saci, que se insinuou pelas pernas do pessoal e acabou cavando um lugarzinho sentada, na beirinha do banco, ao lado de uma moa carregada de embrulhos e que assim mesmo teve o corao de arrumar a garota.
Rachel de Queiroz (Texto extrado do livro O melhor da crnica brasileira. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1997, p. 53)

Questo 11 Aps a leitura do texto acima, pode-se deduzir que a autora empregou uma linguagem (A) erudita, com alguns arcasmos e vocbulos raramente usados. (B) popular, com um vocabulrio prprio da norma culta. (C) popular, com alguns vocbulos e construes regionais. (D) erudita, com alguns desvios em relao norma culta. (E) regional, com alguns arcasmos e estrangeirismos.

Questo 12 Quanto ao significado de palavras ou expresses, correto afirmar que (A) em quarto de pessoa magra (linha 4/5), quarto tem o mesmo significado de quadril. (B) no texto, o termo cunhzinha (linha 21) sinnimo de garota. (C) em gingando os ombros (linha 11), o verbo significa movimentar para frente. (D) em alentada senhora (linha 5), o adjetivo alentada tem o sentido de vagarosa. (E) O diminutivo cunhzinha (linha 21) significa moa negra de uma perna s.

Questo 10 O texto de Rachel de Queiroz contm alguns elementos coesivos que asseguram sua manuteno temtica. Levando em conta essa perspectiva, conclui-se que (A) em aquela baiana pesava os seus noventa quilos mas era nua (linhas 17/18), o vocbulo mas tem o mesmo valor de embora. (B) em chegava mesmo era aos cem (linha 20), a palavra era desfaz a coeso textual, porque no se refere a nada. (C) em que se insinuou pelas pernas do pessoal (linhas 22/23), o vocbulo que se refere a cunhzinha. (D) em que se insinuou pelas pernas do pessoal (linhas 22/23), o vocbulo que substitui saci. (E) em uma bolsa que continha o fogareiro, a lata dos doces, o banquinho e o tabuleiro (linhas 15/16) no h coeso, porque a informao absurda.

Questo 13 Indique a alternativa que est de acordo com a norma culta, no apresentando desvios gramaticais ou erros de grafia: (A) Se Joo reouvesse o dinheiro roubado, a situao seria resolvida. (B) Se Joo reavisse o dinheiro roubado, a situao seria resolvida. (C) Se a Polcia intervir no caso, Joo reaver o dinheiro roubado. (D) Se a Polcia intervisse no caso, Joo reaveria o dinheiro roubado. (E) Se Joo reavesse o dinheiro roubado, a situao seria resolvida.

UNIFOR Processo Seletivo 2010.2 1 Fase

Questo 14
Complete as lacunas e assinale a alternativa com a sequncia correta. No ltimo___________da orquestra sinfnica, houve________________entre os convidados, apesar de ser uma festa_________. (A) conserto beneficente (B) concerto beneficiente (C) conserto beneficiente (D) concerto beneficente (E) concerto beneficente flagrantes fragrantes descriminaes discriminaes

Questo 16 Read the text and the sentences and decide if they are true (T) or false (F).
Pandemics and TAMIFLU
When someone who has flu sneezes nearby, you take tiny droplets of their saliva into your lungs. The droplets contain viruses that are looking for a new home. They get into your lungs and then into your blood, and can quickly take over your whole body, using its factory in which they can reproduce. At any time, a deadly bacterium or a virus can become very successful and spread across the world, killing millions of human beings. When this happens it is called a pandemic. There was a pandemic in 1918. An influenza virus called H1N1, or Spanish flu, killed between 50 and 100 million people. More people died from H1N1 than were killed in the First World War. A letter from a doctor in a military camp in 1918 describes the situation: It is only a few hours until death comes. It is horrible. We have been averaging about 100 deaths per day. We have lost many nurses and doctors. Special trains carry away the dead. For several days there were no coffins and the bodies piled up. Since 1918, the H1N1 virus has mutated. Now there is a mutation called H5N1. When this mutation first appeared in China in 1996, there was a desperate search for a medicine to deal with it. The pharmaceutical company Roche came up with a drug called Tamiflu. Tamiflu does not kill H5N1, but stops it making copies of itself. If given early enough, vaccinations of Tamiflu could perhaps save many lives. However, the virus will continue to mutate, and might become resistant to Tamiflu. The next mutation may already be with us by the time youre reading this!
Oxford English for Careers - Nursing 2011

flagrantes descriminaes fragrantes flagrantes discriminaes discriminaes -

Ateno: As questes de nmeros 15 a 20 esto apresentadas para as questes de Lngua Inglesa e Lngua Espanhola. Voc dever respond-las de acordo com a escolha j feita por ocasio da inscrio ao Processo Seletivo. A mudana de opo no ser permitida neste momento.

LNGUA INGLESA
Questo 15
Read the text carefully and choose the best option to complete the blank spaces:
Know your customer Companies have to understand the culture that surrounds their own established products. Their customers expect certain levels of quality, taste, or image. Coca-Cola decided to change the formula for its _____1 drink and created New Coke. Its market research suggested ______ 2 it was very popular. Unfortunately, when they launched _____3 in 1985, they had a disaster on their _____4. The classic drink was an American icon. People _____5 want any changes. So the sales of New Coke fell and the company soon returned to its classic formula and classic taste.
Oxford English for Careers Resource Book 2010

1. A pandemic is a kind of virus. _____ 2. Viruses reproduce outside our bodies. _____ 3. More people died from Spanish flu than were killed in the First World War. _____ 4. H1N1 is the name of a pandemic. _____ 5. H5N1 is an antiviral drug. _____ 6. Tamiflu is made by Roche. _____ 7. Tamiflu stops H5N1 spreading. _____ Now choose the correct option: (A) (B) (C) (D) (E) Only items 1, 2, and 7 are false. Only items 1, 2, and 5 are false. Only items 3, 6 and 7 are true. Only items 1, 4 and 5 are true. All items are false.

(A) 1. famous/ 2. that/ 3. it/ 4. hands/ 5. didnt (B) 1. black/ 2. which/ 3. them/ 4.hands/ 5. doesnt (C) 1. famous/ 2. who/ 3. its/ 4. company/ 5. havent (D) 1. black/ 2. where/ 3. their/ 4. hands/ 5. dont (E) 1. famous/ 2. whom/ 3. him/ 4. company/ 5. hasnt

UNIFOR Processo Seletivo 2010.2 1 Fase

Questo 17 In an experiment, a stimulant called Isoprenaline is given to a rat to see what happens to heart rate and blood pressure. Look at the data, and use the words and expressions in the box to complete the report. dose the effect of anaesthetized dropped intravenuous infusion returned administered recorded Experiment report Aim Method To test ________1 Isoprenaline on an ________2 rat. I ________3 a small ________4 of Isoprenaline by ________5 to a rat and ________6 the rats heart rate and blood pressure. The rats heart rate went up to 500 and then ________7 slowly to normal after three minutes. The rats blood pressure ______8 after one minute. After two minutes the rats blood pressure returned to 130.

Questo 18 PEDRO FERNANDEZ: BIKE MAKER When I choose a material for a bike frame, I have to think about the properties of the material. How elastic is it? If you bend or stretch it, will it go back to its original shape? If it does, it has high elasticity. How strong is it? There are two kinds of strength. The first is how much force you need to bend it to a point where it cant go back to its original shape. The second is the amount of force you need to break it. Steel is the least expensive choice. Theres a wide range of standard gauge tubes available. It is strong, and has good elasticity but its heavy. Aluminium is light and strong but its flexible. The more it bends, the quicker it breaks. So aluminium bike frames use large diameter tubes. That limits the amount of bending. Titanium has a great strength-to-weight ratio. Its got good elasticity so when it bends it tends to return to its original shape. Its corrosion-resistant so you dont need to paint it. But its expensive fifteen times the price of steel! The professionals use carbon fibre. Its very light and its very strong. You can shape it any way you like. But carbon-fibre frames are hand-made so theyre very expensive.
Oxford English for Careers Technology 2011

Results

According to the reading the best sequence of answers is: (A) anaesthetized1/ administered2/ dropped3/ dose4/ intravenous infusion5/ recorded6/ the effect of7/ returned8 (B) administered1/ anaesthetized2/ dropped3/ intravenous infusion4/ dose5/ recorded6/ returned7/ the effect of8 (C) the effect of1/ administered2/ anaesthetized3/ intravenous infusion4/ dose5/ recorded6/ dropped7/returned8 (D) the effect of1/ anaesthetized2/ administered3/ dose4/ intravenous infusion5/ recorded6/ returned7/ dropped8 (E) intravenous infusion1/ dropped2/ 3 4 administered / anaesthetized / dose5/ 6 7 8 recorded / the effect of / returned

Choose the option which best sums up the text. (A) Elasticity is mainly found in steel and titanium but they arent cheap. (B) The properties of the materials are not really taken into consideration by the bike maker. (C) Two properties of the materials used are taken into consideration by the bike maker: the strength and the amount of money he pays for them. (D) The bike maker presents two kinds of strength: how much force you need to bend the material where it cant go back to its original shape and the amount of force you need to break it. (E) The bike maker presents two kinds of strength: how much force you need to bend the material where it cant go back to its original shape and the amount of weight you need to shape it.

UNIFOR Processo Seletivo 2010.2 1 Fase

Questo 19 Match the top five books in column A with their type of story in column B.

Now choose the option which presents the best sequence: (A) (B) (C) (D) (E) 1; 2; 4; 5; 3 2; 1; 3; 5; 4 4; 1; 3; 5; 2 3; 1; 4; 5; 2 1; 3; 2; 5; 4

Questo 20 Read the pairs of sentences and mark the best option about their meanings.
1A. Christine and Mark can dance really well. 2A. Jeniffer was having dinner when the telephone rang. 3A. Peter Hawlings worked for General Electric for 10 years. 4A. The students have been to Greece and Spain. 5A. When I arrived home, my friends had left. 1B. Christine and Mark are able to dance really well. 2B. Jeniffer was having dinner while the telephone was ringing. 3B. Peter Hawlings has worked for General Electric for 10 years. 4B. The students have gone to Greece and Spain. 5B. When I arrived home, my friends left.

(A) (B) (C) (D) (E)

All options mean the same. None of them mean the same. Just options 1A and 1B mean the same. Just options 4A, 4B, 5A and 5B mean the same. Just options 4A, 4B, 5A and 5B do not mean the same.

UNIFOR Processo Seletivo 2010.2 1 Fase

LNGUA ESPANHOLA
As questes de nmeros 15 a 20 a seguir referem-se ao texto apresentado abaixo. 1 Para qu sirven las lagartijas? Es algo que tendremos que empezar a preguntarnos, pues dentro de poco no las tendremos a mano. Como si fuera una seal de alarma de que algo no marcha bien en los ecosistemas, los cientficos han descubierto que lagartos y lagartijas de todas las regiones del planeta estn desapareciendo. Lo hacen incluso en zonas que no han sufrido alteraciones de ningn tipo y donde en teora no tendra que haber motivos para que hubiera una desaparicin tan drstica y rpida de esta fauna. La revista 'Science' publica el resultado de una investigacin llevada a cabo por 26 cientficos de 12 pases que han constatado la situacin de emergencia que viven los reptiles. Puesto que no son capaces de regular por ellos mismos su temperatura corporal, diferentemente de las culebras, las serpientes y los mamferos, dependen totalmente de la temperatura exterior para entrar en calor. De este modo, son extremadamente sensibles a las variaciones de temperatura. Y estn notando ya los cambios que ha sufrido el clima del planeta. "Muchas especies ya estn al borde de la extincin. Sospechamos que muchos lagartos ya se han extinguido en los trpicos, pero ni siquiera sabemos cuntas especies han desaparecido ya", ha asegurado al servicio de noticias cientficas SINC Barry Sinervo, autor principal del estudio, e investigador en la Universidad de California en Santa Cruz (EEUU) y del Centro Nacional de Investigacin Cientfica (CNRS, en sus siglas en francs) de Francia. Segn Ignacio De la Riva, otro de los autores e investigador en el Museo Nacional de Ciencias Naturales (CSIC), "el estudio es un poco sombro" porque para 2050 "no hay esperanza" para los lagartos. Los cientficos pronostican que para 2050, el 6% de las especies de lagartos (y el 16% de las poblaciones) se habr extinguido. Para 2080, "si no se revierte el calentamiento global", la tendencia no mejorar: el 20% de las especies (y el 30% de las poblaciones) se extinguir. La investigacin se ha presentado en rueda de prensa en Madrid por Barry Sinervo, Ignacio De la Riva y Jean Clobert, investigador del CNRS, en el marco del congreso Media For Science Forum organizado por la Fundacin Espaola para la Ciencia y la Tecnologa (FECYT). Los autores han explicado que todo parti de un estudio sobre una especie de lagartija de Europa, cuando se constat que ciertas poblaciones de lagartija de turbera ('Zootoca vivipara') de Francia se haban extinguido. Igualmente, miembros del equipo comprobaron la desaparicin fulgurante de varias poblaciones de 48 especies de lagartijas mexicanas del gnero Sceloporus. Estos hallazgos llevaron al grupo al desarrollo de un arquetipo artificial de lagarto con microchips que meda la temperatura operativa en diferentes condiciones durante cuatro meses, tanto en localidades donde las poblaciones de estos reptiles haban sobrevivido como en aquellas donde haban desaparecido. Los resultados de la prueba fueron concluyentes: en los lugares donde se haban producido extinciones, los lagartos no habran tenido tiempo de alimentarse ni de reproducirse adecuadamente, ya que las altas temperaturas les obligaran a permanecer la mayor parte del tiempo guarecidos en sus refugios. _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ ___________________________________________Enfrentadas a nuevos competidores, desaparecen. www.elmundo.es 14/05/2010 (adaptado)

10

20

30

10

UNIFOR Processo Seletivo 2010.2 1 Fase

Questo 15 Considerando las argumentaciones presentadas en el texto, marca la alternativa que apunta el ttulo adecuado para el texto. (A) La poltica gubernamental para la preservacin de los lagartos (B) La muerte de los reptiles y su efecto en el medio ambiente (C) El calentamiento global acaba con los lagartos (D) La ciencia a favor de los lagartos (E) Tarde o temprano ocurrir la extincin de los lagartos

Questo 18 Muchas especies ya estn al borde de la extincin.(linea 13). Indica la opcin que no presenta el mismo significado del vocablo recalcado. (A) (B) (C) (D) (E) margen lmite frontera marco resultado

Questo 19 En el fragmento, Lo hacen incluso en zonas que no han sufrido alteraciones de ningn tipo (lneas 4 y 5), la palabra subrayada se refiere a: (A) el desaparecimiento de lagartos y lagartijas (B) el beneficio de las lagartijas para la naturaleza (C) la seal de alarma de problemas en el medio ambiente (D) la pregunta que hacen los cientficos (E) las alteraciones radicales en la fauna

Questo 16 Sobre el fragmento De este modo, son extremadamente sensibles a las variaciones de temperatura (lneas 10 y 11), aunque el sujeto no est explcito, es posible afirmar que se refiere : (A) exclusivamente a los lagartos y lagartijas (B) a los reptiles (C) a las especies de reptiles actualmente en proceso de extincin (D) a algunos mamferos (E) a la mayora de las serpientes y culebras

Questo 20 Sobre el gnero de las palabras seal (lnea 2), alarma (lnea 2) y equipo (lnea 28) se puede decir que: (A) (B) (C) (D) todas son masculinas solamente la primera palabra es femenina todas son femeninas hay dos vocablos femeninos y uno masculino (E) los dos primeros vocablos son masculinos

Questo 17 Observando el fragmento Y estn notando ya los cambios que ha sufrido el clima del planeta (lineas 11 y 12), marca la alternativa donde las palabras subrayadas estn debidamente clasificadas. (A) artculo contracto, artculo definido y artculo indefinido (B) verbo irregular, artculo neutro y pronombre (C) pronombre, artculo neutro y artculo contracto (D) artculo definido, artculo definido y artculo contracto (E) pronombre, artculo contracto, artculo neutro

UNIFOR Processo Seletivo 2010.2 1 Fase

11

MATEMTICA E SUAS TECNOLOGIAS Questo 21 Leia com ateno a tirinha em quadrinhos abaixo:

(QUINO, Toda Mafalda. So Paulo: Martins Fontes, 2008, p. 194)

Suponha que Mafalda esteja estudando o Globo Terrestre a partir de um prottipo. O comprimento do equador desse globo terrestre tem medida igual a 60cm. O volume do Globo Terrestre que Mafalda est estudando : (A) (B) (C) (D)

1800

18000

2
3600

36000

(E) 18000 Questo 22 Vacinao da gripe suna entre grvidas e jovens est abaixo da meta do Ministrio da Sade
O ministro da Sade, Jos Gomes Temporo, informou nesta sexta-feira que 47,5 milhes de pessoas foram imunizadas contra o vrus H1N1, o equivalente a 81% do pblico-alvo convocado at o momento para a campanha. Ainda assim, a vacinao entre jovens de 20 a 29 anos e mulheres grvidas est abaixo da mdia de 80% estabelecida pelo ministrio. Em entrevista para divulgar um balano da campanha, Temporo disse que 63% das gestantes tomaram a vacina e, entre os jovens, a porcentagem fica em 70%, tambm abaixo da meta.
(O Globo, 07/05/2010. Disponvel em: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/05/07/vacinacao-da-gripe-suina-entregravidas-jovens-esta-abaixo-da-meta-do-ministerio-da-saude-916527031.asp. Acesso em: 10 maio, 2010)

Considerando as informaes contidas na reportagem, o nmero de pessoas que no se imunizaram do vrus H1N1, para que o governo atinja sua meta corresponde a (A) aproximadamente 11,14 milhes de pessoas. (B) aproximadamente 58,64 milhes de pessoas. (C) aproximadamente 22,14 milhes de pessoas. (D) aproximadamente 33,14 milhes de pessoas. (E) aproximadamente 55,64 milhes de pessoas.

12

UNIFOR Processo Seletivo 2010.2 1 Fase

Questo 23 O Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo de Futebol em 2014, e uma das cidades que acontecero os jogos o Rio de Janeiro. O Maracan, que em tupi-guarani significa semelhante a um chocalho, um dos estdios onde ir ocorrer os jogos. Criado em 1950, tem o formato elptico medindo 317 metros em seu eixo maior e 279 metros no menor. O campo tem medidas oficiais de 110m x 75m. A rea oficial do campo onde ocorrero as partidas no Maracan de: (A) (B) (C) (D) (E) 1100m2 750 m2 11000 m2 75000 m2 8250 m2

Questo 26 No perodo de seca, comum alguns moradores do serto nordestino adquirirem gua por meio de poos artesanais construdos em locais estratgicos. Se, no primeiro dia, um morador coleta 2L de gua; no segundo dia, 6L; no terceiro, 18L e assim sucessivamente, no perodo de 30 dias, ter coletado: (A) (B) (C) (D) (E) 2.328 litros. 2.329 litros. 3.228 litros. 3.229 litros. 227 litros.

Questo 27 Em um curso de ingls, as turmas so montadas por meio da distribuio das idades dos alunos. O grfico abaixo representa a quantidade de alunos por suas idades. A porcentagem de alunos com que ser formada uma turma com idade maior ou igual a 18 anos :

Questo 24 Um colecionador de cartes postais comprou vrios exemplares de um carto para presentear seus amigos, gastando 180 reais. Ganhou 3 cartes a mais de bonificao e com isso cada carto ficou 3 reais mais barato. O nmero de cartes que ele comprou foi: (A) (B) (C) (D) (E) 10 11 12 13 14

Questo 25 Um aluno, brincando de aviozinho de papel, observou que a trajetria que seu avio fez foi semelhante parbola y = ax2 + 4x + c cujo grfico pode ser representando como abaixo. Ento, se pode afirmar que:

(A) (B) (C) (D) (E)

11% 20% 45% 55% 65%

Questo 28 Calcule o permetro do tringulo retngulo ABC, mostrado na figura ao lado, sabendo-se que o segmento BC mede 10m e cos

(A) (B) (C) (D) (E)

c = -4a c = 4a c = -a c=a c = -2a

(A) (B) (C) (D) (E)

24m 26m 28m 32m 36m

UNIFOR Processo Seletivo 2010.2 1 Fase

13

Questo 29 Dois casais foram ao centro de convivncia na Universidade de Fortaleza para lanchar. O primeiro casal pagou R$ 5,40 por duas latas de refrigerantes e uma poro de batatas fritas. O segundo casal pagou R$ 9,60 por trs latas de refrigerantes e duas batatas fritas. Sendo assim, podemos afirmar que, nesse local e nesse dia, a diferena entre o preo de uma lata de refrigerante e o preo de uma poro de batatas fritas era de: (A) (B) (C) (D) (E) R$ 2,00 R$ 1,80 R$ 1,75 R$ 1,50 R$ 1,25

Questo 31 O Fortaleza Esporte Clube, campeo cearense de 2010, pretende fazer um alambrado em torno do seu campo de futebol no bairro do Pici. No dia da medio do terreno, o funcionrio da empresa que vai construir o alambrado esqueceu de levar a trena para realizar a medida. Para resolver o problema, o funcionrio cortou uma corda de comprimento igual sua estatura. O formato do campo retangular e foi constatado que ele mede 55 cordas de comprimento e 40 cordas de larguras. Se uma outra regio R tem rea A dada em m2, de mesma medida do campo de futebol, descrito acima, ento a expresso algbrica que determina a medida de corda em metros :

Questo 30 Um casal chega no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, e precisa alugar um carro por um nico dia. Consultadas duas agncias no prprio Aeroporto, verificou que a primeira agncia cobra R$ 62,00 pela diria e R$ 1,40 por quilmetro rodado. A outra agncia cobra R$ 80,00 pela diria e R$ 1,20 por quilmetro rodado. Nestas condies, podemos afirmar que: (A) A primeira agncia oferece o melhor negcio, qualquer que seja a quilometragem rodada. (B) A primeira agncia cobra menos somente at 80km rodados. (C) A segunda agncia melhor acima de 100km rodados. (D) A segunda agncia melhor, se rodados no mximo 120km. (E) Existe uma quilometragem inferior a 100, na qual as duas agncias cobram o mesmo valor.

(A) Corda = (B) Corda = (C) Corda = (D) Corda = (E) Corda = Questo 32

m m m m m

Considere trs circunferncias com raios medindo 5cm, 4cm e 3cm respectivamente. Se elas so traadas de forma que cada uma delas tangentes exterior s outras duas, como mostra a figura abaixo, ento podemos afirmar que o valor da rea do tringulo formado pelos centros dessas circunferncias : (A) 2 (B) 8 (C) 12 (D) 2 (E) 5 cm2 cm2 cm2 cm2 cm2

14

UNIFOR Processo Seletivo 2010.2 1 Fase

Questo 33 O sndico do edifcio Castel Gandolfo, em reunio no ltimo ms de abril de 2010, chamou ateno dos presentes reunio, para o alto consumo de gua durante os primeiros quatros meses do ano. Em sua explanao, ele relator que a empresa fornecedora de gua possui diferentes tarifas para diferentes consumo, ou seja, at 10m3 (tarifa mnima), o preo constante. A partir desse volume , a cada 1m3 consumido a mais o preo aumenta. Baseado nesses dados, o grfico que melhor representa o valor da conta de gua de acordo com o consumo : (A)

Questo 34 Neste plano cartesiano, esto representados os grficos das funes y = f(x) e y = g(x), ambas definidas no intervalo aberto ]0,6[ :

Seja S o subconjunto de nmeros reais definido por S = {x R; f(x) . g(x) < 0}, ento, correto afirmar que S (A) (B) (C) (D) (E) {x {x {x {x {x R; 2< x < 3} U {x R; 1< x < 2} U {x R; 0< x < 2} U {x R; 0< x < 1} U {x R; 0< x < 2} U {x R; 5< x < 6} R; 4< x < 5} R; 3< x < 5} R; 3< x < 6} R; 3< x < 4}

(B)

Questo 35 No dia 17 de Maio prximo passado, houve uma campanha de doao de sangue no campos da Universidade de Fortaleza. Sabemos que o sangue das pessoas pode ser classificado em quatro tipos quanto a antgenos.Uma pesquisa feita com um grupo de 100 alunos da Universidade constatou que 42 deles tm o antgeno A, 36 tm o antgeno B e 12 o antgeno AB. Sendo assim, podemos afirmar que o nmero de alunos cujo sangue tem o antgeno O : (A) (B) (C) (D) (E) 20 alunos 26 alunos 34 alunos 35 alunos 36 alunos

(C)

(D)

(E)

UNIFOR Processo Seletivo 2010.2 1 Fase

15

CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS Questo 36 A nossa matriz energtica eminentemente de origem hidrulica. As nossas usinas, como Itaip, Sobradinho, Paulo Afonso e Tucuru, esto localizadas a grandes distncias dos centros consumidores de energia, fazendo necessria a transmisso de energia atravs de extensas linhas. A escolha por esse tipo de transmisso, em alta tenso e corrente alternada de baixa intensidade, ocorre porque: I. A transmisso de grande potncia em baixa tenso e corrente de baixa intensidade economicamente vivel. II. A transmisso em corrente de alta intensidade e baixa tenso demandaria uma grande perda de potncia devido ao aquecimento das linhas de transmisso. III. A transmisso em corrente alternada permite o abaixamento simplificado da tenso atravs de transformadores nas estaes abaixadoras dos centros consumidores. (A) (B) (C) (D) (E) I, apenas. II, apenas. III, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. Questo 38 No modelo clssico nuclear, o tomo de hidrognio constitudo de um ncleo contendo um prton e um nutron, e um eltron orbitando este ncleo com uma velocidade escalar v. Considere que as cargas do prton e do eltron tm mdulo q e que o eltron tem massa m. Baseados nestas informaes, podemos concluir que o movimento do eltron circular uniforme com um raio igua a: (A) (B) (C) (D) (E) r = koq/mv r = koq/mv2 r = koq2/mv r = koq2/mv2 r = koq/m2v

Questo 39 O que aconteceria se de repente a Terra parasse de girar ao redor do seueixo?Ao parar a Terra inesperadamente, as casas, as pessoas, as rvores, os animais e tudo o que no esteja ligado firmemente Terra sair a voar pela tangente com a velocidade de um projtil. A seguir, tudo cair novamente sobre a superfcie na forma de milhares de pedaos. A origem dessa tragdia, que esperamos nunca acontecer, tem uma explicao simples e est (A) no efeito relativstico do movimento de rotao da terra. (B) no princpio de que todo corpo que possui massa sofre os efeitos do princpio da inrcia. (C) nas leis da termodinmica, devido a uma reduo de presso na superfcie da terra, resultado da ausncia instantnea do movimento. (D) no fato de que a terra, no momento da parada, passaria repelir os corpos devido ao gravitacional. (E) no princpio da conservao da energia mecnica, pois a resistncia do ar deixaria de atuar e a normal sobre cada corpo seria igual a zero.

Questo 37 Os terremotos, como o ocorrido recentemente no Haiti, so ondas mecnicas que se propagam na crosta terrestre principalmente devido a movimentos das camadas desta crosta. Estas ondas so de dois tipos: longitudinais (mais rpidas), tambm chamadas ondas P (Primrias) e transversais (mais lentas), tambm chamadas ondas S (Secundrias). Uma estao sismolgica recebe duas ondas P e S com um intervalo de tempo entre elas de 20s. Considerando que estas ondas percorreram a mesma trajetria, com velocidades de 7,5 x 103 m/s e 4,5 x 103 m/s respectivamente, a distncia entre o epicentro (fonte da onda) e a estao sismolgica de: (A) (B) (C) (D) (E) 200 km 135 km 225 km 90 km 125 km

16

UNIFOR Processo Seletivo 2010.2 1 Fase

Questo 40 A chamada camada pr-sal uma faixa que se estende ao longo de 800 quilmetros entre os Estados do Esprito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba trs bacias sedimentares (Esprito Santo, Campos e Santos). O petrleo encontrado nesta rea est a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo gelogos, conservam a qualidade do petrleo. A profundidade do leito do oceano, nesta regio, est compreendida entre 1 mil e 2 mil metros. Considere que a densidade mdia da gua do mar de 1024 kg/m3. Trabalhar a esta profundidade envolve um problema muito complexo que devido ao fato de a presso hidrosttica ser muito grande. Sabendo que 1 atm vale 105 Pa, a presso hidrosttica entre 1 e 2 mil metros de profundidade, em termos da presso atmosfrica, situa-se aproximadamente entre: (A) (B) (C) (D) (E) 1000 a 2000 atm 100 a 200 atm 50 a 100 atm 10 a 20 atm 5 a 10 atm

Questo 42
O etodoloco um antiinflamatrio no hormonal que apresenta propriedades analgsicas e antiinflamatrias; sua atuao ocorre inibindo a enzima ciclo-oxigenase que induzida pelo processo inflamatrio. Em sua frmula estrutural, observa-se a presena dos seguintes grupos funcionais:

H3C
(A) (B) (C) (D) (E)

N H

O CH3 COOH

Amida, lcool, ter. Amina, ester, cido carboxlico. Amida, ter, cido carboxlico. Amina, cido carboxlico, ter. Amida, Aldedo, lcool.

Questo 43
O pH do sangue humano de um indivduo saudvel situa-se na faixa de 7,35 a 7,45. Para manter essa faixa de pH, o organismo utiliza vrios tampes, sendo que o principal tampo do plasma sanguneo composto de cido carbnico e on bicarbonato. O equilbrio qumico deste tampo pode ser representado pela equao

Questo 41 Uma soluo isotnica aquela que apresenta concentrao de ons ou molculas semelhante aos lquidos corporais que podem ser incorporados e transferidos para a corrente sangunea por meio do processo osmtico. O soro glicofisiolgico um exemplo deste tipo de soluo, cuja concentrao de glicose 5% (m/v) e de cloreto de sdio 0,9% (m/v). Assim, podemos afirmar que em 500 mL desta soluo teremos: (A) (B) (C) (D) (E) 5,0 g de glicose e 0,9 g de cloreto de sdio 50,0 g de glicose e 9,0 g de cloreto de sdio 2,5 g de glicose e 0,45 g de cloreto de sdio 25,0 g de glicose e 4,5 g de cloreto de sdio 10,0 g de glicose e 1,8 g de cloreto de sdio
Uma clula muscular produz normalmente CO2. Quando uma clula aumenta o seu trabalho, ela produz mais CO2. Analise as afirmaes seguintes: I. Quando uma clula aumenta seu trabalho, o pH do sangue diminui. II. Quando a concentrao de CO2 no sangue diminui, o pH diminui. III. Quando a concentrao de ons bicarbonato no sangue aumenta, o pH tambm aumenta. IV. O aumento da taxa de respirao, quando se praticam exerccios fsicos, contribui para a diminuio do pH do sangue. So corretas as afirmaes:

(A) (B) (C) (D) (E)

I, apenas. II, apenas. III, apenas. I e III, apenas. I, III e IV, apenas.

UNIFOR Processo Seletivo 2010.2 1 Fase

17

Questo 44 A manuteno de tubulaes, tanques de estocagem e estruturas metlicas exige um combate constante contra a corroso do ao. A forma mais simples a pintura. Outro mtodo empregado de menor custo e mo de obra, a proteo catdica. O objeto de ferro a ser protegido conectado a um bloco de um metal ativo, o anodo de sacrifcio, diretamente ou por meio de um fio. Enquanto o metal ativo durar, o ferro protegido. Com base nos dados tabelados a seguir Meia-reao Mg+2(aq) + 2eZn+2(aq) + 2eFe+2(aq) + 2eNi+2(aq) + 2eCu+2(aq) + 2 eMg(s) Zn(s) Fe(s) Ni(s) Cu(s) E(volt) - 2,37 - 0,76

Questo 45 A figura a seguir apresenta as curvas de presso de vapor de trs lquidos puros: A, B e C.
A B C

Analise as seguintes informaes - 0,44 +0,26 +0,34 O lquido B o mais voltil temperatura ambiente e a uma presso atmosfrica de 760 mm Hg. II. As foras intermoleculares no lquido A so menores que nos demais. III. O ponto de ebulio normal do liquido C menor que o do liquido A IV. Quando se adiciona um soluto no voltil ao lquido A, observa-se um aumento de seu ponto de ebulio. Est correto apenas o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I, II e III, apenas I, III e IV, apenas II, III, apenas II e IV, apenas III e IV I.

pode-se prever que so anodos de sacrifcio adequados: (A) (B) (C) (D) (E) Magnsio apenas. Cobre apenas. Cobre e nquel apenas. Magnsio e zinco apenas. Cobre, nquel e zinco apenas.

18

UNIFOR Processo Seletivo 2010.2 1 Fase

Questo 46 Quando algum menciona drogas viciantes, o que vem mente so substncias ilegais como cocana, crack ou herona. Pelo que se sabe, no h nveis seguros para o consumo dessas drogas. A orientao ficar longe delas. Recentemente, a cincia mdica acrescentou lista de produtos capazes de provocar dependncia, algo assustadoramente prximo de ns: a comida gordurosa. Um estudo com ratos publicado na revista Nature Neuroscience sugere que o consumo de alimentos ricos em gordura leva ao desenvolvimento de um tipo de dependncia parecida com a que afeta os viciados em cocana ou herona. O crebro dos ratos superalimentados, assim como nos dependentes qumicos, apresenta uma queda acentuada nos nveis de substncias responsveis pela sensao de prazer, conhecidas como receptores de dopamina. Com menos receptores, o organismo precisa de quantidades de gordura cada vez maiores para que o crebro registre satisfao. A pesquisa, feita apenas em ratos, confirmou em laboratrio pela primeira vez aquilo de que muitos especialistas j suspeitavam: certos tipos de comida viciam.
LIMA, F. Comer mal um vcio ou temos escolha? In: Epoca, n.620, 5 de abril de 2010 (com adaptaes)

Com base no texto acima, possvel concluir que: (A) O vcio alimentar est indiretamente relacionado aos nveis de receptores de dopamina. (B) Os alimentos ricos em gordura aumentam os nveis de receptores de dopamina. (C) O vcio alimentar desencadeado pelo uso de drogas ilcitas. (D) A dieta rica em calorias aciona os centros de prazer do mesmo modo que a cocana. (E) Uma dieta pobre em gordura nos previne da dependncia qumica. Questo 47
A pirmide alimentar um guia geral para que se possa escolher uma dieta saudvel aliada prtica de atividades fsicas na forma de exerccios, lazer, esportes e uma vida ativa. Um cardpio balanceado deve conter, diariamente, cerca de 55% de carboidratos, 30% de lipdios e 15% de protenas, alm das vitaminas, sais minerais e fibras. Para garantir que todos esses nutrientes estejam presentes na dieta diria, a FDA (Food and Drug Administration - rgo do governo dos EUA que controla a produo e comercializao de remdios e alimentos), preconiza o consumo dos seguintes alimentos que compem a pirmide alimentar:
SIMES, A. M. G. S. Coma um pouco de tudo e de tudo um pouco. USAD - United States Department of Agriculture. Disponvel em: <http://emedix.uol.com. br/dia/nut004_1f_piramide.php>. Acesso em: 12 maio 2010. (com adaptaes)

De acordo com a pirmide alimentar ao lado, possvel concluir que: (A) A base da pirmide composta por alimentos ricos em protenas, representando uma maior fonte de energia para o organismo. (B) Os lipdios constituem uma menor fonte de energia se comparados aos carboidratos e as protenas, podendo ser consumidos sem restrio. (C) As frutas so boas fontes de lipdios, sais minerais e fibras, principalmente quando consumidas in natura. (D) Carnes, ovos e leguminosas (soja e feijo), alm de nozes e castanhas, so alimentos construtores, ricos em protenas e minerais. (E) O leite e seus derivados so os maiores fornecedores de ferro, mineral envolvido na formao dos ossos e dentes.

Disponvel em: <http http://www.ramfit.com.br/blog/tag/nutricao/>. Acesso em: 13 maio 2010.

UNIFOR Processo Seletivo 2010.2 1 Fase

19

Questo 48 Observe a charge

Disponvel em:< http://blogdodudu.files.wordpress.com/2008/12/calvin-haroldo-02.jpg> Acesso em 15 de maio de 2010.

A charge acima constitui uma crtica (A) (B) (C) (D) (E) derrubada predatria de rvores de florestas com fins econmicos. ameaa biodiversidade em decorrncia da poluio por lixo txico. extino de espcies como consequncia do aquecimento global. desequilbrio ecolgico provocado pela introduo de espcies exticas. prtica das queimadas por agricultores para limpeza da rea de plantio.

Questo 49 De acordo com a sistemtica moderna, a classificao dos seres vivos deve ser baseada nas relaes filogenticas existentes entre os atuais grupos de seres vivos. Assim, as atuais plantas terrestres: Brifitas, Pteridfitas, Gimnospermas e Angiospermas esto agrupadas no Reino Plantae, porque todas derivam, provavelmente, de um ancestral comum, que desenvolveu caractersticas capazes de possibilitar a explorao do ambiente terrestre. Nesse contexto, a inovao evolutiva que permitiu a grande expanso da vegetao nos continentes a partir deste ancestral comum foi (A) (B) (C) (D) (E) o surgimento de sementes e dos vasos condutores de seiva. o surgimento de flores e frutos. o aparecimento de estruturas semelhantes aos caules e razes atuais. o surgimento de folhas modificadas para reproduo. o aparecimento de rgos reprodutores.

20

UNIFOR Processo Seletivo 2010.2 1 Fase

Questo 50
A figura abaixo ilustra o paradoxo do nmero de genes: muitos organismos menos complexos que o Homo sapiens tm tantos ou mais genes que este. A expectativa, diante do sequenciamento do genoma humano, era a revelao da complicada receita necessria construo de uma pessoa. Acreditava-se na descoberta de aproximadamente 100 mil genes que justificassem o mesmo nmero de protenas produzidas pela espcie humana.

CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Questo 51


Sobre o conceito de cidadania e sua evoluo, marque a opo INCORRETA: (A) O termo foi utilizado na Antiguidade, em Roma, para designar a situao poltica das pessoas, bem como os direitos que elas exerciam. (B) Nos Sculos XVII e XVIII, a Europa foi marcada pela diviso de classes, entre as quais destacaram-se a nobreza e o clero. (C) A Constituio Francesa de 1791 evidenciou uma certa deturpao do conceito de cidadania, ao exigir requisitos para o direito de participao poltica. (D) As mulheres, os trabalhadores, as camadas mais pobres da sociedade sempre foram privilegiados, em termos da cidadania ativa, em detrimento dos demais. (E) Com o Absolutismo e a monarquia reinante, era difcil conceber uma verdadeira democracia e, por conseguinte, de cidadania.

Questo 52
AMARAL, P. P. R. e NAKAYA, H. I. DNA no-codificador. In: Cincia Hoje. v. 38, n.228 julho 2006. (com adaptaes)

Com base nas informaes acima, possvel concluir que: (A) As complexidades morfolgica e fisiolgica de uma espcie esto diretamente relacionadas ao tamanho do genoma e ao nmero de genes. (B) O maior nmero de genes observado no Arroz (Oriza sativa) o torna um organismo mais complexo do que o Camundongo (Mus musculus). (C) Quanto mais complexo o organismo, menor o nmero de genes presente no seu genoma, como se observa na Mosca-dasfrutas (Drosofila melanogaster). (D) Os genes do Protozorio (Trypanossoma cruzi) podem ser editados de vrias formas, o que o torna um organismo mais complexo do que a Mosca-das-frutas (Drosofila melanogaster). (E) Quanto mais complexo o organismo, maior probabilidade de ter se tornado assim ao sintetizar vrias protenas a partir de um nico gene.

A imagem acima revela um dos graves problemas sociais brasileiros. Sobre ele, marque a opo que corresponde realidade: (A) Com a insero do direito alimentao em nossa Constituio, a fome deixou de ser tema preocupante. (B) As polticas de combate pobreza implantadas nos ltimos anos, no Brasil, levou-nos ao status de fome zero. (C) O combate fome s se dar, efetivamente, com a tomada de outras medidas, dentre as quais a eliminao da corrupo. (D) O estado cearense, assim como quase todo o Nordeste brasileiro, tem sido pouco afetado pela falta de comida para o povo. (E) possvel verificar a reduo do problema tem sido a tnica das polticas pblicas, em todas as esferas de governo.

UNIFOR Processo Seletivo 2010.2 1 Fase

21

Questo 53
Na Bahia, houve uma revolta que irrompeu a 7 de novembro de 1837, pretendendo implantar uma repblica, a qual a tropa local aderiu. Cercados pelo exrcito governista, os revoltosos resistiram at meados de maro de 1838, quando milhares foram mortos ou feitos prisioneiros. Esse movimento denominado

Questo 56
Todo dia o sol da manh Vem e lhes desafia Traz do sonho pro mundo Quem j no o queria Palafitas, trapiches, farrapos Filhos da mesma agonia E a cidade que tem braos abertos Num carto postal Com os punhos fechados na vida real Lhe nega oportunidades Mostra a face dura do mal Alagados, Trenchtown, Favela da Mar A esperana no vem do mar Nem das antenas de TV A arte de viver da f S no se sabe f em qu A arte de viver da f S no se sabe f em qu
(Alagados, Os Paralamas do Sucesso Composio: Herbert Viana/ Bi Ribeiro) -

(A) (B) (C) (D) (E)

Balaiada. Sabinada. Confederao do Equador. Cabanagem. Revoluo Farroupilha.

Questo 54
A guerra civil se alastra e, entre 1945 e 1947, os comunistas instalam um governo provisrio, decretam a reforma agrria, e, apesar da ajuda americana ao Kuomintang, ampliam o domnio das reas rurais e das pequenas e mdias cidades. Em 1949 conquistam grandes cidades, como Nanquim e Pequim. Proclamam a nova Repblica Popular em 1 de outubro e foram a retirada do governo e do exrcito do Kuomintang para Taiwan (Formosa). A conquista do restante do territrio chins completada em 1950 pelas

(A) Tropas de Exrcito Popular da China. (B) Tropas de Exrcito Popular de Kuomintang. (C) Tropas de Exrcito Popular de Mao Tstung. (D) Tropas de Exrcito Popular de Libertao. (E) Tropas de Exrcito Popular do Partido Nacionalista. Questo 55
A erupo do vulco sob a geleira Eyjafjallajokull tem provocado restries no trfego areo europeu, por parte da Agncia Europeia para a Segurana na Navegao Area (Eurocontrol), devido aos riscos de que a fumaa expelida pelo vulco possa afetar a segurana das aeronaves. Com a restrio, diversos voos foram cancelados, provocando srios transtornos ao transporte de passageiros e mercadorias no continente europeu. Identifique abaixo a opo correta para o nome do pas onde o vulco Eyjafjallajokull est localizado:

A letra da msica acima aborda as condies de espao no Brasil. Sobre o tema, marque a opo INCORRETA: (A) Apesar do intenso crescimento populacional, verifica-se que o problema de moradia continua maior na zona urbana das grandes capitais. (B) Alm da infindvel busca por espao, o Brasil vive uma grave crise de falta de planejamento espacial, o que tem agravado ainda mais o problema. (C) Desigualdade social, ausncia de planejamento familiar e falta de oportunidades de trabalho so alguns dos contribuintes da segregao espacial. (D) Se compararmos a situao de vida atual do povo brasileiro, em termos de crescimento populacional e falta de espao, notaremos um aumento da problemtica. (E) Os programas do governo federal, a exemplo do Minha casa, minha vida, erradicou de vez a situao catica de moradia em que viviam milhes de brasileiros.

(A) (B) (C) (D) (E)

Irlanda. Dinamarca. Noruega. Reino Unido. Islndia.

22

UNIFOR Processo Seletivo 2010.2 1 Fase

Questo 57
O tema meio ambiente tem se tornado importante nos ltimos anos, principalmente em se tratando do efeito estufa, da degradao dos rios, mares e encostas. Recentemente, ocorreu mais um desastre ambiental, desta vez a exploso ocorrida na plataforma de prospeco de petrleo no Golfo do Mxico pela British Petrleum (BP), causando srios prejuzos ambientais na costa da Louisiana, nos Estados Unidos, provocados pelo vazamento de grande quantidade de petrleo. Com relao a esse desastre ambiental, assinale a opo correta: (A) O vazamento de petrleo provocado pela exploso da plataforma foi rapidamente contido pela empresa inglesa. (B) O desastre ambiental considerado de grandes propores, porque a regio de Luisiana abriga cerca de 40% dos pntanos e mangues americanos e habitat de inmeras espcies de peixes e aves. (C) Os prejuzos ambientais e econmicos provocados pela exploso da plataforma se restringiram rea prxima prospeco, sem efeitos graves ao meio ambiente. (D) Por ter experincia em explorao de petrleo em guas profundas, a Petrobrs foi imediatamente chamada para resolver o problema. (E) O Golfo do Mxico conhecido com a regio de maior produo de petrleo do mundo e sua explorao est sendo realizada somente pela BP que detm o direito de explorao.

Questo 59
Recentemente, tramitou no Congresso Brasileiro um projeto de lei de iniciativa popular, batizado de projeto Ficha Limpa. Acerca desse assunto, marque a opo correta. (A) Tal lei objetiva punir as empresas que poluem visualmente as grandes cidades brasileiras com propaganda irregular de seus produtos. (B) O projeto objetiva elevar o nvel tico da classe poltica brasileira, impedindo que pessoas com condenao na Justia possam concorrer s eleies. (C) Como resultado da aprovao desse projeto de lei, ser permitido quelas pessoas com dvidas inscritas em servios de proteo ao crdito, como SERASA e SPC, limpar seus nomes, excluindo registros de dvidas no pagas. (D) No Brasil, a maior parte das leis aprovadas no Congresso Nacional resulta de projetos de iniciativa popular. (E) O projeto de lei Ficha Limpa destina-se a regulamentar a atuao das firmas que prestam servios terceirizados de limpeza e conservao de prdios pblicos.

Questo 60
Os Estados Unidos promoveram h pouco tempo um encontro com pases que detm tecnologia nuclear para propor uma reduo mundial da capacidade armamentista dessa espcie de armas. Esse encontro foi uma prvia sobre a reunio a ser promovida pela Organizao das Naes Unidas (ONU) que tratar da renovao do Tratado de No- Proliferao das Armas Nucleares (TNP), para limitar a utilizao de artefatos nucleares pelos pases signatrios desse tratado. Marque a opo correta sobre as exigncias propostas pelos Estados Unidos visando renovao desse tratado: (A) O Brasil o nico pas da Amrica Latina detentor de grande estoque de armas nucleares com alta capacidade destrutiva. (B) Atualmente, apenas os Estados Unidos e a Rssia detm capacidade de produzir armas nucleares de alcance intercontinental. (C) Dentre as exigncias americanas, consta um maior controle do programa nuclear do Ir por ser esse pas considerado uma ameaa paz mundial. (D) O Brasil e o Ir esto assinando acordos para produo, em conjunto, de armas nucleares de longo alcance. (E) Desde o fim da Unio Sovitica, os pases detentores de tecnologia nuclear abandonaram seus programas de produo de armas dessa espcie.

Questo 58
O comportamento da quantidade comprada de um determinado bem representado pela equao {Qd = 400 12,5 x P}, onde Qd corresponde quantidade comprada em um determinado perodo de tempo e P corresponde ao preo do bem nesse mesmo perodo. Dessa forma, considerando as informaes sobre os preos constantes na tabela abaixo, aponte o percentual aproximado de variao da quantidade comprada desse bem no perodo 2 em relao quantidade comprada no perodo 1: Perodo 1 2 (A) (B) (C) (D) (E) 17% 10% 0% +10% +17% Preo/Unidade R$ 20,00 R$ 22,00

UNIFOR Processo Seletivo 2010.2 1 Fase

23

REDAO

De acordo com Pesquisa feita pela Fundao Carlos Chagas, encomendada pela Fundao Vtor Civita, somente 2% do total de jovens entrevistados (1.501) querem ser professor; a maioria quer fazer direito, engenharia e medicina. O dado vem de uma pesquisa da Fundao Carlos Chagas. O estudo mostra que a profisso de professor est em baixa no imaginrio dos jovens. Desses 2% que querem ser professor, 77% so mulheres e 87% so de escolas pblicas, o que est ligado a outra tendncia identificada no estudo: "quanto maior o nvel de instruo dos pais, menor a inteno de ser professor". Na escola pblica, diz a pesquisa, a maioria dos pais no tem curso superior, ao contrrio das particulares. Estes dados confirmam a tese do "apartheid educacional" no Brasil, que alimenta e mantm a desigualdade de oportunidades entre pobres e ricos.
Fonte: Fundao Victor Civita. ATRATIVIDADE DA CARREIRA DOCENTE NO BRASIL. Relatrio Premilimar, outubro de 2002

Escreva um texto dissertativo de, no mnimo 20 e, no mximo, 30 linhas, cujo tema seja A PROFISSO DE PROFESSOR. Considere as ideias do texto acima, confronte-as com as suas e mostre a sua viso sobre a atitude dos jovens de hoje diante da difcil escolha da profisso a ser seguida e a viso que eles tm da profisso docente.

24

UNIFOR Processo Seletivo 2010.2 1 Fase

R
UNIFOR Processo Seletivo 2010.2 1 Fase

AS

C
25

26

UNIFOR Processo Seletivo 2010.2 1 Fase

You might also like