You are on page 1of 11

Didtica, afinal, o que ?

Voc est comeando o estudo da disciplina Didtica. Mas o que , afinal de contas, Didtica? So receitas, ou um conjunto de tcnicas para ensinar? Por que o conhecimento dessa disciplina importante para a formao de professores? Pretendemos que este curso lhe d subsdios para responder a essas e outras questes. Para tanto, caracterizaremos o pensamento didtico, situando-o no terreno mais amplo da Pedagogia e abordando aspectos de sua evoluo histrica. A seguir, trataremos de temas e assuntos relacionados s recentes reformas educacionais e aos resultados das pesquisas das reas de ensino em geral. Por fim, discutiremos aspectos da organizao do trabalho dos professores. Esperamos que a Didtica possa contribuir significativamente em sua formao, ajudando a promover uma reflexo constante sobre o fazer docente. Alm da leitura das aulas e da realizao das atividades presentes em cada uma delas, voc tambm dever executar certas Prticas (assim identificadas ao longo das aulas) previstas na carga horria total da disciplina.

Objetivos
O principal objeto desta aula oferecer a voc uma viso preliminar e abrangente sobre a Didtica enquanto disciplina pedaggica, com objeto e temas de estudo prprios. Esperamos, ainda, que voc conhea aspectos da origem histrica do pensamento didtico e seja capaz de perceber a importncia dessa disciplina para a sua formao como professor.

Caracterizando a Didtica Atividade 1


Leia os dois pequenos dilogos (fictcios) abaixo. O primeiro, entre dois estudantes de graduao em Histria. Ei, voc j pagou a disciplina de Histria Moderna e Contempornea I? No, ainda no... Vai ser oferecida este semestre? Vai, sim. Por aquele professor do departamento... no lembro o nome! Acho que Manoel. Ih... ento no vou pagar este semestre, no. Dizem que ele um timo historiador, mas no tem didtica. E o segundo, entre um pesquisador e um aluno do Ensino Mdio: Estamos fazendo uma pesquisa sobre a qualidade das aulas do Ensino Mdio. Voc pode responder a algumas perguntas? Claro... Quais as matrias de que voc mais gosta, e por qu? Histria, Geografia e Cincias. Acho que gosto de ler, saber do passado, do que aconteceu... Geografia tambm legal, a gente aprende sobre os diferentes lugares, as regies... Cincias eu gosto porque o professor legal! Ele ensina bem... O que tem que ter um professor pra ensinar bem? Sei l... acho que tem que entender a matria, ser legal com os alunos, ter pacincia. E tem que ter didtica, n? Tem gente que no tem jeito pra dar aula, no...

E agora, procure responder s questes abaixo.


1) Que viso sobre a didtica passada pelos dilogos? O que parece significar, para os personagens, ter didtica? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ 2) Voc concorda com a viso apresentada nos dilogos? Qual a sua viso pessoal sobre a didtica? _____________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ 3) Qual a relao entre Didtica e ensino ? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ comum, como vimos nos dilogos da Atividade 1, associarmos a palavra didtica ao ensino, mas quase sempre como algo (provavelmente, um conjunto de tcnicas...) que o indivduo (professor) deve possuir, ter. Assim, o bom professor visto como algum que tem didtica, o que normalmente parece ser uma espcie de dom natural ou uma arte. Por outro lado, sabe-se que a disciplina Didtica faz parte dos currculos dos cursos de Pedagogia e das Licenciaturas, sendo, portanto, um conjunto de saberes aparentemente constitudo e sistematizado. Ser, ento, que ao cursar tal disciplina, o futuro profissional do ensino passa a ter didtica, mesmo que no tivesse o dom? O que se estuda em tal disciplina? Qual o seu objeto? Os pedagogos e tericos da educao no concordam plenamente entre si quanto a uma definio de didtica. Mas, isso no um problema, porque, ao invs de uma definio, busca-se entender a Didtica como um corpo de conhecimentos que evoluiu histrica e socialmente, e que comporta hoje mltiplas compreenses, embora com importantes pontos em comum.

Vejamos a seguir dois pequenos trechos, de autoria de dois importantes educadores da rea de Didtica.
Didtica para ns uma reflexo sistemtica sobre o processo de ensino-aprendizagem que acontece na escola e na aula, buscando alternativas para os problemas da prtica pedaggica. (Masetto, 1997, p. 13) A Didtica o principal ramo de estudos da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos, condies e modos de realizao da instruo e do ensino. A ela cabe converter objetivos sciopolticos e pedaggicos em objetivos de ensino, selecionar contedos e mtodos em funo desses objetivos, estabelecer os vnculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos. (Libneo, 1994, p. 25-26) Vejamos a seguir como esses fragmentos se relacionam como significados da Didtica e dos processos por ela mobilizados.

importante que no tomemos esses trechos como definies! Os autores citados procuram caracterizar a Didtica ao longo de suas obras, e no apenas com esses trechos! Ainda assim, possvel caracterizar o fenmeno ensino como o objeto de estudo da Didtica enquanto disciplina. Note que isso abre um leque muito grande de temas, assuntos e conhecimentos especficos que passam a fazer parte do campo da Didtica. Vejamos o porqu. O ensino um fenmeno complexo. Ocorre na escola, mas no apenas nela. uma prtica social, portanto, condicionada por fatores histricos, polticos e econmicos. Considerar o ensino como objeto de estudo significa, ento, em princpio, trazer para o debate todos os potenciais e reais fatores que podem influenci-lo e determin-lo. Desse modo, passa a ser relevante para a Didtica conhecimentos oriundos da Filosofia, da Antropologia, da Sociologia, da Poltica, da Psicologia, entre outras reas. Mais especificamente, podemos pensar em subreas como Psicologia da Educao ou Histria da Educao que contemplam saberes de interesse para a Didtica. Tambm esto a includas as metodologias especficas das disciplinas, por exemplo. Vemos, assim, que o campo da Didtica muito amplo, no sentido de que essa disciplina faz uso de uma gama significativamente grande de outros saberes para tentar constituir sua especificidade. A Didtica pode ser vista, nesse sentido, como uma espcie de disciplina integradora, .

A Figura 1 , obviamente, uma aproximao. Alm de no esgotar as diversas reas que compem o terreno da Didtica, a figura no explicita outros vnculos, como os existentes entre Sociologia e Psicologia, ou entre essa ltima e a Filosofia da Educao, por exemplo. At aqui vimos que o objeto de estudo da Didtica o ensino, em sua totalidade, e que ela faz uso de saberes de diversas reas do conhecimento humano. Poderamos, ento, perguntar: mais especificamente, o que a Didtica vai estudar? Que temas so do seu interesse? Como teoria do ensino, a Didtica acaba por preocupar-se com diversos temas e problemas relacionados ao ensino, por exemplo: 1. o currculo escolar; 2. aspectos psicolgicos do processo ensino-aprendizagem; 3. organizao do trabalho pedaggico na escola; 4. motivao dos alunos para aprender; 5. ensino em espaos no-formais; 6. objetivos e fins do processo educativo; 7. planejamento do ensino; 8. relacionamento interpessoal na escola; 9. uso de novas tecnologias no ensino; Tomemos como exemplo os itens 3 e 7, organizao do trabalho pedaggico na escola e planejamento do ensino. A escola tem um papel fundamental na sociedade, no que diz respeito conquista da cidadania por todos. O acesso dos sujeitos ao conhecimento sistematizado e promoo do desenvolvimento individual em diversas reas (motora, afetiva, social, cognitiva etc.) so princpios da ao pedaggica. Para que esses princpios concretizem-se, necessrio organizar o trabalho pedaggico na escola. Para isso, preciso, dentre outras coisas, conhecer as leis e normas que regem a educao nacional, ter clareza dos fins e propsitos do processo educativo, estabelecer metas e objetivos adequados realidade local, envolver a comunidade nas aes da escola, mobilizar recursos materiais e humanos para promover as aes desejadas. Assim, a organizao do trabalho pedaggico na escola surge como condio para o bom andamento do processo de ensino que ocorre no espao escolar. , portanto, um tema (ou assunto) para a Didtica, enquanto disciplina pedaggica. A organizao do trabalho pedaggico implica planejamento. O ato de planejar deve ser compreendido como uma forma de organizar as aes, e no como uma atividade burocrtica. Precisa envolver todos os atores do processo educativo (diretores, professores, alunos, comunidade escolar) e ser pensado para diferentes nveis e propsitos (planejamento da escola como um todo, das diferentes sries, das disciplinas etc.). A qualidade e eficincia do ensino dependem, portanto, de uma boa organizao das aes, ou seja, de um bom planejamento. Da que o planejamento do ensino seja tambm um tema (ou assunto) da disciplina Didtica. Voc deve ter percebido, pela nossa caracterizao da Didtica, que o rol de conhecimentos abarcado por essa disciplina pedaggica muito grande. Isso muito importante para ser assinalado, pois preciso ter conscincia que o estudo da Didtica no pode se esgotar apenas num semestre letivo, no conjunto de umas poucas aulas. Ao contrrio, o profissional da educao deve estar em contnuo e constante processo de formao, includos a os contedos dessa disciplina. Em funo disso, o que privilegiar? Neste curso, especificamente, faremos um recorte particular da Didtica. Iniciando com elementos da histria do pensamento didtico, privilegiaremos tpicos relacionados ao ensino na atual conjuntura de reformas educacionais no Brasil.

Uma breve histria do pensamento didtico


Falar das tendncias do pensamento didtico ao longo da histria nos remete ao desdobramento histrico configurado por Franco Cambi (1999) em seu livro Histria da Pedagogia. Inicialmente, Cambi considera que: (...) a histria um organismo: o que est antes condiciona o que vem depois; assim, a partir do presente, da Contemporaneidade e suas caractersticas, seus problemas, deve-se remontar para trs, bem para trs, at o limiar da civilizao e reconstruir o caminho complexo, no-linear, articulado, colhendo, ao mesmo tempo, seu processo e seu sentido. O processo feito de rupturas e de desvios, de inverses e de bloqueios, de possibilidades no-maturadas e expectativas norealizadas; o sentido referente ao ponto de vista de quem observa e, portanto, ligado interpretao: nunca dado pelos fatos, mas sempre construdo nos e por meio dos fatos, precrio e sub judice. (CAMBI, 1999, p. 37) A partir dessa perspectiva histrica, o autor nos mostra que no contexto da Pedagogia e da Educao (compreendendo, certamente, a didtica), a Antigidade evidencia as estruturas educativas mais profundas como a identidade da famlia, a organizao do Estado, a instituioescola, os mitos educativos, entre outros modelos scio educativos que caracterizam a formao do pensamento educativo ocidental. De acordo com Cambi (1999), da influncia da Antigidade que se iniciam formulaes e reformulaes do pensamento e das aes educativas desde o perodo Clssico, com os gregos, passando pela Idade Mdia, a era Moderna e a contemporaneidade. Assim, constituiu a organizao dos mtodos e prticas para a efetivao de um processo de ensino em diversas direes at os dias atuais. At o sculo XVI, por exemplo, acreditava-se que a capacidade de assimilao da criana era idntica do adulto, apenas menos desenvolvida. A criana era considerada um adulto em miniatura. Por essa razo, o ensino deveria acontecer de forma a corrigir as deficincias ou defeitos da criana. Isso era feito atravs da transmisso do conhecimento. A aprendizagem do aluno era considerada passiva consistindo, basicamente, em memorizao de regras para a leitura, a escrita e para os clculos com nmeros e frmulas. Os procedimentos de ensino se apoiavam em verdades localmente organizadas e consideradas definitivas. Para o professor dessa escola, a sua funo educativa era a de transmissor e expositor de um conhecimento pronto e acabado e, portanto, o uso de quaisquer materiais ou objetos que fizessem do ensino um processo dinmico e criativo era considerado pura perda de tempo. No sculo XVII, entretanto, Joo Ams Comenius (1592-1670), considerado o pai da Didtica, questionava esse tipo de ensino, afirmando em sua Didtica Magna (1657) que ao invs de livros mortos, por que no podemos abrir o livro vivo da natureza? Devemos apresentar juventude as prprias coisas, ao invs das suas sombras (Ponce, 1985, p.127). Esse princpio educativo se renovou ativando novos processos de teorizao em relao Cincia, Matemtica, Histria e ao processo pedaggico adotado pelas escolas. nessa reformulao que Comenius apresenta a sua Didtica como forma de consolidar as novas proposies tericas e prticas para uma educao universal centrada no dilogo entre o passado e o futuro. Suas concepes apiam-se na renovao universal da cultura e da sociedade, colocando no centro o papel criativo da Educao. Seus trabalhos defendem o papel formativo do ambiente escolar atravs do desenvolvimento de um esprito competitivo sadio do estudante. durante o sculo XVII e atravs da obra de Comnius que os processos educativos, as instituies e as teorizaes pedaggicas tambm se renovam gradativamente atravs das novas tendncias da sociedade que se transformava com o incio da industrializao e, ainda, influenciados pelo carter humanstico e religioso dos princpios educacionais implantados por Carlos Magno (sculo X) com o objetivo de disseminar a f crist como base para a formao humana. Trata-se da escolstica: um tipo de vida intelectual, um tipo de vida intelectual

As informaes histricas nos levam a admitir que a trajetria do pensamento didtico parece ter originado e disseminado dois mtodos de concepo e abordagem dos processos educativos: o tradicional e o novo. O primeiro expresso pelas concepes e procedimentos antiquados do ato de educar e o segundo representado pela mudana de concepes e procedimentos a partir da Didtica Magna, de Comenius, seguido das idias modernas de contraposio aos aspectos defendidos pelos educadores antigos. Outras vezes, enfim, porque Rousseau e os pedagogos nele inspirados pem a ao na origem de todo o conhecimento, so denominados ativos os mtodos que eles preconizam; depois, porque as oposies facilitam a classificao, diz-se que nos outros o aluno no ativo e denuncia-se, ao mesmo tempo, a multiplicidade das tarefas que eles obrigam o aluno a executar. Mais do que de oposies, ao fim de mais de um sculo de conflitos, tornou-se necessrio o surgimento de concepes didticas autnticas que conectassem as duas teses opostas e que, ao mesmo tempo, delas se destacassem, ultrapassando tanto uma quanto a outra. Tais esforos foram vlidos para traarmos o esboo de uma didtica contempornea, fundamentada, inicialmente, no confronto entre a tendncia tradicional e a nova, seguindo-se de uma crtica s didticas no diretivas. Talvez tenha sido desse processo que se originou, ento, a teoria para uma indispensvel renovao nas tendncias do pensamento didtico.

Atividade
1 A partir dos aspectos histricos mencionados at agora, faa um esquema que represente os pensamentos de autores que convergem para cada um dos mtodos considerados: o tradicional e o moderno. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 2) Quais as relaes que podem ser estabelecidas entre as informaes histricas apresentadas at ento e os modelos de educao que voc conhece? Cite exemplos da sua realidade. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ 3) Caracterize o pensamento de cada um dos tericos que influenciaram a formao do pensamento didtico. Tome como referncia as informaes at ento apresentadas. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

As tendncias didticas: modelos e mtodos pedaggicos adotados


A discusso acerca dos mtodos pedaggicos freqentemente reduzida a um mero conjunto de tcnicas para serem aplicadas na sala de aula, sem levar em considerao os respectivos contextos escolares. Parte-se do pressuposto de que a relao professor-aluno esgota todas as determinantes do processo educativo. Ambos so encarados como seres desenraizados, sem ligaes no espao escolar, imunes sua cultura e ao tipo de organizao. A anlise dos problemas enfrentados por um professor quando introduz um novo mtodo pedaggico evidencia a importncia do contexto escolar, do tipo de cultura e da organizao escolar para o sucesso ou fracasso da inovao. Esse processo inovador quando operacionalizado a longo prazo (na continuidade) naturalmente mais facilitado do que atravs de uma ruptura. Faremos, a seguir, uma breve referncia aos diversos tipos de modelos organizativos de escolas, com base na sistematizao elaborada por vrios estudiosos sobre a formao do pensamento didtico, de modo a evidenciar os modelos pedaggicos implcitos nesses modelos organizativos.

Quanto ao processo didtico, essa escola preconiza os mtodos dedutivos de ensino nos quais o aluno percorre o caminho da aprendizagem do sentido abstrato para o concreto, ou seja, o professor define e, em seguida, d exemplos para finalizar com aplicaes. Parte sempre do geral para o particular, como uma forma de mostrar que o conhecimento padronizado e que h pequenos apndices que, embora faam parte do padro geral, apresentam pequenas caractersticas especficas. Nesse processo, geralmente, no possvel concluir os programas de ensino e o aluno fica sempre numa fase abstrata, sem qualquer ligao com a sua vida prtica ou outras formas de explicao do conhecimento abordado pelo professor. A preocupao central de quem ensina concentra-se na memorizao e na repetio dos conceitos. Em se tratando de materiais didticos, o modelo adotado pela Escola Tradicional est centrado nos livros-texto, repletos de contedos informativos e conceituais, fragmentados de forma a serem mais facilmente memorizados pelos alunos. A avaliao dos alunos constitui-se no controle da aprendizagem e realiza-se unicamente mediante exames, que refletem a capacidade de reteno e de acmulo de conhecimento memorizado pelos alunos.

Modelo da Escola Nova


Este modelo aparece no final do sculo XIX e desenvolve-se at as duas primeiras dcadas do sculo XX. Foi desde o incio uma clara reao contra o modelo da Escola Tradicional e tudo o que ela significava. Trata-se de uma escola aberta, descentralizada e crtica da sociedade, pois no mais prioriza o saber pronto e acabado centrado na autoridade do professor, assim como o programa passa a ser elaborado com base nas necessidades da classe e o modelo social repensado com base nas perspectivas de transformao social. A melhor forma de identificar essa escola ver o modo como ela valoriza as interaes com o meio social e procura enriquecer as vivncias dos alunos incorporando no curriculum a cultura circundante, ou seja, o contexto em que a escola est situada. A disciplina deixa de ser priorizada para que a convivncia seja o elemento decisivo no estmulo participao, autogesto e autoresponsabilidade, tanto por parte do professor e do aluno quanto da comunidade envolvida no processo. Quanto gesto do sistema educacional, a Escola Nova sugere o princpio da convivncia como um caminho para a construo de um modelo administrativo no qual o gestor passa a ser o articulador do contexto sociocultural, gerando um processo participativo no qual todos os envolvidos passam a ser autogestores, ou seja, todos so responsveis pelo ambiente educativo. A relao professor-aluno parte do princpio de que o aluno o centro da escola, o protagonista principal do processo de ensino-aprendizagem, em torno do qual se desenvolvem os programas curriculares e a atividade profissional do docente. O professor o orientador do processo educativo e as relaes sociais ocorridas na escola baseiam-se na atividade como um processo vital de ensino-aprendizagem. Alm disso, so valorizados os princpios da liberdade, da individualidade e da construo coletiva, considerando que tais princpios esto estreitamente relacionados entre si no processo social. O curriculum, por sua vez muito diversificado, contemplando todos os aspectos da formao integral de uma pessoa: vida fsica, vida intelectual, organizao e procedimento de estudo, educao artstica e moral, educao social etc. O processo didtico sugere a perspectiva dinmica de um ensino-aprendizagem que tem como centro de interesse a atividade. Mas a experincia do aluno serve, neste caso, de base para a educao intelectual. introduzido o conceito de manipulao como princpio da aprendizagem. Reforando a ligao entre a teoria e a prtica, dada grande importncia aos trabalhos manuais. O professor conduz o processo de aprendizagem partindo da experincia do

aluno, da observao, da manipulao, de atividades sobre realidades concretas como forma de se atingir, atravs do mtodo indutivo, a abstrao. Quanto aos materiais didticos, embora a Escola Nova no tenha secundarizado os livrostexto no processo de ensino-aprendizagem, fizeram surgir um conjunto de recursos que o aluno utiliza nas suas experincias e atividades. A avaliao de natureza qualitativa, valorizando a participao ativa dos alunos e o seu crescimento subjetivo dentro do processo de construo da sua aprendizagem.

Modelo da Escola Comportamentalista


Esta escola surge como reao Escola Nov e especialmente ao seu carter aparentemente desordenado nos processos de ensino aprendizagem. A sua principal fonte de inspirao a psicologia behaviorista (da palavra inglesa, behaviour = comportamento), desenvolvida por psiclogos como John Watson, Skinner e outros, mas tambm se inspira na reflexologia de Pavlov (escola que reduz todos os fenmenos psquicos a reflexos condicionados). O seu modelo pedaggico baseado na pedagogia por objetivos, cujo ensino e aprendizagem ocorrem a partir de objetivos pr-estabelecidos e normas a serem seguidas para que tais objetivos sejam alcanados, sem que possam ocorrer quaisquer flexibilizaes de mtodos. Identifica-se com o modelo de uma escola disciplinada, tendo os padres elevados como sinnimo de eficcia. A Escola Comportamentalista prope um tipo de gesto centralizada, com organogramas triangulares segundo os quais todo o processo administrativo deve seguir patamares de comandos at que se chegue ao gestor principal, ou seja, h uma forte dependncia do poder central. A grande preocupao est na definio do papel das estruturas, funes, perfis e organogramas detalhados e normalizados. A legislao e a sua correta interpretao possui nessa escola um papel fundamental, assim como tudo o que est escrito: atas, normas, memrias etc. O estilo de direo o do burocrata, ordenado e meticuloso, que tem facilidade com os papis. Na relao professor-aluno, o professor converte-se num burocrata, cujas nicas funes so interpretar em objetivos operativos e terminais os objetivos gerais definidos pelo Estado e verificar continuamente se os alunos os conseguem atingir. Essa relao professoraluno est marcada por centenas de metas que devem ser atingidas ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem. Na perspectiva da organizao curricular, o saber transmitido em pequenas unidades previamente divididas em funo de objetivos especficos susceptveis de serem mensurados. O aluno recebe esses contedos sem qualquer relao com os seus conhecimentos prvios. difcil neste modelo pensar a globalizao e a interdisciplinaridade, pois o curriculum transforma-se numa estrutura fechada e excessivamente dirigida. A obsesso pela eficcia imediata da ao educativa traduz-se numa programao dos contedos do curriculum de forma que se manifestem em condutas observveis em cada objetivo, o que conduz a uma homogeneizao de mtodos e tcnicas e de receitas para cada objetivo. O material curricular centra-se basicamente no uso de livro-texto, tendo como finalidade facilitar ao professor as tarefas programadas para conseguir atingir os objetivos. Muitas vezes, surgem como recursos as fichas de apoio destinadas a cobrir objetivos mais especficos. Dado que o processo de ensino aprendizagem se orienta para atingir condutas observveis, a avaliao de cada conduta condiciona o passo seguinte de processo de aquisio de uma nova conduta. Esse fato implica um controle absoluto em todos as etapas do processo de ensino, atravs de instrumentos de avaliao considerados infalveis.

Modelo da Escola Construtivista


Este modelo aparece associado s contribuies no domnio da psicologia cognitivistade Jean Piaget, mas tambm de Bruner, Novak, Ausebel e outros. Surge, aproximadamente, na dcada de 1960, quando comeam as discusses acerca da necessidade de ensinar aos alunos o processo da sua prpria aprendizagem, ou seja, ensinar a aprender, o que implica diversificar os contedos do curriculum. Aprender conceitos, contedos e saberes culturais como unidades fechadas deixa de ser importante, priorizando-se os procedimentos e as estratgias cognitivas que conduzam o aluno sua prpria aprendizagem. Todavia, leva-se em considerao as normas, os valores e/ou os princpios que esto subjacentes ao contexto e ao processo de aprendizagem. Nesse sentido, o professor deve conhecer as principais formas de desenvolvimento dos conceitos, contedos e saberes, as fases de desenvolvimento mental e suas implicaes na aprendizagem conceitual de modo a adapt-las sua prtica pedaggica. Trata-se do modelo de uma escola cuja atividade gira em torno de um projeto educativo comum e de um projeto curricular que sistematiza a vida da escola. Todas as suas estruturas so envolvidas na aprovao dos seus documentos essenciais, assim como na sua avaliao. Essa gesto requer uma direo orientada para a planificao, orientao do processo, gesto dos recursos e estruturas, procurando suscitar permanentes consensos. Na relao professor-aluno, o professor um mediador no processo de ensinoaprendizagem. Compete-lhe planejar, orientar, organizar, proporcionar recursos e encaminhas as diferentes atividades realizadas pelos alunos. Ele no um mero instrutor nem um simples avaliador. Ele ajuda o aluno a relacionar os conhecimentos novos (descobertos na atividade) com os anteriores, deixando o controle de todo o processo a cargo dos alunos. O curriculum deve ser aberto e flexvel, sendo definido conforme as necessidades especficas da escola, sem desconsiderar as metas estabelecidas pelo Estado para o desenvolvimento educativo. Assim, o aluno avana no conhecimento com a mediao do professor atravs do planejamento e organizao dos recursos (tempo, materiais, conhecimento das suas capacidades), da ao (atividades que conduzem descoberta) e do controle, que permitem refletir e observar a prpria prtica. O processo didtico fundamenta-se na aprendizagem significativa e numa metodologia inspirada na investigao-ao. Os manuais escolares e outros suportes de carter instrumental so transformados em projetos curriculares a serem desenvolvidos na sala de aula, pois o aluno que enfrenta diferentes situaes de aprendizagem necessita de materiais didticos variados e adequados s novas situaes. A avaliao dos alunos parte do pressuposto de que, em Educao, os progressos da aprendizagem amadurecem muito lentamente, no se manifestando de maneira imediata. Por conseguinte, necessrio relativizar a avaliao como medida de um produto, visto que mais importante a continuidade do processo. No valorizamos condutas observveis, mas sim capacidades adquiridas no processo.

Atividade 2
1 Caracterize cada uma das escolas originadas pela formao do pensamento didtico, evidenciando seus principais elementos estruturais. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

2 Relacione cada uma das escolas didticas discutidas at agora com os pensadores mencionados anteriormente. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 3 Relacione os modelos de ensino e de escolas que voc conhece, bem como as experincias vivenciadas ao longo da sua vida, com os modelos de escolas apresentados nesta aula. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

Ensino e legislao
No possvel falarmos em processo de ensino no vazio, ou seja, desvinculada de um contexto histrico, poltico e social. Assim, ao pensarmos na Didtica como uma disciplina preocupada com os diversos aspectos e dimenses relacionados ao ensino, somos levados a pensar que os temas da Didtica encontram-se ligados, necessariamente, a esse contexto. Dessa forma, tanto o currculo escolar quanto a relao aluno-professor, o papel da escola ou a concepo do processo ensino-aprendizagem configuram um conjunto de questes didticas que tm seu vnculo com a sociedade de uma determinada poca e lugar. Tais relaes, complexas, passam muitas vezes despercebidas aos olhos do profissional da educao. E para complicar o quadro! h uma verdadeira miscelnea de teorias, vises e modelos perpassando a prtica educativa em nossas escolas. Seria interessante, ento, ao abordarmos alguns temas da Didtica, iniciarmos a partir de objetivos e princpios, de carter bastante amplo e geral, estabelecidos para o ensino em nosso pas. A inteno no , propriamente, fazer uma discusso dos vrios princpios possveis, mas apenas chamar a ateno para a existncia deles, vinculando a questo do ensino com aspectos legais. Diversos aspectos da prtica cotidiana da educao, portanto, encontram-se atrelados a princpios, normas e regras determinadas para o conjunto dos estabelecimentos de ensino, via legislao educacional. Esses princpios esto presentes em documentos oficiais, como a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional Lei n 9.394, de 20 de Dezembro de 1996) e o PNE (Plano Nacional de Educao, aprovado pela Lei n 10.172/2001). Por sua importncia maior, tomemos a LDB como exemplo. Em seu Ttulo II, Artigo 3, lemos:

Art. 3 O ensino ser ministrado com base nos seguintes princpios:


I - igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idias e de concepes pedaggicas; IV - respeito liberdade e apreo tolerncia; V - coexistncia de instituies pblicas e privadas de ensino; VI - gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais; VII - valorizao do profissional da educao escolar; VIII - gesto democrtica do ensino pblico, na forma desta Lei e da legislao dos sistemas de ensino;

IX - garantia de padro de qualidade; X - valorizao da experincia extra-escolar; XI - vinculao entre a educao escolar, o trabalho e as prticas sociais. (BRASIL, 1996) So afirmaes amplas e gerais que declaram intenes de uma sociedade em relao prtica educativa que pretende ver estabelecida. Mas, ser que o ensino, enquanto prtica social concreta, tem seguido de perto esses princpios?

Ensino e escola
As escolas no so os nicos espaos destinados ao ensino, uma vez que ele tambm ocorre em fbricas, sindicatos, empresas, associaes de bairros etc. No entanto, justo afirmar que as escolas so locais privilegiados para o ensino enquanto prtica social. escola, cabe promover e assegurar o ensino, incluindo a todos nesse processo. Desse modo, a escola pode ser considerada o espao, por excelncia, da ao didtica.

Vejamos o que nos diz Masetto sobre a escola.


A escola surge historicamente como fruto da necessidade de se preservar e reproduzir a cultura e os conhecimentos da humanidade, crenas, valores e conquistas sociais, concepes de vida e de mundo, de grupos ou de classes. Ela permaneceu e se modernizou medida que foi capaz de se tornar instrumento poderoso na produo de novos valores e crenas, na difuso e socializao de conquistas sociais, econmicas e culturais desses grupos ou classes. (Masetto, 1997, p. 21) A escola , certamente, uma instituio social. Mas, h diferentes vises de escola e seu papel na sociedade. Muitos autores preferem caracteriz-la a partir de seus aspectos positivos, destacando o seu potencial na democratizao do acesso ao conhecimento sistematizado ou, ainda, na formao de cidados autnomos e crticos. A escola pode ser valorizada pelo seu papel na incluso social, ser vista como um ambiente de encontro e convivncia entre educandos e educadores, ou como um espao para o desenvolvimento de competncias necessrias insero no mundo do trabalho e ao convvio social. Por outro lado, h autores que vem na escola um espao de reproduo das desigualdades sociais, de excluso e segregao. Sob esse ponto de vista, a repetncia e a evaso, por exemplo, seriam intrnsecas escola e inevitveis, por serem decorrentes da prpria funo estabelecida para a escola pela sociedade. No queremos, aqui, discutir as diferentes concepes filosficas sobre a escola e o seu papel social, mas apenas apontar que essas concepes ajudam a moldar o ensino que ministrado nas escolas. A maneira como concebemos a escola contribui para o modo como a concretizamos. A ao pedaggica, o ensino efetivamente produzido, relaciona-se ainda que no se tenha conscincia disso! a uma concepo geral de educao e da escola. A partir disso, decorre a importncia de pensarmos em um projeto polticopedaggico. Se estivermos dispostos a pensar o ensino para uma determinada realidade, ou seja, para uma determinada escola, contextualizada histrica e socialmente, devemos ajudar a construir esse projeto em constante mutao! E fazer isso significa, entre outras coisas, refletir sobre os objetivos gerais do ensino, os princpios que o regem, a realidade local, os mtodos de ensino, os papis de educadores e educandos, o ambiente escolar etc. Dessa forma, pensar o ensino na escola no se restringe a uma questo dos contedos a ensinar ou dos mtodos a adotar. Precisa ser algo mais amplo e necessariamente mais complexo, transcendendo a sala de aula. A construo de um projeto poltico-pedaggico deveria envolver, a princpio, toda a comunidade escolar: diretores, coordenadores, professores, pais, alunos.

You might also like