You are on page 1of 15

MTODO DE ESTUDO

Leonardo Lugaresi

MTODO: UMA QUEST O PESSOAL

1.

A escola e o estudo fazem parte da nossa realidade. So um dado de fato, existem. Ora, diante da realidade, ns s temos uma alternativa: ou estamos passivos diante dela ou a acolhemos (que a realidade possa ser negada somente uma iluso perigosa). Estar passivos diante da realidade, no caso do estudo escolar, significa entender e praticar o estudo como uma espcie de mecanismo de transferncia de alguns contedos de um lugar para outro. A maneira com a qual muitas vezes estudamos na escola parece muito com a transferncia de um conjunto de objetos de um espao, o espao grfico do livro, para um outro espao, o da mente do estudante, onde esses objetos transitam, para, no devido tempo, serem transferidos para um novo espao grfico de uma tarefa. A maior parte se perde na terra de ningum daquilo que ns uma vez aprendemos e agora no lembramos mais. Nesse tipo de movimento, a mente e o corao da pessoa so implicados muito superficialmente. como encher uma banheira de gua: depois que ns destampamos a sada, a banheira fica mida por um tempo e depois no fica nenhum resto de gua. Evidentemente que estamos exagerando, mas no estamos muito longe da verdade. Acolher a realidade significa assumi-la , comprometer-se, envolverse com ela, deix-la entrar e, sobretudo deixar que ela modifique o nosso espao interior (uma coisa depositada num quarto no modifica o quarto, mas uma semente plantada no cho o modifica). esta a necessria passividade que est no incio de cada atividade verdadeira, este interesse que torna cada atividade nossa, inclusive o estudo, autenticamente humana. A realidade nos interessa, tem a ver conosco, toca-nos no fundo.

2. A primeira, fundamental (e talvez nica )

questo , ento, se a realidade nos interessa. A primeira palavra sobre a qual meditar, para aprender a estudar, a palavra interesse. Olhe que no lhes falo, em primeira instncia, de tcnicas de macetes, de mtodos particulares para tornar o estudo eficaz. Para isso existem manuais, alguns at bons, mas ns temos que nos lembrar que as verdades mais preciosas so aquelas que se descobrem por ltimo; mas as verdades mais preciosas so os mtodos. (Nietzsche) Se ficarmos em uma posio verdadeira e perseverarmos no trabalho, os mtodos, ns vamos descobri-los, e iremos faz-los sozinhos. O ponto que no parece nada bvio que a realidade nos interesse. Quando criana era diferente, mas agora... A falta de apetite diante da vida uma caracterstica das nossas geraes; basta pensar em como respondemos banalmente s perguntas, muitas vezes colocadas banalmente, do tipo: Como vai?, O que voc fez hoje?, O que te aconteceu na sala de aula?, etc; o nosso formulrio de conversa cotidiana espelho de uma alarmante indiferena diante da possibildade de que a vida seja cheia de evento. Assim, desabituados ao interesse pela realidade, ns ficamos espantados quando acontece algo grande. Mas se no nos interessa (no sentido forte do termo, no naquele que normalmente usamos), como podemos pensar em estudar? perfeitamente intil que eu pense em estudar, mas tambm intil que eu pense em viver. Ento perguntemo-nos (e o primeiro exerccio que proponho): - o que me interessa?

- que relao existe, ou pode existir, entre aquilo que me interessa e a circunstncia, aquilo que tenho que estudar na escola?

3. Mas ns estamos aqui para nos ajudar e, ento, alm estas duas
perguntas, que requerem um trabalho pessoal e contnuo no tempo para chegar a uma resposta qualquer, vamos nos fazer uma terceira pergunta qual procuraremos responder juntos: como se faz para suscitar e deixar vivo um interesse para com a realidade; como se faz para retomar continuamente uma vontade de conhecer e, ento, de estudar?

A. O primeiro e mais poderoso meio a nossa amizade, com a


condio que seja verdadeira e, ento, que queira investir toda a vida. Poder parecer estranho que eu indique, como primeiro elemento de um bom mtodo de estudo, a nossa amizade, e, com efeito, esta uma sugesto que vocs no vo encontrar nos manuais. Mas a amizade o paradigma do interesse pela realidade. Estando aqui todos juntos, quase impossvel que estejamos todos adormecidos, obtusos, mecnicos em perceber os estmulos que nos vm da realidade. Deve haver algum acordado e apaixonado, e talvez agora esteja escutando com inteligncia estas perguntas, mil idias.... Tem sempre pelo menos um que est mais aberto do que os outros, talvez aberto para um aspecto s do real. O ponto que ele acorde os outros e diga olhe aqui, veja l como importante esta coisa, preste ateno para a outra... Depois, quando acontecer de ele ficar adormecido (porque a vigilncia para ns cansativa, e no somos capazes de ficar atentos por muito tempo) vem um outro para chamar a ateno dele. Esta me parece a imagem mais bela possvel da amizade como relacionamento educativo e de ficar juntos na escola como companhia (as primeiras escolas universitrias da Idade Mdia eram chamadas de comitivae - companhia - e um nome belssimo que procuramos retomar). Acordar de novo a mente e o corao do discpulo para o relacionamento com a realidade, ativar a inteligncia e a afetividade do discpulo atravs do ensinamento (isto , atravs dos sinais ) a misso fascinante e difcil do mestre.

Esto em amizade conosco, neste sentido, tambm certos autores, certos livros, s vezes uma msica, um filme que ns assistimos... Podemos ser ajudados a aprender por todas as coisas. Regra prtica: no segure nada para voc: doe tudo aquilo que descobrir. Se existe um coisa, mesmo pequena, que te marcou e por um instante te devolveu interesse e vida, comunique-a e a proponha aos outros: neste esforo de voc tambm ser mestre, vai aprender a aprender. Naquilo que acabo de dizer tem o incio da segunda indicao do mtodo: escolher, isto , diligere , amar algo. A gente ama s aquilo que a gente escolhe. Deus, como diz a Escritura, nos ama enquanto nos escolheu (Deus me prefere, observa Siniavskij). Para aprender a amar (e por isso tambm a estudar) preciso escolher. A idia de um amor genericamente voltado para a Humanidade uma armadilha. Como diz um personagem de Dostoievskij: Eu amo a humanidade, e fico maravilhado comigo mesmo: quanto mais amo a humanidade em geral, tanto menos amo os homens em particular, isto , tomados separadamente como indivduos... Para os homens talvez eu teria subido na cruz, se isso tivesse sido necessrio, mas por enquanto no estou em condies de habitar com ningum por dois dias no mesmo quarto. Mas escolher no significa buscar de forma pirracenta algo que pode fazer o nosso caso; escolher quer dizer reconhecer aquele ponto no qual a vida nos pergunta. Neste sentido, exemplar a narrao do evangelho que introduz a parbola do Samaritano que pergunta a Jesus Quem o meu prximo? . Pretendia colocar uma bela questo terica e esperava uma definio geral. Jesus lhe responde contando um fato: Um homem andava de Jerusalm a Jeric... ; assim, o deixa completamente deslocado, surpreendido. Aquele homem, aquela estrada, aquele dia so o prximo. Est aqui toda a diferena entre o interesse verdadeiro para com a realidade (que pode se expressar como amor e como estudo ) e o cumprimento do dever, moral ou profissional (filantropia ou bom comportamento escolar).

B.

Regra prtica: comece pelo ponto que te interessa, que te marcou, que talvez tenha te irritado. No se descuide dele, mesmo que te parea pequeno e secundrio; procure no deixar aquele incio de interesse que a vida te oferece. A grande tentao, na vida moral e na intelectual, aquela de passar por cima das intuies mais verdadeiras com o pretexto de no ter tempo, que temos mil coisas para fazer. (E, verdadeiramente, tambm nisso a organizao da escola de hoje, com a sua obsesso pela quantidade, no ajuda muito). Se ns fizermos assim, o nosso horizonte, antes ou depois, se alarga, e comea-se a dar o passo daquilo que nos interessa para aquilo que antes no nos interessava: no uma coisa feita fora, porque na realidade se segura tudo e impossvel se ocupar seriamente de algo e no perceber os mil laos que unem essas coisas com o resto da criao. Qual meta deste caminho? tornar-nos homens aos quais interessa tudo: pessoas que talvez possam sofrer - porque diante deste desejo as possibilidades humanas so infinitas - mas certamente pessoas que nunca ficam entediadas. A vida, assim, sempre tem gosto. Este dilectio (escolher) alm de ser um critrio para cultivar um interesse, torna-se uma estratgia de aproximao da matria do estudo. Tambm na escola, a apresentao dos assuntos nunca deveria ser extensiva - isto , preocupada em alcanar uma presumida universalidade e, por isso, inevitavelmente, chata e uniforme, como uma carta geogrfica - mas na tenso a evidenciar os nervos, os pontos vitais, os relevos, e as depresses, como num material plstico-: este esqueleto pode ser completado depois, adquirindo-se pacientemente noes e dados. Terceira concluso: perseverar . Isto , confiar, ter pacincia e estar dispostos a pagar um preo. Tem que se acreditar que um certo empenho, uma certa fadiga, um certo tempo gasto com a palavra de quem guia, necessrio para que nasa em ns o gosto por aquilo que estamos fazendo. Quase nada daquilo que verdadeiramente importante imediatamente gostoso: o profano nem imagina os prazeres que certas coisas do quele que est seriamente empenhado na experincia

C.

daquelas coisas. Isto vale para as coisas pequenas (por exemplo, penso no rico leque de sensaes e pensamentos de um filatlico diante daquilo que para mim s um pedacinho de papel que tenho que pregar num envelope), mas muito mais vale para as coisas grandes. Porm ns precisamos pelo menos ter a direo do nosso empenho. o problema da conscincia do sentido da nossa fadiga: eu posso estudar diligentemente (isto , com dilectio) o solfejo enquanto estou apaixonado pela msica. Regra prtica: perguntar sempre por que so feitas as coisas. A famosa pergunta de que me adianta estudar o latim , por um lado, mal colocada porque no se trata somente de um problema de utilidade prtica, como aquele feio me serve deixa transparecer, mas, por outro, justa na sua gnese como pergunta sobre o sentido de uma matria. Ateno, porm: preciso tambm ter a humildade para aceitar e tomar como hiptese de trabalho uma resposta que na hora no nos convence ou no entendemos. Talvez se possa tornar a colocar a questo um pouco depois, se a verificao no nos satisfaz.

4. Que tipo de inteligncia da realidade gera em ns o interesse, quando


ele est bem rico?

Maravilhar-se pelas coisas significa v-las verdadeiramente. V-las como pela primeira vez, no milagre da existncia delas e da forma que lhes prpria: as coisas existem e so assim, ao passo que poderiam no existir ou existir de uma forma completamente diferente. Somente no reconhecimento desta evidncia existe um verdadeiro e fecundo conhecimento. Permitam-me uma lembrana pessoal. Quando minha mulher estava grvida do nosso primeiro filho acompanhei-a para fazer a primeira ultrassonografia. A um certo ponto apareceu na tela do aparelho o perfil do rosto de uma criana, com uma expresso que - eu juraria - era j aquela que ele tem agora. Bem, naquele momento de forte emoo eu

A. antes de mais nada, a capacidade de estupor.

media a distncia que separa um tipo de conhecimento do outro: eu j sabia antes que a criana estava ali, acreditava na existncia dela e j lhe queria bem, mas no era a mesma coisa. Somente naquele momento a reconhecia. No sei como dizer melhor e confio na vossa intuio; aquele conhecimento tinha um peso completamente diferente. Este olhar que contempla e conhece seriamente as coisas a mais alta imitao que o homem possa fazer do olhar criador de Deus (E Deus viu que cada coisa era boa ). Os artistas, e s vezes os filsofos, possuem este olhar, e justamente por isso ns os chamamos de poetas , isto criadores, embora seja uma analogia plida com o Criador. Mas este olhar, sob o qual nada bvio, pode ser tambm o nosso e ento na nossa expresso - mesmo que no nos seja dado alcanar a perfeio da forma - os nossos pensamentos e as nossas palavras tero uma pureza de acento que no pode deixar de ser percebida. No se trata de uma retrica bem articulada: quem fala daquilo que conhece verdadeiramente tem um acento inconfundvel de verdade nas suas palavras, embora simples e modestas : fique com a realidade, as palavras vo chegar.(Cato) O segundo aspecto a capacidade de pr perguntas. O estupor do qual estamos falando no inrcia, no o assombro de quem est boquiaberto e depois sacode os ombros e retoma o caminho de sempre: a admirao gera um movimento cuja primeira forma a pergunta. Cada qual formula a pergunta como pode, no incio talvez seja s um balbuciar, poder parecer uma divagao que no tem nada a ver ( e depois tem a ver, como no episdio do evangelho de So Joo, quando os discpulos de Joo Batista vem Jesus e comeam a segui-lo, e quando ele se vira s sabem perguntar Mestre, onde moras? ) mas um passo que educa e aproxima da verdade. E por que acontece assim? Talvez seja porque a realidade que vem do encontro do nosso olhar sempre excede a nossa medida. A realidade contm sempre um incio que ultrapassa a nossa espera e a nossa reao e nos convida a ir alm. Volto ainda para uma experincia pessoal: lembro-me que h uns quinze anos estava num acampamento em Macugnaga, aos ps do Monte Rosa. De l, a vista da montanha do Monte Rosa uma coisa estupenda.

B.

Depois dos primeiros cinco ou seis dias de neblina e de nevoeiro que fechavam a montanha como uma capa, o cu se abriu e chegou um dia muito lmpido: o mundo, como na primeira manh da criao, parecia novo e fresco, intacto no seu esplendor recm-sado das mos de Deus. Eu tinha sado sozinho e, deitado num prado, olhava para aquele espetculo, procurando beber dele at o fundo, quase para me tornar uma coisa s com aquilo que meus olhos viam. O que eu me lembro distintamente depois de quinze anos, uma sensao de sutil e persistente dor que acompanhava aquela contemplao e a tornava cheia de melancolia: eu sentia que, por mais que olhasse no podia s olhar, eu sentia que entre a durao do monte e da geleira e a minha havia uma desproporo, sentia os meus olhos de cego to inferiores necessidade... Quantas perguntas coloquei naquele estupor! Aqui tambm a regra prtica simples, quase pleonstica: perguntar sempre. Certamente no um convite para provocar a qualquer custo perguntas artificiosas ou foradas, mas para no deixar nenhuma sem express-la. Nenhuma pergunta sincera desprezvel: lembrem, alm do mais, que um professor inteligente sabe avaliar no somente as respostas que vocs sabem dar s suas perguntas, mas tambm as perguntas que vocs sabem colocar.

5.

Aquilo que ns estamos dizendo at agora identifica, mesmo que sumariamente, uma posio do intelecto e do corao. Se existe esta disposio intelectual e moral, j o dissemos no comeo, o mtodo entendido como tcnica cada um faz sozinho. Todavia, acrescentando as regras prticas que ns sugerimos, podemos indicar um possvel percurso cognoscitivo para ser levado em conta na nossa atividade de estudo, e que poderamos sintetizar com os cinco verbos seguintes:

A. Recolher. Todo conhecimento sai da observao da realidade e


da coleta ( que, repare, implica por si uma escolha: cfr. com o que falamos acima) dos elementos que ela nos fornece.

Aqui necessrio introduzir uma breve observao sobre a escrita. Escrever uma atividade absolutamente necessria para qualquer tipo de estudo (necessria mas no suficiente). Infelizmente neste caso tambm a escola no nos acostuma bem, com uma rgida diviso entre escritos e orais e com o hbito, assimilado pelos estudantes cedo demais, de reservar o exerccio da escrita quase exclusivamente para a composio ( a redao que se faz na sala de aula ou em casa) e de qualquer forma s para momentos especificamente avaliados pelo professor. Ao invs, necessrio escrever regularmente, todos os dias, como uma fase normal da atividade de estudo. A primeirssima, elementar forma de escrita sublinhar e anotar nos livros de texto. No podem ser nunca operaes mecnicas ( h quem sublinhe tudo, mais por uma espcie de reflexo condicionado ou de tique nervoso do que por um gesto consciente; mas ento sublinhar seria a mesma coisa que coar a cabea ou colocar os dedos no nariz ) mas seletivas, dirigidas, pensadas j como o resultado de uma primeira elaborao. A segunda forma elementar de escrita funcional ao estudo o apontamento. Sobre os apontamentos tomados na sala de aula os estudantes se dividem em dois partidos: h quem tome apontamentos desde o incio at o fim da hora e registra tudo, inclusive a tosse e a eventual bobagem falada pelo professor na sexta aula para acordar a turma que j est desfalecendo. H outros que pegam na caneta s se obrigados com as ameaas mais severas, conservando por todo o resto da aula a impassibilidade de um monge budista. De qualquer forma, o apontamento tomado na sala de aula um momento importantssimo de aprendizagem, mas tem que constituir a fase terminal de um rapidssimo, quase instantneo processo de compreenso e assimilao do quanto foi falado pelo professor e representar j o primeiro grau de formulao pessoal (cfr. com o que vamos falar daqui a pouco sobre as formulaes). Trata-se, ento, de uma tcnica difcil, que se precisaria ensinar e para a qual preciso se exercitar. De qualquer forma, melhor no apontar tudo, mas estar certos de compreender aquilo que conseguimos anotar, mais do que empregar todas as energias para uma impossvel corrida atrs do fluxo verbal da lio do professor. Pode ser til fazer esta proposta: que o professor reserve alguns minutos no finalzinho da aula para a sistematiza o-integrao dos apontamentos tomados durante a explicao. Mas apontamentos e notas tm que ser

tomados tambm em casa, cada um por sua conta, e deve-se aprender a arquiv-los de modo ordenado e prtico. No possvel agora aprofundar este ponto, mas queria refrisar que tem que ser recolhidas, e, ento, escritas e arquivadas, tambm observaes pessoais, perguntas que esperam resposta, incio de reflexes, reaes tambm a alguma coisa extra-escolar, etc. Por tudo isso no podemos absolutamente confiar na memria; ela fundamental no passo seguinte.

B. Assimilar. Significa propriamente tornar parecido a ns


mesmos, isto , interiorizar, filtrar atravs das fibras da humanidade, quase diria da nossa carne. A memorizao desenvolve aqui um papel essencial, porque consente aquela inseminao da palavra ouvida no profundo da nossa alma da qual, com o tempo, pode voltar a aflorar idntica e diferente ao mesmo tempo, porque j foi feita nossa. As palavras que decoramos vivem dentro de ns, so colocadas no terreno da nossa humanidade interior, e elas vivem quer vigiemos, quer durmamos, para brotar no tempo devido. Assim, no se pode estudar verdadeiramente um poeta sem decorar pelo menos um trecho da sua obra; mas poderemos dizer que compreendemos um pensador, se as idias fundamentais da sua pesquisa no se tornarem para ns familiares tambm na forma com a qual ele as condensou? E assim poderamos continuar. bvio que, nessa concepo do uso da memria conta muito menos a exatido fotogrfica da reproduo: os antigos, que decoravam muito, quando citavam, muitas vezes eram imprecisos, mudavam as citaes, mas isso faz parte da funo re-criativa e personalizadora da memria. Memria e escrita so, ento, complementares e correspondem a funes e necessidades diferentes: trata-se de aprender a usar cada instrumento no modo apropriado e no pedir memria aquilo que ela no nos pode dar.

C. Formular. Cada conhecimento, quando possudo com


segurana, assimilado e convenientemente personalizado, pode ser

condensado numa frmula sinttica, ou em um conjunto de frmulas; tende, alis quase naturalmente, a se recolher numa frmula compacta e, por assim dizer, lapidada. No questo de amor cartesiano pelas idias claras e distintas: mesmo a incerteza, a perplexidade, o susto diante da complexidade do real, tem uma frmula prpria (ao passo que no a tem a mera confuso mental, aquela eu sei, mas no sei como dizer: se voc no sabe como dizer quer dizer que voc no sabe). Esta capacidade de sntese e de construo formal pode ser considerada como a prova da alcanada maturidade de um pensamento. A ela tem que se tender em cada fase do nosso trabalho, procedendo aos poucos por aproximao e correes sucessivas. Duas regras prticas. A primeira: no considerar com demasiada suficincia aquelas frmulas especficas que so os dizeres, os lemas, os slogans, os pensamentosetc: repeti-los mecanicamente como substitutivo do esforo intelectual prprio o mximo da estupidez ( aquela cultura em plulas que se encontra dispensada, hoje tambm, de muitas ctedras, no somente escolsticas). Estudar bem os provrbios, procurar entender como so feitos, de onde tiram sua fora: este um timo exerccio. No saberia indicar um alimento melhor para a inteligncia, nesse sentido, do que os pensamentos de Pascal. Segunda indicao: que a pressa, as muitas coisas que a gente tem de fazer, no nos faa deixar de lado o esforo de procurar as palavras, de tir-las mesmo com a fadiga da nossa mente. Quando vocs elaboram os seus conhecimentos, perguntem-se sempre se sabem formul-los, eventualmente tentem escrever os conhecimentos e depois vejam se se pode dizer melhor (pode-se sempre). Este esforo, com o tempo, ser muito bem recompensado: assim que se aprende a escrever. E aqui, falando de escrita, preciso fazer uma segunda breve digresso. Qual a caracterstica fundamental da palavra escrita que a diferencia da palavra falada? A palavra falada ( a oral, como se diz) tem a ver com o tempo, uma poro de tempo, e indissoluvelmente ligada ao sujeito que a pronuncia. Certo, os meios de gravao dilatam este aqui e agora

na qual o sujeito a pronuncia, mas cada vez que esta palavra representada representado o sujeito que a profere. Quando no existe mais o sujeito, no existe mais a palavra. Onde ela est? No espao mutvel da memria de quem a escuta, na qual ela variadamente selecionada, modificada, interpretada, integrada, removida... Que das palavras que eu falei h poucos instantes? A maioria, perdida. Ao passo que a palavra escrita tem a ver com o espao - alis, em sentido fsico, uma poro de espao e permanece no tempo de forma completamente independente do sujeito que a ps no incio. Um texto escrito, se vocs pensam bem, se apresenta antes de mais nada como um espao organizado de uma certa forma. Teria muito a refletir sobre estas coisas, que seria fascinante, mas aqui no o caso. Vamos nos limitar a trazer rapidamente duas ou trs conseqncias prticas que investem diretamente a execuo das operaes intelectuais das quais estamos falando. * O que ns escrevemos torna-se um objeto que est diante de ns. Por isso escrever significa objetivar aquilo que temos dentro e que, antes de ser escrito, faz parte s do sujeito. Assim, por exemplo, escrevendo dizemos a ns mesmos, tornamo-nos ns e os nossos sentimentos e pensamentos, objeto do nosso prprio olhar. Isto, e s isto, permite a anlise de si, o confronto, a comparao de si com a realidade. Ningum pode ver os seus olhos a no ser no espelho. Aqui est a grande possibildade da escrita de introspeco e de expresso pessoal. Desde as confisses de Santo Agostinho at o dirio que vocs fazem. * A outra conseqncia diz respeito maneira de explorar plenamente as caractersticas espaciais da escrita: trata-se, de fato, de organizar um espao fsico (folha, tela do computador ou aquilo que vocs quiserem) de modo que reproduza de forma melhor, mas, ao mesmo tempo, ordene e esclarea um espao mental. Explico-me: no espao da mente, os conceitos coexistem e interagem em uma complexa rede de relacionamentos; ao passo que a oralidade os obriga linearidade de um sistema que pode emitir um sinal de cada vez. A escrita, ento, pode reproduzir (e, insisto, ajudar) o complexo contexto

que existe dentro de nossa mente. Ento preciso ter uma ateno extrema para a impostao grfica, para o lay-out da pgina: blocos, espaos brancos, sublinhas, caracteres e cores diferentes, sinais diacrticos, e tudo aquilo que pode servir para transformar uma pgina de apontamentos ou de rascunho de uma redao em um real instrumento de organizao do nosso pensamento. Nisto penso que os novos processos de tratamento dos textos oferecidos pelo computador abram verdadeiramente possibilidades interessantssimas. * Por ltimo, pelo que diz respeito permanncia no tempo: esta a condio imprescindvel para a corrigibilidade do texto, e para o seu afinamento ( lembremos o que significa corrigir e afinar o pensamento). Refazer a escrita : pode parecer banal, mas ningum na escola nos faz fazer isso: a redao , por exemplo, muitas vezes considerada como uma prova que se esgota de uma vez s e no se convidam as pessoas a voltar, talvez depois de um certo tempo, quilo que escreveram, para justamente reescrev-lo. pensare = pesar. Pode -se dizer que se pensa verdadeiramente s aquilo que de pesa. Com efeito, h conhecimentos que so to leves que no sentimos o peso, e escorregam: so milhes de coisas que no mudam aquilo que somos. Pesar as coisas, ento, quer dizer saber distinguir (ns conhecemos verdadeiramente aquilo que quando sabemos distingui-lo de outras coisas; sabemos aquilo que quando sabemos dizer aquilo que no ); sab-las opor; sab-las imaginar; sab-las confrontar (conosco mesmos, antes de mais nada). Mas veio o momento de chegar na nossa palavra final. Quer dizer tomar posio. a comparao conosco mesmos, ou melhor, com aquilo que nos constitui como pessoas. Para ns que temos f a coscincia do nosso relacionamento com Cristo. Filipetti dizia que estudar, em ltima anlise, significa conduzir tudo para um centro que uma determinada idia de Cristo, do homem, do cosmo. necessrio tomar posio, arriscar um juzo: um estudo que no leva a uma tomada de posio fica aleijado. preciso humildade,

D. Pensar. No sentido da etimologia latina:

E. Julgar

mas tambm coragem (arriscar um juzo quer dizer correr o risco de errar); diante das coisas (diante de qualquer coisa, porque tambm um teorema de matemtica pede, no final da demonstrao, o meu consentimento, e se o meu consentimento verdadeiro e sentido, um quente e afetuoso sim Verdade, da qual aquele teorema um pequeno reflexo) ; ento, diante das coisas preciso se perguntar: e eu? Eu, como estou, onde me encontro, com quem estou? Queria concluir com as palavras de um grande estudioso, Rodolfo Quadrelli , o qual - referindo-se aos estragos produzidos por um determinado modo de tratar a literatura - escrevia: uma cientificidade , que briga com o rigor e que sinnimo de banalidade, neutralizou a lio do passado reduzindo-a histria e no mais iluminando-a como tradio cujo resultado est no futuro... Ela literalmente vedou o reconhecimento de como as idias se convertem em escolhas a serem feitas para qualquer um e no em escolhas j feitas por algum. Eis, ns queremos ir para a escola assim. No final, o estudo uma questo de liberdade. Justamente como o no comeo. O crculo se fecha.

You might also like