You are on page 1of 6

MDULO I ANATOMIA I SISTEMA ESQUELTICO

SISTEMA ESQUELTICO

CONCEITO DE ESQUELETO Osteologia: estudo dos ossos; estudo das formaes intimamente ligadas ou relacionadas com os ossos, com eles formando um todo o esqueleto. Esqueleto: conjunto de ossos e cartilagens que se interligam para formar o arcabouo do corpo do animal e desempenhar vrias funes. Ossos: peas rijas, de nmero, colorao e forma variveis, com origem, estrutura e funo semelhantes e que, em conjunto, constituem o esqueleto. Aparelho Locomotor: formado pelo sistema esqueltico, juntamente com o articular e muscular.

FUNES DO SISTEMA ESQUELTICO Proteo para rgos como o corao, os pulmes e o sistema nervoso central; Sustentao e conformao do corpo; Local de armazenamento de minerais e ons - reservas de sais minerais, principalmente de clcio e fsforo, que so fundamentais para o funcionamento das clulas e devem estar presentes no sangue. Quando o nvel de clcio diminui no sangue, sais de clcio so mobilizados dos ossos para suprir a deficincia; Sistema de alavancas que, movimentadas pelos msculos, permite os deslocamentos do corpo, no todo ou em parte; Local de produo de certas clulas do sangue (hemcias, leuccitos e plaquetas).

TIPOS DE ESQUELETO Esqueleto Articulado: apresenta com todas as peas. A unio entre os ossos pode ser: Natural feita pelos prprios ligamentos e cartilagens dessecadas; Artificial ligao dos ossos por meio de peas metlicas; Misto usados os dois processos de interligao. Esqueleto Desarticulado: apresenta ossos isolados inteiramente uns dos outros

MDULO I ANATOMIA I SISTEMA ESQUELTICO

Exoesqueleto: esqueleto externo, resistente e flexvel, no qual todas as estruturas internas esto ligadas. Presente principalmente em seres artrpodes (insetos, aranhas, caranguejos), limita o crescimento dos animais que os possuem.

Endoesqueleto: esqueleto interno que sustenta o animal e permite seu crescimento amplo.

DIVISO DO ESQUELETO Esqueleto Axial: forma o eixo do corpo, composta pelos ossos da cabea, do pescoo e do tronco (trax e abdome);

Esqueleto Apendicular: constitudo pelos membros superiores e inferiores, ligado ao esqueleto axial por meio da escpula e clavcula (membros superiores), e o osso do sacro e do quadril (membros inferiores) fig.6;

NMERO DE OSSOS No indivduo adulto, idade na qual se considera completado o desenvolvimento orgnico, o nmero de ossos 206. Este nmero varia se levarmos em considerao os seguintes fatores: Fatores etrios: do nascimento senilidade h uma diminuio do nmero de ossos. Conforme o indivduo vai envelhecendo, alguns ossos vo soldando e formando um s. Em indivduos muito idosos, pode acontecer que a abbada craniana forme um nico osso. Fatores individuais: persistncia da diviso do ossos frontal e ossos extranumerrios.

MDULO I ANATOMIA I SISTEMA ESQUELTICO

Fig. 6 Esqueleto Apendicular e Axial

Critrios de contagem

Cabea = 22 Crnio = 08 Face = 14 Pescoo = 8 Trax = 37 24 costelas 12 vrtebras 1 esterno Abdmen = 7 5 vrtebras lombares 1 sacro 1 cccix

Membro Superior = 32 Cintura Escapular = 2 Brao = 1 Antebrao = 2 Mo = 27 Membro Inferior = 31 Cintura Plvica = 1 Coxa = 1 Joelho = 1 Perna = 2 P = 26 Ossculos do Ouvido Mdio = 3

MDULO I ANATOMIA I SISTEMA ESQUELTICO

CLASSIFICAO DOS OSSOS Leva em considerao a forma dos ossos, classificando-os segundo a predominncia de uma das dimenses (comprimento, largura ou espessura) sobre as outras duas. Osso Longo: apresenta um comprimento consideravelmente maior que a largura e a espessura. So ossos tpicos do esqueleto apendicular: fmur, mero, rdio, ulna, tbia, fbula, falanges. O osso longo apresenta duas extremidades, denominadas epfises e um corpo, a difase. Esta possui no seu interior, uma cavidade, o canal medular que aloja a medula ssea. Por essa razo, os ossos longos so tambm chamados de tubulares. Nos ossos em que a ossificao ainda no se completou, possvel visualizar entre a epfise e a difase um disco cartilaginoso, a cartilagem epifisial, relacionado com o crescimento do osso em comprimento (Fig.7) Osso plano: o que apresenta comprimento e largura equivalentes, predominando sobre a espessura. Ossos do crnio, como o parietal, frontal e occiptal, e outros, como a escpula e o osso do quadril, so exemplos (Fig.8). Osso curto: aquele que apresenta equivalncia das trs dimenses. Os ossos do carpo e do tarso so exemplos (Fig.9).

Existem ossos que no podem ser classificados em nenhum dos tipos descritos acima e so, por esta razo e por caractersticas que lhe so peculiares, colocados dentro de uma das categorias a seguir: Osso irregular: apresenta uma morfologia complexa que no encontra correspondncia em formas geomtricas conhecidas. As vrtebras e o osso temporal so exemplos Fig. 7 Fmur. Osso longo (Fig.10). Osso pneumtico: apresenta uma ou mais cavidades, de volume varivel, revestidas de mucosa e contendo ar. Estas cavidades recebem o nome de seio. Os ossos pneumticos esto situados no crnio: frontal, maxilar, temporal, etmoide e esfenoide. Ossos sesamides: desenvolvem-se na substncia de certos tendes ou da cpsula fibrosa que envolve certas articulaes. Exemplo: patela (Fig.12).

MDULO I ANATOMIA I SISTEMA ESQUELTICO

Fig. 9 Ossos curtos Carpo

Fig.8 Osso plano - Escpula

Fig. 10 Osso irregular Vrtebra

Seios da Face

Fig.12 Osso sesamide Patela

Fig.11 Osso pneumtico Seio Maxilar

MDULO I ANATOMIA I SISTEMA ESQUELTICO

TIPOS DE SUBSTNCIA SSEA Compacta: as lamnulas de tecido sseo encontram-se fortemente unidas umas s outras pelas suas faces, sem que haja espao livre interposto. Por esta razo, este tipo mais denso e rijo. Esponjosa: as lamnulas sseas, mais irregulares em forma e tamanho, arranjam-se de forma a deixar entre si espaos ou lacunas que se comunicam umas com as outras e so preenchidas pela medula ssea.

PERISTEO Os ossos so revestidos por uma camada de tecido conjuntivo especializado, o peristeo, com exceo das superfcies articulares. Apresenta dois folhetos: um superficial e outro profundo, este em contato direto com superfcie ssea. A camada profunda chamada osteognica pelo fato de suas clulas se transformarem em clulas sseas, que so incorporadas superfcie do osso, promovendo assim, o seu espessamento.

ELEMENTOS DESCRITIVOS DA SUPERFCIE DOS OSSOS Salincias: servem para articular os ossos entre si ou para a fixao de msculos, ligamentos, cartilagens. Superfcies articulares: so lisas e revestidas de cartilagem. Podem ser chamadas de: cabeas, cndilos, cristas, eminncias, tubrculos, tuberosidades, processos, linhas, espinhas, trcleas. Depresses: podem ser articulares ou no. Entre elas citam-se: fossas, fossetas, impresses, sulcos, recessos. Aberturas: destinadas passagem de nervos ou vasos. Exemplo: forames, meatos, stios, poros.

NUTRIO Os ossos so altamente vascularizados; As artrias do peristeo penetram no osso, irrigando-o e distribuindo-se na medula ssea;

You might also like