You are on page 1of 2

Ductos Intratesticulares Segundo Junqueira et. al.

(2004), os ductos intratesticulares, vo aos tbulos seminferos e transportam espermatozoides e fluidos, so eles os tbulos retos, a rede testicular e os ductos deferentes. Possui como caracterstica, os tbulos seminferos so em ala, e tem como extremidades terminadas nos tbulos retos. Esses faltam as clulas espermatognica, havendo a presena de um segmento inicial constitudo exclusivamente por clulas de Sertoli, posteriormente vem um segmento principal que revestido por epitlio de clulas cuboides, fixando em uma envoltura de tecido conjuntivo denso (JUNQUEIRA et. al., 2004). A rede testicular localiza-se no mediastino do testculo e composta por uma rede altamente anastomosada de canais que so envolvidos por um epitlio de clulas cuboides (JUNQUEIRA et. al., 2004). Os tbulos eferentes so formados por agrupamentos de clulas epiteliais cubides no ciliadas que se alternam com agrupamentos de clulas que apresentam clios que batem em direo do epiddimo. Os movimentos dos clios facilitam o transporte de espermatozoides, com a aproximao do epiddimo, ocorre o aumento da espessura da musculatura lisa que os envolve. Com a unio dos tbulos eferentes formam o ducto do epiddimo (JUNQUEIRA et. al., 2004).

Ductos Genitais Extratesticulares Segundo Junqueira et. al. (2004), os ductos genitais extratesticulares so responsveis pelo transporte de espermatozoides desde o testculo at o meato do pnis so eles: ducto epididimrio, ducto deferente e a uretra. O ducto do epiddimo um tubo nico e enrolado e pode medir de 4 a 6 metros. formado por um epitlio colunar pseudo-estratificado, foramdo por clulas basais arredondadas e clulas colunares. O epitlio do ducto epididimrio tem funo da absoro e digesto dos resduos das espermtides, que so liberados na espermatognese. As clulas epiteliais se fixam em uma lmina basal, envolvidas por clulas musculares lisas, cuja as contraes movem o fluido ao longo do tubo(JUNQUEIRA et. al., 2004). O ducto deferente comea no epiddimo e termina na uretra prosttica, possui como caracterstica a presena do lmen estreito e a camada espessa de musculo liso. A mucosa responsvel pelas dobras longitudinais, por sua maior parte de seu trajeto e coberta pelo epitlio colunar pseudo-estratificado com estereoclios. A lmina da mucosa uma camada de tecido conjuntivo rico em fibras elsticas, so responsveis pelas contraes de expulso do smen durante a ejaculao (JUNQUEIRA et. al., 2004).

Assim, o ducto deferente faz parte do cordo espermtico, incluindo a artria testicular, plexo pampiniforme e nervos. A ampola formada antes de entrar na prstata, o ducto deferente dilatado onde o epitlio mais espesso e pregueado (JUNQUEIRA el. al., 2004). A uretra masculina dividida em: prosttica, membranosa e cavernosa ou peniana. A prosttica responsvel por receber a secreo da prstata, os ductos ejaculadores, a uretra prosttica revestida pelo epitlio de transio. A uretra membranosa revestida por epitlio-estratificado colunar. A uretra cavernosa possui o epitlio pseudo-estratificado colunar, com algumas reas de epitlio estratificado pavimentoso (JUNQUEIRA et. al., 2004).

JUNQUEIRA L. C.; CARNEIRO, J. Histologia Bsica. 10 ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2004.

You might also like