You are on page 1of 41

Fundamentos da Metalurgia da Soldagem

Introduo
A soldagem causa alteraes localizadas e bruscas de temperatura no material sendo soldado. Estas alteraes, podem provocar mudanas conseqentemente, nas propriedades do material. estruturais e,

Degradao nas propriedades, com implicaes na futura utilizao da pea soldada. Temos duas maneiras de enfrentar este problema. 1. Desenvolver materiais que sejam menos sensveis soldagem, isto , melhorar a "soldabilidade" dos materiais. 2. Controlar a operao de soldagem (e, possivelmente, executar operaes complementares) de modo a minimizar ou remover a degradao de propriedades da pea.

Metalurgia da soldagem
METALURGIA DA SOLDAGEM
Consiste em estudar o efeito da operao de soldagem sobre a estrutura e propriedades dos materiais para:

Obter informaes que auxiliem no desenvolvimento de novos materiais menos sensveis soldagem. Determinar os parmetros operacionais de soldagem de maior influncia nas alteraes da estrutura e propriedades do material. Desenvolver operaes complementares, para minimizar a degradao de propriedades, ou para reverter esta degradao.

Metalurgia fsica dos aos


Relao Estrutura-Propriedade Caracterstica dos metais: grande influncia de sua estrutura em vrias de suas propriedades. A estrutura determinada pelos processamentos sofridos pelo metal durante sua fabricao.

Metalurgia da soldagem
Nveis Estruturais Estrutura compreende detalhes grosseiros (macroestrutura) at a organizao interna dos tomos (estrutura eletrnica). Metalurgia fsica: interessa-se : Pelo arranjo dos tomos que compem as diversas fases de um metal (estrutura cristalina) Pelo arranjo dessas fases (microestrutura).

Metalurgia da soldagem
Fases presentes nos aos: Aos: ligas de Fe e C (at 2%) contendo outros elementos: Impurezas: Resultantes do processo de fabricao. Elementos de liga: intencionalmente adicionados. De acordo com o teor de elementos de liga, os aos so subdivididos: Aos carbono. Aos baixa-liga (teor de elementos de liga inferior a 5%). Aos mdia-liga (entre 5 e 10%). Aos alta-liga (acima de 10%).

Metalurgia da soldagem
Fases Presentes no Ao Resfriado Lentamente. Altas temperaturas: Austenita: soluo slida de C, Fe e outros elementos. Durante o resfriamento: (aos < 0,8%C): Austenita transforma-se em ferrita mais austenita Abaixo de 727 Clsius: Austenita transforma-se em ferrita + perlita. Perlita: mistura de ferrita e cementita.

Metalurgia da soldagem

Metalurgia da soldagem
Ferrita: Constituinte macio, dtil, e em geral, tenaz. Tenacidade depende da temperatura. Frgil a baixas temperaturas. Transio dtil-frgil depende da composio e morfologia (tamanho de gro) Perlita: Constituinte mais duro e de menor tenacidade. Quantidade aumenta com o teor de carbono. Ao com 0,8%C, resfriado lentamente, 100% perltico.

Metalurgia da soldagem

Metalurgia da soldagem
Fases Metaestveis e Diagramas de Transformao: Item anterior: transformaes ocorrem em condies de equilbrio (resfriamento lento). Quando se aumenta a velocidade de resfriamento: Transformaes se afastam do equilbrio e a granulao se torna mais fina. Menor mobilidade atmica e maior dificuldade para formao da perlita.

Microestrutura de um ao hipoeutetide em funo de sua velocidade de resfriamento a partir do campo austentico.

Metalurgia da soldagem
Martensita: Fase metaestvel, no prevista no diagrama Fe-C. Morfologia de lminas ou agulhas. Maior dureza e mais frgil que os aos comuns.

Microestrutura de um ao baixo carbono resfriado rapidamente, constituda de martensita Ataque: Nital. Aumento: 200x.

Metalurgia da soldagem
Na Soldagem por Fuso: A velocidade de resfriamento ser funo: Da energia usada por unidade de comprimento (aporte de calor). Da temperatura inicial da pea. Da espessura e geometria da chapa. A velocidade de resfriamento muito maior que as consideradas em diagramas de equilbrio. O que torna maior a possibilidade de formao de fases frgeis.

Diagramas TTT (Tempo, Temperatura e Transformao): Obtidos experimentalmente para transformaes a temperaturas constantes. Material resfriado rapidamente do campo austentico at a temperatura de interesse. Muito teis para previso de tratamentos trmicos.

Metalurgia da soldagem

Metalurgia da soldagem
Efeito dos Elementos de Liga: Adio balanceada de elementos de liga permite obter aos com distintas propriedades: qumicas, magnticas, eltricas e trmicas. Quando em soluo slida no ao: (a) Intersticial. (b) Substitucional.

Fluxo de Calor
Caractersticas Importantes do Ciclo Trmico de Soldagem: Temperatura de Pico (Tp) Temperatura mxima atingida no ponto. Tp diminui com a distncia ao centro da solda. Indica transformaes microestruturais que podem ocorrer. Tempo de permanncia (tc) acima de de uma temperatura crtica (Tc): Interesse em materiais onde a dissoluo de precipitados e/ou crescimento de gros pode ocorrer.

Fluxo de Calor
Repartio trmica de soldagem: Variao da Tp com a distncia ao centro do cordo de solda (direo perpendicular solda). Aumentando a distncia do centro da solda: a Tp atingida. o tempo para atingir uma certa temperatura (atraso). tempo de permanncia acima de uma certa temperatura.

Fluxo de Calor
Ciclo Trmico: Permite avaliar a previso de transformaes.

Repartio Trmica: Permite avaliar a extenso das zonas onde ocorrem transformao.

Fluxo de Calor
O Ciclo Trmico e a Repartio Trmica dependem de diversas variveis:
Tipo de Metal Base:
condutividade trmica do material velocidade de resfriamento. Ex: Cobre e aluminio.

Geometria da Junta:
Junta de topo em chapa fina: Duas direes de escoamento de calor. Juntas em T: Trs direes de escoamento de calor. Tendem a esfriar mais rapidamente.

Fluxo de Calor
Espessura da Chapa:
Espessura da Chapa velocidade de resfriamento. Acima de um limite velocidade resfriamento independe da espessura. Junta de topo em chapa fina: Duas direes de escoamento de calor.

Chapas grossas: trs direes de escoamento de calor. Tendem a esfriar mais rapidamente.

Variao da velocidade de resfriamento () a uma dada temperatura com a espessura da chapa.

Fluxo de Calor
Outras Constataes: Procedimento de Soldagem define a energia de soldagem. Logo, influencia a Tp e Velocidade de Resfriamento.

Energia de soldagem Velocidade resfriamento possibilidade tempera. Energia de soldagem Velocidade esfriamento Microestrutura grosseira e pouco tenaz.

Macroestrutura de Soldas por Fuso


Zona Fundida (ZF) Metal fundiu-se e solidificou-se durante a soldagem. Tp superiores Tfuso do metal. Zona Termicamente Afetada (ZTA) Regio no fundida do metal base com microestrutura e/ou propriedades mecnicas alteradas pelo ciclo trmico. Tp superior a Tcrtica para o material em questo.

Metal Base (MB) Regio mais afastada do cordo que no foi afetada pelo processo de soldagem. Tp inferiores a Tcrtica para o material em questo.

Macroestrutura de Soldas por Fuso


Diluio:
Pode ser medida em macrografias da seo transversal da solda, conhecendo-se o chanfro usado. D = 100% (soldas sem metal de adio: TIG autgeno). D = 0% (brasagem, onde no h fuso do metal base). Soldagem com Eletrodo Revestido: D ~ 10 a 30%. Soldagem a Arco Submerso: D ~ 50 a 80%.

Macroestrutura de Soldas por Fuso


Controle da Diluio:
Pode ajudar a resolver muitos problemas de soldagem. Exemplo: Soldando ao 1045 com processo arco submerso, diluio estimada em 60%. Metal de adio puro: 0,10%C. Qual o teor de C da zona fundida ? (metal de solda)

Macroestrutura de Soldas por Fuso


Controle da Diluio:
Resposta: Participao do metal base: 0,45 x 0,6 = 0,27%C. Participao do metal de adio: 0,10 x 0,4 = 0,04%C. Teor de C do metal de solda: 0,31%C.

Macroestrutura de Soldas por Fuso


Controle da Diluio:

Exemplo: Soldagem de metais dissimilares: revestimento de ao inox 304 (0,06%C, 18%Cr, 9%Ni) sobre ao C 1020. Diluio estimada em 40%.

? Qual a composio do metal de solda C, Cr e Ni - do revestimento ?.

Macroestrutura de Soldas por Fuso


Resposta:
Teor de C: Participao do metal base: 0,20 x 0,4 = 0,08%C. Participao do metal de adio: 0,06 x 0,6 = 0,04%C. Teor de C do metal de solda: 0,12%C. Teor de Cr: Participao do metal base: 0 Participao do metal de adio: 18 x 0,6 = 10,8%Cr. Teor de Cr do metal de solda: 10,8%Cr. Teor de Ni: Participao do metal base: 0. Participao do metal de adio: 8 x 0,6 = 4,8%Ni. Teor de Ni do metal de solda: 4,8%Ni.

Macroestrutura de Soldas por Fuso


Apesar do metal de adio ter 0,06%C, 18%Cr e 8%Ni, o metal de solda produzido contm 0,12%C, 10,8%Cr e 4,8%Ni. Desta forma o revestimento no ter o efeito esperado,principalmente quanto s suas caractersticas quanto a resistncia a corroso. Qual o teor de Cr e Ni mnimo no metal de adio para garantir que o metal de solda tenha 18%Cr e 8%Ni?

Macroestrutura de Soldas por Fuso


Teor de Cr: Participao do metal de adio: X x 0,6 = 18%Cr. Teor de Cr do metal de adio: 30%Cr. Teor de Ni: Participao do metal de adio: Y x 0,6 = 8%Ni. Teor de Ni do metal de adio: 13,3%Ni.

Caractersticas da Zona Termicamente Afetada


Caractersticas da ZTA dependem:
Tipo de metal base. Processo e procedimento de soldagem. Ciclo Trmico. Repartio Trmica.

ZTA - Regio de Crescimento de Gro


Regio do MB mais prxima solda. Submetida a temperaturas prximas a Tfuso. Austenita sofre grande crescimento de gro. energia de soldagem Tamanho de gro. Microestrutura final desta regio normalmente grosseira. Depende do teor de C e elementos de liga. Tamanho de gro austentico. Velocidade de resfriamento. Qualquer um desses 3 fatores Temperabilidade desta regio. Considerada a regio mais problemtica da ZTA: Elevada dureza. Baixa tenacidade. Sujeita a trincas.

ZTA - Regio de Refino de Gro


Regio do MB aquecida entre 900 - 1000C Ocorre a recristalizao da estrutura. Caracterizada normalmente por estrutura fina de ferrita e perlita. Normalmente no problemtica.

ZTA - Regio Intercrtica


Regio do MB aquecida entre 727C e a linha A3. Caracterizada por transformao parcial da estrutura original do MB. Normalmente no problemtica. Aps a Regio Intercrtica: Temperatura de pico inferior a 727 C. Mudanas microestruturais cada vez menos perceptveis.

Influncia do Procedimento de Soldagem

Energia de Soldagem Temperatura de Pr-Aquecimento.

Na Prtica: Variveis mais fceis de serem alteradas para controlar o fluxo de calor em soldagem
.

Influncia do Procedimento de Soldagem


Como Controlar a Energia de Soldagem? ES = x V x I v Funo dos parmetros de Soldagem. Parmetros de Soldagem Controlam a geometria do cordo de solda. Regular a I , V e v para se obter um bom formato de cordo. Cordes de solda com mesma ES.
(a) 800A, 26V e 12mm/s (b) 125A, 26V e 1,8mm/s ES = 1,8 kJ/mm. Nenhum dos dois recomendvel.

Influncia do Procedimento de Soldagem


relao profundidade (P) entre 1 e 2 largura (L), Ligeiramente convexa (reforo de solda). Quando tudo isso ocorre, o aporte de calor est correto....

Influncia do Procedimento de Soldagem


Energia de Soldagem (Aporte de Calor):
extenso da ZTA, pois a curva de repartio trmica torna-se mais aberta.
Curva de Repartio Trmica original. Efeito do Aporte de Calor.

Influncia do Procedimento de Soldagem


Energia de Soldagem (Aporte de Calor):
tempo de permanncia extenso da regio de crescimento gro da ZTA. Por outro lado, na soldagem dos aos: velocidade de resfriamento importncia fundamental na estrutura final. velocidade de resfriamento na ZTA ( energia de soldagem): Suficiente para causar a tmpera da ZTA (formao de martensita). Energia de soldagem velocidade de resfriamento. Formao na ZTA de estruturas mais macias.

Influncia do Procedimento de Soldagem


Efeito da ES na microestrutura (200x) da ZTA (Regio de Crescimento de Gro) de um ao estrutural de baixo carbono.
(a) ES = 10 kJ/mm, microestrutura: martensita e bainita (b) ES = 25 kJ/mm, microestrutura: bainita.

Influncia do Procedimento de Soldagem


Pr-Aquecimento: Consiste no aquecimento da junta soldada antes da soldagem. Normalmente localizado na regio da junta. Tem efeito semelhante a energia de soldagem.
Temperatura Pr-Aquecimento velocidade de resfriamento extenso da ZTA

You might also like