You are on page 1of 28

ZirCAD

INSTRUES

DE

USO

NDICE

IPS e.max System all you need

IPS e.max ZirCAD Informaes do produto Material Uso Composio Perguntas e respostas Viso geral do produto e descries

10

IPS e.max ZirCAD Uso prtico Determinao da cor Normas e requisitos mnimos para o preparo de cavidades Critrios para congurao da estrutura Cimentao

14

IPS e.max ZirCAD Coroas e Pontes Preparo do modelo e do troquel Processamento CAD/CAM Acabamento e preparo para sinterizao Sinterizao Preparo para estraticao Estraticao com IPS e.max Ceram

25

IPS e.max ZirCAD Informaes Gerais Preparo para cimentao Parmetros de queima Tabela de Combinao

e.max System

ALL YOU NEED


A compra do IPS e.max signica que voc escolheu mais que um simples sistema de cermica pura. Voc tomou uma deciso de privilgio para ilimitadas possibilidades em cermica pura. IPS e.max oferece materiais altamente resistentes e estticos para as tecnologias de INJEO e de CAD/CAM. Os produtos IPS e.max so nicos. Eles so reconhecidos pelas excelentes propriedades e excepcionais versatilidade e exibilidade. E eles produzem resultados com mxima esttica. Os componentes para a tcnica de INJEO incluem as altamente estticas pastilhas de cermica vtrea IPS e.max Press e as pastilhas IPS e.max ZirPress para injeo sobre xido de zircnio. Conforme as exigncias de cada caso, dois tipos de material esto disponveis para as tcnicas CAD/CAM: os inovadores blocos de cermica vtrea IPS e.max CAD e o altamente resistente xido de zircnio IPS e.max ZirCAD. O sistema IPS e.max ainda completado com a cermica de estraticao de nanouorapatita IPS e.max Ceram, que utilizada como material de estraticao para todos os componentes IPS e.max, sejam cermicas vtreas ou cermicas de xido de zircnio. Realmente, isto prova que o sistema IPS e.max Ceram de cermica pura foi bem projetado. Para voc, o sistema permite a vantagem do esquema de estraticao simples e padronizado que oferece, aos seus dentistas e pacientes, restauraes com total individualidade e naturalidade.

IPS

e.max ZirCAD

INFORMAES
M AT E R I A L

IPS

DO

PRODUTO

USO
Indicaes Estruturas de coroas para regies anterior e posterior. Estruturas de pontes, de 3 a 4 elementos, para regies anterior e posterior. Pontes retidas por inlays. Coroas telescpicas primrias. Supra-estruturas de implantes (restauraes unitrias e pontes). Contra-indicaes Preparos sub-gengivais muito profundos (cimentao adesiva). Pacientes com insuciente estrutura dental remanescente. Bruxismo. Importantes restries de processamento A falta de observncia nas seguintes restries pode comprometer os resultados a serem obtidos com o IPS e.max ZirCAD: As necessrias dimenses da estrutura e do conector devem ser observadas. As estruturas IPS e.max ZirCAD devem ser processadas somente com o uso do IPS e.max Ceram ZirLiner. Os blocos no devem ser fresados em um sistema CAD/CAM incompatvel. A sinterizao no deve ser conduzida em um forno de alta temperatura no compatvel. Efeitos colaterais Quando existir comprovada alergia a qualquer um dos componentes do IPS e.max ZirCAD, o material no deve ser usado.

O IPS e.max ZirCAD um bloco de xido de zircnio prsinterizado e estabilizado por trio, para a tecnologia CAD/ CAM. Aps a completa sinterizao, o material forma um xido cermico policristalino que construdo sobre uma fase tetragonal (TPZ) de xido de zircnio. Com mais de 900 MPa de resistncia exo, o material demonstra alta resistncia fratura e sua ductilidade fratura duas vezes maior que a da cermica vtrea. Em seu estado parcialmente sinterizado, com "aspecto de calcrio", o IPS e.max ZirCAD pode ser facilmente fresado, usando uma mquina CAD/CAM. Em todos os casos, a fresagem conduzida com uma ampliao da estrutura de aproximadamente 20 % por eixo espacial. Graas ao controlado processo de fabricao dos blocos, combinado com um otimizado processo de sinterizao no forno de alta temperatura Sintramat da Ivoclar Vivadent, as estruturas fresadas podem ser obtidas com acurada justeza de adaptao. Durante o processo de sinterizao, as propriedades nais e especcas do material TPZ podem ser conseguidas. No processo, criada uma estrutura com mais de 99 % de densicao. Esta estrutura apresenta alta resistncia fratura e alta ductilidade fratura, que foram originadas pelo reforo da transformao dos cristais de ZrO2. Como resultado, o material pode satisfazer as exigncias clnicas para resistir s foras mastigatrias, inclusive na regio posterior. Deste modo, IPS e.max ZirCAD suplementa a gama de indicaes do material IPS e.max de um modo ideal. As estruturas de alta resistncia do IPS e.max ZirCAD podem ser sobre-injetadas com IPS e.max ZirPress ou estraticadas com IPS e.max Ceram.

COMPOSIO
Os blocos de IPS e.max ZirCAD e os respectivos acessrios de processamento consistem dos seguintes principais componentes: IPS e.max ZirCAD Blocks Componentes: ZrO2 8795 % em peso. Contedo adicional: HfO2, Al2O3, Y2O3 e outros xidos. IPS Contrast Spray Componentes: suspenso de pigmentos em etanol; o propulsor um hidrocarboneto uoretado. IPS Natural Die Material Componentes: Polister do dimetacrilato de uretano 4850 % em peso; leo de parana: 4 % em peso; SiO2 e, copolmeros 4750 % em peso. IPS Natural Die Material Separator Componentes: Cera dissolvida em > 95 % de hexano.

CET (100400C) [10-6 /K]* CET (100500C) [10-6 /K]* 10.8 10.8 900 6 13000 1 1500
4

Resistncia exo (biaxial) [MPa]* Ductilidade fratura [MPa Dureza Vickers [MPa] Resistncia qumica [g/cm2]* m0.5]*

Temperatura de cristalizao [C] *conforme ISO 6872

P E R G U N TA S E R E S P O S TA S
As estruturas de IPS e.max ZirCAD devem ser pr-tratadas antes da sinterizao ? Checar se as estruturas esto limpas. Limpar as estruturas secas com ar comprimido e umedecer sob gua corrente. As estruturas no podem ser limpas com gua em banho de ultra-som ou com jato de vapor. Alm disto, as estruturas no devem ser jateadas com Al2O3 ou "polishing jet mdium". Antes do procedimento de sinterizao, as estruturas devem ser secas. Fornos de outros fabricantes podem ser utilizados para sintetizar as restauraes de IPS e.max ZirCAD ? IPS e.max ZirCAD especicamente coordenado com o forno Sintramat da Ivoclar Vivadent. O programa de sinterizao foi desenvolvido voltado para as exigncias de justeza de adaptao e durabilidade. Outros fornos de alta temperatura devem ser usados somente sob certas condies. Favor contatar a Ivoclar Vivadent para saber mais sobre fornos compatveis.

As estruturas midas podem ser sinterizadas no Sintramat ? Antes do procedimento de sinterizao, as estruturas devem ser secas. As estruturas midas no devem ser sinterizadas. Assim, a estrutura pode ser seca numa cabine de secagem (aproximadamente a 80C/176F) ou sob uma lmpada de infravermelho.

As estruturas de IPS e.max ZirCAD podem ser jateadas com Al2O3, antes da estraticao ? Antes da estraticao, limpar a estrutura com gua corrente ou com jato de vapor. A estrutura no deve ser jateada com Al2O3, porque isto pode danicar a superfcie da cermica e prejudicar a ligao entre estrutura e cermica estraticada.

Qual o propsito do IPS e.max Ceram ZirLiner ? Os IPS e.max ZirLiners so translcidos. Seus trs maiores propsitos so os seguintes: 1. Eles possibilitam uma forte e homognea ligao com a estrutura de xido de zircnio. 2. Eles provem croma para a branca e no colorida estrutura de xido e zircnio, promovendo um efeito de profundidade e um carter de cromatizao, sem aumentar a sua opacidade. 3. Eles tambm provem uma natural uorescncia para a nouorescente estrutura de xido de zircnio, permitindo a fabricao de restauraes naturais. As restauraes IPS e.max ZirCAD tambm podem ser cimentadas do modo convencional ? As restauraes IPS e.max ZirCAD podem ser xadas de modo adesivo ou de modo convencional. Entretanto, para a cimentao convencional deve ser considerado um preparo com congurao retentiva. Se isto no for possvel, a cimentao adesiva, p.ex. com Multilink, dever ser utilizada. O Vivaglass CEM est disponvel para a cimentao convencional. Ns desaconselhamos o uso dos tradicionais cimentos de fosfato, porque eles exercem uma negativa inuncia na transmisso da luz atravs da cermica pura e comprometem a aparncia esttica das restauraes de cermica pura. As pontes retidas por inlays, que foram sobre-injetadas, devero ser xadas por meio da cimentao adesiva.

As estruturas de IPS e.max ZirCAD podem ser sobre-injetadas ou estraticadas sem IPS e.max ZirLiner ? Uma adequada e cromatizada IPS e.max Ceram ZirLiner deve ser sempre aplicada, antes da ceroplastia. A IPS e.max Ceram ZirLiner promove excelente ligao e fornece, para a restaurao, um efeito de profundidade, com relao cor e uorescncia.

Por que o p IPS e.max Ceram ZirLiner verde e como deve ser aplicado ? Desde que o xido de zircnio branco e mostra pobre contraste com dentes cromatizados e/ou ps brancos, o IPS e.max ZirLiner tem uma cor de identicao para promover uma aplicao mais simples e eciente. O IPS e.max Ceram ZirLiner consiste de um p muito no que aparece grosso, devido ao seu denso empacotamento de gros. Deste modo, vericar se o material foi aplicado em camada uniforme e esverdeada. Se cor estiver muito plida, a camada foi muito na. Depois da queima, entretanto, o ZirLiner demonstra uma espessura de camada de aproximadamente 0,1 mm.

VISO GERAL DO PRODUTO E DESCRIES


IPS e.max ZirCAD for inLab Basic Kit
O IPS e.max ZirCAD for inLab Basic Kit contm todos os blocos para o sistema Sirona inLab e todos os acessrios de trabalho necessrios. O Basic Kit fornecido em um novo estojo de materiais que, como o desejado, pode ser expandido com qualquer outro IPS e.max Kit ou Sortimento Adicional. Forma de apresentao: IPS e.max ZirCAD for inLab Basic Kit 2x 5 IPS e.max ZirCAD for inLab Blocks C15 2x 3 IPS e.max ZirCAD for inLab Blocks B40 1x 50 ml IPS Contrast Spray

IPS e.max ZirCAD for inLab Blocks

Os blocos IPS e.max ZirCAD para inLab esto disponveis em dois tamanhos (C15 e B40). Forma de apresentao: IPS e.max ZirCAD for inLab Blocks Rell 1x 5 IPS e.max ZirCAD for inLab Blocks C15 1x 3 IPS e.max ZirCAD for inLab Blocks B40

Para informao sobre o Sistema inLab, favor contatar Sirona Dental Systems GmbH Fabrikstrasse 31 64625 Bensheim Alemanha E-mail: contact@sirona.de www.sirona.com
inLab marca registrada de Sirona Dental Systems GmbH

IPS Contrast Spray


O IPS Contrast Spray usado para otimizar a imagem das restauraes CAD/CAM. O IPS Contrast Spray equipara as diferentes propriedades pticas do dente natural (dentina e esmalte) e do modelo de gesso. Deste modo, permite que um impecvel escaneamento possa ser conduzido. Uma camada correta do spray, que mostra claramente todas as margens, pode ser fcil e rapidamente aplicada com o bico atomizador. Forma de apresentao: IPS Contrast Spray 1x 50 ml [75 ml] IPS Contrast Spray

IPS Natural Die Material


O fotopolimerizvel IPS Natural Die Material (material de troquel) simula a cor do dente preparado e, deste modo, representa uma tima base para a reproduo da cor natural de uma considerada situao bucal, quando da fabricao de restauraes de cermica pura. O IPS Natural Die Material est disponvel em 9 cores. As cores foram rearranjadas e, agora, o sortimento contm todas as variaes de cor necessrias para a fabricao de naturais restauraes de cermica pura: 1 cor para imitar preparos clareados (ND 1). 1 cor para imitar dentina secundria que exibe uma intensa cromatizao (ND 6). 1 cor para imitar preparos desvitalizados e severamente descoloridos (ND 9). A tabela seguinte mostra o arranjo e as designaes das cores do IPS Natural Die Material comparadas com as cores do IPS Empress Die Material. IPS Natural Die Material IPS Empress Die Material ND 1 ND 2 St 9 ND 3 St 1 ND 4 St 2 ND 5 St 3 ND 6 ND 7 St 8 ND 8 St 5 ND 9

Forma de apresentao: IPS Natural Die Material Kit 9x 8 g IPS Natural Die Material, Cores: ND 1, ND 2, ND 3, ND 4, ND 5, ND 6, ND 7, ND 8, ND 9 1x 20 ml IPS Natural Die Material Separator 8x 10 IPS Condensers 8x 10 IPS Die Holders 2x Universal Holders 1x IPS Natural Die Material escala de cores

Sintramat
O novo Sintramat um forno de alta temperatura para sinterizar os xidos cermicos. O curso da temperatura e o processo de sinterizao foram otimizados para as estruturas feitas de IPS e.max ZirCAD. O Sintramat distingue-se por seu conceito de fcil operao, rpido processo de sinterizao, especial programa de limpeza e acurado controle de temperatura. Alm disto, a cmara de queima pode abrigar at 75 restauraes unitrias (3 "saggers" de queima com 25 unidades cada). Forma de apresentao: Sintramat 1x Sintramat 1x Warranty Card 1x Operating Instructions 1x Firing Sagger with ZrO2 beads 1x Ventilation Tube 1x Tongs 1x Allen Key 1x Ventilation Tube Cover

Firing Sagger
A "sagger" de queima ("Firing Sagger"), em conjunto com as prolas para sinterizao (ZrO2 Beads), permite um timo processo de sinterizao. A "sagger" de queima promove espao suciente para aproximadamente 25 restauraes unitrias ou 8 a 10 estruturas de pontes de 3 elementos. Com o intuito de possibilitar um processo de sinterizao do modo mais eciente possvel, at 3 "saggers" de queima podem ser empilhadas, uma em cima da outra. O formato retangular da "sagger" de queima otimiza o uso do espao na cmara de queima. Forma de apresentao: Firing Sagger 1x Firing Sagger

Sintramat ZrO2 Beads


Durante o processo de sinterizao, as prolas de xido de zircnio (ZrO2 Beads) suportam completamente as estruturas de IPS e.max ZirCAD e, ao mesmo tempo, permitem livre mobilidade. Alm disto, estas prolas so indispensveis para que possa ser conseguida uma perfeita justeza de adaptao, porque elas impedem os possveis arqueamentos das estruturas, no decorrer do processo de sinterizao. Forma de apresentao: Sintramat ZrO2 Beads 1x 100 g Sintramat ZrO2 Beads

e.max ZirCAD

USO
Chromascop

IPS

PRTICO

DETERMINAO DA COR

A escala de cores Chromascop representa o padro de cor para os produtos Ivoclar Vivadent. Com o arranjo lgico das cores individuais, a Chromascop permite exata e eciente seleo da cor. As vinte cores esto divididas em cinco destacveis grupos de cores. De modo adicional, existe um grupo de cores para dentes clareados, com quatro cores ultra-claras. Aps a escolha da cor bsica do dente, a cor exata pode ser determinada a partir do grupo de cores em que est situada a cor bsica. A correta determinao da cor facilitada quando no so considerados todos os efeitos superciais (p.ex., reas translcidas e cervicais, intensa descolorao em reas incisais e de dentina, bem como, as caracterizaes superciais).

IPS Natural Die Material escala de cores


Com o intuito de facilitar a reproduo da cor do dente, os dentistas tm a possibilidade de transmitir, para o laboratrio dental, a cor obtida a partir da situao clnica aps o trmino do preparo do dente, usando a escala de cores do IPS Natural Die Material (material de troquel). Deste modo, a fabricao das restauraes de cermica pura facilitada e as caractersticas individuais do paciente podem ser levadas em considerao.

NORMAS E REQUISITOS MNIMOS PARA O PREPARO DE CAVIDADES


O sucesso do trabalho feito com IPS e.max ZirCAD poder ser assegurado somente quando as seguintes normas e espessuras forem observadas. Coroas e Pontes De modo uniforme, reduzir a forma anatmica, respeitando as dimenses mnimas estipuladas. Confeccionar um ombro circular com arestas internas arredondadas ou um chanfro de aprox. 1030. A largura do chanfro/ombro circular deve ser de aprox. 1,0 mm. Reduzir as regies incisal e/ou oclusal da coroa em aprox. 1,5 mm. Para coroas anteriores, nas regies vestibular e/ou lingual, a reduo deve ser de aprox. 1,2 mm. A borda incisal do preparo deve possuir, no mnimo, 1 mm (geometria da ferramenta de fresagem), para permitir a tima fresagem da rea incisal, durante o processamento CAD/CAM.

1.5

1.5 1.2

1.0 1.0

1.2
1.0

1.2 1.0
6

1.2

1.0 1.5

1.2

1.0

Pontes de mltiplos elementos

2.0

2.0 1.5

1.0 1.0

1.5
1.0

1.5 1.0
6

1.5

1.0 2.0

1.5

10

C R I T R I O S PA R A C O N F I G U R A O D A E S T R U T T U R A
A correta congurao da estrutura a chave para o sucesso de restauraes duradouras de cermica pura. Quanto maior ateno for dada conformao da estrutura, melhores sero os resultados nais e o sucesso clnico. As seguintes normas bsicas devem ser observadas: O material de estrutura o componente mais resistente da restaurao e, portanto, deve ser congurado para suportar a forma da restaurao e as cspides. Os reforos e suportes devem ser construdos usando as correspondentes ferramentas dos respectivos softwares. Em preparos extensos, o excesso de espao disponvel deve ser compensado pela congurao da estrutura e no pelo material de estraticao. Se possvel, a congurao do conector do pntico deve possuir maior extenso na direo vertical do que na direo sagital (horizontal). No sempre possvel obter as necessrias dimenses do conector em relao regio lnguo-vestibular (direo sagital). Nestes casos, as dimenses do conector sempre devem ser aumentadas na direo vertical (inciso-cervical). Uma reduo da espessura da estrutura sempre est relacionada com uma reduo na resistncia. Os parmetros integrados do software so recomendaes bsicas. Dependendo da total espessura da restaurao, pode ser necessrio ajustar os parmetros.

Regio Anterior
Espessura mnima da estrutura circular incisal

Coroas min. 0.5 mm min. 0.7 mm


suportando a forma do dente

Coroas tipo "splinted" min. 0.5 mm min. 0.7 mm min. 7 mm2


suportando a forma do dente

Pontes de 3 elementos min. 0.5 mm min. 0.7 mm min. 7 mm2


suportando a forma do dente

Pontes de 4 elementos com 2 pnticos min. 0.7 mm min. 1.0 mm min. 9 mm2
suportando a forma do dente

Pontes tipo "cantilever" com 1 pntico min. 0.7 mm min. 1.0 mm min. 12 mm2
suportando a forma do dente

Dimenses do conector Congurao

Regio Posterior
Espessura mnima da estrutura circular occlusal

Coroas min. 0.5 mm min. 0.7 mm


suportando a forma do dente

Coroas tipo "splinted" min. 0.5 mm min. 0.7 mm min. 9 mm2

Pontes de 3 elementos min. 0.5 mm min. 0.7 mm min. 9 mm2

Pontes de 4 elementos com 2 pnticos min. 0.7 mm min. 1.0 mm min. 12 mm2

Pontes tipo "cantilever" com 1 pntico min. 0.7 mm min. 1.0 mm min. 12 mm2
suportando a forma do dente

Dimenses do conector Congurao

suportando a forma do dente

suportando a forma do dente

suportando a forma do dente

Coroas anteriores e posteriores

Correto

Incorreto

11

Correto

Incorreto

Correto

Incorreto

Correto

Incorreto

Pontes

Correto

Incorreto

A falta de observncia dos estipulados critrios para a congurao da estrutura, das espessuras mnimas exigidas e das mnimas dimenses dos conectores poder resultar em falhas clnicas, como rachaduras, delaminao e fratura da restaurao.
12

C I M E N TA O
Para a cimentao das restauraes de IPS e.max, voc pode escolher entre os testados e comprovados compsitos de cimentao do coordenado sortimento da Ivoclar Vivadent. A cimentao adesiva torna possvel uma slida unio entre o preparo e o material de cimentao, enquanto a cimentao convencional requer preparos retentivos, para assegurar a durabilidade das restauraes de IPS e.max.

Cimentao Adesiva Variolink II IPS e.max Press IPS e.max ZirPress Facetas IPS e.max ZirCAD IPS e.max CAD IPS e.max Ceram Facetas Multilink

Cimentao Convencional Vivaglass CEM PhosphaCEM

 Combinao de produtos especialmente recomendada  Combinao de produtos recomendada (2. escolha)

No recomendado. Combinao de produtos no possvel

13

e.max ZirCAD

COROAS E PONTES
Preparo do modelo e do troquel
Da maneira habitual, preparar um modelo com troqueis removveis. As orientaes dos fabricantes dos diferentes sistemas CAD/CAM, em relao ao tipo de gesso a ser usado, devem ser respeitadas. Levar em conta os seguintes pontos, durante o preparo do troquel: A espessura da borda (margem) incisal dos dentes anteriores preparados (inferiores e superiores) deve ser checada. A borda incisal preparada deve apresentar, no mnimo, uma espessura igual ao dimetro da broca que foi usada para o preparo da cavidade. Quando a borda incisal do preparado troquel for mais na do que o dimetro da broca usada, a borda incisal dever ser adequadamente aumentada.

Um modelo de gesso, com troqueis removveis, usado como modelo de trabalho.

Processamento CAD/CAM
Desde que as estruturas de IPS e.max ZirCAD contraem aproximadamente 20 %, durante a sinterizao, o fator de contrao da respectiva poro, que est includo no cdigo de barra do bloco do material, deve ser lido pelo software. Se o scanner incapaz de ler o cdigo de barra, ele deve ser registrado e conrmado por meio do teclado. Assim, o fator de contrao assegura que as restauraes fresadas de IPS e.max ZirCAD possam exibir tima justeza de adaptao, aps a sinterizao. Nunca exceder a quantidade mxima do agente abrasivo. Antes da fresagem dos blocos de IPS e.max ZirCAD, o uido de fresagem sempre deve ser trocado, para evitar as contaminaes cruzadas (p.ex., p da fresagem) com outros materiais. Estas contaminaes podem promover descoloraes das estruturas, durante a sinterizao. Para os passos do processamento, por favor, seguir as Instrues de Uso e/ou o Manual do respectivo Sistema CAD/CAM. As instrues do correspondente fabricante devem ser observadas.

IPS

Sirona inLab

Estrutura fresada de IPS e.max ZirCAD

14

Acabamento e preparo para sinterizao


Os instrumentos de desgaste corretos so indispensveis para acabamento e ajuste das estruturas de xido de zircnio fresadas e ainda no sinterizadas. Quando so usados instrumentos no apropriados, podem ocorrer os lascamentos marginais, entre outras falhas (favor observar as correspondentes recomendaes da Ivoclar Vivadent). Para o acabamento de estruturas de IPS e.max ZirCAD, os seguintes procedimentos so recomendados: Estruturas de xido de zircnio no sinterizadas so susceptveis de danos e de fraturas. Este fato deve ser levado em considerao durante todo o procedimento de trabalho. Lavar levemente a estrutura fresada sob gua corrente, para remover todos os resduos da fresagem. Se possvel, todos os ajustes por desgaste devem ser feitos com a estrutura ainda no seu estado no sinterizado. No usar esfriamento com gua/leo ou com outros meios. Acabar as estruturas apenas com adequados instrumentos de desgaste, baixa rotao e leve presso. De outro modo, podero ser produzidos lascamentos ou descamaes, particularmente nas reas marginais. De modo cuidadoso, separar a estrutura fresada do suporte, usando um disco no de diamante, e alisar a rea de xao, com adequados instrumentos de desgaste. As brocas de carboneto de tungstnio e/ou instrumentos de desgaste, com grandes dimetros, so adequadas somente at certo ponto, porque elas promovem vibraes durante o acabamento, que podem resultar em lascamentos. Assim, somente pequenas brocas de carbide e/ou instrumentos de desgaste, com pequenos dimetros, devem ser usados. No usar discos para separar a estrutura sinterizada, porque isto pode resultar em predeterminados pontos de fratura, que, posteriormente, comprometero a estabilidade da restaurao de cermica pura. Checar se as espessuras mnimas foram mantidas, aps o acabamento. No estado no sinterizado, as reas marginais devem merecer ateno especial. As margens muito nas so inadequadas porque, durante a sinterizao, a rea marginal arredondada e pode car muito curta. Aps o acabamento, limpar a estrutura com ar comprimido, para remover o p de desgaste. Se a estrutura ainda estiver mida, limpar sob gua corrente. Vericar se todo o resduo de desgaste (p.ex., p de desgaste) foi removido. O p de desgaste aderido pode ser fundido na estrutura, durante a sinterizao, e prejudicar a adaptao. A estrutura no deve ser limpa com gua em banho de ultra-som ou com jato de vapor. A estrutura no deve ser jateada com Al2O3 ou "polishing jet medium". Antes do processo de sinterizao, a estrutura deve ser seca. As estruturas midas no devem ser sinterizadas. Assim, a estrutura deve ser seca em uma cabine de secagem (aprox.a 80C/176F) ou sob lmpada de infravermelho.

De modo cuidadoso, separar a estrutura fresada do suporte, usando um disco no de diamante.

Utilizar adequadas ferramentas de desgaste para ajustar e acabar a estrutura no sinterizada.

15

Arredondar os ngulos e margens criados durante o procedimento de fresagem.

Alisar as reas ajustadas, levando em conta as espessuras mnimas exigidas.

Comparao entre uma estrutura fresada e uma estrutura acabada de IPS e.max ZirCAD.

Estrutura de IPS e.max ZirCAD acabada e pronta para a sinterizao.

16

Sinterizao
Para a conduo do processo de sinterizao, a estrutura deve estar completamente seca. Durante este processo de sinterizao, a estrutura fresada de IPS e.max ZirCAD, que est aumentada em aproximadamente 20 %, contrai at o seu tamanho nal. Como resultado, uma tima justeza de adaptao pode ser conseguida. Para o processo de sinterizao, os seguintes pontos devem ser observados: Para sinterizar as estruturas de IPS e.max ZirCAD, usar apenas a "sagger" de queima e as prolas de sinterizao designadas para tal propsito. Preencher a "sagger" de queima com, no mximo, 100 g das prolas de sinterizao de ZrO2 e colocar a estrutura no centro da "sagger" de queima. Colocar as estruturas de coroas e pontes anteriores com as superfcies vestibulares em contato com as prolas de ZrO2. Colocar as estruturas de coroas e pontes posteriores com as superfcies oclusais em contato com as prolas de ZrO2. Pressionar levemente as estruturas de encontro ao "colcho" de prolas. Evitar um posicionamento muito profundo das estruturas porque, neste caso, as prolas podem ser fundidas nas estruturas de IPS e.max ZirCAD, durante a sinterizao (p.ex., na rea interdental do pntico). Vericar se todo o comprimento da restaurao est adequadamente suportado. Posicionar a carregada "sagger" de queima no centro da cmara de queima (temperatura ambiente) do Sintramat. Os pinos de posicionamento guiaro a "sagger" de queima para a sua posio ideal. Para um grande nmero de estruturas, pode ser aplicado o princpio da "gaveta", empilhando as "saggers" de queima uma em cima da outra. No mximo, 3 "saggers" de queima podem ser estocadas no Sintramat. Aps a colocao da "sagger" de queima, fechar a porta do forno. Pressionando a chave P1, o programa ser iniciado e a porta do forno ser travada. O programa de sinterizao conduzido automaticamente e dura aproximadamente 8 horas, incluindo o esfriamento. A temperatura de sinterizao 1500C (2732F). Somente quando a temperatura cair at abaixo de 97C (206F), a porta do forno deve ser aberta. Favor observar que ainda existe risco de queimadura a 97C (206F). Assim, deve ser usada a respectiva roupa protetora. Aps o processo de sinterizao, remover a "sagger" de queima do interior do forno. Em todos os casos, permitir que a estrutura esfrie at a temperatura ambiente, antes de prosseguir.

"Sagger" de queima com 100 g de prolas de ZrO2.

Colocar a IPS e.max ZirCAD no centro da "sagger" de queima.

Checar se a estrutura est adequadamente suportada.

De modo cuidadoso, posicionar a "sagger" de queima no Sintramat.

17

Alinhar a "sagger" de queima com os pinos de posicionamento.

Pressionar P1: O programa de sinterizao iniciado automaticamente e a porta do forno travada.

Aps o trmino do programa de sinterizao, permitir que a "sagger" de queima esfrie at a temperatura ambiente e remover a "sagger" do interior do Sintramat.

Suporte ideal para a restaurao sinterizada, aps o processo de sinterizao.

Comparao entre estrutura no sinterizada e estrutura sinterizada de IPS e.max ZirCAD.

Nota: De modo cuidadoso, remover todas as prolas de sinterizao que caram aderidas estrutura. Aps os primeiros processos de sinterizao, as prolas mostram forte aderncia entre si, depois da queima. Entretanto, elas podem ser separadas, de modo fcil e manual, na prpria "sagger" de queima. Depois de aproximadamente 3 a 4 procedimentos de sinterizao, a a aderncia diminui e o efeito desejado pode ser conseguido. Quando as estruturas mostrarem descolorao amarelada e os elementos de aquecimento estiverem oxidados, conduzir o programa de limpeza vrias vezes, com uma "sagger" de queima vazia, pressionando "Clean". No cobrir o tubo de ventilao, para assegurar a adequada ventilao do forno de sinterizao, durante o programa de limpeza. As "saggers" de queima e as prolas de sinterizao de ZrO2 so exclusivamente designadas para sinterizar restauraes dentais. Objetos cermicos de grande volume ou "saggers" de queima sobrecarregadas podem danicar a "sagger" de queima. Quando o princpio da "gaveta", com 2 ou 3 "saggers" de queima, for aplicado, cada "sagger" de queima dever ser adequadamente suportada. Carregar o forno de um modo cuidadoso, para evitar danos aos elementos de aquecimento.
18

Preparo para estraticao


Uma vez que a estrutura de IPS e.max ZirCAD tenha esfriado at a temperatura ambiente, elaborar os seguintes passos: Usando um adequado instrumento, remover, de modo cuidadoso, as prolas de ZrO2 aderidas. O ajuste por desgaste das estruturas sinterizadas de IPS e.max ZirCAD possvel, mas deve ser limitado ao mnimo possvel. Utilizar uma turbina (dotada de spray de gua fria) ou instrumentos de desgaste especialmente desenvolvidos para xido de zircnio (desgaste seco) para fazer todos os ajustes exigidos. Trabalhar apenas com leve presso, porque existe o risco de lascamento marginal e de localizada transio de fase. As instrues dos fabricantes dos instrumentos de desgaste devem ser observadas. Colocar a estrutura de IPS e.max ZirCAD no modelo, vericar a adaptao e realizar pequenos ajustes, se for necessrio. No usar discos para separar a estrutura sinterizada, porque isto pode resultar em predeterminados pontos de fratura, que, posteriormente, comprometero a estabilidade da restaurao de cermica pura. Vericar a rea marginal e realizar os ajustes necessrios. Checar se as espessuras mnimas foram mantidas, mesmo depois dos ajustes menores. Antes da estraticao, limpar a estrutura com gua corrente ou com jato de vapor e secar. A estrutura no deve ser jateada com Al2O3 ou "polishing jet medium", porque isto pode danicar as superfcies.

Para fazer os ajustes, utilizar uma turbina (dotada de spray de gua fria) ou os instrumentos de desgaste especialmente desenvolvidos para ZrO2.

Antes da estraticao, limpar a estrutura com gua corrente ou com jato de vapor.

A estrutura no deve ser jateada com Al2O3 ou "polishing jet mdium".

Estrutura de IPS e.max ZirCAD sinterizada, acabada e preparada para estraticao.

19

Opcional
Fabricao do troquel, com IPS Natural Die Material O fotopolimerizvel IPS Natural Die Material simula a cor do dente preparado. Um troquel de controle pode ser feito usando a informao da cor que foi providenciada pelo dentista (determinao da cor). Este troquel de controle representa tima base para possibilitar que a restaurao possa se integrar naturalmente na dentio circunvizinha. Cobrir os aspectos internos da restaurao de cermica com IPS Natural Die Material Separator, para isolar a coroa. Deixar o Separator reagir durante um curto espao de tempo. Aplicar o IPS Natural Die Material nas superfcies internas da restaurao, utilizando o IPS Condenser (condensador), e adaptar at que toda a parte interna da restaurao seja coberta e preenchida. Terminado o preenchimento da cavidade da restaurao, inserir o IPS Die Holder (cabo de troquel) no material e adaptar o excesso de material em torno do cabo. Comprovar a perfeita adaptao do Die Material nas margens da restaurao. As solues de continuidade ou fendas no podem estar presentes. Polimerizar o IPS Natural Die Material com uma luz de polimerizao comercial, p.ex., Lumamat 100, durante 60 segundos. Aps a polimerizao, o troquel poder ser alisado ou acabado, se for necessrio.

Estraticao com IPS e.max Ceram


Os pargrafos seguintes explicam os mais importantes passos da estraticao. As informaes detalhadas sobre a cermica de nano-uorapatita e de seu processamento esto nas Instrues de Uso da IPS e.max Ceram.

Queima de restauraes suportadas por xido de zircnio Vrias unidades (p.ex., pontes de mltiplos elementos com pnticos volumosos) no forno podem impedir o completo e uniforme aquecimento das unidades individuais. A penetrao de calor na cmara de queima depende do tipo de forno e do tamanho da cmara de queima. Para obter o adequado aquecimento das restauraes individuais, a taxa de aquecimento deve ser reduzida de 510C (4150F) e o tempo de manuteno deve ser aumentado de 30 segundos. Os parmetros, listados nestas Instrues de Uso, so aplicados aos fornos da Ivoclar Vivadent (temperatura de tolerncia 10C/50F). Se forem usados fornos diferentes dos fornos da Ivoclar Vivadent, podem ser necessrios ajustes de temperatura.

20

Queima de ZirLiner Antes da aplicao do ZirLiner, a estrutura deve estar livre de sujeira e gordura. Aps a limpeza, evitar qualquer tipo de contaminao. Observar os seguintes procedimentos: O IPS e.max ZirLiner sempre deve ser aplicado antes da estraticao, para que possam ser obtidas uma slida ligao, bem como, a uorescncia e o efeito de cor em profundidade. A estraticao direta sobre a estrutura de ZirCAD, sem uso do IPS e.max ZirLiner, resulta em uma pobre ligao e pode levar delaminao. Misturar o IPS e.max Ceram ZirLiner da correspondente cor com o respectivo lquido, para conseguir uma cremosa consistncia. Se uma consistncia diferente for desejada, os IPS e.max Ceram Build-Up Liquids ("allround" e "soft") e os Glaze e Stain Liquids ("allround" e "longlife") podem ser usados. Os lquidos tambm podem ser misturados, entre si, com qualquer proporo de mistura. Aplicar ZirLiner em toda a estrutura, com ateno especial para as margens. Se necessrio, a restaurao poder ser vibrada at que seja alcanado um uniforme efeito de cor esverdeada. Se a cor aparece muito plida, isto indica que a camada tambm muito na. Para intensicar as reas cromatizadas, esto disponveis 4 IPS e.max Ceram Intensive ZirLiners ("yellow", "orange", "brown" e "incisal"). Depois disto, o ZirLiner aplicado seco e queimado. O IPS e.max Ceram ZirLiner deve mostrar, aps a queima, uma espessura de camada de aproximadamente 0,1 mm.

Misturar o correspondente IPS e.max Ceram ZirLiner com o respectivo lquido, para conseguir uma cremosa consistncia, e cobrir toda a estrutura.

Vericar se um uniforme efeito de cor esverdeada foi alcanado.

Diferena de cor entre estruturas de IPS e.max ZirCAD com e sem ZirLiner.

Parmetros de queima para Queima de ZirLiner (notar o controle da temperatura). IPS e.max Ceram ZirLiner sobre IPS e.max ZirCAD Queima de ZirLiner B S t 60C 108F
21

V1

V2

403C 757F

4' 4'

960C 1760F

1' 1'

450C 842F

959C 1758F

Opcional
1. Queima de Margin Aps a queima de ZirLiner, deve ser fabricado um ombro cermico no reduzido pr-molar (pilar da ponte). Observar os seguintes procedimentos: Antes da aplicao do ombro cermico, cobrir o troquel do modelo com IPS Margin Sealer e esperar secar. Aps isto, isolar as reas do ombro, usando o IPS Ceramic Separating Liquid. Colocar a estrutura no troquel e checar se est posicionada de forma correta. Misturar IPS e.max Ceram Margin, na desejada cor, com o respectivo Margin Build-Up Liquid ("allround" ou "carving") e aplicar em pequenos incrementos. Para intensicar as reas cromatizadas, esto disponveis 4 materiais Intensive Margin ("orange", "orange-pink", "yellow" e "yellow-green"). Congurar o material Margin, como desejado, e secar. De modo cuidadoso, remover a estrutura, com o material de ombro aplicado e seco, do troquel, colocar sobre uma bandeja de queima e queimar. 2. Queima de Margin Aps a queima, o ombro pode requerer pequenos ajustes por desgaste. Observar os seguintes procedimentos para a 2. queima de Margin: Isolar uma vez mais o troquel, usando o IPS Ceramic Separating Liquid. Completar as reas afetadas pela contrao e quaisquer outras reas faltantes, usando o mesmo material Margin que foi utilizado para a 1. queima. Conforme o tamanho das fendas, o material de ombro pode ser ligeiramente vibrado. De modo cuidadoso, remover a estrutura do troquel, com o ombro terminado e seco, colocar sobre uma bandeja de queima e queimar. Aps a 2. queima, o ombro pode exigir pequenos ajustes, para que possa ser obtida uma tima justeza de adaptao. Parmetros de queima para 1. e 2. Queimas de Margin (notar o controle da temperatura). IPS e.max Ceram sobre ZrO2 1. + 2. Queima de Margin B 403C 757F S 4' 4' t 50C 90F T 800C 1472F H 1' 1' V1 450C 842F V2 799C 1471F

Importante: Os materiais IPS e.max Ceram Margin somente so adequados para aplicao sobre IPS e.max ZirCAD e outras estruturas de xido de zircnio e no devem ser usados em conjunto com materiais de cermica vtrea.

Queima de wash (Foundation) A limitada condutividade de calor do xido de zircnio requer uma queima de "wash". Durante a queima de "wash", o material cermico sinterizado na superfcie da estrutura de um modo controlado, o que torna possvel uma ligao homognea com o ZirLiner. Os procedimentos seguintes devem ser observados: Misturar o respectivo material IPS e.max Ceram Dentin ou Deep Dentin com o Build-Up Liquid ("allround ou "soft"). Quando outra consistncia for desejada, os lquidos tambm podem ser misturados entre si, com qualquer proporo de mistura. Aplicar namente o "wash" em toda a camada de ZirLiner que j foi queimada. Colocar a restaurao na bandeja de queima e queimar, usando os estipulados parmetros de queima.

Parmetros de queima para Queima de wash (Foundation) (notar o controle da temperatura) IPS e.max Ceram ZirLiner sobre IPS e.max ZirCAD Queima de wash (Foundation) B S t 50C 90 F T H V1 V2

403C 757 F

4' 4'

750C 1382 F

1' 1'

450C 842 F

749C 1380 F

22

1. Queima de Dentina e Incisal Para a fabricao de restauraes altamente estticas, favor observar os seguintes procedimentos: Antes da estraticao, aplicar IPS Model Sealer e esperar secar. Aps isto, isolar as reas correspondentes, usando o IPS Ceramic Separating Liquid. Colocar a estrutura no troquel e checar se est posicionada de forma correta Misturar os requeridos materiais de estraticao IPS e.max Ceram com os Build-Up Liquids ("allround" e "soft"). Se uma consistncia diferente for desejada, os lquidos podem ser misturados entre si, com qualquer proporo de mistura. Forrar as reas de pntico com Deep Dentin, usando a cor clara mais prxima, e vericar se um bom suporte foi obtido. Depois disto, estraticar estas reas, usando os materiais Deep Dentin e Dentin. A baixa condutividade trmica da estrutura de xido de zircnio promove um efeito isolante que, em pequeno nmero de casos, como em restauraes com fossa oclusal de grande profundidade ou em pnticos volumosos de molares, pode dicultar a obteno de uma adequada e correta queima da cermica de estraticao. Para otimizar os resultados de sinterizao, controlar a contrao e assegurar a perfeita unio da camada estraticada, podem ser utilizadas duas opes de estraticao: Realizar uma queima intermediria ou auxiliar, usando Dentin ou Deep Dentin, para distribuir a contrao em 2 queimas. Ademais, isto tambm facilita a aplicao dos materiais Impulse para a segunda queima. Efetuar a separao oclusal da ssura central, com um bisturi, at alm do limite da crista marginal, antes da primeira queima. Deste modo, o material cermico sinterizado na superfcie da estrutura de uma maneira controlada. Durante a 2. queima de Dentin / Incisal subseqente, a ssura central e a superfcie oclusal sero, de modo aditivo, compensadas pela queima de correo.
1 mm

Superfcie oclusal normal

Superfcie oclusal profunda

Pntico volumoso

A seguir, efetivar o procedimento de estraticao de acordo com o diagrama de estraticao. Respeitar a necessria espessura de camada. Para caracterizaes individuais, usar, p.ex., Occlusal Dentin. De modo cuidadoso, remover as restauraes do modelo e suplementar os pontos de contacto. Nunca aplicar uma excessiva suco e evitar a secagem da restaurao. Antes da queima, separar todas as reas interdentais at a estrutura, usando um bisturi. Posicionar a restaurao na bandeja de queima e queimar, usando os estipulados parmetros de queima.

Isolar o modelo e colocar a estrutura de IPS e.max ZirCAD na correta posio.

Construir a forma do dente, usando materiais Dentin.

23

Completar a estraticao, utilizando materiais Incisal e Transparent. Separar totalmente as reas interdentais, antes da queima.

Parmetros de queima para 1. Queima de Dentina e Incisal (notar o controle da temperatura). IPS e.max Ceram sobre IPS e.max ZirCAD 1. Queima de Dentina / Incisal B 403C 757 F S 4' 4' t 50C 90 F T 750C 1382 F H 1' 1' V1 450C 842 F V2 749C 1380 F

2. Queima de Dentin e Incisal (queima de correo) Completar as reas faltantes e compensar a contrao. Parmetros de queima para 2. Queima de Dentin/Incisal (notar o controle da temperatura). IPS e.max Ceram sobre IPS e.max ZirCAD 2. Queima de Dentina / Incisal B 403C 757 F S 4' 4' t 50C 90 F T 750C 1382 F H 1' 1' V1 450C 842 F V2 749C 1380 F

Conforme o tipo do forno, a temperatura de queima pode ser reduzida de 5C at, no mximo, 10C (de 41F at 50F), para a 2. Queima de Dentin / Incisal.

Queima de Stain e Glaze A queima de Stain (pigmentao) efetuada com os materiais Essence e Shade, enquanto a queima de Glaze (glazeamento) feita com o p ou pasta de Glaze. Firing parameters for the Stain and Glaze ring (note the temperature control) IPS e.max Ceram sobre IPS e.max ZirCAD Queima de Stain Queima de Glaze B 403C 757F 403C 757F S 6' 6' 6' 6' t 60C 108F 60C 108 F T 725C 1337F 725C 1337 F H 1' 1' 1' 1' V1 450C 842F 450C 842 F V2 724C 1335F 724C 133 F

Restauraes de IPS e.max ZirCAD estraticadas, caracterizadas e terminadas.

24

e.max ZirCAD

INFORMAES GERAIS
P R E P A R O P A R A C I M E N TA O
O condicionamento da superfcie cermica decisivo para a gerao de uma slida ligao entre o material de cimentao e a restaurao de cermica pura. Os seguintes passos devem ser observados: As cermicas de xido de zircnio de alta resistncia geralmente no so condicionadas com gel de cido uordrico (IPS Ceramic Etching Gel), porque isto no produz um padro cido. As restauraes suportadas por xido de zircnio devem ser jateadas com Al2O3, com presso mxima de 1 bar (15 psi), para limpar as superfcies, antes da cimentao.

IPS

IPS e.max ZirCAD Indicao


Cimentao adesiva Coroas e Pontes

Cimentao convencional

Mtodo de cimentao

Jateamento

Limpar com Al2O3 e com presso mx. de 1 bar (15 psi)

Ataque cido

Condicionamento / Silanizao

Metal / Zirconia Primer

Sistema de cimentao

Multilink

Vivaglass CEM

Para a cimentao das restauraes IPS e.max ZirCAD, voc pode escolher entre os testados e comprovados compsitos de cimentao e cimentos do coordenado sortimento da Ivoclar Vivadent.

25

PA R M E T R O S D E Q U E I M A
Queima de restauraes suportadas por xido de zircnio
Vrias unidades (p.ex., pontes de mltiplos elementos com pnticos volumosos) no forno podem impedir o completo e uniforme aquecimento das unidades individuais. A penetrao de calor na cmara de queima depende do tipo de forno e do tamanho da cmara de queima. Para obter o adequado aquecimento das restauraes individuais, a taxa de aquecimento deve ser reduzida de 510C (4150F) e o tempo de manuteno deve ser aumentado de 30 segundos. Os parmetros, listados nestas Instrues de Uso, so aplicados aos fornos da Ivoclar Vivadent (temperatura de tolerncia 10C/50F). Se forem usados fornos diferentes dos fornos da Ivoclar Vivadent, podem ser necessrios ajustes de temperatura.

Parmetros de Queima
IPS e.max Ceram sobre IPS e.max ZirCAD Queima de ZirLiner 1. Queima de Margin 2. Queima de Margin Queima de wash (Foundation) 1. Queima de Dentina / Incisal 2. Queima de Dentina / Incisal Queima de Stain (pigmentao) Queima de Glaze (glazeamento) Add-On com Queima de Glaze Add-On aps Queima de Glaze B 403C 757 F 403C 757F 403C 757F 403C 757 F 403C 757 F 403C 757 F 403C 757 F 403C 757 F 403C 757F 403C 757F S 4' 4' 4' 4' 4' 4' 4' 4' 4' 4' 4' 4' 6' 6' 6' 6' 6' 6' 6' 6' t 60C 108 F 50C 90F 50C 90F 50C 90 F 50C 90 F 50C 90 F 60C 108 F 60C 108 F 60C 108F 50C 90F T 960C 1760 F 800C 1472F 800C 1472F 750C 1382 F 750C 1382 F 750C 1382 F 725C 1337 F 725C 1337 F 725C 1337F 700C 1292F H 1' 1' 1' 1' 1' 1' 1' 1' 1' 1' 1' 1' 1' 1' 1' 1' 1' 1' 1' 1' V1 450C 842 F 450C 842F 450C 842F 450C 842 F 450C 842 F 450C 842 F 450C 842 F 450C 842 F 450C 842F 450C 842F V2 959C 1758 F 799C 1471F 799C 1471F 749C 1380 F 749C 1380 F 749C 1380 F 724C 1335 F 724C 1335 F 724C 1335F 699C 1290F

Estes parmetros de queima representam os valores padres aplicveis aos fornos P200, P300, P500, PX1 e EP600 Combi da Ivoclar Vivadent. As temperaturas indicadas tambm podem ser aplicadas aos fornos de velha gerao, como P20, P90, P95, P80 e P100. Entretanto, se um destes fornos for usado, as temperaturas podem divergir de 10C/50F, dependendo da idade e do tipo da mua de aquecimento. Para os fornos que no foram fabricados pela Ivoclar Vivadent, podem ser necessrias correes de temperatura. As diferenas regionais do suprimento de fora ou a operao de vrios dispositivos eletrnicos atravs do mesmo circuito, podem exigir ajustes da temperatura de queima e de injeo.

26

COROAS E PONTES
A3.5 ZL 2 yellow, orange, brown, incisal D A3.5 TI 2 TI 3 TI 1 TI 1 TI 1 TI 2 TI 1 TI 3 TI 3 TI 3 TI 3 D A4 D B1 D B2 D B3 D B4 D C1 D C2 D C3 D C4 D D2 D D3 TI 3 D D4 TI 3 ZL 4 ZL 1 ZL 1 ZL 3 ZL 3 ZL 1 ZL 4 ZL 4 ZL 4 ZL 4 ZL 4 ZL 4 A4 B1 B2 B3 B4 C1 C2 C3 C4 D2 D3 D4

IPS

AD

A1

A2

A3

IPS e.max Ceram ZirLiner

ZL 1

ZL 1

ZL 2

IPS e.max Ceram Intensive ZirLiner

IPS e.max Ceram Dentin

D A1

D A2

D A3

IPS e.max Ceram Transpa Incisal

TI 1

TI 1

TI 2

Chromascop ZL 1 yellow, orange, brown, incisal D 110 I1 I1 I1 I2 I2 I2 I3 I3 I3 I3 D 120 D 130 D 140 D 210 D 220 D 230 D 240 D 310 D 320 D 330 I3 D 340 I3 D 410 I3 ZL 2 ZL 3

010

020

030

040

110

120

130

140

210

220

230

240

310

320

330

340

410

420

430 ZL 4

440

510

520

530 ZL 4

540

IPS e.max Ceram ZirLiner

ZL clear

e.max ZirCAD

TA B E L A D E C O M B I N A O

27

IPS e.max Ceram Intensive ZirLiner

IPS e.max Ceram Dentin

D 010

D 020

D 030

D 040

D 420 I3

D 430 I3

D 440 I3

D 510 I3

D 520 I3

D 530 I3

D 540 I3

IPS e.max Ceram Incisal

TI 1

TI 1

TI 1

TI 1

Ivoclar Vivadent worldwide


Ivoclar Vivadent AG Bendererstrasse 2 FL-9494 Schaan Liechtenstein Tel. +423 235 35 35 Fax +423 235 33 60 www.ivoclarvivadent.com Ivoclar Vivadent Pty. Ltd. 1 5 Overseas Drive P.O. Box 367 Noble Park, Vic. 3174 Australia Tel. +61 3 979 595 99 Fax +61 3 979 596 45 www.ivoclarvivadent.com.au Ivoclar Vivadent GmbH Bremschlstr. 16 Postfach 223 A-6706 Brs Austria Tel. +43 5552 624 49 Fax +43 5552 675 15 www.ivoclarvivadent.com Ivoclar Vivadent Ltda. Rua Maestro Joo Gomes de Arajo 50; Salas 92/94 Sao Paulo, CEP 02332-020 Brazil Tel. +55 11 69 59 89 77 Fax +55 11 69 71 17 50 www.ivoclarvivadent.com Ivoclar Vivadent Inc. 2785 Skymark Avenue, Unit 1 Mississauga Ontario L4W 4Y3 Canada Tel. +1 905 238 57 00 Fax +1 905 238 5711 www.ivoclarvivadent.us.com Ivoclar Vivadent Marketing Ltd. Rm 603 Kuen Yang International Business Plaza No. 798 Zhao Jia Bang Road Shanghai 200030 China Tel. +86 21 5456 0776 Fax. +86 21 6445 1561 www.ivoclarvivadent.com Ivoclar Vivadent Marketing Ltd. Calle 134 No. 13-83, Of. 520 Bogot Colombia Tel. +57 1 627 33 99 Fax +57 1 633 16 63 www.ivoclarvivadent.com Ivoclar Vivadent SAS B.P. 118 F-74410 Saint-Jorioz France Tel. +33 450 88 64 00 Fax +33 450 68 91 52 www.ivoclarvivadent.fr Ivoclar Vivadent GmbH Dr. Adolf-Schneider-Str. 2 D-73479 Ellwangen, Jagst Germany Tel. +49 (0) 79 61 / 8 89-0 Fax +49 (0) 79 61 / 63 26 www.ivoclarvivadent.de Ivoclar Vivadent Marketing Ltd 114, Janki Centre Shah Industrial Estate Veera Desai Road, Andheri (West) Mumbai 400 053 India Tel. +91 (22) 673 0302 Fax. +91 (22) 673 0301 www.ivoclarvivadent.rm.in Ivoclar Vivadent s.r.l. Via dellIndustria 16 I-39025 Naturno (BZ) Italy Tel. +39 0473 67 01 11 Fax +39 0473 66 77 80 www.ivoclarvivadent.it Ivoclar Vivadent S.A. de C.V. Av. Mazatln No. 61, Piso 2 Col. Condesa 06170 Mxico, D.F. Mexico Tel. +52 (55) 5062-1000 Fax +52 (55) 5553 1426 www.ivoclarvivadent.com.mx Ivoclar Vivadent Ltd 12 Omega St, Albany PO Box 5243 Wellesley St Auckland, New Zealand Tel. +64 9 914 9999 Fax +64 9 630 61 48 www.ivoclarvivadent.co.nz Ivoclar Vivadent Polska Sp. z.o.o. ul. Jana Pawla II 78 PL-01-501 Warszawa Poland Tel. +48 22 635 54 96 Fax +48 22 635 54 69 www.ivoclarvivadent.pl Ivoclar Vivadent Marketing Ltd. 180 Paya Lebar Road # 07-03 Yi Guang Building Singapore 409032 Tel. 65-68469183 Fax 65-68469192 Ivoclar Vivadent S.A. c/Emilio Muoz, 15 Esquina c/Albarracn E-28037 Madrid Spain Tel. + 34 91 375 78 20 Fax + 34 91 375 78 38 www.ivoclarvivadent.com Ivoclar Vivadent AB Dalvgen 14 S-169 56 Solna Sweden Tel. +46 8 514 93 943 Fax +46 8 514 93 940 www.ivoclarvivadent.se Ivoclar Vivadent UK Limited Ground Floor Compass Building Feldspar Close Warrens Business Park Enderby Leicester LE19 4SE United Kingdom Tel. +44 116 284 78 80 Fax +44 116 284 78 81 www.ivoclarvivadent.co.uk Ivoclar Vivadent, Inc. 175 Pineview Drive Amherst, N.Y. 14228 USA Tel. +1 800 533 6825 Fax +1 716 691 2285 www.ivoclarvivadent.us.com

Data de elaborao destas Instrues de Uso: 03/2006


Estes materiais foram fabricados somente para uso dental e devem ser manipulados de acordo com as Instrues de Uso. O fabricante no responsvel pelos danos causados por outros usos ou por manipulao incorreta. Alm disto, o usurio est obrigado a comprovar, antes do emprego e sob sua responsabilidade, se estes materiais so compatveis com a utilizao desejada, principalmente quando esta utilizao no est indicada nas Instrues de Uso. Descries e dados no constituem nenhum tipo de garantia e, por isto, no possuem qualquer vinculao. Ivoclar Vivadent AG, Schaan / Liechtenstein 597410/0406/p/BVD

You might also like