You are on page 1of 6

Quem foi Maria Madalena: prostituta, adltera, irm de Lzaro, ou mulher de Jesus?

Quem foi Maria Madalena: prostituta, adltera, irm de Lzaro, ou mulher de Jesus? (Lc-7:37-39) (Jo-8:3-4) (Mc-14:3) (Jo-8:1-17) Dos milhares de nomes apresentados na bblia pouco mais de 170 so atribudos s mulheres. E entre esses, temos o nome de Maria, que tem sido objeto de estudo no campo religioso e filolgico por conta de ser o nome da me do Salvador. Porm, deixando de lado a questo de ordem antroponmica, quero focar minha ateno, mais precisamente, no aspecto religioso em torno desse nome, a fim de, na medida do possvel, solucionar algumas dvidas que pairam na mente de muitos leitores da Bblia com respeito, mais especificamente, a Maria Madalena.

ETIMOLOGIA

Maria: Forma grecizada do hebraico ( Miryan, Miri). Que significa "elevada, exaltada". Segundo alguns estudiosos significa, "rebelio" (A etimologia desse nome bastante controvertida).

AS MARIAS DA BBLIA

Quantas Marias so Apresentadas na bblia? Maria madalena mesma Maria irm de lzaro? nas suas diferentes formas a Bblia registra 8 mulheres que receberam o nome de Maria: 1) Miri, irm de Moiss e Aro. (Nm-26:59) 2) Miri, descendente de Jud. (1Cr-4:17) 3) Maria, me de Jesus. (Mt-1:18) 4) Maria, madalena, uma mulher de magdala*. (Lc-8:2) 5) Maria, de Betnia, irm de Lzaro e Marta. (Jo-11:2) 6) Maria, de Clopas, a me de Tiago, o menor e tia de Jesus. (Jo19:25) 7) Maria, me de Joo Marcos. (At-12:12)

8) Maria, crist romana que Paulo saudara em romanos. (Rm-16:6)

MARIA MADALENA (ORIGEM)

O nome Madalena um adjetivo gentilco, ou nome ptrio. Ele indica seu lugar de origem, para distingui-la das demais. Segundo a tradio local ele era uma habitante de Magdala, dizia-se que esta cidade localizava-se sobre a costa sul-ocidental do mar da galilia, da o sobre-nome magdala ou madalena. Nos escritos de Flvio Josefo, do sculo I, no existe nenhuma cidade chamada Magdala. Como sabemos ele estava a servio de Roma e forneceu aos romanos informaes detalhadas sobre a geografia e recursos disponiveis a Roma naquelas terras. A cidade que geralmente apresentada por cidade natal de Madalena "Migdal Nunnayah" Torre de peixes. Alguns tericos dizem que diz respeito a sua cidade de origem, porem outros, dizem que muito provvel que esta cidade no existia no tempo de Madalena, pelo menos com este nome e sim foi criada posteriormente, aps a guerra dos judeus, ou recebeu o nome torre de peixes aps este evento. " A cidade hoje chamada Magdala, era chamada anteriormente, na poca de Madalena, de Tariqueia nos tempos bblicos. Flvio Josefo, um historiador judeu, contemporneo a Jesus, uma das maiores referncias na historia judaica da poca de Jesus, no primeiro rascunho, do seu livro " guerra dos judeus" em aramaico, chama a cidade de Tariquia , e qualquer outro documento anterior a 70dc, tambm a chama de Tariquia no Magdala. Tariquia foi destruida em 67dc, e a cidade que foi reconstruida no antigo stio no litoral do mar da galileia passou a chamar-se "Magdala Nunnayah" (expresso aramaica q significa torre de peixes). Nesta poca, Maria Madalena j estava morta. Magdala viria da palavra hebraica Migdal, que significa "Torre". Sendo assim a expresso mais correta para Maria a Magdala, seria "Maria a Torre".

O que implicaria chama-la de Torre?

A esposa do rei Davi tambm foi chamada de Torre. Mical, princesa da tribo de Benjamim, filha do primeiro rei hebreu Saul, e tambm esposa de Davi, foi chamada de "torre de vigia", ou "praa forte", filha de Sion. Maria, princesa da tribo de Benjamim, da casa de Betnia, prometida ao herdeiro de Davi, tambm teria sido chamada de "Torre/Migdal", a Magdala."Magdal-eder" significa literalmente a "torre do rebanho," no sentido de um lugar elevado usado por um Pastor como um ponto de vantagem."Chamar Maria de Torre, seria o equivalente hebreu de chamar "Maria de grande".

MARIA MADALENA ERA UMA PROSTITUA?

A primeira citao de Maria Madalena como uma prostituta aconteceu em um sermo do papa Gregrio, o grande, no ano 591 d.C. Provavelmente essa idia o resultado da confuso entre Lucas 7 e 8. Pois em (LC-7) temos a presena de uma pecadora na casa de Simo, o leproso, quando do jantar que ele ofereceu a Jesus. E logo a seguir, no captulo 8, Lucas registra o nome de Maria madalena, o que explica o motivo da confuso e o equvoco de alguns que chegam a pensar que aquela pecadora era Maria Madalena. Mas vale lembrar que no temos nenhuma base bblica ou mesmo histrica para defender ou provar essa idia. E por outro lado, aquela pecadora simplesmente uma annima e, portanto, nada tem a ver com Maria Madalena.

MARIA MADALENA ERA UMA MULHER ADLTERA?

outro equvoco cometido por muitos cristos, diz respeito a associao que ele fazem entre Maria Madalena e a mulher adltera de Joo 8. Talvez, esse equvoco deve-se ao fato dela, no passado, haver sido possuda por sete demnios, os quais foram expelidos por Jesus (Lc-8:2). Ora, a mulher adltera foi assim denominada porque desonrou os votos do matrimnio; o que comprova, naturalmente, que ela tinha marido. Mas quanto a Maria Madalena, no h nenhuma passagem bblica que, explcita ou implicitamente, possa comprovar que ela fosse casada. Portanto, fica dessa forma descartada a hiptese dela ser a mulher adltera descrita por Joo, o evangelista.

MARIA MADALENA ERA A IRM DE LZARO?

Pelo fato da Bblia estar cheia de homnimos, ou seja, de pessoas que, apesar de diferentes,possuem um mesmo nome, muito natural que as vezes, por um pequeno descuido possamos fazer confuso entre os personagens bblicos. Maria, como j vimos, h no novo testamento, seis mulheres com esse nome. Entre as quais, Maria de Betnia, a irm de Lzaro e Maria Madalena, duas personagens totalmente distintas. Vejamos algumas diferenas entre ambas: A) Maria Madalena: era de Magdala, na regio da galilia; B) Maria, irm de Lzaro, era de uma aldeia em Betnia, na regio da Judia; C) Maria Madalena no apresentada como tendo irmos; D) Maria de Betnia tinha dois irmos: Marta e Lzaro. E para finalizar, diferente de Maria de Betnia, Maria Madalena ajudou a sustentar o ministrio de Jesus, esteve ao p da cruz no dia da crucificao do Mestre, esteve no sepulcro de Jesus no dia do sepultamento e no da ressurreio, e foi a primeira a ver Jesus ressuscitado e a tocar nele, e anunciar a sua ressurreio aos discpulos.

MARIA MADALENA ERA MULHER DE JESUS?

Dan Brown, em seu romance, "O Cdigo da Vinci" procura sustentar um suposto casamento entre Jesus e Maria Madalena. Segundo ele, a igreja catlica, atravs da Opus Dei, uma sociedade secreta da igreja, procura encobrir essa "verdade" , que poder comprometer a histria do Cristianismo, levando, inevitavelmente, os Cristos a reavaliar seus conceitos e fazer uma releitura dos princpios da f Crist. Diante dessa afirmao deve-se perguntar:

Maria Madalena, realmente, foi a mulher de Jesus? Que provas efetivamente o romancista apresenta para fazer tal afirmao? O que a bblia diz a esse respeito? Em primeiro lugar quero afirmar, baseado na bblia, que Maria Madalena jamais foi mulher de Jesus, pela seguintes razes: 1) No h nenhum documento, historicamente confivel, que possa provar isso; 2) No h na bblia nenhuma s passagem que afirme que Jesus fosse casado com Maria Madalena 3) Se Jesus fosse casado no haveria nenhum problema ou motivo para que os discpulos ou os evangelistas omitissem esse fato. No obstante, nenhum deles faz aluso a esse suposto casamento; 4) As mulheres tinham seus nomes geralmente ligados ao de um homem, marido ou parente. Maria Madalena exceo regra. Se ela fosse casada com Jesus, seu nome deveria vir ligado ao dele pelo menos uma vez, o que de fato no acontece. Pois ela, conforme os relatos dos evangelistas, conhecida, apenas, pelo seu lugar de origem , a saber, Magdala. Da chamar-se Maria Madalena, ou seja, de Magdala. 5) Os estudiosos concordam que Jesus era solteiro. Logo, Maria Madalena no poderia ser casada com ele. 6) As provas documentais, apresentada por Dan Brown, Baseiam-se apenas nos evangelhos apcrifos de Filipe e de Maria. Mas vale salientar que essas obras no so reconhecidas pela comunidade judaica e nem mesmo pela igreja como sendo de autoridade cannica, pois so apenas fruto do conceito filosfico-religioso dos gnsticos. (recomendo leitura dos apcrifos para busca de conhecimento histrico) 7) Paulo, em defesa dos seus direitos como apstolo, na sua primeira carta aos corntios, no faz aluso a esse pretenso casamento. Ele menciona Cefas, os irmos do Senhor, mas no cita o nome de Jesus, nem por inferncia. Isso no estranho? Ora, se Jesus fosse realmente casado com Maria Madalena, Paulo jamais deixaria de citar o seu nome. Paulo, como sabemos quando queria convencer o seu auditrio valia-se de todos os recursos possveis (1Co-15:29). Portanto, com base nessas premissas, podemos concluir que Maria Madalena nunca foi casada com Jesus.

QUEM FOI MARIA MADALENA?

Maria Madalena, segundo o relato bblico apresentado pelos evangelistas: 1) Era uma discpula devota de Jesus, o qual a libertou de sete demnios. E, provavelmente, por conta dessa libertao, passou a segui-lo; (Mc-16:9) (Lc-8:1-2). 2) Servia-o com os seus bens; (Lc-8:1-3)

3) Esteve ao p da cruz; (Mt-27:56) ((Mc-15:40) (Jo-19:25) 4) Esteve assentada junto ao sepulcro quando o corpo de Jesus foi sepultado; (Mt-27:61) 5) Foi na manh do primeiro dia ungir o corpo de Jesus; (Jo-20:1) 6) Foi a primeira a ver Cristo ressurreto; (Mc-16:9) (Jo-20:11-17) 7) Seu nome aparece doze vezes como Maria Madalena(Mt-27:56, 61/ 28:1) (Mc-15:40,47/ 16:1, 9) (Lc-8:2/ 24:10) (Jo-19:25/ 20:1, 18) e uma vez como Maria (Jo-20:11).

Isso tudo por enquanto, espero que gostem e que traga luz ao seu entendimento, deixe seu comentrio. A paz de Cristo.

Marcos Andrade.

You might also like