You are on page 1of 10

ASPECTOS DA CIDADANIA AMBIENTAL EMPREENDIDOS PELO BANCO FEITO PRA VOC

ESTUDO DE CASO DO BANCO ITA


Nicholas Saraiva Martino - nicholassaraivamartino@gmail.com Helisson Camargo Salviano Marcela Lorena Farkat Scheer Vernica Trindade Gustavo Veloso Karine Lucena Lucas Menezes Olga Mota Priscila Magna Or.: Prof. Dr. Sebastio Fernandes

R ESUMO
Este trabalho trata dos aspectos que tangem cidadania empresarial tendo com caso de estudo as aes empreendidas pelo grupo Ita. Nesse sentido, sero abordadas as iniciativas relativas ao desenvolvimento sustentvel, empreendidas pelo banco, bem como seus impactos negativos no que diz respeito sustentabilidade, j que a empresa nem sempre dota de atitudes que visem ao bemestar das geraes futuras. O histrico do banco e os motivos que incentivaram a insero de medidas sustentveis dentro do negcio da empresa tambm so abordados. Palavras-chave: Desenvolvimento sustentvel, Propaganda verde.

A BSTRACT
This paper addresses the issues that concern about the corporate citizenship having as case of study the actions taken by the group Ita. Accordingly, we will discuss the initiatives on sustainable development, undertaken by the bank and its negative impacts with regard to sustainability, since the company is not always endows attitudes aimed at the welfare of future generations. The history of the bank and the reasons that encouraged the inclusion of sustainable measures into the company's business are also discussed. Keywords: Sustainable development, Green propaganda.

S UMRIO
Resumo .................................................................................................................................................................... 1 Abstract ................................................................................................................................................................... 1 Introduo ............................................................................................................................................................... 3 Histrico do banco Ita ........................................................................................................................................... 3 O princpio da preocupao com a sustentabilidade .............................................................................................. 5 Programa de sustentabilidade do banco Ita ......................................................................................................... 5 Prticas que destoam do discurso sustentvel ....................................................................................................... 7 Sobre a propaganda veiculada na TV .................................................................................................................. 8 Quanto ao corte de 3,5 mil postos de trabalho................................................................................................... 8 Quanto ao programa Ecomudana...................................................................................................................... 8 Ambiguidade Sustentvel ................................................................................................................................ 9 O Site ............................................................................................................................................................... 9 Indulgncias modernas ................................................................................................................................ 9 Consideraes finais ................................................................................................................................................ 9 Fontes .................................................................................................................................................................... 10

I NTRODUO
O estudo objetiva retratar, a partir do exemplo do banco Ita, como possvel atender s demandas de lucro do mercado sem deixar de garantir o atendimento das necessidades de sociedades futuras. Tambm tm-se por finalidade demonstrar que muitas vezes uma propaganda que divulga uma empresa sustentvel nem sempre reflete as aes reais desta, e importante atentar ao que, de fato, corresponde ao discurso da empresa para no se deixar vislumbrar pela maquiagem verde no contexto das prticas empresariais. O texto foi elaborado com base em pesquisas realizadas na internet (referenciadas ao final do trabalho), e tem sua estrutura baseada nas exigncias do docente da disciplina Fundamentos em Desenvolvimento Sustentvel: primeiramente h uma abordagem acerca da empresa em si, sua atuao dentro do mercado, seguida por uma explanao de seu histrico em relao s aes voltadas para a sustentabilidade e os fatores que motivaram a implementao dessas aes, bem como o investimento relativo da empresa em iniciativas socioambientais e de sustentabilidade. O trabalho discorre na sequncia, acerca das prticas sustentveis da empresa e repercusses dessas atitudes para finalmente tratar da maquiagem verde presente em algumas prticas e da atuao local (no mbito da Regio Metropolitana de Natal). importante ressaltar que no temos como objetivo denegrir a imagem da empresa, uma vez que nossas anlises se baseiam em fatos empricos que formam entre si apenas um ponto de anlise focando restritivamente na anlise dos pontos propostos apenas pela propaganda. As atitudes do Banco Ita podem divergir das daqui apresentadas.

H ISTRICO DO BANCO I TA
A histria do Banco Ita est fortemente ligada ao contexto brasileiro de surgimento de diversos bancos na dcada de 1940. Assim, seu surgimento e sua formao nos anos seguintes deram-se em virtude da fuso dos bancos de duas famlias: Vilela e Setbal. Devido entrada do Brasil na segunda guerra mundial, diversos estabelecimentos comerciais e bancrios italianos e alemes foram fechados principalmente no Estado de So Paulo. Tal fato aliado ao interesse dos pequenos empresrios no ramo de substituio de importados abriram as portas ao empreendedor brasileiro resultando na criao de 327 novos estabelecimentos bancrios de mbito nacional (SITE DO ITA, 2011). Em 30 de dezembro de 1943, surge na cidade de So Paulo o Banco Central de Crdito (pouco mais tarde, Banco Federal de Crdito a mando do governo) que no momento nada tinha a ver com outro banco que surgiria no ano seguinte na cidade de Ita de Minas no Estado de Minas Gerais, o Banco Ita Amrica (WIKIPEDIA, 2011). At o fim da dcada de 1970, o Brasil passa por um processo de incorporaes e fuses de empresas o que proporcionou um rpido crescimento ao Banco Federal de Crdito que incorporaria, a partir de 1961, o Banco Paulista de Comrcio, a Unio de Crdito e o Ita Amrica. Porm, s em 1973 que o banco passa-se a chamar Banco 3

Ita utilizando um logotipo (fig. 01) quase igual ao atual, porm em preto e branco levando em considerao o nome que em tupi-guarani significa pedra escura. O logotipo atual s vem ser adotado em 1992 (WIKIPEDIA, 2011). Figura 1: Primeiro logotipo do banco Ita 1 em 1973.

Ainda na dcada de 1970, o banco ganha novas incorporaes mudando sua razo social para Banco Ita S.A. e tornando-se o banco privado com o maior nmero de agncias do pas (SITE DO ITA, 2011). Em 1974, o banco cria a ITASA para deter o controle acionrio da empresa que ainda tem controle majoritrio detido pelas famlias Vilela e Setbal (WIKIPEDIA, 2011). A partir da dcada de 1990, com a adoo do modelo neoliberal para a economia brasileira e as privatizaes das empresas estatais durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, o banco d um enorme salto adquirindo o Banco BANERJ (em 1997), o Bemge (em 1998), o Banestado (2000) e o BEG (2001). Ainda incorporou, em 1995, o BFB Banco Francs Brasileiro herdando a marca Personnalit e o Banco Del Buen Ayre formando o Ita Buen Ayre aumentando sua atuao no Mercosul (WIKIPEDIA, 2011). Em 2002, o Ita continua com as aquisies e incorpora 96% do Banco BBACreditanstalt por 3,3 bilhes de reais dando um lucro de mais de 7 bilhes de reais com a aquisio conjunta de uma financeira austraca (Finustria) scia minoritria do BBA. Ainda na primeira metade da dcada de 2000, houve a aquisio de um banco britnico, um canadense e o banco da montadora Fiat pela ITASA. Em 2003 e 2004, o Ita investiu em linhas de crdito criando privilgios para clientes em lojas de varejo como a Americanas e o Po de Acar. Em 2005, o banco assina uma parceria com as Lojas Americanas S.A. criando uma nova empresa prestadora de servios comerciais, a Facilita Servios e Propagandas S.A. Em 2006, o ITASA compra o Bank Boston por 4,5 bilhes de reais (WIKIPEDIA, 2011). Porm, em 2008 que o Ita torna-se a maior instituio bancria do Brasil e o maior conglomerado financeiro da Amrica do Sul. A fuso da Ita Holding S.A. com o Unibanco Holding S.A. gerou a empresa a posio de 17 maior empresa em valor do mundo (WIKIPEDIA, 2011).

Fonte: http://www.itau.com.br/bem_vindo/conheca_emp_anos70_73.htm

Hoje, o Ita possui um total de ativos combinados de 575 bilhes de reais, 4,8 mil agncias e 14,5 milhes de correntistas. O banco oferece servio de crdito, conta corrente, poupana, cheque especial, emprstimos pessoais e outros. O Ita Personnalit oferece diversos servios especiais para clientes com renda maior que 10 mil reais mensais ou com investimentos de 100 milhes (WIKIPEDIA, 2011).

O PRINCPIO DA PREOCUP AO COM A


SUSTENTABILIDADE
As prticas sustentveis tiveram incio aps a fuso do banco Ita ao Unibanco em 2008. Nesse ano, aps a crise econmica, muitas instituies tiveram de rever seus conceitos e modelos de negcios, dentre elas o Ita, que tomou a deciso de se fundir ao Unibanco de modo a tomarem decises conjuntamente e aumentarem sua competitividade no mercado. No mbito da sustentabilidade, viram que j possuam polticas similares, e as implantaram com base na crescente preocupao da sociedade com o socioambiental, criando as bases para a gerao perene de valor do novo banco. Com relao aos recursos financeiros movimentados pela empresa, o site do ITA divulga R$ 632,7 bilhes de ativos totais, sendo o patrimnio liquido de R$ 43,7 bilhes e o lucro lquido de R$ 10,6 bilhes. O Ita chega em 2008 com uma poltica de crdito socioambiental, discutida em audincia pblica, e com a viso de que as companhias comprometidas com os temas sustentveis conseguiro condies cada vez mais favorveis para emprstimos. Na prtica, alm do que estabelecido pelos Princpios do Equador que utiliza critrios do IFC para todo financiamento de projeto com custo de capital superior a US$ 10 milhes -, o banco aplica a anlise socioambiental em todos os projetos acima de R$ 5 milhes. Snia tambm destaca produtos como o Fundo Ecomudana, na linha de compensao de carbono, Fundo Ita de Excelncia Social, Compror e o Giro Socioambiental. O Ita o nico banco brasileiro a fazer parte do ndice Dow Jones Sustentabilidade desde 1999, quando essa carteira foi criada. Integra ainda o ndice de Sustentabilidade da Bolsa de Valores de So Paulo (Bovespa).

P ROGRAMA DE SUSTENTAB ILIDADE DO BANCO I TA


As aes voltadas para o desenvolvimento sustentvel implementadas pelo Banco Ita englobam as trs dimenses da sustentabilidade. Na dimenso social, a empresa se prope a inserir aspectos de sustentabilidade na concepo de novos produtos e servios, gerar oportunidades de negcio que resultem em incluso financeira e a atrair negcios em novos mercados que objetivem o desenvolvimento sustentvel. Projetos como o Ita Fundo Social, Instituto Unibanco e Ita Cultural fazem parte dessas iniciativas. As diretrizes do Banco Ita incluem tambm a promoo de um ambiente de trabalho confortvel e inclusivo, que respeite a diversidade e estimule a igualdade social, e a divulgao de um programa de educao financeira para estimular o uso consciente dos servios financeiros. 5

Em relao sustentabilidade ambiental, a estratgia inclui iniciativas como o controle do consumo de gua, energia e materiais de escritrio, a emisso de gases e a dispensa de equipamentos considerados obsoletos; os requisitos para contratao dos fornecedores incluem o atendimento a critrios de sustentabilidade; alm disso, a empresa se prope a apoiar mecanismos de mercado e polticas internas que promovam o respeito ao meio ambiente e biodiversidade. Para dar exemplo, todo o mobilirio de suas agncias foi executado em madeira certificada de reflorestamento, os holerites so impressos em papel reciclado e os copinhos de plstico foram substitudos por copos feitos com aparas de plstico. A dimenso de sustentabilidade econmica est representada pela poltica financeira do grupo, em que, projetos sustentveis tm preferncia absoluta no momento de liberao de financiamentos. Uma iniciativa importante nesse quesito foi a criao do Banco de Ideias Sustentveis (BIS), aberto a todos os colaboradores, com a inteno de mobiliz-los para as questes sustentveis que envolvem a atuao do Ita Unibanco. Programas como Fundo Ita de Excelncia Social, Fundo Ita Ecomudana e a Poltica de Risco Socioambiental para o Crdito pessoa Jurdica e Operaes de Microcrdito j esto em pleno funcionamento. A campanha Uso Consciente do Dinheiro, o Prmio Ita de Finanas Sustentveis, o programa Dilogos Ita de Sustentabilidade e o Programa de Diversidade Corporativa so todos resultantes da implementao do BIS. A implantao desses programas objetiva garantir uma boa reputao perante os acionistas e os consumidores, e com isso, aumentar o lucro da empresa. O Ita Unibanco recebeu em junho de 2011 o ttulo de banco mais sustentvel do mundo, o prmio Financial Times Sustainable Awards, que avalia as melhores polticas de sustentabilidade do setor financeiro. Esse prmio promovido pelo jornal ingls Financial Times e pelo International Finance Corporation (IFC), rgo financeiro do Banco Mundial para o setor privado. O Ita Unibanco foi selecionado, pelo dcimo primeiro ano consecutivo, para compor a carteira do Dow Jones Sustainability World Index (DJSI), composta por aes de empresas com reconhecidas prticas de gesto sustentvel. Na edio 2010/2011, o Ita Unibanco atingiu nota mxima no quesito Desenvolvimento do Capital Humano. Foi classificado pela sexta vez consecutiva pela revista Latin Finance e pela consultoria Management & Excellence S.A. entre os Bancos mais Sustentveis da Amrica Latina na categoria Grandes Bancos. Includo pelo quinto ano consecutivo entre as empresas do Guia Exame de Sustentabilidade, realizado pela revista Exame. E foi reconhecido pelo terceiro ano consecutivo com o Prmio poca de Mudanas Climticas, concedido pela revista poca. O banco ficou entre as 10 empresas que ganharam destaque como Lderes em Polticas Climticas. Dizer que a adoo de todas essas prticas sustentveis por parte do Banco Ita Unibanco no rendeu nenhuma mudana em sua imagem ou falar que houve uma grande transformao na reputao do banco perante a sociedade, o que inclui seus clientes, algo difcil de afirmar. Para a parcela da populao que alm de conhecer a importncia do ser sustentvel, pratica tais aes, essas atuaes do Banco as atraram. J para outras pessoas, incluindo os clientes, nem ao menos repararam nas prticas do Ita. 6

P RTICAS QUE DESTOAM DO DISCURSO


SUSTENTVEL
O banco criou em poucos anos, atravs de propagandas publicitrias, a imagem do banco mais sustentvel do mundo. Este tipo de promoo, afeta diretamente nas relaes entre o banco e empresas parceiras, como na escolha de um cliente ao optar por uma instituio bancaria. A campanha do Banco Ita intitulada O banco mais sustentvel do mundo gerou um grande impacto nesta questo. O titulo foi concedido pelo jornal britnico Finacial Times e pelo IFC (International Finance Corporation), em junho de 2011. A campanha era feita atravs de um vdeo que lana este titulo de forma arbitrria e absoluta. Por este motivo, o Conselho Nacional de Autorregulao Publicitria (Conar), aps receber uma denuncia de So Paulo, decretou que a campanha necessitaria de critrios mais claros de pesquisa e esclarecimentos. O banco teve que retirar a campanha do ar, logo em seguida. O banco Ita tambm utilizou o chamado greenwashing, o marketing verde, ao lanar uma iniciativa aparentemente importante e necessria. De acordo com o que foi divulgado pelo banco, O Ita lanou o Programa Ecomudana, que tem como objetivo fomentar projetos de reduo de emisso de gases de efeito estufa, desenvolvidos por organizaes sem fins lucrativos. Para isso, o Programa Ecomudana 2008 repassar, por meio de apoio financeiro, R$ 182.586,63 para at cinco projetos com foco em eficincia energtica, energia renovvel ou manejo de resduos, valor correspondente a 30% da taxa de administrao dos fundos Ita DI Ecomudana e Ita RF Ecomudana, apurada entre 31 de agosto de 2007 e 1 de setembro de 2008. As inscries para o Programa, gratuitas, esto abertas no perodo de 15 de setembro a 31 de outubro de 2008, por meio do site. O valor de R$ 182.586,63 para at cinco projetos significa at R$ 36.517,32 para cada projeto. Ou seja, apenas apoiar pequenos projetos isolados. Todo projeto importante, mas os pequenos projetos, em geral, no possuem impactos sistmicos, no mudando de forma significativa o problema principal. Estes so importantes para a conscientizao e mobilizao da sociedade, mas nada alm disso. Tomando por exemplo o que acontece na fixao ou neutralizao de carbono por plantio de arvores nativas da Mata Atlntica e tendo como bases para clculo o preo de uma muda plantada e cuidada at a sua maturidade (semente, muda, plantio, irrigao, adubao, ao longo de 3 a 7 anos), sem considerar os custos de mo-de-obra, impostos e encargos, custa R$ 12. Com o dinheiro direcionado a cada projeto (R$ 36.517,32), possvel plantar 3.043 rvores ou 3 hectares de vegetao nativa da Mata Atlntica. Continuando a usar a Mata Atlntica como referncia, bom destacar que ela ocupa hoje apenas 7,26% de sua rea original, que era de 1,3 milho de km. Atualmente restam 97,6 mil km do bioma. De 2000 a 2005 foram desmatados 138,8 mil hectares ou 27.760 hectares por ano, iguais a 76,05 hectares ao dia. A diferena de 7

76 hectare desmatados diariamente contra 3 hectares plantados em um ano d a real dimenso da maquiagem verde na tal prtica sustentvel do banco Ita. O banco Ita registrou lucro lquido consolidado de R$ 8,473 bilhes em 2007, mostrando evoluo de 96,65% sobre 2006. No primeiro semestre de 2008 foi de R$ 4 bilhes e este nfimo investimento de R$ 182.586,63 equivale a 0,0045% do lucro do primeiro semestre de 2008. Se considerado sobre o lucro de 2007 o valor destinado ao Programa Ecomudana ainda mais risvel. Ou seja, mais discurso e marketing do que propriamente ao em prol da sustentabilidade. Qualquer programa socioambiental, minimamente consistente, exige recursos compatveis com os desafios. Qualquer valor abaixo de 1% do lucro da empresa e dado como insuficiente e inaceitvel. Tendo todos estes dados como forma de comparao, percebe-se que mais uma vez, a empresa fala mais do que realmente faz. Apesar do ITA ser considerado o banco mais sustentvel do mundo podemos encontrar alguns indcios de maquiagem verde ,tomando por base o texto Os 10 pecados da maquiagem verde feita pelo Greenwash Guide:

S OBRE

A PROPAGAN DA VE ICULADA NA

TV

A propaganda recente em que o ITAU comemora o titulo de banco mais sustentvel do mundo foi tirada do ar por solicitao do CONAR (Conselho Nacional de Autoregulamentao Publicitria). A campanha publicitria feita com imagens de comerciais televisivos anteriores do banco, utilizando o argumento de que o banco to sustentvel ao ponto de reciclar suas propagandas. A instituio argumentou que a campanha muito superficial, e no explica o porqu do ttulo, ou seja, os critrios de avaliao utilizados pelo conceituado jornal britnico Financial Times.

Q UANTO

AO CORTE DE

3,5

MIL POSTOS DE TRABAL HO

O diretor do sindicato dos bancrios Julio Csar Silva Santos afirma que ultimamente o banco Ita tem realizado demisses acima da mdia, o que gerou um protesto por parte dos demitidos que denunciavam pssimas condies de trabalhos, com metas enormes para serem batidas, o que acarretou inmeras doenas nos empregados alm de um clima de terror dentro das agncias. O diretor Julio Cesar argumentou que Alm do respeito ao meio ambiente, a sustentabilidade pressupe respeito aos trabalhadores, manuteno de empregos e um ambiente de trabalho saudvel. Sobre o caso, o Ita se mostrou indiferente.

Q UANTO

AO PROGRAMA

E COMUDANA

O banco Ita lanou um projeto em 2008 que tinha por objeti vo ajudar ONGS com enfoque na reduo de gases de efeitos estufas. o Programa Ecomudana 2008 repassar, por meio de apoio financeiro, R$ 182.586,63 para at cinco projetos com foco em eficincia energtica, energia renovvel ou manejo de resduos. O valor, de R$ 182.586,63 para at cinco projetos, significa at R$ 36.517,32 para cada projeto ou seja, apenas apoiar pequenos projetos isolados. Apesar de pequenos projetos terem sua abrangncia, elas no tm uma grande relevncia em escala mundial.

O banco Ita registrou lucro lquido consolidado de R$ 8,473 bilhes em 2007, mostrando evoluo de 96,65% sobre 2006. No primeiro semestre de 2008 foi de R$ 4 bilhes e este risvel investimento de R$ 182.586,63 equivale a 0,0045% do lucro do primeiro semestre de 2008. Se considerado sobre o lucro de 2007 o valor destinado ao Programa Ecomudana ainda mais risvel. Ou seja, puro marketing.

A MBI G UI D A D E S U ST EN T V E L
Um dos aspectos questionveis sobre o banco Ita o ritmo frentico em que se constroem agncias, muitas vezes com uma proximidade muito grande entre elas, o que significa uma maior utilizao de gua, de energia, liberao de CFC na atmosfera entre outros fatores que comprometem o equilbrio climtico.

O SITE
Dentre os pecados da maquiagem verde o item 7 Palavres e numeralha pode ser aplicado o sitio eletrnico do ITA sustentabilidade, site destinado somente para o assunto. Na nossa viso, o site confuso, muito fragmentado e impreciso dificultando queles mais leigos compreenderem a proposta sustentvel em seu todo. Alm disso, h muitas informaes desnecessrias.

I N DU L G N CI A S

MO D E RN A S

No site do fundo de renda fixa do Ita Ecomudana indicado a quantidade que necessria investir para neutralizar todas as emisses individuais e sugere que caso voc no consiga investir o valor necessrio voc poder pensar em formas de diminuir as emisses de gases prejudiciais atmosfera. Segundo o empreendedor de negcios sustentveis Ricardo Peres, trata-se tecnicamente de um anlogo da indulgncia, ferramenta desenvolvida pela igreja durante a era medieval para inspirar a adeso dos cidados de posse. Incidentalmente, para os cidados sem posse havia a fogueira.

C ONSIDERAES FINAIS
Diante das pesquisas realizadas possvel notar que o Ita um banco slido e atento s perspectivas sustentveis da atualidade. Seu surgimento deu-se, como visto anteriormente, num contexto de nascimento de diversos outros bancos na dcada de 1940, mas seu crescimento foi particular e envolveu um processo de fuses e incorporaes, motivo pelo qual se tornou o banco privado com o maior nmero de agncias no pas j na dcada de 1970. Alm de suas aquisies, o Ita conquistou sua clientela por meio de investimentos em linhas de crdito, criando privilgios a ela. Junto a isso, sua fuso com o Unibanco em 2008 gerou o maior conglomerado financeiro da Amrica do Sul, aumentando sua competitividade, bem como a oferta de servios de crdito, conta corrente, poupana, emprstimos, entre outros, e consolidando suas prticas sustentveis, inclusive com a criao de uma poltica de crdito socioambiental. Desse modo, o banco atinge forte notoriedade sendo o nico banco brasileiro a compor o ndice Dow Jones Sustentabilidade (desde 1999). Assim, no mbito das prticas sustentveis, o Ita tem preocupaes com a sustentabilidade social (gerando oportunidades de negcio e ambiente de trabalho 9

agradvel aos funcionrios), ambiental (controlando o consumo de gua e energia, alm de fazer uso de madeira reflorestada), e econmica (priorizando a liberao de financiamentos aos projetos sustentveis). Entretanto, parte da propaganda verde compe-se de mero marketing ou exagero, como no caso da campanha publicitria, vetada por no se basear em critrios claros de explanao; do Programa Ecomudana, que deu apoio a poucas empresas e com um capital proporcionalmente irrisrio; das demisses acima da mdia, que compromete a sustentabilidade social; da construo excessiva de agncias, que acaba gerando problemas para o meio ambiente, entre outros aspectos da chamada maquiagem verde. Pode-se ento inferir que como instituio financeira de renome, o banco Ita Unibanco dota de capital para promover aes que visem sustentabilidade, e de fato, o faz. No entanto, alguns aspectos acabam deixando a desejar para o meio ambiente e clara a necessidade de rev-los para que seja possvel a configurao de um ambiente sustentvel, que assegure o bem-estar de geraes futuras.

F ONTES
BRASIL 247. Conar ordena que a propaganda do Ita saia do ar. Disponvel em: <http://www.brasil247.com.br/pt/247/midiatech/17036/Conar-ordena-quepropaganda-do-Ita%C3%BA-saia-do-ar.htm>. Acesso em: 18/10/2011 SITE DO ITA. Conhea o Ita. Disponvel em: <http://www.itau.com.br/empresas/>. Acesso em: 13/10/2011. CORTEZ, Henrique. O discurso do marketing verde: Ita seleciona ONGs com projetos de compensao de carbono. ECODEBATE. Disponvel em: <http://www.ecodebate.com.br/2008/09/30/o-discurso-do-marketing-verde-itauseleciona-ongs-com-projetos-de-compensacao-de-carbono-por-henrique-cortez/>. Acesso em 18/10/2011 WIKIPEDIA. Ita (banco). Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ita%C3%BA_(banco)>. Acesso em: 13/10/2011.

10

You might also like