You are on page 1of 31

Filosofia e tica

Mdulo 3 Do Renascimento Filosofia contempornea

UNIVERSIDADE POSITIVO
Superintendente Paulo Arns da Cunha Reitor Jos Pio Martins Pr-Reitora Acadmica Mrcia Teixeira Sebastiani

EQUIPE TCNICA Coordenadora de EAD Manoela Pierina Tagliaferro Professor Autor Francis Kanashiro Meneguetti Analista de Contedo Lincoln Andr de Sousa Designer Instrucional Danieli Valle Editora de Contedo Josiane Cristina Rabac Stahl Ilustradores Douglas Gomes dos Santos, Estevan Gracia Gonalves, Tyago Sotero da Silva Compiani e Valdir de Oliveira Diagramadores Karin Cristine Maestrelli e Valdir de Oliveira Revisoras Ortogrficas Gislaine Stadler de Oliveira Coelho e Juliana Melendres

Copyright Universidade Positivo 2011 Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido, Curitiba-PR. CEP 81280-330

Sumrio
Apresentao Idade Moderna e o Renascimento Renascimento Filosofia Moderna Racionalismo Empirismo Iluminismo Filosofia contempornea Idealismo alemo de Hegel Positivismo de Comte Diversidade filosfica Glossrio Respostas dos exerccios Referncias Minicurrculo do autor | 4 | 5 | | | | | | | | | | | 5 10 12 18 22 23 26 27 28 31 31 | 10

| 22

Filosofia e tica Mdulo 3

Apresentao

Caro Aluno, O Centro de Educao Distncia (CED), visando qualificar o processo de aprendizagem das disciplinas do Ncleo de Formao Humana (NFH), elaborou este material para que voc possa ter o contedo on-line, bem como uma verso que possibilite a impresso. Embora o contedo on-line seja similar a este, indicamos que inicialmente estude o on-line, pois conta com recursos audiovisuais que podem facilitar o processo de aprendizagem. Bons estudos!

Do Renascimento Filosofia contempornea

Idade Moderna e o Renascimento

Renascimento
O Renascimento caracteriza-se pela valorizao da natureza e do homem. O movimento cultural renascentista, que ocorre entre os sculos XV e XVI, tem como origem a Itlia. A valorizao da razo e da cincia fez com que o homem passasse a ser o centro das preocupaes, antes focadas em Deus. O Renascimento o retorno da cultura e do pensamento greco-romano somado nova realidade econmica, poltica e intelectual da poca.

O novo conhecimento que surge no tinha apenas como pretenso conhecer a realidade, mas promover controle sobre ela. Assim, o papel da cincia torna-se central, pois por meio dela que as mudanas foram realizadas. Essa nova concepo choca-se diretamente com o pensamento religioso da poca, que promovia a contemplao de Deus e no uma tentativa de compreend-lo por meio da razo.

Da Vinci / wikipedia.org

Filosofia e tica Mdulo 3

Nesse primeiro momento da Filosofia Moderna, duas correntes de pensamentos tornam-se dominantes, a do humanismo e a da fsica moderna. Exerccio 1 Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) em relao ao contexto histrico que caracteriza o Renascimento e a Idade Moderna. () marcado pela passagem do sistema feudal para o sistema capitalista, este motivado pela intensificao do comrcio e criao de novas rotas comerciais. O enriquecimento pelo comrcio faz surgir uma nova classe social, a burguesia. () Nesse perodo h a formao dos Estados Nacionais, motivada pelas novas concepes polticas e econmicas e pela centralizao do poder por meio da instituio das monarquias. () O perodo marcado pelo movimento da Reforma, decorrente do fortalecimento da unidade religiosa europeia. As noes de divindade so fortalecidas e Deus passa a ser novamente o centro das discusses. () Apresentam-se novas invenes e domnio crescente sobre o sobrenatural. Novos inventos facilitaram as atividades dos homens bioqumicos, na indstria de armas e no controle sobre a energia nuclear.

Pensamento humanista
Nicolau de Cusa Nicolau de Cusa (1401-1464) ocupou altos cargos eclesisticos e tornou-se cardeal e bispo em Brixen. Nicolau compreende Deus como o infinito e o mundo e o homem como finitos. A unio de Deus, o mundo e o homem faz da Terra um lugar da manifestao da eternidade. Para ele, existem diversas formas de conhecer a realidade. A primeira forma por meio dos sentidos, que possibilitam a verdade suficiente, mas no plena. A segunda, a ratio, ou o modo abstrato e fragmentrio das imagens na sua diversidade. Em terceiro, o intelecto, que por meio das graas sobrenaturais nos levam compreenso de Deus. Entretanto, a verdade que nos conhecida impenetrvel, nos conduzindo a reconhecer os limites do conhecimento.

Meister des Marienlebens / wikipedia.org

Do Renascimento Filosofia contempornea

Giordano Bruno Giordano Bruno (1548-1600), filsofo italiano considerado o mais importante para a cultura renascentista. Foi perseguido e condenado morte pela Inquisio por heresia. Sua obra era considerada avanada para o pensamento da poca. A filosofia de Giordano Bruno pantesta e sua ideia central a da imanncia de Deus no mundo. Deus a alma do mundo e quando transcendente torna-se objeto de adorao e culto. Entretanto, Deus na perspectiva filosfica causa imanente do universo e sua harmonia. Esse pensamento foi fortemente influenciado por Averris, importante filsofo rabe.

Giordano Bruno afirma tambm que a substncia primeira una, e que todas as coisas individuais so particularidades da substncia primeira. Essas ideias estaro presentes posteriormente na filosofia de Leibniz, Espinosa e Schelling. Exerccio 2 Em relao ao pensamento humanista no Renascimento, assinale verdadeiro (V) ou falso (F). () A filosofia de Giordano Bruno pantesta e sua ideia central a da imanncia de Deus no mundo. () Para Nicolau de Cusa existem diversas formas de conhecer: a primeira forma por meio dos sentidos e a segunda a ratio, ou o modo abstrato e fragmentrio das imagens na sua diversidade. () Giordano Bruno compreende que a unio de Deus e o mundo e o homem fazem da Terra um lugar da manifestao da eternidade. () Nicolau de Cusa afirma que a substncia primeira una, e que todas as coisas individuais so particularidades da substncia primeira.

Fsica Moderna
No Renascimento surge uma nova cincia da natureza, diferente da aristotlica e medieval: a ideia de natureza e de mtodo cientfico. De Coprnico a Newton apresenta-se uma nova fsica, que traz influncias at os dias de hoje. apenas com Einstein e sua teoria da relatividade e com Plank e sua mecnica quntica que a fsica sofre uma transformao radical e promove mudanas na compreenso do mundo fsico. Conhea a seguir um pouco mais sobre esses pensadores.

photopalace / Shutterstock.com

Filosofia e tica Mdulo 3

Johannes Kepler Teve formao em Astronomia e Matemtica. Foi fortemente influenciado pelas ideias de Coprnico. Kepler adotou as ideias de Coprnico e matematizou as suas descobertas. Foi responsvel por formular trs importantes leis sobre as rbitas dos planetas. Nelas, estabelecia que as rbitas so elpticas e no circulares conforme se imaginava. Kepler foi um defensor da Matemtica como recurso de comprovao cientfica. Nicolau Coprnico Estudou Matemtica, Astronomia e Medicina. Sua principal contribuio foi afirmar que o Sol o centro de nosso sistema e a Terra, e demais planetas, giram em torno dele. Essa concepo foi recebida com hostilidade pelos crculos de opinies religiosas e mesmo cientficas. Sua importncia deve-se tambm pela utilizao da Matemtica como meio para explicar fenmenos fsicos. Galileu Galilei considerado o pai da Fsica Moderna. Foi processado pela Inquisio e retratou-se para no ser condenado fogueira. Em Galileu possvel identificar uma nova concepo de natureza, que vai caracterizar a poca moderna e o aparecimento do seu mtodo. Aplicou a Matemtica ao estudo experimental da natureza. Entre suas descobertas importantes destacam-se a elaborao da lei da queda livre dos corpos, a construo e aprimoramento do telescpio e a utilizao da investigao cientfica baseado na observao, experimentao e matematizao. Com esse procedimento de investigao possvel conhecer os fenmenos da natureza com mais detalhamento e preciso, assim como inferir intervenes, mesmo que limitadas, sobre os objetos investigados. Isaac Newton Era matemtico, astrnomo, fsico, telogo e filsofo. Formulou a conhecida lei da gravitao universal e estabeleceu uma nova forma de interpretao fsica a partir da totalidade da mecnica em funo das atraes de massas, expressas matematicamente. Com Newton se estabelece as regras que se baseiam na noo de uniformidade e simplicidade da natureza. Alm disso, para ele o mundo poderia ser entendido como uma grande mquina, onde as partes podem ser entendidas por meio de observaes e experimentos.

Do Renascimento Filosofia contempornea

Esse mecanismo, todavia, s poderia ser entendido como uma grande obra, resultado de uma arquitetura de um Ser inteligente e de regncia universal. Exerccio 3 Relacione o fsico moderno s suas principais contribuies: (A) Nicolau Coprnico (B) Johannes Kepler (C) Galileu Galilei (D) Isaac Newton () Foi responsvel por formular trs importantes leis sobre as rbitas dos planetas. Nelas estabelecia que as rbitas so elpticas e no circulares conforme se imaginava. () Formulou a conhecida lei da gravitao universal e estabeleceu uma nova forma de interpretao fsica a partir da totalidade da mecnica em funo das atraes de massas, expressas matematicamente. () Sua principal contribuio foi afirmar que o Sol o centro de nosso sistema e a Terra, e demais planetas, giram em torno dele. Essa concepo recupera concepes gregas antigas e foram recebidas com hostilidade pelos crculos de opinio religiosa e mesmo cientfica. () Aplicou a Matemtica ao estudo experimental da natureza. Entre as descobertas importantes destacam-se a elaborao da lei de queda livre dos corpos, a construo e aprimoramento do telescpio e a utilizao da investigao cientfica baseado na observao, experimentao e matematizao.

Filosofia e tica Mdulo 3

10

Filosofia Moderna
Racionalismo
Ren Descartes
Ren Descartes (1596-1650), filho de uma famlia de burgueses, frequentou uma das escolas de maior prestgio na Frana. Estudou Matemtica e Filosofia, era conhecedor de diversas culturas. Temendo ser perseguido pela Igreja, assim como foi Galileu, exps suas concepes de forma mais cautelosa. Descartes considerado um dos pais da Filosofia Moderna. Afirmava que para conhecer a verdade era necessrio, primeiro, colocar todos os nossos conhecimentos em dvida. Assim, era preciso questionar tudo e avaliar criteriosamente se existe algo na sua plena certeza. Utilizando um mtodo criterioso da dvida, Descartes questiona todas as incertezas que surgem por meio das percepes sensoriais. Todas as noes adquiridas sobre o mundo material so colocadas em questionamentos, assim, como a realidade e os prprios pensamentos. Renunciando a tudo, chegou nica verdade totalmente livre de dvida que : meus pensamentos existem. Assim, o ser existe porque pensa, o que fez surgir sua famosa afirmao: Penso, logo existo. A partir disso, o princpio bsico de toda Filosofia Moderna tornara-se possvel. Descartes considerado o fundador do racionalismo. Por meio da desconfiana das percepes sensoriais, dizia que o verdadeiro conhecimento das coisas externas deveria ser assegurado por meio do trabalho lgico. Por isso atribuiu Matemtica importncia singular, pois somente por meio dela possvel encontrar demonstraes que evitem os erros sensoriais que invalidam o verdadeiro conhecimento. O mtodo cartesiano, escrito no Discurso do Mtodo, segue quatro regras bsicas: Regra da evidncia, que a aceitao de algo como verdadeiro quando absolutamente evidente por sua clareza e distino. Regra de anlise, que dividir cada uma das dificuldades surgidas no nmero de partes necessrias para que possam ser compreendidas e resolvidas. Regra da sntese, que a ordenao e raciocnio para resoluo dos problemas mais simples para os mais complexos. Regra da enumerao, que a verificao completa e geral para ter absoluta certeza que nenhum aspecto ou problema foi omitido ou esquecido.

Do Renascimento Filosofia contempornea

11

Exerccio 4 Em relao ao pensamento de Ren Descartes, assinale verdadeiro (V) ou falso (F). () Afirmava que para conhecer a verdade era necessrio, primeiro, colocar todos os nossos conhecimentos em dvida. Assim, era preciso questionar tudo e avaliar criteriosamente se existe algo na sua plena certeza. () Por meio da confiana das percepes sensoriais, dizia que o verdadeiro conhecimento das coisas externas deveria ser assegurado por meio do trabalho lgico. () O mtodo cartesiano, escrito no Discurso do Mtodo, segue quatro regras bsicas: regra da evidncia; regra de anlise; regra da sntese e regra da enumerao. () Descartes considerado o pai do Empirismo.

Baruch Espinosa
Baruch Espinosa (1632-1677) nasceu na Holanda. Filho de imigrantes judeus, sua origem hispano-portuguesa. Para Espinosa, a origem das supersties a imaginao, que incapaz de compreender a verdadeira ordem do universo. A crena em um Deus transcendental, segundo os homens, deve-se ao fato que a imaginao no capaz de verdadeiramente conhecer a realidade. Surgem assim as supersties religiosas e, consequentemente, as demais que so as supersties filosficas e polticas.

No seu livro tica, Espinosa procura provar por meio da demonstrao geomtrica a existncia racional de Deus, que se manifesta em todas as coisas. Deus no est fora e nem dentro do universo, porque Ele o prprio universo. A obra de Espinosa marcada por um racionalismo radical e a filosofia o conhecimento racional de Deus.

Blaise Pascal
Blaise Pascal (1623-1662) era francs. Ficou conhecido como matemtico e fsico. Em 1644, inventou a primeira calculadora. Foi defensor da separao entre cincia da natureza da cincia do ser humano, porque para ele o corao tem razes que a prpria razo desconhece. A filosofia de Pascal marcada pelas reflexes em relao s condies trgicas do ser humano: magnfica e miservel, ao mesmo tempo. Na sua obra Pensamentos, escrita na forma de aforismos, analisa a situao paradoxal do homem ante a realidade existente: o homem o nada ante o infinito e o tudo em relao ao nada. Para Pascal, o homem no conseguir conhecer o princpio e nem o fim das realida Autor desconhecido / wikipedia.org

Autor desconhecido / wikipedia.org

Filosofia e tica Mdulo 3

12

des existentes, apenas pode tentar compreend-las. Os homens esto limitados compreenso daquilo que se apresenta em forma de aparncia, apenas quem criou essas realidades pode compreend-las na sua totalidade. Assim, o homem no capaz de provar a existncia de Deus devido sua impotncia, sobretudo pelos limites da razo existente. Pascal um filsofo que aproxima razo e corao na procura de entender o mundo.

Empirismo
Uma das correntes de pensamento que surgem na Filosofia Moderna o Empirismo. Entre as caractersticas gerais, destaca-se a tese de que no extremo, a origem fundamental do conhecimento est na experincia sensvel. Essa concepo diferente da corrente racionalista, que defende a concepo de que o conhecimento inicia-se pela razo e que, portanto, est alm do conhecimento sensvel. Assim, a discusso entre as diversas correntes do Empirismo e do Racionalismo era intensa e cheia de defensores de um lado e do outro.

Francis Bacon
Francis Bacon (1561-1626) nasceu em Londres e inaugurou uma nova fase da cincia. Sua carreira poltica o ajudou a divulgar suas descobertas cientficas. considerado o pai do mtodo indutivo de investigao. Esse mtodo serve para combater os equvocos provocados pelos dolos. Seu pressuposto baseia-se na observao rigorosa dos fenmenos naturais. As fases do mtodo devem seguir as seguintes etapas: observao para coleta das informaes; organizao racional dos dados colhidos empiricamente; formulao de explicaes gerais, baseadas em hipteses, que servem como compreenses dos fenmenos estudados e comprovao das hipteses, mediante experimentaes repetidas em novas circunstncias. Em Novum Organum, Bacon afirma que os homens precisam se desfazer das falsas noes, ou dolos, nas suas prprias palavras antes de conhecer as etapas da cincia. Entre os dolos que bloqueiam a mente humana, ele destaca quatro: dolo da tribo, que so as falsas noes provenientes das limitaes da natureza da espcie humana; dolos do mercado ou do foro, que so as falsas noes provenientes da linguagem e da comunicao; dolos da caverna, que so as falsas noes do ser humano como indivduo; dolos do teatro, que so as falsas noes das concepes filosficas, culturais e cientficas.
Autor desconhecido / wikipedia.org

Do Renascimento Filosofia contempornea

13

TEXTO COMPLEMENTAR

Para conhecer mais da obra de Bacon, leia o texto abaixo.

Novum Organum
(BACON, 1620)
(...) XLII Os dolos da caverna so os dos homens enquanto indivduos. Pois, cada um alm das aberraes prprias da natureza humana em geral tem uma caverna ou uma cova que inter cepta e corrompe a luz da natureza: seja devido natureza prpria e singular de cada um; seja devido educao ou conversao com os outros; seja pela leitura dos livros ou pela autoridade daqueles que se respeitam e admiram; seja pela diferena de impresses, segundo ocorram em nimo preocupado e predisposto ou em nimo equnime e tranquilo; de tal forma que o esprito humano tal como se acha disposto em cada um coisa vria, sujeita a mltiplas perturbaes, e at certo ponto sujeita ao acaso. Por isso, bem proclamou Herclito que os homens buscam em seus pequenos mundos e no no grande ou universal. XLIII H tambm os dolos provenientes, de certa forma, do intercurso e da associao rec proca dos indivduos do gnero humano entre si, a que chamamos de dolos do foro devido ao comrcio e consrcio entre os homens. Com efeito, os homens se associam graas ao discurso, e as palavras so cunhadas pelo vulgo. E as palavras, impostas de maneira imprpria e inepta, bloqueiam espantosamente o intelecto. Nem as definies, nem as explicaes com que os homens doutos se munem e se defendem, em certos domnios, restituem as coisas ao seu lugar. Ao contrrio, as palavras foram o intelecto e o perturbam por completo. E os homens so, assim, arrastados a inmeras e inteis controvrsias e fantasias. XLIV H, por fim, dolos que imigraram para o esprito dos homens por meio das diversas dou trinas filosficas e tambm pelas regras viciosas da demonstrao. So os dolos do teatro: por parecer que as filosofias adotadas ou inventadas so outras tantas fbulas, produzidas e representadas, que figuram mundos fictcios e teatrais. No nos referimos apenas s que ora existem ou s filosofias e seitas dos antigos. Inmeras fbulas do mesmo teor se podem reunir e compor, por que as causas dos erros mais diversos so quase sempre as mesmas. Ademais, no pensa mos apenas nos sistemas filosficos, na universalidade, mas tambm nos numerosos princpios e axiomas das cincias

Filosofia e tica Mdulo 3

14

que entraram em vigor, merc da tradio, da credulidade e da negligncia. Contudo, falaremos de forma mais ampla e precisa de cada gnero de dolo, para que o intelecto humano esteja acautelado. XCV Os que se dedicaram s cincias foram ou empricos ou dogmticos. Os empricos, maneira das formigas, acumulam e usam as provises; os racionalistas, maneira das aranhas, de si mesmos extraem o que lhes serve para a teia. A abelha representa a posio intermediria: recolhe a matria-prima das flores do jardim e do campo e com seus prprios recursos a trans forma e digere. No diferente o labor da verdadeira filosofia, que se no serve unicamente das foras da mente, nem tampouco se limita ao material fornecido pela histria natural ou pelas artes mecnicas, conservado intacto na memria. Mas ele deve ser modificado e elaborado pelo intelecto. Por isso muito se deve esperar da aliana estreita e slida (ainda no levada a cabo) entre essas duas faculdades, a experimental e a racional. XCVI Ainda no foi criada uma filosofia natural pura. As existentes acham-se infectadas e corrompidas: na escola de Aristteles, pela lgica; na escola de Plato, pela teologia natural; na segunda escola de Plato, a de Proclo e outros, pela matemtica, a quem cabe rematar a filosofia e no engendrar ou produzir a filosofia natural. Mas de se esperar algo de melhor da filosofia natural pura e sem mesclas. Livro II XXXVI Entre as instncias prerrogativas, colocamos em dcimo quarto lugar as instncias cruciais, vocbulo tomado s cruzes que se colocam nas estradas para indicar as bifurcaes. [...] So elas descritas como se segue. Quando, na investigao de uma natureza, o intelecto se acha inseguro e em vias de se decidir entre duas ou mais naturezas que se devem atribuir causa da natureza examinada, em vista do concurso frequente e comum de mais naturezas, em tais situa es, as instncias cruciais indicam que o vnculo de uma dessas naturezas com a natureza dada constante e indissolvel, enquanto o das outras varivel e dissocivel. A questo resolvida e aceita como causa da primeira natureza, enquanto as demais so afastadas e repudiadas. Tais ins tncias so muito esclarecedoras e tm uma significativa autoridade. Muitas vezes, nelas termina o curso da investigao ou em muitas outras este por elas completado. [...] Da mesma maneira, tome-se para investigao a natureza do peso e da gravidade. De imediato, apresentam-se duas orientaes. Ou os corpos pesados e graves tendem, por natureza, ao centro da Terra, isto , graas ao seu esquematismo; ou so atrados e arrastados pela fora da prpria massa terrestre, como por efeito de agregao dos corpos de igual natureza e a ela levados pelo consenso. Se se tomar por verdadeira a segunda hiptese, segue-se que quanto mais os graves se aproximam da Terra tanto maiores so a fora e o mpeto com que so impelidos para ela; enquanto, quanto mais se distanciam tanto mais fraca e lenta torna-se essa fora, exatamente como acontece na atrao magntica. Por outro lado, a atrao deve ocorrer a partir de uma certa distncia, seno o corpo se distanciaria da Terra a ponto de fugir ao seu influxo e permaneceria suspenso como a prpria Terra, sem nunca cair. A respeito desse assunto, poderia ser a seguinte a instncia crucial: seja o caso de dois relgios, um dos quais movido

Do Renascimento Filosofia contempornea

15

por contrapeso de chumbo, outro movido por compresso de uma mola de ferro; verifique-se se um mais veloz que o outro; coloque-se o primeiro no pice de algum templo altssimo, tendo antes sido regulado com o outro de forma a funcionarem de modo correspondente, deixando o outro embaixo; isso para se verificar cuidadosamente se o relgio colocado no alto se move mais devagar em vista da menor fora de gravidade. A experincia deve ser repetida com a colocao do relgio nas profundezas de alguma mina situada muito abaixo da superfcie da Terra, para ser verificado se ele se move mais velozmente que antes, em razo de maior fora de atrao. Se se verificar que efetivamente o peso dos corpos diminui com a sua colocao no alto e que aumenta embaixo, quando mais prximos do centro da Terra, ento estar estabelecido que a causa do peso a atrao da massa terrestre.

Referncia BACON, Francis. Novum Organum. Publicado em: 1620. Traduo de: ANDRADE, Jos Aluysio Reis de. Disponvel em: <http://br.egroups.com/group/acropolis/>. Acesso em: 22 dez. 2010.

Exerccio 5 Em relao s contribuies de Francis Bacon, assinale verdadeiro (V) ou falso (F). () considerado o pai do mtodo dedutivo. () Em Novum Organum, Bacon afirma que os homens precisam se desfazer de falsas noes, ou dolos, nas suas prprias palavras. () Em relao ao mtodo indutivo, ele serve para combater os equvocos das falsas noes ou dos dolos. () Segundo Bacon, as etapas do mtodo indutivo so: observao, organizao racional dos dados, formulao de explicaes gerais e comprovao das hipteses.

Filosofia e tica Mdulo 3

16

Thomas Hobbes
Thomas Hobbes (1588-1679) nasceu na Inglaterra e estudou em Oxford. Exilou-se na Frana por ter apoiado o rei Carlos I, condenado decapitao. Tornou-se preceptor do prncipe de Gales, futuro Carlos II da Inglaterra. Hobbes foi influenciado pelas ideias de Bacon e Galileu. Devido a essas influncias, abandonou as grandes questes metafsicas, passando a investigar as causas e propriedades das coisas. Sua preocupao centra-se, portanto, na cincia dos corpos, que era dividida em corpos naturais e corpo artificial ou Estado. Para Hobbes tudo que era corpreo era objeto de investigao da filosofia. Todo corpo fisicamente existente na sua relao com o movimento podia ser matematicamente e geometricamente medido. Assim, as principais caractersticas do empirismo de Hobbes esto associadas ao materialismo e ao mecanicismo. Baseado nesse princpio, segundo Hobbes, no haveria espao para o acaso e a liberdade. Uma das ideias mais conhecidas de Hobbes na poltica a que ele sustenta a necessidade do poder absoluto como forma de manter os homens em sociedade, sem que eles se destruam mutuamente. Hobbes fomentou uma teoria que sustentava os ideais dos dspotas esclarecidos, por esse motivo via na necessidade de centralizao do poder o melhor meio para manuteno da coeso social.
John Michael Wright/ wikipedia.org

John Locke
John Locke (1632-1704) nasceu na Inglaterra. Estudou na Universidade de Oxford e manifestou interesse em vrias reas de estudo, entre elas a Qumica, a Teologia, a Filosofia. Todavia, formou-se em Medicina. Entre as ideias mais conhecidas, a da tbula rasa ganha destaque. Contrrio ao pensamento de Descartes, afirma que o homem ao nascer apresenta-se ao mundo como uma tbula rasa, ou seja, como um papel em branco que posteriormente escrito conforme a histria se realiza. No Ensaio Acerca do Entendimento Humano, Locke combate o pensamento de que os homens possuem ideias inatas.
Sir Godfrey Kneller/ wikipedia.org

Do Renascimento Filosofia contempornea

17

Dessa forma, a tese empirista de Locke de que nada existe na mente humana at que ela seja tocada pelas experincias dos sentidos. As ideias construdas so adquiridas ao longo da existncia do indivduo, por meio das suas experincias sensoriais e da reflexo. As experincias sensoriais so nossas primeiras ideias. As reflexes so combinaes e associaes de sensaes, ou seja, o sentido interno que a mente desenvolve quando analisa a si mesma. Locke admitia tambm que nem todo conhecimento est restrito apenas experincia sensvel. Como exemplos temos a Matemtica e a Geometria, que no precisam da experincia sensvel para serem comprovadas pela lgica e apresentarem-se como vlidas para todas as circunstncias.

George Berkeley
George Berkeley (1685-1753) nasceu no sul da Irlanda. Estudou em Dublin e, posteriormente, tornou-se professor nessa universidade. Estudou profundamente as teorias de Newton, Locke e Descartes. Tornou-se filsofo e, mais tarde, bispo da Igreja Anglicana. Para Berkeley todo conhecimento exterior do mundo s pode ser captado pelos sentidos. A existncia das coisas a percepo que temos da existncia dessas mesmas coisas. Assim, a realidade depende da ideia que fazemos das coisas. Como consequncia de suas afirmaes, o filsofo nega a existncia da matria como algo que existe independente da mente humana. Apesar disso, devido sua vocao religiosa, Berkeley defende a imaterialidade do mundo, fazendo-o ser conhecido como um idealista imaterialista. Para evitar cair na concepo de que tudo o que existe no mundo resume-se ao eu e a prpria conscincia, Berkeley afirma a existncia de uma mente csmica, responsvel por garantir a existncia dos seres e de serem percebidos como algo que existe no mundo.
Jonh Smibert / wikimedia.org

David Hume
David Hume (1711-1776) nasceu na Esccia, estudou Filosofia, Comrcio e Direito. Conheceu vrios pases, entre eles a Frana e a ustria. Tornou-se diplomata e manteve contato com grandes pensadores da poca, entre eles Adam Smith e Jean-Jacques Rousseau. Hume divide o conhecimento em impresses e ideias. As impresses correspondem aos dados fornecidos pelos sentidos. As ideias so as representaes mentais, como a memria e a

Allan Ramsay / wikimedia.org

Filosofia e tica Mdulo 3

18

imaginao, que so derivadas das impresses. Dessa forma, toda ideia uma representao de alguma impresso presente. David Hume fez crticas ao raciocnio indutivo. Sua crtica baseia-se no fato que a concluso indutiva, por mais que se apresente como um nmero mximo de percepes repetidas de um mesmo evento, no possui fundamentao lgica, isso porque um salto de raciocnio baseado em crenas e valores. Dessa forma, segundo o filsofo, somente o raciocnio dedutivo utilizado na Matemtica fundamenta-se em uma lgica racional. Exerccio 6 Em relao ao Empirismo, assinale verdadeiro (V) ou falso (F). () As etapas do mtodo indutivo, segundo Francis Bacon, devem ser as seguintes: observao para coleta das informaes; organizao racional dos dados colhidos empiricamente; formulao de explicaes gerais, baseadas em hipteses, que servem como compreenses dos fenmenos estudados e comprovao das hipteses, mediante experimentaes repetidas em novas circunstncias. () Hobbes foi influenciado pelas ideias de Bacon e Galileu. Devido a essas influncias, abandonou as grandes questes metafsicas, passando a investigar as causas e propriedades das coisas. Sua preocupao centra-se, portanto, na cincia dos corpos, que era dividida em corpos naturais e corpo artificial ou Estado. () A tese empirista de Locke de que tudo j existe na mente humana. As ideias construdas so adquiridas antes da existncia do indivduo e reforadas durante sua vida mediante as experincias sensoriais e a reflexo. () David Hume fez crticas ao raciocnio indutivo. Sua crtica baseia-se no fato que a concluso indutiva, por mais que se apresente como um nmero mximo de percepes repetidas de um mesmo evento, no possui fundamentao lgica, isso porque um salto de raciocnio baseado em crenas e valores.

Iluminismo
As intensas modificaes econmicas ocasionadas pela expanso do sistema de capital a partir do sculo XVIII fazem aparecer e consolidar uma nova classe social, a burguesia. Com a consolidao do racionalismo e a confiana crescente na razo como instrumento para enfrentar as dificuldades cotidianas e os desafios da vida. A Revoluo Industrial e as crescentes invenes cientficas como meio de melhorias nos sistemas de produo, somadas aos novos conhecimentos da Matemtica, da Qumica e da Fsica, foram responsveis por sustentar um novo perodo de progresso. Cria-se a concepo de que a razo, a cincia e a tecnologia seriam capazes de livrar os homens da posio

Do Renascimento Filosofia contempornea

19

subalterna em relao natureza, tornando-os senhores dos seus prprios destinos. Paralelamente surge uma nova forma de pensamento, que provocaria o movimento cultural do sculo XVIII, o Iluminismo, tambm conhecido como Filosofia das Luzes ou Ilustrao. Entre as concepes polticas, a defesa da igualdade jurdica, a tolerncia religiosa e filosfica, a liberdade pessoal e social e a propriedade privada tornam-se os grandes pilares dessa nova fase de organizao social.

Diderot e DAlembert
Foram os organizadores da Encyclopdie, ou dictionnaire raisonn des sciences, des arts et des mtiers foi uma das primeiras enciclopdias que existiram, organizada em 33 volumes. A enciclopdia resumiu os principais conhecimentos da poca nos campos filosfico e cientfico. A obra contou com a colaborao de diversos autores, entre eles Diderot, Buffon, Turgot, Voltaire, Condorcet, Montesquieu, Rousseau e Holbach. As ideias contidas na obra exerceram influncia no pensamento poltico da poca. A defesa do racionalismo, da liberdade individual, da independncia do Estado em relao ao poder religioso, da confiana no futuro baseada na concepo de progresso so alguns dos pontos defendidos pelos filsofos que escreveram na enciclopdia.
Louis-Michel van Loo / wikimedia.org

Montesquieu
Charles-Louis de Secondat, mais conhecido como Montesquieu, foi um importante jurista francs que escreveu o Esprito das Leis. Montesquieu formulou a teoria da separao dos poderes em Legislativo, Executivo e Judicirio. Sua teoria tinha como pressuposto evitar os abusos de poder j que quem concentra os poderes teria facilidade para abusar do poder devido concentrao de foras polticas. Um dos motivos das separaes do poder era garantir a liberdade dos indivduos. Sua preferncia poltica era pelo liberalismo aristocrtico ou a monarquia constitucional.

Autor desconhecido / wikimedia.org

Maurice Quentin de La Tour / wikimedia.org

Filosofia e tica Mdulo 3

20

Voltaire
O filsofo francs Franois-Marie Arounet, ou mais conhecido como Voltaire, foi um dos mais expressivos filsofos do Iluminismo. Tinha um estilo irnico na forma como questionava os poderosos. Defendeu a monarquia que respeitava as liberdades individuais, apesar de no ser um defensor da democracia. Acreditava que a melhor forma de governo era o que tivesse sob seu comando um soberano esclarecido. Foi um defensor da liberdade de pensamento e da liberdade de pensamento religioso. Sua frase que expressa essa defesa da liberdade mais conhecida : Posso no concordar com nenhuma das palavras que voc me diz, mas defenderei at a morte o direito de voc diz-las.
Nicolas de Largillire / wikimedia.org Autor desconhecido / wikimedia.org

Jean-Jacques Rousseau
Entre suas obras conhecidas, Do contrato social expe a tese de fundao da sociedade que origina-se pela vontade geral e que os soberanos devem reger os Estados baseados nesse princpio, bem como do bem comum. A garantia de igualdade jurdica outro elemento importante para garantir uma sociedade justa e coesa. Rousseau glorifica, ainda, os valores da vida natural e ataca todas as formas de corrupo, avareza e vcios da sociedade civilizada. Funda o mito do bom selvagem, ou seja, que o homem, no estado de natureza, bom. Contudo, a sociedade o degenera, sobretudo porque a civilizao baseada no artificialismo e na falsidade.

Immanuel Kant
considerado o filsofo iluminista mais influente da modernidade. Qualquer filsofo que se prope a compreender como o conhecimento se forma na atualidade, inevitavelmente passar pelas ideias de Kant. Ele sempre se preocupou com a emancipao humana. Acreditava que o esclarecimento poderia livrar os homens da minoridade, ou seja, por meio da razo os homens poderiam alcanar sua autonomia, sendo cada um capaz de pensar e decidir por si s. Assim, o ser humano dotado de razo e liberdade inevitavelmente torna-se autnomo. Kant, na sua obra Crtica da Razo Pura, faz um exame crtico da razo. Em relao ao problema do conhecimento, Kant afirma existir duas formas bsicas do ato de conhecer: o conhecimento emprico, aquele referente aos

Maurice Quentin de La Tour / wikimedia.org

Do Renascimento Filosofia contempornea

21

dados fornecidos pelos sentidos e o conhecimento puro, aquele que no depende de qualquer dado dos sentidos. Exerccio 7 Associe o filsofo ao seu pensamento. (A) Voltaire (B) Montesquieu (C) Kant () Formula a teoria da separao dos poderes, em Legislativo, Executivo e Judicirio. () Foi um dos filsofos mais influentes do Iluminismo. Escreveu Crtica da Razo Pura. () Defendeu a monarquia que respeitava as liberdades individuais, apesar de no ser um defensor da democracia. Acreditava que a melhor forma de governo era o que tivesse sob seu comando um soberano esclarecido.

Exerccio 8 Assinale a alternativa correta em relao ao pensamento de Kant. a. Para Kant, a filosofia deveria responder a quatro perguntas bsicas: O que posso saber? Como devo agir? O que posso esperar? O que o ser humano? b. Kant sempre se preocupou com o Empirismo. Acreditava que o esclarecimento no capaz de livrar os homens da minoridade. c. O ser humano dotado de razo e liberdade parciais. d. Em relao ao problema do conhecimento, Kant afirma existir duas formas bsicas do ato de conhecer: o conhecimento emprico e o conhecimento sensvel. e. Kant considerado o filsofo do Renascimento mais influente da modernidade.

Filosofia e tica Mdulo 3

22

Filosofia contempornea

Autor Jannoon028 desconhecido / wikipedia.org / wikipedia.org

Idealismo alemo de Hegel


Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831) o mais expressivo representante do idealismo alemo. Nasceu em Stuttgart na Alemanha, elaborou um sistema filosfico complexo, sendo base para muitos outros que vieram posteriormente. Para compreender a realidade necessrio entend-la como esprito, ou seja, no entend-la meramente como substncia. Isso significa pensar a realidade como movimento, processo e no como coisa, substncia. O segundo ponto importante pensar a realidade como movimento dia-

Perry Correll / wikipedia.org

Do Renascimento Filosofia contempornea

23

ltico. Os diversos momentos sucessivos so contraditrios. A realidade assim no esttica, mas dinmica. A dialtica hegeliana servir como fundamento da dialtica marxista.

Positivismo de Comte
Augusto Comte (1789-1857) considerado o fundador do positivismo. Nascido na Frana, estudou Matemtica e Cincia na Escola Politcnica de Paris. Foi assessor e secretrio do filsofo Saint Simon durante sete anos. Fundou o que conhecemos hoje como Sociologia. O positivismo a doutrina criada por Comte e valoriza o mtodo cientfico das cincias positivas em detrimento das discusses metafsicas. O positivismo funda-se na confiana do progresso industrial e no capitalismo. Alicera-se no progresso tcnico e na cincia como meio seguro de mudana social. No plano poltico adota as concepes burguesas. Segundo Comte, existem trs estgios do progresso humano: estado teolgico ou fictcio, estgio metafsico ou abstrato e estado cientfico ou positivo. Comte distingue o positivismo das demais filosofias baseado no compromisso com a: realidade, utilidade, certeza, preciso, organizao e relatividade.

Materialismo histrico de Karl Marx


Karl Marx (1818-1883) um dos pensadores de maior influncia na atualidade. Estudou Direito, Filosofia e Histria. Foi financiado por seu amigo e colaborador intelectual Engels devido a dificuldades em sustentar-se durante uma parte de sua vida. Marx foi um crtico do sistema capitalista de produo. No seu famoso livro O Capital, descreveu detalhadamente a forma como o capital aumenta na medida em que explora a fora de trabalho. Foi crtico dos jovens hegelianos, apesar de ter sofrido considervel influncia da dialtica hegeliana. Marx procurou conhecer e compreender a histria real dos homens em sociedade a partir das condies materiais nas quais elas vivem. Assim, surge o materialismo histrico. Os homens no podem ser pensados fora das relaes sociais de produo. Para ele, a essncia humana o conjunto das relaes sociais a que esto submetidos. Assim, a forma como os homens agem, se comportam, pensam e sentem est relacionada com a forma como se do as relaes sociais. E estas por sua vez so determinadas pela forma de produo da vida material, isto , pela maneira como os homens trabalham e produzem os meios necessrios para a sustentao material da vida. Para Marx, a filosofia no deveria limitar-se apenas a entender o mundo, mas ser capaz de transform-lo. Vrios so os filsofos, socilogos, cientistas polticos e outros que adotam as concepes de Marx, o que o tornou uma das influncias mais expressivas dos ltimos 200 anos.

Filosofia e tica Mdulo 3

24

TEXTO COMPLEMENTAR

Para conhecer mais da obra de Marx, leia abaixo a introduo do texto A ideologia alem.

A ideologia alem (Introduo)


Prefcio
At agora, os homens formaram sempre ideias falsas sobre si mesmos, sobre aquilo que so ou deveriam ser. Organizaram as suas relaes mtuas em funo das representaes de Deus, do homem normal etc., que aceitavam. Estes produtos do seu crebro acabaram por os dominar; apesar de criadores, inclinaram-se perante as suas prprias criaes. Libertemo-los, portanto das quimeras, das ideias, dos dogmas, dos seres imaginrios cujo jugo os faz degenerar. Revoltemo-nos contra o imprio dessas ideias. Ensinamos os homens a substituir essas iluses por pensamentos que corres pondam essncia do homem, afirma um; a ter perante elas uma atitude crtica, afirma outro; a tir-las da cabea, diz um terceiro e a realidade existente desaparecer. Estes sonhos inocentes e pueris formam o ncleo da filosofia atual dos Jovens Hegelianos; e, na Alemanha, so no s acolhidas pelo pblico com um misto de respeito e pavor como ainda apresentadas pelos prprios heris filosficos com a solene convico de que tais ideias, de uma virulncia criminosa, constituem para o mundo um perigo revolucionrio. O primeiro volume desta obra prope-se a desmascarar estas ovelhas que se julgam lobos e que so tomadas como lobas mostrando que os seus balidos apenas repetem numa linguagem filosfica as representa es dos burgueses alemes e que as suas fanfarronadas se limitam a refletir a pobreza lastimosa da realidade alem; prope-se a ridicularizar e desacreditar esse combate filosfico contra assom bras da realidade que tanto agrada sonolncia sonhadora do povo alemo. Em tempos, houve quem pensasse que os homens se afogavam apenas por acreditarem na ideia da gravidade. Se tirassem esta ideia da cabea, declarando, por exemplo, que no era mais do que uma representao religiosa, supersticiosa, ficariam imediatamente livres de qualquer perigo de afogamento. Durante toda a sua vida, o homem que assim pensou viu-se obrigado a lutar contra todas as estatsticas que demonstram repetidamente as consequncias perniciosas de uma tal iluso. Este homem constitua um exemplo vivo dos atuais filsofos revolucionrios alemes.

Do Renascimento Filosofia contempornea

25

Feuerbach: Oposio entre a concepo materialista e a idealista


Introduo De acordo com certos idelogos alemes, a Alemanha teria sido nestes ltimos anos o teatro de uma revoluo sem precedentes. O processo de decomposio do sistema hegeliano, iniciado com Strauss, teria dado origem a uma fermentao universal para a qual teriam sido arrasta das todas as potncias do passado. Nesse caos universal, formaram-se imprios poderosos que depois sofreram uma derrocada imponente, surgiram heris efmeros mais tarde derrubados por rivais audazes e mais poderosos. Perante uma tal revoluo. A Revoluo Francesa no foi mais do que uma brincadeira de crianas e os combates dos didocos parecem-nos mesquinhos. Os princpios foram substitudos, os heris do pensamento derrubaram-se uns aos outros: de 1842 a 1845, o solo alemo foi mais revolvido do que nos trs sculos anteriores. E tudo isto se teria passado nos domnios do pensamento puro. Trata-se, com efeito, de um acontecimento interessante: o processo de decomposio do esprito absoluto. Depois de se extinguir a sua ltima centelha de vida, os diversos elementos deste caput mortuum entraram em decomposio, formaram novas combinaes e constituram novas substncias. Os industriais da filosofia, que at ento viviam da explorao do esprito absoluto, ocuparam-se imediatamente dessas novas combinaes, procurando com todo o zelo fazer render a parte que lhes coubera. Mas tambm aqui havia concorrncia... No incio, esta foi praticada de uma forma bastante sria e burguesa; mais tarde,quando o mercado alemo ficou saturado e se verificou ser impossvel, apesar de todos os esforos, escoar a mercadoria no mercado mundial, o negcio foi viciado, como habitual na Alemanha, por uma produo inferior, pela alterao da qualidade, pela adulterao da matria-prima, a falsificao dos rtulos, as vendas fictcias, os cheques sem cobertura e a instaurao de um sistema de crdito sem qualquer base concreta. Esta concor rncia deu origem a uma luta encarniada que nos agora apresentada e enaltecida como uma revoluo histrica que teria conseguido prodigiosos resultados e conquistas. (...)

Referncia MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alem. Disponvel em: <www.dominiopublico.gov.br/pes quisa/ DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2233>.

Filosofia e tica Mdulo 3

26

Diversidade filosfica
A Filosofia contempornea marcada por uma srie de correntes filosficas. Cada uma delas com seus sem nmeros de filsofos de importncia singular. Dentre elas possvel citar o existencialismo, a fenomenologia, o estruturalismo, a filosofia analtica, a Escola de Frankfurt, a filosofia ps-moderna etc. O importante que cada corrente ou escola de pensamento pode ser alvo de aprofundamento em relao aos seus principais personagens, suas caractersticas e contribuies para atualidade. Cabe a cada estudioso e curioso buscar fontes de conhecimento que possibilitem a aquisio de novos saberes. Dessa forma, a Filosofia contempornea apresenta-se como uma fase da diversidade e multiplicidade de pensamento. O que se consolidar no futuro, apenas o tempo poder dizer.

Exerccio 9 Em relao ao pensamento de Comte e Marx, assinale verdadeiro (V) ou falso (F). () O positivismo de Comte fundamenta-se na confiana do progresso industrial e no capitalismo, no progresso tcnico e na cincia como meio seguro de mudana social. () Para Comte, existem trs estgios do progresso humano: estgio teolgico ou fictcio, estgio metafsico ou abstrato e estgio cientfico ou positivo. () Marx foi um crtico do sistema capitalista de produo. Em seu livro O Capital, descreveu detalhadamente a forma como o capital aumenta a medida que explora a fora de trabalho. () Para Marx, a forma como os homens agem, se comportam, pensam e sentem est relacionada com a forma como se do as relaes sociais.

Do Renascimento Filosofia contempornea

27

Exerccio 10 Em relao Filosofia contempornea, assinale verdadeiro (V) ou falso (F). () A Filosofia contempornea marcada por uma srie restrita de correntes filosficas. () Entre as correntes filosficas na contemporaneidade destacam-se o existencialismo, a fenomenologia, o estruturalismo, a filosofia analtica, a Escola de Frankfurt, a filosofia ps-moderna. () Cada corrente ou escola de pensamento tem um nmero pequeno de filsofos. () A Filosofia contempornea apresenta-se como uma fase da diversidade e multiplicidade de pensamento.

Glossrio
Aforismo: Sentena concisa, que encerra em um preceito moral. Imanncia: Existncia de uma fora ou divindade nas coisas fsicas existentes. Pantesmo: Doutrina segundo a qual s Deus real e o mundo um conjunto de manifestaes ou emanaes; Doutrina segundo a qual s o mundo real, sendo Deus a soma de tudo quanto existe. Paradoxal: Que encerra paradoxo ou se funde em. Ratio: Razo.

Filosofia e tica Mdulo 3

28

Respostas dos exerccios


Exerccio 1 (V) marcada pela passagem do sistema feudal para o sistema capitalista, este motivado pela intensificao do comrcio e criao de novas rotas comerciais. O enriquecimento pelo comrcio faz surgir uma nova classe social, a burguesia. (V) Nesse perodo h a formao dos Estados Nacionais, motivadas pelas novas concepes polticas e econmicas e pela centralizao do poder por meio da instituio das monarquias. (F) O perodo marcado pelo movimento da Reforma, decorrente do fortalecimento da unidade religiosa europeia. As noes de divindade so fortalecidas e Deus passa a ser novamente o centro das discusses. (F) Apresentam-se novas invenes e domnio crescente sobre o sobrenatural. Novos inventos facilitaram as atividades dos homens bioqumicos, na indstria de armas e no controle sobre a energia nuclear. Exerccio 2 (V) A filosofia de Giordano Bruno pantesta e sua ideia central a da imanncia de Deus no mundo. (V) Para Nicolau de Cusa existem diversas formas de conhecer: a primeira forma por meio dos sentidos e a segunda a ratio, ou o modo abstrato e fragmentrio das imagens na sua diversidade. (F) Giordano Bruno compreende que a unio de Deus e o mundo e o homem fazem da Terra um lugar da manifestao da eternidade. (F) Nicolau de Cusa afirma que a substncia primeira una, e que todas as coisas individuais so particularidades da substncia primeira. Exerccio 3 (B) Foi responsvel por formular trs importantes leis sobre as rbitas dos planetas. Nelas estabelecia que as rbitas so elpticas e no circulares conforme se imaginava. (D) Formulou a conhecida lei da gravitao universal e estabelece uma nova forma de interpretao fsica a partir da totalidade da mecnica em funo das atraes de massas, expressas matematicamente.

Do Renascimento Filosofia contempornea

29

(A) Sua principal contribuio foi afirmar que o Sol o centro de nosso sistema e a Terra, e demais planetas, giram em torno dele. Essa concepo recupera concepes gregas antigas e foram recebidas com hostilidade pelos crculos de opinio religiosa e mesmo cientfica. (C) Aplicou a Matemtica ao estudo experimental da natureza. Entre as descobertas importantes destacam-se a elaborao da lei de queda livre dos corpos, a construo e aprimoramento do telescpio e a utilizao da investigao cientfica baseado na observao, experimentao e matematizao. Exerccio 4 (V) Afirmava que para conhecer a verdade era necessrio, primeiro, colocar todos os nossos conhecimentos em dvida. Assim, era preciso questionar tudo e avaliar criteriosamente se existe algo na sua plena certeza. (F) Por meio da confiana das percepes sensoriais, dizia que o verdadeiro conhecimento das coisas externas deveria ser assegurado por meio do trabalho lgico. (V) O mtodo cartesiano, escrito no Discurso do Mtodo, segue quatro regras bsicas: regra da evidncia; regra de anlise; regra da sntese e regra da enumerao. (F) Descartes considerado o pai do Empirismo. Exerccio 5 (F) considerado o pai do mtodo dedutivo. (V) Em Novum Organum, Bacon afirma que os homens precisam se desfazer de falsas noes, ou dolos, nas suas prprias palavras. (F) Em relao ao mtodo indutivo, ele serve para combater os equvocos das falsas noes ou dos dolos. (V) Segundo Bacon, as etapas do mtodo indutivo so: observao, organizao racional dos dados, formulao de explicaes gerais e comprovao das hipteses. Exerccio 6 (V) As etapas do mtodo indutivo, segundo Francis Bacon, devem ser as seguintes: observao para coleta das informaes; organizao racional dos dados colhidos empiricamente; formulao de explicaes gerais, baseadas em hipteses, que servem como compreenses dos fenmenos estudados e comprovao das hipteses, mediante experimentaes repetidas em novas circunstncias.

Filosofia e tica Mdulo 3

30

(V) Hobbes foi influenciado pelas ideias de Bacon e Galileu. Devido a essas influncias, abandonou as grandes questes metafsicas, passando a investigar as causas e propriedades das coisas. Sua preocupao centra-se, portanto, na cincia dos corpos, que era dividida em corpos naturais e corpo artificial ou Estado. (F) A tese empirista de Locke de que tudo j existe na mente humana. As ideias construdas so adquiridas antes da existncia do indivduo e reforadas durante sua vida mediante as experincias sensoriais e a reflexo. (V) David Hume fez crticas ao raciocnio indutivo. Sua crtica baseia-se no fato que a concluso indutiva, por mais que se apresente como um nmero mximo de percepes repetidas de um mesmo evento, no possui fundamentao lgica, isso porque um salto de raciocnio baseado em crenas e valores. Exerccio 7 (B) Formula a teoria da separao dos poderes, em Legislativo, Executivo e Judicirio. (C) Foi um dos filsofos mais influentes do Iluminismo. Escreveu Crtica da Razo Pura. (A) Defendeu a monarquia que respeitava as liberdades individuais, apesar de no ser um defensor da democracia. Acreditava que a melhor forma de governo era o que tivesse sob seu comando um soberano esclarecido. Exerccio 8 a) Para Kant, a filosofia deveria responder a quatro perguntas bsicas: O que posso saber? Como devo agir? O que posso esperar? O que o ser humano? Exerccio 9 (V) O positivismo de Comte fundamenta-se na confiana do progresso industrial e no capitalismo, no progresso tcnico e na cincia como meio seguro de mudana social. (V) Para Comte, existem trs estgios do progresso humano: estgio teolgico ou fictcio, estgio metafsico ou abstrato e estgio cientfico ou positivo. (V) Marx foi um crtico do sistema capitalista de produo. Em seu livro O Capital, descreveu detalhadamente a forma como o capital aumenta a medida que explora a fora de trabalho. (V) Para Marx, a forma como os homens agem, se comportam, pensam e sentem est relacionada com a forma como se do as relaes sociais.

Do Renascimento Filosofia contempornea

31

Exerccio 10 (F) A Filosofia contempornea marcada por uma srie restrita de correntes filosficas. (V) Entre as correntes filosficas na contemporaneidade destacam-se o existencialismo, a fenomenologia, o estruturalismo, a filosofia analtica, a Escola de Frankfurt, a filosofia ps-moderna. (F) Cada corrente ou escola de pensamento tem um nmero pequeno de filsofos. (V) A Filosofia contempornea apresenta-se como uma fase da diversidade e multiplicidade de pensamento.

Referncias
ANTISERI, Dario; REALE, Giovanni. Histria da Filosofia. So Paulo: Paulus, 1990. v. I, II e III. ARANHA, Maria Lcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introduo Filosofia. 2. ed. So Paulo: Moderna, 1993. CHAU, Marilena. Convite Filosofia. 12. ed. So Paulo: tica, 2002. COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: histria e grandes temas. So Paulo: Saraiva, 2006. LAW, Stephen. Filosofia. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

Minicurrculo do autor
Francis Kanashiro Meneghetti Doutor em Educao pela Universidade Federal do Paran (UFPR). Professor Titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Administrao da Universidade Positivo (UP).

You might also like