You are on page 1of 2

Resumo do Livro Dos Judos de Toledo

A ocupao das terras espanholas pelo povo judeus remonta ao incio do sculo III (D.C). Na Espanha este povo conseguiu estabelecer-se depois de longos perodos de perseguio na Europa, desenvolvendo uma ampla atividade cultural que tida como a "Idade de Ouro" da histria judaica. Durante 3 sculos o judasmo floresceu em Granada, Crdoba, Sevilha, Saragosa, Barcelona, etc., a ponto de estes pensarem ter encontrado ma nova terra prometida.

Repentinamente estalou um movimento anti-judeu na Espanha e, numa quartafeira de cinzas de maro de 1391, uma multido turbulenta irrompeu no bairro judeu da cidade de Sevilha. No dia 9 de junho, uma horrvel matana apoderou-se da cidade. Dali o tumulto popular propagou-se a Crdoba, onde morreram dois mil hebreus. Continuou avanando at Toledo, onde o populacho, em sinal de f crist, marcou para a matana de judeus o dia 17 de Tamuz (20 de junho), em cuja triste e vergonhosa jornada correram torrentes de sangue israelita pelas ruas da cidade imperial, sem perdo de idade ou sexo.

Em 1478, a expanso do catolicismo define novos rumos na Espanha. Os reis catlicos em um ato de demonstrao de poder estabelecem a inquisio no reino e completam o seu domnio com a tomada de Granada importante provncia local. O objetivo do catolicismo passa a ser a perseguio a qualquer tipo de crena e cultura popular que seja contra o expansionismo cristo. Comeam por estabelecer uma caa frentica contra a bruxaria, o judasmo, e aos mulumanos.

Em 31 de maro de 1492, estes reis reunidos assinaram um decreto de expulso dos judeus do territrio espanhol. Segundo este documento, todos os Judeus que viviam na Espanha deveriam se converter ao catolicismo ou abandonar o pas em um prazo de 3 meses sem levar qualquer riqueza como ouro ou prata.

O enredo do livro narra a histria de dois jovens judeus, Yusuf e Esa, que so primos e moram na provncia de Toledo. So surpreendidos com a notcia da expulso de seu povo e que a inquisio tem prendido muitos judeus, submetendo-os tortura e a morte. Neste clima os dois primos encontrar uma soluo para dar prosseguimento s suas vidas.

Yusuf decide deixar sua cidade e escapar, mas diante das circunstncias ameaadoras resolve converter-se ao cristianismo. Ele com sua famlia so batizados em uma pequena igreja e recebem papis onde firmam seus votos ao catolicismo e recebem novos nomes. Posteriormente se casa em uma cerimnia catlica e passa a vida em Toledo.

J Esa na companhia de sua irm e de sua mulher decide juntar-se aos grupos de judeus fugitivos que tentam deixar o reino indo em direo a Portugal, pas que estava aceitando o estabelecimento do povo judeu em suas terras. Empreende uma jornada difcil por terra e mar at chegar na provncia portuguesa de Genova, onde se estabelece com sua famlia.

You might also like