You are on page 1of 17

Areia de Moldagem a Verde: Tipos, Composies, Matrias-Primas e Variveis de Processo.

( * ) Arnaldo Romanus Introduo Geralmente existe muita confuso quanto escolha do tipo mais adequado de areia a verde a ser empregado pelas fundies, tanto em razo da liga metlica a ser produzida quanto visando solucionar determinados problemas, independente do misturador utilizado. Outro aspecto que chama ateno o fato de, muitas vezes, o fundidor acreditar que o emprego de areia de faceamento poder resolver todos os problemas que normalmente teria se esse material no fosse utilizado, sendo que essa no apenas uma alternativa cara como ainda poder ocasionar outros defeitos de moldagem. Diante disso, o presente trabalho abordar desde os tipos e as composies das areias de moldagem a verde at as matrias-primas e as variveis de processo envolvidas, visando reduzir drasticamente os defeitos e os problemas geralmente atribuveis mesma na maioria das fundies. 1. Tipos de areia a verde Quem possui moldagem manual geralmente utiliza areias de faceamento e de enchimento, o mesmo ocorrendo em boa parte das fundies que j adotam linhas mecanizadas. Todavia, ao partir para o uso de linhas automatizadas, a fundio somente conseguir atingir a maior produtividade possvel nas mquinas de moldar caso deixe de empregar faceamento, ou seja, se puder trabalhar com uma areia geral, mais conhecida por areia de sistema. Assim sendo, pode-se afirmar que possvel ter trs tipos de areia de moldagem a verde: faceamento; enchimento; sistema. 1.1 Areia de faceamento Trata-se de uma areia que tem por finalidade cobrir o modelo, isto , acaba por entrar em contato direto com o metal, motivo pelo qual dever ter uma qualidade adequada no s para resistir ao seu ataque, mas tambm extrao do modelo, colocao de machos, ao fechamento do molde e ao seu transporte at a linha de vazamento. 1.2 Areia de enchimento Embora haja fundies que preparem esta areia to bem quanto o faceamento, em grande parte dos casos somente se adiciona gua mesma e, muitas vezes, a sua preparao nem sequer efetuada em misturador, e sim, diretamente no cho mediante o seu simples revolvimento com trator ou at mesmo com enxada, sendo que normalmente no se d a devida ateno ao enchimento justamente pelo fato de se julgar que esta areia no entrar em contato com o metal.

-------------( * ) Engenheiro metalurgista. Diretor e scio da Foundry Cursos e Orientao Ltda. e da Romanus Tecnologia e Representaes Ltda.

Efetivamente, cobrindo-se o modelo com uma camada adequada de areia de faceamento, dificilmente a regio do molde que ir compor a pea ter a presena da areia de enchimento. No entanto, no se deve esquecer que praticamente impossvel envolver o canal de descida e o funil ou a bacia de vazamento completamente com a areia de faceamento; conseqentemente, logo de imediato o metal acaba mesmo atingindo a areia de enchimento, provocando a sua eroso (arraste; lavagem) e a sua posterior incluso na pea e o aparecimento de outros defeitos na mesma. Alm disso, se no houver uma adequada preparao do enchimento, somente ser possvel ter uma areia de faceamento com qualidade razovel se esta for feita com 100 % de areia base (muitas vezes denominada areia nova), porm isto ir gerar um excessivo descarte de areia de retorno. Portanto, o enchimento deveria ter a mesma composio do faceamento, podendo-se apenas reduzir um pouco o seu tempo de mistura, a fim de no haver falta de areia na linha de moldagem. 1.3 Areia de sistema A partir do momento em que se pretende partir para a implantao de mquinas de moldar automatizadas, independente de serem de alta, mdia ou baixa presso, devese obrigatoriamente utilizar apenas um tipo de areia em todo o molde, motivo pelo qual esta acaba sendo conhecida por areia geral, areia nica ou areia de sistema. 2. Composies das areias de moldagem 2.1 Areia de faceamento Considerando que, s vezes, h fundies trabalhando com areia de faceamento totalmente nova e outras com areia mista ou com areia usada e ainda levando em conta o fato de que as empresas que utilizam faceamento geralmente empregam misturadores convencionais em sua preparao, a seguir sero sugeridas composies para cada caso: a) areia nova (os pesos dos aditivos / aglomerantes so calculados sobre o peso da areia base) a.1) para peas de ferro 100 % de areia base do tipo 60/70 AFS 6 8 % de bentonita sdica ativada convencional ou aditivada com dextrina de milho 2 3 % de p de carvo mineral ou 0,7 1,0 % de p de carvo aditivado mx. 0,4 % de dextrina de milho (seu uso dever ser suspenso se a bentonita j for aditivada com esse componente) gua (suficiente para obter 50 60 % de compactabilidade no momento do uso da areia preparada), com o seguinte ciclo de mistura: areia + ~ 75 % da gua: ~ 30 bentonita + p de carvo (+ dextrina): ~ 6 restante da gua: mn. 4. Nota (vlida tambm para todas as demais composies): sempre que for necessrio empregar um aditivo para aumentar a plasticidade e/ou para reduzir a friabilidade da areia a verde, deve-se lanar mo de dextrina de milho, que possui uma elevadssima solubilidade em gua e no resulta em pelotas na areia preparada ao se efetuar a adio de gua previamente, ao contrrio do amido de milho, o qual, por ter uma baixa 2

solubilidade em gua, no apenas exigiria a realizao preliminar de uma mistura a seco para no resultar em muitas pelotas midas na areia a verde, mas tambm teria o inconveniente de necessitar uma adio substancialmente maior que a dextrina para poder gerar valores semelhantes para essas duas caractersticas, porm isso poderia causar ou piorar a formao de pinholes e bolhas de gs, entre outros defeitos; o ideal, todavia, seria utilizar uma bentonita j aditivada com dextrina de milho durante a sua fase de industrializao. a.2) para peas de ao 100 % de areia base do tipo 60/70 AFS 7 9 % de bentonita sdica ativada convencional ou aditivada com dextrina de milho mx. 0,5 % de dextrina de milho (seu uso dever ser suspenso se a bentonita j for aditivada com esse componente) gua (suficiente para obter 50 60 % de compactabilidade no momento do uso da areia preparada), com um ciclo de mistura semelhante ao empregado para peas de ferro (item 2.1.a.1). Nota: no tocante ao p de carvo, ou se utiliza 2,5 3,5 % desse componente (ou 0,8 1,2 % de p de carvo aditivado) ou se suspende o seu emprego, neste ltimo caso, no entanto, devendo-se aplicar ao molde uma pintura adequada ao tipo de ao a ser vazado no mesmo. a.3) para ligas de cobre 100 % de areia base do tipo 60/70 AFS ou 70/80 AFS 5,5 7,5 % de bentonita sdica ativada convencional ou aditivada com dextrina de milho 1,5 2,5 % de p de carvo mineral ou 0,5 0,8 % de p de carvo aditivado mx. 0,3 % de dextrina de milho (seu uso dever ser suspenso se a bentonita j for aditivada com esse componente) gua (suficiente para obter 50 60 % de compactabilidade no momento do uso da areia preparada), com um ciclo de mistura semelhante ao empregado para peas de ferro (item 2.1.a.1). a.4) para peas de alumnio 100 % de areia base do tipo 60/70 AFS ou 70/80 AFS 5 7 % de bentonita sdica ativada convencional ou aditivada com dextrina de milho 1 2 % de p de carvo mineral ou 0,3 0,7 % de p de carvo aditivado mx. 0,3 % de dextrina de milho (seu uso dever ser suspenso se a bentonita j for aditivada com esse componente) gua (suficiente para obter 50 60 % de compactabilidade no momento do uso da areia preparada), com um ciclo de mistura semelhante ao empregado para peas de ferro (item 2.1.a.1). b) areia mista (os pesos dos aditivos / aglomerantes so calculados sobre o peso total das areias) b.1) para peas de ferro 50 % de areia de retorno (peneirada atravs de malha com 3 5 mm de abertura)

50 % de areia base do tipo 60/70 AFS 4 5 % de bentonita sdica ativada convencional ou aditivada com dextrina de milho 1 2 % de p de carvo mineral ou 0,3 0,7 % de p de carvo aditivado mx. 0,3 % de dextrina de milho (seu uso dever ser suspenso se a bentonita j for aditivada com esse componente) gua (suficiente para obter 45 55 % de compactabilidade no momento do uso da areia preparada), com o seguinte ciclo de mistura: areias + ~ 75 % da gua: ~ 30 bentonita + p de carvo (+ dextrina): ~ 5 restante da gua: mn. 3. b.2) para peas de ao 50 % de areia de retorno (peneirada atravs de malha com 3 5 mm de abertura) 50 % de areia base do tipo 60/70 AFS 4,5 5,5 % de bentonita sdica ativada convencional ou aditivada com dextrina de milho mx. 0,4 % de dextrina de milho (seu uso dever ser suspenso se a bentonita j for aditivada com esse componente) gua (suficiente para obter 45 55 % de compactabilidade no momento do uso da areia preparada), com um ciclo de mistura semelhante ao empregado para peas de ferro (item 2.1.b.1). Nota: no tocante ao p de carvo, ou se utiliza 1,5 2,5 % desse componente (ou 0,5 0,8 % de p de carvo aditivado) ou se suspende o seu emprego, neste ltimo caso, no entanto, devendo-se aplicar ao molde uma pintura adequada ao tipo de ao a ser vazado no mesmo. b.3) para ligas de cobre 50 % de areia de retorno (peneirada atravs de malha com 3 5 mm de abertura) 50 % de areia base do tipo 60/70 AFS ou 70/80 AFS 3,5 4,5 % de bentonita sdica ativada convencional ou aditivada com dextrina de milho 1,0 1,5 % de p de carvo mineral ou 0,3 0,5 % de p de carvo aditivado mx. 0,2 % de dextrina de milho (seu uso dever ser suspenso se a bentonita j for aditivada com esse componente) gua (suficiente para obter 45 55 % de compactabilidade no momento do uso da areia preparada), com um ciclo de mistura semelhante ao empregado para peas de ferro (item 2.1.b.1). b.4) para ligas de alumnio 50 % de areia de retorno (peneirada atravs de malha com 3 5 mm de abertura) 50 % de areia base do tipo 60/70 AFS ou 70/80 AFS 3 4 % de bentonita sdica ativada convencional ou aditivada com dextrina de milho 0,5 1 % de p de carvo mineral ou 0,15 0,35 % de p de carvo aditivado mx. 0,2 % de dextrina de milho (seu uso dever ser suspenso se a bentonita j for aditivada com esse componente)

gua (suficiente para obter 45 55 % de compactabilidade no momento do uso da areia preparada), com um ciclo de mistura semelhante ao empregado para peas de ferro (item 2.1.b.1). c) areia usada (os pesos de todos os componentes so calculados sobre o peso da areia de retorno) c.1) para peas de ferro 100 % de areia de retorno (peneirada atravs de malha com 3 5 mm de abertura) 10 % de areia base do tipo 60/70 AFS 1 2 % de bentonita sdica ativada convencional ou aditivada com dextrina de milho 0,5 1 % de p de carvo mineral ou 0,15 0,35 % de p de carvo aditivado mx. 0,2 % de dextrina de milho (seu uso dever ser suspenso se a bentonita j for aditivada com esse componente) gua (suficiente para obter 45 55 % de compactabilidade no momento do uso da areia preparada), com o seguinte ciclo de mistura: areias + ~ 75 % da gua: ~ 30 bentonita + p de carvo (+ dextrina): ~ 5 restante da gua: mn. 3. c.2) para peas de ao 100 % de areia de retorno (peneirada atravs de malha com 3 5 mm de abertura) 10 % de areia base do tipo 60/70 AFS 1,5 2,5 % de bentonita sdica ativada convencional ou aditivada com dextrina de milho mx. 0,3 % de dextrina de milho (seu uso dever ser suspenso se a bentonita j for aditivada com esse componente) gua (suficiente para obter 45 55 % de compactabilidade no momento do uso da areia preparada), com um ciclo de mistura semelhante ao empregado para peas de ferro (item 2.1.c.1). Nota: no tocante ao p de carvo, ou se ou se utiliza 0,7 1,2 % desse componente (ou 0,2 0,4 % de p de carvo aditivado) ou se suspende o seu emprego, neste ltimo caso, no entanto, devendo-se aplicar ao molde uma pintura adequada ao tipo de ao a ser vazado no mesmo. c.3) para ligas de cobre 100 % de areia de retorno (peneirada atravs de malha com 3 5 mm de abertura) 10 % de areia base do tipo 60/70 AFS ou 70/80 AFS 0,8 1,5 % de bentonita sdica ativada convencional ou aditivada com dextrina de milho 0,3 0,8 % de p de carvo mineral ou 0,10 0,25 % de p de carvo aditivado mx. 0,1 % de dextrina de milho (seu uso dever ser suspenso se a bentonita j for aditivada com esse componente)

gua (suficiente para obter 45 55 % de compactabilidade no momento do uso da areia preparada), com um ciclo de mistura semelhante ao empregado para peas de ferro (item 2.1.c.1). c.4) para peas de alumnio 100 % de areia de retorno (peneirada atravs de malha com 3 5 mm de abertura) 10 % de areia base do tipo 60/70 AFS ou 70/80 AFS 0,5 1,0 % de bentonita sdica ativada convencional ou aditivada com dextrina de milho 0,2 0,5 % de p de carvo mineral ou 0,05 0,15 % de p de carvo aditivado mx. 0,1 % de dextrina de milho (seu uso dever ser suspenso se a bentonita j for aditivada com esse componente) gua (suficiente para obter 45 55 % de compactabilidade no momento do uso da areia preparada), com um ciclo de mistura semelhante ao empregado para peas de ferro (item 2.1.c.1). 2.2 Areia de enchimento (os pesos de todos os componentes so calculados sobre o peso da areia de retorno) Como uma boa parte da areia base necessria renovao da areia de retorno j incorporada ao sistema via faceamento e considerando que este, dependendo do tipo a ser utilizado, pode ter porcentagens distintas de areia base, a adio desta ao enchimento deveria levar este fato em considerao, ou seja, a sua participao teria quer ser menor no caso de se utilizar faceamento novo e maior em se tratando de faceamento feito com areia usada, conforme segue (os demais componentes, em princpio, tambm necessitariam obedecer a esta orientao): a.1) para peas de ferro 100 % de areia de retorno (peneirada atravs de malha inferior a 10 mm de abertura) 0 10 % de areia base do tipo 60/70 AFS 0,5 1,5 % de bentonita sdica ativada convencional ou aditivada com dextrina de milho 0,2 0,8 % de p de carvo mineral ou 0,05 0,25 % de p de carvo aditivado mx. 0,05 % de dextrina de milho (seu uso dever ser suspenso se a bentonita j for aditivada com esse componente) gua (suficiente para obter 42 52 % de compactabilidade no momento do uso da areia preparada), com o seguinte ciclo de mistura: areia (s) + ~ 75 % da gua: ~ 30 bentonita + p de carvo (+ dextrina): ~ 230 restante da gua: mn. 130. b) para peas de ao 100 % de areia de retorno (peneirada atravs de malha inferior a 10 mm de abertura) 0 10 % de areia base do tipo 60/70 AFS 0,8 2 % de bentonita sdica ativada convencional ou aditivada com dextrina de milho

mx. 0,1 % de dextrina de milho (seu uso dever ser suspenso se a bentonita j for aditivada com esse componente) gua (suficiente para obter 42 52 % de compactabilidade no momento do uso da areia preparada), com um ciclo de mistura semelhante ao empregado para peas de ferro (item 2.2.a.1). Nota: no tocante ao p de carvo, ou se utiliza 0,3 0,8 % desse componente (ou 0,10 0,25 % de p de carvo aditivado) ou se suspende o seu emprego, neste ltimo caso, no entanto, devendo-se aplicar ao molde uma pintura adequada ao tipo de ao a ser vazado no mesmo. c) para ligas de cobre 100 % de areia de retorno (peneirada atravs de malha inferior a 10 mm de abertura) 0 10 % de areia base do tipo 60/70 AFS ou 70/80 AFS 0,3 1,2 % de bentonita sdica ativada convencional ou aditivada com dextrina de milho 0,1 0,6 % de p de carvo mineral ou 0,03 0,15 % de p de carvo aditivado mx. 0,05 % de dextrina de milho (seu uso dever ser suspenso se a bentonita j for aditivada com esse componente) gua (suficiente para obter 42 52 % de compactabilidade no momento do uso da areia preparada), com um ciclo de mistura semelhante ao empregado para peas de ferro (item 2.2.a.1). d) para peas de alumnio 100 % de areia de retorno (peneirada atravs de malha inferior a 10 mm de abertura) 0 10 % de areia base do tipo 60/70 AFS ou 70/80 AFS 0,2 0,8 % de bentonita sdica ativada convencional ou aditivada com dextrina de milho 0,05 0,4 % de p de carvo mineral ou 0,02 0,10 % de p de carvo aditivado mx. 0,03 % de dextrina de milho (seu uso dever ser suspenso se a bentonita j for aditivada com esse componente) gua (suficiente para obter 42 52 % de compactabilidade no momento do uso da areia preparada), com um ciclo de mistura semelhante ao empregado para peas de ferro (item 2.2.a.1). 2.3 areia de sistema (os pesos de todos os componentes so calculados sobre o peso da areia de retorno) Neste caso dever ser feita uma distino entre a areia a verde destinada moldagem convencional (mecanizada ou at mesmo manual) e a utilizada na moldagem de alta produtividade, visto que no segundo caso torna-se necessrio reduzir a umidade sem perda excessiva da compactabilidade e isso, em princpio, mais facilmente alcanado mediante o uso de uma maior adio de areia base, o emprego (pelo menos parcial) de bentonita sdica natural e a utilizao de um maior tempo de mistura, motivo pelo qual a composio ser subdividida conforme segue:

a) moldagem convencional a.1) para peas de ferro 100 % de areia de retorno (peneirada atravs de malha inferior a 10 mm de abertura) 2 5 % de areia base do tipo 60/70 AFS 0,6 1,2 % de bentonita sdica ativada convencional ou aditivada com dextrina de milho 0,2 0,6 % de p de carvo mineral ou 0,05 0,15 % de p de carvo aditivado mx. 0,05 % de dextrina de milho (seu uso dever ser suspenso se a bentonita j for aditivada com esse componente) gua (suficiente para obter 42 52 % de compactabilidade no momento do uso da areia preparada), com o seguinte ciclo de mistura em se tratando de misturador convencional: areias + ~ 75 % da gua: ~ 30 bentonita + p de carvo (+ dextrina): ~ 330 restante da gua: mn. 130, o qual poder ser reduzido para um tempo efetivo de preparao de 90 120 se for empregado misturador intensivo. a.2) para peas de ao 100 % de areia de retorno (peneirada atravs de malha inferior a 10 mm de abertura) 3 6 % de areia base do tipo 60/70 AFS 0,8 1,5 % de bentonita sdica ativada convencional ou aditivada com dextrina de milho mx. 0,1 % de dextrina de milho (seu uso dever ser suspenso se a bentonita j for aditivada com esse componente) gua (suficiente para obter 42 52 % de compactabilidade no momento do uso da areia preparada), com um ciclo de mistura semelhante ao empregado para peas de ferro (item 2.3.a.1). Nota: no tocante ao p de carvo, ou se utiliza 0,3 0,8 % desse componente (ou 0,10 0,20 % de p de carvo aditivado) ou se suspende o seu emprego, neste ltimo caso, no entanto, devendo-se aplicar ao molde uma pintura adequada ao tipo de ao a ser vazado no mesmo. a.3) para ligas de cobre 100 % de areia de retorno (peneirada atravs de malha inferior a 10 mm de abertura) 1 3 % de areia base do tipo 60/70 AFS ou 70/80 AFS 0,2 0,8 % de bentonita sdica ativada convencional ou aditivada com dextrina de milho 0,1 0,2 % de p de carvo mineral ou 0,03 0,07 % de p de carvo aditivado mx. 0,05 % de dextrina de milho (seu uso dever ser suspenso se a bentonita j for aditivada com esse componente) gua (suficiente para obter 42 52 % de compactabilidade no momento do uso da areia preparada), com um ciclo de mistura semelhante ao empregado para peas de ferro (item 2.3.a.1).

a.4) para peas de alumnio 100 % de areia de retorno (peneirada atravs de malha inferior a 10 mm de abertura) 0,5 1,5 % de areia base do tipo 60/70 AFS ou 70/80 AFS 0,1 0,8 % de bentonita sdica ativada convencional ou aditivada com dextrina de milho 0,02 0,06 % de p de carvo mineral ou 0,01 0,02 % de p de carvo aditivado mx. 0,03 % de dextrina de milho (seu uso dever ser suspenso se a bentonita j for aditivada com esse componente) gua (suficiente para obter 42 52 % de compactabilidade no momento do uso da areia preparada), com um ciclo de mistura semelhante ao empregado para peas de ferro (item 2.3.a.1). b) moldagem automatizada b.1) para peas de ferro 100 % de areia de retorno (peneirada atravs de malha inferior a 10 mm de abertura) 3 8 % de areia base do tipo 60/70 AFS ou 70/80 AFS 0,5 1,2 % de bentonita (50 70 % de sdica ativada convencional ou aditivada com dextrina de milho e o complemento de sdica natural) 0,2 0,6 % de p de carvo mineral ou 0,07 0,15 % de p de carvo aditivado mx. 0,05 % de dextrina de milho (seu uso dever ser suspenso se a bentonita j for aditivada com esse componente) gua (suficiente para obter 40 48 % de compactabilidade no momento do uso da areia preparada), com o seguinte ciclo de mistura em se tratando de misturador convencional: areias + ~ 75 % da gua: ~ 30 bentonitas + p de carvo: ~ 4 restante da gua: mn. 2, o qual poder ser reduzido para um tempo efetivo de pr eparao de 100 135 se for empregado um misturador intensivo. b.2) para peas de ao 100 % de areia de retorno (peneirada atravs de malha inferior a 10 mm de abertura) 4 10 % de areia base do tipo 60/70 AFS 0,7 1,5 % de bentonita (50 70 % de sdica ativada convencional ou aditivada com dextrina de milho e o complemento de sdica natural) mx. 0,08 % de dextrina de milho (seu uso dever ser suspenso se a bentonita j for aditivada com esse componente) gua (suficiente para obter 40 48 % de compactabilidade no momento do uso da areia preparada), com um ciclo de mistura semelhante ao empregado para peas de ferro (item 2.3.b.1). Nota: no tocante ao p de carvo, ou se utiliza 0,3 0,8 % desse componente (ou 0,10 0,20 % de p de carvo aditivado) ou se suspende o seu emprego, neste ltimo caso, no entanto, devendo-se aplicar ao molde uma pintura adequada ao tipo de ao a ser vazado no mesmo.

b.3) para ligas de cobre 100 % de areia de retorno (peneirada atravs de malha inferior a 10 mm de abertura) 1,5 2,5 % de areia base do tipo 60/70 AFS ou 70/80 AFS 0,1 0,6 % de bentonita (poder ser utilizado no mximo 30 % de sdica natural, com o complemento sendo de sdica ativada convencional ou aditivada com dextrina de milho) 0,05 0,15 % de p de carvo mineral ou 0,02 0,05 % de p de carvo aditivado mx. 0,03 % de dextrina de milho (seu uso dever ser suspenso se a bentonita j for aditivada com esse componente) gua (suficiente para obter 40 48 % de compactabilidade no momento do uso da areia preparada), com um ciclo de mistura semelhante ao empregado para peas de ferro (item 2.3.b.1). b.4) para peas de alumnio 100 % de areia de retorno (peneirada atravs de malha inferior a 10 mm de abertura) 0,8 1,5 % de areia base do tipo 60/70 AFS ou 70/80 AFS 0,1 0,6 % de bentonita sdica ativada convencional ou aditivada com dextrina de milho 0,01 0,05 % de p de carvo mineral ou 0,007 0,010 % de p de carvo aditivado mx. 0,02 % de dextrina de milho (seu uso dever ser suspenso se a bentonita j for aditivada com esse componente) gua (suficiente para obter 40 48 % de compactabilidade no momento do uso da areia preparada), com um ciclo de mistura semelhante ao empregado para peas de ferro (item 2.3.b.1). 3. Matrias-primas Considerando que o ideal seria utilizar a dextrina de milho j incorporada bentonita sdica ativada pelo prprio produtor do ltimo material, visando aumentar a plasticidade da areia a verde, reduzir a sua friabilidade e manter a resistncia trao a mido (RTU) em valores bastante elevados, o primeiro aditivo no ser abordado sob o ponto de vista puro. Assim sendo, o presente captulo tratar dos seguintes componentes da areia a verde: areia base; bentonita convencional (sdica ativada e sdica natural); bentonita aditivada com dextrina de milho; p de carvo mineral (tipo Cardiff); p de carvo aditivado (PCA); gua. 3.1 Areia base Normalmente se emprega areia de slica, extrada de barrancos ou de leitos de rios, a qual, antes de ser utilizada pela fundio, passa por um processo de lavagem e de classificao granulomtrica.

10

A fim de evitar a ocorrncia de bolhas de gs e de pinholes, h fundies que acabam utilizando areia base excessivamente grossa, do tipo 50/60 AFS ou at mesmo 40/50 AFS, s vezes s na macharia e em outras ocasies tambm na moldagem. Embora esse artifcio possa sanar ou pelo menos atenuar esses defeitos em funo da maior permeabilidade que isso gera na areia a verde, como efeito colateral se tem a piora do acabamento das peas e, freqentemente, um considervel aumento do refugo por incluses de areia, neste caso resultantes de uma maior tendncia eroso (arraste; lavagem) do molde pelo metal lquido. No entanto, desde que a fundio utilize bentonita e aditivos carbonceos adequados e tenha um bom grau de preparao da mistura, entre outras variveis a serem mantidas sob controle, seguramente vivel utilizar areia base do tipo 60/70 AFS (granulometria mdia) at mesmo em moldagem de alta presso. Assim sendo, a seguir ser fornecida uma especificao que poderia ser adotada para o tipo de areia base sugerido (60/70 AFS): mdulo de finura: 60 70 AFS teor de finos: mx. 1,5 % permeabilidade: 80 110 AFS teor de argila AFS: mx. 0,5 %. Ainda convm salientar que, desde que a fundio receba a devida orientao por parte de algum fornecedor de matria-prima ou de pessoas especializadas em areia a verde, perfeitamente possvel melhorar consideravelmente o acabamento das peas mediante o uso de areia base fina (tipo 70/80 AFS), sem que isso resulte em permeabilidade excessivamente baixa na areia preparada. 3.2 Bentonita uma argila normalmente extrada a cu aberto, a qual, juntamente com a gua, fornece ao molde a resistncia suficiente para o mesmo suportar a presso do metal durante o vazamento e a sua solidificao. Embora, para misturadores que possuam ms, geralmente bentonitas de maior inchamento resultem numa melhor eficincia de mistura, bem como na conseqente economia dessa matria-prima e na obteno de timas propriedades da areia a verde, em se tratando de misturadores providos de agitadores esse tipo de produto nem sempre tem um bom comportamento, pelo fato de fazer a areia crescer demais dentro do equipamento e exigir, conseqentemente, um maior teor de umidade para se obter a compactabilidade desejada na areia preparada, no por culpa desse tipo especfico de misturador, e sim, pelo fato de que as bentonitas sdicas ativadas brasileiras prprias para sistemas de moldagem de alta produtividade possuem inchamento bem maior que as de muitos outros pases. Alm disso, embora, em moldagem convencional, seja perfeitamente vivel trabalhar com 100 % de bentonita sdica ativada, o mesmo no ocorre com processos de areia a verde voltados para mquinas de moldar de alta produtividade, que necessitam operar com areia preparada em baixos nveis de umidade para se poder obter uma boa fluidez da mistura, porm com compactabilidade suficientemente elevada para no haver problemas de quebras de moldes durante a extrao dos modelos. Assim sendo, a seguir ser apresentada uma sugesto de especificao para ambos os tipos de bentonitas, com uma faixa de inchamento varivel em funo do misturador em uso na fundio:

11

caractersticas sdica ativada sdica natural umidade (%) 8 13 8 13 inchamento (ml / 2 g) 35 50 30 40 reteno na malha 200 ( %) mx. 15 mx. 15 AAM (ml / 0,5 g) mn. 50 mn. 52 2 RCV (N/cm ) mn. 12 mn. 11 RTU (N/cm2) mn. 0,30 mn. 0,28 onde: AAM = adsoro de azul de metileno RCV = resistncia compresso a verde RTU = resistncia trao a mido. Embora, aparentemente, a bentonita sdica natural possua resistncias (RCV e RTU) mais baixas que a sdica ativada no teste de recebimento feito com 15 minutos de mistura, na prtica da moldagem ocorre o contrrio, visto que numa areia de sistema se tem um tempo de mistura acumulado geralmente varivel na faixa de 2 8 horas em funo de seu grau de renovao e do prprio tempo efetivo de mistura empregado, sendo que essa diferena de comportamento decorrente das distintas dispersabilidades de ambos os tipos de bentonitas, ou seja, a sdica natural demora mais tempo para desenvolver as suas caractersticas, motivo pelo qual, inclusive, o seu uso seria totalmente desaconselhvel na preparao de areia de faceamento nova. Considerando, todavia, que tanto as bentonitas sdicas ativadas convencionais brasileiras quanto as sdicas naturais argentinas passaram a ter uma ntida piora de seu comportamento quanto manuteno principalmente de um bom valor de RTU (resistncia trao a mido) na areia a verde, a qual, muitas vezes, ainda apresenta uma queda considervel de sua plasticidade e um aumento acentuado de sua friabilidade, j h alguns anos diversas fundies partiram para o emprego de bentonita brasileira aditivada com dextrina de milho, desenvolvida pelo prprio autor do presente trabalho. A fim de que a bentonita aditivada com dextrina de milho tenha plenas condies de evitar a ocorrncia de quebras de moldes, bem como de incluses de areia e de defeitos de expanso nas peas, esse produto necessita atender s seguintes caractersticas: umidade: 8 13 % inchamento: mn. 40 ml / 2 g reteno na # 40: mx. 15 % AAM: mn. 50 ml / 0,5 g RCV: mn. 12 N/cm2 RTU: mn. 0,30 N/cm2. 3.3 Aditivos carbonceos 3.3.1 P de carvo mineral Tambm chamado de p Cardiff, esse produto obtido a partir da extrao e do beneficiamento de carvo mineral e utilizado na areia a verde principalmente com o objetivo de melhorar o acabamento das peas e de reduzir o seu tempo de limpeza. A maior dificuldade existente com essa matria-prima seria a definio da sua granulometria ideal, sendo que isso somente deveria ser feito mediante um trabalho em conjunto entre a fundio e o fornecedor desse produto e desde que pelo menos uma das duas empresas tenha um laboratrio em condies adequadas para detectar, na areia a 12

verde, o ponto de equilbrio entre as granulometrias da areia base e do p de carvo mineral em desenvolvimento. Assim sendo, seria prefervel generalizar apenas a especificao relativa s demais caractersticas, sugerindo-se: volteis: mn. 30 % carbono vtreo: mn. 9,0 % cinzas: mx. 15 % enxofre: mx. 1,5 % umidade: mx. 3,0 %. 3.3.2- P de carvo aditivado Mais conhecido por PCA e desenvolvido pelo autor deste trabalho, esse produto visa substituir o p de carvo mineral sem os efeitos colaterais que este ltimo produto muitas vezes acaba gerando na areia a verde. Alm de se poder alterar a granulometria do PCA de acordo com a relao areia/metal mdia em uso pela fundio, a principal vantagem desse aditivo reside no fato de que cada empresa poder dispor de um tipo que atenda s suas necessidades especficas num dado momento. Diante disso, a especificao do PCA acaba sendo muito varivel, sendo que os tipos mais tradicionais normalmente se enquadram nos seguintes valores: volteis: 50 75 % carbono vtreo: 10 18 % cinzas: mx. 10 % enxofre: mx. 1,1 % umidade: mx. 5,0 %. 3.4 gua Embora, aparentemente, a gua somente sirva para molhar a areia de moldagem, na prtica a sua adio mistura dever ser feita de um modo bastante controlado no sentido de se obter simultaneamente a umidade e a compactabilidade desejadas na areia a verde. Alm disso, a qualidade da gua a ser utilizada dever ser a melhor possvel, visto que h sais que podem reduzir tanto a resistncia trao a mido (RTU) como o ponto de fuso da areia a verde, no primeiro caso podendo-se vir a ter o aparecimento de defeitos de expanso (escamas e rabos de rato) e, no segundo caso, problemas de sinterizao de areia s peas. De um modo geral, costuma-se classificar a qualidade da gua industrial em funo da quantidade de resduo slido contido na mesma, conforme segue: at 100 mg/l: poder ser utilizada sem maiores problemas; de 100 200 mg/l: normalmente exige a utilizao de uma maior proporo de bentonita sdica natural e um maior teor de aditivo carbonceo na areia a verde; acima de 200 mg/l: geralmente ocasiona um excesso de defeitos de moldagem. 4. Variveis de processo Um dos maiores problemas que se observa em grande parte das fundies o desconhecimento quase que total das principais variveis que afetam a performance da areia a verde, destacando-se as seguintes: grau de preparao; composio;

13

finos inertes; temperatura.

4.1 Grau de preparao da mistura Sem sombra de dvida, esta a varivel que mais afeta a qualidade da areia a verde, pelo fato de poder prejudicar caractersticas tais como a RCV (resistncia compresso a verde), a RTU (resistncia trao a mido), a plasticidade e a permeabilidade e por permitir que, na areia preparada, se tenha gua livre, ou seja, um excesso de umidade no devidamente aproveitado pela bentonita, que acaba resultando ou acentuando praticamente todos os problemas atribuveis areia a verde, isto : quebra de moldes, sinterizao, pinholes, bolhas de gs, penetrao por exploso, penetrao metlica (tambm conhecida por entranhamento), variao dimensional e mau acabamento das peas, entre outros. Portanto, no apenas se dever manter o misturador devidamente regulado, como necessrio escolher o ciclo de mistura correto e a bentonita mais adequada ao misturador em uso. 4.2 Composio da mistura Uma das piores coisas que uma fundio poder fazer adquirir matrias-primas destinadas areia a verde pelo seu preo direto e no com base no custo final do fundido, sendo que, sem sombra de dvida, um componente inadequado acabar resultando em serssimos problemas tanto na moldagem quanto nas peas. Assim sendo, torna-se necessrio sempre optar por matrias-primas de primeira linha, de acordo com as sugestes apresentadas no captulo 3 anterior. Outro aspecto que acaba gerando muitos problemas quanto escolha do grau de renovao adequado do sistema, visto que uma adio insuficiente de areia base s misturas permite que a areia a verde fique demasiadamente contaminada com impurezas tais como argila oolitizada, partculas de coque e condensados de resina, ao passo que uma renovao excessiva implica no apenas num descarte desnecessariamente elevado de areia de retorno, mas tambm num aumento do consumo de matrias-primas e inclusive num incremento do tempo efetivo de mistura. Diante disso, alm de j terem sido apresentadas, no captulo 2 deste trabalho, sugestes quanto s faixas de adio de areia base em funo da liga metlica produzida e do tipo de areia a verde em uso, especificamente para ferros fundidos pode-se lanar mo preferencialmente do balano de massa da areia a verde (tambm denominado de composio tcnica), o qual, para ser devidamente aplicado mediante o emprego de p de carvo Cardiff, exige que inicialmente se tenha o conhecimento das seguintes informaes: grau de incorporao de resduos de machos ( AM) areia de retorno (em termos de porcentagem), sendo que, quando a regenerao de machos feita meramente por atrito mecnico, tambm este produto dever ser encarado como se fosse areia de machos (AM); relao areia/metal mdia (RAM) mensal (ou de um determinado perodo especfico), ou seja, divide-se o peso da areia a verde que de fato foi utilizada na confeco dos moldes (descontando-se o peso dos moldes refugados e tambm o peso da areia raspada dos moldes durante o seu processo de confeco) pelo peso bruto de metal efetivamente vazado nos mesmos; nvel de componentes deletrios existentes na areia de retorno, levando-se em considerao os seguintes aspectos:

14

- se a fundio no utiliza machos na produo de suas peas e se simultaneamente alcana uma tima eficincia de mistura, se possui resfriador que permita obter no mximo 45 oC na areia de retorno na entrada do misturador, se o sistema de exausto de finos inertes est iver funcionando a contento e se utilizar bentonita(s) de excelente qualidade, ento se poder adotar o fator de renovao F = 10; - se a fundio utilizar uma quantidade excessiva de machos cold -box, tiver uma pssima eficincia de mistura, no possuir resfriador e nem tampouco sistema de exausto de finos inertes e se no empregar bentonita(s) de qualidade muito boa, ento se dever utilizar um fator F = 30 (o qual poder chegar a F = 50 quando houver uma incidncia excessiva de defeitos atribuveis areia a verde, principalmente pinholes e penetrao por exploso); - se a fundio utilizar uma quantidade bastante grande de machos (principalmente cold-box), porm se tiver uma boa eficincia de mistura, se conseguir resfriar a areia de retorno at abaixo de 45 oC na entrada do misturador e se o sistema de exausto estiver funcionando a contento, recomenda-se iniciar o acerto da performance da areia a verde geralmente com fator F = 25, o qual poder ser gradativamente diminudo at fator F = 15, neste caso desde que a(s) bentonita(s) em uso seja(m) de excelente qualidade. Partindo do princpio que uma dada fundio tenha: - um grau mdio de incorporao de machos AM = 3,0 %; - uma relao areia/metal mdia RAM = 6 (ou seja, 6/1); - uma eficincia de mistura relativamente boa (porm no excelente); - um sistema de exausto de finos inertes que no funcione a contento; - um resfriador que nem sempre consiga fazer com que a areia de retorno fique com temperatura inferior a 45 oC na entrada do misturador, ento inicialmente se poderia adotar um fator F = 30, mediante o qual se passaria a ter a seguinte necessidade de adio de areia base ( AB) s misturas de areia a verde: AB = (F/RAM) AM = (30/6) 3,0 = 5,0 3,0 = 2,0 %, ou seja, dever-se-ia adicionar 2,0 % de areia base em todas as misturas at se conseguir reduzir substancialmente os defeitos/problemas atribuveis areia a verde, quando ento se poderia tentar diminuir aos poucos at F = 15 o grau de renovao do sistema (desde que isso no resulte numa adio negativa de areia base s misturas, como acabaria ocorrendo no caso do exemplo citado). J no tocante s adies de bentonita(s) e de p de carvo Cardiff, uma vez tendo-se definido o grau de renovao que se pretende ter no sistema de areia a verde deve-se tambm estabelecer os teores de argila ativa e de volteis com os quais se deseja trabalhar, bem como a(s) bentonita(s) e o p de carvo a serem utilizados durante um perodo no inferior a 3 (trs) meses consecutivos, para ento se poder calcular os graus de queima desses componentes em funo dos teores estabelecidos para estas caractersticas e dos resultados efetivamente alcanados na areia a verde. Em se tratando do PCA (p de carvo aditivado), no entanto, existe a possibilidade de se zerar a adio de areia base s misturas mesmo quando se tem uma elevada incorporao de machos cold-box areia de retorno, desde que sempre se consiga alcanar uma boa eficincia de mistura, que se tenha uma exausto adequada dos finos inertes, que se obtenha uma temperatura da areia de retorno inferior a 45 oC na entrada do misturador e que se utilize bentonita(s) de tima qualidade. 4.3 Finos inertes Parcialmente os componentes queimados no molde durante e logo aps o vazamento do metal ficam aderidos pea, sendo facilmente eliminados do sistema.

15

No entanto, considerando que, para se poder reduzir o tempo de jateamento das peas, se deveria ter uma menor quantidade de areia aderida s mesmas durante a sua desmoldagem, automaticamente acaba-se incorporando um maior teor de partculas queimadas areia de retorno, que necessitam ser adequadamente eliminadas do sistema, visto que uma quantidade indevida das mesmas causa srios problemas. Mediante uma renovao correta do sistema, feita por meio de areia base, consegue-se remover tanto as impurezas mais grosseiras existentes na areia de retorno como tambm grande parte das partculas mais finas nela existentes. Todavia, como normalmente se tem uma excessiva formao de finos inertes (queimados), alm de se renovar o sistema se deveria tambm efetuar uma exausto do excesso desses componentes nocivos, caso contrrio seria necessrio adicionar uma quantidade muito elevada de areia base s misturas, que no apenas exigiria um aumento de seu tempo de preparao, mas tambm resultaria num maior descarte de areia de retorno. 4.4 Temperatura da areia de retorno Embora normalmente se queira ter uma determinada temperatura na areia preparada, o ideal mesmo seria que fosse a areia de retorno que devesse sofrer os controles antes de ser transferida para o seu silo, visto que um excesso de temperatura aliado a uma umidade relativamente elevada fazem com que se tenha um demasiado afunilamento dessa areia no silo, podendo, eventualmente, resultar em srios problemas na moldagem e nas peas se houver a necessidade de efetuar alteraes mais profundas na composio da mistura e se futuramente ocorrer um desbarrancamento da areia de retorno aderida s paredes do silo. Alm disso, no se deve esquecer que, quanto mais acentuado for o afunilamento da areia de retorno no seu silo, mais rapidamente a mesma poro de areia ser reutilizada, o que poder aumentar ainda mais a temperatura da areia a verde. Especificamente no tocante temperatura da areia preparada, pode-se esclarecer o seguinte: inferior a 45 C: a areia a verde est sob controle no tocante a eventuais alteraes das caractersticas resultantes de sua temperatura; entre 45 C e 70 C: o sistema de areia a verde apresenta muitas oscilaes, porm ainda possvel trabalhar relativamente bem com a areia preparada (talvez seja necessrio adicionar dextrina de milho s misturas ou ento utilizar bentonita aditivada com esse produto); superior a 70 C: as caractersticas da areia a verde ficam totalmente descontroladas, resultando em srios problemas na moldagem e nas peas. De um modo geral, conveniente sempre utilizar gua com temperatura tal na preparao da areia a verde (e inclusive no resfriamento da areia de retorno) que se consiga obter 30 40 C na areia preparada em sua sada do misturador. Consideraes finais Desde que sejam utilizadas matrias-primas com qualidade adequada s reais necessidades das fundies e na condio de que estas adotem uma composio correta para a liga metlica a ser vazada nos moldes e que proporcionem um ciclo de preparao aos componentes de acordo com o tipo de misturador em uso, perfeitamente vivel eliminar o emprego de areia de faceamento na produo da maioria das peas. Todavia, considerando que, s vezes, custa caro demais alterar radicalmente a composio da areia de sistema para solucionar problemas existentes em pouqussimos

16

itens, nesta situao convm utilizar areia de faceamento, desde que sejam tomados os devidos cuidados na preparao da respectiva areia de enchimento. A fim de se poder evitar a ocorrncia de quebras de moldes e se alcanar um baixo ndice de refugo nas peas, de suma importncia que a fundio opte pelos tipos de matrias-primas mais adequados suas reais necessidades, cuja especificao sempre dever ser acertada de comum acordo com os seus fornecedores. Alm disso, existe a necessidade de o fundidor conhecer ao menos o efeito das principais variveis que afetam a performance de sua areia a verde, ou seja, o grau de preparao conferido s misturas, a composio das cargas, a remoo adequada dos finos inertes de todo o circuito do sistema de moldagem e a temperatura da areia de retorno, caso contrrio no haver condies de se manter o refugo sob controle.

17

You might also like