You are on page 1of 2

ANEXO III Resoluo 1 da Comisso Interministerial de Mudana Global do Clima

Contribuio da Atividade de Projeto para o Desenvolvimento Sustentvel

Projeto de gerao de eletricidade a partir de fontes renovveis conectada rede eltrica: Complexo Elico Unio dos Ventos, Serveng Civilsan S.A.

A. Contribuio para a sustentabilidade ambiental local A atividade de projeto consiste na gerao de energia renovvel a partir de plantas elicas de baixo impacto ambiental, em detrimento da instalao de possveis plantas de gerao de energia, inclusive aquelas movidas a combustveis fsseis. Dessa forma, alm de reduzir emisses de GEE (que uma contribuio para a sustentabilidade ambiental global), essas plantas elicas de baixo impacto iro mitigar possveis emisses de outros poluentes tais como xidos de enxofre (SOx), fuligem, partculas inalveis, monxido de carbono (CO) e xidos de nitrognio (NOx). B. Contribuio para o desenvolvimento das condies de trabalho e gerao lquida de empregos Em funo das obras de implementao e da posterior operao do Complexo Elico Unio dos Ventos, novos postos de trabalhos sero criados pela atividade de projeto. Alm disso, prtica comum em empreendimentos da Serveng as iniciativas scioambientais de comunicao e capacitao, visando o conhecimento da comunidade sobre o empreendimento, o desenvolvimento de pessoas da comunidade, gerao de renda, incluso social e produtiva, alm de melhoria das condies de vida. A Serveng vem promovendo programas de capacitao profissional, em parceria com o SENAI e com as secretarias dos municpios envolvidos, relacionados a postos de trabalho na construo civil, sendo que parte do pessoal treinado tem sido contratado para trabalhar na implementao da atividade de projeto. Adicionalmente, a Serveng

vem desenvolvendo aes relacionadas a atendimento odontolgico visando a melhoria da sade da comunidade local, alm de aes de doao de livros infantis para escolas municipais objetivando melhorias na educao local. C. Contribuio para a distribuio de renda Como mencionado no item anterior, a Serveng vem promovendo cursos de capacitao profissional na comunidade local, possibilitando absoro dessa mo-deobra capacitada na implementao da atividade de projeto, contribuindo para uma melhor distribuio de renda, e tornando esses colaboradores mais versteis e aptos a uma eventual recolocao no mercado de trabalho. D. Contribuio para capacitao e desenvolvimento tecnolgico A atividade de projeto consiste na gerao de energia elica renovvel para exportao para o sistema eltrico brasileiro. Apesar de o Brasil possuir grande potencial elico, essa fonte de energia representa atualmente apenas 1,24% da potncia instalada total fiscalizada do sistema eltrico nacional, com 1,45 GW instalados (referente a 11/Jan/2012, disponvel em http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/capacidadebrasil/capacidadebrasil.asp). A instalao de projetos elicos de grande porte, como a atividade de projeto proposta, podem estimular iniciativas similares no setor energtico brasileiro e encorajar o desenvolvimento de plantas de energia renovvel modernas e mais eficientes no Brasil. Alm disso, pode encorajar a instalao de novas unidades de fabricao de aerogeradores no pas, de forma a reduzir os altos custos de implementao desse tipo de atividade. Adicionalmente, a operao e manuteno do complexo elico ser realizada pera General Electric (GE), fornecedora dos aerogeradores, contemplando captao de mo-de-obra local; essa atividade permitir, portanto, capacitao e transferncia de know-how em termos locais e regionais. E. Contribuio para a integrao regional e articulao com outros setores Os parques elicos implementados no Brasil, alm dos benefcios ambientais supracitados, tm aumentado a atratividade turstica existente na regio dos mesmos. Dessa forma, a atividade de projeto poder causar impactos positivos no terceiro setor, permitindo que o mesmo se desenvolva regionalmente.

You might also like