You are on page 1of 11

Unicamp MC 906 A Inteligncia Artificial

Cincia Cognitiva

HIPNOSE
Carlos Romeu Tibrio RA 008284 Leandro Rodrigues Magalhes de Marco RA 009089 Silvia Petean RA 840999
Campinas, junho de 2004

OBJETIVO Pretendemos aqui expor conceitos fundamentais sobre hipnose, um assunto aboradado em cincia cognitiva. Entendemos que nosso modelo de inteligncia somos ns mesmos (homo sapiens), ento buscamos entender processos de pensamento/ao dos seres humanos, como forma de buscar modelos, conceitos implantveis para embutir inteligncia em programas. Os conceitos aqui tratados foram expostos de forma e linguajar bem bsicos (direcionado para o pblico que no profissional de qualquer rea ligada prtica de hipnose)

ORIGENS Embora transes e vrias formas de meditao faam parte de diferentes culturas desde seus primrdios, um estudo cientfico do que podemos chamar hipnose s se deu no final do sculo XVIII. O paida hipnose moderna se chama Franz Mesmer, um mdico austraco. Mesmer acreditava que o hipnotismo era uma fora mstica que flua do hipnotizador ao hipnotizado (que chamou de magnetismo animal). A hiptese de Mesmer que o poder que est por trs da hinose vem do hipnotizador, e que , de alguma forma, infringido ao sujeito, prevaleceu por certo tempo. Este elemento mgico de seua teoria, embora tenha tido crdito inicialmente, foi logo depois descartado Por homenagem a Mesmer , o termo hipnose fico conhecido como Mesmerismo1.

INTRODUO O que h de verdade sobre as idias pre-concebidas sobre hipnose? um mtodo que permite o controle sobre a vontade prpria das outras pessoas? Permite implante de memrias falsas? Torna os hipnotizados capazes de feitos sobrenaturais? Estas crenas populares tm alguma semelhana com as prticas de hipnose, mas a concepo atual do processo difere delas em vrios pontos. Os que so sujeitos a traness hipnticos no so escravos de seus mestres; tm vontade prpria. E no esto num estado meio sonolento de fato, esto num estado hiper-atento. O entendimento sobre o processo avanou no ltimo sculo, mas ainda guarda seus mistrios. Este trabalho vai explicar as teorias populares de hipnose e explorar formas que os hipnotistas usam para praticar a sua arte.

O QUE HIPNOSE
1

Hinotizar at hoje convive com seu sinnimo mesmerizar.

A cincia ainda no tem uma explicao completa de como se d o processo. Esta s mais uma pea no grande quebra-cabea que explicao de como funciona a mente humana. Assim sendo, bom nos acostumarmos com o fato de que algum mistrio sempre reste, pois dificilmente uma explicao definitiva ser encontrada... Mas os profissionais da psiquiatria/psicanlise entendem suas principais caractersticas e tm modelos de seu funcionamento. Definem-na como um estado de transe, caracterizado por extrema sugestibilidade, relaxamento, e imaginao elevada. No como o sono, pois o sujeito est alerta o tempo todo; pode ser comparado ao estado de sonho acordado, ou ao estado de se perder vendo um filme ou lendo um livro. Fica-se perfeitamente consciente, mas filtram-se os estmulos prximos externos, focando-se intensamente no objeto pensado, com a excluso quase total de qualwuer outro pensamento. O objeto de imaginao, como filmes, livros, ou sonhos acordados, pode paracer real a ponto de causar emoes (eventos pensados podem causar emoes reais, como medo, raiva, alegria, tristeza, surpresa). Alguns pesquisadores clssificam tais tanses com forams de auto-hipnose. Milton Erickson, um aclamado hipnotisa do sculo XX, sustenta que as pessoas se auto-nipnotizam diariamente.Mas a maioria dos psiquiatras focam-se no estado de transe causado por exerccios intencionais de relaxamenteo e foco. Esta hipnose profunda normalmente comparada com oestado mental relaxado entre o sono e o estado desperto. Definio da Associao americada de Psicologia, Diviso de Hipnose Psicolgica, 1993: Hipnose um procedimento durante o qual um profissional de sade ou pesquisador sugere que um cliente, paciente, ou um sujeito experimente mudanas de sensaes, percepes, pensamentos e comportamentos. O contexto hipntico geralmente estabelecido por um procedimento de induo. Embora haja muitas indues hipnticas diferentes, a maioria inclui sugestes de relaxamento, calma e bem-estar. Instrues para pensar sobre experincias agradveis so tambm comumente includas em indues hipnticas. As pessoas respondem diferentemente hipnose. Algumas descrevem sua experincia como um estado alterado de conscinica, outras como um estado de ateno focada onde se sentem muito calmos e relaxados. Independente de como e de que grau com qe respondem, a amioria descreve a experincia como agradvel. Algumas pessoas respondem muito bem a sugestes hipnticas, outras menos. A habilidade de uma pessoa em responder a sugestes hipnticas pode ser inibida por medos e desconfianas derivadas de alguns conceitos errados. (...) [possvel controle do comportamento do hipnotizado pelo hipnotizador]. Hipnotizados geralmente permanecem conscientes de quem so, onde esto e, a menos que a amnsi tenha sido sugerida, lembram-se do que se passou durante a hipnose. A hipnose facilita que as pessoas experimentem sugestes, mas no as for a ter estas experincias2.

Executive Committee of the American Psychological Association Division of Psychological Hypnosis [1993, Fall]. Psychological Hypnosis: A Bulletin of Division 30, 2, p. 7

O PROCESSO CONVENCIONAL Na hipnose convencional, o hipnotizado v as sugestes do hipnotizador comosua prprias, e como se fossem realidade. Se lhe sugerido que a lngua tem 2 vezes o tamanho normal, essle ter dificuldade para falar. Se lhe foi sugerido que st tomando um mikshake, vai sentir o gosto e o geladinho na boca e na garganta. Se lhe [e sugerido medo, pode suar de pnico. Mas o tempo todo o hipnotizado est consciente que tudo imaginrio. como brincar de faz-de-conta (como as crianas), num nvel intenso. Neste estado mental as pessoas se sentem desinibidas e relaxadas. Presumivelmente porque descartaram as dvidas e preocupaes que pem suas aces em cheque. De novo d para fazer analogia com assistir um filme: voc no se preocupa com trabalho, famlia, contas a pagar, ... quando assiste.Voc s pensa no que est na tela. Neste estado voc est altametne sugestonvel, isot , se lhe sugerido fazer algo (pelo hipnotizador), voc acolhe a idia totalmente. (por isto o estado hpntico costuma seer to divertido:pesoas normalmente discretas podem passar a fazer besteiras, destramelar a falar, cantar, ..., sem medo de embaraos. O senso de moralidade e segurana ficam de botuca durante a experincia, entretanto. Um hipnotista no pode obrig-lo a fazer o que voc no quer.

O QUE EST POR TRS DO PROCESSO A escola de pensamento sobre hipnose predominante advoga que uma forma de acessar a mente subconsiente diretamente (normalmente se est atento somente ao pensamento consciente, enquanto a mente subconsciente faz todo o pensamento de fundo, acessando as informaes que lhe possibilitam seguir com o pensamento consciente). Seu subconsciente tambm se encarrega do que voc faz automaticamente (respirar, processar informaes que o corpo recebe, por exemplo). O subconsciente faz a maior parte do processo de pensar e decidir muitas coisas. Quando se est acordado, a mente consciente avalia todos estes pensamentos, decide tansformar em ao certas decises, processa novas e transmite para a mente subconsciente. No sono, a mente subconsciente se desliga, e a subconsciente reina soberana. Profissionais da rea teorizam que os exerccios de foco e relaxamento da hipnose trabalham para acalmar e subjugar mente subconsciente, de forma a tornar seu papel menos ativo no processo de pensamento. Neste estado ha conscincia, mas a mente consciente fica por trs da mente subconsciente. Isto permite ao hipnotizador e ao hipnotizado trabalhar diretamente como subconsciente. como se o processo acessasse diretamente um painel de controde do crebro.

CONSCIENTE E SUBCONSCIENTE A idia da hipnose colocar a mente consciente de escanteio e do hipnotizador poder conectar a mente subconsciente diretamente ganhou muita aceitao no meio

psiquitrico, especialmetne porque explica a maioria das caractersticas do estado hipntico bem. Como, por exemplo, no caso de inibio: a mente consciente que pe os limites, enquanto o subconsciente o centro de imaginao e impulso. Se essta segunda est livre, os filtros que da promeira no se aplicam, e a pessoa fica mais solta e criativa. Tambm explica a reao automtica a impulsos e sugestes: Os hipnotizados so capazes de fazer as coisas mais bizarras, de acordo com esta teoria, porque sua mente consciente no est filtrando e a informao que lhe vem. Parece que a sugesto do hipnotizador vem diretamente do subconsciente, em vez de vir de outra pessoa. Reage-se automaticamente a estes impulsos e sugestes, como se faria aos seus prprios pensamentos. claro, a mente subconsciente tem uma conscincia, instinto de sobrevivncia e idias prprias, ento h vrias coisas com a qual no vai concordar. O subconsciente regula suas sensaes corporais (palato, tato, viso) e os sentimentos (emoes). Quando a porta de acesso aberta, e o hipnotizador pode falas diretamente ao subconsciente, ele pode engatilhar todos estes sentimentos/sensaes, de forma a voc poder sentir o gosto do milkshake, sentir contentamento e satisfao, e um outro grande nmero de sensaes. Alm disto, o subconsciente o armazm de todas as suas memrias. Sob hipnose, pode-se acessar eventos completamente esquecidos. H vezes em que o psicanalista usa hipnose para trazer tona memrias relacionadas a um problema pessoal, de forma a auxiliar na resoluo deste. Tambm pelo mesmo mecanismo, uma vez que a mente est num estado de tal forma sugestionvel, pode-se criar falsas memrias! (por isto os psicanalistas tm que ser muito cuidadoso na exploraa do passado de pacientes). As basese desta teoria psicolgica da hipnose esto calcadas em sua maioria sobre raciocnio lgico, mas h alguma evidncia psicolgica que a suporta.

TCNICAS Os mtodos utilizados pelos hipnotizadores variam. Entretanto todos eles requerem alguns pr-requisitos bsicos:

A pessoa precisa querer ser hipnotizada. A pessoa precisa acreditar que pode ser hipnotizada. A pessoa precisa se sentir confortvel e relaxada.

Se estes requisitos so cumpridos, o hipnotizador pode levar a pessoa ao transe hipntico, usando variados mtodos. As tcnicas mais comuns so:

Induo por olhar fixo Este o mtodo visto freqentemente em filmes, onde o hipnotizador balana um relgio de bolso em frente da pessoa.

A idia bsica deste mtodo fazer com que a pessoa foque sua ateno em um objeto muito intensamente, de maneira a se desligar de qualquer outro

estmulo. Enquanto a pessoa foca a ateno no objeto, o hipnotizador fala-lhe em baixo tom, levando-a a relaxar. Esta tcnica era muito popular nos primrdios da hipnose, mas no muito utilizada atualmente porque no funciona em um grande percentual da populao.

Rpido A idia deste mtodo sobrecarregar a mente com comandos repentinos e firmes.

Se os comandos forem fortes e o hipnotizador estiver suficientemente convencido, a pessoa perder o controle da conscincia. Este mtodo funciona bem para hipnose em pblico, porque a presena de uma audincia, coloca a pessoa que ser hipnotizada em uma situao limite tornando-a muito mais suscetvel aos comandos do hipnotizador.

Relaxamento progressivo Este o mtodo mais utilizado pelos psicanalistas.

Falando pessoa em voz baixa e calma, o hipnotizador gradualmente traz o paciente a um completo relaxamento e ateno, facilitando a hipnose. Autohipnose e fitas de meditao utilizam este mtodo.

Perda de equilbrio Este mtodo cria uma perda de equilbrio com agitaes rtmicas vagarosas. Pais colocam seus bebs para dormir utilizando este mtodo milenar.

Antes do hipnotizadores colocarem a pessoa em transe total eles geralmente testam o desejo e capacidade destes serem hipnotizados. O tpico mtodo de teste fazer vrias sugestes simples como Relaxe seus braos completamente e passar para sugestes que pedem para a pessoa distorcer pensamentos normais ou no ter descrena, como por exemplo Faa de conta que voc no tem peso..

DIVERSO OU PROFISSO Em shows de hipnose que ocorrem em Las Vegas (USA), as tcnicas de hipnose so utilizadas para fins de entretenimento. uma experincia incrvel assistir algum hipnotizando pessoas comuns. O poder da sugesto, imaginao e a atenuao da inibio fazem um fantstico show. Mas estas demonstraes so uma parte mnima de tudo o que a hipnose pode fazer (as sugestes nestes casos so intencionalmente banais para assegurar que ningum ir se machucar). O hipnotizador usa seu acesso ao subconsciente apenas para brincar com o

hipnotizado. Em casos mais srios, este acesso usado para produzir mudanas na pessoa. O exemplo mais difundido da mudana de comportamento atravs de hipnose o tratamento de controle de hbitos. Para este fim, o hipnotizador foca no hbito que est arraigado no subconsciente (fumar, por exemplo). Com o acesso ao painel de controle da mente, o hipnotizador pode ser capaz reprogramar o subconsciente para reverter o comportamento. Alguns hipnotizadores fazem isto conectando algo negativo com o mau hbito (um exemplo sugerir que fumar causa nusea e se isto efetivamente programado, a pessoa comear a passar mal quando pensar em fumar). Uma outra alternativa construir um desejo de poder, sugerindo ao subconsciente que voc no precisa de cigarros e no os quer. Controle de hbito comumente praticado em massa em cursos ou com fitas ou CDs. Uma vez que o tratamento no especificamente voltado para a pessoa e rpido, estes programas no so freqentemente efetivos. Mesmo se o tratamento tem resultados positivos a curto prazo, h uma grande chance de recada. Sesses de hipnose diretas e individuais tendem a ter melhores resultados.

FISIOLOGIA DA HIPNOSE Numerosos estudos compararam sinais corporaisde pessoas hipnotizadas com os de pessoas no hipnotizadas. Em sua maioria, h significantes mudanas fsicas associadas com o estado de transe hipntico. As batidas do corao e a respirao diminuem seus ritmos, mas isto devido ao relaxamento envolvido no processo, no hipnose propriamente dita. Entretanto parece haver mudanas reais na atividade do crebro. A mais notvel destas vem da observao de eletreencefalogramas (EEGs), medidas da atividade eltrica cerebral. As pesquisas em EEG demonstram que o crebro produz diferentes ondas cerebrais (ritmos de ovltagem eltrica dependentes ddo estado mental). Sono profundo tem leituras diferentes do estado de sono, que diferenet do estado acordade, que diferente do estado relaxado. Estudos mostram que pessoas hipnotizadas so levadas para o estado de maior freqncia das ondas cerebrais, associadas com o estado completamnete desperto. As funes das ondas cerebrais no so um indicador definitivo de como a mente opera, mas seu padro casa com a hiptese que a mente consciente se retira durante a hipnose e a subconsciente toma um papel mais ativo. Pesquisadore tambm estudaram padres do crtex cerebral que ocorrem durante a hipnose. Nestes estudos, pessoas hipnotizadas mostraram reduo da atividade no lado direito do crtex cerebral, e aumento no lado direito (neurologistas acreditam que ohemisfrio direito do crtex centraliza o controle lgico do crebro, operando em deduo, razo e conveno; o hemisfrio direito, contrastando, controla a imaginao e criatividade). Uma diminuio na atividade do hemisfrio direito bate com a hiptese que a hipnose subjuga a influncia inibidora da mente. Concomitantemente, um aumento na atividade do lado direito do crebro apia a idia de uqe a mente subconsciente, impulsiva e criativa, toma o controle. Esta no uuma evidncia conclusiva, mas d crdito a que a hipnose libere a mente subconsciente

Nota: como suprote adicional, vale lembrar que milhes de pessoas praticam hipnose regularmente, e milhes se submetem a ela, afirmando que o processo funciona com eles.

CURA PSQUICA/PSIQUITRICA (Vimos j que a hipnose pode ser usada para tirara maus hbitos) Uma aplicao relacionada coma hipnose a hipnoterapia psiquitrica. Ela usa sesses de hipnose para trabalhar com problemas pessoais profundos e intrincados. A trapia tenta quebrar padres negativos de ocmportamento, com programas massivos de controle de hbitos. Pode ser particularmetne efetiva no controle de fobias, medos sem fundamento de certos objetos e situaes3. Outra forma de atuao da hipnoterapia e trazer ao nvel consciente problemas psiquitricos de fundo. Acesso a medos, memrias e emoes reprimidas pode ajudar a esclarecerquestes difceis e trazer solues para problemas crnicos.

HIPNOSE FORENSE A hipnose pode resgatas memrias dormentes que auxiliem a solues de casos legais. Nesta prtica, o hipnotizador acessa memrias profundas e reprimidas de um crime passado, que possam ajudar a identificao de criminosos ou de detalhes do crime. uma aplicao controversa da hipnose, uma vez que hipnose tambm permite implantao de falsas memrias...

HIPNOTERAPIA MDICA Outra aplicao controversa da hipnose. Mdicos e lderes espirituais suportam a idia de que a sugestohipntica pode aliviar dores e curar doenas em alguns pacientes. A idia que suporta esta hiptese de que mente e corpo so intrincadamente interconectados. Ao receber a sugesto, o subconsciente deve fazer acontecer a mudana sugerida. H vrios casos que ilustram esta idia. Usando somente induo hipntica, muitas mulheres deram a luz com dores/desconfortos mnimos. Vrios pacientes de cncer tratados com hipnose juram que ela ajuda a administrar a dor da quimioterapia; alguns do o crdito de sua recuperao hipnoterapia. O sucesso da hipnoterapia parece ser inegvel; entretanto alguns mdicos atribuem a responsabilidade dos resultados a outros fatores.
S por curiosidade, vamos citar um fato: Yung estava trabalhando com um paciente (europeu) que tinha repetidamente um sonho em que ele era morto com um tiro numa escadaria de certo lugar em Paris. Ele s vezes tinha (por necessidades profissionais) que ir a Paris a negcios, e no ia, pois tinha um mau pressentimento. Yung trabalhou com o paciente na eliminao da fobia e teve sucesso. O paciente enfrentou seu medo, e foi a Paris. E aconteceu que ele foi de fato assasinado em Paris com um tiro numa escadaria!!!
3

H ALGO MGICO A? Na histria recente da nipnose, houve dezenas de tcnicas e explicaes do fenmeno. A nica constante sobre o assunto o fato de que algo de fato acontece, que as pessoas sujeitas ao processo realmente entram num estado em que fica anormalmente sugestionveis e desinibidas. Cticos modernos tm uma explicao sonora e convincente deste estado nousual: preso social e influncia do hipnotista seriam suficientes para convencer as pessoas que elas deveriam agir de certa forma. Quando se encontram atentos s sugestes, pensam que devem estar num transe hipntico. Propenentes desta teoria creem que esta crena sozinha pode ser suficiente para promover mudanas considerveis numa pessoa. Nesta viso, um hipnotizador no algum que pode sondar os recnditos escondidos de sua mente, mas algum com autoridade e carisma suficientes para convenc-lo a acompanh-lo. Enfim, eles colocam o fenmeno da hipnose como um efeito-placebo4. Acaba que a explicao da hipnose fica muito ligada teoria de (qualquer forma de) transe. Quando uma pessoa convencida de que uma mudana foi feita em seu subconsciente, ela registra isto como um fato. E como qualqure fato, esta informao se enraza na mente subconsciente. Ento, mesmo que o estado hipnrtico seja apenas uma fico da imaginao da pessoa, as sugestes hipnticas ainda podem mexer com suas crenas mais profundas e o resultado o mesmo!

Efeito produzido pela crena de que fazer algo vai produzir resulatdos esperados. Advoga-se que uma vontade forte capaz de porduzir/modificar/influenciar estados fsicos, como dor e doenas. Numerosos estudos j mostraram que administrao de plulas com aucar em pacientes j provocou que gissem diferentemente, apenas porque achavam que deviam.

PEQUENO GLOSSRIO

Estado Alterado de Conscincia Termo usado por alguns cientistas e criticado por outros, que no concordam com o termo estado que denota uma condio diferente do estado disperto (acordado), do sono, ou de estados meditativos. (se bem que alguns estados meditativos tambm podem ser interpretados como estados alterados de conscincia) Hipnotizabilidade Capacidade de um indivduo ser hipnotizado. Medida em uma escala continua, baseada em testes que classificam as pessoas quanto a sua responsividade a sugestes. Muitas aplicaes clnicas de hipnose no requerem um alto grau de hipnotizabilidade dos pacientes Escalas de Hipnotizabilidade Medidas baseadas na responsividade a sugesstes baseadas na leitura de scripts-padro, com diferentes nveis de dificuldade; pode-se fazer um paralelo com testes de medida de inteligncia. Sugestibilidade Habilidade de responder a sugestes sem prvia induo hipntica. Relacionada capacidade de imaginao (e no fraca fora de vontade) Sugesto Indicaes verbais ou no-verbais para agira ou pensar da forma que o hipnotizador indica, de forma automtica, involuntria ou sem esforo.

FONTES DE PESQUISA

http://www.howstuffworks.com/hypnosis.htm http://www.hypnosis-research.org/hypnosis http://www.apmha.com http://hypnosistreatmentcenter.com http://science.howstuffworks.com/brain.htm

Obs: a pesquisa em livros foi prejudicada pela greve na universidade, pois bibliotecas onde gostaramos de pegar livros estavam fechadas. /

You might also like