You are on page 1of 134

IFSP Instituto Federal de Educao, Cincias e Tecnologia de So Paulo Campus Salto

Tecnologia Pneumtica
Circuitos Pneumticos e Comandos Eletropneumticos

Ailson Marins

Salto 2009

Sumrio
1. Introduo 2. Produo do ar comprimido 3. Distribuio do ar comprimido 4. Preparao do ar comprimido 5. Atuadores lineares 6. Motores pneumticos 7. Vlvulas 8. Seqncia de movimentos 9. Tipos de esquemas 10. Simbologia 11. Eletropneumtica 12. Exerccios 13. Componentes eltricos dos circutos 14. Bibliografia

Pgina 1 11 16 22 37 53 55 82 88 97 103 111 112 132

1 - INTRODUO

Pneumtica o estudo dos movimentos e fenmenos dos gases

Origem da palavra:
Dos antigos gregos provm a palavra pneuma, que significa flego, vento e filosoficamente, alma; derivado desta surgiu o conceito de pneumtica. Foi no sculo XI X que o estudo do comportamento do ar e de suas caractersticas tornou-se sistemtico; inicialmente desacreditada, quase sempre por falta de conhecimento e instruo, a pneumtica foi aceita e somente aps 1950 foi aproveitada na produo industrial, tornando sua rea de aplicao cada vez maior. Nota : Entende- se por ar comprimido o ar atmosfrico compactado por meios mecnicos, confinado em um reservatrio, a uma determinada presso.

Propriedade dos gases


Como qualquer substncia, os gases possuem propriedades especficas. Essas propriedades so: A) COMPRESSIBILIDADE: a propriedade que o gs tem de permitir a reduo do seu volume sob a ao de uma fora exterior. B) ELASTICIDADE: a propriedade que permite ao gs retornar ao seu volume primitivo, uma vez cessado a fora exterior que o havia comprimido. C) EXPANSIBILIDADE: a propriedade que o gs tem de ocupar sempre o espao ou volume total dos recipientes. A expansibilidade o inverso da compressibilidade. D) DIFUSIBILIDADE: a propriedade pela qual um gs ou vapor, posto em contato com o ar, se mistura intimamente com ele.

1.2. Vantagens no uso do ar comprimido: - encontrado com facilidade e em grande quantidade no ambiente. - Estando acondicionado em reservatrio, de fcil transporte e distribuio, podendo ser utilizado no momento que se queira. - Funcionamento perfeito, mesmo em situaes trmicas extremas. - Sistema de filtragem torna o ar comprimido limpo. - Eventuais vazamentos no poluem o ambiente. - Permite alcanar altas velocidades de trabalho. - O equipamento seguro contra sobrecarga.

1.3. Desvantagem no uso do ar comprimido: - Custo elevado na produo, armazenamento e distribuio do ar. - Variaes de velocidade devido compressibilidade do ar. - Escapes ruidosos, obrigando ao uso de silenc iadores.

1.4. Rentabilidade do ar comprimido: Para o clculo da rentabilidade real do ar comprimido, no devem ser considerados somente os custos de energia empregada; deve- se levar em conta, tambm, o processo mais econmico, em razo da automatizao, barateando o produto. Com a utilizao de mquinas automatizadas e o emprego do ar comprimido, podemos reduzir a utilizao do trabalho braal, principalmente em reas insalubres e em condies perigosas; o que leva tambm a uma reduo do custo final do produto.

1.5. Fundamentos das leis fsicas dos gases Voc j deve saber que a superfcie terrestre est permanentemente envolvida por uma camada de ar. CAMADAS G ASOSAS DA ATMO SFERA

Essa massa gasosa (ar), denominada atmosfera, tem composio aproximada de 78% de Nitrognio, 21 % de Oxignio e 1% de outros (dixido de carbono, argnio, hidrognio, nenio, hlio, criptnio, xennio, etc.). Para melhor compreender as leis e as condies do ar, devemos primeiramente considerar as grandezas fsicas, em nosso pas adotamos as unidades de medidas do Sistema Internacional (SI), mas comum o uso de unidades que no pertencem ao SI, principalmente em disciplinas instrumentais como: Hidrulica, Refrigerao, Pneumtica, etc.

1.6. Grandezas, smbolos e unidades

1.7. Fora e presso


Em pneumtica, fora e presso so grandezas muito importantes. F o r a : um agente capaz de deformar (efeito esttico) ou acelerar (efeito dinmico) um corpo. P r e s s o : o quociente da diviso do mdulo (intensidade) de uma fora pela rea onde ela atua. Regra do Tringulo:

a
b a b significa diviso significa multiplicao

F P A

F P A P

F A

1.8. Princpio de Pascal Um fluido, ao ser comprimido em um recipiente fechado exercer presso igual em todos os sentidos.

Podemos verificar isto facilmente, fazendo uso de uma bola de futebol. Apalpando- a, observamos uma presso uniformemente distribuda superfcie.

em

sua

1.9. Presso atmosfrica

a presso que a atmosfera exerce sobre os corpos, atuando em todos os sentidos. Ela equilibra uma coluna de 760mm (altura), de mercrio, 0 C e ao nvel do mar. Quem imaginou e levou a efeito essa exper incia foi o fsico italiano Torricelli, de onde vem o nome de barmetro de T orricelli. Ele usou um tubo de vidro com cerca de 1m de comprimento, e um dos extremos fechado. Encheu- o de mercrio e tampou o outro extremo com o dedo; depois inverteu o tubo e mergulhou- o num recipiente tambm com mercrio.

Quando retirou o dedo, formando uma coluna.

o lquido desceu at atingir certa altura

A coluna de mercrio manteve-se em equilbrio pela presso atmosfrica exercida sobre a superfcie do mercrio no recipiente.

Medindo essa coluna, ao nvel do mar, Torricelli constatou que media 760mm, a partir do nvel de mercrio do reservatrio.

1.10. Relao entre unidades de fora 1 Kp = 1 Kgf 1 Kp = 9,81 N Para clculos aproximados, consideramos: 1 Kp = 10N 1.11 Equivalncia entre unidades de presso . Kp/cm 2 atm bar ( Kgf/cm2 ) 0,102 10 - 5 1,013 x 10 - 4 1,033 T orr (mm de Hg) 7,5 x 10 - 3 760 metro da coluna de gua 10,2 x 10 - 5 10,33

presso

Pa (n/m 2 )

1 Pa

1 1,013 x 10 5 10 5 9,81 x 10 4 133 9,81 x 10 - 3

9,87 x 10 - 5 1

1 atm

1 bar

0,987

1,02

750

10,2

1 kp/cm 2

0,968 1,31 x 10 - 3 9,68 x 10 - 2

0,981 1,31 x 10 - 3 9,81 x 10 - 2

1 1,36 x 10 - 3 0,1

736

10 13,6 x 10 - 3 1

1 T orr

1m coluna de gua

73,6

Para clculos aproximados, consideramos: 1atm = 760mmHg = 1bar = 1kgf/cm 2 = 100kPa = 10mca = 14,7 PSI(lbf/pol 2 ) Onde:

atm -atmosfera; mm Hg -altura da coluna de mercrio em milmetros; bar -unidade do CGS = 10 6 brias (do grego baris = pesado); kp/cm - quilopond por centmetro ao quadrado; kgf/cm - quilograma fora por centmetro ao quadrado; kPa - quilopascal; mca - altura da coluna de gua em metros; PSI - Pound Square Inch (lbf/pol) : libra-fora por polegada ao quadrado.

ATENO

O aparelho que mede a presso (manmetro normal) indica apenas a presso relativa. Portanto, em termos de presso absoluta, necessrio atmosfera(1 atm) ao valor indicado no manmetro. somar mais uma

Zero absoluto

EXEMPLO O manmetro indica: Presso Relativa 3 atm 8 bar 5 kgf/cm 2 2 PSI Presso Absoluta 3 atm + 1 atm = 4 atm 8 bar + 1 atm = 9 bar (1 atm = 1 bar) 5 kgf/cm 2 + 1 atm = 6 kgd/cm 2 (1atm = 1kgf/cm 2 ) 2 PSI + 1 atm = 16,7 PSI (1 atm = 14,7 PSI)

Subpresso

1 atm

Zero relativo

Presso Relativa

Presso Absoluta

Sobrepresso

1.12 Temperatura a quantidade de intensidade de calor. energia calrica em trnsito. A temperatura indica a

No estudo dos gases, a temperatura expressa em Kelvin, tambm conhecida como escala de temperatura absoluta. As escalas de temperatura mais utilizadas so: Celsius (C), Fahrenheit (F) e Kelvin (K) Observe as diferenas entre as escalas apresentadas na figura abaixo:

Temperatura de vaporizao da gua

100 C

212 F

373 K

Escala Fahrenheit

Escala Clsius

Temperatura de congelamento da gua

0 C

32 F

273 K

Como pode ser visto na ilustrao, as trs escalas apresentam (entre congelamento e vaporizao da gua) as seguintes quantidades de divises, na presso atmosfrica normal = 1 atm :

Escala Celsius (C) Escala Kelvin (K) Escala Fahrenheit (F)

----------------------

100 divises 100 divises 180 divises

Como base nesses dados, obtemos as equaes de converses entre as trs escalas: C = 5 x ( F 32 ) 9 K = C + 273 K = 5 x ( F 32 ) + 273 9 C = K - 273

Escala Kelvin

1.13 Leis Fsicas dos gases Lei de Boyle/Mariotte (Robert Boyle e Edna Mariotte ) Considerando- se a temperatura constante, ao reduzir o volume, aumenta a presso (transformao isotrmica).

Lei de Gay Lussac (Joseph Louis gay Lussac ) Considerando- se a presso constante, ao aumentar a temperatura, aumenta o volume (transformao isobrica).

Lei de Charles (Jacques Alexandre Charles) Considerando- se o volume constante, ao aumentar a temperatura, aumenta a presso (transformao isotrmica)

10

2. PRODUO DO AR COMPRIMIDO

Ao projetar a produo ou consumo de ar, devero ser consideradas possveis ampliaes e futuras aquisies de equipamentos pneumticos. Uma estao compressora fornece o ar comprimido para os equipamentos, atravs de uma tubulao, e uma ampliao posterior da instalao torna-se cara. Os vrios tipos de compressores esto relacionados diretamente com a presso de trabalho e a capacidade de volume, exigidas para atender s necessidades da indstria.

11

2.1. Compressor de mbolo com movimento linear A) Compressor de mbolo: Baseia- se no princpio de reduo de volume . Isto significa que o ar da atmosfera aspirado para um ambiente fechado (Cmara de compresso) onde um pisto (mbolo) comprime o ar sob presso.

B) Compressor de membrana :

O mbolo fica separado, por uma membrana, da cmara de suco e compresso, isto , o ar no entra em contato com as partes deslizantes. Assim, o ar fica isento de resduos de leo, e por essa razo, esses compressores so os preferidos das indstrias alimentcias, qumicas e farmacuticas.

12

2.2. Compressores de mbolo rotativo

A) Compressor rotativo multicelular (palhetas): Dotado de um compartimento cilndrico, com aberturas de entrada e sada, onde gira um rotor fora de centro.

B) Compressor de fuso rosqueado (parafuso): Dois parafusos helicoidais, de perfis cncavo e convexo, comprimem o ar, que conduzido axialmente.

13

2.3. Generalidades A) Volume de ar fornecido a quantidade de ar fornecido pelo mbolo do compressor em movimento. Existem duas indicaes de volume fornecido. - terico (volume interno x rpm) - efetivo (volume terico perdas)

B) Presso presso de Regime a presso fornecida pelo compressor, e que vai da rede distribuidora at o consumidor. Presso de T rabalho a presso necessria nos postos de trabalho. Essa presso geralmente de 6 bar, e os elementos de trabalho so construdos para essa faixa de trabalho, considerada presso normal ou econmica.

C) Acionamento Em instalaes industriais, na maioria dos casos, o acionamento se d por motor eltrico. T ratando-se de uma estao mvel, o acionamento geralmente por motor a exploso (gasolina, leo diesel).

D) Regulagem Para combinar o volume de fornecimento com o consumo de ar, necessria uma regulagem do compressor (mecnica ou eltrica), a partir de dois valores limites pr-estabelecidos: presso mxima e mnima.

14

E) Refrigerao

O aquecimento ocorre em razo da compresso do ar e do atrito, e esse calor deve ser dissipado. necessrio escolher o tipo de refrigerao mais adequado, conforme o grau de aquecimento do compressor. Em compressores pequenos, sero suficientes palhetas de aerao para que o calor seja dissipado. Compressores maiores sero equipados com ventilador, e em alguns casos, devem ser equipados com refrigerao a gua circulante ou gua corrente contnua.

F) Local de instalao e manuteno A estao de compressores deve ser montada dentro de um ambiente fechado, com proteo acstica, boa aerao e o ar sugado deve ser fresco, seco e livre de poeira. A manuteno do compressor um fator muito importante, pois dela depende o seu bom funcionamento e a sua rentabilidade. Portanto, imprescindvel elaborar planos de manuteno e seguir as instrues recomendadas pelo fabricante. No plano dever constar, obrigatoriamente, a verificao do nvel do leo lubrificao nos locais apropriados, e particularmente nos mancais compressor, motor e crter, bem como a limpeza dos filtros de ar e da vlvula segurana do reservatrio de ar, pois, se a mesma falhar, haver perigo exploso do reservatrio, ou danificao da mquina. de do de de

15

3. DISTRIBUIO DO AR COMPRIMIDO
3.1. Reservatrio de ar comprimido

FUNO : estabilizar a distribuio do ar comprimido, eliminar as oscilaes de presso na rede distribuidora e, quando h um momentneo alto consumo de ar, uma garantia de reserva.

A grande superfcie do reservatrio refrigera o ar suplementar; assim, parte da umidade condensada e separa-se do ar no reservatrio, saindo pelo dreno.

16

3.2. Rede condutora principal

Cada mquina, cada dispositivo requer quantidades adequadas de ar, que fornecida pelo compressor, atravs da rede distribuidora. O dimetro da tubulao deve ser escolhido de maneira que, mesmo com um consumo de ar crescente, a queda de presso, do reservatrio at o equipamento no ultrapasse 0,1 bar; uma queda maior de presso prejudica a rentabilidade do sistema e diminui consideravelmente a sua capacidade. A escolha do dimetro da tubulao no realizada por quaisquer frmulas empricas ou para aproveitar tubos por acaso existentes em depsito, mas sim considerando: * * * * * Volume corrente (vazo); Comprimento da rede; Queda de presso admissvel; Presso de trabalho; Nmero de pontos de estrangulamento na rede.

17

Nota : Na

distribuio do ar comprimido deve-se estar atento a possveis

vazamentos na rede, para que no haja perdas de presso e elevao nos custos. 3.3. Montagem da rede de distribuio de ar comprimido Em uma rede de distribuio importante no dimensionamento mas tambm a montagem das tubulaes somente o correto

As tubulaes de ar comprimido requerem manuteno regular, razo pela qual as mesmas no devem, se possvel, ser montadas dentro de paredes ou de cavidades estreitas. A) Rede de distribuio em circuito aberto: As tubulaes, em especial nas redes em circuito aberto, devem ser montadas com um declive de 1% a 2%, na direo do fluxo. Por causa da formao de gua condensada, fundamental, em tubulaes horizontais, instalar os ramais de tomadas de ar na parte superior do tubo principal.

Dessa forma, evita-se que a gua condensada que eventualmente esteja na tubulao principal possa chegar s tomadas de ar atravs dos ramais. Para interceptar e drenar a gua condensada devem ser instaladas derivaes com drenos na parte inferior na tubulao principal B) Rede de distribuio em circuito fechado:

18

Partindo da tubulao principal, so instaladas as ligaes em derivao. Quando o consumo de ar muito grande, consegue-se, mediante esse tipo de montagem, uma manuteno de presso uniforme. O ar flui em ambas as direes. 3.4. Material de tubulao A) Tubulaes principais: Na escolha do material da tubulao temos vrias possibilidades: Cobre Lato Tubo de ao preto Tubo de ao zincado (galvanizado) Ao-liga Material sinttico

B) Tubulaes secundrias: Tubulaes base de borracha (mangueiras) somente devem ser usadas onde for requerida uma certa flexibilidade e onde, devido a um esforo mecnico mais elevado, no possam ser usadas tubulaes de material sinttico. Hoje, as tubulaes base de polietileno e poliamido so mais freqentemente usadas em maquinrios, pois permitem instalaes rpidas e so ainda de baixo custo.

19

3.5. Conexes para tubulaes Os diversos tipos de conexes podem ser utilizados para tubos metlicos, de borracha ou materiais sintticos, desde que respeitadas as restries e recomendaes de aplicao dos fabricantes. Conexo para tubulaes principais: flange

Conexes roscadas para tubos com costura (galvanizados):

Conexo para tubos flexveis de polietileno ou poliamida:


conexo rpida

Conexo para tubos rgidos sem costura:

20

21

4. PREPARAO DO AR COMPRIMIDO

Antes de ser distribudo pela rede aos consumidores, o ar comprimido deve passar por processos de tratamento e preparao:

Onde: 1) Filtro de suco; 2) Compressor; 3) Resfriador (temp. entr.. = 90 a 200C temp. sada = 40C); 4) Separador de gua; 5) Reservatrio de ar; 6) Filtro entrada do secador; 7) Secador de ar (temp. entr.= 30 a 40C temp. sada = 4C); 8) Filtro de sada do secador; 9) T omada de ar comprimido; 10) Unidade de conservao (filtro regulador de presso lubrificador). 4.1. Resfriadores ou Trocadores de Calor Os compressores reduzem o volume do ar para que a presso aumente. Como presso e temperatura so diretamente proporcionais, o ar atinge temperaturas elevadas. O ar comprimido a alta temperatura, alm de reduzir a eficincia do compressor, poderia ainda causar acidentes ao operador e danificar os componentes pneumticos. Em compressores de diversos estgios, normalmente se utilizam resfriadores intermedirios (entre estgios). Dependendo da produo efetiva de ar, esses resfriadores trabalham sob a atuao do ar ou da gua.

22

Sistema de refrigerao de um compressor:

Sistema de refrigerao posterior compresso:

23

4.2. Secadores de ar comprimido A gua (umidade) j penetra na rede com o prprio ar aspirado pelo compressor, os secadores servem para retirar a umidade do ar comprimido, esteja ela em estado lquido ou em forma de vapor. importante salientar, entretanto, que o ar deve ser secado antes de ser distribudo na rede, devido ao fato de os componentes pneumticos, em sua maioria, serem metlicos e, portanto, sujeitos corroso. A incidncia da umidade depende, em primeira estncia, da umidade relativa do ar que, por sua vez, depende da temperatura e condies ambientais. A umidade absoluta a quantidade de gua contida em 1m 3 de ar. A quantidade de saturao a quantidade de gua admitida em 1m 3 de ar a uma determinada temperatura. Nesse caso, a umidade relativa de 100% (ponto de orvalho). No diagrama do ponto de orvalho (a seguir) pode-se observar a quantidade de saturao temperatura correspondente.

Umidade Relativa = umidade absoluta x 100% Quantidade de Saturao

Quantidade de gua (Qa) admitida pelo compressor (g/m3)

Qa = umidade relativa x quantidade de saturao 100%

24

DIAGRAMA DO PONTO DE ORVALHO

Exemplo Para um ponto de orvalho de 313 k (40 C), 1m 3 de ar contm 50g de gua.

25

O ar comprimido pode ser secado de trs maneiras diferentes: A) Secagem por absoro Absoro a fixao de uma substncia (lquida ou gasosa) no interior da massa de outra substncia (slida) T rata-se de um processo qumico que consiste no contato do ar comprimido com o elemento secador (cloreto de clcio, cloreto de ltio). A gua ou vapor, em contato com esse elemento, mistura-se quimicamente com ele, formando um resduo que dever ser removido periodicamente do absorvedor.

26

B) Secagem por adsoro Adsoro a fixao de uma substncia na superfcie de outra substncia. um processo fsico em que o ar comprimido entra em contato com um elemento secador que tem a funo de reter a umidade e liberar ar seco. Esse elemento, constitudo de quase 100% de dixido de silcio (SiO 2 ), conhecido no mercado como slica gel .

27

C) Secagem por resfriamento Funciona pelo princpio da diminuio da temperatura do ponto de orvalho. O ponto de orvalho a temperatura qual deve ser resfriado um gs para se obter a condensao do vapor de gua nele contido. O ar comprimido a ser secado entra no secador, passando primeiro pelo trocador de calor (vaporizador), o ar quente que est entrando resfriado. Forma-se um condensado de leo e gua que eliminado pelo trocador de calor. Esse ar comprimido pr-resfriado circula atravs do trocador de (vaporizador) e assim sua temperatura desce at 1,7 C, aproximadamente. calor

Dessa maneira, o ar submetido a uma segunda separao de condensado de gua e leo. Posteriormente, o ar comprimido pode ainda passar por um filtro fino, a fim de eliminar os corpos estranhos.

28

4.3. Unidade de conservao A unidade de conservao tem a finalidade de purificar o ar comprimido, ajustar uma presso constante do ar e acrescentar uma fina neblina de leo ao ar comprimido, para fins de lubrificao. Devido a isso, a unidade de conservao aumenta consideravelmente segurana de funcionamento dos equipamentos pneumticos. A unidade de conservao uma combinao de : a

Simbologia:

29

A). Filtro de ar comprimido A funo do filtro de ar reter as partculas de impurezas, bem como a gua condensada, presente no ar que passa por ele. Funcionamento: O ar comprimido, ao entrar no copo do filtro, forado a um movimento de rotao por meio de rasgos direcionais. Com isso, por meio de fora centrfuga separam-se impurezas maiores e gotculas de gua, que se depositam ento no fundo do copo O condensado acumulado no fundo do copo deve ser eliminado, o mais tardar, ao atingir a marca do nvel mximo, j que, se isto no ocorrer, ser arrastado novamente pelo ar que passa. As partculas slidas maiores que a porosidade do filtro, so retidas por este. Com o tempo, o acmulo dessas partculas impede a passagem do ar. Portanto, o elemento filtrante (bronze sinterizado ou malha de nylon) deve ser limpo ou substitudo em intervalor regulares. Em filtros normais, a porosidade encontra-se entre 30 e 70 microns. Filtros mais finos tm elementos com porosidade at 3 microns.

30

Dreno automtico do Filtro de ar: Se houver acentuado deposio de condensado, convm substituir a vlvula de descarga manual por uma automtica.

Funcionamento:

Pelo furo, o condensado atinge a cmara entre as vedaes. Com o aumento do nvel do condensado, o flutuador se ergue. A um determinado nvel, abre-se a sada; o ar comprimido existente no copo passa por ela e desloca o mbolo para a direita. Com isso, abre-se o escape para o condensado. Pelo escape, o ar s passa lentamente, mantendo-se a sada do condensado, aberta por um tempo maior.

31

B) Regulador de presso

T em

por

finalidade

manter

constante

presso

de

trabalho

(secundria)

independentemente da presso da rede (primria) e consumo de ar. A presso primria tem que ser maior que a secundria.

32

REGULADOR DE PRESSO (cont...)

Funcionamento: A presso regulada por meio de uma membrana. Uma das faces da membrana submetida presso de trabalho; do outro lado atua uma mola cuja presso ajustvel por meio de um parafuso de regulagem. Com o aumento da presso de trabalho, a membrana se movimenta contra a fora da mola. Com isso a seco nominal de passagem na sede da vlvula diminui progressivamente ou fecha totalmente. Isso significa que a presso regulada pelo fluxo. Na ocasio do consumo, a presso diminui e a fora da mola reabre a vlvula. Com isso, para manter a presso regulada, h um constante abrir e fechar da vlvula. Para evitar a ocorrncia de vibrao indesejvel sobre o prato da vlvula, existe um amortecimento por mola ou ar. Se a presso aumentar muito do lado secundrio, a membrana pressionada contra a mola. Com isso, abre-se a parte central da membrana e o ar em excesso sai pelo furo de escape para a atmosfera. O regulador sem escape no permite a sada para a atmosfera, do ar contido no sistema secundrio, devido a isso, utilizado para gases txicos ou inflamveis (maarico). Se, do lado secundrio no houver consumo de gs, a presso cresce e fora a membrana contra a mola. Desta forma, a mola pressiona o pino para baixo e a passagem fechada pela vedao. Somente quando houver demanda de gs pelo lado secundrio que o gs do lado primrio voltar a passar.

33

C).Lubrificador

Nos

elementos

pneumticos

encontram-se

peas

mveis

que

devem

ser

submetidas lubrificao, para garantir um desgaste mnimo, manter to mnima quanto possvel s foras de atrito e proteger os aparelhos contra corroso. Mediante o lubrificador, espalha- se no ar comprimido uma nvoa adequada de leo. Os lubrificadores operam, geralmente, segundo o princpio venturi . A diferena de presso ( queda de presso) entre a presso existente antes do bocal nebulizador e a presso no ponto estrangulado do bocal sero aproveitadas para sugar leo de um reservatrio e mistur-lo com o ar em forma de neblina. O lubrificador de ar somente comea a funcionar quando existe um fluxo suficientemente grande. Quando houver pequena demanda de ar, a velocidade no bocal insuficiente para gerar uma depresso (baixa presso) que possa sugar o leo do reservatrio. Deve- se, portanto, prestar ateno aos valores de vazo (fluxo) indicados pelo fabricante.

Princpio Venturi:

34

Funcionamento do lubrificador

A corrente de ar no lubrificador vai de A para B . A vlvula de regulagem H obriga o ar a entrar no depsito E , pelo canal F . Pelo efeito de suco no canal C , o leo transportado pelo tubo ascendente L at a cmara D . Nesta cmara, o leo gotejado na corrente de ar e arrastado. Mediante o parafuso K , ajusta-se quantidade de leo adequada. O desvio do ar comprimido at o depsito realiza- se atravs da cmara F , onde se efetua o fenmeno da aspirao. As gotas grandes demais caem no ambiente E . Somente a neblina ar-leo chega sada B , atravs do canal G .

35

No emprego da unidade de conservao, deve-se observar os seguintes pontos:


1.

A vazo de ar (m 3 /h) determinante para o tamanho da unidade. Demanda (consumo) de ar muito grande provoca queda de presso nos aparelhos. Deve- se observar rigorosamente os dados indicados pelo fabricante. A presso de trabalho nunca deve ser superior indicada no aparelho, e a temperatura ambiente no deve ser superior a 50 C (mximo para copos de material sinttico).

2.

4.4.Manuteno da unidade de conservao A) Filtro de ar comprimido Quando o filtro no dotado de dreno automtico, o nvel de gua condensada deve ser controlado regularmente, pois a gua no deve ultrapassar a altura determinada no copo. A gua condensada acumulada pode ser arrastada para a tubulao de ar comprimido e equipamentos. O elemento filtrante, componentes plsticos, vedaes e copo devem ser limpos com gua e sabo neutro (biodegradvel). Secar com ar comprimido limpo e seco na presso mxima de 2bar. B) Regulador de presso de ar comprimido Quando existe um filtro de ar comprimido instalado antes do regulador, dispensase praticamente a manuteno desse regulador. C) Lubrificador de ar comprimido Controlar o nvel de leo no copo reservatrio. Se necessrio, complementar o leo at o nvel indicado (3/4 do copo). Use leo mineral com especificao: ISO VG 32 (viscosidade = 32 cst centistokes). Regulagem do conta-gotas em torno de 1 a 2 gotas por minuto. Componentes plsticos, vedaes e copo devem ser limpos com gua e sabo neutro (biodegradvel). Secar com ar comprimido limpo e seco na presso mxima de 2bar.

36

5. Atuadores lineares (cilindros)

O atuador linear um elemento de mquina que transforma a energia pneumtica em movimentos retilneos. Exemplos de aplicao: A) Acionamento de vlvula De fechamento B) Acionamento de fundio cadinho de

C) Acionamento de prensa

37

Observao:
A gerao de um movimento retilneo com elementos mecnicos, conjugados com acionamentos eltricos, relativamente custosa e est ligada a certas dificuldades de fabricao e durabilidade. 5.1 Componentes de um atuador:

1 2 3 4 5 6

Camisa Haste mbolo Vedao do mbolo Vedao da haste Bucha de guia da haste

7 8 9 10 11 12

LEGENDA Anel raspador (limpador da haste) Regulagem do amortecimento dianteiro Vedao do amortecimento Regulagem do amortecimento traseiro Tampa traseira Tampa dianteira

A camisa (1) na maioria dos casos feita de um tubo de ao trefilado a frio, sem costura. Para aumentar a vida til dos elementos de vedao, a superfcie interna do tubo brunida. Para casos especiais, o cilindro feito de alumnio ou lato, ou de ao com superfcie interna de cromo duro. Estes equipamentos sero empregados para trabalhos nem sempre contnuos ou onde existe possibilidade de corroso muito acentuada. Para tampas (11) e (12 usa-se normalmente material fundido (alumnio fundido ou ferro malevel)). A fixao das tampas pode ser feita com tirantes, roscas ou flanges.

38

A haste (2) geralmente feita com ao beneficiado, revestida com camada de cromo para proteo de corroso. A rosca da haste geralmente laminada, a fim de evitar ruptura. Para a vedao da haste do mbolo, existe um anel circular (5) na tampa anterior. A haste do mbolo est guiada na bucha de guia (6). Esta bucha pode ser de bronze sintetizado ou de material sinttico metalizado. Na frente dessa bucha, encontra-se o anel limpador (7) , que evita a entrada de partculas de p e de sujeita no cilindro. Assim no necessria outra proteo. Comparao entre uma rosca laminada e usinada:

Materiais das vedaes: Bruna N Perbunam Viton T eflon (-10 (-20 (-20 (-80 C C C C at at at at 80 C) 80 C) 190 C) 200 C)

39

5.2 Tipos de vedaes para atuadores lineares:

5.3. Tipos de cilindros A) Atuadores lineares de simples ao Esses atuadores so acionados por ar comprimido de um s lado e, portanto, trabalham em uma s direo. O retrocesso efetua-se mediante uma fora externa ou por mola. A fora da mola calculada para que ela possa fazer o pisto retroceder a posio inicial, com uma velocidade suficientemente alta, sem dispender grande energia.

40

Em atuadores com mola montada, o curso do mbolo limitado pelo comprimento da mola. Por essa razo, so fabricados com comprimentos at aproximadamente 100mm. Empregam-se esses elementos de trabalho principalmente para fixar, expulsar, prensar, elevar, alimentar, etc. Quando o atuador possuir mola na cmara traseira, poder ser usado para travamento.

A grande vantagem o efeito de freio, empregado em caminhes, carretas, vages ferrovirios, etc. B) Atuador linear de dupla ao: Os movimentos de avano e retorno nos atuadores de dupla ao so produzidos pelo ar comprimido e, por isso, podem realizar trabalho nos dois sentidos de seu movimento.

Estes atuadores podem, em princpio, ter curso limitado, porm deve-se levar em considerao as possibilidades de deformao por flexo e flambagem. So encontrados, normalmente, com curso at 2000mm.

41

Os

atuadores

de

dupla

ao,

tambm

designados

por

duplo

efeito,

so

empregados em todos os casos em que necessria fora nos dois sentidos do movimento, devendo- se, entretanto observar que os esforos de flexo sobre a haste dos cilindros devem ser evitados ao mximo, atravs do uso de guias, fixaes oscilantes, etc., para que no haja desgaste acentuado de bucha, gaxeta do mancal e gaxeta do mbolo. C) Atuador linear com amortecimento nos fins de curso Quando volumes grandes e pesados so movimentados por um atuador, empregase um sistema de amortecimento para evitar impactos secos e danificao das partes. Antes de alcanar a posio final, um mbolo de amortecimento interrompe o escape direto do ar, deixando somente uma passagem pequena, geralmente regulvel. Com o escape de ar restringido, cria-se uma sobrepresso que, para ser vencida, absorve grande parte da energia, o que resulta em perda de velocidade nos fins de curso. Invertendo o movimento do mbolo, o ar entra sem impedimento, pelas vlvulas, no cilindro, e o mbolo pode retroceder com fora e velocidade totais.

Possibilidades de amortecimento:

Os atuadores dotados de amortecimento varivel so os mais usados.

42

D) Atuador linear de haste dupla (haste passante) A haste mais bem guiada devido aos dois mancais de guia, o que possibilita a admisso de uma ligeira carga lateral.

Os elementos sinalizadores podem ser montados na parte livre da haste do mbolo. Neste caso, fora igual em ambos os lados (mesma rea de presso). E) Atuador linear tipo tandem (geminado): Trata-se de dois atuadores de dupla ao que formam uma s unidade. Assim, com presso simultnea nos dois mbolos, a fora ser a somada. Recomendado para obter grande desempenho quando a rea til do atuador pequena.

43

F) Atuador linear de posio mltipla Este atuador formado por dois ou mais atuadores de dupla ao. Os elementos esto unidos um ao outro como mostra a ilustrao. Os atuadores movimentam-se individualmente, conforme o lado de presso. Com dois atuadores de cursos diferentes, obtm-se quatro posies.

utilizado para carregar estantes com esteira transportadora, acionar alavancas e como dispositivo selecionador.

44

G) Atuador linear de impacto Recebe esta denominao devido fora a ser obtido pela transformao de energia cintica. um atuador de dupla ao especial com modificaes. Dispe internamente de uma pr-cmara (reservatrio) O mbolo, na parte traseira, dotado de um prolongamento. Na parede divisria da pr-cmara, existem duas vlvulas de reteno. Estas modificaes permitem que o atuador desenvolva impacto, devido alta energia cintica obtida pela utilizao da presso imposta ao ar. Funcionamento:

Ao ser comandado, o ar comprimido enviado ao atuador retido inicialmente e acumulado na pr-cmara interna, atuando sobre a pequena rea da seco do prolongamento do mbolo. Quando a presso atinge um valor suficiente, inicia- se o deslocamento do pisto, que avana lentamente, at que em determinado instante o prolongamento do mbolo se desaloja da parede divisria, permitindo que todo o ar armazenado flua rapidamente, atuando sobre a rea do mbolo. No instante em que ocorre a expanso brusca do ar, o pisto adquire velocidade crescente at atingir a faixa onde dever ser mais bem empregado. O impacto produzido atravs da transformao da energia cintica fornecida ao pisto, acrescida da ao do ar comprimido sobre o mbolo. Quando se necessita de grandes foras durante curtos espaos de tempo, como o caso de rebitagens, gravaes, cortes, etc., este o equipamento que melhor se adapta. No entanto, ele no se presta a trabalhos com grandes deformaes. Sua velocidade tende a diminuir aps certo curso, em razo da resistncia oferecida pelo material ou pela existncia de amortecimento no cabeote dianteiro. As duas vlvulas de reteno mencionadas possuem funes distintas. Uma delas permite que o atuador retorne totalmente posio inicial; prolongamento do mbolo veda a passagem principal do ar. o

45

A outra vlvula permite que a presso atmosfrica atue sobre o mbolo, evitando uma soldagem entre a parede divisria e o mbolo, devido eliminao quase que total do ar entre os dois, o que tenderia formao de um vcuo parcial. H) Atuador rotativo de giro limitado (cremalheira) Na execuo com atuador de dupla ao, a haste do mbolo tem um perfil dentado (cremalheira).

A haste do mbolo aciona, com esta cremalheira, uma engrenagem, transformando o movimento linear em movimento rotativo, esquerda ou direita, sempre segundo a direo do curso. De acordo com a necessidade, o movimento rotativo poder ser de 45 , 90 , 180 e at 320 . Um parafuso de regulagem possibilita a determinao do campo de rotao parcial dentro da rotao total. O momento de toro depende da presso, da rea do mbolo e da relao de transmisso. O acionamento giratrio emprega-se para virar peas, curvar tubos, regular instalaes de ar condicionado, acionar vlvulas de fechamento, vlvulas borboleta, etc. I) Atuador rotativo de giro limitado (aleta giratria) Como nos atuadores rotativo tipo cremalheira, j descritos, tambm nos atuadores tipo aleta giratria possvel um giro angular limitado. O movimento angular raramente vai alm de 300 A vedao problemtica e o dimetro em relao largura, em muitos casos, somente possibilita pequenos momentos de toro (torque).

46

5.4. Tipos de fixao Um fator significativo para o rendimento final positivo de sistema pneumtico o posicionamento de cada um dos seus componentes; Determina- se o tipo de fixao dos atuadores pela montagem dos mesmos em mquinas e dispositivos. importante que sua fixao seja perfeita, de modo que possamos aproveitar toda energia fornecida pelo equipamento, ao mesmo tempo, evitando danos ao cilindro.

47

5.5. Clculos de atuadores lineares A) Fora do mbolo A fora do mbolo, exercida com o elemento de trabalho, depende da presso de ar, do dimetro da camisa e da resistncia de atrito dos elementos de vedao. Fora terica no avano de um atuador linear:

Ft = P . Aav
Fora efetiva no avano de atuador linear de simples ao retorno por mola

Fea = Ft
Aav

Ft P

( Fr +

Fm )

Aav

D
Onde: Ft = Fora terica em kgf

Aav

= 0,785 x D (2)

P = Presso de trabalho em kgf / cm2 Aav = (Ac rea da camisa) = rea til D = Dimetro da camisa em cm

Fr = Fora de resistncia ao atrito em kgf Fm = Fora da mola de recuo em kgf Fea = Fora efetiva no avano em kgf

Fora efetiva no avano de atuador linear de dupla ao

Aav
Fea = Ft
D Onde:

Fr

Ft = Fora terica em kgf Fea = Fora efetiva no avano em kgf Fr = Fora de resistncia ao atrito em kgf =3 a 20% de Ft
Fora efetiva no recuo de atuador linear de dupla ao
48

F t = P x Ar Ar = Ac - Ah d Ar D Ah = 0,785 x d2 Fer = Ft - Fr
Onde: Ft = Fora terica em kgf d = dimetro da haste em cm Fer = Fora efetiva no recuo em kgf Ar = rea til de recuo em cm2 Fr = Fora de resistncia ao atrito em kgf Ac = rea da camisa em cm2 =3 a 20% de Ft P = Presso de trabalho em kgf / cm2 Ah = rea da haste em cm2 D = Dimetro da camisa em cm

Ah

Ac = 0,785 x D2

49

Exemplo: Clculos de foras de um atuador linear de dupla ao: Fora de avano Fora de recuo

1 Passo: Clculo da rea de avano Aav =0,785 x D (2) Aav =0,785 x ( 5 cm )2 Aav =0,785 x 25 cm2 2 Aav = 19,625 cm 2 Ft Ft Ft Passo: Clculo da fora terica =P . Aav = 6 kgf/cm2 x 19,625 cm2 = 117,75 kgf

1 P a s s o : C l c u l o d a r e a d a c am i s a ( A c ) Ac = Aav = 19,625 cm 2 2 Passo: Clculo da rea da haste (Ah) Ah = 0,785 x d (2) Ah = 0,785 x ( 2 cm ) 2 Ah = 0,785 x 3 cm2 Ah = 3,14 cm2 3 Passo: Clculo da rea de recuo (Ar Ar = Ac - Ah Ar = 19,625 cm2 - 3,14 cm2 Ar = 16,485 cm2 4 Passo: Clculo da fora terica (Ft) Ft = P X Ar Ft
Fr

3 Passo: Clculo da fora de atrito


Fr = Fora de resistncia ao atrito em kgf = 3 a 20% de Ft

Fr Fr Fr

= 10% de Ft = 10% de 117,75 kgf = 11,775 kgf

= 6 kgf/cm2 x 16,485 Ft = 98,91 kgf


= Fora de resistncia ao atrito em Kg = 3 a 20% de Ft

5 Passo: Clculo da fora de atrito (Fr) Fr Fr 6 Fer Fer Fer = 10% de Ft = 10% de 98,91 kgf = 9,891 kgf Passo: Clculo da fora efetiva = Ft - Fr = 98,91 kgf - 9,891 kgf = 88,019 kgf Fer = 88 kgf

4 Passo: Clculo da fora efetiva Fea = Ft - Fr Fea = 117,75kgf - 11,775 kgf Fea = 105,975 kgf Fea = 106 kgf

50

Tabela Presso-Fora de avano para Cilindros Pneumticos


Presso de Trabalho kgf/cm2 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 0,2 0,4 0,6 0,8 1,0 1,2 1,4 1,6 1,8 2,0 2,2 2,4 2,6 2,8 3 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 24 26 28 30 4 9 13 17 21 24 30 34 38 42 46 50 55 60 63 FORA DO MBOLO EM kgf 6 12 16 25 Dimetro do cilindro em mm 35 40 50 70 100 Fora do mbolo em kgf 8 17 26 35 43 52 61 70 78 86 95 104 113 122 129 12 24 36 48 60 72 84 96 108 120 132 144 156 168 180 17 35 53 71 88 106 124 142 159 176 194 212 230 248 264 34 69 104 139 173 208 243 278 312 346 381 416 451 486 519 70 141 212 283 353 424 495 566 636 706 777 848 919 990 1059 138 277 416 555 693 832 971 1110 1248 1386 1525 1664 1803 1942 2079 283 566 850 1133 1416 1700 1983 2266 2550 2832 3116 3400 3683 3966 4248 433 866 1300 1733 2166 2600 3033 3466 3800 4332 4766 5200 5633 6066 6498 140 200 250

B) Dimenses do cilindro Deve-se evitar curso muito longo, pois a haste ser facilmente solicitada a flambagem e flexo. Dimetros acima de 300mm e cursos acima de 2000 mm torna a pneumtica invivel devido ao consumo de ar (rentabilidade). C) Velocidade dos cilindros A velocidade dos cilindros pneumticos depende da carga, do comprimento da tubulao entre a vlvula e o cilindro, da presso de ar e da vazo da vlvula de comando. A velocidade tambm influenciada pelo amortecimento nos fins de curso. Quando a haste do mbolo est na faixa de amortecimento, a alimentao de ar passa atravs de um regulador de fluxo unidirecional, provocando assim uma diminuio momentnea da velocidade. A velocidade do mbolo em cilindros normais varia de01 a1, 5 m/s. Com cilindros especiais (cilindros de impacto) podem ser alcanadas velocidades de at 10m/s. A velocidade do mbolo pode ser regulada com vlvulas apropriadas. Para velocidades menores ou maiores empregam-se vlvulas reguladoras de fluxo e vlvula de escape rpido.

51

D) Consumo de ar importante conhecer o consumo de ar da instalao, para se poder produzi- lo e conhecer as despesas de energia. Calculam-se o consumo de ar para uma determinada presso de trabalho, um determinado dimetro de cilindros e um determinado curso, da seguinte forma: Relao de compresso x superfcie do mbolo x curso A relao da compresso (baseada ao nvel do mar) ser assim calculada: 1,013 bar + presso de trabalho (bar) 1,013 bar Com o auxlio do diagrama de consumo de ar, pode ser calculado mais simples e rapidamente o consumo do equipamento. Para os usuais dimetros do cilindro e para presses de 1 a 15 bar, os valores so expressos litros por centmetro de curso (l/cm). O consumo de ar dado em litros por minuto (ar aspirado). Tabela Consumo de ar para cilindros
Di Cil. em mm

Presso de servio em bar 5 6 7 8

10

11

12

Consumo de ar em I/cm de curso do cilindro


0,0005
0,002 0,004 0,010 0,019 0,025 0,039 0,076 0,155 0,303 0,618 0,966

6 12 16 25 35 40 50 70 100 140 200 250

0,0008
0,003 0,006 0,014 0,028 0,037 0,058 0,113 0,213 0,452 0,923 1,441

0,0011
0,004 0,008 0,019 0,038 0,049 0,077 0,150 0,307 0,601 1,227 1,916

0,0014
0,006 0,010 0,024 0,047 0,061 0,096 0,187 0,383 0,750 1,531 2,393

0,0016
0,007 0,011 0,029 0,056 0,073 0,115 0,225 0,459 0,899 1,835 2,867

0,0019
0,008 0,014 0,033 0,066 0,085 0,134 0,262 0,535 1,048 2,139 3,342

0,0022
0,009 0,016 0,038 0,075 0,097 0,153 0,299 0,611 1,197 2,443 3,817

0,0025 0,010 0,018 0,043 0,084 0,110 0,172 0,335 0,687 1,346 2,747 4,292

0,0027 0,011 0,020 0,048 0,093 0,122 0,191 0,374 0,763 1,495 3,052 4,768

0,0030 0,012 0,022 0,052 0,103 0,135 0,210 0,411 0,839 1,644 3,356 5,243

0,0033 0,013 0,024 0,057 0,112 0,146 0,229 0,448 0,915 1,793 3,660 5,718

0,0036 0,014 0,026 0,062 0,121 0,157 0,248 0,485 0,991 1,942 3,964 6,193

Frmula para clculo do consumo de ar conforme a tabela acima

Cilindros de simples ao Q = s . n . q (l/min) Q = volume de ar (l/min) s = comprimento de curso (cm)

Cilindros de dupla ao Q = 2 . (s . n. q) (l/min) n = nmero de cursos por minuto (ciclos) q = consumo de ar por cm de curso

52

Exemplo: Q u a l o c o n s u m o d e a r d e u m c i l i n d r o d e d u p l a a o , c om d i m e t r o d e 5 0 m m , c om 1 0 0m m d e curso, que realiza 10 cursos por minuto, submetido presso de servio igual a 6 bar. Q = 2 . (s . n. q) (l min) Q = 2 . (10cm . 10. 0,134) s = 100mm = 10cm Q = 2 . 13,4 n = 10 cursos por minuto Q = 26,8 l/min q = 0,134 (conforme tabela do consumo de ar)

6.Motores pneumticos O motor pneumtico com campo angular ilimitado um pneumticos mais usados na indstria moderna. Seu campo de aplicao dos mais diversos. Com motor pneumtico, pode- se executar operaes tais como: Parafusar Furar Roscar Lixar Polir Rebitar, etc. dos elementos

6.1.Caractersticas dos motores pneumticos 1. Trabalham normalmente nas qualquer tipo de proteo; piores condies ambientais, dispensando

2. Especialmente indicados para reas classificadas com risco de exploso; 3. Eliminam o risco de choques eltricos, fascas e superaquecimento, normais nos similares acionados por energia eltrica; 4. Sentido de rotao fcil de inverter; 5. Regulagem sem escala de rotao e do momento de toro.
53

6.2. Tipos mais utilizados A) Motor de pisto axial: A capacidade do motor depende da presso de entrada, nmero de pistes, rea dos pistes e curso dos mesmos. O modo de trabalho dos motores de pisto axial similar aos motores de pisto radial. Um disco oscilante transforma a fora de 5 cilindros, axialmente posicionados, em movimento giratrio. Dois pistes so alimentados simultaneamente com ar comprimido. Com isso, obter-se- um momento de inrcia equilibrado, garantindo um movimento uniforme e sem vibraes do motor.

B) Motor de palhetas (Lamelas): Graas sua construo simples e pequeno peso, geralmente os motores pneumticos so fabricados como mquinas rotativas, com lamelas. Estes seguem princpio inverso ao dos compressores de clulas mltiplas (compressor rotativo). O rotor fixado excentricamente em um espao cilndrico e dotado de ranhuras. As palhetas colocadas nas ranhuras sero, afastadas pela fora centrfuga, contra a parede interna do cilindro, e assim a vedao individual das cmaras estar garantida Por meio de pequena quantidade de ar, as palhetas sero afastadas contra a parede interna do cilindro, j antes de acionar o motor. Em tipo de construo diferente, o encosto de palhetas feito por presso de molas. Motores deste tipo tm, geralmente de trs a dez palhetas, que formam cmaras de trabalho no motor, nas quais pode atuar o ar, sempre de acordo com o tamanho da rea de ataque das palhetas. O ar entra na cmara menor, expandindo- se na medida do aumento da cmara.

54

7. VLVULAS Composio de comandos pneumticos Os comandos pneumticos podem ser subdivididos em: - elementos de sinais; elementos de comando; elementos de trabalho Todos os elementos de comando e de sinais que tem por finalidade influenciar o fluxo de informaes ou energia (nesse caso o ar comprimido) so denominados vlvulas , independentemente de sua forma construtiva. As vlvulas so subdivididas, segundo as suas funes, em cinco grupos: 1. Vlvulas direcionais; 2. Vlvulas de bloqueio; 3. Vlvulas de fluxo ou de vazo; 7.1. Vlvulas direcionais So elementos que influenciam o percurso de um fluxo de ar, principalmente nas partidas, nas paradas e na direo do fluxo. Em esquemas pneumticos, usam-se smbolos grficos para descries de vlvulas. Estes smbolos no caracterizam os diferentes tipos de construo, mas somente a funo das vlvulas. As vlvulas direcionais caracterizam-se por: a) nmero de posies; b) nmero de vias; c) posio de repouso; d) tipo de acionamento; e) tipo de retorno; f) vazo. 4. Vlvulas de presso; 5. Vlvulas de fechamento.

OBS: Os smbolos dos componentes pneumticos so representados atravs da norma: ISO 1219 em substituio norma: DIN 24300. (ISO: Internacional Standardisation Organisation Organizao Internacional para Normalizao). (DIN: Deutsches Institut fr normung Instituto Alemo para Normalizao). A) Nmero de posies : As vlvulas so simbolizadas graficamente com quadrados. O nmero de quadrados indica o nmero de posies ou manobras distintas que uma vlvula pode assumir. Para melhor compreenso, tomemos uma torneira comum como exemplo. Esta torneira poder estar aberta ou fechada.

55

No primeiro desenho, a torneira est fechada e no permite a passagem da gua. No segundo desenho, a torneira est aberta e permite a passagem da gua.

As duas situaes (posies) que a torneira pode se encontrar so representadas graficamente, por dois quadrados.

B) Nmero de vias : As vias de passagem de uma vlvula so indicadas por linhas nos quadrados representativos de posies, e a direo do fluxo, por setas.

Os fechamentos ou bloqueios de passagem so indicados dentro dos quadrados, com traos transversais.

traos externos indicam as conexes (entrada e sada) e o nmero de traos indica o nmero de vias. Em geral, as conexes so representadas nos quadrados da direita .

56

Tringulo no smbolo representa vias de exausto do ar (escape).

Identificao dos orifcios (vias) das vlvulas direcionais :


CONEXO Alimentao (presso) utilizao escapes de ar pilotagem LETRAS P A, B, C R, S, T X, Z,Y DGITOS 1 2, 4 3, 5 10, 12, 14

C) Posio de repouso: Denomina- se posio de repouso ou posio normal da vlvula, a posio em que se encontram os elementos internos quando a vlvula no est acionada. Geralmente representada do lado direito do smbolo. Assim temos: - Vlvula normal fechada ( NF ) normal. que no permite passagem do fluido na posio

- Vlvula normal aberta (NA) que permite passagem do fluido na posio normal.

57

No exemplo da torneira, representado pela figura da pgina anterior, podemos caracterizar uma vlvula de duas vias, duas posies. Considerando- se que a torneira, na posio normal, no permita a passagem da gua, e ela normal fechada (NF). Se a mesma torneira, na posio normal, permitir a passagem de gua, ela normal aberta (NA). Na representao grfica de vlvulas com 3 posies de comando, a posio do meio considerada como posio de repouso, nesse caso, nela que representamos as conexes.

D) Tipos de acionamentos: Conforme a necessidade, os mais diferentes tipos de acionamento podem ser adaptados s vlvulas direcionais. Os smbolos de acionamento so desenhados horizontalmente nos quadrados.

58

Exemplos: Acionamento por fora muscular

Geral

Boto

Alavanca

Pedal

Acionamento mecnico

Rolete apalpador

Apalpador

gatilho

mola

Acionamento pneumtico (direto):

Presso positiva

Presso diferencial

Acionamento pneumtico (indireto):

Acionamento eltrico

Presso positiva indireta (servo-pilotado)

(Solenide).

Acionamento combinado indireto (servo pilotado):

Solenide ou manual auxiliar e servo pilotada

E) Tipo de retorno: Retorno o desacionamento, que posiciona uma vlvula direcional de 2 posies, posio de repouso. O retorno pode ser feito por uma mola, um piloto, etc. , que normalmente representado do lado direito do smbolo.

59

F) Vazo: especificada de acordo com os mtodos de medio da vazo nominal. Os fabricantes de componentes pneumticos especificam nos catlogos dos produtos, os valores da vazo nominal.

Exemplos de simbologias de vlvulas direcionais :

Vlvula direcional de 3/2 vias, (3 vias e 2 posies), NF(Normal Fechada), acionada por boto, retorno por mola.

Vlvula direcional de 3/2 vias, (3 vias e 2 posies), NF (Normal Fechada), acionada por presso positiva, retorno por mola.

Vlvula direcional de 3/2 vias, (3 vias e 2 posies), NA(Normal Aberta), acionada por solenide, retorno por mola .

Vlvula direcional de 5/2 vias, acionada por duplo solenide ou, manual auxiliar e servo pilotada .

60

Vlvula direcional 5/3vias, Centrofechado, acionada por duplo solenide ou manual Auxiliar e servo pilotado, centrada por molas.

Vlvula direcional 5/3 vias, centro aberto positivo, acionada. por duplo solenide ou manual auxiliar e servo pilotada, centrada por molas.

Exemplo de aplicao de vlvula direcional em sistema pneumtico

1 Posio: DESACIONADA

2 Posio: ACIONADA

7.1.1. Caractersticas de construo em vlvulas direcionais O princpio de construo da vlvula determina:

A A A O

fora de acionamento; maneira de acionar; possibilidade de ligao; tamanho da construo.

Segundo o tipo de construo, as vlvulas distinguem- se em dois grupos: A) Vlvulas de sede ou de assento A.1) Cnico A.2) Prato
61

B) Vlvulas corredias
B.1.) Longitudinal (carretel) B.2.) Carretel com assento tipo prato suspenso B.3.) Giratria (disco) A) Vlvulas de sede ou de assento A.1.) Vlvulas de assento cnico Descrio: Vlvula direcional 3/2vias, NF, acionada por apalpador, retorno por mola .

1 Posio
FUNCIONAMENTO

2 Posio

1 Posio de comutao: DESACIONADA Uma mola pressiona o mbolo, em formato semi-esfrico, contra o assento da vlvula, bloqueando a passagem de presso 1(P) para a via 2(A) de utilizao, que se encontra interligada conexo 3(R). 2 Posio de comutao: ACIONADA Acionando-se a haste ou apalpador, o mbolo deslocado do seu assento, a presso 1(P) interligada via 2(A) gerando um sinal de sada. Nesta posio o escape 3(R) est bloqueado.

62

A.2.) Vlvulas de assento (sede) formato de disco plano ou prato Descrio: Vlvula direcional 3/2vias, acionada por apalpador, retorno por mola

Descrio: Vlvula direcional 3/2vias, NF acionada por rolete, comandada (ou servo pilotada), retorno por mola.

servo

Observao: O servo comando tem por finalidade diminuir a fora de acionamento, como acontece em vlvulas de comando mecnico. FUNCIONAMENTO 1 Posio de comutao: DESACIONADA O fluxo de ar de presso na via 1(P) e do servo piloto esto bloqueados. A via de utilizao 2(A) est interligada via de escape 3(R).

63

2 Posio de comutao: ACIONADA Ao acionar-se a alavanca do rolete, abre-se a vlvula de servo comando, o ar comprimido flui para a membrana e movimenta o prato da vlvula principal para baixo. Primeiramente, fecha-se a passagem da via 2(A) para a via 3(R), em seguida, abre-se a passagem do fluxo de ar da via 1(P) para a via 2(A), gerando um sinal de sada. OBSERVAO: Este tipo de construo possibilita o seu emprego como vlvula normal fechada (NF) ou normal aberta (NA), bastando para isso, girar em 180 o cabeote de atuao, conforme mostra a figura a seguir. Descrio: Vlvula direcional 3/2vias, NA, acionada por rolete, servo comandado ou servo pilotada, retorno por mola.

FUNCIONAMENTO 1 Posio de comutao: DESACIONADA O fluxo de ar de presso na via 1(P) est interligado via de utilizao 2(A), gerando um sinal de sada, e a presso de comando que chega na vlvula de servo pilotagem est bloqueada. A via de escape 3(R) est obstruda.

64

2 Posio de comutao: ACIONADA Ao acionar-se a alavanca do rolete, abre-se a vlvula de servo comando, o ar comprimido flui para a membrana e movimenta o prato da vlvula principal para baixo. Primeiramente, fecha-se a passagem da via 1(P) para a via 2(A), em seguida, abre-se a passagem do fluxo de ar da via 2(A) para a via 3(R), exaurindo o sinal de sada.

Descrio: Vlvula direcional 3/2vias, NF, acionada por simples presso piloto , retorno por mola.

1 Posio
FUNCIONAMENTO

2 Posio

1 Posio de comutao: DESACIONADA O comando 12(Z) est sem presso piloto; com isto a mola mantm o prato para cima, bloqueando a via 1(P). A via de utilizao 2(A) est interligada via de escape 3(R).

2 Posio de comutao: ACIONADA Injetando-se uma presso piloto sobre o prato, se dar o seu deslocamento para baixo, desde que esta presso seja maior que a fora da mola. Com isto o fluxo de ar comprimido da via 1(P) ser interligado via 2(A) de utilizao. A via 3(R) estar bloqueada.

65

Descrio: Vlvula direcional 3/2vias, NF, acionada por simples presso piloto , retorno por mola.

1 Posio FUNCIONAMENTO

2 Posio

1 Posio de comutao: DESACIONADA Na posio de repouso, isto , com a bobina (campo) eletromagntica desenergizada as molas mantm a camisa e o carretel para baixo bloqueando a passagem da via de presso 1(P). 2 Posio de comutao: ACIONADA Ao energiar-se a bobina, o ncleo mvel ser atrado pelo campo eletromagntico, levantando-se do assento de vedao da vlvula. Com isto, o fluxo de ar ir passar da via 1(P) para a via 2(A) de utilizao. OBSERVAO: Vlvula direcional 2/2 vias pode ser usada, por exemplo para abertura de passagem de fluxo de vapor, gua de refrigerao de equipamentos ou drenagem de condensados.

66

Descrio: Vlvula direcional 3/2 vias; NF; acionada por solenide ou por acionamento auxiliar manual e servo comandado (pilotada); retorno por mola.

1 Posio FUNCIONAMENTO

2 Posio

1 Posio de comutao: DESACIONADA Na posio de repouso, isto , com a bobina (campo) eletromagntica desenergizada, a camisa e o carretel so mantidos para baixo bloqueando a passagem do servo piloto.Nesta mesma posio, a mola do carretel da vlvula principal o mantm bloqueando a passagem da via de presso 1(P).

2 Posio de comutao: ACIONADA A bobina ao ser energizada, o ncleo mvel ser atrado pelo campo eletromagntico, levantando-se do assento de vedao da vlvula. Com isto, o fluxo de ar do servo piloto ir passar e acionar para baixo o carretel da vlvula principal, abrindo-se a passagem da via presso 1(P) para a via de utilizao 2(A).

67

B) Vlvulas corredias B.1) Longitudinal (carretel) Descrio: Vlvula direcional 5/2 vias; acionada por duplo piloto (presso positiva) - Vlvula de Memria.

FUNCIONAMENTO 1 Posio de comutao: Injetando-se um sinal de impulso de presso piloto 12(Y), sem a presena de presso piloto em 14(Z), o carretel deslocado e mantido direita e as vias esto interligadas da seguinte forma: Via 1(P) ligada via 2(B); Via 4(A) ligada via 5 (R); Via 3(S) bloqueada. 2 Posio de comutao: Injetando-se um sinal de impulso de presso piloto 14(Z), sem a presena de presso piloto em 12(Y), o carretel deslocado e mantido esquerda e as vias esto interligadas da seguinte forma: Via 1(P) ligada via 4(A); Via 2(B) ligada via 3(S); Via 5(R) bloqueada.

68

B.2.) Carretel com assento tipo prato suspenso Descrio: Vlvula direcional 5/2 vias; acionada por duplo piloto (presso positiva) ou manual auxiliar - Vlvula de Memria. acionamento manual auxiliar

FUNCIONAMENTO

1 Posio de comutao: Injetando- se um sinal de impulso de presso piloto 14(Z) , sem a presena de presso piloto em 12(Y) , o carretel deslocado e mantido esquerda e as vias esto interligadas da seguinte forma: Via 1(P) ligada via 4(A); Via 2(B) ligada via 3(S); Via 5(R) bloqueada. 2 Posio de comutao: Injetando- se um sinal de impulso de presso piloto 12(Y) , sem a presena de presso piloto em 14(Z) , o carretel deslocado e mantido direita e as vias esto interligadas da seguinte forma: Via 1(P) ligada via 2(B); Via 4(A) ligada via 5 (R); Via 3(S) bloqueada. OBS:Opcionalmente, esta vlvula, tambm pode ser acionada manualmente.

69

B.3) Vlvula corredia giratria (disco) Descrio: Vlvula direcional 4/3 vias, centro flutuante: (P bloqueado, A e B ligados R), acionada por alavanca, centrada por detente (trava).

FUNCIONAMENT O Posio de comutao - 1: Com a alavanca na posio central, as vias esto interligadas da seguinte forma: Via (P) bloqueada; Vias (A) e (B) interligadas via (R) de escape. OBS: Nesta posio, define- se o tipo de centro da vlvula. Na figura acima o centro denominado: flutuante. Posio de comutao - 2: Nesta posio as vias esto interligadas da seguinte forma: Via (P) ligada via (B); Via (A) ligada via (R) de escape. Posio de comutao - 3: Nesta posio as vias esto interligadas da seguinte forma: Via (P) ligada via (A); Via (B) ligada via (R) de escape. A prxima figura mostra uma vlvula direcional de 5 vias (5/2) dupla piloto, de construo pequena (tipo miniatura), que opera segundo o princpio de assento flutuante.
70

Vlvula direcional 5/2 vias (princpio de assento flutuante)

Esta vlvula comutada atravs de impulso em Z e Y, mantendo a posio, mesmo sendo retirada presso de comando. uma vlvula bi-estvel. Com o impulso em Z, o pisto desloca-se. No centro do pisto de comando encontra-se um prato com um anel, vedante, o qual seleciona os canais de trabalho A e B, com o canal de entrada de presso P. A exausto efetua-se atravs dos canais R ou S. Com impulso em Y, o pisto retorna posio inicial.

71

7.2. Vlvulas de bloqueios Vlvulas de bloqueio so aparelhos que impedem a passagem do fluxo de ar em uma direo, dando passagem na direo oposta. Internamente, a prpria presso aciona a pea de vedao positiva e ajusta, com isto, a vedao da vlvula.

A) Vlvula de reteno Esta vlvula pode fechar completamente a passagem do ar em um sentido determinado. Em sentido contrrio, o ar passa com a mnima queda possvel de presso. O bloqueio do fluxo pode ser feito por cone, esfera, placa ou membrana.

72

B) Vlvula alternadora (funo lgica OU) Esta vlvula tem duas entradas P1 e P2 e uma sada, A. Entrando ar comprimido em P1, a pea de vedao fecha a entrada P2 e o ar flui de P1 para A. Quando o ar flui de P2 para A, a entrada P1 bloqueada. Com presses iguais e havendo coincidncia de sinais P1 e P2, prevalecer o sinal que chegar primeiro. Em caso de presses diferentes, a presso maior fluir para A.

A vlvula alternadora empregada quando h necessidade de enviar sinais de lugares diferentes a um ponto de comando. Para determinar a quantidade de vlvulas alternadoras necessrias num circuito pneumtico, utiliza- se a seguinte regra: N de vlvulas = n de sinais menos (-) 1 Ex: 4 sinais (P1, P2, P3, P4) 1 = 3 ELEMENTOS OU

73

C) Vlvula de simultaneidade (funo lgica E) T ambm chamada de vlvula de duas presses, esta vlvula possui duas entradas, Pl (X) e P2 (Y), e uma sada A .

Para se conseguir presso contnua na sada de utilizao A, necessrio sinal (pneumtico) ao mesmo tempo em P1 e P2 , ou seja, entrando somente um sinal em P1 ou somente P2 , a pea de vedao impede o fluxo de ar para A. Existindo diferena de tempo entre sinais (simultneos) de entrada com a mesma presso, o sinal atrasado vai para a sada A . Com presses diferentes dos sinais de entrada, a presso maior fecha um lado da vlvula e a presso menor vai para a sada A . Emprega-se esta vlvula principalmente em comando de bloqueio, comandos de segurana e funes de controle em combinaes lgicas. Para determinar a quantidade de vlvulas necessrias no circuito, utiliza-se a seguinte regra: N de vlvulas = n de sinais menos (-) 1 Ex: 4 sinais (P1, P2, P3, P4) 1 = 3 ELEMENTOS E

74

D) Vlvula de escape rpido Quando se necessita de movimentos rpidos do mbolo nos cilindros, com velocidade superior quela desenvolvida normalmente, utiliza- se a vlvula de escape rpido.

A vlvula possui conexes de entrada (P) , de sada (R) e de alimentao (A) . Havendo fluxo de ar comprimido em P , o elemento de vedao impede a passagem do fluxo para o escape R e o ar flui para A . Eliminando a presso em P , o ar, que retorna por A , desloca o elemento de vedao contra a conexo P e provoca o bloqueio; desta forma, o ar escapa por R , rapidamente, para a atmosfera. Evita-se, com isso, que o ar de escape seja obrigado a passar por uma canalizao longa e de dimetro pequeno at a vlvula de comando. Observao: Recomenda- se colocar a vlvula de escape rpido diretamente no cilindro, ou ento, o mais prximo do mesmo.

75

7.3. Vlvulas de presso A) Vlvula reguladora de presso Este tipo de vlvula j foi descrito no captulo: Unidade de Conservao. B)Vlvula de Seqncia Esta vlvula utilizada em comandos pneumticos, quando h necessidade de uma presso determinada para o processo de comando (comandos em dependncia da presso e comandos seqenciais). O cabeote pressostato (que monitora a presso) normalmente acoplado a uma vlvula base de 3 ou 4 vias. Quando alcanada no canal de comando Z uma presso pr-determinada, maior que a presso regulada na mola do cabeote, o ar aciona o mbolo de comando que abre a passagem de P (alimentao) para A (utilizao).

C) Vlvula limitadora de presso Utiliza- se esta vlvula, principalmente, como vlvula de segurana ou de alvio. Esta no permite que o aumento da presso no sistema seja acima da presso admissvel (pr-determinada). Quando alcanada a presso mxima na entrada da vlvula, o mbolo deslocado da sua sede permitindo a exausto do ar atravs do orifcio de escape. Quando a presso excedente eliminada, atingindo o valor de regulagem, a mola recoloca o mbolo na posio inicial, vedando a passagem ao ar.

76

7.4. Vlvula reguladora de fluxo Esta vlvula tem por finalidade influenciar o fluxo do ar comprimido. O fluxo ser influenciado igualmente em ambas as direes. A) Vlvulas reguladoras de fluxo bi-direcional : O fluxo ser influenciado igualmente em ambas as direes.

B) Vlvulas reguladoras de fluxo unidirecional : A regulagem do fluxo feita somente em uma direo. Uma vlvula de reteno fecha a passagem numa direo e o ar pode fluir somente atravs da rea reguladora. Em sentido contrrio, o ar passa livre atravs da vlvula de reteno aberta. Empregam-se pneumticos. estas vlvulas para regulagem da velocidade em cilindros

vantajoso montar as vl vulas reguladoras diretamente no cilindro.


77

7.5. Vlvulas de fechamento: So vlvulas que abrem e fecham a passagem do fluxo de ar comprimido. Estas vlvulas so, em geral, de acionamento manual.

Tipos:

Torneira-registro

Gaveta

Smbolo:

7.6. Combinaes de vlvulas Em pneumtica, muitas vezes faz-se a unio de duas ou mais vlvulas, para conseguir condies diferentes de aplicao do seu funcionamento indiv idual. A) Vlvulas de retardo (repouso-fechada) A vlvula de retardo empregada quando h necessidade, num circuito pneumtico, de um espao de tempo entre uma e outra operao em um ciclo de operaes. Esta unidade consiste em uma vlvula de 3/2 vias NF, com acionamento pneumtico, de uma vlvula reguladora de fluxo unidirecional e de um reservatrio de ar.

78

Funo: O ar de comando flui da conexo Z (pilotagem) para o reservatrio, passando pela vlvula reguladora de fluxo com presso e velocidade mais baixas. Alcanada a presso de comutao necessria no reservatrio, a vlvula 3/2 vias permite a passagem do ar principal de P para A . O tempo de aumento da presso no reservatrio igual ao do retardamento do comando da vlvula. Retirando-se o ar de Z, a vlvula voltar sua posio de repouso. Vlvula de retardo Temporizador NF

B) Vlvula de retardo (repouso-aberta) A vlvula de retardo composta de uma vlvula de 3/2 vias NA, uma vlvula reguladora de fluxo unidirecional e um reservatrio de ar. Tambm nesse caso, o ar de comando entra pela conexo Z. Uma vez estabelecida no reservatrio de ar presso necessria para comando, a vlvula 3/2 vias acionada e fecha-se a passagem de P para A . Retirando o ar de Z , a vlvula voltar sua posio normal. O tempo necessrio para estabelecer presso no reservatrio corresponde ao tempo de retardamento. Em ambos os tipos de vlvula, NF ou NA, o tempo de retardamento de o h 30 segundos. Com um acumulador adicional esse tempo pode ser aumentado. Para a temporizao exata, o ar deve ser limpo e a presso constante.
79

Vlvula de retardo Temporizador NA

7.7. Divisor binrio (flip-flop) A vlvula flip-flop composta de uma vlvula 3/2 vias NF, acionamento pneumtico de retorno por mola, um pisto de comando com haste basculante e um came. Esta vlvula aplica- se para acionamento alternado de avano e retorno de cilindro ou como divisor de sinais. A flip-flop uma vlvula de atuao pneumtica que, a cada impulso na conexo Z, permanece aberta ou fechada, ou seja, os canais permanecem interligados de P para A ou de A para R.

A sada em A tem a funo binria SIM-NO.


80

7.8.Bloco de comando bimanual:

O aparelho pneumtico de comando bimanual deve ser usado em todos os casos nos quais o operador exposto a perigos de acidentes no servio manual, por exemplo, quando comanda cilindros pneumticos ou equipamentos onde ambas as mos devem estar em segurana. Um sinal permanente na sada A produzido somente quando ambas as entradas da vlvula recebem simultaneamente, isto , dentro de 0,2 a 0,5 segundos, presso mediante duas vlvulas de boto de 3/2 vias. Soltando-se uma ou ambas as vlvulas de boto, a passagem de ar interrompida de imediato. Os cilindros ou vlvulas conectadas em A voltam sua posio inicial.

81

8. Seqncia de movimentos

Quando os procedimentos de comandos de instalaes pneumticas so complicados, e estas instalaes tm de ser reparadas, importante que o tcnico de manuteno disponha de esquemas de comando e seqncia, segundo o desenvolvimento de trabalho das mquinas. A m confeco dos esquemas resulta em interpretao insegura, que torna impossvel, para muitos, a montagem ou a busca de defeitos, de forma sistemtica. pouco rentvel ter de basear a montagem ou a busca de defeitos empiricamente. Antes de iniciar qualquer montagem ou busca de defeitos, importante representar seqncias de movimentos e estados de comutao, de maneira clara e correta. Essas representaes permitiro realizar um estudo, e, com ele, ganhar tempo no momento de montar ou reparar o equipamento. Exemplo: Pacotes que chegam sobre um transportador de rolos so elevados por um cilindro pneumtico A e empurrados por um cilindro B sobre um segundo transportador.

Assim, para que o sistema funcione devidamente, o cilindro B dever retornar apenas quando A houver alcanado a posio final. Possibilidades de representao da seqncia de trabalho, para o exemplo dado: A) Relao em seqncia cronolgica: O cilindro A avana e eleva os pacotes; O cilindro B avana e empurra os pacotes no transportador; O cilindro A retorna; O cilindro B retorna.

82

B) Forma de tabela: Passo de trabalho 1 2 3 4 Movimento cilindro A avano -retorno -Movimento cilindro B -avano -retorno

C) Maneira de escrever abreviada: Avano + Retorno A+ B+ A- BD) Representao grfica em forma de diagrama: Diagrama de movimento Diagrama de funcionamento Diagrama de comando

D.1) Diagrama de movimento Onde se fixam estados de elementos de trabalho e unidades construtivas. O diagrama de movimento pode ser: Diagrama de trajeto e passo Diagrama de trajeto e tempo

83

Diagrama de trajeto e passo: Representa a seqncia de operao de um elemento de trabalho e o valor percorrido em cada passo considerado. Passo a variao do estado de movimento de qualquer elemento de trabalho pneumtico. No caso de vrios elementos de trabalho para comando, estes representados da mesma maneira e desenhados uns sob os outros. A correspondncia realizada atravs de passos. so

Para o exemplo citado significa que, do passo 1 at o passo 2, a haste do cilindro A avana da posio final traseira para a posio final dianteira, sendo que esta alcanada no passo 2. Entre o passo 2 e 4 a haste permanece imvel. A partir do passo 4, a haste retorna, alcana a posio final traseira no passo 5, completando um ciclo de movimento. Para o exemplo apresentado, o diagrama de trajeto e passo possui construo segundo a figura a seguir.

84

Recomendamos que, para a disposio do desenho, observe-se o seguinte: Convm representar os passos de maneira linear e horizontalmente; O trajeto no deve ser representado em escala, mas com tamanho igual para todas as unidades construtivas; J que a representao do estado arbitrria, pode-se designar, como no exemplo anterior, atravs da indicao da posio do cilindro ou atravs de sinais binrios, isto , 0 para a posio final traseira e l ou L para a posio final dianteira; A designao da unidade em questo deve ser posicionada esquerda do diagrama.

Diagrama de trajeto e tempo: Nesse diagrama o trajeto de uma unidade construtiva representada em funo do tempo.

Para representao em desenho, tambm so vlidas as recomendaes para o diagrama de trajeto e passo. Atravs das linhas pontilhadas (linhas de passo), a correspondncia com o diagrama de trajeto e passo torna-se clara, porm, distncia entre os passos est em funo do tempo. Enquanto o diagrama de trajeto e passo oferece a possibilidade de melhor viso das correlaes, no diagrama de trajeto e tempo podem ser representadas, mais claramente, sobreposies e diferenas de velocidade de trabalho. No caso de se desejar construir diagramas para elementos de trabalho rotativo como, por exemplo, motores eltricos e motores a ar comprimido, devem ser utilizados as mesmas formas fundamentais. Entretanto, a seqncia das variaes de estado no tempo no considerada, isto , no diagrama de trajeto e passo, uma variao de estado comum, como o ligar de um motor eltrico, no transcorrer durante um passo inteiro, mas ser representada diretamente sobre a linha de passo.

85

D.2)Diagrama de comando No diagrama de comando, o estado de comutao de um elemento de comando representado em dependncia dos passos ou dos tempos. Como o tempo de comutao insignificante ou praticamente instantneo, esse tempo no considerado. Exemplo: Estado de abertura de um rel b.

O rel no passo 2 fecha novamente no passo 5. Na elaborao do diagrama de comando recomenda-se: Desenhar, sempre que possvel, o diagrama de comando, em combinao com o diagrama de movimento, de preferencia em funo de passos; Que os passos ou tempos sejam representados linear e horizontalmente; Que a altura e a distncia, que so arbitrrias, sejam determinadas de forma a proporcionar fcil superviso. Quando se representa o diagrama de movimento e de comando em conjunto, esta representao recebe o nome diagrama de funcionamento .

86

O diagrama de funcionamento representado na figura abaixo.

para

exemplo

da

pgina

anterior

est

No diagrama, observa-se o estado das vlvulas que comandam os cilindros (1.1 para a, 2.1 para B) e o estado de uma chave fim de curso 2.2, instalada na posio dianteira do cilindro A. Como j mencionado, os tempos de comutao dos equipamentos no so considerados no diagrama de comando. Entretanto, como mostra a figura acima, (vlvula fim de curso 2.2), a linha de acionamento para vlvulas (chaves) fim de curso deve ser desenhada antes ou depois da linha de passo, uma vez que, na prtica, o acionamento no se d exatamente no final do curso, mas sim, certo tempo antes ou depois. Esta maneira de representao conseqentes movimentos. determina todos os comandos e seus

Este diagrama permite controlar, com maior facilidade, o funcionamento do circuito e determinar erros, principalmente sobreposio de sinais.

87

9. Tipos de esquemas

Na construo de esquemas de comando, temos duas possibilidades que indicam a mesma coisa. As alternativas so: 1. Esquemas de comando de posio. 2. Esquemas de comando de sistema. Veremos as vantagens e inconvenientes destes dois tipos de esquemas nos exemplos a seguir. A) Esquema de comando de posio

Podemos verificar que no esquema de comando de posio esto simbolizados todos os elementos (cilindros, vlvulas e unidade de conservao). Onde realmente se encontram na instalao. Esta forma de apresentao vantajosa para o montador, que pode ver de imediato onde deve montar os elementos. Entretanto, tem o inconveniente de muitos cruzamentos de linhas (condutores de ar), onde podem ocorrer enganos na conexo dos elementos pneumticos.

88

B) Esquema de comando de sistema

Est baseado numa ordenao, isto , todos os smbolos pneumticos so desenhados em sentido horizontal e em cadeia de comando. A combinao de comandos bsicos simples, de funes iguais ou diferentes, resulta em um comando mais amplo, com muitas cadeias de comando. Este tipo de esquema, em razo da ordenao, alm de facilitar a leitura, elimina ou reduz os cruzamentos de linhas. No esquema de comando, deve-se caracterizar os elementos pneumticos, em geral numericamente, para indicar a posio que ocupam e facilitar sua interpretao. 9.1. Ordem de composio Para facilitar a composio de esquema de comando, recomenda-se o seguinte procedimento: Desenhar os elementos de trabalho e suas respectivas vlvulas de comando: Desenhar mdulos de sinais (partida, fim de curso, etc.); Conectar as canalizaes de comando (pilotagem) e de trabalho (utilizao) segundo a seqncia de movimento; Numerar os elementos; Desenhar o abastecimento de energia; Verificar os locais onde se tornam necessrios os desligamentos de sinais para evitar as sobreposies de sinais; Eliminar as possibilidades de contrapresso nos elementos de comando; Eventualmente, introduzir as condies marginais; Desenhar os elementos auxiliares; Certificar-se de que, mesmo colocando presso nas vlvulas, o primeiro movimento do elemento de trabalho s se dar depois de acionada vlvula de partida.

89

9.2. Denominao dos elementos pneumticos Para denominar os elementos usamos o seguinte critrio: 1. Elementos de trabalho 2. Elementos de comando 3. Elementos de sinais 4. Elementos auxiliares

(Um elemento de trabalho (cilindros, motores pneumticos,


unidades de avano, etc.), com as correspondentes vlvulas, considerado como cadeia de comando nmero 1, 2, 3, etc). Por isso, o primeiro nmero da denominao do elemento indica a que cadeia de comando pertence o elemento. O nmero de pois do ponto indica de que elemento se trata.

De acordo com o esquema anterior temos: .0 .1 .2, .4... Elementos de trabalho; Elementos de comando Todos os elementos que influenciam o avano do elemento de trabalho considerado (nmeros pares); .3, .5... Todos os elementos que influenciam o retorno (nmeros mpares); .01, .02... Elementos auxiliares, entre o elemento de comando e o elemento de trabalho; 0.1 , 0.2... Elementos de alimentao (unidade de conservao, vlvulas de fechamento), que influenciam todas as cadeias de comando.

90

9.3. Sobreposio de sinais Em comandos pneumticos pode aparecer contraposio de sinais que impede o funcionamento da seqncia de movimento. O exemplo abaixo demonstra isto:

91

Observa-se que o circuito pneumtico apresentado na pgina anterior, no executa a seqncia de movimento desejada, devido sobreposio de sinais em b0 e a1. Nota-se que o cilindro A permanece recuado mesmo com o comando de avano, atravs do boto start . H diversos meios para solucionar este problema: 5. A) Por rolete escamotevel (gatilho); 6. B) Por corte de sinal; 7. C) Por vlvula de memria; 8. D) Por mtodo cascata; 9. E) Por mtodo passo a passo. A) Soluo da seqncia A+ B+ B- A- por gatilho:

Descrio de funcionamento: 10. Acionando- se o boto start, o cilindro A avana. Antes do final do seu curso de avano, a vlvula de gatilho a1 acionada e o cilindro B avana.Exatamente no final do curso de avano do cilindro B, a vlvula de rolete b1 acionada para efetuar o recuo deste mesmo cilindro.Antes do final do seu curso de recuo, a vlvula de gatilho b0 acionada e o cilindro A recua. NOTA: Conforme indicao das setas ( ) no circuito, a vlvulas de gatilho a1 acionada somente no avano e a vlvula b0 somente no recuo.

92

B) Soluo da seqncia A+ B+ B- A- por corte de sinal:

Descrio de funcionamento:

Avano do cilindro A :

11. Acionando-se o boto start , o cilindro A avana.


Avano do cilindro B: 12. No final do curso de avano do cilindro A , o rolete a1 acionado e o cilindro B avana. Enquanto o rolete a1 permanece acionado, o corte de sinal 2 processa um tempo, para em seguida cortar a presso de pilotagem 14 . Recuo do cilindro B:

13. No final do curso de avano do cilindro B , o rolete b1 acionado comandando o recuo desse cilindro .
Recuo do cilindro A:

14. No final do curso de recuo de B , o rolete b0 acionado e o cilindro A recua.


Enquanto o rolete b0 permanece acionado, o corte de sinal 1 processa um tempo, para em seguida cortar a presso de pilotagem 12 .

93

C) Soluo da seqncia A+ B+ B- A- por vl vula de memria :

Descrio de funcionamento : Avano do cilindro A: 15. Acionando- se o boto start , a vlvula de memria 1 acionada cortando a presso de pilotagem 12 ; a vlvula de memria 2 tambm acionada preparando a presso de pilotagem 14 de comando de avano do cilindro B . Simultaneamente, o cilindro A avana. Avano do cilindro B: 16. No final do curso de avano do cilindro A , o rolete a1 acionado e o cilindro B avana. Recuo do cilindro B: 17. No final do curso de avano do cilindro B , o rolete b1 acionado, a vlvula de memria 2 desacionada, cortando a presso de pilotagem 14 . Simultaneamente, a vlvula de memria 1 desacionada, preparando a presso de pilotagem 12 de comando de recuo do cilindro A , e tambm o cilindro B recua . Recuo do cilindro A: 18. No final do curso de recuo de B , o rolete b0 acionado e o cilindro A recua.

94

D) Soluo da seqncia A+ B+ B- A- por mtodo cascata:

Descrio de funcionamento: Avano do cilindro A: 19. Acionando- se o boto start , a vlvula de memria 1 acionada, o grupo n 1 pressurizado e o cilindro A avana. Avano do cilindro B: 20. No final do curso de avano do cilindro A , o rolete a1 acionado e o cilindro B avana. Recuo do cilindro B: 21. No final do curso de avano do cilindro B , o rolete b1 acionado, a vlvula de Memria 1 desacionada, o grupo n2 pressurizado e o cilindro B recua. Recuo do cilindro A: 22. No final do curso de recuo do cilindro B , o rolete b0 acionado e o cilindro A recua.

95

E) Soluo da seqncia A+ B+ B- A- por mtodo passo a passo:

Descrio de funcionamento: Avano do cilindro A: 23. Acionando- se o boto start , a vlvula de memria 3/2vias do grupo n 1 acionada, este grupo pressurizado e o grupo n4 despressurizado. Com o grupo n1 pressurizado, a vlvula de impulso 5/2vias comutada(trocada de posio) e o cilindro A avana. Avano do cilindro B: 24. No final do curso de avano do cilindro A , o rolete a1 acionado, a vlvula de memria 3/2vias do grupo n 2 comutada, este grupo pressurizado e o grupo n1 despressurizado. Com o grupo n2 pressurizado, a vlvula de impulso 5/2vias comutada e o cilindro B avana. Recuo do cilindro B: 25. No final do curso de avano do cilindro B , o rolete b1 acionado, a vlvula de memria 3/2vias do grupo n 3 comutada, este grupo pressurizado e o grupo n2 despressurizado. Com o grupo n3 pressurizado, a vlvula de impulso 5/2vias comutada e o cilindro B recua. Recuo do cilindro A: 26. No final do curso de recuo do cilindro B , o rolete b0 acionado, a vlvula de memria 3/2vias do grupo n4 comutada, este grupo pressurizado e o grupo n3 despressurizado. Com o grupo n4 pressurizado, a vlvula de impulso 5/2vias comutada e o cilindro A recua.

96

10. SIMBOLOGIA Conforme NBR 8896, 8897, 8898 (baseada nas ISO 1219,5598, 5599, DIN 24300, DIN/ ISO1219, CETOP RP100)

Linha de trabalho

Unio de linhas

Linha de escape (exausto)

Linhas cruzadas no conectadas

Linha de comando (pilotagem)

Conexo com engate rpido

Linha de contorno que Delimita um conjunto de funes em um nico corpo

Conexo com engate rpido desconectado

Fonte de presso

Conexo de descarga simples e no conectvel (escape livre)

Linha flexvel

Conexo de descarga rosqueada para conexo (escape dirigido)

Plugue ou conexo bloqueada

Silenciador

97

Reservatrio pneumtico (acumulador)

Filtro com dreno automtico

Resfriador

Lubrificador

Purgador de gua com dreno manual

Unidade condicionadora (smbolo simplificado)

Purgador de gua com dreno automtico

Cilindro de simples ao, retorno por fora externa

Desumidificador de ar

Cilindro de dupla ao com haste simples

Filtro

Cilindro de simples ao, retorno por mola

Filtro com dreno manual

Cilindro com dois amortecedores regulveis de fim de curso

98

Cilindro de dupla ao com haste dupla

Vlvula Alternadora (funo lgica OU)

Compressor

Vlvula de escape rpido

Motor Pneumtico com um sentido de fluxo

Vlvula de simultaneidade (Funo lgica E)

Motor Pneumtico com dois sentidos de fluxo

Manmetro ou Vacumetro
(a linha pode ser conectada em qualquer ponto da circunferncia)

Motor pneumtico com campo de rotao limitado (oscilante)

Termmetro

Vlvula de reteno simples sem mola

Medidor de vazo (Rotmetro)

Vlvula de reteno simples com mola. (indicar sempre ao lado da mola a presso de abertura) Pressostato rearmado por mola ajustvel

99

Vlvula de fechamento manual (registro)

Vlvula direcional 3vias, 2 posies normal aberta

Vlvula de controle de vazo com orifcio de passagem fixo

Vlvula direcional 3 vias 3 posies, posio central fechada

Vlvula de controle de vazo com orifcio de passagem regulvel

Vlvula direcional 4 vias 3 posies, posio central fechada

Vlvula de controle de vazo com orifcio de passagem regulvel (unidirecional)

Vlvula direcional 4 vias 3 posies, posio central com sadas em exausto

Vlvula direcional 2vias, 2 posies normal fechada

Vlvula direcional 4vias, 2 posies

Vlvula direcional 2vias 2 posies normal aberta

Vlvula direcional 5vias, 3 posies normal fechada

Vlvula direcional 3 vias 2posies, normal fechada

Acionamento de vlvula por boto

100

Alavanca

Trava (detente)

Pedal

Acionamento direto por piloto externo (por aplicao ou por aumento de presso)

Apalpador ou came

Acionamento direto por piloto externo (por despressurizao)

Mola

Acionamento direto por piloto externo por reas de atuao diferentes

Rolete

Acionamento direto por piloto interno


(por aplicao ou por acrscimo de presso)

Rolete articulado

Acionamento direto por piloto interno


(por despressurizao)

Acionamento por solenide

Acionamento indireto por piloto interno


(por aplicao ou por acrscimo de presso)

Solenide operado proporcionalmente (vlvula proporcional e servovlvula)

Acionamento indireto por piloto interno


(por despressurizao)

101

Acionamento combinado(por solenide


ou piloto hidrulico)

Operada por presso em ambas as direes

Acionamento combinado(por solenide


com piloto pneumtico)

Vlvula de alvio, de segurana ou limitadora de presso diretamente acionada

Acionamento por solenides e centragem por molas

Vlvula de alvio, de segurana ou limitadora de presso comandada por piloto distncia

Acionamento indireto por piloto interno


e centragem por molas

Vlvula redutora de presso com conexo de descarga

102

11. INTRODUO A ELETROPNEUMTICA Uma mquina industrial apresentou defeito. O operador chamou a manuteno mecnica, que solucionou o problema. Indagado sobre o tipo de defeito encontrado, o mecnico de manuteno disse que estava na parte eltrica, mas que ele, como mecnico, conseguiu resolver. Onde termina a parte mecnica e comea a parte eltrica? Nesta aula voc aprender noes de manuteno de partes eletroeletrnicas existentes em mquinas. Para uma melhor compreenso, necessrio que voc reveja as aulas de eletricidade e eletrnica no mdulo de automao. 11.1. Mquinas eletromecnicas Mquinas eletromecnicas so combinaes de engenhos mecnicos com circuitos eltricos e eletrnicos capazes de comand-los. Defeitos nessas mquinas tanto podem ser puramente mecnicos como mistos, envolvendo tambm a parte eletroeletrnica, ou ento puramente eltricos ou eletrnicos. Com trs reas tecnolgicas bem distintas nas mquinas, uma certa diviso do trabalho de manuteno necessria. H empresas que mantm os mecnicos de manuteno, os eletricistas e os eletrnicos em equipes separadas. interessante notar que a boa diviso do trabalho s d certo quando as equipes mantm constante a troca de informaes e ajuda mtua. Para facilitar o dilogo entre as equipes, bom que elas conheam um pouco das outras reas. Um tcnico eletrnico com noes de mecnica deve decidir bem melhor quanto natureza de um defeito do que aquele desconhecedor da mecnica. O mecnico com alguma base eletroeletrnica tanto pode diferenciar melhor os defeitos como at mesmo resolver alguns problemas mistos. Conhecimentos sobre tenso, corrente e resistncia eltricas so imprescindveis para quem vai fazer manuteno em mquinas eletromecatrnicas. Recordando: Tenso eltrica (U) a fora que alimenta as mquinas. A tenso eltrica medida em volt (V). As instalaes de alta-tenso podem atingir at 15.000 volts. As mais comuns so as de 110V, 220V e 380V. Pode ser contnua (a que tem polaridade definida) ou alternada. Corrente eltrica (I) o movimento ordenado dos eltrons no interior dos materiais submetidos a tenses eltricas. A corrente eltrica medida em ampre (A). Sem tenso no h corrente, e sem corrente as mquinas eltricas param. A corrente eltrica pode ser contnua (CC) ou alternada (CA). Resistncia eltrica (R) a oposio passagem de corrente eltrica que todo material oferece. Quanto mais resistncia, menos corrente. Mquinas eltricas e componentes eletrnicos sempre apresentam uma resistncia caracterstica. A medida da resistncia, cujo valor expresso em ohm (), um indicador da funcionalidade das mquinas e de seus componentes.

103

11.2. Aparelhos eltricos Os aparelhos eltricos mais utilizados na manuteno eletroeletrnica so: voltmetro, ampermetro, ohmmetro, multmetro e osciloscpio. Os aparelhos eltricos podem ser digitais ou dotados de ponteiros. Os dotados de ponteiros so chamados de analgicos. Voltmetro: utilizado para medir a tenso eltrica tanto contnua (VC) quanto alternada (VA).

Ampermetro: utilizado para medir a intensidade da corrente eltrica contnua (CC) e alternada (CA).

Ohmmetro: utilizado para medir o valor da resistncia eltrica. Multmetro: serve para medir a tenso, a corrente e a resistncia eltrica.

104

Osciloscpio: permite visualizar grficos de tenses eltricas variveis e determinar a freqncia de uma tenso alternada.

11.3. Medidas eltricas Para se medir a tenso, a corrente e a resistncia eltricas com o uso de aparelhos eltricos, devem ser tomadas as seguintes providncias: escolher o aparelho com escala adequada; conectar os dois fios ao aparelho; conectar as duas pontas de prova (fios) em dois pontos distintos do objeto em anlise. Medida de tenso A medida de tenso eltrica feita conectando as pontas de prova do aparelho aos dois pontos onde a tenso aparece. Por exemplo, para se medir a tenso eltrica de uma pilha com um multmetro, escolhe-se uma escala apropriada para medida de tenso contnua e conecta-se a ponta de prova positiva (geralmente vermelha) ao plo positivo da pilha, e a ponta negativa (geralmente preta) ao plo negativo.

105

Em multmetros digitais, o valor aparece direto no mostrador. Nos analgicos, deve-se observar o deslocamento do ponteiro sobre a escala graduada para se determinar o valor da tenso. Nas medidas de tenso alternada, a polaridade das pontas de prova no se aplica. Medida de corrente A corrente eltrica a ser medida deve passar atravs do aparelho. Para isso, interrompe-se o circuito cuja corrente deseja-se medir: o aparelho entra no circuito, por meio das duas pontas de prova, como se fosse uma ponte religando as partes interrompidas. Em sistemas de corrente contnua, deve-se observar a polaridade das pontas de prova.

Em circuitos de alta corrente, muitas vezes inconveniente e perigosa a interrupo do circuito para medies. Em casos assim, faz-se uma medio indireta, utilizando um modelo de ampermetro denominado alicate, que abraa o condutor percorrido por corrente. O aparelho capta o campo eletromagntico existente ao redor do condutor e indica uma corrente proporcional intensidade do campo. Medida de resistncia As medidas de resistncia devem ser feitas, sempre, com o circuito desligado, para no danificar o aparelho. Conectam-se as pontas de prova do aparelho aos dois pontos onde se deseja medir a resistncia. O aparelho indica a resistncia global do circuito, a partir daqueles dois pontos. Quando se deseja medir a resistncia de um componente em particular, deve-se desconect-lo do circuito.

106

Pane eltrica Diante de uma pane eltrica, deve-se verificar primeiramente a alimentao eltrica, checando a tenso da rede e, depois, os fusveis. Os fusveis so componentes eltricos que devem apresentar baixa resistncia passagem da corrente eltrica. Intercalados nos circuitos eltricos, eles possuem a misso de proteg-los contra as sobrecargas de corrente.

De fato, quando ocorre uma sobrecarga de corrente que ultrapassa o valor da corrente suportvel por um fusvel, este queima, interrompendo o circuito. Em vrios modelos de fusvel, uma simples olhada permite verificar suas condies. Em outros modelos necessrio medir a resistncia. Em todos os casos, ao conferir as condies de um fusvel, deve-se desligar a mquina da rede eltrica. Fusvel queimado pode ser um sintoma de problema mais srio. Por isso, antes de simplesmente trocar um fusvel, bom verificar o que ocorreu com a mquina, perguntando, olhando, efetuando outras medies e, se necessrio, pedir auxlio a um profissional especializado na parte eltrica. 11.4. Resistncia, aterramento e continuidade Resistncia de entrada A resistncia eltrica reflete o estado geral de um sistema. Podemos medir a resistncia geral de uma mquina simplesmente medindo a resistncia a partir dos seus dois pontos de alimentao. Em mquinas de alimentao trifsica, mede-se a resistncia entre cada duas fases por vez. Essa resistncia geral denominada de resistncia de entrada da mquina. Qual a resistncia eltrica de entrada de uma mquina em bom estado? Esta pergunta no tem resposta direta. Depende da mquina, porm, duas coisas podem ser ditas. A) Se a resistncia de entrada for zero, a mquina est em curto-circuito. Isto fatalmente levar queima de fusvel quando ligada. Assim, natural que o curto-circuito seja removido antes de ligar a mquina. Para compreender o conceito de curto-circuito, observe a figura a seguir.

107

Podemos ver pela figura que a corrente eltrica sai por um dos terminais da fonte eltrica (pilha ou bateria), percorre um fio condutor de resistncia eltrica desprezvel e penetra pelo outro terminal, sem passar por nenhum aparelho ou instrumento. Quando isso ocorre, dizemos que h um curtocircuito. O mesmo se d, por exemplo, quando os plos de uma bateria so unidos por uma chave de fenda, ou quando dois fios energizados e desencapados se tocam.

Quando ocorre um curto-circuito, a resistncia eltrica do trecho percorrido pela corrente muito pequena, considerando que as resistncias eltricas dos fios de ligao so praticamente desprezveis. Assim, pela lei de Ohm, se U (tenso) constante e R (resistncia) tende a zero, necessariamente I (corrente) assume valores elevados. Essa corrente a corrente de curtocircuito. Resumindo:

Circuito em curto pode se aquecer exageradamente e dar incio a um incndio. Para evitar que isso acontea, os fusveis do circuito devem estar em bom estado para que, to logo a temperatura do trecho em curto aumente, o filamento do fusvel funda e interrompa a passagem da corrente.

108

B) Se a resistncia de entrada for muito grande, a mquina estar com o circuito de alimentao interrompido e no funcionar at que o defeito seja removido. Vimos a importncia da medida da resistncia na entrada de alimentao eltrica. No caso em que a resistncia for zero, podemos dizer ainda que a mquina est sem isolamento entre os pontos de alimentao. Sim, pois o termo curto-circuito significa que os dois pontos de medio esto ligados eletricamente, formando assim um caminho curto para passagem de corrente entre eles. Contudo, o teste de isolamento pode ser aplicado tambm em outras circunstncias. Aterramento Instalaes eltricas industriais costumam possuir os fios fase, neutro e um fio chamado de terra. Trata-se de um fio que de fato ligado terra por meio de uma barra de cobre em uma rea especialmente preparada. O fio neutro origina-se de uma ligao terra no poste da concessionria de energia eltrica. A resistncia ideal entre neutro e terra deveria ser zero, j que o neutro tambm se encontra ligado terra; mas a resistncia no zero. At chegar s tomadas, o fio neutro percorre longos caminhos. Aparece uma resistncia entre neutro e terra, que todavia no deve ultrapassar uns 3 ohms, sob pena de o equipamento no funcionar bem. Assim, um teste de resistncia entre neutro e terra pode ser feito com ohmmetro, porm, sempre com a rede desligada. O fio terra cumpre uma funo de proteo nas instalaes. As carcaas dos equipamentos devem, por norma, ser ligadas ao fio terra. Assim, a carcaa ter sempre um nvel de tenso de zero volt comparado com o cho em que pisamos. Nesse caso, dizemos que a carcaa est aterrada, isto , no mesmo nvel eltrico que a terra.

Opostamente, uma carcaa desaterrada pode receber tenses eltricas acidentalmente (um fio desencapado no interior da mquina pode levar a isso) e machucar pessoas. Por exemplo, se algum tocar na carcaa e estiver pisando no cho (terra), fica submetido a uma corrente eltrica (lembre-se de que a corrente circula sempre para o neutro, isto , para a terra), levando um choque, que poder ser fatal, dependendo da intensidade da corrente e do caminho que ela faz ao percorrer o corpo.

109

O isolamento entre a carcaa dos equipamentos e o terra pode ser verificada medindo-se o valor da resistncia que deve ser zero. Nas residncias, sempre bom manter um sistema de aterramento para aparelhos como geladeiras, mquinas de lavar e principalmente chuveiros. Um chuveiro eltrico sem aterramento uma verdadeira cadeira eltrica! Continuidade Outros problemas simples podem ser descobertos medindo a resistncia dos elementos de um circuito. Por exemplo, por meio da medida da resistncia, pode-se descobrir se h mau contato, se existe um fio quebrado ou se h pontos de oxidao nos elementos de um circuito. Resumindo, para saber se existe continuidade em uma ligao, basta medir a resistncia entre suas pontas. Esse procedimento recomendado sempre que se tratar de percursos no muito longos.

110

12. EXERCCIOS 1. Relacione a primeira coluna com a segunda. Grandeza fsica Aparelho a) ( ) Tenso eltrica 1. Ampermetro b) ( ) Corrente eltrica 2. Voltmetro c) ( ) Resistncia eltrica3. Ohmmetro 4. Osciloscpio 2. Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmaes. a) ( ) Escolha de uma escala apropriada, uso de duas pontas de provas e conexo das pontas de prova a dois pontos distintos so etapas que aparecem nas trs modalidades de medidas eltricas. b) ( ) Em medida de tenso contnua, as pontas de prova do voltmetro devem ser ligadas aos plos positivo e negativo da fonte de tenso observando-se a polaridade. c) ( ) Em medida de corrente, o circuito deve ser desligado e interrompido, colocando-se o ampermetro de tal forma que a corrente o atravesse. d) ( ) Ao se medir resistncia de um circuito, ele deve estar desligado. Assinale com X a alternativa correta. 3. Os fusveis queimam porque: a) ( ) sempre apresentam defeitos de fabricao; b) ( ) so atravessados por correntes acima do valor para os quais foram fabricados; c) ( ) sofrem desgastes naturais; d) ( ) sofrem aumentos sbitos de resistncia eltrica; e) ( ) possuem elevadas resistncias. 4. Em um curto-circuito: a) ( ) a corrente zero e a resistncia elevada; b) ( ) a resistncia zero e a tenso elevada.; c) ( ) a resistncia alta e a corrente elevada; d) ( ) a resistncia zero e a corrente elevada; e) ( ) a tenso e a corrente so nulas. 5. Em uma instalao eltrica com aterramento, o fio .................. deve estar ligado ....................................dos equipamentos. A tenso entre a carcaa e o terra, nesses casos, ..................... volt. A melhor seqncia de palavras que preenche corretamente as lacunas da afirmao : a) ( ) terra, carcaa, zero. b) ( ) neutro, fonte, um. c) ( ) fase, carcaa, zero. d) ( ) terra, fonte, meio. e) ( ) neutro, carcaa, zero. 6. Quando falamos em continuidade de uma ligao eltrica, estamos querendo dizer que: a) ( ) a medida da resistncia eltrica de ponta a ponta na ligao infinita; b) ( ) a medida da resistncia eltrica de ponta a ponta na ligao zero; c) ( ) visualmente a ligao contnua; d) ( ) somente corrente contnua pode circular pela ligao; e) ( ) somente corrente alternada pode circular pela ligao.

111

13. COMPONENTES ELTRICOS DOS CIRCUITOS Os componentes eltricos utilizados nos circuitos so distribudos em trs categorias: os elementos de entrada de sinais eltricos, os elementos de processamento de sinais, e os elementos de sada de sinais eltricos. 13.1. Elementos de Entrada de Sinais Os componentes de entrada de sinais eltricos so aqueles que emitem informaes ao circuito por meio de uma ao muscular, mecnica, eltrica, eletrnica ou combinao entre elas. Entre os elementos de entrada de sinais podemos citar a botoeiras, a chave fim de curso, o sensor de proximidade e o pressostato, entre outros, todos destinados a emitir sinais para energizao ou desenergizao do circuito ou parte dele. Botoeira A botoeira uma chave eltrica acionada manualmente que apresenta, geralmente, um contato aberto e outro fechado. De acordo com o tipo de sinal a ser enviado ao comando eltrico, a botoeira caracterizada como pulsadora ou com trava.

As botoeiras pulsadoras invertem seus contatos mediante o acionamento de um boto e, devido a ao de uma mola, retornam posio inicial quando cessa o acionamento.

112

Essa botoeira possui um contato aberto e um contato fechado, sendo acionada por um boto pulsador liso e reposicionada por mola. Enquanto o boto no for acionado, os contatos 11 e 12 permanecem fechados, permitindo a passagem da corrente eltrica, ao mesmo tempo em que os contatos 13 e 14 se mantm abertos, interrompendo a passagem da corrente. Quando o boto acionado, os contatos se invertem de forma que o fechado abre e o aberto fecha. Soltando-se o boto, os contatos voltam posio inicial pela ao da mola de retorno. As botoeiras com trava tambm invertem seus contatos mediante o acionamento de um boto, entretanto, ao contrrio das botoeiras pulsadoras, permanecem acionadas e travadas mesmo depois de cessado o acionamento.

Esta botoeira acionada por um boto giratrio com uma trava que mantm os contatos na ltima posio acionada. Como o corpo de contatos e os bornes so os mesmos da figura anterior e apenas o cabeote de acionamento foi substitudo, esta botoeira tambm possui as mesmas caractersticas construtivas, isto , um contato fechado nos bornes 11 e 12 e um aberto 13 e 14. Quando o boto acionado, o contato fechado 11/12 abre e o contato 13/14 fecha e se mantm travados na posio, mesmo depois de cessado o acionamento. Para que os contatos retornem posio inicial necessrio acionar novamente o boto, agora no sentido contrrio ao primeiro acionamento.

113

Outro tipo de botoeira com trava, muito usada como boto de emergncia para desligar o circuito de comando eltrico em momentos crticos, acionada por boto do tipo cogumelo.

Mais uma vez, o corpo de contatos e os bornes so os mesmos, sendo trocado apenas o cabeote de acionamento. O boto do tipo cogumelo, tambm conhecido como boto soco-trava, quando acionado, inverte os contatos da botoeira e os mantm travados. O retorno posio inicial se faz mediante um pequeno giro do boto no sentido horrio, o que destrava o mecanismo e aciona automaticamente os contatos de volta a mesma situao de antes do acionamento. Outro tipo de boto de acionamento manual utilizado em botoeiras o boto flip-flop, tambm conhecido como divisor binrio, o qual alterna os pulsos dados no boto, uma vez invertendo os contatos da botoeira, outra trazendo-os posio inicial.

114

Chaves Fim de Curso As chaves fim de curso, assim como as botoeiras, so comutadores eltricos de entrada de sinais, s que acionados mecanicamente. As chaves fim de curso so, geralmente, posicionadas no decorrer do percurso de cabeotes mveis de mquinas e equipamentos industriais, bem como das hastes de cilindros hidrulicos e ou pneumticos. O acionamento de uma chave fim de curso pode ser efetuado por meio de um rolete mecnico ou de um rolete escamotevel, tambm conhecido como gatilho. Existem, ainda, chaves fim de curso acionadas por uma haste apalpadora, do tipo utilizada em instrumentos de medio como, por exemplo, num relgio comparador.

Esta chave fim de curso acionada por um rolete mecnico e possui um contato comutador formado por um borne comum 11, um contato fechado 12 e um aberto 14. Enquanto o rolete no for acionado, a corrente eltrica pode passar pelos contatos 11 e 12 e est interrompida entre os contatos 11 e 14. Quando o rolete acionado, a corrente passa pelos contatos 11 e 14 e bloqueada entre os contatos 11 e 12. Uma vez cessado o acionamento, os contatos retornam posio inicial, ou seja, 11 interligado com 12 e 14 desligado.

115

116

Esta outra chave fim de curso tambm acionada por um rolete mecnico mas, diferentemente da anterior, apresenta dois contatos independente sendo um fechado, formado pelos bornes 11 e 12, e outro aberto, efetuado pelos bornes 13 e 14. Quando o rolete acionado, os contatos 11 e 12 abrem, interrompendo a passagem da corrente eltrica, enquanto que os contatos 13 e 14 fecham, liberando a corrente. Os roletes mecnicos acima apresentados podem ser acionados em qualquer direo que efetuaro a comutao dos contatos das chaves fim de curso. Existem, porm, outros tipos de roletes que somente comutam os contatos das chaves se forem acionados num determinado sentido de direo. So os chamados roletes escamoteveis, tambm conhecidos na indstria como gatilhos. Esta chave fim de curso, acionada por gatilho, somente inverte seus contatos quando o rolete for atuado da esquerda para a direita. No sentido contrrio, uma articulao mecnica

faz com que a haste do mecanismo dobre, sem acionar os contatos comutadores da chave fim de curso. Dessa forma, somente quando o rolete acionado da esquerda para a direita, os contatos da chave se invertem permitindo que a corrente eltrica passe pelos contatos 11 e 14 e seja bloqueada entre os contatos 11 e 12. Uma vez cessado o acionamento, os contatos retornam posio inicial, ou seja, 11 interligado com 12 e 14 desligado. Sensores de Proximidade Os sensores de proximidade, assim como as chaves fim de curso, so elementos emissores de sinais eltricos os quais so posicionados no decorrer do percurso de cabeotes mveis de mquinas e equipamentos industriais, bem como das haste de cilindros hidrulicos e ou pneumticos. O acionamento dos sensores, entretanto, no dependem de contato fsico com as partes mveis dos equipamentos, basta apenas que estas partes aproximem-se dos sensores a uma distncia que varia de acordo com o tipo de sensor utilizado. Existem no mercado diversos tipos de sensores de proximidade os quais devem ser selecionados de acordo com o tipo de aplicao e do material a ser detectado. Os mais empregados na automao de mquinas e equipamentos industriais so os sensores capacitivos, indutivos,
117

pticos, magnticos e ultra-snicos, alm dos sensores de presso, volume e temperatura, muito utilizados na indstria de processos. Basicamente, os sensores de proximidade apresentam as mesmas caractersticas de funcionamento. Possuem dois cabos de alimentao eltrica, sendo um positivo e outro negativo, e um cabo de sada de sinal. Estando energizados e ao se aproximarem do material a ser detectado, os sensores emitem um sinal de sada que, devido principalmente baixa corrente desse sinal, no podem ser utilizados para energizar diretamente bobinas de solenides ou outros componentes eltricos que exigem maior potncia. Diante dessa caracterstica comum da maior parte dos sensores de proximidade, necessria a utilizao de rels auxiliares com o objetivo de amplificar o sinal de sada dos sensores, garantindo a correta aplicao do sinal e a integridade do equipamento.

Os sensores de proximidade capacitivos registram a presena de qualquer tipo de material. A distncia de deteco varia de 0 a 20 mm, dependendo da massa do material a ser detectado e das caractersticas determinadas pelo fabricante.

118

Os sensores de proximidade indutivos so capazes de detectar apenas materiais metlicos, a uma distncia que oscila de 0 a 2 mm, dependendo tambm do tamanho do material a ser detectado e das caractersticas especificadas pelos diferentes fabricantes .

Os sensores de proximidade pticos detectam a aproximao de qualquer tipo de objeto, desde que este no seja transparente. A distncia de deteco varia de 0 a 100 mm, dependendo da luminosidade do ambiente. Normalmente, os sensores pticos por barreira fotoeltrica so construdos em dois corpos distintos, sendo um emissor de luz e outro receptor. Quando um objeto se coloca entre os dois, interrompendo a propagao da luz entre eles, um sinal de sada ento enviado ao circuito eltrico de comando.

119

Outro tipo de sensor de proximidade ptico, muito usado na automao industrial, o do tipo reflexivo no qual emissor e receptor de luz so montados num nico corpo, o que reduz espao e facilita sua montagem entre as partes mveis dos equipamentos industriais. A distncia de deteco entretanto menor, considerando-se que a luz transmitida pelo emissor deve refletir no material a ser detectado e penetrar no receptor o qual emitir o sinal eltrico de sada.

Os sensores de proximidade magnticos, como o prprio nome sugere, detectam apenas a presena de materiais metlicos e magnticos, como no caso dos ims permanentes. So utilizados com maior freqncia em mquinas e equipamentos pneumticos e so montados diretamente sobre as camisas dos cilindros dotados de mbolos magnticos. Toda vez que o mbolo magntico de um cilindro se movimenta, ao passar pela regio da camisa onde externamente est posicionado um sensor magntico, este sensibilizado e emite um sinal ao circuito eltrico de comando. Pressostato Os pressostatos, tambm conhecidos como sensores de presso, so chaves eltricas acionadas por um piloto hidrulico ou pneumtico. Os pressostatos so montados em linhas de presso hidrulica e ou pneumtica e registram tanto o acrscimo como a queda de presso nessas linhas, invertendo seus contatos toda vez em que a presso do leo ou do ar comprimido ultrapassar o valor ajustado na mola de reposio.

120

Se a mola de regulagem deste pressostato for ajustada com uma presso de, por exemplo, 7 bar, enquanto a presso na linha for inferior a esse valor, seu contato 11/12 permanece fechado ao mesmo tempo em que o contato 13/14 se mantm aberto. Quando a presso na linha ultrapassar os 7 bar ajustado na mola, os contatos se invertem abrindo o 11/12 e fechando o 13/14. 13.2. Elementos de Processamento de Sinais

Os componentes de processamento de sinais eltricos so aqueles que analisam as informaes emitidas ao circuito pelos elementos de entrada, combinando-as entre si para que o comando eltrico apresente o comportamento final desejado, diante dessas informaes. Entre os elementos de processamento de sinais podemos citar os rels auxiliares, os contatores de potncia, os rels temporizadores e os contadores, entre outros, todos destinados a combinar os sinais para energizao ou desenergizao dos elementos de sada.

121

Rels Auxiliares Os rels auxiliares so chaves eltricas de quatro ou mais contatos, acionadas por bobinas eletromagnticas. H no mercado uma grande diversidade de tipos de rels auxiliares que, basicamente, embora construtivamente sejam diferentes, apresentam as mesmas caractersticas de funcionamento.

Este rel auxiliar, particularmente, possui 2 contatos abertos (13/14 e 43/44) e 2 fechados (21/22 e 31/32), acionados por uma bobina eletromagntica de 24 Vcc. Quando a bobina energizada, imediatamente os contatos abertos fecham, permitindo a passagem da corrente eltrica entre eles, enquanto que os contatos fechados abrem interrompendo a corrente. Quando a bobina desligada, uma mola recoloca imediatamente os contatos nas suas posies iniciais.

Alm de rels auxiliares de 2 contatos abertos (NA) e 2 contatos fechados (NF), existem outros que apresentam o mesmo funcionamento anterior mas, com 3 contatos NA e 1 NF.

122

Este outro tipo de rel auxiliar utiliza contatos comutadores, ao invs dos tradicionais contatos abertos e fechados. A grande vantagem desse tipo de rel sobre os anteriores a versatilidade do uso de seus contatos. Enquanto nos rels anteriores a utilizao fica limitada a 2 contatos Na e 2 NF ou 3 NA e 1 NF, no rel de contatos comutadores pode-se empregar as mesmas combinaes, alm de, se necessrio, todos os contatos abertos ou todos fechados ou ainda qualquer outra combinao desejada. Quando a bobina energizada, imediatamente os contatos comuns 11, 21, 31 e 41 fecham em relao aos contatos 13, 24, 34 e 44, respectivamente, e abrem em relao aos contatos 12, 22, 32 e 42. Desligando-se a bobina, uma mola recoloca novamente os contatos na posio inicial, isto , 11 fechado com 12 e aberto com 14, 21 fechado com 22 e aberto com 24, 31 fechado com 32 e aberto com 34 e, finalmente, 41 fechado com 42 e aberto em relao ao 44.

123

Contatores de Potncia Os contatores de potncia apresentam as mesmas caractersticas construtivas e de funcionamento dos rels auxiliares, sendo dimensionados para suportarem correntes eltricas mais elevadas, empregadas na energizao de dispositivos eltricos que exigem maiores potncias de trabalho.

124

Rels Temporizadores Os rels temporizadores, tambm conhecidos como rels de tempo, geralmente possuem um contato comutador acionado por uma bobina eletromagntica com retardo na ligao ou no desligamento.

Este rel temporizador possui um contato comutador e uma bobina com retardo na ligao, cujo tempo ajustado por meio de um potencimetro. Quando a bobina energizada, ao contrrio dos rels auxiliares que invertem imediatamente seus contatos, o potencimetro retarda o acionamento do contato comutador, de acordo com o tempo nele regulado. Se o ajuste de tempo no potencimetro for, por exemplo, de 5 segundos, o temporizador aguardar esse perodo de tempo, a partir do momento em que a bobina for energizada, e somente ento os contatos so invertidos, abrindo 11 e 12 e fechando 11 e 14. Quando a bobina desligada, o contato comutador retorna imediatamente posio inicial. Trata-se, portanto, de um rel temporizador com retardo na ligao.

125

Este outro tipo de rel temporizador apresenta retardo no desligamento. Quando sua bobina energizada, seu contato comutador imediatamente invertido. A partir do momento em que a bobina desligada, o perodo de tempo ajustado no potencimetro respeitado e somente ento o contato comutador retorna posio inicial. Outro tipo de rel temporizador encontrado em comandos eltricos o cclico, tambm conhecido como rel pisca- pisca. Este tipo de rel possui um contato comutador e dois potencimetros que controlam individualmente os tempos de retardo de inverso do contato . Quando a bobina energizada, o contato comutador invertido ciclicamente,

sendo que o potencimetro da esquerda controla o tempo de inverso do contato, enquanto que o da direita o tempo de retorno do contato a sua posio inicial.

126

Contadores Predeterminadores Os rels contadores registram a quantidade de pulsos eltricos a eles enviados pelo circuito e emitem sinais ao comando quando a contagem desses pulsos for igual ao valor neles programados. Sua aplicao em circuitos eltricos de comando de grande utilidade, no somente para contar e registrar o nmero de ciclos de movimentos efetuados por uma mquina mas, principalmente, para controlar o nmero de peas a serem produzidas, interrompendo ou encerrando a produo quando sua contagem atingir o valor neles determinado.

Este contador predeterminador registra em seu display o nmero de vezes em que sua bobina for energizada ou receber um pulso eltrico de um elemento de entrada de sinal, geralmente de um sensor ou chave fim de curso. Atravs de uma chave seletora manual, possvel programar o nmero de pulsos que o rel deve contar, de maneira que, quando a contagem de pulsos for igual ao valor programado na chave seletora, o rel inverte seu contato comutador, abrindo 11/12 e fechando 11/14.

127

Para retornar seu contato comutador posio inicial e zerar seu mostrador, visando o incio de uma nova contagem, basta emitir um pulso eltrico em sua bobina de reset R1/R2 ou, simplesmente acionar manualmente o boto reset localizado na parte frontal do mostrador. 13.3. Elementos de Sada de Sinais Os componentes de sada de sinais eltricos so aqueles que recebem as ordens processadas e enviadas pelo comando eltrico e, a partir delas, realizam o trabalho final esperado do circuito. Entre os muitos elementos de sada de sinais disponveis no mercado, os que nos interessa mais diretamente so os indicadores luminosos e sonoros, bem como os solenides aplicados no acionamento eletromagntico de vlvulas hidrulicas e pneumticas.

128

Indicadores Luminosos Os indicadores luminosos so lmpadas incandescentes ou LEDs, utilizadas na sinalizao visual de eventos ocorridos ou prestes a ocorrer. So empregados, geralmente, em locais de boa visibilidade que facilitem a visualizao do sinalizador.

Indicadores Sonoros Os indicadores sonoros so campainhas, sirenes, cigarras ou buzinas, empregados na sinalizao acstica de eventos ocorridos ou prestes a ocorrer. Ao contrrio dos indicadores luminosos, os sonoros so utilizados, principalmente, em locais de pouca visibilidade onde um sinalizador luminoso seria pouco eficaz.

129

Solenides So bobinas eletromagnticas que, quando energizadas, geram um campo magntico capaz de atrair elementos com caractersticas ferrosas, comportando-se como um im permanente.

Numa eletrovlvula, hidrulica ou pneumtica, a bobina do solenide enrolada em torno de um magneto fixo, preso carcaa da vlvula, enquanto que o magneto mvel fixado diretamente na extremidade do carretel da vlvula. Quando uma corrente eltrica percorre a bobina, um campo magntico gerado e atrai os magnetos, o que empurra o carretel da vlvula na direo oposta a do solenide que foi energizado. Dessa forma, possvel mudar a posio do carretel no interior da vlvula, por meio de um pulso eltrico.

Em eletrovlvulas pneumticas de pequeno porte, do tipo assento, o mbolo da vlvula o prprio magneto mvel do solenide. Quando o campo magntico gerado, em conseqncia da energizao da bobina, o mbolo da vlvula atrado, abrindo ou fechando diretamente as passagens do ar comprimido no interior da carcaa da vlvula.
130

131

14. BIBLIOGRAFI A

TECNOLOGI A ELETROPNEUMTICA nahp (Ncleo de Automao Hidrulica e Pneumtica) do SENAI- SP, TELECURSO 2000 PROFISSIONALI ZANTE MANUT ENO MECNICA
CHICAGO FEST O

PNEUMAT IC.So Paulo , s.d.[Catlogo]

DIDAT IC. Introduo Pneumtica Industrial . So Paulo , 1995 . , Srgio Nobre et al. Comandos Pneumticos . So Paulo ,SENAI ,

FRANCO

1985 .
MOREIRA

, Illo da Silva . Compressores : Instalao , Funcionamento e Manuteno . So Paulo, SENAI ,1991 . {Srie tecnol.ind. 2 ]

132

You might also like