You are on page 1of 34

210.2.

1 CARTOMANCIA
CARTAS COMUNS
Poucos sabem mas as cartas normais que so usadas nos jogos populares, como a sueca, tambm so usadas para prticas divinatrias.
0 descobrimento da gravao em madeira propagou por toda a Europa os jogos de cartas. Existem mtodos inumerveis para se lerem as cartas, mas citaremos apenas os mais comuns; para este jogo adivinhatrio utilizam-se 32 cartas que so: s, rei, valete, dama, dez, nove, oito e sete nos naipes de ouros, copas, espadas e paus. NAIPE DE OUROS: s: gozo, dinheiro, xito e boas notcias, quando na posio certa; ao revs, gozo de curta durao. Rei: homem leal e potente; ao revs, homem de boa vontade, mas cheio de contrariedades. Dama: mulher honrada, amorosa e suscetvel; ao revs, mulher zelosa e muito cortes. Valete: enamorado e galanteador; ao revs, embusteiro. Dez: fortuna, xito e honras; ao revs, debilidade. Nove: dinheiro inesperado e triunfo amoroso; ao revs, presente de pouca importncia. Oito: soluo vantajosa; ao revs, dificuldades nos empreendimentos. Sete: amores contrariados, cobrana de uma conta esquecida; ao revs, pequeno dbito coberto. NAIPE DE COPAS: s: carta amorosa e notcia satisfatria; ao revs, visita de amigo. Rei: homem franco e leal; ao revs, homem avarento e obstculo imprevisto. Dama: mulher amorosa; ao revs, mulher que oferece obstculos a um casamento. Valete: militar, ou jovem alegre e simptico; ao revs, militar zeloso ou rejeitado. Dez: gozo, triunfo, surpresa; ao revs, ligeira inquietao. Nove: xito e satisfao; ao revs, temor pssaro. Oito: triunfo no amor; ao revs, indiferena. Sete: matrimnio e paz no corao; ao revs, angstias.

NAIPE DE ESPADAS: s: carta ou notcia prxima; ao revs, notcia desagradvel. Rei: militar ou campons perigoso; ao revs, perigo iminente, discusso com amigo. Dama: camponesa maledicente; ao revs, danos produzidos por calnia. Valete: notcias mal interpretadas por um mau servidor ou militar de m conduta; ao revs, ms notcias. Dez: viagem; ao revs, m viagem. Nove: atraso e contrariedade; ao revs, distrbios amorosos ou de famlia. Oito: proteo, xito nos amores; ao revs, intentona intil. Sete: boa notcia; ao revs, tagarelice de criana. NAIPE DE PAUS: s: triunfo e prazer; ao revs, tristeza e m notcia. Rei: homem perverso ou magistrado venal; ao revs, impotncia do malvado, processo perdido. Dama: viva ou mulher abandonada; ao revs, mulher perigosa e equvoca que deseja casar-se novamente. Valete: jovem de m conduta; ao revs, jovem que medita uma traio. Dez: empresa fracassada, priso ou desgraa; ao revs, priso passageira ou de pouca durao. Nove: atraso, obstculo, morte; ao revs, perda de um parente. Oito: doena prxima, m notcia; ao revs, matrimnio fracassado. Sete: penas de pouca durao; ao revs, intriga sem importncia. Alguns estudiosos do tema consideram que os quatro naipes tambm podem ser associados aos perodos de um dia ou de uma vida, sendo atribuda a cada um deles a regncia de dessas extenses do tempo. O s de cada naipe rege a primeira semana da estao do ano a ela relacionada. O rei tem a segunda semana sob sua influncia, seguida pela dama, que rege a terceira. As regncias se sucedem na ordem decrescente, at o dois, que domina a ltima semana da estao. Elementos - Os naipes representam os quatro elementos da natureza e os signos zodiacais a eles relacionados. Ouros, por exemplo, esto ligados ao ar (signos de Gmeos, Libra e Aqurio); Paus, ao fogo (ries, Leo e Sagitrio); Copas, gua (Cncer, Escorpio e Peixes); Espadas, terra (Touro, Virgem e Capricrnio). Tambm esto associados classificao estabelecida por filsofos a Antiguidade quanto natureza humana: colrico, sanguneo, fleumtico e melanclico (hoje em dia, respectivamente, inteligncia, intuio, compaixo e depresso). Dualidade - cartas vermelhas e pretas - As cartas vermelhas so geralmente associadas s caractersticas femininas, passivas, yin; as pretas relacionam-se, em geral, s caractersticas, masculinas, ativas, yang. http://www.buziostarohecia.com.br/tarohdemarselha.html http://www.terra.com.br/planetanaweb/flash/guiacosmico/futurama/cartas2.htm

<voltar>

210.2.2 TAR (TAROT)


To antigo quanto a prpria humanidade o Tar considerado o mais complexo de todos os inmeros sistemas de adivinhaes de que se tem conhecimento. Representa, sem dvida, um inigualvel exerccio de imaginao, suscetvel de infinitas aplicaes, e torna possvel no apenas a previso de fatos, mas tambm a resoluo de qualquer problema. No seu livro O tar ou a Mquina de Imaginar, Alberto Coust considera que, de maneira geral, as disciplinas mnticas (do grego mantia, orculo, adivinhao) podem ser divididas entre as que utilizam um intermedirio e as que no o utilizam. As MANCIAS sem intermedirio so as mais remotas e compreendem todos os tipos de videntes e mdiuns. As que incluem um intermedirio subdividem-se em dois tipos: aquelas cujos intermedirio no escapa ao mbito do prprio corpo humano e as que recorrem a um objeto alheio ou referencial. Quiromancia - Estudo das linhas das mos, partenomancia - Estudo da nuca das mulheres, para saber se ela ainda virgem ou no. No uso de intermedirios, podemos ter como exemplo aCartomancia, cristalomancia, etc.

ORIGEM DO TAR:
Tar de Mantegna, de Bolonha e de Marselha. O de Mantegna data do sculo XV, e compreende 50 cartas com fortes influencias da Mitologia Grega. Dividido em 5 sries que corresponde a supostas ordens universais. Tar de Bolonha, composto de 62 cartas, possui a caractersticas de no possuir nome nas cartas. Mas o mais famoso de todos, o TAR DE MARSELHA que possui 78 cartas, dividido em 22 arcanos Maiores e 56 arcanos Menores. O baralho apareceu pela Europa nos meados de 1370 e 1380, suas origens se perdem. Uma das possibilidades, de ter surgido na Itlia, ao norte, no vale de Taro, da seu nome, porm ganhou fora na Frana, primeiro como Tar Veneziano, e modernizou-se como Tar de Marselha.

Chave Universal do Inconsciente Coletivo:


Eliphas Levi, ocultista de renome, disse que o Tar uma obra monumental,

extraordinariamente forte, simples e resistente como as pirmides. O tar sobreviveu pela sua fora, foi explorado pelo cabalistas, rosacrucianos, maons, tesoficos. A psicloga Ana Matilde Pacheco, estudou profundamente o Tar de Marselha e diz que existem 3 maneiras de ver o Tar: 1) Atribuir significados fixos a cada uma das cartas, tornando exotericamente popular, para facilitar a leitura, como fazem os charlates, cartomantes, etc. 2) Atribuir combinaes simples nas tiragens apenas usando os arcanos maiores (22 cartas). 3) A terceira, existe uma interpretao mais complexa, usando a combinao de vrios ngulos, somente dos arcanos maiores, sendo uma anlise mais profunda devida a influncia das cartas vizinhas aquela interpretada, formando um elo com interpretaes variaveis, mas sendo dessa forma, uma comunicao com o inconsciente do consulente. O tar segundo Ana, pode revelar tendncias futuras, principalmente com o inconsciente coletivo apregoado por Jung. Para Ana existe duas maneiras bsicas de prever o futuro. Uma o resultado das nossas estruturas psquicas, e a outra corresponde a rarssimos momentos de transcendncia das barreiras do espaotempo. Uma cartomante sria, tem facilidade de ler o passado, precisa quando diz: Voc assim e assado, trabalha em tal lugar, gosta disso, tem x filhos, tem uma pessoa y que no gosta de voc, mas o futuro, j complicado, e as vezes at d certo, mas pela prtica, sabe-se que uma cartomante, pela sua sensibilidade, capta do prprio consulente essas informaes, que so demonstradas nas cartas. Essas energias inconscientes, acompanham o consulente, quem interpreta, a cartomante, usando a ferramenta que no caso as cartas. As imagens do Tar so arquetipais, so tipos humanos, vivem no inconsciente coletivo e esto dentro de todas as pessoas. Descrio Simblica: Representa o poder criador do homem.Com a mo direita segura o basto o eixo do mundo, a mo esquerda aponta para a terra, sobre a mesa o ouro, a espada, a copa, no trajar as cores vermelho, significa ao, dominio. Outros nomes: o Prestidigitador, saltimbanco, conjurador, trovador. Significados abstrados, daquele que com as mos modifica as coisas diante do mundo visvel.

O MAGO
Arcano I - Concentrao, Impulso Criador
Significados simblicos: Arcano da relao entre o esforo pessoal e a realidade espiritual. Domnio, poder, auto-realizao, capacidade, impulso criador, ateno, concentrao sem esforo, espontaneidade. O ser, o esprito, o homem ou Deus; o esprito que se pode compreender; a unidade geradora dos nmeros, a substncia primordial. Ponto de partida. Causa primeira. Influncia mercuriana.

Interpretaes usuais na cartomancia:


Destreza, habilidade, finura, diplomacia, eloqncia, capacidade para convencer, esprito alerta, inteligncia rpida, homem inquieto nas suas atividades e negcios.

Mental: Facilidade para combinar as coisas, apropriao inteligente dos elementos e dos temas que se apresentam ao esprito. Emocional: Psicologia materialista; tende para a busca das sensaes, do vigor, da qualidade criativa. Generosidade unida a cortesia. Fecundidade em todos os sentidos. Fsico: Muita vitalidade e poder sobre as enfermidades de ordem mental ou nervosa, neuroses e obsesses. Esta Carta indica uma tendncia favorvel para questes de sade, mas no assegura a cura. Para conhecer o diagnstico necessrio considerar outras cartas. SIGNIFICADO POSITIVO: CRIATIVIDADE, ASTCIA, ENERGIA.

Sentido negativo (Carta Invertida):


INABILIDADE, DISSIMULAO, MALEVOLNCIA. Charlato persuasivo, sugestivo, ilusionista, intrigante, politiqueiro, impostor, mentiroso, explorador de inocentes. Agitao v, ausncia de escrpulos. Discusses, brigas que podem se tornar violentas, dado o vigor do personagem. Mau uso do poder, orientao defeituosa na ao, operaes inoportunas. Tendncia disperso nas aes, falta de unidade nos processos e atividades. Duvida. Indeciso. Incerteza frente aos acontecimentos. Descrio da Simbologia: Representada por uma mulher princpio passivo e feminino, a ISIS da mitologia egpcia, ligada a Osris. a Gr-Sacerdotisa, uma aluso a uma mulher que teria ocupado na idade mdia a cadeira do Papa. Significando a intuio, fecundidade - O livro em suas mos significa o universo. Me, esposa celeste, senhora do saber esotrico, a Papisa ou Sacerdotisa ocupa na estrutura do Tar o lugar da porta.

A PAPISA
Arcano II - Sabedoria o Princpio Receptivo
Significados simblicos: A Sabedoria, a Gnose, a Casa de Deus e do homem, o santurio, a lei, a Cabala, a igreja oculta, a reflexo. Fala tambm do binrio, do princpio feminino, receptivo, materno. Mistrio. Intuio. Piedade. Pacincia, influncia saturnina passiva.

Interpretaes usuais na cartomancia:


Reserva, discrio, silncio, meditao, f, confiana atenta. Pacincia, sentimento religioso, resignao. Favorvel s coisas ocultas.

Mental: Grande riqueza de idias. Responde a problemas concretos melhor do que a questes vagas. Emocional: amistosa, recebe bem. Mas no afetuosa. Fsico: Situao garantida, poder sobre os acontecimentos, revelao de coisas ocultas, segurana de triunfo sobre o mal. Boa sade, mas com um ritmo fsico lento.

SIGNIFICADO POSITIVO: BOM SENSO, DISCERNIMENTO, SABEDORIA.

Sentido negativo (Carta Invertida):


IGNORNCIA, EGOSMO, PRESUNO. Dissimulao, hipocrisia, intenes secretas. Mesquinharia, inao, preguia. Beatice. Rancor, disposio hostil ou indiferena. Misticismo absorvente, fantico. Peso, passividade, carga. As intuies que traz invertem seu sentido e se tornam falsas. Atraso, lentido nas realizaes. Descrio da Simbologia: Simboliza a produtividade material: a natureza geradora de uma nova vida em constante atividade Unio dos dois principios anteriores: ativo com passivo, consciente com inconsciente. A guia sobre o escudo o smbolo da alma sublimada no seio da espiritualidade. A coroa com 12 estrelas representa o poder sobre o ciclo anual e zodiacal. O colar de ouro formado por um tringulo, uma aluso da unio do ativo com o passivo. O cetro na mo esquerda, revela o comando com o corao. Me

A IMPERATRIZ
Arcano III -Fora Mediadora da Me
Significados simblicos: O verbo, o ternrio, a plenitude, a natureza, a fecundidade, a gerao nos trs mundos. Sabedoria. Discernimento. Idealismo. Influncia solar intelectual. o arcano da Magia Sagrada, instrumento do poder divino.

Interpretaes usuais na cartomancia:


Gravidez, criatividade, sucesso. Compreenso, inteligncia, instruo, encanto, amabilidade. Elegncia, distino, cortesia. Domnio do esprito, abundncia, riqueza.

Mental: Penetrao na matria por meio do conhecimento das coisas prticas. Os problemas vem tona e podem ser reconhecidos. Emocional: Capacidade para penetrar na alma dos seres. Pensamento fecundo e criador. Fsico: Esperana, equilbrio. Soluciona os problemas. Renova e melhora as situaes. Poder continuo e irresistvel nas aes. SIGNIFICADO POSITIVO: FERTILIDADE, INTUIO, HABILIDADE.

Sentido negativo (Carta Invertida):


IMATURIDADE, INDECISO, FUTILIDADE. Desavenas, discusses em todos os planos. As coisas se embaralham e ficam confusas. Atraso na realizao de um acontecimento que, no entanto, ocorrer. Afetao, pose, coqueteria. Vaidade, presuno, desdm. Futilidade, luxo,

prodigalidade. Deixa-se levar pelas adulaes, falta de refinamento, modos Descrio da Simbologia: Organizao, autoridade e poder aparece sentado no trono no qual se destaca uma guia. Principio construtivo e material - a obra realizada. Na mo direita um cetro (mundo), comando com a razo, a perna cruzada representa uma cruz, os pontos cardeais, expanso do poder humano em todas direes. A coroa smbolo da conquista e do poder. Princpio ativo (I), o princpio passivo (II) e o princpio do equilbrio ou neutralizador (III), a quarta letra ou carta considerada o resultado e, tambm, o princpio da energia latente.

O IMPERADOR
Arcano IV - Autoridade da Paternidade
Significados simblicos: O poder, o portal, o governo, a iniciao, o tetragrama, o quaternrio, a pedra cbica ou sua base. Proteo paternal. Firmeza. Afirmao. Consistncia. Poder executivo. Influncia saturnina-marciana. Concretizao, habilidades prticas, ordem, estabilidade, prestgio.

Interpretaes usuais na cartomancia:


Direito, rigor, certeza, firmeza, realizao. Energia perseverante, vontade inquebrantvel, execuo do que est resolvido. Protetor poderoso. Mental: Inteligncia equilibrada, que no despreza o plano utilitrio. Emocional: Acordo, paz, conciliao dos sentimentos.

Fsico: Os bens, o poder passageiro. Contrato firmado, fuso de sociedades, situao do acordo. Sade equilibrada, mas com tendncia exuberncia excessiva. SIGNIFICADO POSITIVO: PODER, ORGANIZAO, ESTABILIDADE

Sentido negativo (Carta Invertida):


INFIDELIDADE, VACILAO, ESTERILIDADE Resultados contrrios ao pretendido, ruptura do equilbrio. Queda. Perda dos bens, da sade ou do domnio sobre coisas e seres. Oposio tenaz, hostilidade preconcebida. Teimosia, adversrio obstinado; assunto contrrio aos interesses. Autodestruio, grande risco de ser enganado. Autoritarismo, tirania, absolutismo.

Descrio da Simbologia: Quinto Arcano, mestre supremo da cincia e dos mistrios sagrados.Simboliza o ensino. Manto Vermelho e o branco simboliza boas intenes. A cruz de trs barras significa a penetrao de Deus nos 3 mundos: fsico, anmico e mental. Cada ponta da cruz em nmero de 7, so para 7 virtudes, que vencero os 7 pecados capitais. Pontfice representaria o contedo da forma, a quintessncia concebvel (se bem que imperceptvel), o domnio da quarta dimenso.

O PAPA
Arcano V - Transcendncia, da
Iluminao, da Pobreza
Significados simblicos o arcano do ato da bno, da iniciao, da demonstrao, do ensino. Lei, simbolismo, filosofia, religio. Dever. Moral. Conscincia. O Santo.

Interpretaes usuais na cartomancia:


Autoridade moral, sacerdcio. Proteo, lealdade. Observncia das convenes, respeitabilidade. Ensino, conselhos equilibrados. Benevolncia, generosidade indulgente, perdo. Mansido. Busca de sentido, revelao, hora da verdade, confiana, indicaes do caminho da salvao. Mental: O Pontfice representa a forma ativa da inteligncia humana, que traz principalmente as solues lgicas. Significa tambm os pensamentos inspirados por um nvel mais alto de conscincia.

Emocional: Sentimentos poderosos, afetos slidos, solicitude, sem cair em sentimentalismos. O Pontfice indica os sentimentos normais, tal como devem ser manifestados na vida, de acordo com as circunstncias. Fsico: Equilbrio, segurana na situao e na sade. Segredo revelado. Vocao religiosa ou cientifica. SIGNIFICADO POSITIVO: AUTORIDADE, CONVENCIONALISMO, JUSTIA.

Sentido negativo (Carta Invertida):


FRAGILIDADE, REVOLTA, VULNERABILIDADE. Indica um ser desprovido de sua razo e seus instintos, na obscuridade, carente de apoio espiritual. Projeto retardado. Chefe sentencioso, moralista estreito, rgido, prisioneiro das formalidades, metafsico dogmtico, professor autoritrio, terico limitado, pregador da boca pra fora. Conselheiro desprovido de sentido prtico. Problemas com sade, indeciso, negligncia.

Descrio da Simbologia: Um homem de p entre duas mulheres, indicando uma escolha a ser feita. A lenda de Hrcules que teve que escolher entre duas mulheres: A virtude e o vcio. Nas analogias geomtricas, o Enamorado se identifica a estrela de Salomo, ou seja, tem claro vnculo com os tringulos entrelaados: camin ho que sobe o caminho que desce, por Ken Wilber. Os movimentos de ascenso e de queda, personificados por Eros e Tanatos

O NAMORADO
Arcano VI - Livre-Arbtrio
Significados simblicos: Sentimento. Livre arbtrio. Maioridade. Prova. Escolha. Encadeamento, enredo, abrao, luta, antagonismo, combinao, equilbrio. Matrimnio, ligao, unio. Integrao de ambos os sexos ao poder gerador do universo.

Interpretaes usuais na cartomancia:


Deciso voluntria, eleio. Votos, aspiraes, desejos. Exame, deliberaes, responsabilidades. Afetos. Mental: Amor pelas belas formas e pelas artes plsticas. Emocional: Dedicao e sacrifcios.

a carta da unio e do matrimnio. Representa para os consulentes de ambos os sexos, tambm, a infidelidade; em certos casos, a iminncia de uma escolha a ser realizada. SIGNIFICADO POSITIVO: LIVRE-ARBTRIO, LIBERDADE, CAUTELA.

Sentido negativo (Carta Invertida):


DISPERSO, IMPRUDNCIA, INSATISFAO. Ruptura, separao, corte, desordem. Divrcio. Prova a ser suportada. Dvida, falta de resoluo. Tentao perigosa, risco de ser seduzido. M conduta, libertinagem. Debilidade, falta de herosmo. Infidelidade, maus relacionamentos, indeciso e impotncia.

Descrio da Simbologia: A figura de um jovem que comanda uma carruagem com um cetro, indica a dominao, a vitria. Cavalos significa, a fora antognica, harmonizada e dominada. O jovem protegido, pela armadura. Na abstrao, temos a luta humano pela escolha de um caminho. Pode tambm lembrar um conto do ciclo mtico de Alexandre, o Grande, amplamente reproduzido desde a Antigui- dade at o Renascimento. H autores que relacionam as rodas do Carro aos torvelinhos de fogo da viso de Ezequiel.

O CARRO
Arcano VII - Domnio, Repouso
Significados simblicos Contemplao ativa, repouso. Vitria, triunfo. O setenrio sagrado, a realeza, o sacerdcio. Magistrio. Superioridade. Realizao.

Interpretaes usuais na cartomancias:


xito legtimo, avano merecido. Talento, dons, capacidade, aptides postas em marcha. Tato para governar, diplomacia, direo competente. Conciliao dos antagonismos, conduo de foras divergentes. Progresso, mobilidade, viagens por terra. Mental: As coisas se realizam, mas falta ainda montar as peas de conjunto. Emocional: Afeto manifestado; protetor, servial.

Fsico: Grande atividade, rapidez nas aes. Boa sade, fora, atividade intensa. Do ponto de vista do dinheiro: gastos ou ganhos, movimento de fundos. Significa tambm notcia inesperada, conquista. Pode ser interpretado tambm como difuso da obra ou atividades do consulente atravs de palavras e, segundo sua localizao na tiragem, significa elogios ou calnias. SIGNIFICADO POSITIVO: EQUILBRIO, DISCERNIMENTO, SEGURANA.

Sentido negativo (Carta Invertida):


FRAQUEZA, DESCONTROLE, BRUTALIDADE. Ambies injustificadas, vanglria, megalomania. Falta de talento e de considerao. Governo ilegtimo, situao usurpada, ditadura. Oportunismo perigoso. Preocupaes, cansao, atividade febril e sem repouso. Perda de controle.

A JUSTIA
Descrio da Simbologia: Simboliza a imparcialidade, a espada simboliza a deciso, e a balana para medir essa. Associado ao signo zodiacal Libra. Durante a primeira parte da Idade Mdia, espada e balana passaram a ser atributos do Arcanjo Miguel. Na mitologia grega, Zeus gera em Tmis (a fraternal divindade justiceira do Olimpo grego), entre outras filhas, as Horasou Quatro Estaes. (Minerva da Mitologia Romana).

Arcano VIII - Equilbrio, a


Imparcialidade
Significados simblicos Justia, equilbrio, ordem. Capacidade de julgamento. Conciliao entre o ideal e o possvel. Harmonia. Objetividade, regularidade, mtodo. Balana, avaliao, atrao e repulso, vida e temor, promessa e ameaa.

Interpretaes usuais na cartomancia:


Estabilidade, ordem, persistncia, normalidade. Lei, disciplina, lgica, coordenao. Flexibilidade, adaptao s necessidades. Opinies moderadas. Razo, sentido prtico. Administrao, economia. Obedincia. Solues boas e justas; equilbrio, correo, abandono de velhos hbitos. Mental: Clareza de juzo. Conselhos que permitem avaliar com justeza. Autoridade para apreciar cada coisa no momento oportuno. Emocional: Aridez, secura, considerao estrita do que se diz, possibilidade de cortar os vnculos afetivos, divrcio, separao. Este arcano representa um princpio de rigor.

Fsico: Processo, reabilitao, prestao de contas. Equilbrio de sade, mas com tendncia a problemas decorrentes de excessos (obesidade, apoplexia), devido imobilidade da carta. SIGNIFICADO POSITIVO: AUSTERIDADE, DISCIPLINA, INTEGRIDADE.

Sentido negativo (Carta Invertida):


INTELERNCIA, PREJUZO, ABUSO Perda. Injustia. Condenao injusta, processo com castigo. Grande desordem, perigo de ser vtima de vigaristas. Aburguesamento.

Descrio da Simbologia: O ERE MITA,arcano da conscincia, do iniciado. Um velho com um basto, e uma lanterna, a luz, busca do conhecimento, o basto representa a prudncia.por ela imagina-se que seja uma ilustrao da conhecida histria de Digenes em busca de um homem.Ermito ligase aos princpios fundamentais desse filsofo cnico: desprezo pelas convenes e vaidades, isolamento, renncia transmisso pblica do conhecimento.

O ERMITO
Arcano IX - Conscincia, do
Iniciado
Significados simblicos: O Iniciado, o buscador incansvel. Sabedoria, iluminao, estudo, autoconhecimento. Meditao, recolhimento, saber desligarse. Reavaliao da vida e dos objetivos. Concentrao, silncio. Profundidade. Prudncia. Reserva. Limites. Influncia saturnina.

Interpretaes usuais na cartomancia:


Austeridade, moderao, sobriedade, discrio. Mdico experiente, sbio que cala seus segredos. Celibato. Castidade. Mental: Contribuio luminosa resoluo de qualquer problema. Esclarecimento que chegar de modo espontneo.

Emocional: Alcanar as solues. Coordenao, encontro de afinidades. Significa tambm prudncia, no por temor, mas para melhor construir. Fsico: Segredo descoberto, luz que se far sobre projetos at agora ocultos. Na sade: conhecimento do estado real, consultas que podem remediar os problemas. SIGNIFICADO POSITIVO: PRUDNCIA, CONHECIMENTO, PACINCIA.

Sentido negativo (Carta Invertida):


TRISTEZA, CETICISMO, IMPRUDNCIA Obscuridade, concepo falsa de uma situao. Dificuldades para nadar contra a corrente. Timidez, isolamento, depresso, recusa de relaes. Mutismo, circunspeco exagerada, isolamento, carter fechado. Avareza, pobreza. Conspirador tenebroso.

Descrio da Simbologia: Passado, presente e futuro, movimento dessas foras csmicas - micro e macro - A direita Hermanubus- gnio das foras construtivas, esforase para subir. esquerda Tfon gnio das foras destrutivas, precipitado para baixo. No alto a Esfinge - figurando, a sorte, o destino, o presente. A roda de samsara, est associada, como a reencarnao de renascer, morrer e renascer, neste sentido entendido a nica forma de evoluo do esprito.

A RODA DA FORTUNA
Arcano X - Ciclos da Natureza
Significados simblicos: Os ciclos sucessivos na natureza e na vida humana. A manifestao, o movimento de ascenso e de declnio. Influncias lunares e mercurianas.

Interpretaes usuais na cartomancia:


Boa sorte, louvor, honra. Alternativas da sorte. Instabilidade. Esperteza, presena de esprito que no deixa escapar as boas oportunidades. Iniciativa feliz, adivinhao de ordem prtica, sorte. xito casual, como o ganho na loteria. Espontaneidade, disposio inventiva. Animao, brio, bom humor. Mental: Lgica, regularidade. Juzo equilibrado e sadio. Emocional: Traz animao e refora os sentimentos .

Fsico: Os acontecimentos no sero estveis, porque necessitam de uma mudana, uma evoluo. Esta mudana tende a ser para melhor, no sentido do desenvolvimento. Segurana na dvida. Do ponto de vista da sade: no haver problemas circulatrios. Bons augrios para um futuro casamento. SIGNIFICADO POSITIVO: XITO, MUDANA, SUPREMACIA

Sentido negativo (Carta Invertida):


INCONSTNCIA, FRACASSO, INTERRUPO. A transformao se far com dificuldade, mas poder ocorrer quando fizer falta. preciso modificar desde o princpio, partir de outras bases. Descuido. Especulao, jogo, abandono ao azar. Insegurana. Impreviso, carter bomio, pouca seriedade. Situao instvel: ganhos e perdas. Aventuras, riscos. Diminuio da sorte.

Descrio da Simbologia: A Fora, simbolizada pelo homem triunfante sobre os animais ou sobre a natureza primitiva, foi amplamente glorificada na literatura antiga e na arte medieval. No Antigo Testamento aparece a histria deSanso, e na mitologia greco-latina a saga dos trabalhos de Hrcules. A batalha do heri com o leo de Nemia. Esotericamente a vitria interior do homem sobre sua prpria bestialidade.

A FORA
Arcano XI - Virtude
predominncia da Qualidade
Significados simblicos: Virtude. Coragem. Potncia anmica. Integrao harmoniosa das foras vitais. Fora moral, autodisciplina, controle.

Interpretaes usuais na cartomancia:


Energia moral, calma, coragem. Esprito que domina a matria. A inteligncia que doma a brutalidade. Subjugao das paixes. Lucro nos empreendimentos empresariais. Mental: Esta carta traz uma grande agudeza para distinguir entre o verdadeiro e o falso, o til e o intil, e uma clareza precisa na avaliao.

Emocional: Domnio sobre as paixes, poder de conquista. Para uma mulher que est para se casar: conseguir que sua personalidade no seja anulada pelo afeto que sente pelo marido. Proteo afetuosa. Fsico: Vontade para vencer os obstculos, domnio da situao; faz valer seus legtimos direitos. Capacidade para tomar direo em todos os assuntos materiais. SIGNIFICADO POSITIVO: INTELIGNCIA, VALENTIA, HARMONIA.

Sentido negativo (Carta Invertida):


IMPACINCIA, INSENSIBILIDADE, PRESUNO. A pessoa no dona da sua fora; brutal, desatenta, deixa-se levar pelo poder em vez de utiliz-lo.Os fatos ou as pessoas o abatem; sua fora ser aniquilada, e ser vtima de foras superiores. Impacincia. Clera, ardor incontido. Insensibilidade, crueldade. Luta, guerra, conquista violenta. Operao cirrgica. Veemncia, discrdia. Incndio.

Descrio da Simbologia: A suspenso pelo p foi amplamente executada pelos supliciadores roman os e h testemunhos tambm de vtimas medievais. Levitao, viagem astral, vos onricos, demonstra uma pessoa que vive no mundo dos sonhos. Tambm daquele que tem o dom de viver a dor alheia, dom do sacerdcio. Muitas lendas de origens diversas atribuem aos enforcados caractersticas mgicas e os dotam de vidncia e mediunidade.

O ENFORCADO
Arcano XII - A f a aspirao espiritual
Significados simblicos: Abnegao. Aceitao do destino ou do sacrifcio. Provas iniciticas. Retificao do conhecimento. Gestao. Exemplo, ensino, lio pblica.

Interpretaes usuais na cartomancia:


Desinteresse, esquecimento de si mesmo. Submisso ao dever, sonhos generosos. Patriotismo, apostolado. Filantropia, entrega a uma causa. Sacrifcio pessoal. Idias voltadas para o futuro. Semente. Mudana de vida, iniciao, abertura espiritual, sacrifcio por algo valioso. Paz interior, nova viso do mundo. Mental: Possibilidades diversificadas, flutuaes. Indica coisas em processo de amadurecimento; no define nem conclui nada. Emocional: Falta de clareza, indeciso, particularmente no campo afetivo.

Fsico: Abandono de algumas coisas, renncias, projetos duvidosos. Impedimento momentneo para a ao. Um assunto iniciado abandonado e s poder ser resolvido atravs de uma ajuda. Do ponto de vista da sade: transtornos circulatrios. SIGNIFICADO POSITIVO: Abandono da vida material. Iniciao a uma vida espiritual. SIGNIFICADO SINTTICO: HESITAO, ABANDONO, TRAIO

Sentido negativo (Carta Invertida):


IMPOTNCIA, INCONSTNCIA, IRREALIDADE. xito possvel, mas parcial, sem satisfao nem prazer, sobretudo em projetos de ordem sentimental. Reticncias, planos ocultos. Resolues acertadas, mas que no se executam; projetos abortados; plano bem concebido que fica na teoria. Promessas no cumpridas, amor no correspondido. Os bons sentimentos sero utilizados para maus empreendimentos. Impotncia. Perdas. Auto-renncia, passividade.

Descrio da Simbologia: Destruir para construir, morrer para renascer. fim de um ciclo, comeo de outro. Alegoria clara que a morte o manancial da vida. Transmutao da vida. A foice uminstrumento de justia empunhado por Jeov, pelo Filho do Homem e, mais tarde, pelos anjos: como derivao deste princpio moral (bblia). Nmero 13, o esqueleto, afoice. Como emissrio de uma premonio sombria, o treze tem seu antecedente cristo nos comensais da ltima Ceia, de onde a tradio extraiu um conto bastante popular: quando treze pessoas sentam mesa, uma delas morrer em breve.

A MORTE
Arcano XIII - Transmutaes
e da Vida Eterna
Significados simblicos: Grandes transmutaes e novos espaos de realizao. Dominao e fora. Renascimento, criao e destruio. Fatalidade irredutvel. Fim necessrio.

Interpretaes usuais na cartomancia:


Fim de uma fase. Abandono de velhos hbitos. Profundidade, penetrao intelectual, pensar metafsico. Discernimento severo, sabedoria drstica. Resignao, estoicismo, dom para enfrentar situaes difceis. Indiferena, desapego, desiluso. Mental: Renovao de idias, total ou parcial, porque algo vai intervir e tudo transformar; como um fenmeno catalisador ou um corpo novo que modifica totalmente a ao do corpo atual. Emocional: Afastamento, disperso. Destruio de um sentimento, de uma esperana.

Fsico: Morte, perdas, imobilidade. Completa transformao nos negcios ou atividades. SIGNIFICADO POSITIVO: RENASCIMENTO, TRANSFORMAO, MUDANAS.

Sentido negativo (Carta Invertida):


IMOBILIDADE, ESTAGNAO, ABANDONO. Do ponto de vista da sade, estagnao de enfermidade ou processo. A morte poder ser evitada, mas em troca de uma leso incurvel. Segundo sua posio, pode significar a morte, em seus mltiplos matizes, mas tambm maus acontecimentos, ms notcias. Prazo fatal. Xeque-mate inevitvel, mas no provocado pela vtima. nimo baixo, pessimismo, perda de coragem. Suspenso de um processo para comear de modo diametralmente oposto.

Descrio da Simbologia: A harmonizao das foras naturais: Feminino e masculino. os primeiros sculos do cristianismo para ilustrar o contrrio: o milagre das bodas de Cana, onde a mulher por ordem de Jesus vira a gua que vai se transformar em vinho. corrente circulatria que mantm a vida (chuva, seiva, leite, sangue, smen), me (as guas como elemento pr-natal) e s imerses como rito de morte e ressurreio (batismo).

A TEMPERANA
Arcano XIV - Inspirao e da
Alquimia
Significados simblicos: A alquimia, a transmutao dos elementos. Renovao da vida, influncia celeste, circulao, adaptao. Serenidade. Harmonia. Equilbrio.

Interpretaes usuais na cartomancia:


Tolerncia, pacincia, praticidade, felicidade. Aceitao dos acontecimentos, flexibilidade para adaptar-se s circunstncias. Educao, trato social. Carter elstico para enfrentar as transformaes. Temperamento descuidado. Mental: Esprito de conciliao, ausncia de paixes no julgamento; d o sentido profundo das coisas, como representante de um princpio eterno de moderao. Exclui a rigidez, o emperramento. Corresponde flexibilidade e ao plstico.

Emocional: Os seres se reconhecem e se encontram por suas afinidades. Sob a influncia desta carta so felizes, mas no evoluem e no conseguiro se livrar um do outro. Fsico: Conciliao nos negcios, atividades e empreendimentos. Pesam-se os prs e contras, encontra-se a maneira de estabelecer um compromisso, mas se ignora se o empreendimento ser ou no coroado de xito. Reflexo, deciso que no pode ser tomada de imediato. Do ponto de vista da sade: enfermidade difcil de curar, porque se alimenta de si mesma. SIGNIFICADO POSITIVO: MODERAO, AUTO-CONTROLE, HARMONIA.

Sentido negativo (Carta Invertida):


DISCRDIA, FRUSTRAO, DESUNIO. Desordens, discordncias. Indiferena. Falta de personalidade, passividade. Inconstncia, humor irregular, desequilbrio. Tendncia a se deixar levar pela corrente, submisso moda e aos preconceitos. Resultados no conformes s aspiraes. Derramamento, sada, fluxo involuntrio. As coisas seguem o seu curso.

Descrio da Simbologia: A fora da energia sexual prende um casal, ao animalismo, a paixo desenfreada, instintos e iluses do materialismo palpvel. Baphomet (Satans) dos templrios, bode na cabea e nas patas, mulher nos seios e braos e a mencionar que o personagem tem como finalidade a regresso ou a paralisao no fragmentado, inferior.

O DIABO
Arcano XV - Seduo, paixo
Significados simblicos: As provas e provaes. As tentaes e sedues. Magias. Desordem. Paixo. Luxria. Dependncia. Intercmbio, eloqncia, mistrio, fora emocional.

Interpretaes usuais na cartomancia:


Paixes indomveis. Atrao sexual. Ao mgica, magnetismo. Capacidade milagreira. Poder oculto, exerccio de influncias misteriosas. Proteo contra as foras obscuras e os encantamentos. Mental: Grande atividade, mas totalmente egosta e sem preocupao pela justia. Emocional: Pluralidade, diversidade, avidez, inconstncia. Busca em todas as direes para atrair tudo. Sem a menor preocupao com o prximo. Libertinagem.

Fsico: Grande irradiao neste plano, em particular no domnio material e nas realizaes concretas. Poderosa influncia sobre os outros. Forte atrao pelo poder material. Tem, contudo, uma deficincia: todos os sucessos a que promete sero obtidos por vias censurveis. Desta forma a fortuna ser feita e os delitos permanecero na impunidade. Inclui tambm a punio: de acordo com a sua relao com as outras cartas, pode significar que os sucessos sero efmeros e que o castigo vir na seqncia. Do ponto de vista da sade: grande instabilidade nervosa, transtornos psquicos; apario de enfermidades hereditrias. SIGNIFICADO POSITIVO: SENSUALIDADE, EROTISMO . SIGNIFICADO SINTTICO: PUNIO, EGOSMO, INESCRUPULOSO.

Sentido negativo (Carta Invertida):


LUXRIA, VIOLNCIA, DEGENERAO. A ao parte de uma base m e seus efeitos podem ser calamitosos. Desordem, inverso de planos, coisas obstrudas. Do ponto de vista da sade: ampliao do mal, complicaes. Disfuno. Superexcitao, sensualidade. Ignorncia, intriga. Emprego de meios ilcitos. Enfeitiamento, fascinao repentina, escravido e dependncia dos sentidos. Debilidade, egosmo.

Descrio da Simbologia: Ao das foras celestes, destruio total, catstrofe. Aniquilao material e espiritual Runa csmica, queda do Rei, destruio da torre fulminado pelo Raio. FRAGILIDADE HUMANA. tem filiao direta ao destino datorre de Babel. A igreja, o templo, eram chamados de Maison de Dieu (Casa deDeus) e no de Maison-Dieu. Temos aqui mais uma forte evidncia para um determinado sentido da carta, ainda que eu no seja um estudioso de semntica. Portanto, a casa (corpo) o local na qual a conscincia reside e o Deus Interior.

A CASA DE DEUS
Arcano XVI - Construo e Libertao
Significados simblicos: Rompimento das formas aprisionadoras, liberao para um novo incio. Destruio da rigidez. Abertura. Conhecimento. Desmoronamento e queda.

Interpretaes usuais na cartomancia:


Alteraes, subverses, mudanas, debilidades. Libertao da alma aprisionada; conhecimento sbito. Parto, crise saudvel. Modificao traumtica, separao repentina. Perdas, insegurana. Desconfiana em si mesmo, inquietao provocada por negcios arriscados. Benefcio recebido devido aos erros de outras pessoas. Austeridade, uma tendncia timidez. Temperamento piedoso, religiosidade prtica que no deprecia o material. Mental: Indica o perigo que pode haver em perseverar em certa direo, em manter uma idia fixa. Advertncia para evitar tropeos e total aniquilamento dos planos em andamento.

Emocional: Domnio sobre os seres, mas sem caridade nem amor, j que se exerce com despotismo. Tarde ou cedo, sofrer uma rejeio afetiva. Fsico: Projeto brutalmente abortado. Sinal ou anncio no levados em conta; deve precaver-se nas atividades e negcios. A chama que decapita a torre pode ser interpretada, no entanto, como uma liberao. Do ponto de vista da sade: no passar os limites das foras vitais, j que uma grave enfermidade espreita. Se h enfermidade: restabelecimento depois de um perodo penoso. SIGNIFICADO POSITIVO: s simbologia mais nefasta do Tar, Possibilidade de apontar a Superarao das Crises, na medida que ela a prpria crise. SIGNIFICADO SINTTICO: DESTRUIO, DIFICULDADES, FRACASSO.

Sentido negativo (Carta Invertida):


CATSTROFE, RUNA, SUPER-EGOSMO. Grande cataclismo, confuso completa. Enfermidade. Falta castigada, catstrofe produzida por imprudncia. Maternidade clandestina. Escndalo, hipocrisia desmascarada. Excesso, abuso. Presuno, orgulho. Empreendimentos utpicos.

Descrio da Simbologia: Deve-se acrescentar que a jovem da figura lembra o princpio feminino de certos ritos primordiais, a me sempre jovem, a consoladora, a clemente, a natureza amvel e bela, a terna amante dos homens. sob este aspecto que os orculos tendem a relacion-la juventude e ao bom humor. A Constelao das Pliades (uma estrela grande, rodeada de sete menores) ou aosetenrio sideral com o Sol no centro.

A ESTRELA
Arcano XVII - Crescimento, esperana, futuro
Significados simblicos: Esperana, confiana. Idealismo. Imortalidade. Plenitude. Beleza. Natureza. O cu da alma. Influncia moral da idia sobre as formas.

Interpretaes usuais na cartomancia:


Pureza, entrega s influncias naturais, sadias. Confiana no destino. Plenitude e sensibilidade potica, intuio. Bondade, esprito compassivo. Energia, convalescena. Mental : Algum traz uma fora para ser utilizada, mas no diretamente. a inspirao do que deve ser feito. Emocional : Uma corrente de equilbrio e de esplendor.

Fsico : A satisfao, o amor humano em toda a sua beleza; o destino dos sentimentos que animam o ser. Realizao das coisas atravs da ordem e da harmonia. Em questes referentes arte, esta carta fala do dom de encantamento, ou seja, o resplendor que atrai o prximo. SIGNIFICADO POSITIVO: ESPERANA, ENERGIA, OTIMISMO.

Sentido negativo (Carta Invertida):


DESAMOR, DESAPONTAMENTO, M SORTE. Harmonia desviada do seu destino; harmonia fsica pouco duradoura. Falta de vergonha, despudor, leviandade. Falta de espontaneidade. Coaes, molstias. Natureza artificial e anti-higinica. Tendncia para a evaso, romantismo exagerado, temperamento inapto para a vida prtica. Estreiteza de viso, doenas.

Descrio da Simbologia: Retrata o mundo das aparncias, que enganam. A lua ao mesmo tempo cheia e crescente. Figura atrs os seus prprios mistrios, o carangueiro faz uma aluso ao signo zodiacal Cancr e seus mistrios. Ces impedindo a passagem. o tanque de gua (matria primordial), o caranguejo que emerge (devorador do transitrio, como o escaravelho entre os egpcios). plano inicitico da via mida(lunar). por essa razo que Oswald Wirth o relaciona intuio e ao imaginativo, ainda que entre suas interpretaes mais recorrentes em relao Lua figure asensualidade

A LUA
Arcano XVIII - Instintos, inteligencia, ciclos
Significados simblicos: A inteligncia instintiva, os ciclos vitais. Os elementos da natureza, o mundo visvel, a luz refletida, as formas materiais, o simbolismo. Imaginao. Reflexo e reflexos. Aparncias. Iluses. O momento de reavaliar a direo, de buscar inspirao no retorno fonte.

Interpretaes usuais na cartomancia:


A objetividade, o mundo sensvel, instintivo, vital. Experimentao, trabalho, penosa conquista da verdade. Instruo pela dor; trabalho cansativo, mas necessrio. Vidncia passiva, receptividade, sensibilidade, lucidez. Navegao, mudana. Inconstncia, insegurana, medo. Irracionalidade, fantasias, penumbra. Mental: Em caso de negociaes: mentira; em caso de trabalho pessoal: erro. Olhar superficial em todos os nveis.

Emocional: Sentimentos conturbados ou em desordem, passionais, aparentemente sem sada. Cimes. Hipocondria. Idias quimricas. Fsico: Obscurecimento. Agitao. Escndalo, difamao, denncia, segredo que fica pblico. Se a pergunta se refere sade, pode significar desordens no sistema nervoso, o que pode tornar recomendval uma mudana de ambiente, para buscar lugares secos e com calor. SIGNIFICADO POSITIVO (Carta Invertida): OPORTUNIDADE, VANTAGEM, PERNICIOSIDADE.

Sentido negativo (Carta Invertida):


OBSCURIDADE, ENTORPECIMENTO, SUPERFICIALIDADE. O instinto causa de miragens acentua seus efeitos pela situao ascendente do pntano. Estado de conscincia confuso que permanece latente e sem se manifestar. Erros dos sentidos, falsas suposies. Embustes, enganos, decepo, desiluso. Teorias equivocadas, falso saber, vidncia histrica. Ameaa, chantagem. Viagem inoportuna, caprichos. Carter perturbado, neurtico.

Descrio da Simbologia: Talvez os dois meninos faam uma aluso astrolgica ao signo de Gmeos. Wirth v Sentimento e Razo, juntos sero a fora iluminado pelo sol, separados sero fracos. A bipolaridade explicita: Luz / trevas; Dia / Noite; Sol / Lua; Ativo / Passivo; Masculino / Feminino; Esprito / Matria; consciente / Inconsciente. Castor e Plux, gmeos da mitologia grega, viviam alternadamente 6 meses e morriam alternadamente 6 meses, sem nunca se encontrarem.

O SOL
Arcano IXX - Intuio
Significados simblicos: Vitalidade, alegria. Ressurreio diria ao final da noite. Intuio, clareza. O princpio celeste. Luz. Razo. Concrdia. Influncia solar.

Interpretaes usuais na cartomancia:


Discernimento lmpido, clareza de juzo e de expresso. Talento literrio ou artstico. Paz, harmonia, bom acordo. Felicidade conjugal. Fraternidade, reino da inteligncia e dos bons sentimentos. Reputao, glria, celebridade. Alegria, sucesso, vitalidade, fora, vivacidade. Compreenso, calor, amor, crescimento. Mental: propsitos elevados. Sabedoria nos escritos, difuso popular harmoniosa; pensamento que alcana grande altura. Emocional: Afeto cavalheiresco, desvelo, altrusmo. Representa os grandes sentimentos.

Fsico: A sade, a beleza fsica. Elemento de triunfo, sada para qualquer situao adversa que se esteja atravessando. SIGNIFICADO POSITIVO : SINCERIDADE, FELICIDADE, PRAZER.

Sentido negativo (Carta Invertida):


PRESUNO, ROMPIMENTO, SOLIDO. Grande adversidade, sorte contrria, tentativas na escurido. Deslumbramento. Vaidade, pose, fanfarrice. Amor-prprio, susceptibilidade. Misria dissimulada sob uma fachada exuberante. Aparncia simuladora, decorao. Artista fracassado, incompreendido.

Descrio da Simbologia: A segunda, mais amplamente difundida, a do Juzo Final. Revela os desgnios ocultos das foras divinas ao homem. Esta lmina representa a ressurreio, o anjo do apocalipse tocando a trombeta, os mortos surgem de seus tmulos ns, como esqueletos e ao contato da luz, revestem-se de carne. Representa o renascimento do EU, na sua passagem para um plano mais elevado.

O JULGAMENTO
Arcano XX - A Ressurreio
Significados simblicos: Os julgamentos essenciais, a avaliao dos rumos da existncia. O despertar. Exame de conscincia. Sopro redentor. Renovao. A promessa da vida eterna.

Interpretaes usuais na cartomancia:


Entusiasmo, exaltao emocional, intensidade dos sentimentos, espiritualidade. Capacidades ocultas, dom de adivinhao. Atos prodigiosos, medicina milagrosa. Santidade, doao. Renovao, nascimento, retorno de assuntos do passado ou sua atualizao. Recados, propaganda, proselitismo, apostolado. Estar sujeito avaliao dos outros, ser julgado por suas aes. Mental: O homem convocado a um estado superior; tendncias e desejos de elevao.

Emocional: Devoo, exame de conscincia. Fsico: Estabilidade nos assuntos que esto encaminhados. Sade e equilbrio. SIGNIFICADO POSITIVO : LIBERTAO, GNIO INVENTIVO, ILUMINAO.

Sentido negativo (Carta Invertida):


DVIDAS, CULPA, PERDAS. Erro em relao a si mesmo e a todas as coisas; provas e trabalhos que resultaro de um juzo falso. Vacilao espiritual, ofuscamento da inteligncia. Bobo evocador de fantasmas. Rudo, alvoroo, agitao intil.

Descrio da Simbologia: a unio de todos os arcanos, simboliza a sntese da criao. So Jernimo, no sculo IV, parece ter sido o primeiro a associar osquatro evangelistas aos an imais da viso de Ezequiel. Anjo, guia, Touro, Leo, representam os quatro elementos da natureza: agua, ar, terra e fogo. As quatro funes da consciencia: pensamento, sentimento, intuio e sensao. A grinalda, a mulher. forma oval que a circunda parecem representar, de maneira mais ou menos velada, uma vagina simblica. Sob este aspecto, o arcano XXI representaria o amor.

O MUNDO
Arcano XXI - Celebrao da Vida
Significados simblicos: Finalizao, realizao. Recompensa. Apoteose. Encontrar o prprio lugar no mundo. Centralizar-se. Alegria de viver. O sensvel, a carne, a vida transitria.

Interpretaes usuais na cartomancia:


Sorte grande, xito completo. Coroamento da obra, finalizao de um processo. Fora decisiva. Circunstncias muito favorveis, meio propcio. Integridade absoluta. Contemplao envolvida. xtase. Alegria, reconhecimento, riqueza. Representa o elemento feminino. uma carta muito individual. Mental: Grande poder da mente. Tendncia para a perfeio. Magistrio mental e psquico.

Emocional: Significa elevao do esprito, sentimentos amorosos no sentido altrusta, sem egosmo nem sensualidade. Amor humanidade, tarefas sociais a cumprir. Sentimentos guiados pelo desejo de aperfeioar tudo que se faz. Para os artistas: inspirao abundante. Fsico: Experincia rica. Atividades slidas e brilhantes. xito em nveis no transcendentes (mundanos, transitrios). Boa sade. SIGNIFICADO POSITIVO : FELICIDADE, LUCIDEZ, REALIZAO.

Sentido negativo (Carta Invertida):


ESTANCAMENTO, DISPERSO, OBSTCULOS. Fracasso. Processo que afeta os sentimentos. Sacrifcio por amor. Obstculo formidvel. Ambiente hostil, todos esto contra. Disposies mundanas. Disperso, distrao. Incapacidade para se concentrar. Grande revs da sorte, runa. Desconsiderao social.

Descrio da Simbologia: um louco solitrio que atravessa os campos e agredido por um animal A segunda j descreve a bagagem como a soma de suas experincias anteriores, o que simboliza enorme fora de vontade. O viajante apegado as suas coisas, segue um caminho, carregando seu fardo e sua experincia, coisas especiais para ele. Na idade mdia era comum os jovens sarem pelo mundo carregando uma trouxa com seus pertences nas ponta de uma vara.

O LOUCO
Arcano 0 ou XXII
Significados simblicos: A busca e o Filho Prdigo. A experincia de ultrapassar os limites. Espontaneidade, despreocupao, admirao, saudade. Impulsividade. Inconscincia. Alienao.

Interpretaes usuais na cartomancia:


Passividade, completo abandono, repouso, deixar de resistir. Irresponsabilidade. Inocncia. Escolha intuitiva acertada. Domnio dos instintos; capacidade medinica. Absteno. O no-fazer. Mental: Indeterminao devida s mltiplas preocupaes que se apresentam e das quais se tem apenas uma vaga conscincia. Idias em processo de transformao. Conselhos incertos.

Emocional: Revezes sentimentais, incerteza frente aos compromissos, sentimentos vulgares e sem durao. Infidelidade. Fsico: Inconscincia, desordem, falta palavra dada, insegurana, desprazer. Abandono voluntrio dos bens materiais. Assunto ou negcio enfraquecido. Do ponto de vista da sade: transtornos nervosos, inflamaes, abscessos. SIGNIFICADO SINTTICO : ISOLAMENTO, LOUCURA, INGENUIDADE.

Sentido negativo (Carta Invertida):


DESNIMO, OBSESSO, REMORSO, IMATURIDADE. Enquanto andarilho, o Louco significa queda ou marcha que se detm. Abandono forado dos bens materiais; decadncia sem muita possibilidade de recuperao. Complicaes, atoleiro, incoerncia. Nulidade. Incapacidade para raciocinar e autodirigir-se, entrega aos impulsos cegos. Automatismo. Confuses inconscientes. Extravagncia. Castigo causado pela insensatez das aes. Remorsos vos. Desnimo, obsesso, medo, falta de confiana, natureza infantil. Faz as coisas sem pensar nas consequncias.

PRTICA: TCNICAS PARA TIRAGEM DAS CARTAS <voltar>

Carta Invertida:
a) " muito grande a quantidade de Tarlogos que levam em considerao,

como base de interpretao, a carta invertida. A grande questo : devemos aceitar como vlida este tipo de interpretao? A resposta sim. A carta invertida compe o simbolismo para muitos que utilizam o tarot e uma informao decisiva para seus processos interpretativos. Entretanto, isso no quer dizer que os que interpretam o Tarot sem se utilizar deste recurso simblico estejam errados ou suas interpretaes devam ser consideradas insatisfatrias. Seria um erro acreditar nisso. Os que iniciam o estudo do Tarot por seu lado filosfico e mstico normalmente no utilizam o simbolismo da carta invertida em suas interpretaes. Sejam elas de natureza filosfica ou mundana. Para eles o conjunto completo de uma tirada j suficiente para a formao de um quadro interpretativo seguro." http://www.jaguatirica.com.br/artigos.asp?nrartigo=16

b) "Com as cartas de tarot, cada carta tem um significado especial, embora


dentro de um espectro alargado - a sua interpretao varia segundo a posio da carta no lanamento, das cartas que a precedem ou sucedem dentro do lanamento e, obviamente, se uma carta direita (carta directa) ou invertida (ou seja, se quem pergunta v a carta voltada para si direita, de modo que possa ler o que est escrito nela ou se a v invertida). Alguns dos lanamentos ou ou mtodos usados para apresentar as cartas, referem-se apenas carta em si, sem ter em conta se est direita ou invertida). Mas todos os lanamentos atribuem grande importncia ordem pela qual as cartas so reveladas e relao entre cada uma das cartas. De facto, interpretar cada carta isoladamente muito simples - pode ter-se uma lista caracterizando as cartas, como as cartas de previso de futuro que saem de uma mquina. Mas preciso pensar mais profundamente, e isso depende da habilidade de quem interpreta, para se combinarem as cartas umas com as outras, pela ordem em que aparecem. Existe uma grande diferena entre o leitor de cartas que conhece todos os pormenores sobre as cartas de tarot e o amador inexperiente." http://www.fontedeluz.com/main.php?ver=2&id=501

c) "Muitos profissionais realmente costumam embaralhar as cartas


aparentemente todas no mesmo sentido e quando vai abrir a leitura, uma ou algumas cartas saem invertidas e por isso normalmente considerado um "sinal" de que o significado daquele arcano deve ser entendido de forma distinta, inversa ao que realmente significa. Em debates de profissionais do Tar essa questo muito discutida e ainda no h um consenso geral ou nico, portanto podemos considerar essa afirmao muito relativa ainda, mas certo que se o tarlogo teve a ateno devida ao embaralhar as cartas e de repente alguma delas sai invertida, e sua intuio se agua, o significado realmente pode ser diferente daquele compreendido pelas cartas em sentido normal. Neste caso, vai contar muito a intuio do profissional e o contexto geral das outras cartas "deitadas" na mesa para que a orientao siga seu rumo normal ou seja interpretada de forma distinta, trazendo uma mensagem inversa. O importante verificar se na interpretao inversa o significado da mensagem vinda do astral seja compreensivel, seja coerente e traga direcionamento as decises, pois independente da posio das cartas o que sempre vai ser fundamental em uma consulta a coerncia e a compreenso do que o Tar quis

lhe dizer." http://mundomystiko.blogspot.com/2009/01/cartas-invertidas.html

d) Segundo Hads, um dos enganos mais comuns significa alegar que


as carta invertidas tem um outro sentido diferente. Hads alega que todo o smbolo carrega consigo, composies opostas, asmbivalentes, para seu prprio equilbrio, e que no deve ser interpretado isoladamente, e sim no conjunto onde naturalmente ir perceber-se a tendncia do vaticnio. Hads, Cartas e Destinos - Edies 70 - Portugal, 1976.

1 - TIRAGEM DAS CARTAS:


As cartas no alteram o destino, a tiragem mostram acontecimento futuros, apresentando-os ao livre-arbtrio do consulente. Os cartomantes podem at acertar as previses, mas jamais podero modificar o futuro. A funo da previso sugerir, no determinar. Outra observao que o inconsciente trs para as cartas uma linguagem simblica, desverbalizada, cuja interpretao s pode ser transmitida por aluses. Para o consultante: 1) A preciso e a amplitude das perguntas so fatores bsicos para o xito da consulta. Perguntas como: "O que vai me acontecer?" ou "terei sorte?" - Porque se referem ao um segmento operativo, to vasto como a vida do consultante. 2) Deve ter em conta que a situao divinatria um dilogo cuja versatilidade pode ser enriquecida com a sua participao ativa. Quanto mais rica e detalhada a suja proposta, maior o nmero de variveis a serem manejadas pelo adivinho e mais exaustiva a resposta. 3) A situao divinatria tambm uma entrevista psicolgica. O consultante deve evitar as colocaes frvolas, as contradies que s demonstrariam respostas sem interesse. Embaralhamento: Levando-se em considerao apenas os Arcanos Maiores girando-os na mesa em movimentos circulares anti-horrio. Depois de embaralhar, cortar exatamente no meio, de maneira que fiquem 11 cartas de um lado e 11 em sua mo, ou na mo do consultante. Se caso no for cortado exatamente no meio, repetir o embaralhamento e novamente o corte, caso no consiga exatamente no meio, novamente repetir a operao, caso no consiga, tente outra hora ou outro dia de preferncia, alegam os cartomantes que usam esse mtodo, que quando o baralho no cortado exatamente no meio, porque o inconsciente no quer liberar as informaes para o consultante. TIRAGEM DE TRS: (3) Tira-se uma sequncia de 3 carta , colocando-as da esquerda par a direita. A primeira representa o passado, a segundo o presente e a terceira o futuro, caso queira mais esclarecimento, repete-se a tiragem colocando abaixo do passado outra carta, outra abaixo do presente e outra abaixo do futuro, numa sequencia de 3 cartas, e assim sucessivamente. A carta abaixo do passado, funciona como um complemento explicador deste. ABAIXO do presente coloca-se outra, e abaixo do futuro coloca-se outra.

TIRAGEM DE CINCO (5) uma tiragem mais complexa, porque repete-se as trs primeiras cartas, a primeira representa o passado, a segunda o presente e a terceira o passado. A quarta representa a viso consciente que o consultante tem do problema, o que ele pensa, o que ele v. A quinta a viso inconsciente que ele tem, uma parte mais instintiva, pouco entendida pela sua racionalidade, em relao claro a indagao do consultante sobre o seu questionamento.

TIRAGEM DE CINCO EM CRUZ: De acordo com Arthur Edward Waite, estudioso e tradutor da obra de Papus para o ingls.: 1) O consulente deve cortar o baralho no meio e coloc-lo embaixo da parte cortada. 2) Formular uma pergunta simples. 3) Escolher um nmero menor que 1 at 22 (menor que 23). Depois contar no baralho at o nmero escolhido e esta carta vai para o nmero 1 conforme o desenho ao lado. Repetir a operao pergunta o nmero para o consultante, at formar a cruz do desenho, sem a parte central ou seja a quinta carta. 4) Para achar a quinta carta soma-se todos os nmeros dos arcanos e chega-se a um algarismo, se este for maior que 22, soma-se os nmeros desse at atingir um nmero. Exemplo: Tendo retirado:A estrela (17), O imperador (4), A lua (18) e a Morte (13), somando-se chegaramos ao nmero 52 portanto 5+2 = 7 a carta central o arcano 7 que no caso seria o Carro. POSIO 1: Indica os prs, tudo aquilo que favorvel ao problema formulado. POSIO 2: Indica o lado negativo, de tudo aquilo que foi perguntado, armadilhas, obstculos.

POSIO 3: Indica a soluo correta, moral, certa e justa para a situao. POSIO 4: Anuncia a tendencia, o desfecho, o que est propenso a acontecer de fato. POSIO 5: Sntese de toda a tiragem, a confirmao do conjunto, do desfecho.

Fonte:revista Planeta Especial: Tar - Editora 3. Revista Tar Adivinhatrio - Editora Mundo Esotrico n1 - Distribuio Fernando Chinaglia - SAT Comunicaes

2 - TIRAGEM DAS CARTAS:


Texto de Constantino K. Riemma As tcnicas aqui apresentadas para ler o Tar, apesar de sua simplicidade so muito eficazes, em particular quando a questo est bem formulada. O conselho mais importante para o iniciante o de definir para si mesmo o significado que cada posio ter e aprender a variar, sem se aprisionar s atribuies sugeridas pelas diferentes tcnicas . Utilizar as cartas do Tar em consultas para si prprio ou com amigos significa, antes de mais nada, um exerccio prtico para desenvolver o pensamento simblico, a arte de estabelecer analogias. No entanto, para o iniciante, o ato de "consultar o Tar" a parte que envolve o maior nmero de distores e de incompreenses que, de modo geral, obscurecem as mensagens simblicas das lminas. Os preconceitos e supersties, os rituais e formalismos gratuitos, as apreenses muitas vezes propaladas por aproveitadores, acabam por confundir aquilo que, na origem, era leve, ldico e estimulante. O Tar, ao invs de gerar temor, pode se tornar, para cada um de ns, fonte de inspirao e de nova compreenso das leis que regem o universo e dos caminhos evolutivos. Ele , por isso mesmo, um instrumento de ajuda e no de vaticnios alarmantes. O conjunto das lminas pode ser utilizado de modo aberto, no s para prognsticos ou previses, mas tambm como recurso teraputico e de apoio ao estudo de si-mesmo e desenvolvimento interior.

Trs regras de ouro:


Madame Turpaud, autora de Le Tarot de Marseille, oferece muitas sugestes teis para o iniciante. Ela insiste para no permitirmos que formas rgidas nos limitem. As tiragens devem ser flexveis e, de preferncia, montadas de acordo com as questes e diferentes aspectos que estivermos examinando. Desse modo, trs regras gerais podem nos propiciar uma leitura consistente do Tar: 1 - estabelecer, antes de retirar cada lmina do mao, qual o sentido ou funo que ela ir ter no jogo; 2 - fazer uma "leitura literal" da lmina, ou seja, verbalizar simplesmente o que a carta est mostrando; 3 - buscar, medida que for desvirando as cartas, estar receptivo s impresses, idias, intuies e pensamentos fugidios que possam surgir, em ressonncia funo previamente atribuda carta. Vamos traduzir esses conselhos na prtica.

Tiragem por trs:


Nesse modelo de leitura, retiramos trs lminas do mao e as colocamos em linha ou na forma de um tringulo com o vrtice para cima, como est indicado no esquema ao lado. A leitura poder se desenvolver como numa frase com: 1) sujeito, 2) verbo e 3) complemento. Exemplos de variaes possveis: 1. o positivo; 2. negativo; 3. a sntese. 1. a causa; 2. o desenvolvimento; 3. os efeitos ou as conseqncias. 1. uma alternativa; 2. a outra; 3. a avaliao final. 1. a meta, a inteno; 2. os meios para alcan-la; 3. as conseqncias. 1. eu, 2. o outro, 3. as perspectivas. o que o consulente poder esperar se: 1. for em frente, 2. recuar. A terceira carta poder indicar um conselho ou um terceiro caminho.

Tiragem em Cruz:
Na Tiragem em Cruz contamos com um maior nmero de ngulos para examinar uma questo. Retiramos do mao cinco lminas, que so colocadas de face para baixo, na seqncia de posies indicadas no quadro ao lado. H tambm quem costuma, para conhecer a quinta carta, adicionar os nmeros das quatro j sorteadas. Neste caso: (a) se o resultado for menor que 22, tiramos do mao a lmina que tem esse nmero e a colocamos no centro da cruz; (b) se o resultado for igual a 22, colocamos o Louco. (Ele, porm, quando se encontra entre as quatro primeiras cartas j sorteadas, contado com valor zero na adio para se achar a quinta lmina; o "Arcano Sem Nmero"); (c) se o resultado for maior que 22, somamos os dois algarismos e esse novo resultado, denominado reduo, ser o nmero da quinta lmina (por exemplo, se o valor total das quatro cartas sorteadas for 37, somamos 3 + 7 = 10, isto , a quinta carta ser a Roda da Fortuna); (d) se a quinta lmina j tiver sado na

tiragem, imaginamos que ela se encontra duplicada no centro. Variaes para o significado de cada carta:

1. a pessoa, 2. o momento, 3. os prognsticos, 4. os desafios a superar, 5. o conselho para lidar com a situao;1. o fato, 2. o que ele causa, 3. onde e quando ocorre, 4. como ocorre, 5. porque ocorre; 1. o consulente, 2. o outro, 3. o que os aproxima, 4. o que os separa, 5. a tendncia para o futuro ou a estratgia a seguir; 1. o aspecto interno da questo, 2. o aspecto externo, 3. o que superior ou favorvel, 4. o que inferior ou desfavorvel, 5. a sntese ou resposta.

Tiragem Pladan:
Josphin Pladan (1858-1918), escritor e ocultista francs, divulgou uma tcnica de tiragem bastante valorizada. Trata-se de um esquema simples e til, idntico tiragem em cruz. A quinta carta obtida pela soma do valor das quatro primeiras retiradas do mao. Se o resultado ultrapassar 22, ser feita a reduo numerolgica (teosfica). Veja os detalhes dessa operao na "Tiragem em cruz", logo acima. So atribudas as seguintes funes s cartas: 1. O que favorvel, vantajoso. O aspecto afirmativo. Os prs. 2. O que desfavorvel, contrrio. Obstculos e dificuldades. O aspecto negativo. Os contras. 3. Ao, influncia. Prximos acontecimentos. O caminho. 4. Resultado. Conseqncias. Soluo. 5. Sntese. O sentido de conjunto das cartas.

Oswald Wirth, em seu Tarot des imagiers du Moyen Age, assim descreve o mtodo indicado por Josphin Pladan, que ele recebeu por intermdio de Stanilas de Guaita: 1. O primeiro arcano tirado visto como afirmativo, que fala a favor de uma causa e indica de uma maneira geral o que est a favor. 2. Em oposio, o segundo arcano negativo e representa o que est contra. 3. O terceiro arcano retirado representa o juiz que discute a causa e determina a sentena. 4. A sentena enunciada no arcano retirado em ltimo lugar 5. O quinto arcano esclarece o orculo que ele sintetisa, pois depende dos quatro arcanos retirados. Cada um destes traz o nmero que marca sua posio na srie do Tarot. (O Louco, no numerado, contado como 22). Basta adicionar esses nmeros inscritos para obter, seja diretamente, seja por reduo teosfica,

o nmero do quinto arcano (22 designa o Louco, 4 oImperador, 12 o Pendurado, etc.)

Tiragem Kairallah:
a tiragem que o organizador deste site costuma utilizar em suas consultas, na complementao da anlise do mapa natal e trnsitos astrolgicos. O modelo pode ser aplicado s sucessivas questes que o cliente colocar. A primeira tiragem, feita para traduzir os seguintes aspectos gerais: 1. o consulente; como ele se encontra; 2. o seu momento de vida; suas condies atuais; 3. prognsticos, o rumo que sua vida tende a tomar; 4. qual a melhor conduta diante da situao definida pelas cartas anteriores. Conforme a tiragem, a carta pode ser definida como o conselho estratgico para lidar com o assunto em exame. 5. o cenrio geral que envolve a questo e inclui as demais cartas. Trata-se da carta de corte que, na verdade, a primeira desvirada aps o sorteio, junto com o mao de cartas que restou. O mesmo esquema pode ser utilizado para as questes que o consulente quer ver retratadas pelo Tar. As funes atribudas as cartas 1, 2 e 3 so ento adaptadas para cada assunto. As duas outras cartas mantm o padro: 4 indica o conselho, o caminho oportuno para ser seguido pelo cliente; 5 - (a carta de corte), delinea o cenrio inclusivo, as foras que circunscrevem o assunto. Exemplos de variaes para as cartas de 1 a 3: 1. o consulente; 2. o outro; 3. previses. 1. os pontos fortes ou positivos; 2. os pontos fracos ou negativos; 3. tendncias. 1. o consulente; 2. a situao especfica (relacionamento, trabalho, projeto, etc); 3. o que esperar. http://www.clubedotaro.com.br/site/p52_2_simples.asp

OUTRAS TIRAGENS:
Existe dezenas de outras tiragens, como de sete, dez, etc. Porm nosso objetivo foi atingido, que explicar a estrutura, mecnica, signficado e funcionamento. Beraldo

AS OPOSIES ELEMENTARES
Sujeito Ponto de Partida Percepo do O MAGO O LOUCO PAPISA ATIVO POSITIVO: Sabedoria Razo, autoconhecimento PASSIVO NEGATIVO: Impulsividade, desrazo Intuio Adivinhao. Conhecimento

Desconhecido O MUNDO

instintivo do oculto xtase, vidncia. Conhecimento do absoluto. A IMPERATRIZ Lucidez, razo, nascimento das idias.

Assimilao do que exterior

O JULGAMENTO O IMPERADOR O SOL

Idias soltas sem controle, inspirao exaltao Luz interior, verbo do eu, energia, esprito positivo, Concentrao Luz Universal, verbo eterno, expanso, arte, poesia. Religio, metafsica, lei moral, saber transcendental Iluses dos sentidos, fantasias, caprichos, materialismo, erros. Afetos, afeies, inquietude, dvidas, paixes. Confiana, esperana, amor, beleza, idealismo. Dominao, talento, triunfo, progresso, harmonia. Presuno, queda, vaidade, incapacidade, catstrofe, runa, exploso. Lei, ordem, equilbrio, estabilidade, lgica, regularidade, discernimento. Confuso, desequilbrio, desordem, raiva, furor, instinto. Absteno, avareza, solido, sabedoria metdica, discrio, medicina. Participao, franqueza, mdico das almas, comunho. Azar, ambio, inventos, descobrimentos, cuidados existenciais, destino. Fatalidade, desiluso, renuncia, fim, renovao, transformao Potncia, talento prtico, inteligncia sobre a matria, coragem. vtima da incompreenso, impotncia, utopia, sonhador.

iluminao espiritual

elaborao de uma sntese

O PAPA A LUA

Determinaes das ao

O NAMORADO A ESTRELA

O CARRO Inteligncia encontra a matria A CASA DE DEUS

Organizao e governo das Foras

A JUSTIA O DIABO

O ERMITO Relaes do Sujeito com o ambiente A TEMPERANA

Interveno do destino

A RODA DA FORTUNA A MORTE

Objetivo e Resultado Final

A FORA O ENFORCADO

Fontes:

You might also like