You are on page 1of 93

Autor: Maurcio Leo.

Ttulo: Manifestao Cultural do Centro-Oeste

FORMAO PEDAGGICA
3 edio atualizada e revisada 2008

Governo Federal Ministrio da Educao


Secretaria de Educao Bsica Diretoria de Polticas de Formao, Materiais Didticos e de Tecnologias para a Educao Bsica

Universidade de Braslia(UnB)

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) Brasil. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. B823 Homem, pensamento e cultura : abordagens filosfica e antropolgica : formao tcnica / [elaborao: Dante Bessa]. Braslia : Universidade de Braslia, Centro de Educao a Distncia, 2005. 92 p. : il. (Curso tcnico de formao para os funcionrios da educao. Profuncionrio ; 3) ISBN 85-86290 1. Educador. 2. Formao profissional. 3. Escola. I. Bessa, Dante. II. Ttulo. III. Srie. CDU 37.01 3 edio atualizada/revisada - 2008

Apresentao
Alguma vez voc j se perguntou como se tornou o que hoje: a sua humanidade, a sua profisso, a sua cidadania, os seus valores? Alguma vez j se perguntou se quer, se pode e como poderia se tornar diferente? J se perguntou se hoje diferente do que j foi antes? Voc encontrou uma ou mais de uma resposta para essas perguntas? Alguma vez j se perguntou se as respostas a essas perguntas valem para as pessoas que convivem com voc? Alguma vez j se perguntou se essas respostas valem para qualquer um, independentemente das condies de vida? Alguma vez j se perguntou se as outras pessoas teriam as mesmas respostas ou respostas diferentes das suas? E j se perguntou por que e como as pessoas podem pensar a mesma coisa ou pensar coisas diferentes, sobre si mesmas, sobre a vida, sobre a sociedade, sobre o mundo? Bom, vou parar com as perguntas, pois h uma infinidade de outras que poderiam ser colocadas junto a essas. Importa perceber que perguntar pensar. Perguntar faz pensar. Buscar respostas pensar. Buscar respostas faz pensar. Responder pensar. Responder faz pensar. Pensar d trabalho! Alm de fazerem pensar: perguntar, buscar respostas e responder fazem falar. Fazem escutar. Fazem olhar. Fazem observar. Fazem escrever. Fazem ler. Fazem conversar. Fazem perguntar outras coisas. Fazem aprender. Fazem ensinar. Fazem educar. Fazem trabalhar. Enfim fazem fazer! Pensar d trabalho! Neste mdulo, convido voc a se perguntar sobre o homem1. Sobre o homem, o pensamento e a cultura, para provoc-lo a pensar e responder de algum jeito as perguntas do primeiro pargrafo, com base nas atitudes que os pargrafos seguintes sugerem. Perguntar sobre o homem, o pensamento e a cultura far voc pensar sobre o significado sociocultural do existir humano e (re)pensar sua vida e sua profisso, com vistas a poder participar mais intensamente na escola como educador profissional e como cidado. Para isso, este Mdulo est divido em 5 unidades, nas quais voc vai trabalhar sobre:
1

Por comodidade e necessidade, utilizarei a palavra homem para designar quaisquer dos gneros humanos, isto , tanto para o feminino quanto para o masculino. Em outros momentos utilizarei tambm a palavra humano ou a expresso ser humano com o mesmo sentido

Unidade 1 O tornar-se humano e profissional como construo sociocultural Unidade 2 O tornar-se humano e profissional pelas prticas simblicas Unidade 3 O tornar-se humano e profissional pelo trabalho Unidade 4 O tornar-se humano e profissional pelas prticas valorativas Unidade 5 O tornar-se humano e profissional na escola Voc trabalhar o tornar-se humano e profissional levando em conta o homem genrico (conceito de homem) e cada homem individual ao mesmo tempo. Assim, cada unidade apresenta perguntas, respostas possveis, outras perguntas e sugestes de atividades de reflexo, observao e escrita, alm de sugerir outras leituras e filmes que podem lhe ajudar a pensar sobre os assuntos em estudo. As atividades sugeridas dizem respeito ou a algum contedo do mdulo apresentado antes, ou que ser apresentado depois, ou a alguma situao das prticas sociais na escola ou fora dela.

Objetivo do Mdulo Apropriar e criar condies terico-prticas com as quais problematizar, investigar e criticar a participao na escola, com vistas construo da identidade de educador profissional.

Ementa Processo de construo da cidadania. Filosofia como instrumento de reflexo e prtica. tica, moral e poltica. O ambiente fsico e social. Relaes homem/natureza. Aspectos e valores culturais. Linguagem e comunicao.

Sobre o Autor

Dante Diniz Bessa

Graduado em Filosofia, Mestre e Doutor em Educao, Dante Diniz Bessa professor de Filosofia, Filosofia da Educao, Filosofia do Direito e Teoria da Poltica e do Estado, em escolas e universidades pblicas privadas. Com mais de 10 anos de experincia profissional, o autor descreve que a produo desse mdulo configurou-se um desafio de escrever como pensa a escola e o trabalho escolar e de provocar os cursistas do Profuncionrio a refletirem sobre o assunto. Em sua concepo, esse mdulo preparado por Dante Diniz Bessa representa uma oportunidade para que o estudante do Profuncionrio pense e construa os seus saberes, acerca da viso e do modo de encarar a escola, compartilhando problemas a serem enfrentados na formao profissional e as possibilidades terico-prticas para enfrent-los.

Sumrio

INTRODUO - 11 UNIDADE 1 Devir humano 15 UNIDADE 2 Linguagem, prticas culturais e educao 31 UNIDADE 3 Trabalho, prticas culturais e educao 49 UNIDADE 4 Valores, prticas culturais e educao 63 UNIDADE 5 Prticas culturais na escola e cidadania 77 REFERNCIAS - 88

Introduo

Genericamente falando, o outro o diferente, a possibilidade, o limite, o contorno, o desconhecido. Aquilo que permite que algum se reconhea em si mesmo pela diferenciao que estabelece com ele.

A escola construda por quem nela e com ela se encontra. Logo, independentemente do papel que desempenhamos estamos na escola, estamos fazendo a escola e educando outros. Mas, claro, no podemos esquecer de que no so apenas as pessoas que esto na escola que a fazem: h uma legislao que a orienta, um poder pblico que a mantm, uma comunidade a que ela atende, uma histria da qual ela participa, uma economia a qual est vinculada, etc.

Olhe com ateno a ilustraoda pgina anterior. Voc enxerga prticas e posturas escolares nela? Essas prticas e posturas seriam as da escola em que voc trabalha? Seriam da escola que voc deseja trabalhar? Ou seriam prticas e posturas que precisam ser questionadas? E os espqos escolares que ali voc enxerga: so os da escola em que trabalha, so os que voc deseja para a escola a ilustrao no d conta de todos os espaos escolares?

Por atitude crtica entendo a que no aceitamos imediatamente: coisas, idias, acontecimentos, tais como nos so ditos ou apresentados, seno que antes suspeitamos, interrogamos, buscamos informaes, analisamos para, ento, poder assumir posio terica e prtica.

Comece por se perguntar: o que faz com que eu me chame e me sinta humano? Veja que essa pergunta no parece ser problemtica para muita gente. No qualquer um que pensa sobre isso, pois muitas pessoas j conhecem as respostas (que so bvias) sem ter colocado a pergunta: somos humanos porque nascemos de humanos, somos sangue de nossos pais esta uma resposta; somos humanos porque Deus nos criou assim esta j uma outra resposta; uma terceira afirma: somos humanos porque o destino e a natureza nos fizeram assim. Apesar das diferenas, essas trs respostas dizem a mesma obviedade: somos humanos porque h uma fora fora de ns que nos faz assim o sangue dos pais, Deus, a natureza, o destino. Mas, a proposta de estudo justamente tornar o bvio estranho, no ? Um jeito de fazer isso pensar porque, para outras pessoas, essas respostas no so bvias. Veja o que esses outros podem nos fazer pensar sobre isso.

16

Os outros a que estou me referindo so filsofos, antroplogos e cientistas sociais que, em geral, acreditam que outra(s) resposta(s) possa(m) ser dada(s) caso se coloque dvidas sobre a vida que se vive. Para eles, no nos chamamos humanos por causa do sangue, de Deus, do destino ou da natureza, mas porque nos fazemos humanos na vida. Humano um conceito que criamos para significar a ns mesmos e ao nosso modo de viver. Por isso, interessante que voc procure compreender como que o conceito de humano foi construdo e reconstrudo, voc no acha? Ento, procure pensar nas condies em que cada um vive e pode se fazer, chamar-se e sentir-se humano. Para que possa pensar sobre isso com outros, passo a apresentar alguns conceitos j elaborados por filsofos, antroplogos e cientistas sociais.

Podemos entender a palavra conceito como aquilo que pensamos sobre as coisas e os acontecimentos, isto , os significados que construmos no pensamento e com os quais podemos classificar e diferenciar as coisas e acontecimentos. Relacionando os conceitos, podemos emitir juzos sobre o mundo. Podemos dizer o que pensamos com sentido.

UNIDADE 1 Devir humano

1 A natureza no humano
Um primeiro conceito para ajudar a pensar sobre as condies em que algum se faz, chama-se e sente-se humano o que est no ttulo da unidade: devir humano. Ento, leia o ttulo com ateno. Sem ler o restante do texto, procure ver se h algo que voc estranha na expresso. Se h, ento, pergunte-se: por que est escrito devir humano e no ser humano? Ser devir humano o mesmo que ser humano? Faz diferena falar e pensar devir humano em vez de ser humano? Afinal, o que significa devir humano? Se voc, ao ler o ttulo desta unidade, havia colocado essas ou outras perguntas, porque j est entrando no esprito crtico e investigativo proposto. Avance no pensar o que significa devir humano e o que isso tem a ver com a identidade humana. Leia com ateno, agora, o texto abaixo, de Jos Rodrigues de Oliveira2 e procure pensar o que pode ser dito sobre a natureza no humano quando ele se refere ao devenir ou devir.

O DEVENIR

17
confesso que no estaria em condies de respond-la. Porm hoje, depois de certo progresso que fiz posso afirmar que DEVENIR no fruta nem verdura. , sim, uma concepo filosfica. Agora sim, concepo filosfica! Mas...

Meu pai, devenir fruta ou verdura? Por que perguntas filho?

Meu pai, quero, se possvel, que veja minhas razes. O senhor j me ensinou que quando se recebe uma pergunta, s se deve entrar com outra, depois de ter respondido. E eu, seu filho, firmado na sua ortodoxia quero para mim as vantagens da sua observao. Bem, vejo que voc tem razo. Desejo, no entanto, dizer-lhe que se voc me houvesse feito, ontem, essa inquirio,

Nem mais nem menos, agora a vez minha, Scrates.

O senhor sabe que no gosto de ser chamado de Scrates3, pois acho aque le velho muito feio e sua mulher que me

Jos J Rodrigues R di de d Oliveira, Oli i poeta popular l que divulga di l seus escritos i no site i www.divulgadi l se.net/cordel - literatura de cordel on line. 3 Scrates viveu em Atenas, na Grcia Antiga, no sc V a.C. e considerado por muitos como o primeiro grande filsofo da histria ocidental.

UNIDADE 1 Devir humano

IMPORTANTE

desculpe, mas acho o nome dela horroroso! Xantipa! S sendo grega.


Est certo, mas, por que voc me perr

Contudo, faa a pergunta, sua curiosii dade muito me agrada.


Devenir o mesmo que futuro?

guntou se devenir fruta ou verdura?


Perguntei por que a mame falou que

18

algum comeu a folha do devenir. O velho se arrumou na cadeira de balano, tirou os culos e, depois duma mordaz e gostosa gargalhada, falou: Paulinho, voc um anjo. Voc, sua me e seus irmos azucrinam meus ouvidos, mas tambm fazem ccegas no meu corao. Presta ateno, filhote, devenir o mesmo que devir; uma srie de transformaes. A transformao ou mudana de estado considerado em si mesmo. O devenir a nossa caracterstica fundamental e a tudo quanto no mundo nos rodeia. A Filosofia tem se empenhado em compreender o devenir, cuja questo decisiva a relao deste com o ser. Herclito e Parmnii 4 des , quatro sculos antes de Cristo, j se ocupavam com o assunto, que veio receber mais luz agora no sculo XX com o nosso querido Einstein5. J expli iquei muito, pelo seu aspecto, vejo que voc entendeu pouco, no foi?

No. Entretanto, podemos relacion-lo no s com o futuro como tambm com progresso e o regresso vida e morte.

Com a vida e com a morte!?

Sim, com a vida e com a morte. At conosco, com voc, meu filho, veja s: voc vai completar 13 anos no prximo ms, j notou sua voz como est ficando diferente? Os plos do seu bigode esto engrossando. (Ao ouvir isso o rapazinho no se conteve e escandalosamente sorriu). Voc, devenirmente, caminha para puberdade, depois tornar-se- adulto, daqui a cem anos quando voc morrer ir modificar o ph da terra onde colocarem seu corpo. Antes disso, voc vai mudar de tal forma que quem lhe ver hoje, e s possa ver daqui a alguns anos, talvez no lhe reconhea. Salvo melhor juzo, isso devenir. Gostou?

UNIDADE 1 Devir humano

O devenir se limita de acordo com a idia que se tem do progresso, sendo a idia um progresso, preciso que Para ser sincero, papai, no entendi o devenir seja compreendido, sendo nada e, se eu quisesse ser chato, iria facompreendido, encontrar-se- nele um zer mais perguntas. movimento que o que existe de mais 6 Pode perguntar, entretanto, Piaget concreto. Herclito, o filsofo do viraconselha que devemos aprender as a-ser, do devenir, disse que o vir-a-ser coisas aos poucos, as doses do saber est em tudo, porque nada . Para ns, devem ser homeopticas. E voc ain- modernamente, tudo j era. Eu e voc da criana. Segundo o mesmo educa- no somos mais aqueles de quando inii dor existe a idade para a abstrao. ciamos essa conversa, eu, afora o sutil

VI e V a.C. C 5 Conhecido como pai da teoria da relatividade, Albert Einstein viveu no sculo XX. 6 Bilogo suo, Jean Piaget viveu no sculo XX e suas pesquisas contribuiram muito para o conhecimento do desenvolvimento cognitivo de uma perspectiva interacionista.

da natureza, j bebi um copo dgua, emiti essas palavras e dei aquelas rii sadas. Voc, alm de outras coisas que aconteceu, j pode ouvir falar em devenir sem aquela estranheza do incio desse bate-papo. Verdade? Ah!...Ento quer dizer que aquela caneta que lhe dei h pouco, no essa que est a, porque a que lhe dei sofreu o calor das suas mos, a tampinha estava do lado oposto, j escreveu e, conseqentemente, est com menos tinta.

Muito bem! Demorou, mas chegou. Observo com muita satisfao que j ampliou a dialtica. Quero, aproveitando a ocasio, que voc saiba que o movimento dialtico o que mais existe de concreto no progresso.

Obrigado, meu pai. Amanh vou pedir a minha me para comprar um dii cionrio novo para o senhor, pois o seu est bastante devenirzado.

Tambm j sei quem comeu a folha do devenir.

E ento, o que achou dessa bela maneira de expressar a natureza no humano? Voc consegue perceber, com ela, o que significa dizer que o devir (devenir) a natureza no humano? Quer dizer, o que h de natural no humano a transformao, a mudana, o tornar-se diferente do que j foi.

19

Pois , no devir humano a natureza se faz na humanidade e em cada um de ns. Ela faz com que o homem seja o que e possibilita que ele a transforme em outra natureza, a histria, num movimento permanente.

UNIDADE 1 Devir humano

Isso sugere que cada um de ns muda ao longo da vida, que a espcie humana muda ao longo da histria e que o conceito de humano tambm muda. O pensar muda. Portanto, a humanidade, aquilo com que os humanos se identificam, muda conforme so criadas e inventadas novas condies de existncia.

IMPORTANTE

Se for assim, como que acontece esse devir? s ficar parado e esperar que ele aja sobre cada homem? Ser que voc pode participar desse devir de algum modo? Se puder, em que condies isso pode acontecer? No passe adiante sem pensar sobre isso. Anote suas concluses e anexe o documento ao seu memorial.

Voc pensou? Ficou com dvidas? Siga em frente, acrescentando outros elementos que possam ajud-lo nessa investigao.

2 O humano na natureza: cultura e prticas culturais


Antes tentei chamar sua ateno para o fato de que a presena da natureza no homem , ao mesmo tempo, a presena do homem na natureza. Isso significa que, assim como o homem transforma a natureza, ela transforma o homem. Agora quero chamar sua ateno para que pense nas questes sobre por que e como natureza e homem se transformam mutuamente.

20

Acontece que o devir humano no se d apenas na e pela natureza, mas, principalmente, na e pela cultura. Essa uma viso predominante entre filsofos, antroplogos e cientistas sociais. Voc pode pensar, at mesmo, que o homem tem uma natureza cultural. O homem se transforma no mundo que ele mesmo constri: mundo social, cultural, histrico: o mundo humano. Assim, parece evidente que, para pensar e investigar a nossa identidade e o devir, preciso estudar a cultura. Sim, porque a cultura condio para algum se fazer, chamar-se e sentir-se humano. Mas o que significa cultura?

UNIDADE 1 Devir humano

Um conceito de cultura que pode ajud-lo na investigao o de que a cultura a presena do humano na natureza, isto , as transformaes que homens e mulheres produzem na natureza e em si mesmos ao construrem o mundo humano.

O que que isso significa? Primeiro, significa que cultura pode ser entendida num sentido bem amplo como o conjunto de prticas pelas quais os homens agem sobre e transformam o que est na natureza, tornando-se co-responsveis com a natureza pelo mundo e pela humanidade que constroem. Segundo, significa que cultura a forma de viver dos humanos em grupos sociais e, ao mesmo tempo, a forma de viver em grupos sociais especficos. Assim, no primeiro caso, voc pensa em cultura no singular, como aquilo que diferencia os homens de outros seres. J no segundo caso, voc pensa em culturas, no plural, como o que diferencia grupos sociais entre si. Mas, no pode deixar de notar que esses conceitos e diferenciaes so criados pelos prprios homens que aprenderam a pensar numa dada cultura! Assim, um terceiro significado o de que cultura o conjunto de conhecimentos, de valores, de crenas, de idias e de prticas de um grupo social, ou de um povo, ou de uma poca. Com esses trs significados voc pode perceber que cada um de ns, homens e mulheres, tornamo-nos o que somos quando produzimos e adquirimos cultura; aprendemos e construmos nosso modo de viver socialmente. Por isso, o devir humano ao mesmo tempo devir natural e cultural. Tem a ver com transformaes biolgicas do nosso corpo como, por exemplo, as funes psquicas (pensar e significar, que se desenvolvem na espcie humana e em cada homem e mulher) que nos tornam capazes de criar, de conservar e de transformar nosso jeito de viver. E tem a ver, tambm, com as transformaes na forma de viver, que contribuem com a transformao das condies biolgicas (naturais) de existncia. Isso se d quando, por exemplo, inventamos mquinas para trabalhar e pensar por ns.

21

UNIDADE 1 Devir humano

IMPORTANTE

O jeito de viver humano um jeito de viver sociocultural e envolve trs elementos muito importantes que ajudam a padronizar o comportamento de cada um em um grupo social: a linguagem, o trabalho e os valores, com os quais os homens produzem e transformam coisas e idias, decidem o que e o que no importante e organizam as relaes, criando regras para a vida social. Portanto, ao mesmo tempo que homens e mulheres produzem cultura, so produzidos por ela como humano. Isso acontece pelas prticas de linguagem, de trabalho e de valorao, com as quais so criadas regras que orientam as relaes sociais. Assim, homens e mulheres constroem o mundo humano e fazem-se presentes na natureza. A condio de viver, de pensar e de organizar a vida coletiva (vida social), como voc pode perceber, o que movimenta o processo de autocriao humana, de produo da humanidade e da cultura.

22

Como, ento, voc responderia a seguinte questo: somos humanos porque pensamos ou pensamos porque somos humanos? E o que voc pensa sobre isso tem a ver com o que j sabe, com o que no sabe ou com o que os outros sabem sobre voc? No deixe de anotar as respostas e dvidas para retomar mais tarde!

3 Cultura e culturas
Voc se lembra que antes eu havia escrito que com o conceito de cultura o homem se diferencia de outros seres e os grupos humanos se diferenciam entre si? Nesse sentido, voc pode pensar em cultura e em culturas, no ? E pode falar de humano e humanos tambm, no ?
Cultura o forma de viver dos humanos em geral e, ao mesmo tempo, o jeito de viver de grupos sociais especficos. Assim, falamos em cultura no singular, como aquilo que diferencia os homens de tudo o mais que existe no mundo. Culturas, no plural, o que diferencia os homens entre si.
UNIDADE 1 Devir humano

Voc diria que humanos de grupos sociais diferentes so humanos diferentes? Pode-se dizer, amplamente, que modos diferentes de organizao de grupos sociais (famlia, comunidade, categorias profissionais, povos, etc.) podem tornar as pessoas desses grupos diferentes entre si, porque cultivam costumes e padres de comportamento prprios de cada grupo.

Voc concorda com o que foi dito acima? Se existe uma pluralidade de comportamentos e prticas sociais, isto , se existem modos diferentes de organizar e de viver a vida social, podemos dizer que existem diferentes culturas? Se existem diferentes culturas, como conseguimos conviver com elas? Escreva uma carta a algum de quem gosta expressando sua opinio sobre esse problema. Conte o que voc pensa sobre a questo e pergunte qual a opinio dela.

No so questes fceis, no ? Ento introduzirei mais dois conceitos na sua investigao para ver se eles ajudam a pensar. So eles: etnocentrismo e diversidade cultural. Se voc pensar que a cultura serve como uma lente para ver e pensar, e que s consegue enxergar o mundo pela lente que tem, a tendncia de que voc supervalorize sua forma de ver. Ao fazer isso, possvel que desvalorize outras possibilidades de enxergar o mundo, fixando sua viso no centro de todas, como sendo a melhor, a correta, a verdadeira, a real. A nica possvel. Um exemplo bem explcito sobre isso o seguinte: se algum est acostumado a olhar a rua pelo buraco da fechadura, a rua ganha um formato e uma extenso especfica: da fechadura. Se a pessoa puder olhar da janela, ento a rua ganhar outro formato e extenso. E se puder ainda sair de casa e andar, ver que a rua fica mais diferente. Ento, se a pessoa ficar olhando a rua pelo buraco da fechadura, jamais poder saber que a rua pode ser diferente e achar muito estranho que outro que esteja na rua fale dela de outra maneira. Dir que um louco. Um ignorante. Uma pessoa inculta, s porque enxerga a rua de forma diferente.

23
Metfora uma forma de comunicao indireta que utiliza uma histria ou uma figura de linguagem e implica uma comparao.

UNIDADE 1 Devir humano

IMPORTANTE

A essa fixao da uma cultura no centro de todas as culturas, voc pode chamar de etnocentrismo.

O etnocentrismo responsvel por muitos dos conflitos sociais (entre etnias, gneros, religies, geraes, grupos religiosos, etc.). Uma postura etnocntrica tambm responsvel por preconceitos contra minorias, contra outras culturas, preconceito contra a diferena, preconceito em relao ao outro.

Voc j pensou sobre isso? Sobre sua postura em relao queles que tm um jeito de viver diferente do seu? Como voc se relaciona com os adolescentes ou com as crianas da escola em que trabalha? Voc j tentou se pr no lugar deles para tentar entender como eles pensam e vem o mundo? Procure fazer isso observando suas prticas e conversando com eles sobre a escola ou sobre a vida. Registre por escrito a conversa e as observaes para no perd-las. Voc pode precisar delas depois.

24

Pois , as roupas, os enfeites, as tatuagens, o jeito de falar, as brincadeiras e muitas outras coisas que voc faz e usa, ou fazia e usava, so diferentes do que as crianas e os adolescentes que freqentam a escola fazem. Assim, se voc acredita que seu jeito de vestir, de enfeitar, de pensar e de viver o melhor, vai achar que precisa ensinar os outros a se comportarem como voc. Na escola, onde, em geral, trabalha-se para ensinar um comportamento padro, que envolve conhecimentos, valores, disciplina, modo de pensar, entre outras formas, as diferenas de comportamento ficam bem marcadas e geralmente no so bem-vindas. Na escola, muitas vezes, acaba-se obrigando os mais jovens a pensarem e fazerem o que melhor para os adultos, mas que no , necessariamente, para eles. Voc tem a um exemplo do etnocentrismo. Um outro exemplo de etnocentrismo, mais abrangente, quando uma nao ou um grupo de naes quer fazer com que os outras tenham a mesma viso de mundo, o mesmo modo de viver, mostrando o seu imperialismo.

UNIDADE 1 Devir humano

Imperialismo a poltica de expanso e domnio territorial e/ou econmico de uma nao sobre outra.

Alis, sobre etnocentrismo e diversidade cultural h uma polmica entre tericos no Brasil: afinal, a identidade do povo brasileiro uma mistura das culturas dos ndios, dos negros e dos europeus ou no h uma identidade nica, mas diversas identidades? Observe a sua comunidade, sua escola, sua cidade, as novelas na televiso, etc. O que voc acha sobre isso, com base no que vem pensando neste mdulo?

Bem, se o etnocentrismo a supervalorizao de uma cultura e a iluso de que ela a nica correta, ento porque existe mais de uma cultura. No s existe mais de uma como as culturas so diferentes: s vezes parecidas, s vezes antagnicas (contrrias). No so a mesma. Com isso, voc pode pensar na idia de diversidade cultural, que diz respeito s diversas culturas especficas de grupos sociais determinados que se diferenciam na construo da humanidade. Veja mais um exemplo para que possa perceber bem o conceito de diversidade cultural. Alguma vez voc j foi a uma floresta nativa? Como se sentiu? Eu j fui e me senti perdido. Sinceramente, fiquei com medo de adentrar muito para no correr o risco de me perder. Afinal, no conhecia nada ali. Ao contrrio, nas cidades, em qualquer cidade, no me preocupo se posso ou no me perder. At tenho medo da violncia, assalto, etc., mas no de me perder. E algum que tenha vivido a maior parte da sua vida numa floresta, ser que sente a mesma coisa que sinto? A floresta tem um sentido para um ndio, por exemplo, que tenha aprendido a viver ali. As rvores, os cips, os cheiros, os rastros constituem um cdigo, um sistema de signos, uma linguagem que o ndio compreende do seu jeito. Essa a sua cultura. Ele aprendeu e construiu esses significados. Talvez, ao contrrio, na cidade, os sinais de trnsito, as ruas, os veculos, essa linguagem que eu

25

UNIDADE 1 Devir humano

IMPORTANTE

compreendo, lhe causem um outro sentimento. Enfim, diante de uma mesma situao, o ndio e eu percebemos coisas diferentes e nos comportamos de formas diferentes. Eis a diversidade e a diferena entre ns. Isso pode ajudar a pensar, ento, que culturas diferentes tm lgicas diferentes, isto , grupos sociais diferentes ordenam e organizam o mundo de maneiras diferentes, ao contrrio da viso etnocntrica pela qual se pode pensar que uma outra cultura, por ser diferente, no tem lgica, no tem ordem, irracional, absurda. Agora, que importncia pode ter para voc saber que existe uma pluralidade de culturas? Ora, voc j deve ter percebido que diferentes culturas se encontram, convivem umas com as outras, relacionam-se, entram em conflito, diferenciam-se. Na medida em que isso acontece, preciso saber lidar com a diversidade sem querer necessariamente fazer com que a sua cultura ou uma suposta cultura universal se coloque sobre todas as outras. Pense bem nos exemplos anteriores. A escola, que espao da diversidade, pois rene homens e mulheres; crianas e adultos; negros e brancos; alunos, professores e funcionrios; tem o papel de valorizar e respeitar a(s) cultura(s) com e pela(s) qual(is) diferentes pessoas e grupos sociais se fazem, chamam-se e sentem-se humanos. Porm, antes de pensar na escola, pense na educao de um modo geral.

Essa uma questo bem importante, voc no acha? Que cultura essa na qual podemos perceber as diferenas entre culturas particulares? E por que as diferentes culturas se encontram nela?

26

No nos iludamos, hein! Cultura um conceito para significar as prticas que constituem o jeito de viver e de pensar das pessoas e de grupos sociais. J vimos isso. A cultura muda, portanto, quando as prticas sociais mudam.

4 O humano no humano: cultura e educao


As culturas se transformam. Transformam-se em ritmos diferentes umas em relao a outras, conforme o contato mais ou menos freqente entre elas e conforme as novidades (inovaes) vo sendo produzidas no devir cultural. As culturas se transformam tambm pela recepo que as novas geraes fazem daquelas prticas sociais que lhe ensinam as geraes mais velhas. Um exemplo: durante muito tempo acreditou-se na vocao feminina para cuidar do lar e da educao dos filhos e na vocao masculina para trabalhar fora de casa e participar da vida pblica. Quanto tempo levou para que essas crenas fossem derrubadas e mulheres e homens pudessem assumir outros lugares sociais? No difcil para voc pensar, ento, que

UNIDADE 1 Devir humano

ficando o papel das mulheres restrito ao ambiente domstico, ela estaria excluda de outras atividades, que s os homens podiam fazer. Esse um exemplo de prtica social de restrio participao de pessoas ou grupos sociais na vida pblica. No caso, temos o exemplo da restrio da participao das mulheres na vida pblica, que aos poucos foi sendo desconstruda e reconstruda. Para que essa transformao (desconstruo e reconstruo) da cultura acontea, as pessoas tm de ter um mnimo de participao nas prticas sociais. Para participar, precisam poder e saber agir, alm de saber o que esperar (prever) como ao do outro. Isso seria quase impossvel se as pessoas no conhecessem as regras, as normas de convvio, os smbolos, a lngua, as relaes de poder, enfim, os padres de comportamento social.

No difcil perceber a situao das crianas quando chegam escola, no ? Procure observar ou lembrar de alguma situao de aluno ou aluna recm chegado na escola que possa exemplificar as dificuldades que algum sente quando chega em um ambiente social novo para ela. Procure ver ou lembrar como essa pessoa foi recebida na escola e como ela foi se inserindo na vida escolar.

27

No interior da cultura, portanto, homens e mulheres recebem, aprendem, reproduzem, transmitem, transformam e criam o mundo e a humanidade por meio das prticas socioculturais. Com isso voc j deve ter entendido que homens e mulheres se educam e so educados nessas prticas, quando participam de um mundo humano. Assim, a educao acontece em todos os lugares em que as pessoas esto se relacionando umas com as outras: na famlia, no trabalho, no templo, no quintal, no mato. Em qualquer ambiente desses, algum educa algum com ou sem inteno de educar. O processo pelo qual homens e mulheres entram em uma cultura e aprendem a ser e a viver denominado endoculturao. A educao como endoculturao a forma pela qual as pessoas

UNIDADE 1 Devir humano

Participar sob dois sentidos: fazemos parte desse mundo e o assimilamos por um lado e, por outro, agimos nele, adaptando-o a ns.

IMPORTANTE

aprendem a conviver socialmente, compartilhando, disputando e negociando valores, crenas, saberes, normas e significados. , ao mesmo tempo, um acontecimento pessoal (educo-me com os outros) e social (sou educado pelos outros). E , sobretudo, o modo como o humano se faz presente no prprio humano. o modo como o humano transforma o humano.

Voc deve estar pensando que, sendo a educao uma forma de transmisso cultural entre os indivduos, ento a cultura no se transforma. Ser? Qual o seu testemunho sobre isso? E o de seus colegas de trabalho? O seu modo de pensar e de viver o mesmo dos seus pais, por exemplo? Pense na sua histria de vida e procure saber da histria de mais um ou dois colegas. Lembre-se de que escrever tudo muito importante.

28

Se voc notou que a educao um acontecimento pessoal, precisa notar que homens e mulheres recebem o transmitido socialmente de forma pessoal. As pessoas ou grupos sociais (novas geraes ou novas profisses, punks, jogadores de futebol, por exemplo), com seu jeito prprio de receber e de se relacionar com o que recebem, com o que gostam ou desgostam, com o que valorizam ou desvalorizam, vo reinventando a(s) cultura(s). Portanto, pela educao que a cultura e a humanidade so transmitidas, conservadas e transformadas. Educao tem tudo a ver com devir humano. E onde entra a escola nisso?

5 Escola, cultura e cidadania


Desde o nascimento as pessoas aprendem a viver em uma cultura que as geraes anteriores criaram. Essa transmisso cultural a presena do humano no humano. A educao , em sentido bem amplo, o local onde homens e mulheres se fazem, chamam-se e sentem-se humanos e educadores na vida social. Voc deve estar se perguntando o que a escola tem a ver com isso, no ?

UNIDADE 1 Devir humano

Acontece que no movimento de transformao da cultura (criao de novos significados, de novos modos de trabalhar e de novas regras de convivncia) a vida social transformada, a ponto de as pessoas precisarem se apropriar de saberes especficos para poderem participar das prticas sociais. Isso implica uma diviso do saber e do trabalho, bem como a necessidade de novos saberes que possam dar conta de controlar a prpria vida social. Por exemplo, uns aprendem e sabem para criar, outros aprendem e sabem para imitar e repetir os outros. Muito embora essa diviso signifique bem uma situao de desigualdade social, ela est presente na cultura e a escola tem a ver com ela. A escola foi criada como instituio educativa, para transmitir s novas geraes aqueles elementos culturais (saberes especficos) necessrios participao na vida scio-cultural, conforme a diviso do trabalho, do poder e do saber. A necessidade de ensinar e de aprender saberes especficos para poder participar da vida scio-cultural fez com que a escola fosse vista como lugar em que se cuida e se ensina s crianas temas que no se aprende em casa nem na rua (saberes cientficos e tcnicos) e lugar em que se aprende (muitas vezes sem saber) de maneira diferente os mesmos temas que se aprende em casa e na rua, ou seja, o jeito humano de viver. A escola, mesmo sendo uma instituio criada especificamente para ensinar aquele mnimo de cultura necessrio convivncia das diferenas, , como qualquer outra instituio social, um espao em que homens e mulheres produzem, transmitem e criam cultura. Logo, tambm um espao educativo em sentido amplo: tem a extraordinria tarefa social de criar intencionalmente as condies educativas para que as pessoas possam receber, desconstruir e reconstruir o mundo humano j construdo. A escola, em sua tarefa social, educa tanto para a obedincia aos costumes (padres de comportamento) da comunidade e da sociedade, como pode educar para um posicionamento crtico e autnomo em relao a esses padres.
LEITURAS SANTOS, Luiz Carlos. O que cultura. So Paulo: Brasiliense, 1983. BRANDAO, Carlos Rodrigues. O que educao. So Paulo: Brasiliense, 1981. ROCHA, Everardo. O que etnocentrismo. So Paulo: Brasiliense, 1984. DUARTE JR. Joo-Francisco. O que realidade. So Paulo: Brasiliense, 1994. FILMES Mississipi em chamas, de Alan Parker Blade Runner, o caador de andrides, de Ridley Scotte O enigma de Kaspar Hauser, de Werner Herzog. Greystoke, A Lenda de Tarzan, de Hugh Hudson - BB Cidade de Deus, de Fernando Meirelles - Brasil

29

UNIDADE 1 Devir humano

IMPORTANTE

Considerando o que voc pensou nesta unidade, procure descrever o ambiente em que voc trabalha e o trabalho que voc e seus colegas fazem, tentando perceber as condies (prticas socioculturais) que tm conseguido criar para que os alunos e vocs mesmos possam se fazer, se chamar e se sentirem humanos.

30

UNIDADE 1 Devir humano

Como se sente depois de ter lido e estudado a primeira unidade? Foi trabalhosa? Fez pensar? Espero que sim! Se voc sentiu alguma dificuldade, procure investig-la mais a fundo: se foi por causa das palavras estranhas, cujos significados voc no conhecia ou se foi por causa da forma como o texto est escrito. E, se no foi por isso, pode ser ainda que a escrita esteja mostrando um mundo diferente do que voc est acostumado. So possibilidades de entender a possvel dificuldade que voc tenha sentido! Espera a! Para que mesmo voc est lendo este mdulo? Para compreender o que est escrito? Para saber o que o eu, como autor, sei e penso sobre o assunto? Ou o texto pretexto para voc se perguntar, pensar e buscar respostas sobre o que acontece no mundo e na escola? As trs alternativas ao mesmo tempo? Como assim? Ah, sim! Voc recebe do seu jeito aquilo que tento comunicar. Ento, na leitura voc precisa saber ler e interpretar a escrita. isso? E eu escrevo tendo de saber escrever e expressar, pela escrita, o que penso e sei sobre o assunto de tal maneira que voc possa ler e interpretar, no isso? A escrita serve ao mesmo tempo para que eu expresse meu pensamento, para que eu e voc possamos falar sobre as mesmas coisas, sobre o mesmo mundo e para que voc possa significar as suas vivncias com base na leitura que faz, ao mesmo tempo em que pode significar a leitura com base nas vivncias. Buscamos nos comunicar, e, no entanto, nem nos conhecemos pessoalmente. Como isso possvel? Eis o problema a ser investigado nesta unidade: como a linguagem e as prticas simblicas influenciam no tornar-se humano? Na unidade anterior, voc viu que uma das prticas culturais pela qual o humano se constri no mundo a prtica simblica ou prtica da linguagem. Aqui voc ver como essas prticas de linguagem, a simbolizao e a comunicao, se relacionam entre si e com o devir humano. Chamei sua ateno nos pargrafos anteriores de que a linguagem nos possibilita ter contato uns com os outros. uma das condies da vida sociocultural. Portanto, o humano um ser simblico, um ser que cria e usa smbolos com os quais e pelos quais significa o mundo e comunica aos outros, criando, ento, um ou diversos mundos simblicos.

Lembre-se de que o modo como voc est recebendo o que est escrito neste mdulo sua maneira de transformar a sua cultura, a cultura escolar, a cultura humana. um modo de descontruir e reconstruir significados e valores. Tenha coragem! Fique firme na investigao!

32

UNIDADE 2 Linguagem, prticas culturais e educao

Quando eu escrevo, crio um mundo simblico. Quando voc l, poder criar outro mundo. Contudo, nem sempre pessoas e grupos sociais conseguem se entender com outros sobre o significado que constroem no mundo. Pois , como dizia Plato7, a linguagem pode ser, ao mesmo tempo, remdio e veneno. Sim, pois se os significados so construdos na e pela linguagem, homens e mulheres podem muito bem se enganar e serem enganados com ela. Com a linguagem as pessoas podem tanto esclarecer quanto obscurecer. Tanto podem emancipar-se, tornar-se autnomas nos seus saberes, nas suas decises e atitudes, como podem se iludir e ficar dependentes dos outros. Sobretudo quando os outros utilizam mecanismos de poder diversos para evitar que a linguagem multiplique os significados e faa o pensamento fluir. Ento, tanto as pessoas se entendem como se desentendem pela linguagem. Tanto podem dizer o que querem como podem ficar limitados a dizer o que os outros querem que digam.

33

Filsofo grego, viveu em Atenas no sculo V a.C.

UNIDADE 2 Linguagem, prticas culturais e educao

IMPORTANTE

Voc concorda que h situaes em que as pessoas parecem com papagaios que s conseguem repetir o que os outros dizem e no conseguem dizer nem pensar de forma diferente? Voc teria condies de descrever uma situao em que isso aconteceu? Isso j aconteceu com voc? Ento escreva: onde, quando, com quem e o que aconteceu.

Com base nesse problema da comunicao e do poder na linguagem, nesta unidade, voc investigar o elemento simblico da cultura no devir scio-cultural do homem.

Voc saberia dizer, antes de entrarmos em maiores detalhes sobre a linguagem, se tudo o que acontece na escola tem o mesmo significado para todos que convivem nela e com ela? Procure perguntar a alguns alunos, professores e funcionrios da escola que significados eles atribuem ao recreio.

1 Linguagem: conceito e elementos 34


A linguagem elemento constituinte do humano, pois com ela o homem significa pensamentos, sentimentos, emoes, interesses, vontades e atos. Com ela, organiza o mundo humano, construindo sentido para o que faz e aprende, bem como para o que existe e acontece no mundo. A linguagem elemento fundamental da vida social. Com a linguagem homens e mulheres se expressam, representam as coisas, os outros, com os quais se comunicam. Sem ela a convivncia humana seria muito diferente do que . Ento a linguagem natural aos homens? Voc deve estar se perguntando. Ao que eu respondo: sim e no. Tal como foi dito na unidade anterior, o devir humano tem elementos naturais e culturais. Isso quer dizer que h fatores biolgicos que possibilitam significar, falar, escutar, escrever, ler e sentir, por exemplo. Nosso corpo, por assim dizer, possui certas condies para construir significados. Mas esse equipamento corporal ser suficiente para poder expressar, representar, significar e comunicar? O fato de voc poder

UNIDADE 2 Linguagem, prticas culturais e educao

escutar ou emitir algum som, ler ou escrever alguma palavra, ver, sentir ou fazer algo lhe garante que possa compreender o significado desse som, dessa palavra ou dessa realizao ou ao? Parece que no. Afinal, quando nasceu j existia uma linguagem sua disposio, que voc aprendeu para se relacionar melhor com os outros. Mesmo aqueles indivduos cujo corpo no apresenta todas as condies para aprender a falar, por exemplo, conseguem se relacionar por meio de outras formas de linguagem.

Na escola em que voc trabalha existem alunos com necessidades educativas especiais? Procure saber o que acontece com eles e como eles tm conseguido conviver e sentir-se na escola.

Pois , alm dessa capacidade biolgica, a linguagem um sistema simblico: um conjunto de signos combinados e usados segundo regras. Esse sistema simblico criado culturalmente. bvio, portanto, que voc precisa conhecer e saber usar as linguagens para poder expressar seus sentimentos, pensamentos e emoes, representar as coisas e acontecimentos do mundo e comunicar-se com os outros. Com a linguagem voc tem condies de simbolizar e com a simbolizao tem condies de significar e registrar acontecimentos que no podem ser repetidos, nem revividos. Que importncia tem o registro de acontecimentos? Ora, os outros s sabero desses acontecimentos e pensaro no seu significado se estiverem registrados. Como voc saberia alguma coisa sobre a chegada dos portugueses nessas terras, se Pero Vaz de Caminha no tivesse escrito cartas?

35

A simbolizao uma espcie de traduo em palavras, desenhos, gestos, sons, objetos, etc. de outras formas que no so palavras, desenhos, gestos e sons, assim como a linguagem.

Tente pensar numa situao do dia-a-dia, como o ptio da escola no horrio do recreio. Nesta situao, voc acabou de

UNIDADE 2 Linguagem, prticas culturais e educao

IMPORTANTE

investigar como as pessoas compreendem e significam esse evento. Quando voc fez esse questionamento, percebeu que s podia saber o significado para elas se as pessoas falassem ou descrevessem para voc em palavras, certo? Agora se coloque numa outra posio: ao invs de escutar e tomar a linguagem oral (as palavras faladas de alunos, de professores e de funcionrios) para saber o significado do ptio, procure observar voc mesmo como as pessoas se comportam nesse espao. Voc percebe como os alunos se movimentam, conversam, gritam, correm, brincam, riem, choram... E como os professores e os funcionrios em geral no ficam no ptio no momento do intervalo, a no ser quando precisam cumprir alguma funo especfica? Observando e descrevendo o que percebe, voc criar significados para o ptio sem precisar perguntar a outras pessoas. Como isso possvel? Ao fazer isso, voc simboliza, transformando o comportamento dos alunos, dos professores e dos funcionrios em expresso simblica. Usando as palavras, voc est significando, simbolizando. Ao simbolizar est usando as palavras para significar o que percebe e poder transmitir a outros. Talvez voc possa dizer: os alunos se sentem livres no ptio ou o ptio deixa as crianas enlouquecidas!, conforme a viso simblica que voc j tenha construdo com experincias anteriores, ou seja, com seus pr-conceitos.

36

Simbolizar transpor em signos e smbolos as idias, os acontecimentos, os pensamentos, os sentimentos, as coisas, as pessoas e outros signos e smbolos.
UNIDADE 2 Linguagem, prticas culturais e educao

Voc usar um repertrio de palavras que conhece para poder expressar o que percebeu ou sentiu ao observar os alunos no ptio, ou seja, vai falar ou escrever a algum conforme as condies lingsticas que tiver para isso. Talvez, quem escutar ou ler no entenda tal como voc pretendeu demonstrar. Isso um problema, porque os signos se tornam independentes dos sujeitos quando so expressos. No caso dessa escrita, por exemplo, as palavras que voc est lendo tm o significado da sua leitura e no o significado com o qual eu as escrevi.

Voc compreendeu o conceito de simbolizao e como construmos um mundo simblico? Ento, faa isso: observe o recreio. Depois procure conversar com algum (um colega de trabalho, talvez) tentando dizer em palavras o que voc observou e o que entendeu que acontece l. Preste ateno se seu colega concorda com voc. Preste ateno, sobretudo, em como voc pode ficar sabendo se o seu colega concorda ou no com voc. Qual o papel da linguagem e da simbolizao nessa relao entre vocs?

Como produto da cultura e como prtica cultural, as linguagens podem ser transformadas pela apropriao e pelo uso (prtica) que as pessoas fazem quando as recebem, criando novos significados para os signos e novos signos para expressar pensamentos, sentimentos e acontecimentos. Mas, o que significa mesmo significado? Que pergunta estranha, no? Qual o significado do significado?

O significado algo que o homem cria a partir dos signos e smbolos. o que as pessoas pensam que os acontecimentos, pessoas e palavra dizem a elas.

37

Ento, os signos so significantes porque possibilitam que voc construa, expresse e comunique significados com eles, para dizer aos outros o que sente, v, pensa, isto , para compartilhar, disputar e negociar o sentido do mundo com os outros.

UNIDADE 2 Linguagem, prticas culturais e educao

Acontece que os signos so significantes, assim como os acontecimentos e os homens so significantes para os homens. Eles possibilitam a construo de significados pelos quais os homens se situam no mundo. No caso do exemplo da floresta, na unidade anterior, tanto para o ndio como para mim as rvores so significantes. Porm, o significado da rvore diferente para cada um de ns. Por isso, o mundo do ndio diferente do meu. Cada um tem um mundo simblico relativo cultura na qual foi educado.

IMPORTANTE

38

Registrando em signos ou smbolos os acontecimentos do mundo, seus sentimentos, emoes e pensamentos podem tornar-se presentes para voc mesmo e para os outros. Isso permite lembrar e pensar o passado, viver e pensar o presente e imaginar o futuro. Com a linguagem, ento, instaura-se a historicidade no homem e com ela a humanizao da natureza.

UNIDADE 2 Linguagem, prticas culturais e educao

A linguagem tambm inseparvel da imaginao e da criao. Por isso, voc pode dizer tranquilamente que o homem um ser simblico e vive num mundo simblico, porque esse mundo criado por ele na linguagem. Ou seja, so homens e mulheres que criam, junto com os outros homens e mulheres, o sentido da vida e do mundo humanos. No h humano sem linguagem. O humano um signo para homens e mulheres.
Voc se expressa na sua lngua, certo? Mas o modo como voc fala o mesmo de outras pessoas que compartilham essa lngua com voc? O modo como falam na sua regio sempre foi o mesmo? Voc diria que a lngua que voc fala a mesma que seus antepassados falavam?

2 Linguagem e lngua
Voc, talvez, possa se perguntar se linguagem e lngua so a mesma coisa, j que antes os exemplos eram sobre falar e escrever. Novamente vou responder: so e no so. Isso quer dizer

que a lngua um tipo de linguagem entre muitos. A lngua linguagem, mas no toda linguagem, muito embora seja, ao longo da histria, a linguagem mais importante para o homem. Tradicionalmente, as linguagens so classificadas em dois grandes tipos: as no-verbais e as verbais. Entre as no-verbais voc encontra a linguagem por sinais, por gestos, por desenhos, por cores, etc. J a linguagem verbal so as diversas lnguas faladas e escritas no mundo (portuguesa, guarani, espanhola, inglesa, por exemplo). As lnguas so convencionais, foram criadas por homens e mulheres em determinadas condies histricas e foram se constituindo em estrutura independente de quem as usa. Como estrutura, a lngua pode ser entendida como um cdigo, um sistema simblico, pelo qual os signos se movimentam, indo do falante ao ouvinte, do escritor ao leitor. Para isso, tem de haver um emissor (falante ou escritor) que codifica (simboliza) na lngua seu pensamento e emite um signo para um receptor (ouvinte ou leitor) que o recebe e decodifica. O emissor e o receptor precisam compartilhar, saber usar a lngua na sua estrutura (ter competncia para isso, ter participao numa comunidade lingstica) e saber us-la de sua prpria maneira (desempenho atos de fala ou de linguagem que realiza), ou seja, ter um jeito de falar que comunique.

39

UNIDADE 2 Linguagem, prticas culturais e educao

IMPORTANTE

Codificar e decodificar signos supe que as lnguas sejam transparentes como cdigos. como se o que fosse dito na fala ou na escrita tivesse um significado preciso, que pode ser compreendido pelo simples fato de se saber usar a lngua. E se algum no consegue entender os significados veiculados na lngua porque no tem competncia, no sabe us-la. Esse um jeito de significar e entender a lngua. Contudo h um outro jeito. Quando voc aprendeu a falar, quando aprendeu a usar a lngua portuguesa, ela j tinha sua estrutura, porm s ao vivenciar suas experincias com ela que a lngua passou a existir, na prtica, para voc. Ento, as prticas socioculturais com a lngua dizem respeito, primeiramente, a fala humana. O homem, ao falar, criou a lngua, como uma instituio sociocultural, para poder expressar alguma coisa para os outros, independentemente das regras de combinaes e uso que a estruturam. Ao mesmo tempo em que criou a lngua, o homem passou a ser criado na linguagem, como indivduo, cuja existncia vai sendo marcada pelos limites da lngua que o expressa pela prpria boca e pela boca dos outros. Assim, voc, por exemplo, vai se tornando aquilo que voc mesmo diz e o que os outros dizem e escrevem a seu respeito e para voc. Os limites criados pela lngua permitem ou impedem voc de pensar sobre o que dizem que . Voc levado a pensar que s pode fazer o que dizem que pode fazer e ser como dizem que deve ser. Contudo, um mundo novo pode se abrir quando voc se perguntar sobre o significado do que dito e escrito a seu respeito.
UNIDADE 2 Linguagem, prticas culturais e educao

40

Quer dizer, um mundo novo se abre quando voc percebe que pode ser voc mesmo e no o que os outros dizem que deve ser.

Tem muita gente que pensa que pessoas sem escolarizao tm dificuldades para aprender, para compreender conceitos e que elas tm preguia de pensar. Vocs concordam com isso? Vocs poderiam descrever um ou mais exemplos que mostrem se essa idia verdadeira ou se falsa?

Pois , com e pela linguagem e lngua que voc se torna o que e pode mudar seu mundo e a si mesmo, mudando, ao mesmo tempo, a linguagem e a lngua, quando cria outras formas de pensar, de falar, de expressar e de comunicar-se. Na linguagem e com a linguagem que homens e mulheres se encontram com os outros e podem perceber e imaginar como os outros pensam e vivem, do que gostam ou no gostam, o que valorizam ou no valorizam, o que sabem e o que no sabem. Mas, por meio dela, tambm, que homens e mulheres constroem e aceitam muitos preconceitos. Com a linguagem, portanto, voc pode virar as costas ou pode tentar se colocar no lugar dos outros para conhec-los, o que sugere que haja comunicao.
Preconceitos so significados construidos por outros, que aceitamos sem perguntar pela sua verdadeira validade para a vida social, ou melhor, eles j esto validados para ns quando nos preocupamos com seu significado, com voc pode perceber na reflexo anterior.

3 Linguagem e comunicao
Como voc j viu, preciso compartilhar uma linguagem para que haja comunicao. Pode ser, por exemplo, a linguagem dos sinais ou a lngua portuguesa. E preciso, tambm, que se pratique essa linguagem. Com isso, voc tem condies para expressar e significar alguma coisa: sentimentos, pensamentos, saberes, conhecimentos, opinies. Entretanto, o problema que voc est investigando a suspeita de que a linguagem pode ser remdio ou veneno ao mesmo tempo, lembra? Aquilo que algum expressa nem sempre fica assim to fcil de compreender na linguagem a tal ponto que o receptor possa entender o significado de um signo tal como expresso pelo emissor. Se o signo no transparente para o receptor, ento ele tem de dialogar com o emissor: fazer perguntas, conversar, etc. preciso saber se o que ele entendeu o que o emissor queria dizer. Quando isso acontece, emissor e receptor estabelecem um tipo de interao em que ambos trocam de papis. J no so mais emissor e receptor. So agora interlocutores. Mas o que preciso, ento, para que a comunicao acontea? preciso que a linguagem seja compartilhada, que os significados possam ser expressos, e mais: preciso que eles possam ser compreendidos e que haja interao entre emissor e receptor de tal modo que sejam interlocutores. A comu-

41

Interlocutores so aqueles que esto envolvidos num processo de comunicao: emissor e o receptor; os dialogantes, enfim, so pessoas que interagem entre si na e pela linguagem, sabendo us-la.

UNIDADE 2 Linguagem, prticas culturais e educao

IMPORTANTE

nicao acontece com base nos signos, nas suas regras de combinao e uso, com os significados que os signos podem possibilitar e, o mais importante, com base no entendimento e cooperao entre os interlocutores na construo dos significados.

Pense nos meios de comunicao com os quais nos relacionamos diariamente: TV, rdio ou jornal, para citar os mais conhecidos. Que tipo de cooperao ou interao h entre quem emite (apresentadores, locutores e escritores) e quem recebe (espectadores, ouvintes e leitores) os signos? Como voc se coloca diante de um noticirio de televiso, por exemplo? No v adiante sem pensar nisso!

Com os meios de comunicao parece que no h interlocuo, no ? Voc um mero espectador, ouvinte e leitor. S tem direito de entender aquilo que dito sem poder questionar, pedir esclarecimentos, ter mais informaes. Embora receba informaes, no est autorizado, socialmente, a question-las. No existe interlocuo com os meios de comunicao.

42

Assista ao noticirio da televiso. Preste ateno em quem tem autoridade para participar da construo do significado dos acontecimentos. Quais so as pessoas que opinam e defendem algum significado sobre acontecimentos polticos, por exemplo?

UNIDADE 2 Linguagem, prticas culturais e educao

A comunicao exige aes cooperadas e interativas. Isso quer dizer que, para comunicar-se voc precisa estar em contato com o seu interlocutor. Comunicar-se com os outros, contudo, no significa que tenham de chegar a acordos e produzir significados coletivos. O caso que, estando em contato, voc pode interagir, participar, questionar, ter uma compreenso mais consistente do que o outro diz e, com isso, fica melhor informado, podendo se posicionar melhor em relao ao que dito. Na comunicao, portanto, os interlocutores podem trocar diferentes perspectivas e colocarem-se no lugar um do ou-

tro. Nessa condio que se estabelece o dilogo entre eles. Assim, eu posso muito bem aprender que a floresta tem um significado para o ndio que no o mesmo para mim. E voc pode aprender e compreender que o que o recreio significa para os alunos no o mesmo que para os professores e funcionrios, por exemplo.

4 Dilogo, comunicao e educao


Dilogo a palavra compartilhada. Uma situao de interlocuo ou interao, pela linguagem, em que os participantes tm direito fala e, claro, direito e dever escuta. E por que o dilogo fundamental na comunicao? Ora, porque dialogando que voc busca compartilhar, disputar e negociar significados com os outros. Sem dilogo, a vida social perderia o sentido, pois no seria possvel perceber as diferenas nem, muito menos, construir, negociar, disputar, compartilhar significados socioculturais. Mas, perceba: a histria da humanidade e dos grupos humanos a histria de transformaes, de mudanas, de devir, justamente na tentativa de criar condies para a vida social. Assim, segundo o mais conhecido educador brasileiro, Paulo Freire: O dilogo deve ser entendido como algo que faz parte da prpria natureza histrica dos seres humanos (...). Isto , o dilogo uma espcie de postura necessria, na medida em que os seres humanos se transformam cada vez mais em seres criticamente comunicativos. O dilogo o momento em que os seres humanos se encontram para refletir sobre sua realidade tal como a fazem e re-fazem.8
9

43

Paulo Freire. Medo e Ousadia. 2ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. p.122-3. (O cotidiano do professor).

UNIDADE 2 Linguagem, prticas culturais e educao

IMPORTANTE

O dilogo vivenciado na busca da comunicao pode lev-lo a assumir uma postura crtica, isto , uma postura de quem e quer ser autnomo no pensamento e na ao. Essa postura assumida no dilogo pode levar a duas situaes. A primeira a de produzir significados coletivos, acordos sobre o mundo, sobre ns mesmos, sobre a vida. Aqui, a comunicao visa disputa e ao convencimento, sem que as posies dos interlocutores sejam necessariamente trocadas. A segunda, ao contrrio, abre para mltiplas possibilidades de significao com base no fluxo das diferentes falas (culturas e pensamentos) que se manifestam no mundo, ao contrrio da idia de uma fala (cultura e pensamento) nica e universal. Aqui a comunicao visa expresso para que os diferentes possam trocar posies.

Procure pensar sobre as situaes de dilogo que voc participa na escola. Aquelas informais com os colegas na hora do cafezinho e aquelas institucionais, como uma reunio de trabalho. Voc nota alguma diferena? Em que consiste essa diferena? Para que fique bem ntido para voc, procure descrever em detalhes uma e outra situao, assim poder comparar melhor.

44
Apesar de diferentes, em uma ou em outra situao, uma cultura do dilogo educa no dilogo, isto , pode possibilitar que os diferentes se encontrem para dizer uns aos outros o que pensam, como vivem e o que esperam da vida, alm de possibilitar que, desse encontro com o outro, novos significados possam ser criados. Dialogar com um aluno sobre o que ele pensa sobre o recreio pode levar voc a ter uma outra viso do aluno, do recreio e de voc mesmo. Contudo, se voc quiser compartilhar a palavra, no apenas pela compreenso dos significados dela que vai conseguir. Voc precisa construir a situao para poder valid-los. No porque um significado compreendido que ele pode ser considerado vlido, isto , aceito. Voltando situao da sua relao com este texto, por exemplo, pode ser que voc no tenha nenhuma dificuldade de compreenso. Mas isso no significa que o esteja aceitando para as suas prticas escolares. Mesmo sem compreender e

UNIDADE 2 Linguagem, prticas culturais e educao

Pois em que consiste educar-se e educar seno em compreender e tomar posio frente ao sentido da fala e da ao (prticas e atitudes) do outro, para que possamos tambm falar e agir?

aceitar, poder, contudo, ressignificar o seu prprio modo de agir. Uma educao dialgica, assim, sempre uma educao crtica que consiste na possibilidade de os interlocutores trocarem de papis, exporem o sentido daquilo que fazem ou dizem quando querem ensinar e aprender, de tal maneira que quem escuta possa questionar, duvidar, expressar outros significados at poder compreender e aceitar ou criar outras possibilidades de significao. Ento, voc pode dizer que uma educao dialgica e crtica se afirma na base da interao, da interlocuo, do dilogo e da argumentao, que compem um momento participativo de reflexo e significao, mas nunca se afirma apenas na disciplina, isto , na repetio daquilo que as autoridades dizem: governantes, estudiosos, padres, pastores, professores, entre muitos.

5 Escola, comunicao e cidadania


Na instituio escolar, como um espao cultural e social, muitas vezes supe-se que o significado das coisas, dos acontecimentos, das aes e mesmo dos conhecimentos podem ser transmitidos transparentemente pela linguagem. Basta um diz-lo que o outro o compreende! Mas, se Plato estiver certo, voc precisa pensar melhor sobre isso, no ? Sim, pois, como acabou de ver, a linguagem no to transparente assim como muitos supem. Que influncias isso pode ter em seu trabalho na escola? Retome a situao do recreio que voc observou para pensar nos efeitos do simblico no devir humano e na vida social na qual se educa. Tente entender melhor isso. Voc viu que os significados podem ser construdos a partir da observao de situaes novas e de significaes j construdas em outras experincias (pr-conceitos). Assim, no difcil notar que, de alguma maneira, essa relao tambm se d na linguagem (no simblico). Homens e mulheres regram (disciplinam) o comportamento pelos significados. Com a significao modelam valores, poderes e formas de incluso e de excluso nos grupos sociais. A linguagem tem o poder de cristalizar idias, significados e comportamentos, como os exemplos abaixo:

45

UNIDADE 2 Linguagem, prticas culturais e educao

IMPORTANTE

1) Os alunos se sentem livres no ptio; 2) Os alunos enlouquecem no ptio. So duas significaes diferentes sobre o comportamento dos alunos, relativas postura assumida por quem observa:
LEITURAS BORDANAVE, Juan E. Diaz. O que comunicao. So Paulo: Brasiliense, 1982. HOUAISS, Antnio. O que lngua. So Paulo: Brasiliense, 1990. FILMES Ilha das Flores, de Jorge Furtado Domsticas O Filme, de Nando Olival e Fernando Meirelles Cidade de Deus, de Fernando Meirelles

1) quando busca compreender a situao; 2) quando quer verificar na situao um significado j construdo. Essas duas posies podem levar tomada de decises na escola, conforme aquilo que nela se tem entendido por educao, considerando que ela tenha um projeto poltico-pedaggico e que a comunidade tenha participado na construo do significado da educao proposto nesse projeto. Por exemplo, com base na segunda significao, gente louca gente que no sabe e no pode conviver com outros, ento precisa ser disciplinada para que possa se comportar como pessoa normal. A disciplina na sala de aula e o controle das pessoas no recreio seriam prticas educativas com esse fim. Contudo, nesse exemplo, no se questiona se o comportamento exigido na sala de aula tem algo a ver com o comportamento do recreio, isto , se a disciplina exigida em sala no afeta o comportamento no recreio. Ser que afeta? Como instituio que educa, a escola se faz em um espao de participao, de interlocuo, de compartilhamento, de disputa e de negociao de significados que implicam transformaes na vida pessoal de cada um dos que a freqentam e na vida social de todos.

46

UNIDADE 2 Linguagem, prticas culturais e educao

Voc pode pensar, ento, que a linguagem tem uma dimenso comunicacional que possibilita compreender o significado expresso por algum pelo dilogo, isto , no momento da interlocuo, quando dois ou mais indivduos (duas ou mais culturas) se relacionam por meio da linguagem. Nas relaes e pelas relaes que homens e mulheres estabelecem com a linguagem, com o mundo e com os outros na e pela linguagem que criam, mantm, transformam e recriam as instituies, os valores, as relaes, enfim, organizam a vida e o mundo dando a eles sentido e constituindo o modo de viver humano, por meio da cultura e identidade. Com a linguagem homens e mulheres se educam e so educados.

Entreviste alguns professores e funcionrios da escola em que voc trabalha (pode ser uns 10) e pergunte qual o significado do seu trabalho para a educao. Anote as respostas. Depois, analise e reflita sobre as respostas e compare com o significado que voc mesmo pensa sobre o que faz na escola. Voc ver que os significados variam. Voc percebe alguma coisa diferente sobre o seu trabalho que voc ainda no tinha se dado conta? Voc acha que com isso seu trabalho pode ficar diferente?

47

UNIDADE 2 Linguagem, prticas culturais e educao

IMPORTANTE

Espero que a unidade anterior tenha lhe ajudado a pensar o significado de mundo simblico e como o homem pode se tornar diferente pela linguagem. Espero, tambm, que voc possa ter entendido o que significa ser simblico: a condio humana de simbolizar, significar e comunicar com signos e smbolos, alm de ser, o humano, um signo.

Agora, passemos ao terceiro problema que est envolvido na nossa investigao e reflexo sobre o devir humano e educador: qual a influncia do trabalho no tornar-se humano?

Como o assunto trabalho atravessa vrios mdulos desse curso, vou levantar algumas questes rpidas sobre o trabalho como prtica cultural. Questes sobre as quais voc pode comear a pensar aqui e continuar pensando ao longo do curso e da vida. Voc deve lembrar que, na Unidade 1, relacionei trabalho com uma dimenso prtica do homem. Lembram? Trabalho como prtica de transformao da natureza. Voc concorda com isso? Voc pensa que trabalhar est muito mais relacionado com a ao, com a prtica e com o fazer do que com o pensamento e com as formas simblicas? E voc, j pensou o porqu disso? Isso parece ser assim por que, trabalhando as formas materiais so transformadas, no? Em outras palavras, talvez voc pense que trabalho tem a ver com resultados materiais do que o homem faz. Por exemplo, a sardinha que nadava livre nos mares, agora sardinha enlatada. O petrleo que estava escondido no subsolo terrestre, agora combustvel. As rvores da floresta que guiavam o ndio e me assustavam, agora viraram mveis. So inmeros os exemplos e todos eles esto ao alcance dos olhos e das mos, so tangveis. Mas no se engane sobre essas questes, pois com o trabalho o homem tambm transforma as foras materiais em foras simblicas: linguagens, valores, idias. O que se faz com os braos, tambm se faz com o pensamento. E vice-versa. Com a diferena de que com os braos o trabalho feito com fora fsica e com o pensamento se usa fora intelectual. Contudo, no difcil notar que voc pensa quando trabalha fisicamente

50

UNIDADE 3 Trabalho, prticas culturais e educao

e, de alguma maneira, usa fora fsica no trabalho intelectual. Ento, mesmo que o seu trabalho aparentemente exija apenas fora fsica, h nele, tambm, foras simblicas e normativas. sobre isso que eu gostaria de convid-lo a investigar e refletir nesta unidade. Tente transformar a situao em um problema, partindo das seguintes perguntas: o que o trabalho pode ter a ver com o conceito que temos de humano e com a identidade? Ser que meu trabalho tem alguma coisa a ver com o que sou e penso que sou? Trabalhando estou educando? Se educo outros e me educo com o meu trabalho, como isso acontece?

1 Trabalho: conceito
Comece a responder as perguntas anteriores pensando no significado de trabalho, que o conceito central nesta unidade. Na unidade anterior, voc viu o que simbolizar e significar o mundo pela palavra e como, com isso, possvel tomar conscincia e/ou enganar-se no que se pensa sobre o mundo e sobre os outros. Viu tambm que os significados so criados por homens e mulheres, portanto, podem ser transformados, esquecidos e recriados. Nesse sentido, h uma pergunta a ser feita: o que significa trabalho para voc?

51

Antes de seguir a leitura, escreva o que voc pensa que o trabalho. Ao final da unidade, retome o que escreveu e faa uma crtica.
UNIDADE 3 Trabalho, prticas culturais e educao

A origem da palavra trabalho est no substantivo da lngua latina tripalium, que era usado para nomear um instrumento agrcola formado por trs paus pontiagudos, usado para bater cereais. H a hiptese de que tambm teria sido usado como instrumento de tortura. A esse substantivo liga-se o verbo trii paliare, cujo significado torturar. Como voc pode notar, o significado etimolgico da palavra trabalho tem a ver com sacrifcio, com dor, com sofrimento. Foi com esse significado que a tradio do pensamento ocidental comeou a pensar o trabalho.

Etimologia o estudo da origem das palavras. Muitos pensadores buscam na etimologia elementos para entender melhor o significado corrente ou para mostrar como o significado foi transformado pelo movimento histrico.

IMPORTANTE

Entre os antigos gregos, o trabalho era relacionado com a escravido. A escravido, na filosofia de Aristteles9, por exemplo, funda-se no pensamento de que h homens que, naturalmente, no podem ser considerados humanos pelo seu modo de viver, porque dependem do trabalho para sobrevivncia. Entre os romanos, o trabalho seria uma espcie de castigo, uma punio para os derrotados nas guerras. Os romanos escravizavam os povos dominados pela fora de seus exrcitos. J entre os cristos, na Idade Mdia, o trabalho era associado dor, ao sofrimento e servido. Dos gregos ao final da Idade Mdia, o trabalho era smbolo de excluso social, ou, pelo menos, as pessoas que dependiam do trabalho no participavam da vida poltica. Como assim smbolo de excluso?
UNIDADE 3 Trabalho, prticas culturais e educao

52

No Brasil, ainda hoje, temos notcias de que pessoas so escravizadas por outras, o que , por direito, considerado crime.

Alguns trabalhavam para a sobrevivncia de todos, enquanto outros se dedicavam ao conhecimento, espiritualidade e ao governo. Nisso o verdadeiro homem se aproxima mais das coisas espirituais, enquanto aqueles que produzem apenas as condies materiais de sobrevivncia (para si e para os outros) esto mais prximos da animalidade, segundo uma viso etnocntrica, claro. Ou seja, o trabalho era considerado coisa de bicho. que, na antiguidade, a verdadeira vida humana, a vida ideal, a natureza humana, estava na vida contemplativa; na vida dedicada ao conhecimento e virtude moral. A vida contem9

Filsofo grego que viveu no sculo IV a.C.

plativa aquela em que se pode dedicar exclusivamente ao pensamento e s coisas da alma e do esprito, para atingir a perfeio e o encontro com as foras superiores da natureza ou coisas divinas. Contudo, a partir do Renascimento (sculos XV e XVI, na Europa) e com a modernidade, o trabalho ganha um outro significado: ele passa a ser considerado como uma fora de criao, como modo de interveno humana na natureza, para transform-la. Segundo Hegel, filsofo alemo no incio do sculo XIX: foi com o trabalho que o ser humano desgrudou um pouco da natureza e pde, pela primeira vez, contrapor-se como sujeito ao mundo dos objetos naturais10. Quer dizer que, diferentemente dos antigos e medievais, os modernos passam a ver a humanizao no trabalho e no mais apenas sofrimento e castigo. Esse significado d uma outra importncia ao trabalho. Ele j no mais smbolo de excluso, mas o modo como o homem se afirma diante da natureza. Os homens j no buscam apenas contemplar a natureza, querem tambm agir sobre ela. Na modernidade, ento, que o trabalho valorizado como prtica cultural pela qual o homem deixa de se sentir submetido s foras da natureza, passando a se sentir dono do seu nariz. Isso significa que o homem ganha liberdade e faz a sua prpria histria pelo trabalho. Contudo, esse homem de que se fala apenas um conceito, uma significao, conforme o que j se estudou sobre cultura e linguagem.

53

Independncia do homem em relao natureza um significado possvel para trabalho. Para mim, nesse momento, trabalho significar o modo como,
10

Citado por Konder, Leandro. O que dialtica? 22ed. So Paulo: Brasiliense, 1991. p. 24.

UNIDADE 3 Trabalho, prticas culturais e educao

Considere o que voc pensa que o trabalho e o que significa trabalhar. Voc concordaria com Hegel de que pelo trabalho os homens se tornam livres da natureza e produzem a sua histria com liberdade? E na relao entre os homens, possvel pensar o mesmo, de que as relaes de trabalho so livres?

IMPORTANTE

diferentemente de outros animais, o homem pode projetar e produzir os meios para sobreviver e viver melhor. Ou seja, trabalho ser a palavra que utilizarei para significar a atividade humana ou a prtica cultural pela qual homens e mulheres transformam a realidade e constroem material e simbolicamente o mundo: cultivando alimentos, criando instrumentos, construindo moradia, sabedoria, normas de comportamento e de relao, etc. Com essas prticas homens e mulheres educam e se posicionam no mundo como humanos.

Trabalho, bem entendido, no o mesmo que emprego. Ter emprego significa ocupar um cargo ou um posto de trabalho socialmente reconhecido. Contudo, mesmo que no tenhamos um emprego no deixamos de trabalhar, isto , de produzir as condies materiais e intelectuais de vida, ainda que essas condies sejam apenas individuais ou familiares.

54

Voc pode pensar, assim, que toda prtica cultural trabalho, na medida em que com elas o homem age em um mundo j construdo, para transform-lo em outro mundo com a esperana de uma vida social melhor.

2 Trabalho, tcnica e tecnologia


O mundo, hoje, no mais o que j foi alguma vez. Nem o mundo natural, nem o mundo humano. Isso porque, alm das foras da natureza, a fora do trabalho humano atuou para transform-lo. Mas, isso no se deu s por meio da fora fsica, a fora intelectual tambm contribuiu. O prprio homem desenvolveu instrumentos e formas de trabalhar e produzir as condies para sobreviver e viver melhor, de tal maneira que mudou as prprias condies de trabalho. O que quero dizer com isso? Afirmo assim que o mundo humano o mundo da cultura, produto da simbolizao, do regramento e da produo de homens e mulheres. Com a simbolizao, homens e mulheres podem registrar e

UNIDADE 3 Trabalho, prticas culturais e educao

construir significados. Com isso produzem conhecimentos. Com o regramento organizam, hierarquizam e controlam (disciplinam) as relaes sociais. Com o trabalho agem sobre a natureza e sobre si mesmos. Com isso produzem material e simbolicamente as condies de vida de homens e mulheres. Assim, podem conhecer, significar, planejar, organizar e fazer (produzir) o que necessrio para a sobrevivncia e para o bem-estar de todos. O homem precisa de conhecimento para produzir e usar o que tem disponvel para vida. Meios de comunicao a distncia como a TV, o telefone, o celular, o rdio, a internet; equipamentos hospitalares que permitem fazer exames com preciso; equipamentos domsticos como geladeira, fogo, microondas, etc, s existem porque homens e mulheres aprendem a produzir e usar o conhecimento e, com isso, aprendem a produzir equipamentos que ajudam a produzir outros conhecimentos e novos equipamentos, para us-los com outros e novos fins. A criao e produo desses equipamentos acontecem graas tcnica e tecnologia. Mas o que significam a tcnica e a tecnologia? Tcnica significa um tipo de conhecimento prtico que construdo para reproduzir o mundo material e sua forma simblica.

55

Por exemplo, a cozinheira domina tcnicas de cozinhar. Ela tem experincia prtica nisso. Na medida em que ela registra o que faz e possibilita a reproduo das suas experincias, para que ela mesma ou outras pessoas possam fazer as mesmas aes para obter os mesmos resultados, ela produziu um conhecimento tcnico: um conhecimento que diz o que e como fazer para preparar uma refeio gostosa.

UNIDADE 3 Trabalho, prticas culturais e educao

Em palavras mais elaboradas, tcnica um tipo de conhecimento necessrio para obter melhores resultados no trabalho, na educao, na economia, na poltica, enfim, em qualquer tipo de atividade, sobretudo teis produo das condies da vida coletiva. O trabalho feito com conhecimento de tcnicas um trabalho tcnico.

IMPORTANTE

J a tecnologia significa um conhecimento construdo pela investigao sobre as tcnicas, isto , tecnologia seria o estudo das tcnicas mais apropriadas (eficientes, eficazes, competentes) a serem aplicadas na produo, circulao e comercializao do que foi produzido. Tecnologia significa, ao mesmo tempo, um conhecimento que indica a necessidade de inveno e de produo de equipamentos que tornem mais eficientes, eficazes e competentes a produo.

Por exemplo, a inveno do fogo lenha, depois a gs, depois o forno eltrico, depois o forno de microondas. Todos so resultados da evoluo tecnolgica, em que um equipamento vai superando o outro, com agilidade, eficincia e eficcia no cozimento. E, parece claro, cozinhar em microondas muda as prticas de cozimento, muda as refeies e os hbitos alimentares, ou seja, as condies materiais de cozimento e alimentao se tornam diferentes. Com isso, os significados e valores alimentares tambm mudam. No difcil perceber que o trabalho se torna diferente e o trabalhador, no caso, por exemplo, a cozinheira que prepara o alimento, tambm dever mudar.

56

UNIDADE 3 Trabalho, prticas culturais e educao

A escola em que voc trabalha dispe de tecnologia. Quais e em que espaos da escola? Como ela tem sido utilizada nas prticas dirias da escola? Para fazer seu trabalho voc precisa de conhecimentos tcnicos? Procure descrever como voc faz o seu trabalho para saber disso.

3 Trabalho manual e trabalho intelectual


Se toda prtica cultural trabalho e as prticas culturais so diferentes, logo, h diferentes tipos de trabalho e diferentes formas de trabalhar. Ou seja, o homem percebe que pelo trabalho pode garantir a sobrevivncia e viver melhor. Isso permite que o trabalho se torne o centro da organizao da vida social. Essa organizao dividiu o trabalho entre os homens e sofreu transformaes histricas, devido ao aparecimento de novas condies de trabalho, as quais dizem respeito s transformaes tcnicas e tecnolgicas do mundo.

Considere o conceito de trabalho que viu antes. Observe se h trabalho na escola em que voc est. Se houver, procure descrever em que consiste e se est dividido em tipos de trabalho especficos. Liste e descreva cada um dos tipos de trabalho realizados na escola, procurando ver se h alguma hierarquia entre eles e com base em que essa hierarquia estabelecida.

57

Escrevi anteriormente que h tipos diferentes de trabalho e que na organizao social o trabalho dividido, servindo como elemento de regramento e hierarquizao na sociedade. Uma das divises que ocorre aquela que separa trabalho manual e trabalho intelectual. Pelas rpidas informaes histricas apresentadas na seo sobre o conceito de trabalho, espero que voc tenha percebido que o trabalho desvalorizado, usado para punir, fazer sofrer e excluir, o trabalho manual, isto , aquele que supostamente exige apenas fora fsica.

UNIDADE 3 Trabalho, prticas culturais e educao

IMPORTANTE

Essa diviso se baseia na diferenciao entre teoria e prtica, que se estabeleceu na organizao social desde os gregos antigos e torna-se ainda mais enftica no mundo moderno, com as transformaes na economia a partir da Revoluo Industrial, iniciada no sculo XVIII. Tal diviso favorece a hierarquizao na sociedade, que pe o saber terico ou trabalho intelectual ao lado do poder e o trabalho manual sob domnio e controle do saber. Isso leva a crer que existem pessoas que sabem mais e outras que sabem menos; que existem pessoas cultas e pessoas incultas; que as pessoas cultas (que sabem mais) so melhores, mais humanas do que as incultas (que sabem menos). Ou seja, h uma significao e valorizao do trabalho intelectual em contrapartida a uma desvalorizao do trabalho manual, este subjugado, ficando o trabalho intelectual para quem sabe mais e o trabalho manual para quem sabe menos.

A diviso entre trabalho manual e intelectual remonta a Aristteles e sua classificao do conhecimento em teortico e tcnico e este em ao e fabricao.

58

Voc concorda com isso que leu agora? Voc pensa que algumas pessoas valem mais do que outras por causa do conhecimento que tm e do trabalho que fazem? Voc percebe essa diferenciao na escola? Procure descrever a organizao do trabalho na escola e pense: algum tipo de trabalho mais importante que os outros na educao?

4 Trabalho, alienao e educao


Aqui cabe chamar a sua ateno apenas sobre a viso simblica que a modernidade criou para o trabalho, tornando o humano uma abstrao de si. Um sujeito sem rosto. Como assim? que com a Revoluo Industrial, o conhecimento e os equipamentos tcnicos e tecnolgicos tornam o trabalho mais mecnico, mais previsvel e dividido. O trabalho, assim, parece uma espcie de espao vazio que o trabalhador vai preencher. Quando um estiver cansado, ele dispensado e outro entra em seu lugar. O trabalho j no mais trabalho. uma funo social e o trabalhador j no trabalha mais, naquele sentido de transformar

UNIDADE 3 Trabalho, prticas culturais e educao

livremente a natureza e a ele mesmo para produzir-se como humano. Passa simplesmente a cumprir uma funo cujo fim ele desconhece: no tem conscincia. Essa falta de conscincia de homens e mulheres no trabalho, simplificadamente, voc pode chamar de alienao.

Converse com alguns colegas de trabalho, os funcionrios educadores. Pergunte se o que eles fazem na escola tem algum objetivo educativo. Tente saber se o objetivo do trabalho na escola tem a ver apenas com a presena das crianas ou se teria algum outro objetivo que no esteja imediatamente relacionado com a escola.

Bem, se trabalho toda a prtica cultural, como eu disse, ento quando voc est educando, est trabalhando e vice-versa. Voc concorda? Agora, se o trabalho ou a educao faz voc esquecer que o que realiza constitui o devir humano, en to trabalha alienadamente saber que educa. Se for ass faz, ao mesmo tempo, esq manidade e da humanidade por voc educado. Decorre dessa situao que balho, voc chamado de t dor; exercendo sua funo mado de funcionrio; assim na escola crianas, jovens so chamados alunos e conseguem se sentir nem se chamar humanos.

59

5 Escola, trabalho e cidadania


Nesta seo, vou resumir a unidade para que voc possa investigar as relaes do trabalho com a escola e a cidadania. Primeiro, o trabalho foi significado como prtica cultural pela qual o homem transforma o mundo j existente. Voc viu que o trabalho um smbolo central na organizao da vida social, pois dele depende as condies de sobrevivncia da humanidade, seja o trabalho manual ou intelectual. Viu que as con-

UNIDADE 3 Trabalho, prticas culturais e educao

IMPORTANTE

Para que direo estamos indo? No sabemos, apenas estamos indo...

dies de trabalho mudam com as transformaes tcnicas e tecnolgicas e que, em decorrncia disso e de outros fatores, trabalho e trabalhador ficam alienados das finalidades da ao do trabalho, que a construo do humano na sua humanidade. Viu que em qualquer tipo de trabalho homens e mulheres se transformam e educam. Contudo, se o trabalho realizado em um espao especificamente criado para educar, como a escola, preciso ter claro que direo tem a educao realizada no espao de trabalho, isto , na escola. Chamo a sua ateno, novamente, ao fato de que, na escola, assim como em qualquer espao social, voc est sempre educando. Sabendo disso, pode, ento, agir de forma profissional, cidad e humana, tendo conscincia do que faz e para que faz. Isto , precisa decidir qual educao oferecer aos alunos da escola em que trabalha.

60

UNIDADE 3 Trabalho, prticas culturais e educao

Faa um exerccio. Convide alguns alunos para passar meia hora junto com voc no seu espao de trabalho (na cozinha, no ptio, no banheiro, na secretaria) e procure explicar a eles o que voc faz, por que e para que est fazendo. Diga a eles, tambm, qual a relao e a importncia do seu trabalho na educao deles. E, claro, deixe-os perguntar e dizer o que pensam tambm. Depois, relate a experincia por escrito, compare-a com os resultados da atividade da unidade anterior, sobre o significado do seu trabalho, e entregue ao seu tutor como parte integrante do memorial.

Para esta unidade, o importante era pensar um pouco sobre as relaes entre trabalho, educao e identidade humana. claro que h muito mais temas interessantes a serem pensados sobre esse assunto, mas no cabem todos aqui. Agora, responda: como e com base em qu voc decide sobre uma educao possvel e desejvel para as escolas pblicas? Reflita. A resposta a esse problema pode estar na prxima unidade.
LEITURAS ALBORNOZ, Suzana. O que trabalho. So Paulo: Brasiliense, 1986. KONDER, Leandro. O que dialtica. So Paulo: Brasiliense, 1981. CHAUI, Marilena. O que ideologia. So Paulo: Brasiliense, 1980. FILMES Tempos modernos, de Charles Chaplin Eles no usam black ti, de Leon Hirszman

61

UNIDADE 3 Trabalho, prticas culturais e educao

IMPORTANTE

Muito bem, sua investigao chegou ao ponto em que j pode perguntar pela influncia dos valores no devir humano, na constituio da identidade de educador profissional. Valores? Vem c, a identidade tem valor? Quanto custa? D para comprar? D para trocar? possvel vender? Quanto se paga por ela? Calma a! Essas perguntas se referem a apenas um tipo de valor, que o valor de mercado, isto , o preo estipulado na troca de uma mercadoria por dinheiro. O valor de mercado tem uma forte influncia na organizao do mundo humano, atualmente. Tanto que quando se fala em valor, logo se pensa em dinheiro. O valor de mercado interessa aqui apenas para chamar sua ateno de que a educao, elemento central na constituio da identidade humana, tem sido valorizada como mercadoria de uns tempos para c. Mercadoria cara! No para qualquer um no! Neste momento voc deve se perguntar: e quem no puder pagar pela educao o valor de mercado, como fica? E eu respondo: para essa cultura que valoriza tudo como mercadoria, quem no puder pagar fica de fora, fica excludo! Simples, no?

64

UNIDADE 4 Valores, prticas culturais e educao

claro que no assim to simples, pois a educao e a identidade tm outros valores que no os do mercado, pelos quais voc no precisa pagar em dinheiro, mas com a prpria dignidade humana: so valores estticos, ticos e polticos. Voc quer saber qual desses valores mais caro? Ser o do mercado ou sero os outros? Bem, essa uma questo que voc mesmo pode decidir. Para isso precisa pr todos na ponta do pensamento para saber o valor de cada um. O que voc se perguntou? Quer saber o que que estou dizendo quando escrevo sobre valores e valorao? s continuar com a leitura.

1 O conceito de valor
Quando digo valores, refiro-me quelas referncias simblicas pelas quais voc d ou no importncia ou peso s coisas, s pessoas, s idias, s aes e aos acontecimentos. Os valores no lhe deixam ficar indiferente ao mundo e aos outros. Com base neles que voc diz: isto caro! Aquilo feio! Fulano honesto! Isso que voc fez foi uma injustia comigo! Dar importncia ou no o mesmo que valorar ou atribuir valor a alguma coisa, a alguma pessoa, a alguma idia, a alguma ao. Por isso, quando voc valora no fica neutro. Assumindo uma posio sobre aquilo que valora diante de outras posies possveis, voc disputa, negocia e constri significados e valores para a vida e o mundo humano, nos quais voc se encontra com outros: a vida e o mundo sociocultural. Logo, tambm os valores so construdos social e culturalmente e voc participa da construo e da transformao deles. Sendo construdos socialmente, os valores no esto nas pessoas, nem nas coisas, nem nas idias, nem nas aes e nem nos acontecimentos. Tampouco esto nas pessoas que atribuem valor a eles. Os valores resultam de juzos (aquilo que dizemos) que as pessoas fazem conforme a relao que estabelecem com outras pessoas, com as coisas, etc., aceitandoas ou rejeitando-as, mas jamais ficando indiferentes a elas. Por exemplo, voc pode valorar o trabalho dizendo: trabalho liberdade, por isso bom! ou ento: trabalho sacrifcio, por isso ruim.

65

UNIDADE 4 Valores, prticas culturais e educao

IMPORTANTE

Ao mesmo tempo, como voc nasceu em um mundo cheio de significados e valores criados por seus antepassados, aprendeu a valorar (atribuir valor, avaliar, apreciar) afirmativamente certas coisas (gosta, acha importantes) e outras a valorar negativamente (no gosta, acha que no so importantes). No difcil de entender isso, ? Em todo o caso, veja um exemplo do seu dia-a-dia: a alimentao. Voc sabe bem que no Brasil h uma enorme variao geogrfica (clima, vegetao, solo, etc.). Essa variao oferece diferentes repertrios alimentares (frutas, carnes, refeies, temperos, etc.) nas diferentes regies, do Rio Grande do Sul ao Amap. Assim, as pessoas aprendem a gostar de comer certas coisas enquanto outras aprendem a gostar de outras. Se me perguntarem, por exemplo, se um churrasco de costela bovina mais ou menos gostoso do que carne de bode assada (vejam que so dois pratos semelhantes), eu no terei dvida em dizer que o churrasco mais gostoso. E voc, dir o mesmo? E entre pinho e pinha11, o que voc prefere? diferente dizer, por exemplo: o pinho marrom e a pinha verde do que dizer que o pinho mais gostoso do que a pinha, no ? A segunda expresso tipicamente um juzo de valor. Na comparao, eu afirmo que pinho melhor que a pinha.

66

As preferncias alimentares so bons exemplos para entender como algum valora, aprecia, avalia: os alimentos tm sabores, mas algum s diz se so mais ou menos gostosos conforme o que sente ao com-los. Conforme o gosto, que aprende a ter a partir dos hbitos alimentares.

UNIDADE 4 Valores, prticas culturais e educao

11

Pinho a semente do pinheiro-do-paran ou araucria, rvore de floresta de clima frio. Pinha o fruto da pinheira, semelhante fruta-do-conde, tpica das regies de clima quente

Entretanto, os valores no expressam apenas gosto. Com eles voc expressa o modo como sente o mundo (valores estticos), o modo como se relaciona com os outros no diaa-dia (valores morais), bem como suas posies em relao s coisas pblicas (valores polticos), como ficar mais claro a seguir.

Voc, certamente, acha que algumas coisas so belas. Pense em uma. Ela bela por que tem beleza ou por que lhe agradvel?

2 Valorao esttica
Voc, talvez, j tenha passado em frente a um salo de beleza. Talvez at j tenha entrado em um deles para fazer algum tipo de transformao no corpo: cortar o cabelo, fazer um penteado, arrumar as unhas, uma maquiagem. Quando fez isso, o que esperava? Suponho que esperava mudar a aparncia para uma mais agradvel, mais bela, mais interessante. Mas tudo isso aos olhos de quem? Como sabe se ficaria mais bela ou belo, interessante e agradvel?

Um outro nome que se tem dado aos sales de beleza, de uns tempos para c, o de esttica, voc j notou? E voc consegue fazer alguma relao entre salo de beleza e esttica? Entre ter uma aparncia mais agradvel e valor esttico?

67

A expresso em signos que afeta a sensibilidade humana a arte. A arte o elemento cultural criado para manifestar os valores estticos; elemento importantssimo, ento, de uma

UNIDADE 4 Valores, prticas culturais e educao

Essa reflexo no foi difcil. Pois , a esttica diz respeito afetividade e sensibilidade, percepo e ao sentimento das pessoas em relao s coisas, s outras pessoas, s idias. Para expressar o que sente, o homem se vale de diversas possibilidades: a fala, a escrita, os gestos, o desenho, a msica, o artesanato, a dobradura, a aparncia do nosso corpo. Enfim, faz metforas, transforma sentimentos em signos para dizer aos outros como se sente e como sente as coisas, as pessoas, os acontecimentos, a vida social.

IMPORTANTE

cultura e da educao nessa cultura. Pela arte voc aprende a apreciar o gosto, o prazer e a beleza, assim como o desgosto, a dor e a feira. Tambm pode expressar a vida como comdia ou tragdia por meio da arte.

Mas, e quanto aos valores estticos? Quando que voc valora esteticamente o mundo?

68

Valora esteticamente quando diz se alguma coisa bela ou feia, se agradvel ou desagradvel, se causa prazer ou dor, se de rir ou de chorar, por exemplo. Quando diz isso est atribuindo valor esttico a essa coisa.
Um exemplo de certos padres de aparncia e de beleza que no so os nossos so os modelos e manequins humanos: magros, altos, sorridentes e, at bem pouco tempo, brancos. como se fossem a perfeio e tivessem de agradar a todos. Da sonhamos em ser como eles ou t-los presente nas nossas vidas.

UNIDADE 4 Valores, prticas culturais e educao

At a tudo bem. Todos tm liberdade para se expressar e valorar a expresso dos outros. O problema quando, num mundo em que os diferentes se encontram, voc percebe certos padres de aparncia e de beleza que no so os da cultura em que vive. No so aqueles criados na sua cultura e que, muitas vezes, sequer lhe so possveis e mesmo assim entram e fazem parte da sua vida como se fossem naturais e vlidos para todo mundo. Apoderam-se das suas significaes e pem em xeque os seus prprios padres estticos. Quando os homens comearam a usar brinco, o que voc sentiu e pensou? E o que sente e pensa agora quando v um homem usando brinco? Ento, o que pode acontecer nessa situao em que valores que no so os seus entram na sua vida?

Ao longo da minha escrita, insisto na importncia de voc se colocar no lugar do outro. E vice-versa, insisto na importncia de voc se colocar diante do outro, para o outro. Quando o outro coloca seus valores em xeque, ele lhe pe numa situao crtica, cuja conseqncia no nem a supervalorizao dos padres dele nem a sua autodesvalorizao em relao a ele. Ou seja, assumindo uma postura crtica, o que pode acontecer so transformaes na sua cultura e na do outro. Voc pode receber a imagem do outr cise desvalorizar a sua prpria. Constri assim sibilidade para a valorao esttica. Na escola isso importantssimo. Possibilitar q pessoas possam expressar e trocar seus se mentos, sua imaginao, suas intuies, seu gostos, valorizar a criatividade e a construo de maneiras diferentes de produzir sua prpri imagem e participar da desconstruo e reco truo da cultura a partir da escola.

Pergunte-se: o que me agrada e me provoca maior emoo? Alguma coisa engraada ou alguma coisa triste? Pea, na biblioteca da escola ou na biblioteca municipal ou a algum amigo, dois textos literrios. Um engraado e outro triste. Faa a reflexo com base na leitura e no sentimento seu em relao aos textos. Aprecie tambm a escrita dos autores, se so textos que do prazer na leitura ou se so textos chatos.

69

Homens e mulheres so educados nas relaes sociais e nessas relaes, bvio, relacionam-se com outros homens e mulheres. Para que as relaes se mantenham (e se transformem), cada um tem de corresponder s expectativas dos outros. No esforo dessa correspondncia, seguem-se certas regras que orientam o padro de comportamento que constituem a moral. O humano se torna moral ou tico na educao, nas relaes que estabelecem com os outros, sabendo valorar os comportamentos e aes deles e, sobretudo, os seus prprios comportamentos e aes.

UNIDADE 4 Valores, prticas culturais e educao

3 Valorao tica

IMPORTANTE

Nas relaes sociais, quando voc obrigado a agir de determinada forma, conforme regras com as quais no concorda ou no participa da sua construo, pode dizer que no decide como agir. Est diante da heteronomia, isto , voc obedece a regras construdas por outros. Ao contrrio, quando decide como agir, aceitando as regras de convivncia e participando na sua construo, voc pode dizer que autnomo: obedece a regras construdas por voc mesmo com os outros. Mas, bem-entendido, ser autnomo no significa agir a revelia do grupo. Ao contrrio, a autonomia relativa cultura do grupo. Por exemplo: se voc sabe e participou da construo do Projeto Poltico-Pedaggico da escola, que orienta para uma educao crtica e participativa, ser autnomo para planejar e realizar prticas coerentes com isso. Mas voc no ser autnomo planejando e realizando prticas que contrariem essa orientao escolar. Voc tem a dois valores morais que lhe ajudam a decidir sobre os comportamentos e aes: heteronomia e autonomia, o que melhor para a vida social?

70

Voc j viu que a escola um espao de relaes e prticas sociais. Nas prticas que se realizam no espao escolar necessrio considerar a existncia de regras. Quais so as regras consideradas mais importantes na escola em que trabalha? So aquelas que esto afirmadas nos documentos legais como regimento e projeto poltico-pedaggico ou as da prtica cotidiana, que no esto escritas em documento algum?

UNIDADE 4 Valores, prticas culturais e educao

Conscincia moral diz respeito s regras e aos valores percebidos em nossas prticas, para podermos decidir sobre sua validade no convvio, na vida social. Essa conscincia vai depender dos fins buscados pelo grupo. Por exemplo, se o grupo busca a felicidade ou o bem, ou ambas as coisas, as regras e valores podero ser diferentes.

As prticas que realiza no dia-a-dia esto cheias de regras e de valores morais. Os valores, portanto, no so impostos, eles resultam das relaes e, porque homens e mulheres se relacionam, aceitam-nos ou recusam-nos, conforme a validade para o convvio, isto , conforme a conscincia moral. Assim, costumeiramente, chamase moral o conjunto de regras e valores sociais que organizam e orientam o comportamento e a ao dos indivduos nas relaes sociais.

Entre muitos valores morais, voc tem: a amizade, a responsabilidade, a autonomia, o respeito, a honestidade, a solidariedade, por exemplo. Com base neles, podemos dizer se o comportamento de algum faz bem ou faz mal para o convvio social. Com base nos valores morais, ento, voc pode decidir sobre o que vale a pena ou no fazer para a conservao e transformao da vida social.

Por exemplo, em sua opinio, as crianas devem ficar caladas ou podem participar de uma conversa entre adultos, escutando e dizendo o que pensam? O que melhor para o convvio nesse caso?

71

UNIDADE 4 Valores, prticas culturais e educao

IMPORTANTE

4 Valorao poltica
Com um olhar poltico sobre homens e mulheres, voc os identifica como cidados, isto , indivduos que compartilham um territrio e vivem nele organizados sob certas leis que os protegem e garantem certos direitos sociais, independentemente das diferenas culturais. Como cidado, voc participa de um Estado que, alm do territrio e das leis, constitudo por um conjunto de instituies de poder que legislam (Poder Legislativo), fazem cumprir a legislao (Poder Judicirio) e implementam polticas pblicas para efetivar e aumentar os direitos de todos (Poder Executivo). Instituies de poder nas quais voc tem poder e direito de participar.
No podemos confundir Governo e Estado. Como disse, o Estado um conjunto de instituies. O Governo um grupo de pessoas que ocupa o comando do Estado com um programa de polticas pblicas para a construo da cidadania. Esse programa pode ser ou no elaborado com a participao dos cidados.

Como cidado, voc tem direitos e, em relao a esses direitos, igual a todos os homens e mulheres que pertencem ao mesmo Estado. A j encontra um primeiro valor pelo qual pode valorar a dimenso poltica da vida humana: a igualdade de direitos. Contudo, no porque cidado que voc deixa de ser humano. Embora muitas aes que pratica ou que so praticadas por outros perdem o sentido da humanidade por atriburem ao Estado e ao Direito uma existncia independente dos cidados. Um exemplo disso quando voc pensa que o Estado deve garantir todas as condies para a boa educao na escola pblica, esquecendo que co-responsvel, como cidado, pela educao. Ento, se o Governo faz descaso das escolas, por que que voc iria se ocupar com ela afinal? Como voc j viu, o mundo humano criado e produzido social, cultural e historicamente. Logo, o Estado e os direitos (o Estado de Direito) tambm foram inventados como forma de organizar a vida social e no existem sem os cidados. O Estado, por isso, no pode ser considerado como algo alheio e privado dos cidados. Uma viso dessas estaria alienada. O Estado (territrio, leis e instituies) pblico e tudo o que est sob sua guarda pblico. Sendo pblico, pertence a todos os cidados. Ento, cada cidado tem responsabilidade para cuidar, conservar e transformar as coisas pblicas e o prprio Estado, tanto quanto tudo o que o homem cria culturalmente. As coisas pblicas devem ser socialmente controladas por quem de direito as possui: os cidados. Participar da vida pblica, sentir-se bem nela, ter motivos para

72

UNIDADE 4 Valores, prticas culturais e educao

estar nela, diz respeito cidadania. A palavra cidadania, embora quase sem significado depois de tantas significaes empregadas, ainda ocupa lugar no que os governos pretendem para a educao escolar atravs das polticas pblicas para a educao. Sobretudo na escola pblica, mantida pelo Estado e pela qual voc co-responsvel. Nesse sentido, participar significa assumir responsabilidade e compromisso com aquilo que pertence a voc e aos outros: as coisas pblicas. Voc se torna cidado pela participao e pela responsabilidade que tem com as coisas pblicas, mantidas ou no pelo Estado, pertencentes a todos os cidados. Nesse caso, a educao escolar no uma caridade do Estado, mas um direito dos cidados, dos que so co-responsveis pelo que o Estado faz. importante ressaltar que falo do Estado e no do governo. Muito embora, preciso admitir que, se um governo implementa polticas pblicas contrrias ao bem-estar coletivo, ou ele exclui gente da cidadania ou as gentes o excluiro. Excluso e incluso poltica, social e cultural so valores muito presentes nas discusses e estudos polticos atualmente. Por isso, interessante que voc leve em considerao em seus juzos crticos sobre as polticas pblicas esses dois valores. Qual a melhor poltica educacional: a que exclui ou a que inclui os cidados na vida pblica?

Cidadania a palavra utilizada para dar significado condio de ser cidado: aquele que participa da vida pblica e do Estado.

73

Agora voc pode pensar, portanto, que cidadania, participao, democracia, igualdade de direitos, incluso e excluso so valores que no pode dispensar para valorar a vida pblica, a dimenso poltica da vida humana.

UNIDADE 4 Valores, prticas culturais e educao

Voc sabe o que poltica de educao inclusiva? Procure se informar na sua escola com os diretores, colegas e professores. Depois procure saber, observando as prticas educativas, como e em que condies essas polticas acontecem na escola. E no se esquea de anotar suas observaes e reflexes, considerando a sua participao nessas prticas.

IMPORTANTE

5 Escola, valores e cidadania


Espero que o que voc leu, investigou e pensou nas sees anteriores desta unidade possa ter ajudado a construir uma significao sobre como a educao e as coisas humanas podem ser valoradas por homens e mulheres. Espero que tenha percebido que elas so valoradas de diversas maneiras: econmica, esttica, tica e politicamente. E todos esses valores esto presentes ao mesmo tempo na escola e em tudo o que homens e mulheres fazem. Por outro lado, h uma cultura e uma(s) poltica(s) que tm forado a barra para que a educao seja valorada como mercadoria e, com isso, parece que a identidade humana e de educador ter de ser paga. Mas o preo a pagar um preo que voc precisa decidir e que poder ou no ser calculado em dinheiro. Como voc tem visto desde a primeira unidade deste mdulo, a educao pode acontecer independentemente das intenes de educar. Mas viu tambm que, quando da criao da escola, a educao se tornou intencional, como prtica social. Com a criao da escola pblica, a educao tornou-se um direito para que todos possam participar da vida social e ter acesso aos direitos de cidadania.

74
Considerando que na educao escolar as pessoas, as coisas, as aes e os acontecimentos so valorizados a partir de valores hegemnicos, e que podemos nos posicionar sobre essa educao a partir de valores diferentes, parece que estamos na situao de disputar e negociar o que pode e deve e o que no pode e no deve estar presente na educao escolar. Isso faz da educao um ato poltico. O que voc pensa sobre essa questo, levando em conta o que leu, percebeu e pensou no estudo deste mdulo? Que valores poderiam ser compartilhados para uma vida coletiva em que todos possam se sentir bem? Como isso poderia se fazer presente na escola? Como podemos participar?

UNIDADE 4 Valores, prticas culturais e educao

O direito educao, como direito ao acesso aos direitos sociais, contudo, parece ser ambguo, pois a educao escolar

com vistas cidadania e ao trabalho coloca um dilema a ser significado e valorado para que voc possa escolher e decidir sobre como se posicionar: a educao, afinal, vale como mercadoria ou como direito? Essa significao e valorao tm a ver com o projeto de vida social que voc imagina, sonha e espera alcanar. Para alcan-lo, tem de fazer escolhas e decidir sobre o que precisa para viver essa vida sonhada. Com base em valores, voc faz escolhas, toma decises, diz o que e o que no importante, o que vale e o que no vale a pena fazer. Ento, significaes, costumes, regramentos, padres de comportamento tero sua importncia colocada em jogo na escola e em todos os espaos educativos onde se valora o que feito como educao. A Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB Lei n. 9.394/1996) e os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN), tal como penso, valorizam o trabalho e a cidadania como contextos que do sentido quilo que deve ser aprendido na escola. E o que precisa ser aprendido, pela orientao da LDB e dos PCN, so competncias para participar da vida produtiva (trabalho) e da vida pblica (cidadania): competncias tcnicas, cognitivas, reflexivas e inventivas. Essas competncias, que esto no centro da organizao curricular das escolas brasileiras, tm a ver com os eixos estruturais da educao na sociedade contempornea, que propem uma cultura globalizada, que exige uma educao global (a mesma para todos os cidados do mundo) com foco em: aprender a conhecer, a fazer, a viver e a ser, o que traz implicitamente a idia de flexibilidade no trabalho e que exige dos indivduos iniciativa e responsabilidade prpria sobre o que fazem. Como voc pode notar, os PCN e a LDB no dissociam formao para o exerccio da cidadania e preparao para o trabalho, procurando, ao contrrio, articul-las na escola, o que permite levantar a suspeita de que as competncias para o exerccio da cidadania no diferem das competncias para o trabalho. Afinal, ser trabalhador o mesmo que ser cidado?

Tal como entendo, competncias so as condies pessoais que temos para cumprir e ocupar uma funo e responder s exigncias da sociedade. Se no tivermos competncia, ento no poderemos competir com outros que disputam a ocupao dessas funes conosco.

75

UNIDADE 4 Valores, prticas culturais e educao

IMPORTANTE

Considere o problema colocado acima e a atividade que voc fez na unidade anterior. Voc acha que a competncia no trabalho o principal valor para o exerccio da cidadania? Ou voc acha que h outros valores mais importantes? Se existem, quais seriam? Como voc poderia contribuir para a construo desses valores na escola por meio do seu trabalho? No deixe de considerar o que j pensou sobre o trabalho e a cidadania!

76

UNIDADE 4 Valores, prticas culturais e educao

Nesta ltima unidade de estudos, tentarei destacar alguns elementos que considero importantes para que voc possa se situar e re-situar no perguntar e pensar sobre o devir sociocultural do humano, do educador, do profissional. Voc iniciou a investigao com os seguintes questionamentos gerais: o que faz com que eu me chame e me sinta humano? Como me tornei o que sou hoje? O que isso tem a ver com a educao e a escola? Esses questionamentos esto relacionados a outros problemas diante dos quais voc se colocou em cada unidade, de maneira que o problema inicial ganhou complexidade como problema geral, ao mesmo tempo que foi especificado nos seus elementos principais: linguagem, trabalho e valores. Nessa especificao, voc deve ter percebido que em cada unidade o texto abriu possibilidades de relaes entre escola e cidadania, o que pode ser retomado aqui para ver se voc constri mais alguns significados. Na primeira unidade, a escola foi significada e valorizada como espao educativo, criado para ensinar s novas geraes os elementos culturais mnimos para a convivncia social e para o trabalho. Voc viu, tambm, que os elementos culturais variam em diferentes e diversas culturas e que elas se relacionam umas com as outras de modo que ambas se transformam. As relaes so de compartilhamento, de disputa, de negociao e de construo de significados e de modos de viver. Alm disso, foi visto que o que se aprende na escola poderia ajudar na construo de uma identidade humana no mundo. Resta saber, entretanto, como possvel construir uma cultura que contribua para isso, quando diversidade cultural e etnocentrismo esto em jogo na educao escolar. Na segunda unidade, foram problematizadas as prticas simblicas, prticas de linguagem e de linguagem na escola, para ver qual o sentido de uma cidadania educada no dilogo e na comunicao. Um outro problema colocado foi se a educao escolar ajuda na construo de uma sociedade crtica, beminformada e disposta a participar da criao de outros mundos e de outras relaes sociais. Essa unidade sugeriu que as relaes com a linguagem no so to bvias como parecem e podem trazer numa srie de dificuldades de entendimento e de poder para as relaes na escola. Na terceira unidade, foram problematizadas as prticas de

78

UNIDADE 5 Prticas culturais na escola e cidadania

trabalho, que so ao mesmo tempo prticas educativas. Ali, aparece a suspeita de que num mundo em que homens e mulheres trabalham somente para sobreviver, sem pensar em outras possibilidades para o que fazem no trabalho, podem ficar alienados em relao ao que produzem. Na escola, instituio criada para ensinar, se o trabalho alienante, a educao tambm poder ser, para aqueles que trabalham e se educam nela. Ento, perceba que todo trabalho na escola educa e todo trabalho, ento, deve ser planejado para educar, mesmo que os resultados no sejam os desejados. Por ltimo, na unidade 4, voc se deparou com as prticas valorativas. Ali se perguntou pelo valor da educao e, especialmente, da educao escolar. Questionou se educar para o mercado e para o trabalho a mesma coisa e se tem o mesmo valor que educar para a cidadania, como orienta a legislao brasileira. Percebeu que para decidir sobre essa questo precisa escolher e compreender os valores envolvidos e que esses valores podem ser construdos e desconstrudos na escola. Com o que foi investigado nas unidades anteriores, voc pode pensar que homens e mulheres se tornam humanos quando podem experimentar em suas vidas a possibilidade de falar e de escutar os outros, de expressar-se e perceber os outros, de sentir-se e de sentir os outros integralmente: como seres simblicos, produtivos, sensveis, morais e polticos. Pode pensar, tambm, que homens e mulheres vm a ser o que so pela educao de que participam com outros homens e mulheres. Agora que voc j se re-situou no problema do devir humano e da identidade do educador profissional, resta perguntar e pensar mais diretamente o que a escola tem a ver com isso.

79

Para que voc perceba bem esse problema, compreenda um ltimo conceito, bastante importante na gesto escolar: o conceito de currculo. Voc sabe, desde o Mdulo 1 Funcionrios de escolas: cida-

UNIDADE 5 Prticas culturais na escola e cidadania

Problematizar a escola importante porque ela responsvel por um tipo de educao que pode ou no contribuir para a humanizao de homens e de mulheres. A escola, sobretudo a escola pblica, a instituio pela qual o Estado garante o direito educao e onde se d acesso aos direitos sociais s pessoas. O que resta saber que conceito de humano construdo na escola que educa para o trabalho e para a cidadania.

IMPORTANTE

dos, educadores, profissionais e gestores , que o currculo constitudo por determinados contedos. Esses contedos so selecionados e escolhidos entre tudo o que se produz culturalmente. A seleo e a escolha so feitas com base em significaes e valoraes. Valorar atribuir valor, importncia, peso s coisas. Quem escolhe e decide sobre os contedos oficiais do currculo, em geral, so especialistas em educao, conforme uma poltica curricular. O currculo tem a ver com uma vida social desejada (por todos ou por alguns) que a escola pode ajudar a construir. Voc sabe, tambm, que a escola pedagogicamente autnoma. Aqui, entretanto, sugiro que pense o currculo de forma diferente. No apenas o currculo oficial, mas o currculo da escola em que trabalha. O currculo da escola, tal como penso, abrange todos aqueles contedos cognitivos, procedimentais, comportamentais, valorativos e disciplinares desenvolvidos nas salas de aula, juntos a todas as experincias vivenciadas na escola fora da sala de aula e que tambm envolvem conhecimentos, procedimentos, comportamentos e valores. Alm disso, o currculo abrange elementos presentes em vivncias individuais e coletivas que so tambm experimentadas fora da escola. Com isso, voc no pode deixar de notar que as vivncias escolares se relacionam com as vivncias no-escolares. Quer dizer que homens e mulheres se educam dentro e fora da escola. Levam para dentro o que aprendem fora e levam para fora o que aprendem dentro. Aprendem na escola com as condies que trazem de fora e vice-versa. A escola e o fora da escola esto presentes na vida o tempo todo.
UNIDADE 5 Prticas culturais na escola e cidadania

80

Sendo assim, voc no pode tratar os outros e ser tratado ora como sujeito escolar (professores, diretores, funcionrios, alunos, pais de alunos e comunidade escolar), ora como sujeito no-escolar (cidados, trabalhadores, consumidores, contribuintes, etc.), pois ningum deixa de ser o que quando est na escola ou fora dela. O que entra em jogo, ento, para pensar o currculo escolar, diz respeito vida de homens e mulheres na sua integridade. O currculo da escola, contudo, constitudo por todas as vivncias e experincias sistematicamente planejadas, visando ao ensino e aprendizagem de elementos culturais seleciona-

dos e institucionalmente tidos como relevantes para que homens e mulheres possam vir a atender a expectativas sociais oficiais: serem trabalhadores e cidados, fundamentalmente. Mas, dependendo das condies em que so planejadas as experincias educativas (especialmente aquelas das relaes entre o dentro e o fora da instituio), a escola pode educar futuros desempregados, excludos, discriminados, por exemplo. Nesse sentido, na escola no se pode experimentar qualquer coisa, de qualquer maneira, para quaisquer finalidades.

Compare o que os alunos da escola em que voc trabalha aprendem com o que ensinado aos alunos da escola Mltipla Escolha do programa Malhao, da Rede Globo de Televiso. Faa isso para perceber como as vivncias so diferentes. Esse programa apresentado de segunda a sexta-feira, s 17h30min, horrio de Braslia.

Entretanto, ainda que as experincias vivenciadas na escola sejam planejadas para atingir o objetivo de educar trabalhadores e cidados, elas no esto separadas de outras situaes socioculturais que possibilitam outras experincias, de modo que os resultados do planejamento no podem ser previstos com rigor. assim, afinal, que a cultura transformada: pela recepo que homens e mulheres fazem dela nas suas vidas. O caso que as mesmas pessoas participam e aprendem a ser o que so tanto nas vivncias escolares como nas vivncias no-escolares, sob as condies de umas e de outras, como voc j viu.

81

Veja um pouco, ento, das condies curriculares em que se aprende na escola, atentando que o currculo, da forma que proponho, faz-se pelas prticas e vivncias escolares pelas quais se podem aprender coisas diferentes das que so ensinadas na sala de aula.

UNIDADE 5 Prticas culturais na escola e cidadania

Assim, questionar a sua participao e do outro na escola e na educao sugere que investigue: o que se ensina e o que se aprende na escola? Onde se ensina e onde se aprende na escola? Como se ensina e como se aprende na escola? Quem ensina e quem aprende na escola? Para que se ensina e se aprende na escola? Que relaes existem entre as pessoas nas prticas escolares?

IMPORTANTE

1 O que se ensina e o que se aprende na escola?


A pergunta o que se ensina e o que se aprende na escola? diz respeito a conhecimentos, procedimentos, comportamentos e valores. A orientao dos PCN, enquanto currculo oficial para o ensino fundamental, centra-se nos chamados temas transversais (cidadania, tica, diversidade cultural, trabalho, meio ambiente, sade e sexualidade) e para o ensino mdio nos contextos do trabalho e da cidadania, em torno dos quais as escolas devem organizar autonomamente seu Projeto Poltico-Pedaggico e seus projetos educativos, dos quais voc tem o direito e o dever de participar. Contudo, convido-lhe a valorizar outros conhecimentos que se aprende ao mesmo tempo na sala de aula e fora dela e que, normalmente, no so to valorizados na escola. Na escola, homens e mulheres (crianas, jovens e adultos) vivenciam o escrever e o ler. Eis duas atividades que vivenciam diariamente na escola. Alm do ler e do escrever, vivenciam tambm o falar e o escutar. Vivenciam o pensar, o fazer e o trabalhar. Vivenciam o criar e o sentir. E, claro, vivenciam o ensinar e o aprender. Vivenciam o educar. Vivenciam o decidir, o escolher e o valorar. Na escola, homens e mulheres vivenciam o mundo prprio, o mundo dos outros e compartilham, pensam, imaginam, planejam, projetam, criam outros mundos possveis, juntos. So tantas coisas vivenciadas na escola que, muitas vezes, tenho dvidas se algum consegue perceb-las e experiment-las a um s tempo. Ou seja, no tenho certeza de que cada um consegue dar conta de tudo o que vivenciado na escola a tal ponto de poder pensar, significar e aprender tudo.
UNIDADE 5 Prticas culturais na escola e cidadania

82

Voc consegue perceber e experimentar tudo o que acontece na escola? Se voc percebe e experimenta alguma(s) coisa(s), sabe dizer como acontece(m)? Essas coisas que voc percebe ou experimenta so coisas planejadas ou acontecem espontaneamente? Voc consegue distinguir as coisas planejadas das espontneas? Voc participa das atividades planejadas na escola? Como?

2 Onde se ensina e onde se aprende na escola?


Nas vivncias escolares, voc tambm experimenta a participao em espaos de convivncia. A escola um espao constitudo de uma multiplicidade de espaos diferentes: sala de aula, ptio, cozinha, secretaria, sala da direo, biblioteca, banheiros, computadores, TVs, livros e as fronteiras com o fora dela. Nesses espaos da escola, voc est com outros, junto, convivendo: compartilhando a vida, as experincias e o jeito de sentir, pensar e de realizar as atividades. Nessa convivncia, todos se educam. Aprendem e ensinam o que sabem com o trabalho e com o dilogo. Assim, acontece o devir humano. E cada vez que algum aprende algo novo, torna-se um humano diferente: homens e mulheres que trabalham, que brincam, que participam da vida da escola e da vida comunitria da maneira como aprendem a participar. Esse aprender a participar est relacionado com a experincia, com o direito e com o poder de participar. importante que voc no se esquea disso! preciso perceber, ento, que a educao que faz na escola pode vincular as experincias do espao da sala de aula com as experincias possveis em qualquer um dos espaos escolares. Numa sala de aula e em todo o espao escolar, interagem pessoas que trazem consigo suas experincias, vivncias, valores, costumes, gostos, modos de falar, de vestir e de organizar os espaos, enfim, maneiras de ver e de pensar o mundo, que as diferenciam umas das outras. Essas diferenas espaciais e o modo de pensar e ver o mundo podem ser muito ricos para quem pode aprender pensando e escolhendo entre alternativas diferentes para sua prpria vida.

83

UNIDADE 5 Prticas culturais na escola e cidadania

Ser que na escola em que voc trabalha isso acontece mesmo? Ser que nela as pessoas se tornam diferentes na convivncia com os outros? Ou ser que cada um quer que os outros sejam iguais a eles prprios? Isso acontece apenas nas salas de aula ou acontece em outros espaos tambm? Como podemos dialogar com os outros nos espaos pelos quais somos responsveis? Que valores e significados esto presentes nas prticas que voc realiza no seu trabalho e que podem afetar a educao na escola? Escreva como o seu espao de trabalho pode ser organizado para que todos possam aprender algo ali.

IMPORTANTE

3 Como se ensina e como se aprende na escola?


A essa altura, talvez, voc j tenha como possibilidade o pensamento de que homens e mulheres se educam com os acontecimentos e nas relaes que vivenciam uns com os outros em certos espaos, e que o currculo da escola constitudo dessas vivncias, alm daqueles conhecimentos de sala de aula. A questo agora : possvel planejar as vivncias fora da sala de aula de maneira que se tornem experincias pedaggicas? Atente que a experincia abrange a vivncia imediata de situaes individuais e/ou coletivas, bem como sua significao. A significao est relacionada elaborao investigativa e reflexiva da vivncia, isto , a experincia realiza-se quando a vivncia problematizada e provoca a busca de significados para ela. Uma experincia pode ser planejada (ao pedaggica), mas no pode ser previamente determinada. Ela traz sempre possibilidades de resultados diferentes do que se espera ao planejar, pois, o planejado atravessado por outras vivncias trazidas por homens e mulheres (vivncias de fora da escola). Veja e lembre-se do conceito de devir.

84

UNIDADE 5 Prticas culturais na escola e cidadania

Voc consegue pensar na escola como um espao participativo e acolhedor dessa diversidade e pluralidade de vivncias? O dilogo entre essas vivncias numa experincia planejada pode construir na escola um ambiente de aprendizagem investigativa e reflexiva sobre as vivncias pessoais e coletivas? Ou ser melhor que os mundos diferentes no sejam compartilhados, disputados, negociados e reinventados, ficando ento a educao limitada por modelos de ensino e instruo tradicionais em que apenas professores ensinam e alunos aprendem, ficando os funcionrios de fora desse processo?

Pois , talvez seja importante que os saberes da vida no-escolar possam ser problematizados na escola, para que alunos, professores e tcnicos em educao possam construir coletivamente os conhecimentos de que precisam para conviver com as diferenas e para possibilitar uma outra educao da

comunidade com a qual a escola se relaciona. Pensar nisso pode significar ter de rever o papel da escola frente possibilidade de significao da cidadania e do trabalho, pois as experincias escolares podem ser experincias terico-prticas, que tenham presente a integridade da vida de homens e mulheres que podem escolher que cidadania e que trabalho querem para si mesmos. Como se ensina na escola, ento? Na escola se ensina: 1) pelo exemplo prtico, pela vivncia observada e compartilhada com os outros (intencional ou espontaneamente); 2) pela transmisso de conhecimentos prontos, disponveis e j produzidos pela humanidade (intencional ou alienadamente); 3) pela investigao, pelo dilogo e pela experincia prtica planejada, vivenciada e pensada por todos e para todos.

Desses trs modos de ensinar, qual deles voc percebe que tem sido o mais presente na sua escola, em todos os espaos? Considerando o que voc j leu e o que j vivenciou na escola, qual desses modos voc escolheria como educador? Com base em que valores e significados voc faz essa escolha?

85

4 Quem ensina e quem aprende na escola?


Como funcionrio de apoio que voc tem sido at agora, poucas vezes o valor da sua participao na escola e na educao tem sido problematizada, no ? Afinal, em muitos casos, to bvia, to a mesma, to restrita, to limitada e to repetitiva essa participao que chega a parecer natural e sem importncia: assim porque assim e no pode ser de outro jeito!. como se voc s pudesse participar da educao na escola cumprindo uma funo e conservando as relaes j estabelecidas (aluno aluno, professor professor, diretor diretor, me me e funcionrio funcionrio). Isso chega a chatear ou voc est satisfeito com esta situao? Nessas prticas participativas, cada um assume um papel, cumpre uma funo e no pode ser diferente para si e para os outros.

UNIDADE 5 Prticas culturais na escola e cidadania

IMPORTANTE

Ser que ao assumir um papel determinado voc continua sendo voc mesmo? Ser que voc pode deixar de ser de um jeito para ser de outro? E quanto s prticas da escola: voc alguma vez j observou atentamente como so as prticas escolares? Todas as pessoas so tratadas da mesma maneira ou so diferenciadas? Existe fila para entrar em sala de aula? Quem precisa entrar em fila? E por que os outros no precisam? As decises sobre a escola so coletivas ou exclusivas de alguns? Os alunos usam uniforme? E os professores e funcionrios usam tambm? H espao e instrumentos adequados para preparar e realizar as refeies? H seleo de lixo?

Pensar sobre esses questionamentos importante para significar como a identidade se constri nas prticas escolares. Ou seja, observando atentamente as prticas escolares e refletindo sobre elas, voc pode saber quem quem na escola e tambm pode saber se possvel ser de outro jeito. A escola educa a todos e todos se educam e so educados na escola de que participam como parte ou como co-responsveis? Esse problema diz respeito a como indivduos ou grupos de indivduos se posicionam nas prticas culturais, no caso, nas prticas escolares. Como so valorizados e quais so seus prprios valores. Sendo funcionrio, parece que a sua participao na escola nada tem a ver com a educao dos alunos, afinal, o que faz limpar, cozinhar, lavar, registrar informaes, emitir documentos, consertar equipamentos e algumas outras atividades burocrticas.
UNIDADE 5 Prticas culturais na escola e cidadania

86

E como tcnico em educao, como ser? Que educao voc faz ao cumprir suas funes? Cumprir bem as funes parece ser importante. Mas ser tudo? Que valores e significados as prticas funcionais podem ter para os outros e para voc mesmo? Lembrase de quando investigou o recreio na Unidade 2. Tente relembrar e analisar como pensou naquele momento! Preste ateno nas suas prticas e veja o que elas podem significar para a educao na escola.

Apesar disso, parece que na escola tudo tem a ver com educao. Portanto, parece que voc tem alguma responsabilidade na educao de todos: na sua mesma, na dos colegas funcionrios, na dos professores e na dos alunos. Na escola, todos educam a todos e por isso tm responsabilidade pelo que fazem na escola.

Busque algumas lembranas das prticas, das experincias e dos estudos de que voc mesmo participou na escola, como aluno e/ou como funcionrio. Relembre tambm as memrias do que tem estudado nesse curso e procure refletir sobre como tudo isso que tem vivenciado na escola est presente na sua histria de vida e no seu devir humano, educador, cidado e profissional. Como voc chegou onde est como humano e profissional? Para onde pode ir? Que contribuies pode dar aos outros?

Espero que o encontro da sua leitura com a minha escrita tenha oportunizado mudar de lugar vrias vezes, tentando se colocar no lugar de todos os outros que foram mencionados neste mdulo e, sobretudo, no lugar dos outros que esto com voc no dia-a-dia da escola. Espero que a leitura lhe ajude a se perceber no seu lugar nas relaes com esses outros e, por fim, espero que voc tenha podido conhecer mais e de um jeito diferente a escola, suas prticas e seus espaos.

87
LEITURA Alves, Rubem. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. Campinas: Papirus, 2001. FILMES La mala educacin, de Pedro Almodovar

At breve. Dante

UNIDADE 5 Prticas culturais na escola e cidadania

Abrao amigo.

IMPORTANTE

REFERNCIAS ADORNO, Theodor W. Educao e emancipao. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith et all. Linguagens, espaos e tempos no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. 2ed. BESSA, Dante Diniz. Educao filosfica, crtica!? A filosofia como disciplina do currculo de 2 grau. Porto Alegre: FACED/ UFRGS, 1997. (Dissertao Mestrado) CHAU, Marilena. Convite filosofia. So Paulo: tica, 1998. FREIRE, Paulo. Ao cultural para a liberdade. 6ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. ______. Medo e ousadia. 2ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. ______. Pedagogia da autonomia saberes necessrios prtica educativa. 15ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. HABERMAS, Jurgen. O discurso filosfico da modernidade. Lisboa: Dom Quixote, 1990. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropolgico. 12ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

88

MARX, Karl. Trabalho alienado. Cpia reprografada. MONLEVADE, Joo Antonio Cabral. Funcionrios das escolas pblicas: educadores profissionais ou servidores descartveis. Braslia. s/d. RANCIRE, Jacques. O mestre ignorante Cinco lies sobre a emancipao intelectual. Belo Horizonte: Autntica, 2002. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introduo s teorias do currculo. 2ed. Belo Horizonte: Autntica, 2004.

REFERNCIAS

ANOTAES IMPORTANTES

ANOTAES IMPORTANTES

ANOTAES IMPORTANTES

ANOTAES IMPORTANTES

You might also like