You are on page 1of 16

Companhia de guas e Esgotos do Rio Grande do Norte

Caderno de Provas Objetivas e Discursivas

Concurso Pblico 2010 25/4/2010 TARDE

ADMINISTRADOR TIPO 1
Ateno!
Voc est recebendo um caderno de provas do tipo 1. Portanto, verifique se sua folha de respostas , tambm, do tipo 1. Caso contrrio, notifique imediatamente o fiscal de sala para que sejam tomadas as devidas providncias.

Informaes gerais
Voc receber do fiscal de sala o material descrito a seguir: a) uma folha destinada s respostas das questes objetivas formuladas na prova de tipo 1; b) este caderno de prova tipo 1, com o enunciado da redao, das discursivas e das 50 (cinquenta) questes, sem repetio ou falha; c) uma folha destinada redao e s respostas das discursivas. No ser permitida a permanncia de candidato em sala de prova portando aparelhos eletrnicos como pager, telefone celular, relgio do tipo data bank, walkman, agenda eletrnica, notebook, palmtop, receptor, gravador, mquina fotogrfica, mquina de calcular e/ou similares. Tal infrao pode acarretar eliminao sumria do candidato. Verifique se o material est em ordem, se seu nome e nmero de inscrio so os que aparecem nas folhas de respostas. Ao receber a folha de respostas, sua obrigao: a) ler atentamente as instrues de preenchimento da folha de respostas; b) assinar a folha de respostas. Voc deve deixar para destacar a parte que traz sua identificao na folha de redao e das discursivas somente no momento de entreg-la. As questes da prova so identificadas pelo nmero que se situa acima do enunciado. Voc dever transcrever as respostas da prova para a folha de respostas, que ser o nico documento vlido para a correo da prova. O preenchimento da folha de respostas e da folha de redao e discursivas, de inteira responsabilidade do candidato, dar-se- mediante utilizao de caneta esferogrfica de cor preta ou azul. Em hiptese alguma haver substituio das folhas de respostas por erro do candidato. O tempo disponvel para esta prova ser de cinco horas. Voc somente poder sair do local de prova 90 (noventa) minutos aps o seu incio. Voc somente poder levar consigo o caderno de questes nos ltimos 60 (sessenta) minutos de prova. Ao terminar a prova, chame o fiscal de sala mais prximo, entregue as folhas de respostas e deixe o local de prova.

ADMINISTRADOR TIPO 1 Pgina 1

REDAO

(Quino. Mafalda)

Elabore um texto dissertativo, usando entre 25 e 30 linhas, inspirando-se na tirinha acima e atribuindo-lhe como ttulo: Em jogo, a vida.
Conforme item 9.7 do edital, as provas de redao sero corrigidas com base no seguinte critrio:
(A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS 1 Apresentao, legibilidade, margens e pargrafos 2 Adequao ao tema e/ou tipologia textual 3 Estrutura textual (construo pertinente de introduo, desenvolvimento e concluso) 4 Pertinncia e riqueza de argumentos/exemplos 5 Relao lgica entre as ideias 6 Objetividade, ordenao e clareza das ideias TOTAL (B) ASPECTOS MICROESTRUTURAIS Indicao de um erro por cada ocorrncia dos tipos a seguir: 1 Ortografia, acentuao e crase 2 Inadequao vocabular 3 Repetio ou omisso de palavras 4 Falha de construo frasal ou falta de paralelismo 5 Pontuao 6 Emprego de conectores 7 Concordncia verbal ou nominal 8 Regncia verbal ou nominal 9 Emprego e colocao de pronomes 10 Vcios de linguagem, estruturas no recomendadas e emprego de maisculas e minsculas PONTUAO 1,0 1,0 2,0 2,0 2,0 2,0 10,0 FRMULA DE PONTUAO

NF = A (3B/TL) onde: NF = Nota Final; A = Soma dos aspectos macroestruturais; B = Quantidade de ocorrncias dos erros; TL = Total de linhas efetivamente escritas.

Reforce-se que o candidato no pode obter nota ZERO no item 2 dos aspectos macroestruturais (A), sob pena de ter sua redao anulada; a redao dever ser composta utilizando-se obrigatoriamente entre 25 e 30 linhas; e por linha efetivamente escrita entende-se a linha com no mnimo duas palavras completas, excetuando-se preposies.

ADMINISTRADOR TIPO 1 Pgina 2

ESPAO DESTINADO AO RASCUNHO DA REDAO


01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

ADMINISTRADOR TIPO 1 Pgina 3

LNGUA PORTUGUESA
Leia com ateno o texto abaixo e responda s questes 1 a 8. Texto I Criao imperfeita Desde tempos imemoriais, ao se deparar com a imensa complexidade da natureza, o homem buscou nela padres repetitivos, algum tipo de ordem. Isso faz muito sentido. Afinal, ao olharmos para os cus, vemos que existem padres organizados, movimentos peridicos que se repetem, definindo ciclos naturais aos quais estamos profundamente ligados: o nascer e o pr do Sol, as fases da Lua, as estaes do ano, as rbitas planetrias. Com Pitgoras, 2.500 anos atrs, a busca por uma ordem natural das coisas foi transformada numa busca por uma ordem matemtica: os padres que vemos na natureza refletem a matemtica da criao. Cabe ao filsofo desvendar esses padres, revelando assim os segredos do mundo. Ademais, como o mundo obra de um arquiteto universal (no exatamente o Deus judaicocristo, mas uma divindade criadora mesmo assim), desvendar os segredos do mundo equivale a desvendar a "mente de Deus". Escrevi recentemente sobre como essa metfora permanece viva ainda hoje e usada por fsicos como Stephen Hawking e muitos outros. Essa busca por uma ordem matemtica da natureza rendeu e continua a render muitos frutos. Nada mais justo do que buscar uma ordem oculta que explica a complexidade do mundo. Essa abordagem o cerne do reducionismo, um mtodo de estudo baseado na ideia de que a compreenso do todo pode ser alcanada atravs do estudo das suas vrias partes. Os resultados dessa ordem so expressos atravs de leis, que chamamos de leis da natureza. As leis so a expresso mxima da ordem natural. Na realidade, as coisas no so to simples. Apesar da sua bvia utilidade, o reducionismo tem suas limitaes. Existem certas questes, ou melhor, certos sistemas, que no podem ser compreendidos a partir de suas partes. O clima um deles; o funcionamento da mente humana outro. Os processos bioqumicos que definem os seres vivos no podem ser compreendidos a partir de leis simples, ou usando que molculas so formadas de tomos. Essencialmente, em sistemas complexos, o todo no pode ser reduzido s suas partes. Comportamentos imprevisveis emergem das inmeras interaes entre os elementos do sistema. Por exemplo, a funo de molculas com muitos tomos, como as protenas, depende de como elas se "dobram", isto , de sua configurao espacial. O funcionamento do crebro no pode ser deduzido a partir do funcionamento de 100 bilhes de neurnios. Sistemas complexos precisam de leis diferentes, que descrevem comportamentos resultantes da cooperao de muitas partes. A noo de que a natureza perfeita e pode ser decifrada pela aplicao sistemtica

55

60

65

70

10

do mtodo reducionista precisa ser abolida. Muito mais de acordo com as descobertas da cincia moderna que devemos adotar uma abordagem mltipla, e que junto ao reducionismo precisamos utilizar outros mtodos para lidar com sistemas mais complexos. Claro, tudo ainda dentro dos parmetros das cincias naturais, mas aceitando que a natureza imperfeita e que a ordem que tanto procuramos , na verdade, uma expresso da ordem que buscamos em ns mesmos. bom lembrar que a cincia cria modelos que descrevem a realidade; esses modelos no so a realidade, s nossas representaes dela. As "verdades" que tanto admiramos so aproximaes do que de fato ocorre. As simetrias jamais so exatas. O surpreendente na natureza no a sua perfeio, mas o fato de a matria, aps bilhes de anos, ter evoludo a ponto de criar entidades capazes de se questionarem sobre a sua existncia.
(Marcelo Gleiser. Folha de S.Paulo, 14 de maro de 2010)

15

1
Com base na leitura atenta do texto acima, correto afirmar que (A) os sistemas criados pela cincia so perfeitos, ao contrrio dos sistemas criados pela natureza, que nunca podem ser reduzidos a explicaes matemticas, embora criem uma simetria da perfeio que o homem busca em si mesmo. (B) a noo de simetria na natureza no existe mais, pois o todo no mais explica a parte, depois de anos de evoluo e atuao do homem sobre o mundo natural. (C) os modelos criados com base nas repeties cclicas do mundo natural deram origem ao reducionismo, capaz de explicar em termos matemticos a relao entre tomos e molculas, por exemplo. (D) a imperfeio da natureza proposta pelo reducionismo coloca em xeque a dinmica do arquiteto universal, no concebido como o Deus judaico-cristo, mas como uma metfora da criao. (E) na tentativa de explicar o mundo em sua perfeio, o homem deve admitir que o reducionismo precisa se conjugar com outras formas de interpretao para analisar a complexidade e a imperfeio de certos sistemas.

20

25

30

35

40

2
Ademais, como o mundo obra de um arquiteto universal (no exatamente o Deus judaico-cristo, mas uma divindade criadora mesmo assim), desvendar os segredos do mundo equivale a desvendar a "mente de Deus". (L.16-20) O termo destacado no trecho acima pode ser substitudo, sem prejuzo de sentido, por (A) Alm do mais. (B) Entretanto. (C) Conquanto. (D) Portanto. (E) Consequentemente.

45

50

ADMINISTRADOR TIPO 1 Pgina 4

3
O clima um deles; o funcionamento da mente humana outro. (L.36-38) Assinale a alternativa que, ao se ocultar a segunda ocorrncia do verbo, tenha apresentado pontuao mais adequada, tendo em vista a clareza e a boa discursividade. O clima um deles, o funcionamento da mente (A) humana outro. O clima um deles; o funcionamento da mente (B) humana, outro. O clima um deles, o funcionamento da mente (C) humana, outro. O clima um deles; o funcionamento da mente (D) humana; outro. O clima um deles, o funcionamento da mente (E) humana; outro.

6
Muito mais de acordo com as descobertas da cincia moderna que devemos adotar uma abordagem mltipla, e que junto ao reducionismo precisamos utilizar outros mtodos para lidar com sistemas mais complexos. (L.55-59) Assinale a alternativa em que se manteve adequao gramatical ao se reescrever o perodo acima. (A) Muito mais de acordo com as descobertas da cincia moderna que se deve adotar uma abordagem mltipla, e, junto ao reducionismo precisa-se utilizar outros mtodos para se lidarem com sistemas mais complexos. (B) Muito mais de acordo com as descobertas da cincia moderna deve-se adotar uma abordagem mltipla, e que, junto ao reducionismo, precisa-se utilizar outros mtodos para se lidar com sistemas mais complexos. (C) Muito mais de acordo com as descobertas da cincia moderna, devem-se adotar uma abordagem mltipla, e junto ao reducionismo precisam-se utilizar outros mtodos para se lidar com sistemas mais complexos. (D) Muito mais de acordo com as descobertas da cincia moderna que se deve adotar uma abordagem mltipla, e que junto ao reducionismo se precisam utilizar outros mtodos para se lidarem com sistemas mais complexos. (E) Muito mais de acordo com as descobertas da cincia moderna, deve-se adotar uma abordagem mltipla, e, junto ao reducionismo, precisa-se utilizar outros mtodos para se lidar com sistemas mais complexos.

4
Essa abordagem o cerne do reducionismo, um mtodo de estudo baseado na ideia de que a compreenso do todo pode ser alcanada atravs do estudo das suas vrias partes. (L.2629) Assinale o termo que, no perodo acima, desempenhe funo sinttica idntica do termo sublinhado no mesmo perodo. (A) do reducionismo (B) de estudo (C) do estudo (D) atravs do estudo (E) das suas vrias partes

5
bom lembrar que a cincia cria modelos que descrevem a realidade; esses modelos no so a realidade, s nossas representaes dela. As "verdades" que tanto admiramos so aproximaes do que de fato ocorre. (L.64-68) As ocorrncias do QUE no perodo acima classificam-se corretamente como (A) conjuno pronome relativo pronome relativo pronome relativo (B) conjuno pronome relativo conjuno conjuno (C) conjuno pronome relativo pronome relativo conjuno (D) pronome relativo conjuno pronome relativo conjuno (E) pronome relativo conjuno pronome relativo pronome relativo

7
Com Pitgoras, 2.500 anos atrs, a busca por uma ordem natural das coisas foi transformada numa busca por uma ordem matemtica: os padres que vemos na natureza refletem a matemtica da criao. Cabe ao filsofo desvendar esses padres, revelando assim os segredos do mundo. (L.1015) Em relao ao trecho acima, analise as afirmativas a seguir: I. O pronome esses tem valor anafrico. II. No lugar de 2.500 anos atrs, recomendado que se escreva h 2.500 anos atrs. III. Os dois-pontos tm a mesma funo que a desempenhada no primeiro pargrafo. IV. A palavra assim poderia vir entre vrgulas. Assinale (A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas. (D) se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas. (E) se apenas a afirmativa III estiver correta.

ADMINISTRADOR TIPO 1 Pgina 5

8
Os resultados dessa ordem so expressos atravs de leis, que chamamos de leis da natureza. (L.30-31) Assinale a alternativa em que a alterao do trecho sublinhado acima, independentemente da relao semntica estabelecida, NO tenha sido feita de acordo com as regras gramaticais. (A) ...a que nos referimos como leis da natureza. (B) ...de que nos lembramos sempre. (C) ...cujo entendimento necessitamos. (D) ...a cujos princpios aludimos. (E) ...em que nos baseamos. As questes 9 e 10 referem-se ao Manual de Redao da Presidncia da Repblica.

10
Observe o trecho de um documento, abaixo reproduzido:
Ao Sr. Chefe do Departamento de Administrao

Assunto: Administrao. Instalao de softwares.

9
Com base no Manual de Redao da Presidncia da Repblica, analise as afirmativas a seguir: I. A linguagem tcnica deve ser empregada apenas em situaes que a exijam, devendo-se evitar o seu uso indiscriminado. Certos rebuscamentos acadmicos, e mesmo o vocabulrio prprio a determinada rea, so de difcil entendimento por quem no esteja com eles familiarizado. Deve-se ter o cuidado, portanto, de explicit-los em comunicaes encaminhadas a outros rgos da administrao e em expedientes dirigidos aos cidados. II. A clareza deve ser a qualidade bsica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreenso pelo leitor. No entanto, a clareza no algo que se atinja por si s: ela depende estritamente das demais caractersticas da redao oficial. Para ela concorrem a impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretaes que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto; o uso do padro culto de linguagem, em princpio, de entendimento geral e por definio avesso a vocbulos de circulao restrita, como a gria e o jargo; a formalidade e a padronizao, que possibilitam a imprescindvel uniformidade dos textos; a conciso, que faz desaparecer do texto os excessos lingusticos que nada lhe acrescentam. III. Fica dispensado o emprego do superlativo ilustrssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor. Doutor no forma de tratamento, e sim ttulo acadmico. Deve-se evitar us-lo indiscriminadamente. Como regra geral, deve-se empreg-lo apenas em comunicaes dirigidas a pessoas que tenham tal grau por terem concludo curso universitrio de doutorado. costume designar por doutor os bacharis, especialmente os bacharis em Direito e em Medicina. Nos demais casos, o tratamento Senhor confere a desejada formalidade s comunicaes. Assinale: (A) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (B) se todas as afirmativas estiverem corretas. (C) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (E) se nenhuma afirmativa estiver correta.

Com base no Manual de Redao da Presidncia da Repblica , correto afirmar que se trata de (A) ofcio. (B) aviso. (C) memorando. (D) exposio de motivos. (E) mensagem.

RACIOCNIO LGICO-VERBAL

11
Em um cofrinho h R$ 6,00 em moedas de 10 centavos e de 25 centavos. A quantidade de moedas de 10 centavos um mltiplo de 7. Quantas moedas de 10 centavos h a mais do que moedas de 25 centavos? (A) 32. (B) 25. (C) 18. (D) 11. (E) 4.

12
A figura ilustra um tringulo equiltero.

Todas as alternativas abaixo apresentam figuras geomtricas que podem ser formadas com 6 tringulos idnticos ao apresentado, EXCETO

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

ADMINISTRADOR TIPO 1 Pgina 6

13
Observe a sequncia de figuras. Da 1 para a 2 figura, houve um giro no sentido horrio. Da 2 para a 3, houve um giro no sentido anti-horrio. E assim por diante, alternando um giro horrio com um anti-horrio.

15
A, B e C so trs conjuntos. Com base nessa informao, analise as afirmativas a seguir: I. Se todos os elementos de A pertencem a B, ento A e B so o mesmo conjunto. II. Se A e C no possuem elementos em comum, ento um dos dois um conjunto vazio. III. Se todos os elementos de A pertencem a B e todos os elementos de B pertencem a C, ento todos os elementos de A pertencem a C. Assinale (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta. (C) se somente a afirmativa III estiver correta. (D) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (E) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

Para manter o padro da construo, a prxima figura deve ser (A)

(B)

16
Num curso de ps-graduao, Marcos, Nlson, Osmar e Pedro so candidatos a representantes da turma da qual fazem parte. Sero escolhidas duas dessas quatro pessoas: uma para representante e a outra para ser o auxiliar desse representante. Quantas duplas diferentes de representante e auxiliar podem ser formadas? (A) 24. (B) 18. (C) 16. (D) 12. (E) 6.

(C)

(D)

(E)

14
Um restaurante cobra 10% sobre o valor consumido. Assim, quando a conta apresentada ao cliente, o valor a ser pago j vem com os 10% includos. Ao receber a conta no valor de R$ 27,72, Marcelo percebeu que haviam cobrado a sobremesa, que custa R$ 3,50, sem que ele a tivesse consumido. O gerente prontamente corrigiu o valor cobrado. Assim, depois dessa correo, Marcelo pagou (A) R$ 21,70. (B) R$ 22,50. (C) R$ 23,87. (D) R$ 24,22. (E) R$ 52,20.

17
Os anos bissextos tm 366 dias, um a mais do que aqueles que no so bissextos. Esse dia a mais colocado sempre no final do ms de fevereiro, que, nesses casos, passa a terminar no dia 29. Se um ano bissexto comea numa segunda-feira, o ano seguinte termina em um(a) (A) domingo. (B) tera-feira. (C) segunda-feira. (D) quarta-feira. (E) quinta-feira.

18
Considere a sequncia de nmeros definida abaixo: o primeiro termo vale 7; o segundo termo vale 4; do terceiro em diante, cada termo ser a diferena entre os dois termos anteriores, sendo essa diferena sempre expressa com sinal positivo. O 8 termo dessa sequncia vale (A) 2. (B) 3. (C) 4. (D) 1. (E) 0.

ADMINISTRADOR TIPO 1 Pgina 7

19
A B C

22
Em 12 de abril de 2010, segundo notcia do site do jornal O Globo, por meio de denncias annimas, (...) *foi feita+ mais uma grande apreenso na tarde do ltimo sbado. Foram recolhidas 76 aves silvestres. Entre elas um papagaio e uma arara vermelha grande, espcie ameaada de extino. Os policiais tambm encontraram dois macacos-pregos e um lagarto tejuassu. Os animais estavam em pssimas condies. Sem gua e comida, eles foram encontrados enjaulados em stios localizados na Praia de Puna, no municpio de Rio do Fogo e nos distritos de Riacho da Goiabeira e Stio Manguabeira em Cear-Mirim. Com base na competncia para atuar nessa apreenso, correto afirmar que ela foi feita pela (A) Guarda Florestal. (B) Polcia Federal. (C) Guarda Municipal. (D) Polcia Ambiental. (E) Polcia Militar.

A figura acima ilustra um quadrado de vrtices A, C, E e G. Os pontos B, D, F e H so os pontos mdios, respectivamente, dos lados AC, CE, EG e GA. O ponto J est no centro do quadrado. Com base nessas informaes, analise as afirmativas a seguir: I. A regio ocupada pelo tringulo BCD igual regio ocupada pelo tringulo FGH. II. A regio ocupada pelo pentgono BDEGH igual regio ocupada pelo quadrado BDFH. III. A regio ocupada pelo hexgono ABDEFH igual metade da regio ocupada pelo quadrado ACEG. Assinale (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta. (C) se somente a afirmativa III estiver correta. (D) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (E) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

23
Com base no artigo 2 da Lei 9.433/97, so objetivos da Poltica Nacional de Recursos Hdricos: I. assegurar atual e s futuras geraes a necessria disponibilidade de gua, em padres de qualidade adequados aos respectivos usos; II. a utilizao racional e integrada dos recursos hdricos, incluindo o transporte aquavirio, com vistas ao desenvolvimento sustentvel; III. a preveno e a defesa contra eventos hidrolgicos crticos de origem natural ou decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais. Analise os itens acima e assinale (A) se apenas os itens II e III estiverem corretos. (B) se todos os itens estiverem corretos. (C) se apenas os itens I e II estiverem corretos. (D) se nenhum item estiver correto. (E) se apenas os itens I e III estiverem corretos.

20
Um dado dito comum quando faces opostas somam sete. Desse modo, num dado comum, o 1 ope-se ao 6, o 2 ope-se ao 5 e o 3 ope-se ao 4. Um dado comum colocado sobre uma mesa. A face voltada para cima apresenta o nmero 2. correto afirmar que a soma dos nmeros apresentados pelas 4 faces laterais vale (A) 14. (B) 16. (C) 18. (D) 19. (E) 15.

24
Com base no artigo 20 da Lei 9.984, de 17 de julho de 2000, constituem receitas da Agncia Nacional de guas: I. os recursos decorrentes da cobrana pelo uso de gua de corpos hdricos de domnio da Unio, respeitando-se as formas e os limites de aplicao previstos no art. 22 da Lei 9.433, de 1997; II. os recursos provenientes de convnios, acordos ou contratos celebrados com entidades, organismos ou empresas nacionais ou internacionais; III. retribuio por servios especficos de consultoria prestados a terceiros, desde que resultado de processo licitatrio. Analise os itens acima e assinale (A) se nenhum item estiver correto. (B) se todos os itens estiverem corretos. (C) se apenas os itens I e II estiverem corretos. (D) se apenas os itens II e III estiverem corretos. (E) se apenas os itens I e III estiverem corretos.

ATUALIDADES E LEGISLAO

21
Nesse pas, ocorrem em abril de 2010 em meio a um cenrio que ope o presidente Omar al-Bashir e o lder do sul, Silva Kiir , as primeiras eleies pluripartidrias em 25 anos. Tratase do(a) (A) Sudo. (B) Paquisto. (C) Zimbbue. (D) Costa do Marfim. (E) Egito.

ADMINISTRADOR TIPO 1 Pgina 8

25
Assinale a afirmativa INCORRETA em relao ao que reza a Lei Estadual 8.485, de 20 de fevereiro de 2004. (A) O Fundo Estadual de Saneamento Bsico (Funesan) tem o objetivo de assegurar meios financeiros para aplicao exclusiva nas aes relativas ao abastecimento de gua, esgotamento sanitrio e reso das guas. (B) As aes relativas ao abastecimento de gua, esgotamento sanitrio e reso das guas daro quelas constantes do Plano Estadual de Saneamento Bsico. (C) Os recursos financeiros integrantes do Funesan constaro dos respectivos oramentos de cada exerccio e sero depositados em conta especfica, aberta em banco oficial e movimentada conjuntamente pela Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanas (Seplan) e pela Caern. (D) A Caern executora imediata dos atos operacionais necessrios s aes da Poltica Estadual de Saneamento Bsico. (E) Entidades no governamentais, desde que atuantes em matria de meio ambiente ou saneamento bsico, tero papel de entes reguladores mediatos.

27
Observe a figura a seguir, que mostra uma tela do Excel 2003 em portugus.

A planilha mostra a relao de funcionrios do departamento comercial de uma empresa de consultoria. Com base na planilha e no Excel 2003 em portugus, qual das opes apresenta o resultado da frmula =INT(FRAOANO(DATA(2010;12;31); PROCV(A6;A2:E7;5; FALSO))), que ser colocada na clula A9? (A) FALSO. (B) 1968. (C) 16/09/1968. (D) Saraiva. (E) 42.

NOES DE INFORMTICA

26
Analise as afirmativas a seguir, a respeito do Word 2003 em portugus: I. possvel um documento Word apresentar pginas com cabealhos diferentes. II. Para criar um ndice analtico em um documento Word, pode-se apertar simultaneamente as teclas CTRL + I e selecionar a opo Inserir ndice analtico. III. Somente possvel inserir um ndice analtico em um documento Word caso voc tenha atribudo os estilos padronizados Ttulo 1, Ttulo 2, Ttulo 3 etc. a alguns pargrafos do texto. IV. O texto flui de dentro de uma caixa de texto para a prxima que estiver vinculada a ela apenas se ambas estiverem na mesma pgina do documento Word. V. possvel criar referncias cruzadas para ttulos, notas de rodap, indicadores, legendas, pargrafos numerados e outros documentos. Assinale (A) se apenas a afirmativa I estiver correta. (B) se apenas a afirmativa III estiver correta. (C) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se apenas as afirmativas I, III e V estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

28
Observe a figura a seguir, que mostra uma tela do Excel 2003 em portugus.

As frmulas inseridas nas clulas E3, F3 e G3 so, respectivamente, =MDIA(B$3:D$3), =MXIMO(B3:D3) e =MNIMO($B3:$D5). Selecionam-se as clulas E3, F3 e G3, apertam-se simultaneamente as teclas CTRL + C, seleciona-se a clula E5 e apertam-se simultaneamente as teclas CTRL + V. As clulas E5, F5 e G5 apresentaro, respectivamente, os seguintes valores: (A) 1.316,67; 2.500,00 e 1.000,00. (B) 1.316,67; 2.500,00 e 1.200,00. (C) 1.940,00; 1.500,00 e 1.200,00. (D) 1.316,67; 1.500,00 e 1.200,00. (E) 1.940,00; 1.500,00 e 1.000,00.

ADMINISTRADOR TIPO 1 Pgina 9

29
O Internet Explorer um aplicativo da Microsoft que permite ao usurio navegar pela Internet. Este tipo de programa chamado de navegador ou browser. A janela do Internet Explorer tem o seguinte aspecto:

30
Observe a figura a seguir, que mostra uma tela do Internet Explorer exibindo o site de busca Google.

Com base nessa figura e em seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir: I. A tecla F5 reinicia o download de uma pgina, atualizando o seu contedo. II. O comando Parar, localizado no Menu Editar, interrompe o download da pgina. III. Ao pressionarmos as teclas CTRL+D, a pgina visitada automaticamente adicionada lista de favoritos. IV. Atravs de Opes da Internet, no Menu Ferramentas possvel limpar o histrico e definir o nmero mximo de dias que cada endereo dever ficar armazenado. Assinale (A) se apenas a afirmativa I estiver correta. (B) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas. (E) se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.

Ao se digitar no campo de pesquisa a expresso CONCURSOS PBLICOS e clicar no boto ESTOU COM SORTE , destacado na figura, o resultado produzido ser o seguinte: (A) sero listadas apenas as pginas da Web de bancas de concursos pblicos encontradas pelo Google para a sua pesquisa. (B) sero listadas apenas as pginas da Web que falam alguma coisa do concurso que voc est fazendo encontradas pelo Google para a sua pesquisa. (C) sero listadas todas as pginas da Web no mundo que falam sobre concursos pblicos encontradas pelo Google para a sua pesquisa. (D) voc automaticamente conduzido primeira pgina da Web encontrada pelo Google para a sua pesquisa. (E) ser listada apenas a primeira pgina da Web encontrada pelo Google para a sua pesquisa.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

31
Duas empresas possuem culturas organizacionais distintas. Em uma delas, uma empresa de construo civil, o sistema administrativo toma todas as decises sem consultar os funcionrios e procura controlar todas as decises que envolvem a organizao. Na segunda, uma empresa de consultoria, h uma nfase especial nas recompensas sociais e simblicas para os funcionrios. De maneira geral, essas caractersticas so relacionadas, respectivamente, a quais sistemas culturais em uma organizao? (A) Sistema autoritrio coercitivo e sistema consultivo. (B) Sistema autoritrio benevolente e sistema consultivo. (C) Sistema autoritrio coercitivo e sistema participativo. (D) Sistema autoritrio benevolente e sistema participativo. (E) Sistema autoritrio benevolente e sistema autoritrio coercitivo.

ADMINISTRADOR TIPO 1 Pgina 10

32
De acordo com a Teoria dos Dois Fatores, a motivao das pessoas para o trabalho depende de dois fatores distintos: higinicos e motivacionais. Estes so relacionados s condies internas dos indivduos e so satisfacientes; aqueles so relacionados ao ambiente externo e so insatisfacientes. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir: I. A ausncia do uso pleno de habilidades pessoais provoca insatisfao. II. Melhores benefcios sociais provocam uma maior satisfao. III. O oposto da satisfao nenhuma satisfao e o oposto da insatisfao nenhuma insatisfao. Assinale (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta. (C) se somente a afirmativa III estiver correta. (D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

35
Em relao aos casos em que a administrao pblica pode no realizar uma licitao, analise as afirmativas a seguir: I. A venda de imvel a outro rgo pblico um caso de licitao dispensada. II. A alienao de bens, desde que praticada com preos de mercado, um caso de licitao dispensvel. III. Exclusividade de fornecedor de produto ou servio um caso de inexigibilidade de licitao. Assinale (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta. (C) se somente a afirmativa III estiver correta. (D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

36
A empresa Correa Engenharia desejava implementar um modelo de avaliao do desempenho de seus funcionrios e solicitou ao RH da empresa que apresentasse alguns mtodos tradicionais de avaliao. O mtodo escolhido foi a Avaliao do Desempenho por Escalas Grficas, que apresentou como vantagens as seguintes caractersticas: I. Facilita a comparao dos resultados de vrios funcionrios. II. Evita o efeito de generalizao (hallo effect) na avaliao. III. Proporciona fcil retroao de dados ao avaliado. Assinale (A) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se somente a afirmativa I estiver correta. (C) se somente a afirmativa II estiver correta. (D) se somente a afirmativa III estiver correta. (E) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

33
Os indicadores de produtividade devem respeitar certos atributos para aplicao correta. Nesse sentido, um determinado indicador ineficaz, ou seja, que no capte as etapas mais significativas de um processo, desobedece ao atributo da (A) representatividade. (B) adaptabilidade. (C) rastreabilidade. (D) disponibilidade. (E) praticidade.

34
Existem diferenas entre os gerentes (focados nos processos organizacionais) e os lderes (focados no enfrentamento das mudanas). Diante disso, assinale a alternativa que apresente, respectivamente, uma caracterstica de gerente e uma de um lder. (A) Um gerente pergunta como e quando; um lder o qu e o porqu. (B) Um gerente faz as coisas certas; um lder faz as coisas de maneira certa. (C) Um gerente desenvolve; um lder inova. (D) Um gerente focaliza as pessoas; um lder focaliza o sistema e a estrutura. (E) Um gerente tem perspectiva de longo prazo; um lder tem viso de curto prazo.

37
Uma empresa est realizando o seu planejamento de RH e aplica um modelo que consiste em: i) escolher um fator estratgico cujas variaes afetam proporcionalmente as necessidades de pessoal; ii) estabelecer os nveis histricos e futuros para cada fator estratgico; iii) determinar os nveis histricos da mo de obra para cada unidade; e iv) projetar os nveis futuros de mo de obra para cada unidade por meio da correlao com a projeo dos nveis do fator estratgico correspondente. Assinale a alternativa que corresponde ao modelo cujas caractersticas foram aplicadas pela empresa. (A) modelo de substituio de postos-chave (B) modelo baseado no fluxo de pessoal (C) modelo baseado em segmentos de cargos (D) modelo baseado na procura estimada do produto (E) modelo de planejamento integrado

ADMINISTRADOR TIPO 1 Pgina 11

38
Aps analisar diversas ferramentas da qualidade, uma determinada empresa optou por uma ferramenta que possui as seguintes caractersticas: i) liberao da criatividade; ii) ausncia de julgamento prvio; iii) registro das ideias; iv) capacidade de sntese; e v) ausncia de hierarquia durante o processo. A ferramenta que possui as caractersticas apresentadas (A) Matriz GUT. (B) Brainstorming. (C) 5W2H. (D) Anlise PDPC. (E) Grfico de Pareto.

41
A Constituio da Repblica prev, no art. 165, 8o, o seguinte: O oramento conter apenas previso de receita e fixao de despesa para o prximo exerccio, salvo autorizao para abertura de crditos adicionais suplementares e para a contratao de operaes de crdito, inclusive Antecipao de Receita Oramentria ARO. Dessa forma, o texto legal estabelece que o oramento conter, apenas, matria financeira, de forma que matrias estranhas no estejam nele insertas. Esse princpio foi citado por Rui Barbosa, ao comentar a existncia das chamadas caudas oramentrias. O princpio a que se refere o texto acima o da (A) legalidade. (B) vinculao ao instrumento convocatrio. (C) especificidade. (D) periodicidade. (E) exclusividade.

39
Considere as seguintes afirmaes em relao aos tipos de planos presentes no planejamento organizacional de uma empresa: I. O plano estratgico, de modo geral, possui uma forte orientao externa, abrange objetivos gerais e planos genricos. II. O plano gerencial est focado em departamentos de uma organizao, possui horizonte de longo prazo, abrange objetivos gerais e define planos genricos. III. O plano operacional define procedimentos e processos especficos, possui foco nas tarefas e constantemente adaptado. Assinale (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta. (C) se somente a afirmativa III estiver correta. (D) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

42
sabido que no so permitidas compensaes no plano oramentrio. Dessa forma, os valores na proposta oramentria devem constar pelos seus totais, sendo vedadas as dedues a ttulo de ajuste ou compensao. Se no fosse dessa forma, ao elaborar a proposta oramentria, um determinado Municpio, credor e devedor da Unio, poderia elaborar seu budget pelo valor lquido, o que dificultaria sobremaneira o entendimento e a execuo oramentria. O princpio citado acima corresponde ao () (A) especificidade. (B) oramento bruto. (C) legalidade. (D) periodicidade. (E) exclusividade.

40
Com o objetivo de realizar a avaliao de um projeto, uma empresa opta por um mtodo que leva em conta todos os fluxos de caixa. realizado o clculo do valor do fluxo de caixa esperado menos o investimento inicial, considerando as seguintes variveis: i) quanto foi investido; ii) quanto o projeto gera de retorno; iii) quando o fluxo de caixa deve ocorrer; e iv) qual o risco associado a esse fluxo de caixa. Considerando a descrio apresentada, correto afirmar que o mtodo utilizado pela empresa foi (A) payback simples. (B) modelo CAPM. (C) ndice de lucratividade. (D) valor presente lquido. (E) taxa interna de retorno.

43
A Lei de Diretrizes Oramentrias LDO, criada pela atual Carta Magna, inovou em matria oramentria ao estabelecer uma ponte, um link entre o PPA e a LOA. Nesse diapaso, compete LDO, com base no previsto no PPA, dentre outros aspectos, elencar as metas e prioridades que devero ser observadas na confeco do oramento. Considerando o enunciado na Carta Magna e em outros normativos aplicveis, possvel afirmar que ela NO conter (A) metas para as despesas de capital. (B) alteraes da legislao tributria. (C) poltica de aplicao das agncias de fomento. (D) a totalidade dos programas de trabalho a serem executados no prximo exerccio, discriminados at o nvel subelemento de despesa. (E) poltica de pessoal.

ADMINISTRADOR TIPO 1 Pgina 12

44
Os crditos adicionais so autorizaes concedidas ao chefe de Poder para que ele realize despesas alm (ou de forma diferente) do que estava previsto no oramento. Na prtica, corresponde a uma autorizao concedida pelo Poder Legislativo ao Poder Executivo. necessrio que essa autorizao seja concedida por meio de lei, uma vez que o oramento no Brasil uma lei (LOA) e, para modific-la, preciso outra lei. Nesse diapaso, caso o Poder Executivo arrecade um valor maior do que o previsto (supervit na arrecadao), solicitar que o oramento seja alterado, aumentando-se o poder de gasto. Assim, encaminhar ao Parlamento um projeto de lei pleiteando autorizao para gastar um valor a maior em determinado programa de trabalho. Uma vez que a iniciativa no processo oramentrio compete ao Poder Executivo, somente ele poder fazer esse encaminhamento. Ou seja, caso outro chefe de Poder (Judicirio ou Ministrio Pblico) queira aumentar seu poder de gasto, dever negociar sua solicitao com o Executivo. De acordo com a Lei 4.320/1964, os crditos adicionais compreendem trs espcies, que alteram os valores originais constantes na LOA (crditos ordinrios). A espcie que se destina a atender programas de trabalhos novos, que no estavam inicialmente previstos no oramento, como, por exemplo, a criao de um novo rgo, pode ser definida como (A) especfico. (B) extraordinrio. (C) suplementar. (D) especial. (E) complementar.

46
O fluxograma um tipo de diagrama e pode ser entendido como uma representao esquemtica de um processo, muitas vezes feita por meio de grficos que ilustram de forma descomplicada a transio de informaes entre os elementos que o compem. Pode-se entend-lo, na prtica, como a documentao dos passos necessrios para a execuo de um processo qualquer. uma das sete ferramentas da qualidade, muito utilizada em fbricas e indstrias para a organizao de produtos e processos. Por intermdio do fluxograma, possvel identificar os seguintes aspectos de um fluxo: quais operaes so realizadas; onde so realizadas; quem as executa; quais as entradas e sadas; qual o fluxo das informaes; quais os recursos empregados no processo; quais os custos parciais e totais; qual o volume de trabalho; qual o tempo de execuo. Nesse sentido, NO vantagem de sua utilizao (A) descrever qualquer tipo de processo, mesmo os mais complexos. (B) permitir viso ampla de todo o processo que est sendo estudado. (C) descrever o funcionamento de todos os componentes do processo. (D) permitir fcil atualizao. (E) permitir a dupla interpretao, graas padronizao dos smbolos utilizados.

45
A gesto de estoques constitui uma srie de aes que permitem ao administrador verificar se os estoques esto sendo bem utilizados, bem localizados em relao aos setores que deles se utilizam, bem manuseados e bem controlados.

47
Perodo Entradas Sadas Janeiro R$ 2000 R$ 2000 Fevereiro R$ 4000 R$ 3000 Maro R$ 3000 R$ 1000 Com base no quadro acima, admitindo que o saldo inicial de janeiro era de R$ 1.000, possvel afirmar que o giro dos estoques do perodo (trimestre) (A) se encontra entre 2 e 2,5. (B) se encontra entre 1,5 e 2. (C) se encontra entre 1 e 1,5. (D) se encontra entre 0,5 e 1. (E) se encontra entre 0 e 0,5.

Existem vrios indicadores de produtividade na anlise e controle dos estoques, sendo os mais usuais: inventrio fsico, acurcia dos controles, nvel de servio, giro de estoque e cobertura dos estoques. A relao existente entre o consumo do estoque (ou custo dos produtos vendidos) e seu saldo contbil mdio corresponde ao () (A) inventrio permanente. (B) cobertura de estoque. (C) acurcia dos controles. (D) giro dos estoques. (E) inventrio peridico.

48
A formalizao do acordo de aquisio de um item patrimonial, considerando-se a relevncia, envolve aspectos como especificidade, prazos e penalidades e admite diversos modelos. O tipo de contrato em que um fabricante vai busca de clientes potenciais interessados na compra de novos produtos desenvolvidos e que prev uma data para que ele ratifique o pedido chamado de (A) contrato de fornecimento de servios. (B) contrato por cota de fornecimento. (C) contrato de fornecimento de conta corrente. (D) contrato de inteno de compra. (E) concorrncia.

ADMINISTRADOR TIPO 1 Pgina 13

49
Os itens a seguir correspondem a aspectos (princpios) que habitualmente so considerados na implantao de um programa de qualidade, EXCEO DE UM. Assinale-o. (A) satisfao do cliente (B) gerncia de processos (C) inconstncia de propsitos (D) melhoria contnua (E) no aceitao de erros

50
Considerando INCORRETA. a figura abaixo, assinale a afirmativa

(A) (B) (C) (D) (E)

O ciclo acima no recomendvel para o setor pblico. Contempla as etapas a serem desenvolvidas. As iniciais PDCA compreendem os itens Plan, Do, Check e Act. associada a programas de qualidade. utilizada no setor privado.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS DISCURSIVAS

1
A Constituio prev, em seu art. 165, que a LOA conter trs oramentos, a saber: 5 A Lei Oramentria Anual compreender: I o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; II o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta e indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico. Regulamenta, ainda, uma srie de vedaes que devero ser observadas, entre as quais destacamos a constante no inciso 5 do Art. 167: Art. 167 So vedados: I () V a abertura de crdito suplementar ou especial sem prvia autorizao legislativa e sem indicao dos recursos correspondentes.

Assim, se o Executivo quiser efetuar uma mudana em determinada ao realocando recursos de um programa para outro ou realizando uma nova despesa, a alterao dever passar pelo Parlamento. Essas autorizaes so concedidas ao chefe de Poder para que ele realize despesas alm (ou de forma diferente) do que estava previsto no oramento. necessrio que essa autorizao seja concedida por meio de lei, uma vez que o oramento no Brasil uma lei (LOA), e, para modific-la, preciso outra lei. Nessa toada, caso o Poder Executivo arrecade um valor maior que o previsto (supervit na arrecadao), solicitar que o oramento seja alterado, aumentando-se o poder de gasto. Assim, encaminhar ao Parlamento um projeto de lei pleiteando autorizao para gastar um valor a maior em determinado programa de trabalho. Uma vez autorizados pelo Poder Legislativo, presidente, governadores e prefeitos podem empenhar (executar) as despesas correspondentes. Vale ressaltar que, a fim de no prejudicar os trabalhos do Poder Legislativo, inflando a pauta com dezenas de projetos de lei de crditos adicionais, comum a LOA j trazer, de plano, uma autorizao para o Executivo abrir crditos adicionais at um determinado limite (normalmente de 20% a 50%). Assim, fica previamente autorizado o chefe do Poder a movimentar e ajustar os crditos para atender adequadamente s necessidades da populao. Carvalho, na obra Por Dentro das Fraudes, coloca que a est o problema: a autorizao prvia concedida ao Chefe do Executivo , na verdade, uma espcie de cheque em branco. Na prtica, ele fica livre para remanejar o que melhor lhe aprouver, gastando onde lhe for mais conveniente, nem sempre de acordo com a vontade do povo. Se considerarmos o montante normalmente gasto com pessoa e com juros onde no h necessidade ou interesse de remanejamento, a autorizao acaba por contemplar quase todo o resto. Assim, o oramento acaba por ser uma pea de fico, um plano de intenes passvel de alterao ao sabor de quem comanda. Considerando o exposto, elabore um texto explicitando: (1) os tipos de crditos adicionais existentes; (2) a iniciativa e a competncia em matria oramentria; e (3) a possibilidade de o Chefe do Ministrio Pblico de determinado estado remanejar seu oramento, bem como a forma como isso pode acontecer.

2
Num sistema de avaliao do desempenho por competncias, explique o funcionamento da avaliao de 360 e quais as vantagens de sua implementao.

ADMINISTRADOR TIPO 1 Pgina 14

ESPAO DESTINADO AO RASCUNHO DAS DISCURSIVAS


QUESTO 1
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

QUESTO 2
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

ADMINISTRADOR TIPO 1 Pgina 15

You might also like