You are on page 1of 5

A Fisioterapia atividade profissional regulamentada da rea da Sade que estuda, diagnostica, previne e trata os distrbios da cinesia humana decorrentes

s de alteraes de rgos e sistemas humanos. Capacitada a emitir ou prescrever diagnstico, prognstico, prescrio, interveno e alta, dentro de sua tipicidade assistencial. administrada em consultrios, clnicas, centros de reabilitao, asilos, escolas, clubes, academias, residncias, hospitais, empresas, unidades bsicas ou especializadas de sade, pesquisas, entre outros, tanto por servios pblicos como privados. Esta tipicidade assistencial atua nas mais diferentes reas com procedimentos, tcnicas, metodologias e abordagens especficas que tem o objetivo de tratar, minimizar e prevenir as mais variadas disfunes. Alm disto, a complexidade da profisso reside na necessidade do entendimento global do ser humano atravs da fisiologia, anatomia, propedutica e semiologia funcional do corpo humano, baseado na Biofsica, Bioqumica, Cinesiologia, Biomecnica e outras cincias bsicas; e na cidadania, antropologia, tica e outras cincias humanas. Uma formao curricular consistente permite ao fisioterapeuta, em sua avaliao ou consulta, a formulao do diagnstico fisioteraputico (cintico-funcional ou cinesiolgico-funcional), de acordo com a normatizao profissional do Brasil.[1] A Fisioterapia foi regulamentada oficialmente no Brasil pelo Decreto-Lei n 938/1969 e pela Lei Federal n 6.316 em 1975.

PREVENO A ateno fisioteraputica propicia o desenvolvimento de aes preventivas

primrias, secundrias e tercirias. Mesmo antes da doena atingir o horizonte clnico, ou seja, de exibir sinais e sintomas, podem ser desenvolvidas intervenes preventivas. Em indivduos sob ateno do Fisioterapeuta para recuperao funcional de leses e/ou disfunes, aes preventivas mais complexas podem ser desenvolvidas, como por exemplo, a preveno de incapacidade respiratria numa vtima de um dado quadro neurolgico. No mbito da sade comunitria, podem ser desenvolvidas aes preventivas visando a minimizao de disfunes decorrentes de doenas crnicodegenerativas, preveno de condies biomecanicamente desfavorveis, escola de postura, dentre outras aes. crescente a solicitao da sociedade para que o Estado disponibilize com maior efetividade a ateno fisioteraputica. No Brasil, a 13. Conferncia Nacional de Sade realizada em Braslia/DF de 14 a 18 de novembro de 2007 aprovou por unanimidade uma poltica pblica de Sade Funcional pelo Sistema nico de Sade. RECURSOS TERAPUTICOS Os procedimentos da Fisioterapia contribuem para a preveno, cura e recuperao da sade. Para que o fisioterapeuta eleja os procedimentos que sero utilizados, ele ter de proceder elaborao do diagnstico Cinesiolgico Funcional identificando a abrangncia da disfuno, assim como acompanhar a reposta teraputica aos procedimentos indicados pelo prprio profissional. Conhea os mais conhecidos recursos da Fisioterapia sua disposio:
o

Cinesioterapia - Terapia por movimentos. So procedimentos onde se usa o movimento com os msculos, articulaes, ligamentos, tendes e estruturas do sistema nervoso central e perifrico, que tm como objetivo recuperar a funo dos mesmos. A reeducao postural um princpio da cinesioterapia: tratar deformidades da coluna ou problemas de postura com exerccios de alongamento e de fortalecimento muscular. Um dos caminhos o popularmente conhecido no Brasil como RPG, porm pouco difundido na Europa, aonde se prefere os termos Cadeias Musculares de Mezire ou Cadeias Diagonais de Busquet (oblquas, transversas), entre outras. Eletrotermofototerapia - Procedimento com aparelhos geradores de sinais eltricos, como o Ultra-som Teraputico, o LASER, TENS, dentre outros. Facilita a recuperao de estruturas e funes comprometidas. Mecanoterapia - Procedimento com aparelhos mecnicos para fortalecer, alongar, repotencializar a musculatura e reeducar movimentos

comprometidos.
o

Recursos manipulativos - So abordagens teraputicas visando a mobilizao/manipulao de segmentos articulares, musculos, nervos e fscias e traes segmentares e axiais. Os procedimentos manipulativos estimulam a dinmica circulatria e a mobilidade dos tecidos e segmentos. Hidroterapia - Cinesioterapia realizada em ambiente aqutico. Termoterapia - Procedimento com administrao de modalidades biotrmicas. Crioterapia - Emprego de gelo como procedimento teraputico, geralmente em segmentos para tratamento de contuses e tores.

o o

AREAS DA FISIOTERAPIA
o

Fisioterapia Dermato-Funcional - Especialidade da Fisioterapia que diagnostica, estuda e trata as afeces dermatolgicas e intertegumentares. Utiliza procedimentos prprios para doenas dermatolgicas com LASER, infravermelho ou ultravioleta para evitar ou reduzir retraes musculares e acelerar os processos de reparao e cicatrizao. Fisioterapia do Trabalho - atua em empresas e/ou organizaes detentoras de postos de trabalho, intervindo preventivamente e/ou terapeuticamente de maneira importante para a reduo dos ndices de doenas ocupacionais. Tambm conhecida em associao com Ergonomia. Fisioterapia Gerontolgica - Estuda, previne e trata as disfunes decorrentes do processo de envelhecimento, mediante a administrao de condutas fisioteraputicas, prevenindo quedas e promovendo a recuperao funcional global de pessoas idosas. Fisioterapia Uroginecolgica e Obsttrica - Administra procedimentos prprios que visam a conscientizao corporal, eletroterapia, cinesioterapia e outros recursos na incontinncia urinria e fecal masculina e feminina, no Vaginismo, na Endometriose, na Tenso pr-menstrual, na Dismenorria, na Dor Plvica Crnica, entre outros. A atuao fisioteraputica muito importante no perodo gestacional, a fim de tratar as alteraes posturais e algias decorrentes da gestao, a minimizao do edema gestacional com auxlio da Drenagem Linftica manual e, ainda, a preparao da gestante para o perodo ps-parto, com exerccios de fortalecimento de perneo e msculos abdominais. Todo o cuidado durante a gestao vai ajudar na recuperao da purpera. Fisioterapia Neurofuncional - rea da fisioterapia que visa o estudo,

diagnstico e tratamento de distrbios neurolgicos que envolvam as funes neuromotoras; por exemplo, pacientes que sofreram um Acidente Vascular Enceflico (AVE). A Fisioterapia Neurofuncional induz aes teraputicas para recuperao de funes, entre elas a coordenao motora, a fora, o equilbrio e a coordenao. A teraputica em fisioterapia neurolgica baseia-se em exerccios que promovam a restaurao de funes motoras, de forma a resolver deficincias motrizes e aperfeioar padres motores, com importante fundamenta~]ao nos princpios neurofisiolgicos da Facilitao Neuromuscular Proprioceptiva.
o

Fisioterapia Musculoesqultica - Estuda, diagnostica e trata as disfunes musculoesquelticas, de origem ortopdica, reumtica ou decorrente de traumatismos. Tem como recursos a cinesioterapia, eletroterapia, termoterapia, hidroterapia para aumentar a capacidade de movimentao, estimular a circulao e diminuir as dores de pacientes com fraturas, traumas musculares e entorses. Fisioterapia Respiratria - Utiliza tcnicas e manobras que visam melhorar a dinmica respiratria e a distribuio do ar inalado no pulmo, remover secrees brnquicas, obtendo assim uma melhor funo respiratria. Alm das tcnicas manuais, existem diversos equipamentos que auxiliam na obteno destes resultados. Fisioterapia da ATM - Atua principalmente na Sade Bucal em conjunto com a Odontologia, tratando de disfunes da ATM (articulao temporomandibular). Fisioterapia Peditrica - Especialidade que utiliza de mtodos e tcnicas prprias para o tratamento de enfermidades neurolgicas e cardiorespiratrias de crianas. Dentre elas podemos citar o baby bobath, o aumento do fluxo expiratrio - AFE, a expirao lenta e prolongada ElPr, a desobstruo rinofarngea retrgrada, a glossopulsso retrgrada, o posicionamento no leito e o reequilbrio traco - abdominal - RTA. Fisioterapia Esportiva - Atua diretamente nas atividades esportivas, na preparao, preveno e recuperao de leses no processo de reabilitao de atletas em clubes, times, academias, etc.

Especialidades reconhecidas pelo Coffito no Brasil Fisioterapia Pneumo-funcional pela resoluo n. 188, de 09/12/98, nomenclatura substituda por Fisioterapia respiratria pela resoluo n. 318, de 30/08/06.

o o

Fisioterapia Neuro-funcional pela resoluo n. 189, de 09/12/98. Acupuntura pela resoluo n. 219, de 14/12/00, no-exclusiva; foi precedida pela normativa pioneira de 22/06/85, a histrica resoluo n. 60, e as complementaes de n. 97 e 201. Quiropraxia e Osteopatia pela resoluo n. 220, de 23/05/01. Fisioterapia traumo-ortopdica funcional pela resoluo n. 260, de 11/04/04, complementada pela resoluo n. 279, de 15/09/04. Fisioterapia esportiva pela resoluo n. 337, de 08/11/07. Fisioterapia do trabalho pela resoluo n. 351, de 13/06/08; foi precedida pela normativa inicial de n. 259, de 18/12/03, que listou atribuies na rea.

o o

o o

(A resoluo n. 348, de 02/04/08, reconhece a Equoterapia como recurso teraputico a ser utilizado pelo fisioterapeuta, porm ainda no a reconhece como especialidade)
o

RPG - A Reeducao Postural Global (RPG) um mtodo da Fisioterapia que visa a sade integrada a partir do ajuste entre as estruturas do corpo. Apesar de ser comumente relacionada ao tratamento de disfunes do aparelho locomotor, a RPG em sua originalidade contribui para reeducao do ser integrado, agindo portanto sobre todos os sistemas do organismo humano, seja direta ou indiretamente

You might also like