You are on page 1of 88

ARCH TUPI

ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-Grande & Senzala


Paulo Milhomens

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE


REITOR

ngela Maria Paiva Cruz


VICE-REITORA

Maria de Ftima Freire Melo Ximenes


DIRETOR DA EDUFRN

Herculano Ricardo Campos


EDITOR DA EDUFRN

Helton Rubiano de Macedo


CENTRO DE CINCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DIRETOR: Mrcio Moraes Valena VICE-DIRETORA: Maria da Conceio Fraga ORGANIZADOR DA COLEO

Mrcio Moraes Valena


EDITORAO ELETRNICA E CAPA

Janilson Torres

Arch Tupi ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala a dissertao de mestrado de Paulo Milhomens, defendida em 12 de abril de 2010, no Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais do centro de Cincias Humanas, Letras e Artes (CCHLA-UFRN). Teve como banca examinadora os professores/as Ana Laudelina Ferreira Gomes (orientadora), Alex Galeno Arajo Dantas (membro UFRN) e lvaro de Pinheiro Gouva (membro externo PUC-RJ).

Catalogao da Publicao na Fonte. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Biblioteca Setorial do Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes (CCHLA).
F676a Fonseca, Gladson Paulo Milhomens. Arch tupi: ou uma leitura arquetpica da mulher ndia em casa-grande e senzala / Gladson Paulo Milhomens Fonseca. - Natal: EDUFRN, 2011. 86 p. - (Coleo Dissertaes e Teses do CCHLA-UFRN) ISBN 978-85-7273-781-4 1. Arqutipo (Psicologia). 2. Imagem (Psicologia). 3. Imaginrio. 4. Relaes tnicas. I. Ttulo.

CDU 396(=1-82)

Paras vs, eu entrego... Dedico este trabalho a cinco continentes de minh'alma, ora foras irms, distantes e prximas, que marcam meu trajeto de vida como uma fora tenaz... Por um fio de poesia no lapso ltimo da existncia... .... minha famlia, presenteio! Maria (minha me, nos bosques de Belm), Jos (meu pai, nos vales de Gois), Lucas (meu irmo, no corao da Amaznia), Paula (my sister, from new live in USA) e Marcos (meu irmo, no cerrado tocantinense).

_agradecimentos
Primeiramente, aos Espritos de Luz, por sua bela companhia e torcida... Caberiam tantas homenagens, mas seria necessrio uma dissertao inteira para citar a todos/as. Gostaria, de alguma forma, de dividir este trabalho com essas almas inesquecveis que sempre estiveram em minha vida e, que de alguma modo, contriburam para que eu chegasse at aqui. Gostaria de comear agradecendo ao PPGCS e, em especial, minha tutora Ana Laudelina. Poucas pessoas conseguem unir otimismo, humildade, beleza e inteligncia em suas idias. Acho que voc consegue Ana. E muito bem. Saudades dessa palavra do portugus brasileiro do meu querido irmo Lucas, alm dos meus agradecimentos de sempre: por sua causa eu cheguei ao nordeste, num momento de decises importantes. Qualquer dia desses eu piso de novo no Amazonas, parte inesquecvel de nossa infncia. Graa Miranda, minha flor de Cotijuba, sempre que ests na Ilha Marajoara eu sinto sua falta. A tudo que fizeste por mim, mana. Agora e sempre. Teu esprito sempre luz. Querido Marcos, apesar de no ter sido um irmo to exemplar nos ltimos cinco anos, sei que agora j clareio o caminho de outrora. So votos de gratido! Nos encontraremos em breve no Norte. Precisava deixar isso registrado aqui.

Em terras potiguares, dedico parte disso minha generosa Dani Machado, agora aventurando-se em montanhas fluminenses. No poderia falar em Natal sem falar em ti. Vitrola, Billie Holiday, Corto Maltese... S contigo! Amiga amada! Ao grupo de estudos culturais Sertania, em especial a psicloga junguiana Mrcia Bottini, sempre disposta a tirar minhas dvidas. Nosso grupo uma escola incrvel. Minha inesquecvel orientadora de graduao, historiadora Ana Lcia G. Muniz, por sua conscincia poltica engajada, conversas, copos e discos. Meus agradecimentos amizade de Lgia. Talvez as surpresas da vida sejam um toque sutil de instigar a felicidade. Gostaria de deixar registrado nestas pginas minha admirao por ti.

[...] Vir Um ndio preservado em pleno corpo fsico Em todo slido todo gs e todo lquido Em tomos palavras alma cor em gesto em cheiro em sombra em luz em som magnfico Num ponto eqidistante entre o Atlntico e o Pacfico Do objeto sim resplandecente descer o ndio E as coisas que eu sei que ele dir far no sei dizer assim de um modo explcito [...] Surpreender a todos no por ser extico Mas pelo fato de poder ter sempre estado oculto quando ter sido bvio. Um ndio Caetano Veloso, lbum Bicho (1977)

Paulo Milhomens licenciado em Histria pela Universidade Federal do Tocantins (2006) e mestre em Cincias Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Tambm colunista do peridico digital Revista Autor (Brasil/Portugal), entre outras publicaes, alm de atuar como professor universitrio na rede privada e pesquisador do grupo de pesquisa Mythos-logos do Programa de Ps-graduao em Cincias Sociais da UFRN.

_prefcio
ARCH TUPI: um des-elogio tese da mestiagem em Casa-Grande & Senzala O livro de Paulo Milhomens realiza uma interpretao sobre a obra Casa-Grande & Senzala, de Gilberto Freyre, mais especificamente em relao ao imaginrio do autor sobre a mulher indgena, resultando na construo de uma imagem da mulher ndia nos sculos XVI a XVIII na Amrica Portuguesa. Imagem esta que repercute ainda no imaginrio cultural contemporneo, no s de uma elite intelectual que, muitas vezes, ainda se alimenta sem crtica de suas obras primas, mas tambm, e talvez principalmente, entre aqueles que do livro s tem notcias secundrias, mas que incorporam suas teses como verdades tidas como indiscutveis sobre o povo brasileiro e a relao harmoniosa entre as raas/etnias que nos formaram. Tendo em vista o contexto de produo de CG&S bem como o lugar social de seu autor, os estudiosos da obra sabem que, alm de se constituir numa viso de Giberto Freyre sobre a sociedade brasileira, ela uma resposta de classe ao quadro poltico dos anos 30 frente ao qual o autor se posicionou politicamente revalorizando o poder das oligarquias rurais em decadncia, atravs principalmente da categoria mestiagem, aliando as dimenses biolgica e cultural para o entendimento do conceito de raa, balizado em Franz Boas. Sem desmerecer seu brilhantismo, entre os diversos paradoxos de CG&S, destacamos dois que, no nosso entender, foram aproveitados por

Milhomens para estabelecer seu dilogo interdisciplinar entre Histria, Sociologia e Psicologia Analtica: a suposta harmonia entre as raas/etnias de nossa formao social em face do racismo velado que at hoje est presente na sociedade brasileira; e o rompimento com o racismo cientfico do sculo XIX mas custa de um elogio desmedido colonizao portuguesa do Brasil, motivo de muitas crticas que o livro recebeu basicamente at 1970 (Srgio Burque de Hollanda, Florestan Fernandes, Dante Moreira Leite, entre outros). O livro de Milhomens adensa a lista de paradoxos de CG&S na medida em que mostra como a mulher ndia est eclipsada pela energia solar da idia freyreana de mestiagem, no somente a ndia dos sculos referidos, mas abrindo um dilogo com a contemporaneidade e levantando a hiptese para futuros trabalhos de pesquisa de que at hoje ainda preservamos esta imagem em nosso inconsciente coletivo, para o que o livro de Freyre muito favoreceu. Para Milhomens a miscigenao aconteceu basicamente no plano biolgico, pois cultural e psiquicamente, a mulher ndia - me primeva de indivduos nascidos nas terras brasilis, nem puros colonizadores nem puros nativos, pois desterrados ou rfos sociais- nunca figurou em nossa histria social e cultural tendo o papel relevante que merece. Basta lembrar, que, at o censo demogrfico provar o contrrio, infelizmente, muito por efeito de conquistas por cotas raciais e outras polticas de ao afirmativa, a etnia indgena passou a aparecer, desmontando a idia que s havia ndio no Brasil em reservas/aldeias. Milhomens acredita que CG&S ajudou a popularizar aquela imagem pejorativa e preconceituosa do ndio e da ndia, desconsiderando principalmente a importncia da maternidade/criao ndia naqueles tempos idos de nossa colonizao para a construo psquica e cultural dos filhos da terra. O livro de Milhomens atem-se ainda ao segundo paradoxo que destacamos em relao CG&S, o de que mesmo se o elogio da colonizao feita por Freyre pudesse ser sustentado por teorias da dominao social (lembramos aqui teorias de elite, como a de Mosca ou Pareto, por exemplo) ainda assim ele no seria capaz de demonstrar a dominao psquica que pode-se investigar a partir de uma leitura que alie-se com a Psicologia Analtica de C.G. Jung e dos ps-junguianos, mobilizados teoricamente no estudo de Paulo.

Nesse sentido, embora Milhomens talvez nem tenha se dado conta disso, podemos dizer que, resguardados os limites de uma dissertao de mestrado, ARCH TUPI faz um des-elogio tese de mestiagem de CG&S numa leitura bastante original e nada linear da obra. O trabalho de Paulo nos leva a crer que se queremos continuar tratando nosso processo de formao social como fruto de mestiagem de povos, devemos nos ater tambm em sua to desprezada dimenso psquica...

Natal, maro de 2011


Ana Laudelina Ferreira Gomes

_sumrio
introduo

15 21 35 57

captulo 01
CASA-GRANDE & SENZALA PARA O BRASIL DE GILBERTO FREYRE

captulo 02
MULHERES & PORTUGUESES (UMA LEITURA JUNGUIANA)

captulo 03
A NDIA ME: ASPECTOS DA TERRA E RITOS DA ALMA

_sumrio

71 79

consideraes finais

referncias

_introduo

ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

Quando cheguei ao Estado do Rio Grande do Norte, no incio de 2007, muitas dvidas pairavam sobre os rumos de uma nova vida, de um recomeo. S gostaria de dizer aos leitores/as, em sntese, o que esta dissertao tem de autobiogrfica: o rito de passagem. De alguma forma, senti a necessidade de dialogar num formato mais introvertido, de Individuao. Ou seja, uma mudana de regio, um novo lar, talvez uma religao com aspectos mais familiares de minha trajetria pessoal. Depois de quase uma dcada trabalhando com Artes Cnicas e Msica, resolvi encerrar minhas atividades no campo teatral. Por esta poca, j estava em minhas mos um exemplar de O povo brasileiro (1995), de Darcy Ribeiro. Toda aquela linguagem me apaixonava pela coloquialidade. Para quem no sabe, trata-se de um indigenista e antroplogo fundamental na histria do Pensamento Social Brasileiro. S quero estabelecer uma conectividade sobre meus rumos futuros. Na sociedade capitalista e materialista em que vivemos, a educao limita-se lgica produtivista e meramente racionalmaterialista, incapacitando-nos a repensar os paradigmas que nos cercam, moldando para uma superficializao da vida. A consequncia disto, que toda construo subjetiva e reflexvel tende a se perder nas curvas da histria, fazendo de ns, seres quantitativos, de massa, absorvendo qualquer tipo de informao que molde um carter. Tambm nesta conjuno, uma caracterstica de identidade cultural. olhar para o cho e reconhecer nosso rosto, ou uma cara representativa da cultura brasileira, ou culturas, para ser menos reducionista. H alguns anos, quando li Darcy Ribeiro pela primeira vez, foi exatamente este o estimulante inicial. incrvel como em nossa sociedade, no toleramos os ritos. A subjetividade da transformao. E tudo isso, a meu ver, est num plano coletivo. Seja qual for o processo de mudana (na ordem dos grandes acontecimentos pblicos, nas religies, na cincia) proposto, sempre um fardo vergonhoso a ser carregado. Da criarmos psiquicamente a necessidade do conformismo/individualismo. Ento, gostaria de iniciar essa exposio, a partir da concepo ideolgica de individualidade:
Para descobrirmos o que autenticamente individual em ns mesmos, torna-se necessria uma profunda reflexo; a primeira coisa a ser constatada quo difcil se mostra a descoberta da prpria individualidade (JUNG, 1978, p.133).

016

Conheo demasiadamente o crculo da terra, O mais alm vedado ao nosso olhar; Tolo! Quem para l dirige os olhos ofuscados Inventa seu duplo nos abismos do ar! Decida-se aqui e no se perca alm; Para o homem bom o mundo tem finalidade Sem que se perca em vo na eternidade! O que distingue, bem pode dominar. Deix-lo seguir ao longo dos terrestres dias; Que os fantasmas assombrem, segue sua via, Ao caminhar encontra a dor e o contentamento, Mas ai! para sempre o eterno descontente. (GOETHE apud JUNG, 1978, p.138)

Nas palavras do Fausto, de Goethe, h uma mensagem filosfica fundamental: o que ser o eterno descontente? Geralmente, por mera suposio, temos duas escolhas na vida, sendo uma de possibilidades nefastas e outra, de circunstncias positivas. Ou seja, para uma existncia singular, preciso no apenas mergulhar numa atmosfera de introspeco, mas de driblar qualquer tipo de interpretao racionalista o suficiente para no entendermos ou tentar, pelo menos ouvir nossa ligao com a Terra, com o estado de natureza interior, pessoal, que tambm coletivo. Mas, enfim, no quero cansar os leitores/as. No exato momento em que escrevo essas linhas, estou localizado no enorme quintal de uma casa, aos ps da Mata Atlntica ou pelo menos o que restou dela no Parque das Dunas, em Natal. Desde o sculo XVI, com idas e vindas de europeus, guerras, saques e fugas, uma pequena parte dessa floresta foi transformada em reserva natural. Em pleno sculo XXI gostaria e at me esforo para ouvir os sons da mata: pssaros, pequenos animais e alguns lagartos passeando entre pequenas pedras e as divisas do muro. Desde que comecei a ler alguns livros de Jung e tomar contato com uma forma de pensamento menos linear para meus estudos, percebi a

Paulo Milhomens

Utilizo conceitos de Carl Gustav Jung, psiclogo suo, inicialmente de uma anlise acadmica, em um Programa de Mestrado em Cincias Sociais, mas levar isso na perspectiva circunscrita aos moldes de uma dissertao me deixou preocupado. Por isso, acabei me conscientizando sobre meu rito, quando escolhi este tema em questo. Observemos atentamente:

017

ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

complexidade da chamada Individuao. o que psiclogos dessa corrente chamam de Self (Si Mesmo). Nossa estrutura individual, denominada Ego (onde so acumuladas todas as experincias da vida) deve caminhar para o desprendimento das camadas superficiais que formam a psique humana, indo ao encontro de sua vocao: uma existncia plena e original. Mas evidente que desse processo surge uma responsabilidade coletiva, na medida em que individuar-se requer intervir construtivamente nas sociedades, na cultura. Nestas viagens, senti a necessidade de apresentar aos leitores/as tudo isso de uma forma diferente. No decorrer do trabalho, espero poder dizer com sinceridade aquilo que penso ser coerente com as escolhas pessoais. O contedo das prximas pginas , antes de mais nada, um esforo para rebater qualquer possibilidade de determinismo e separao na direo de uma construo do saber. Como veremos a seguir, os conceitos de Carl Gustav Jung ainda so pouco elencados nos departamentos universitrios. Certa vez, perambulando pelo centro de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, indaguei sobre a existncia dessa escola por l. Alguns comentrios soaram indiferentes. Ns, ocidentais, estamos mais preocupados com algo que preserve estruturas rgidas, comprometidas com certas estruturas rgidas da cincia:
[...] No estou pensando neste momento nos bancos escolares nem em seus representantes. Como mdico que lida com pessoas comuns, sei que as universidades deixaram de agir como disseminadoras de luz. As pessoas esto cansadas da especializao cientfica, do racionalismo e do intelectualismo. Querem ouvir verdades que ampliem mais do que restrinjam, que no obscuream mas que esclaream, que no se lhes escape como gua e sim que nelas penetrem at a medula. Com muita probabilidade, esta busca est destinada a desencaminhar um pblico muito grande, ainda que annimo (JUNG apud NORDBY, 2005, p.111).

018

Ou ainda, por este prisma:


A variedade dos pontos de vista da psicologia junguiana talvez seja um dos motivos pelos quais os psicoterapeutas junguianos no constituem maioria! Os mtodos propostos por Jung abrangem um conhecimento extremamente diversificado da

Trata-se de uma leitura sobre cultura no sculo XX. As ideias de Jung, assim como os continuadores/as de seu legado esto no sculo XXI, discutindo e propondo a transversalidade em diferentes contextos culturais. uma viso macro para psiclogos-terapeutas e, pode ser ampliada, levada para as Cincias Sociais, Histria do Brasil, Antropologia, etc. Penso num estado de convergncia angustiado para sair do vulo. A referncia citada est focada no trabalho direcionado a todos/as que buscam explorar outras possibilidades de um pensamento interdisciplinar. Falei de alguns conceitos junguianos e no decorrer do trabalho, estes se conectam a uma abordagem do livro Casa-grande & senzala, de Gilberto Freyre, publicado no incio da dcada de 1930 e tornando-se um clssico da literatura brasileira. Expus neste caminho individual algumas inquietaes na qual busquei uma tentativa de resposta para uma relao de formao da identidade brasileira a partir da Amrica Portuguesa. No livro, o que me chamou a ateno foram os aspectos referentes figura indgena feminina no contexto geral do livro. O autor inspira-se em fontes histricas e literrias que at hoje permeiam o nosso imaginrio dos Trpicos. Uma leitura arquetpica da mulher indgena na sociedade de engenho? Sim, ela no est l. No como a Me Negra, tambm amamentadora imprescindvel. Mas nossa Me ndia e sua maternidade foram enterradas em nossa formao cultural, atravs do Inconsciente Coletivo. interessante revelar que durante essa pesquisa, conversei com alguns professores, homens propositalmente, a respeito do tema, onde seria interessante discutir a ausncia da mulher na obra. Penso que mesmo a ausncia precisa ser debatida. Este tambm pode ser um foco de estudo. Historiadores/as competentes j demonstraram isso. Formulaes como nima, Animus, Sombra e Persona, que sero discutidos adiante, esto inseridos na estrutura geral de outro conceito: o Arqutipo. Vamos falar de uma energia, uma forma psquica atravessando

Paulo Milhomens

humanidade, ou mais precisamente: o terapeuta junguiano deve possuir um conhecimento universal do homem para poder compreender cada paciente no prprio contexto. Por nos parecer assim to complexa, por possuir tantas capacidades e permitir um to grande nmero de abordagens diferentes que a psicoterapia junguiana faz-se to valiosa! (NORDBY, 2005, p.111).

019

ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

todos os tempos disponveis na memria e experincia humana, chegando sempre como uma manifestao das variaes da cultura. A isto chamamos energia arquetpica. Neste contexto, uma reflexo pessoal levou-me at a obra de Freyre. claro que anteriormente, tomei leituras mais antropolgicas sobre os povos indgenas, mas confesso que O espelho ndio (1988) de Roberto Gambini me cativou de maneira mais afetiva do que O Mrmore e a Murta (1992) de Viveiros de Castro, esta ltima, uma obra prima de etnologia indgena no Brasil. So vises diferentes, mas nos levam ao lugar sagrado: a morte, a perda, o enterramento (e o redescobrir) da cosmogonia gentlica. Para essa abertura, achei importante no fazer uma espcie de captulo extra, de iniciao direta ao texto. Uma apresentao, sinteticamente, consiste em discorrer afetivamente sobre os efeitos pessoais da pesquisa, o que vai sendo operado no carter do sujeito/a enquanto transformao. Isso ficou bem claro, numa perspectiva individual para a coletividade a ser construda. De fato, o que um trabalho precisa realmente mostrar: sua construo intelectual e moral a partir de um foco direcionado pela cincia para com a maioria. Quanto ao ttulo Arch Tupi, procurei inspirao na etimologia grega da palavra, onde Arch significa argila ou coisa primeira. No sentido empregado pelos helnicos na Antiguidade, podemos interpret-la como matria primeira de todas as coisas. Como estamos fazendo uma abordagem arquetpica da mulher indgena a partir de um trabalho sobre Pensamento Social no Brasil, o sentido de Tupi mescla-se base primeira da formao da cultura brasileira: uma matriz Tupi (imenso tronco etnolingustico e populacional), um incio indgena, um tero ndio. De certa forma, uma tentativa de reflexo para perceber o fio que ainda nos liga ao sentido de nossa origem cultural e afetiva nos meandros da histria.

020

_captulo

01

CASA-GRANDE & SENZALA PARA O BRASIL DE GILBERTO FREYRE


Assisti ao nascer de Casa-Grande & Senzala, tenho acompanhado sua atuao durante um quarto de sculo dramtico, e quero dar meu testemunho [...] Naqueles anos que sucederam ao movimento armado vitorioso de 1930. Iniciava-se esse crescer de nossa cultura, do pblico ledor, do interesse pelas coisas brasileiras. Jorge Amado

ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

Casa-Grande & Senzala1 foi publicado em 1933, compondo juntamente a Sobrados e Mucambos (1936) e Ordem e Progresso (1957) as trs maiores contribuies de Gilberto Freyre sociologia brasileira. O livro trata da formao colonial e do patriarcado no Brasil a partir da ocupao portuguesa no nordeste litorneo. O perodo compreende o que chamamos Amrica Portuguesa na historiografia produzida sobre o tema, enfatizando os primeiros duzentos anos da implantao das lavouras de acar como projeto mercantilista lusitano de explorao e extrao comercial. O livro divide-se em cinco captulos: No primeiro captulo, Caractersticas gerais da colonizao portuguesa no Brasil: formao de uma sociedade escravocrata e hbrida, o autor situa sua compreenso para o incio da ocupao lusa atravs dos navegadores portugueses. O segundo, O indgena na formao da famlia brasileira, trabalha com relatos de cronistas e viajantes para perfazer o papel do indgena na sociedade brasileira. Na terceira parte, O colonizador portugus: antecedentes e predisposies, a abordagem do papel portugus como gerenciador do projeto de colonizao. O escravo negro na vida sexual e de famlia do brasileiro, a quarta e quinta parte, sugere a importncia do escravo africano nas relaes senhores/escravos (sexo e famlia) dos engenhos de acar. O livro possui ainda um subttulo: Introduo histria da sociedade patriarcal no Brasil - 1. A referncia secundria soa sugestiva, na perspectiva que Freyre pensava em dar continuidade obra numa cronologia sobre o tema2. O resultado deste livro deu-se num perodo de trs anos de exlio, aps as mudanas ocorridas no Brasil em 1930 e sua ligao com o panorama poltico da poca:
[...] Casa-Grande & Senzala se insere num quadro em que o debate sobre a formao nacional compe um cenrio poltico em que a centralizao administrativa altera o lugar no apenas das regies como dos grupos que exercem o poder local e regional [...] Podemos pensar a existncia de uma cultura brasileira? Esse perfil corresponde s exigncias da civilizao ocidental e, portanto, o Brasil pode figurar no concerto geral das naes? (BASTOS, 2004, p. 217).

022

A chamada Repblica Velha (1889-1930) chegava ao fim com a ascenso de Getlio Vargas ao poder. A regionalizao poltica dos blocos de Minas Gerais e So Paulo trazia mudanas importantes. O Brasil aspirava

Freyre buscar respostas no contexto ao qual estava vinculado politicamente: o das oligarquias agrrias de Pernambuco, poca, em pleno declnio econmico no nordeste brasileiro. Fato curioso, que o autor insere uma dedicatria para os avs antes do prefcio de CG&S, ajudandonos a compreender sua ligao para com aquele Brasil saudosista de suas lembranas da infncia3. Moreira Leite (1976) refere-se ao livro CG&S como uma Busca pelo tempo perdido (analogia obra do escritor francs Marcel Proust). O momento histrico ureo das antigas fazendas e engenhos de acar, reminiscncias do ciclo aucareiro no litoral entre os sculos XVI e XVII, so laureados como a trajetria do bom civilizador, no caso, o portugus. Nascido em Recife, Pernambuco, em 1900, Freyre estudou nos Estados Unidos e posteriormente na Europa. Seu intercmbio com o exterior lhe permitiu uma slida formao sociolgica. As incurses em Colmbia (Nova Iorque, E.U.A) e Oxford (Inglaterra) deram-lhe novos instrumentos analticos, alm de uma rica temtica desenvolvida por autores espanhis: Ganivet, Unamuno, Pio Borja e Ortega y Gasset (BASTOS, 2004). Atualmente, seria complexo discutir numa relao cronolgicobiogrfica em que regio do estrangeiro Freyre obteve maior influncia intelectual. Seus estudos de graduao e ps-graduao nos E.U.A recebem maior destaque em artigos e livros a seu respeito. Queremos deixar bem claro, neste trabalho, uma objeo sobre o estudo de seu perfil biogrfico: o contingente de monografias e teses relacionadas sua obra imenso. Portanto, necessrio salientar que existem vises divergentes a respeito de sua influncia acadmica. Ou pelo menos, em relao a qual teria sido a maior delas. Sua base documental para fundamentar a tese de CG&S inovadora, diferente do convencionalismo historiogrfico de sua poca.

Paulo Milhomens

por um modelo poltico e econmico capaz de atender s elites urbanas com projetos industriais em detrimento do velho Brasil rural (PRADO JUNIOR, 1999). As mesmas elites dominantes passavam a exigir respostas sobre os rumos do pas, sobretudo em relao s populaes excludas desde o decreto oficial da escravido (1888) e o advento de nossa repblica moderna (1889). Estamos falando, especificamente, de um lugar social onde essa massa de pobres sobretudo de origem camponesa poderia figurar no sentido de uma nacionalidade.

023

ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

Freyre utiliza-se de dirios ntimos, cartas, livros de viagens, folhetins, autobiografias, confisses, depoimentos pessoais escritos, versos e cantigas da tradio oral. Assim, constri sua interpretao do cotidiano patriarcal agrrio-exportador-escravista e aucareiro. Em sua tese sobre a formao da sociedade brasileira via nordeste, articulam-se trs elementos: o patriarcado, a interpretao de etnias e culturas e o trpico. Outros trs eixos temticos: clima, raa e biologia. Conforme afirma o autor:
A formao patriarcal do Brasil explica-se, tanto nas suas virtudes como nos seus defeitos, menos em termos de raa e de religio do que em termos econmicos, de experincia de cultura e de organizao da famlia, que foi aqui a unidade colonizadora. Economia e organizao social que s vezes contrariaram no s a moral sexual catlica como as tendncias semitas do portugus aventureiro para a mercancia do trfico (FREYRE, 2002, p.47).

024

A formao antropolgica de Freyre nos Estados Unidos nos ajuda a entender sua concepo racial nos trpicos. No devemos esquecer que aliado s transformaes polticas no pas, havia as teorias racistas de seu tempo, como as teses eugnicas na Europa. No Brasil, as premissas de ideologia racista aparecem reforadas por intelectuais e mdicos, sobretudo no meio psiaquitrico (VIANNA,1925). Durante os sculos XIX e XX, respectivamente, o modelo ideolgico de superioridade racial ganha destaque nos crculos cientficos e acadmicos, reforando o surgimento de teorias misginas na Europa, j vinculadas marcha neocolonialista em sia e frica.

Figura 01: Vista do Recife antigo por J. Moritz Rugendas (O Brasil de Freyre)
Fonte: http://www.memorialpernambuco.com.br/memorial

Figura 02: Moinho de cana-de-acar em Minas Gerais, por J. Moritz Rugendas


Fonte: www.terrabrasileira.net/.../oficios/engenho2.jpg

Paulo Milhomens

025

026
ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

As influncias de Freyre Em 1887, emigra para os E.U.A o destacado professor e antroplogo alemo Franz Boas (1858-1942). Tornou-se conhecido entre cientistas na Amrica do Norte ao representar a Antropologia Cultural4, inaugurando uma srie de pesquisas inovadoras para as Cincias Sociais, sobretudo, com a pesquisa etnogrfica de campo. Boas, com suas ideias, tornou conhecido seu conceito denominado etnocentrismo e a necessidade de estudar cada cultura singularmente em seus prprios termos. Se contraps aos evolucionistas5, que compreendiam as culturas no caucasianas (no brancas) como inferiores. Conforme dissemos anteriormente, a invaso feita por pases da Europa Ocidental nos continentes asitico e africano reforaram o surgimento de teorias apoiadas na lei do mais forte, conceitos que visavam dominar poltica e culturalmente outros povos. No Brasil, a influncia desse debate chegou num momento em que as classes dominantes queriam livrar-se do passado escravista e da mancha negativa desse extrato social, criando justificativas econmicas e polticas para manter a excluso de uma densa camada de ex-escravos negros, mestios e indgenas configurando o cenrio do pas no incio do sculo XX. Autores como Nina Rodrigues, Slvio Romero e Oliveira Vianna6, viam na mestiagem e na herana cultural africana (de forma geral), males sociais ligados por cunho gentico. Para a tal mentalidade burguesa e racista de ento, o atraso da nao estaria relacionado mistura racial. Claro, esses milhes de excludos passavam a ser associados (e culpabilizados) aos problemas criados pela minoria abastada desde a formao colonial. Esses tipos fsicos oriundos da mestiagem resultariam em humanos defeituosos, com problemas de carter. Ou seja, mulheres e homens biolgica e socialmente inferiores. Um dos poucos a se contrapor ao racismo hegemnico de seus contemporneos, entre outros, foi Manoel Bomfim (1993) em seu A Amrica Latina, Males de Origem7. Critica duramente seus compatriotas ao afirmar que o maior entrave ao desenvolvimento da nao estava na herana escravista portuguesa, e no na miscigenao da paralelamente originada. Bomfim acaba levando sua tese a todo o contexto latinoamericano.

Gilberto Freyre desempenhou um papel fundamental ao romper em parte com essa literatura racista: traz a/o mestio/a para uma situao de maior status. Enfatiza a influncia africana da colonizao como algo positivo, mas defende sua submisso dentro do projeto lusitano nos trpicos: a negra e o negro tiveram um papel importante na formao da nova raa, mas capitaneados pelo portugus aventureiro, plstico, cosmopolita, de esprito nmade, capaz de conciliar a Pennsula Ibrica arabizada e africanizada nesta Amrica Tropical que, por estas caractersticas, diferenciava-se de outros colonizadores europeus (REIS, 1999). Freyre, conhecido por sua viso anti-racista, evidentemente, no se separa totalmente dessas doutrinas preconceituosas. Em sntese, busca outro caminho na sua interpretao de Brasil antigo, nostlgico, onde as relaes de dominao lusa no foram totalmente ruins ou benficas, dissertando sobre um certo equilbrio antagnico entre os gentlicos e escravos transladados para a costa brasileira:
O negro , tambm, responsvel pelo trao dionisaco do carter brasileiro; ele que ameniza o apolneo presente no amerndio, marca to patente em seus rituais. A dana, por exemplo, nos primeiros tem carter sensual, enquanto nos segundos puramente dramtica. A alegria do africano contrabalanou o carter melanclico do portugus e a tristeza do indgena. A alegria e a bondade do africano so em grande parte responsveis pela doura que marca as relaes senhor/escravo no Brasil (BASTOS, 2004, p. 231).

Aqui, o autor defende a existncia de uma explicao benfica para a cultura escravagista no nordeste. Para ele, surgiu neste meandro de dominao uma estrutura permitindo certa docilidade entre colonizador e colonizado. Como o portugus era nostlgico, precisava de um Dionsio africano (alegre) e um Apolo ndio (triste) a medida certa de um novo tipo humano tropical caracterizando sua tese de que essas trs etnias se complementariam naturalmente. O que fez, em certa medida, foi uma conciliao com o pensamento dominante de seu tempo (no caso, os racistas clssicos do incio do sculo XX). Precisava dar uma resposta enquanto representante regionalista, pensador, oriundo de um nordeste associado ao atraso e a velhas estruturas sociais diferentemente do sul-sudeste despontando como regies

Paulo Milhomens

027

promissoras ao surgimento de uma nova mentalidade sobre a Histria do Brasil (REIS, 1999). Inevitavelmente, CG&S trouxe um debate necessrio. Inserir o mulato e o negro ao seu justo valor implicava outro jeito de ser brasileiro/a: um retrato mais pitoresco e naturalista do cotidiano dos engenhos, com seus casares de largos pavimentos e sua senzala indivisvel na produo de cultura e sincretismo dos elementos indgena, africano e catlico. Para Freyre o aoite associado festa nos engenhos intermediou todas estas contradies, uma vez que se criou uma imagem de benefcio trazida pelos antagonismos da colonizao, ou seja, senhores e escravos (MEDEIROS, 1984). Implicava criar outra imagem do pas que pudesse figurar em mbito geral, ou refletindo a mentalidade das elites e seu posicionamento poltico em relao ao prprio povo. Uma imagem de herana negativa da escravido que preocupava o poder pblico e as instituies. A esfera governamental estava decidida a desenvolver um plano para tentar limpar a cara da nao de seus traos mais desagradveis (REIS, 1999).

ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

028

Questes de contexto No devemos, seguramente, desvencilhar-nos de um panorama internacional, situando o Brasil na Amrica Latina e, sobretudo, a relao de nossa burguesia com a Europa. Para Bomfim (1993), uma das poucas vozes a contrapor ideologicamente as interpretaes deletrias do imaginrio europeu do incio do sculo XIX, foi pensar como os pases ricos deste continente viam os movimentos de independncia anti-colonialistas e a forma como essas relaes refletiam no pensamento europeu de um modo geral:
[...] No como de costume, sempre que se trata de repblicas latino-americanas, os doutores e publicistas da poltica mundial se limitam a lavrar sentenas invariveis e condenatrias. A ouvi-los, no h salvao possvel para tais nacionalidades. , esta, uma opinio profundamente, absolutamente arraigada no nimo dos governos, socilogos e economistas europeus. Como variante a essas sentenas, eles se limitam a ditar, de tempos em tempos, uns tantos conselhos axiomticos; mas os

Embora num tom mais generalista e de protesto, Bomfim critica neste momento histrico a dificuldade em opor essa viso etnocntrica na qual se espelhavam nossas classes dominantes. Noutro mbito, torna-se fundamental a reflexo marxista de Prado Junior (1998), numa compreenso econmica ao trazer a representatividade dos primeiros passos de uma economia propriamente nacional, voltada para si e s necessidades da populao. Desde a formao do pas, no houve necessidade de guiar a populao rumo ao seu destino, independente dos interesses estrangeiros, germinando o condicionamento desfavorvel ao mercado externo para uma cultura de produo e consumo, nos moldes de uma repblica capitalista moderna. Modelo que demorou a se instalar face estagnao herdada pela antiga ordem escravocrata, fortemente arraigada no sistema do latifndio monocultor. A crise mundial (1929) desencadeia no Brasil as conseqncias daquilo que assentava sua vida econmica de exportao:
Que grande futuro se pode esperar da produo de um gnero cuja situao esta? O mais grave contudo que a lavoura cafeeira no Brasil se achava em franca decadncia. Sua produtividade e seus rendimentos declinavam, e em boa parte delas os custos (apesar dos nfimos salrios pagos) tendem a ultrapassar o nvel de preos. Isso repetio de uma velha histria: j foi referido que em todas as zonas sucessivas em que se desenvolveu a cultura do caf, a diminuio da produtividade seguiu de perto a fase da expanso [...]. (PRADO JUNIOR, 1998, p. 294).

Devemos entender a crise nacional/internacional do caf em 1929/1930 como um grande embate, no apenas da economia do caf agroexportador, mas da estrutura fundiria vinculada ao trabalho manual. Ao ex-escravo passando a compor um trabalhador servil nas grandes propriedades de terra em diferentes regies do pas8. Como vimos acima, o historiador Caio Prado j apontava no fim da Repblica Velha um modelo agrrio que no atendia culturalmente ao crescimento de uma economia urbano-industrial.

Paulo Milhomens

ditam da ponta dos lbios, no tom em que o mestreescola repete ao aluno indisciplinado e relapso: Se voc me ouvisse, se no fosse um malandro, faria isto e mais isto e isto...; mas voc no presta para nada!... Nunca ser nada!... (BOMFIM, 1993, p. 38).

029

ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

De fato, no houve no estado brasileiro do sculo XIX uma tendncia geral para o liberalismo burgus que, diferentemente do nosso modelo territorialista de expanso, caminhou a passos rpidos na poro hispano-americana. O liberalismo autonomista da Amrica do Norte no influenciou a nobreza decadente ligada Casa Real que, ao instalar-se na colnia, manteve uma obsesso pela unidade poltica: controlar os habitantes e centralizar o territrio afastando-se da Amrica Espanhola de tendncias iluministas (WERNECK, 1975). Tambm para Fernandes (1975), o liberalismo burgus capitalista aps a independncia (1822) era um destino a ser conquistado no futuro. Da pensarmos que durante a Repblica Velha (1889-1930), o estado oligrquico alimentava em sua vocao expansionista uma necessidade de incorporar valores civilizacionais, por assim dizer, para todos os habitantes deste novo pas. Os antisociais (ex-escravos africanos e indgenas) dessa configurao imaginria, politicamente determinista e excludente, apoiava-se num etnocentrismo para gerenciar os rumos de um pas moderno. Homens e mulheres (ex-escravos em sua maioria) emergiram do trabalho manual das lavouras, para depois aglomerar centros urbanos aps a decadncia do imprio. Freyre conhecia bem as teses eugnicas discutidas na Europa9 e no estava interessado numa adeso cientfica a tal xenofobia, mas cabia-lhe a funo de reinterpret-las e fazer jus aos derrotados polticos de 193010. Por um lado parecia fcil, Freyre no se considerava um acadmico, ligado a universidades ou escolas profissionais (embora tenha influenciado o surgimento de muitas). Escrever um livro sobre a histria do Brasil, enquanto intrprete do nordeste aucareiro pareceu uma grande oportunidade, como costumava dizer, para sua vocao de pensador livre. Alis, como se referiu Darcy Ribeiro no prlogo edio de CG&S na Biblioteca de Ayacucho, em Caracas, Venezuela:
[...] Sempre me intrigou, e me intriga ainda, que Gilberto Freyre sendo to tacanhamente reacionrio no plano poltico em declarao recente chega a dizer que a censura de imprensa , em geral, benfica e que nos Estados Unidos a censura mais rigorosa do que em qualquer outro pas do mundo tenha podido escrever esse livro generoso, tolerante, forte e belo (RIBEIRO apud FREYRE, 2002, p. 11-12).

030

Antes, devemos considerar esse monumento da literatura brasileira como um ideal de miscigenao. Paralelamente a tudo isso, tornou-se conferencista visitante em universidades mundo afora, contribuindo inclusive, para a consolidao das Cincias Sociais e qui, da Sociologia13. No Brasil, influenciou historiadores, socilogos e antroplogos no que concerne pesquisa social. Em 1956, por iniciativa do professor Henri Gouhier, da Sorbonne, Freyre foi objeto de seminrio no Castelo de Cerisy (Frana). Roger Bastide, Jean Duvignaud e Georges Gurvitch, entre outros convidados, classificaram-no como um dos maiores, seno o maior socilogo moderno. Vrios de seus livros foram traduzidos para as lnguas inglesa, francesa, polonesa, hngara, espanhola, italiana, alem, sueca, norueguesa e japonesa (FREYRE, 2002). Em 1946, eleito deputado federal pelo Estado de Pernambuco, participando da Assemblia Constituinte, experincia da qual resultou o livro Quase poltica. Como deputado apresenta em 1948 um projeto de lei que aprovado, cria o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais. Em 1951, sistematiza no Instituto de Goa (ndia) os fundamentos da Lusotropicologia: tratava-se de uma tese que consistia em situar o homem dos trpicos numa abordagem interdisciplinar de cultura. O homem hbrido, tropical, provavelmente inspirada nos anos de pesquisa para CG&S. Fato curioso que aps crticas ao seu pensamento, como as de Florestan Fernandes (1975), em poucos anos essa viso tropicolgica do Brasil, por assim dizer, cai em desuso. tida como discurso apologtico colonizao portuguesa. A crtica que se segue a Freyre de que estaria simpatizando com regimes colonialistas ainda presentes nas dcadas de 40, 50 e 60 por pases capitalistas ocidentais, como Frana, Espanha e Portugal14. Outras crticas acabam se desdobrando no apenas a Casa-Grande & Senzala, mas a outros textos do autor, como O mundo que o portugus criou (1940), Interpretao do Brasil (1947) e Novo mundo nos trpicos (1971), entre outros. Segundo Bastos (2004), movimentos sociais e

Paulo Milhomens

Seu estilo literrio e ensastico, de fato, parecia mediar o outro Freyre conservador, defensor da colonizao portuguesa no plano cultural e, no plano poltico, do golpe de 196411. Com a Ditadura Militar e sua nova configurao internacional, se exigia estratgias para um desenvolvimento tardio como ensejo de instalar um capitalismo semi-industrial no Brasil12.

031

ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

estudiosos das questes tnicas passaram a denunciar o carter hipcrita da tese sobre o mito da democracia racial, uma vez que ele se baseia na afirmao de que a ordem social aberta a todos igualmente, forjando-se a crena de que existe harmonia entre estrutura social e a estrutura racial na sociedade brasileira. Reflexo importante a formulada por Srgio Buarque de Holanda a respeito da impropriedade da extenso e interpretao acerca do patriarcalismo em outras regies do Brasil e no apenas no nordeste do acar. Afirma que o autor pernambucano aplicou erroneamente os conceitos sociolgicos de forma e contedo, desconhecendo a realidade histrica das diferenas regionais do pas (BASTOS, 2004, p. 233-34). Mas h um bom motivo para trazer no apenas crticas, mas enfatizar a importncia deste livro para a literatura nacional, tendo em vista seu pioneirismo no que diz respeito interpretao da formao de nossa sociedade. Pela influncia das teorias sociais difundidas naquele momento, a obra de Freyre um marco, um grande ensaio sobre as coisas do Brasil. Com isto, significativo dizer que aprendemos um pouco sobre ns mesmos em CG&S.

032

Utilizaremos a abreviao CG&S para designar esta obra de Freyre durante esse estudo.

Teoricamente, essa seqncia aparece com Sobrados e Mucambos (1936), j explorando o fim da Amrica Portuguesa e incio do Brasil Colnia propriamente dito (sculos XVIII e XIX) Ver Freyre (1967).
3 ... memria de meus avs Francisca da Cunha Teixeira Mello, Alfredo da Silva Freire, Maria Raimunda da Rocha Wanderley e Ulysses Pernambucano de Mello Ver Freyre (2002, p. 05). 4 A Antropologia Cultural desenvolveu-se com os estudos pioneiros de Franz Boas, como veremos neste captulo. A traduo no Brasil de alguns textos de Boas por Celso Castro (2007) um valioso material para entendermos um pouco dos conceitos sobre raa e cultura formulados a partir de suas pesquisas de campo entre os Esquims (norte do Canad) e tribos no oeste dos Estados Unidos (ndios Pueblo). J no sculo XIX, o antroplogo teuto-estadunidense foi um rduo crtico do evolucionismo cientfico em voga principalmente na Europa. O que Boas percebeu foi uma interpretao equivocada das idias de Charles Darwin (18091882) quando publicou o seu A origem das espcies (1859). Os autores ocidentais colocavam no pice do processo evolutivo a prpria sociedade em que viviam, ou seja, europeus de maioria caucasiana. 5 Suas teses aparecem nos trabalhos/textos principais entre livros que publicou, como Handbook of North American Languages (cujo primeiro volume de 1911), The Mind of Primitive Man (1911, 2 edio revista em 1938), Primitive Art (1927) e Anthropology and Modern Life (1928). Tambm orientou importantes expoentes da antropologia norte-americana como Alfred Kroeber, Edward Sapir, Robert Lowie, Ruth Benedict, Margaret Mead e Melville Herskovitz. Ver Castro (2007). 6 Note-se, por exemplo, a fala de O. Vianna (1925, p.46): [...] Realmente, esprito pblico nunca existiu no Brasil. Entre ns, a vida poltica foi sempre preoccupao e obra de uma minoria diminuta, de volume pequenssimo em relao massa da populao [...]. No Brasil, como observava Luiz Couty, no existe povo no sentido poltico da expresso. E um esprito irreverente exprimiu uma vez este mesmo pensamento, dizendo aqui povo uma reunio de homens, como uma porcada uma reunio de porcos. 7 Pedagogo, escritor e pesquisador sergipano que traa um panorama do Brasil na Amrica Latina a partir do perfil dos intelectuais que criticavam a mestiagem, designando-a como um elemento degenerativo para a sociedade. O debate sobre raas superiores e raas inferiores estava pautado no ponto de vista do colonizador europeu. Bomfim negou a existncia de povos atrasados e adiantados contrariando os antropossocilogos admitidos como mestres em seu tempo (Gobineau, Lapouge, Ammon, Chaberlain, Lombroso, etc.). 8 A estrutura fundiria escravista estava atrelada Lei de Terras (1850), promulgada durante o Imprio. No Vale do Paraba, em So Paulo, antigos descendentes de sesmarias j estavam situados na regio desde o sculo XIX. Famlias tradicionais como os Werneck e os Ribeiro foram grandes beneficiadas pelo repasse de terras quando de sua diviso entre as oligarquias rurais do sudeste. Ver Fausto (2008). 9 Pode-se falar aqui de um imperialismo colonial acompanhado de pretextos e justificativas eugenistas, cientificistas, levando a uma poltica de expanso, domnio territorial, cultural e econmico, sobretudo em pases de frica e sia. A chamada partilha da frica pelas naes imperialistas deu-se na Conferncia de Berlim (15 de novembro de 1884 a 26 de fevereiro de 1885), tendo como participantes a maioria dos pases da Europa Ocidental, EUA, Imprio Otomano e ustria-Hungria. As teses racistas ganharam contorno de status cientfico em centros acadmicos, onde se discutia a necessidade de guerras e ocupao colonial enquanto evoluo racial. Ver N'krumah (1967) e Magnoli (2008). 10 Um estudo mais detalhado pode ser encontrado na pesquisa de Edgar de Decca (1994) sobre a economia industrial no sudeste e sul aps a chegada de Getlio Vargas ao poder republicano no Brasil. 11 O golpe civil-militar de 1964, que implantou a ditadura sob controle das Foras Armadas no pas contou com o respaldo poltico de Gilberto Freyre. O escritor chegou a ser membro da Aliana Renovadora Nacional (ARENA), partido conservador fundado em 1966 com o Ato Institucional n 02 em face do bipartidarismo que determinou o fim do pluripartidarismo. Ver Fausto (2008). 12 Do ponto de vista histrico, podemos analisar o chamado Milagre Econmico (1969-1973) durante a fase do general-ditador Emlio G. Mdici na presidncia do pas. Perodo de crescimento da indstria nacional e paradoxalmente aumentou a concentrao de riqueza, instalando um clima de euforia generalizada.

Paulo Milhomens

033

NOTAS

ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

13 Seus ttulos honorficos so extensos. Gilberto Freyre recebeu prmios e honrarias de praticamente todos os centros universitrios importantes de seu tempo. Na 46 edio de CG&S (FREYRE,2002) encontra-se um bom percurso bibliogrfico e profissional do autor recifense. Alguns prmios notrios: Doutor Mximo (1962), Universidade de Coimbra (Portugal). Prmio Anisfield-Wolf (1957), para a 2 edio de Casagrande & senzala. Doutor Honoris Causa (1965) concedido pelas Universidades de Mnster (Alemanha), Sussex (Inglaterra) e Sorbonne (Frana). 14 Uma das crticas mais duras a Freyre refere-se s suas relaes diplomticas com Antnio de Oliveira Salazar (1889-1970), Premi portugus com tendncias e inspirao claramente fascistas, tendo apoiado os pases do Eixo durante a 2 Guerra Mundial (1939-1945), entre eles Alemanha, Itlia e Japo. Enquanto naes africanas como Angola e Moambique lutavam por sua independncia poltica nos anos 60 e 70, Freyre recebia condecoraes do militar portugus durante sua estadia em Portugal, esta altura como divulgador de suas obras. PINTO, Joo Alberto da Costa. Ver www.nee.ueg.br/seer/index.php/revistaplurais/article/viewFile/67/92.

034

_captulo

02

MULHERES & PORTUGUESES (UMA LEITURA JUNGUIANA)


Quando o portugus chegou Debaixo de uma bruta chuva Vestiu o ndio Que pena! Fosse uma manh de sol O ndio tinha despido O portugus. Oswald de Andrade

ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

Neste captulo, trataremos de direcionar o foco sociolgico e histrico de CG&S para uma leitura a partir da Psicologia Analtica de Carl Gustav Jung, em face da inteno de destacar a importncia da incorporao da dimenso psicolgica ao estudo do Pensamento Social Brasileiro enquanto caminho interpretativo para a cincia social, ampliando o debate. preciso, logicamente, situar o enfoque tradicional que a Histria e a Sociologia propem. Perceber o pensamento hegemnico/epistemolgico que nos governa do ponto de vista da construo histrico-social, de situar o patriarcado do nordeste de Freyre e o imaginrio gerado a partir de seus estudos. Imagens sobre o Brasil surgem na modernidade martima em cartas de viajantes, relatos orais e gravuras reproduzindo lidas cotidianas e manifestaes religiosas, entre outras coisas. O pintor neerlands Albert Eckhout esteve em misso artstica durante a invaso holandesa no nordeste do sculo XVII (governado por Maurit von Nassau), e retratou as paisagens da Amrica Portuguesa de forma alegrica para os modelos europeus renascentistas. Fato que fica visvel ao observar seus quadros (PESAVENTO, 2006). Pero Vaz de Caminha em seu relato a El Rei de Portugal, descreve seres humanos da mais completa inocncia e formosura. Imaginariamente, tm-se a impresso de ler sobre o prprio paraso bblico no recm-nascido continente. Comeava a grande aventura da imaginao ocidental (SWAIN, 1996). Outros pictgrafos como Rugendas e Debret, entre os sculos XVIII e XIX, trataram de interpretar costumes e cotidiano na colnia ajudando a conciliar um imaginrio brasileiro sobre culturas amerndias, fauna, flora e a vida dos estrangeiros na Terra de Santa Cruz1. Hans Staden, navegador alemo, capturado por Tupinambs e presencia um ritual onde corpos de outros homens tidos como prisioneiros so devorados. O sinal da primeira viso sobre o ato da antropofagia. O resultado? A imaginao crist na Europa constri uma srie de fantsticas histrias sobre o Novo Mundo contadas por Staden, povoando as mentes da alta nobreza e opinio pblica. Os relatos famosos de Amrico Vespcio (1984) ganham libretos e trovas nas cidades porturias daquele pequeno mundo ocidental, como Veneza, Londres ou Lisboa.

036

As abordagens da Histria, Antropologia e Sociologia so fundamentais nos estudos do quinhentismo ibrico, especificamente o caso portugus. Mas no podemos deixar de perceber nestas trs reas: a busca pela interpretao e construo de um imaginrio da psique brasileira (GAMBINI, 1988). No apenas o carter cronolgico do estudo de fatos e ideias, mas a prpria reao histrica provocada entre gentlicos e europeus pelo vis da psique3, trazendo farto material emprico e cientfico a ser considerado como mtodo investigativo e interpretativo. Portanto, importa abordar a psicologia de perspectiva junguiana com intuito de compreender o pensamento social de CG&S. Nossa inteno instigar uma reflexo transdisciplinar, focando alguns conceitos de Jung, como nima, Animus, Sombra e Persona, bases importantes para os estudos da Psicologia Analtica (JUNG, 1978). Uma leitura que perpassa a Amrica Portuguesa entre dois mundos, percebendo o imaginrio cultural brasileiro (ou imaginrios), sobretudo o construdo pelo pensamento acadmico, onde a obra CG&S possui maior alcance de pblico leitor. Os/as pesquisadores/as de Gilberto Freyre sero convidados a pensar na estrutura de uma viso sobre Inconsciente Coletivo outro conceito fundamental de Jung a partir das questes que sero lanadas sobre a imagem da mulher ndia, mais uma vez, ligando ao estudo de outro escopo essencial: os Arqutipos. Importa-nos tambm, repensar um modelo ideolgico, na medida em que produz uma viso acadmica e emprica sobre tais imagens do povo brasileiro. A escrita do autor recifense codificou aspectos imagticos importantes para o pensamento social brasileiro, particularmente sobre o relato dos nativos da terra. Impresses que ainda hoje, nos causam curiosos exerccios imaginrios, dotados de fetichismo, preconceito e uma profunda ignorncia histrica sobre nossos antepassados de quinhentos e poucos anos.

Paulo Milhomens

Portugal j se aportara ao mar no sculo XV e vai aos recnditos de sia e frica, chegando ao extremo Oriente da terra de Cipangu (Japo) no sculo XVI2. A expanso crist comeava com o mpeto de uma nova Cruzada Medieval, desde os tempos da reconquista ibrica contra rabesmuulmanos. A imaginao do lusitano estava sobrecarregada de lendas s portas da modernidade martima, quebrando seu isolamento e aventurando-se em outros continentes, maiores e complexos.

037

ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

Como bem ilustra Viveiros de Castro (2002), Tupi-Guaranis ou simplesmente Tupinambs comeam a descortinar nosso trabalho. Ou melhor: ndias. Mulheres Tupi. O indgena na formao da famlia brasileira, segundo captulo de CG&S, traz uma interpretao sobre as culturas gentlicas, especificamente a partir de cartas jesuticas e documentos de poca da Igreja Catlica. preciso salientar que a construo imaginativa do Brasil freyreano mais enftica nos captulos finais (IV e V), descrevendo as relaes entre africanos e o escravagismo portugus. Houve a necessidade de perceber o projeto racial hipotetizado por Freyre, com sua primeira associao psicolgica, pela via da mitologia grega: o amerndio apolneo e o africano dionisaco (BASTOS, 2004). O perfil mestio dos habitantes nascidos na terra se coaduna com sua nova idealizao de tipos raciais, marcados por caractersticas psicolgicas determinantes. Assim, elabora uma viso de um indgena triste contrastando com um africano robusto, cheio de vida e alegre, capaz de balancear a nostalgia do portugus.

038

Figura 03: Mulher Tapuia, do pintor holands Albert Eckhout (1641).


Fonte: www.institutoricardobrennad.org.br

Paulo Milhomens

039

040
ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

A respeito da psicologia de Jung Carl Gustav Jung (1875-1961), mdico-psiquiatra suo, foi autor de vasta obra sobre a Psicologia Complexa ou Analtica. Nasceu em Kesswil, aldeia pertencente ao canto da Turgvia, Sua. Seu pai foi pastor protestante. Em 1900, em Basilia, aos 25 anos, conclui o curso de medicina e posteriormente especializa-se em psiquiatria, motivado por um prefcio sobre o tema escrito pelo professor Kraft-Ebing (SILVEIRA, 2006, p.13). Teve uma carreira singular no Hospital de Burghlzli, em Zurique, defendendo sua tese de doutoramento intitulada Psicologia e patologia dos fenmenos ditos ocultos (1902). Neste trabalho, Jung estudou o caso de uma mdium esprita. Datam desta fase de sua vida a publicao de Estudos sobre associaes (1906), Psicologia da demncia precoce (1907) e O contedo das psicoses (1908), escritos bastante focados na origem de patologias mentais (SILVEIRA, 2006). importante frisar que a chamada Psicologia Analtica de Jung, conceitualmente falando, torna-se bem distinta dos pilares da Psicanlise de Sigmund Freud (1856-1939). Obviamente, a Psicanlise surge antes como um movimento inovador dentro da psiquiatria em fins do sculo XIX. Mas com o passar do tempo, ganhou um lugar prprio nos estudos da psique. Quando o ento neurologista Freud publicou seu A interpretao dos sonhos (1900), o jovem estudante suo ficou entusiasmado com pesquisa to promissora. Entretanto, devemos distinguir a diferena primordial entre uma e outra viso:
Aos olhos de Freud o inconsciente antes de tudo um receptculo para coisas reprimidas. E ele o aborda como um canto de quarto de beb. Para mim ele se apresenta como um vasto armazenamento histrico. Tenho conscincia da importncia de minha primeira infncia, mas ela pequena em comparao com os vastos espaos da histria, que sempre me interessaram mais, desde a infncia, do que esse problema dos primeiros tempos da vida. H muitas pessoas que parecem comigo a esse respeito, e quanto a isso sou otimista (JUNG,1972, p.165).

No caso da psicologia de Jung, o mesmo resolveu romper com a viso de centralidade da libido apenas no contedo das represses sexuais, acrescentando a dimenso cultural e nela os aspectos espirituais dos sujeitos. Absolutamente, no estamos tentando reduzir uma tese em

De 1907 a 1912 estabeleceu-se estreita colaborao entre ambos. No outono de 1909 viajaram juntos aos Estados Unidos, por ocasio das comemoraes do vigsimo aniversrio da Universidade de Clark. Em 1910 criada a Associao Psicanaltica Internacional, da qual Jung tornou-se presidente com apoio inverossmil de Freud. Mas as diferenas tornam-se evidentes com a publicao de Metamorfoses e smbolos da libido (1912) por Jung, decorrendo a separao doutrinria e decisiva: seguiriam caminhos opostos, exatamente como a cultura poderia diferenciar um judeu-austraco de um filho de protestantes suos. Personalidades distintas e geniais (SILVEIRA, 2006). Para Barcellos (1991), havia uma questo poltica para Freud: de que a Psicanlise no se restringisse a um gueto judeu (sim, o analista austraco no era cristo-catlico). claro que a deciso em manter seu amigo por perto no se limitava apenas a uma troca profissional, mas na divulgao da teoria e prtica psicanaltica fora dos crculos urbanos ustria/Sua. Por sua nacionalidade, talento notvel e afinidades intelectuais, Jung representaria muito bem a continuidade do pensamento freudiano at mesmo fora da Europa. No cabe a ns julgar os estudos de Jung e Freud como uma competio de teorias, mas pelo necessrio valor cientfico que se seguiu pelas descobertas da Psicanlise e Psicologia Junguiana. Assim, as obras Sobre a incompreenso psicolgica e Sobre a importncia do inconsciente em psicopatologia (1914) e A estrutura do inconsciente (1916) posteriormente ampliada num livro fundamental, As relaes entre ego e o inconsciente j apontam em Jung a solidez de sua proposta no campo da diviso entre ambos: o inconsciente. Algo que viria a ser muito discutido nas Cincias Humanas, em particular (SILVEIRA, 2006). Na poca, o conceito de inconsciente para os/as psicanalistas freudianos estava direcionado anlise do sujeito individual. Era trabalhado e pensado como uma estrutura fixa e isolada. A perspectiva junguiana instigava j enquanto contempornea do pensamento freudiano uma cooperao com outros sistemas de pensamento que necessariamente, no se ligavam apenas ao plano individual deste sujeito inconsciente (JUNG, 1972).

Paulo Milhomens

detrimento da outra, mas objetivar a diferena bsica entre duas abordagens da psique. Jung, naquele momento, deu maior importncia abertura emprica, ao passo que Freud estabeleceu paradigmas para a estrutura geral da sua Psicanlise.

041

ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

Para Jung, a conscincia e o inconsciente estariam interligados por princpios de dualidade. H um plano inconsciente pessoal e outro inconsciente coletivo na esfera do entendimento da psique. Somos regidos por um movimento arcaico no qual faz parte o sujeito individual inconsciente, sendo este princpio, um mecanismo de ordem impessoal, isto , csmico. Como podemos observar:
[...] Meu problema lutar com o monstro enorme do passado histrico, a grande serpente dos sculos, o fardo da mente humana, o problema do cristianismo. Seria bem mais simples se eu no soubesse nada, mas eu sei demais, atravs de meus ancestrais e de minha prpria educao. Outros no se preocupam com isso, no pensam nos fardos histricos que o cristianismo acumulou sobre ns. Mas h aqueles que se preocupam com a grande luta entre passado e presente, o passado e o futuro. um tremendo problema humano [...]. (JUNG,1972, p. 164-65).

042

O significado da serpente? De que fardos cristos acumulados atravessam nossa conscincia no decorrer da histria? Devemos entender a existncia de um conjunto de imagens, smbolos e mitos associados ao denominador comum, com fluidez arquetpica. Ou seja, mais de dois mil anos de cristianismo que possuem um denominador comum arquetpico. Isso significa dizer que se o caboclo da Umbanda um ndio (GAMBINI, 1988), uma figura ancestral religa-se representao desse culto afrobrasileiro enquanto esprito ou orix nos dias atuais? Sendo a resposta afirmativa, temos um exemplo de outro conceito junguiano, cuja definio mostraremos a seguir. Na Grcia Antiga, a palavra Arqutipo est associada coisa primeira (do grego ? arch: principal ou princpio), modelo de todas as coisas existentes. O termo tambm usado pelos neoplatnicos, sendo difundida pela filosofia crist atravs de Santo Agostinho (354-430 d.C) (GAMBINI, 1988). Essa estrutura foi interpretada por Jung ligando-se a estudos de vrias culturas e visando estabelecer uma compreenso universal das imagens e smbolos desde perodos remotos na histria:
[...] Dei o nome de arqutipos a esses padres, valendo-me de uma expresso de Santo Agostinho: Arqutipo significa Typo (impresso, marcaimpresso), um agrupamento definido de caracteres arcaicos, que, em forma e significado, encerra motivos mitolgicos, os quais surgem em forma pura

Como podemos observar, a etimologia da palavra Arqutipo to remota quanto a variedade de significados comuns entre culturas distintas. Propomos, a partir das anlises arquetpicas, uma leitura de imagens femininas presentes em CG&S, alm da abordagem histrico-imaginria sobre a mulher ndia. dessa forma que faremos uma leitura sobre o Inconsciente Coletivo no ensaio CG&S de Gilberto Freyre: pela via arquetpica. Mas antes de estendermos esse raciocnio, comecemos por um exerccio preliminar: o homem do nordeste agrrio trancafiou a sua dimenso feminina desde a formao histrica de sua psique? O mundo rural e ptrio trazido por Freyre estava vinculado ao tradicionalismo dos engenhos pernambucanos, e como j vimos, esse Brasil foi defendido por ele. O autor pernambucano elucida uma intensa experimentao gentica e cultural entre lusos, negros e ndios. Para Gambini (1988), essa mistura se deu apenas no plano tnico, mas no no plano psicolgico. Ou seja, na sua dimenso psquica de mistura, identidade multitnica, enquanto reconhecimento cultural, ainda no valorizamos a estrutura arquetpica desta miscigenao.

nima, nos pores da casa antiga Aqui passaremos a interpretar um arqutipo junguiano, valendo-nos do contexto histrico-sociolgico a qual pretendemos estudar: a nima. feminilidade inconsciente no homem, Jung denomina nima (SILVEIRA, 2006). Esse potencial energtico-psquico (dada s suas manifestaes ancestrais) revela uma personificao na conscincia do que Jung denomina como alma feminina. Neste caso, uma fora compensatria, capaz de trazer equilbrio chamada alma masculina. A mulher, com sua psicologia to diversa da psicologia masculina, sempre foi uma fonte de informao sobre as coisas que o homem nem mesmo v (JUNG, 1978). Mas hoje sabemos que tanto o feminino e o masculino (enquanto energias psquicas), independem de uma denominao de gnero homem/mulher, sendo formas energticas universais.

Paulo Milhomens

nos contos de fadas, nos mitos, nas lendas e no folclore [...]. Expressa o mecanismo da introverso da mente, do inconsciente em direo s camadas mais profundas da psique inconsciente [...]. (JUNG, 1972, p. 60).

043

ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

No deixaremos, evidentemente, de direcionar essa leitura para a imagem da mulher ndia da Amrica Portuguesa a partir dos reflexos causados pela obra CG&S no imaginrio intelectual e, sobretudo, por sua influncia no inconsciente coletivo. Assim, conforme Jung (1978), h uma imagem coletiva da mulher no inconsciente do homem, com auxlio da qual ele pode compreender a energia do feminino. Da mesma forma, se pode perceber a energia do masculino na mulher. Essa polarizao compreendida como Animus e nima (JUNG, 1972). nima, especificamente, uma energia arquetpica e, por essa razo, nunca se mantm esttica no Inconsciente Coletivo. Dependendo dos condicionamentos culturais existentes, poder manifestar-se de formas variadas. Mas olhemos para o nordeste aucareiro de Gilberto Freyre. Que imagens arquetpicas inspiraram a imaginao deste homem? Sua relao pessoal, afetiva e familiar do velho Brasil rural acompanha psicologicamente sua escrita? Suas reflexes histrico-sociolgicas trazem um tipo de imagem feminina a partir de uma perspectiva de inconsciente impessoal que, para ns, comea com uma imagem ndia:
[...] A nima foi rejeitada e continua sendo. A miscigenao no se deu a nvel psicolgico, mas apenas na dimenso biolgica e cultural no que esta possa ter de mais perifrico. Isto , as mulheres indgenas foram reduzidas condio de reprodutoras silenciosas e desprovidas de quaisquer valores, atravs das quais se povoaria a nova terra. Nossos pesquisadores, na melhor tradio romntica, tm apontado os vrios modos pelos quais os ndios contriburam (a palavra em si j suspeita) para a cultura brasileira, desfiando os exemplos de praxe: a elevada freqncia estatstica de traos indgenas na populao, alimentos e frutos, tcnicas agrcolas, redes e demais artefatos, lendas, nomes prprios e vocbulos do tupi-guarani [...] (GAMBINI, 1988, p.178).

044

Uma imagem no apenas da mulher ndia, mas das primeiras mes, dos primeiros/as brasileiros/as ao longo de cinco sculos. Como vimos anteriormente, as fontes reunidas por Freyre interpretam o colonizador homem (corsrio, marinheiro, jesuta, cristo-novo) ao projetar nesta mulher seu olhar de conquistador. O que significa perceber uma miscigenao apenas no plano biolgico, gentico. Roberto Gambini (1988) enfatiza o processo cultural da mestiagem psquica, ausente

No podemos, evidentemente, pensar em nima sem seu oposto dialgico: o Animus. o arqutipo do masculino atuante no inconsciente da mulher. Como toda e qualquer energia psquica que navega pelo imaginrio, o animus possui sua atemporalidade, da mesma forma que j foi visto na nima. Enquanto uma relao de equivalncia, tambm aparece nas estruturas imaginrias como uma alma masculina na mulher, ou seja, um plo regido pelo princpio masculino (csmico). Embora nossa discusso no enverede com maior profundidade sobre este conceito, torna-se fundamental estud-lo na medida em que complemento da nima.

A Amrica fmea, a terra o princpio feminino Mulheres indgenas na Amrica Portuguesa: fascnio e perigo mortal. Dois aspectos que permeiam a imaginao do europeu no sculo XVI. A novidade, entusiasmo, descoberta, expanso, novos conhecimentos, riqueza, abundncia, renovao, aventura e criatividade. Noutra palavra: o den estava ali, exposto (AGNOLIN, 1996). Desde a poca do navegador genovs Amrico Vespcio at o sculo XIX, essa imagem feminina mais tarde reduzida mera alegoria nas representaes artsticas, desempenhou enorme papel na mentalidade europia. Mares nunca d'antes navegados! Ei-los, os mares do inconsciente! Tal pequenez da Pennsula Ibrica crist contra a imensido do inconsciente no-europeu, pago! A Amrica, na situao de fmea a ser apossada estava ali para ser estuprada. Gambini (1988) reflete sobre alguns aspectos importantes: j em 1549 por ocasio das misses jesuticas chefiadas pelo padre Manoel da Nbrega na capitania de So Vicente (atual estado de So Paulo), os missionrios estavam to assustados com as ndias, que Nbrega solicitou a seu superior em Lisboa que despachasse para a colnia algumas mulheres portuguesas para atrair a ateno dos colonos, pouco importando que levassem vida errada:
[...] so to desejadas as molheres brancas qu, que quaisquer faro qu muito bem terra, e ellas se

Paulo Milhomens

enquanto reconhecimento de alma dos povos dos quais a maioria dos brasileiros/as descende. Sem dvida, essa reflexo traz uma perspectiva da presena indgena na cultura brasileira. Mas uma presena no efetivada psiquicamente na estrutura imaginria da sociedade brasileira e suas instituies.

045

ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

ganharo e os homens de qu apartar-se-o do peccado [...] porque as molheres andam trs estes moos para peccarem com elles e engano-nos, e elles que facilmente se deixam enganar. Assi que esta terra no seno para velhos, ou moos to virtuosos, que a virtude muita supra a idade (NBREGA apud GAMBINI, 1988, p. 67-68).

046

Analisemos outro argumento, agora do padre Jos de Anchieta, visitador e missionrio jesuta, outra fonte documental do intrprete do Brasil Gilberto Freyre:
Las mujeres andan desnudas y no saben negar a ninguno mas aun ellas mismas acometen y importunan los hombres hallandose com ellos em las redes; porque tienen por honra dormir com los Xianos (ANCHIETA apud FREYRE, 2002, p. 164-65).

Da mesma forma que a leitura junguiana de Gambini (1988) coloca o lugar da Psicologia Analtica como valiosa abordagem de interpretao histrica, teremos o papel de Freyre como mantenedor de uma viso oficializada do colono/jesuta, de onde perceberemos um apoio iberocntrico, por assim dizer, do papel religioso no controle sexual das ndias.
O europeu saltava em terra escorregando em ndia nua; os prprios padres da Companhia precisavam descer com cuidado, seno atolavam o p em carne. Muitos clrigos, dos outros, deixaram-se contaminar pela devassido. As mulheres eram as primeiras a se entregarem aos brancos, as mais ardentes indo esfregar-se nas pernas desses que supunham deuses. Davam-se ao europeu por um pente ou um caco de espelho (FREYRE, 2002, p. 164-65).

No incio da extrao do Pau-Brasil, documentos atestam que contrabandistas europeus persuadiam a mo-de-obra escrava de nativos com pequenos produtos, tais como pentes ou espelhos, mas tambm sabemos pelo menos do ponto de vista da histria oficial que missionrios jesutas no eram recebidos por ndias vorazes de sexo. Essa interpretao freyreana teria sido uma forma de manter um discurso sexista no livro, enfatizando a insaciabilidade sexual da ndia em contraponto ordem moral jesutica (MEDEIROS, 1984). Talvez, as mulheres indgenas que tiveram de tomar cuidado para no atolarem seus ps nos padres, completamente desligados da nima,

A nima apresenta-se personificada nos sonhos, nos contos de fada, no folclore de todos os povos, nos mitos, nas produes artsticas. As formas, belas ou horrveis, de que se reveste, so numerosssimas: sereia, me-d'gua, feiticeira, fada, ninfa, animal, scubo, deusa, mulher. O princpio feminino no homem poder desenvolver-se, diferenciar-se, transpor estgios evolutivos (SILVEIRA, 2006, p. 8384).

Quando esta se torna uma funo psicolgica da mais alta importncia, forma harmonicamente um relacionamento com a nossa individualidade, na qualidade de intermediria entre o consciente e o inconsciente, se relacionando com as funes arquetpicas. Em outras palavras, a energia arquetpica de nima estabelece uma ligao com a Terra, no sentido de perceber a origem de uma identidade psquica e cultural. As representaes alegricas do imaginrio seiscentista so sincrnicas com a viso estabelecida em diversos pontos da Tradio Oral: quem a Me-d'gua? Note-se a personificao anmica dada mulher no Inconsciente Coletivo, por assim dizer, revestida na imagem de um ser fantstico aos olhos humanos. Quando no completamente endeusada, esta fica arraigada de elementos negativos. Iara ou Me-d'gua so personificaes de traos psquicos que a mente humana acumulou atravs dos tempos, resvalando na formao do cruzamento tno-cultural em diversos contextos regionais na formao de nossa sociedade. Na contramo, tambm surge no Inconsciente Coletivo como smbolo sexual pago do cristianismo:
[...] E o certo que sobre a mulher gentia fundou-se e desenvolveu-se atravs dos sculos XVI e XVII o grosso da sociedade colonial, no largo e profundo mestiamento, que a interferncia dos padres da Companhia salvou de resolver-se todo em libertinagem para em grande parte regularizar-se em casamento cristo. [...] Mas s a partir do meado do

Paulo Milhomens

fator decisivo para a censura moral da mulher ndia. nima significa, tambm, equilbrio e alegria de viver. Reconhecimento psquico do lugar feminino da alma. Essa fora arquetpica deu-se por enterrada nas primeiras dcadas da converso indgena ao cristianismo. preciso, evidentemente, perceber melhor tais questes pelo ngulo das representaes do imaginrio:

047

ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

sculo XVI que pode considerar-se formada, diz Baslio de Magalhes, a primeira gerao de mamelucos; os mestios de portugueses com ndios, com definido valor demognico e social. Os formados pelos primeiros coitos no oferecem seno o interesse, que j destacamos, de terem servido de calo ou de forro para a grande sociedade hbrida que ia constituir-se (FREYRE, 2002, p. 164-65).

048
Sombra & Persona

Existem outras funes psico-energticas importantes a serem trabalhadas: respectivamente so Sombra e Persona. Pela corrente junguiana, uma coisa precisa estar esclarecida no tocante aos opostos: as polaridades e os princpios dialgicos de complementao interagem. No so compreendidos enquanto foras de oposio, mas de ambivalncia. Estamos trabalhando com Pensamento Social Brasileiro, mas fundamental percebermos o significado destes dois conceitos para Jung ao relacionarmos com nosso foco de pesquisa. A rigor, Sombra so todas as possibilidades de desenvolvimento rejeitadas pelo(s) indivduo(s). Representa, mais imediatamente, nosso lado psquico esquecido, desvalorizado ou reprimido. Enquanto pensamento, pode ser aplicada no somente a indivduos, mas a qualquer fenmeno com caractersticas psicolgicas, instituies, fatos, histria e cultura (BARCELLOS, 1991). No caso da Persona, a Sombra sua equivalente psquica. Nesta linha, pode ser entendida como segmento da psique coletiva. E, logicamente, no devemos desvencilhar-nos de uma interpretao arquetpica dos fenmenos coletivos que nos movem. Ao analisarmos o que Jung chama de Persona, dissolvemos a mscara e descobrimos que, aparentando ser individual, ela no fundo coletiva. Em outras palavras, ela no passa de uma mscara da psique impessoal (JUNG, 1978). Outro ponto importante analisarmos a atitude meramente pessoal da conscincia, como uma produo de foras externas ao sujeito. Se pensarmos nessa mscara que nos direciona para os caminhos do inconsciente, ela revela seu oposto, o que est escondido. Um fato inegvel: somos uma reproduo da coletividade, do geral, das camadas mais superficiais da mente humana. Agimos, em sntese, como elementos volteis da energia psico-coletiva, moldada de acordo com os ventos e os

Sempre que preservamos a conscincia pessoal numa esfera de individualidade (e no de individualismo), podemos tornar lcida nossa singularidade. A Sombra nesse contexto possui um fator de re-significao, de resoluo de um grande problema originado pela psique. Ela pode levar-nos ao novo. Poderamos dizer que a Sombra descortina uma conscincia de alma sobre as profundezas do inconsciente. Sombra como j vimos anteriormente, possui uma significao do novo. Atravs da leitura de Danielle Rocha Pitta (2005), podemos perceber nessa atmosfera arquetpica um conjunto de smbolos e mitos que certamente atravessam nossa capacidade de lidar com as manifestaes coletivas. Existe um isoformismo de schmes e simbolismos presentes nas manifestaes do imaginrio enquanto verdadeiras estruturas culturais independentes.
Cada imagem seja ela mtica, literria ou visual se forma em torno de uma orientao fundamental, que se compe dos sentimentos e das emoes prprias de uma cultura, assim como de toda experincia individual e coletiva [...]. Assim, por exemplo, temos uma imagem mtica do cangaceiro (afetividade e experincia do heri universal), ligado ao schme da diviso entre o bem e o mal, por exemplo (PITTA, 2005, p. 22).

Essa viso comungada pela autora a sistematizada pelo antroplogo francs Gilbert Durand. Sua proposta ao estudo do imaginrio uma ponte de dilogos viveis com a psicologia junguiana. Podemos, evidentemente, levar em conta todo um conjunto de smbolos, mitos e signos presentes na construo do(s) imaginrio(s) ligado(s) ao cosmos (Inconsciente Coletivo). De certa forma, aqui surge uma confluncia: a hereditariedade dos smbolos para Durand o deixa mais prximo da Psicologia Analtica. Os Arqutipos tambm so caracteres herdados. No entanto bom esclarecer que estamos trabalhando com uma viso de imaginrio junguiana. E tanto Sombra quanto Persona esto ligadas s equivalncias universais constatadas por essa psicologia: bem e mal, profano e sagrado, razo e metafsica. No no sentido dialtico, mas dialgico, de uma complementao entre essas polarizaes psquicas e culturais.

Paulo Milhomens

caprichos da tradio, do peso psicolgico e cultural das instituies, da hierarquia ditada pelo capitalismo. Porm, num dado momento, podemos ser senhores/as de nosso caminho. Isso pode acontecer em qualquer circunstncia.

049

ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

A prpria imagem jesuta projetada sobre a ndia j era um conjunto de smbolos e mitos trazidos pelo perodo medieval portugus. E no devemos esquecer que o Iluminismo, o Romantismo alemo e a fsica de Newton no fizeram parte da modernidade lusitana. Enquanto Portugal tornava-se uma nao de pescadores/mercadores, outros povos europeus se nutriram da filosofia e da cincia, s posteriormente compartilhando uma cultura colonialista e martima. O estado nacional portugus foi o primeiro da era moderna, mas no acompanhou o desenvolvimento cientfico que se expandiu em outras regies da Europa, a partir dos sculos XVI e XVII. Todo este fardo cultural veio tona nas misses religiosas. Os padres da Companhia de Jesus estavam ligados ao lado mais conservador da Igreja Catlica Romana, decisivamente pelos mritos de seu criador, o espanhol Incio de Loyola. Soma-se a incapacidade de lidar com uma formao psquica menos voltada para as guerras de um passado medieval contra muulmanos e judeus. Quando desembarcaram na costa brasileira nos primrdios do mercantilismo atlntico, todo esse contingente imaginrio reagiu como uma nova guerra para cristianizar um mundo desconhecido. Esta ndole portuguesa no estava articulada com uma dimenso de nima que marcou profundamente o Renascimento em cidades mediterrneas como Veneza e outros centros culturais da poca (Paris e Amsterd). De modo algum estamos reforando a tese de que outros colonizadores/invasores europeus foram mais benvolos em sua marcha civilizatria. O que tentamos dialogar com CG&S no sentido de entender o caminho de colonizador secundrio que Portugal mantinha com seus vizinhos mercantilistas. Se relacionarmos essa anlise a situaes contemporneas, o Brasil continua a ser o eterno paraso proibido no imaginrio de turistas que por aqui aportam. No existe pecado do lado de baixo do Equador!4 Nas capitais litorneas, o chamado turismo sexual tornou-se cartopostal para visitantes em busca do extico, do tropicalmente aceito. Mas bem antes, evidentemente, foi trazido pelos portugueses invasores o mito de um imaginrio medieval e de cruzadas crists. inegvel que relegamos mulher ndia uma imagem de natureza negativa, se levarmos em conta textos oficiais catlicos, contados pela tica dos invasores/jesutas. Uma imagem arquetpica que foi ganhando forma em quinhentos e dez anos.

050

Ela contm informaes dos primrdios da humanidade: desejos inaceitveis para a cultura de uma poca, represses incompreendidas que no podemos aceitar (JUNG, 1978). Comumente, leva-nos a caminhos no programados, a atitudes inesperadas. Ela tambm possui seu lado positivo, pois pode inspirar-nos criatividade, ao desenvolvimento das artes, de emoes profundas e espontneas. Num sentido arquetpico, quanto maior a represso, mais a Sombra se tornar espessa e obscura. No entanto, necessrio lembrar que os arqutipos, quando tendem a concentrar energia psquica de forma unilateral, criam uma inflao, um congestionamento energtico. Mas quando se polarizam de forma harmnica, complementar, tendem a manifestar-se de forma positiva atravs do inconsciente: so os atos de tolerncia, a no violncia contra a mulher, o distanciamento a comportamentos movidos pela agressividade. Como a Sombra uma espessa massa de componentes diversos, est sujeita a isolar ou abrir a nima no inconsciente impessoal.
Mas a sombra ultrapassa os limites do pessoal e alonga-se na sombra coletiva. Veremos ento homens civilizados, quando reunidos em massa, portarem-se segundo os mais inferiores padres [...]. Tornam-se vidos, destrutivos, sanguinrios. Os exemplos so mltiplos e infelizmente esto de tal modo presentes no mundo contemporneo que ser desnecessrio cit-los (SILVEIRA, 2006, p. 82).

Na interpretao freyreana, estaria a imagem da mulher indgena enquanto receptculo de uma primeira figurao compondo a nossa nima no sentido de uma Sombra? Ou seja, o Brasil agrrio, escravista e antigo do escritor pernambucano estava reforando um arqutipo, justapondo-o sobre outro: a Sombra predominando em nima? Levando-se em considerao que seu livro fonte conhecida para se pensar a Histria do Brasil, no seria exagero dizer que h um aspecto sincrnico neste dilogo junguiano. Precisamos entender o quanto reduzimos nossa imagem indgena atravs do Inconsciente Coletivo. Seria como voltarmos sensao inicial de autctones que recebem a chegada de

Paulo Milhomens

Isso nos leva a pensar, em certa medida, que a nima acaba sendo vinculada ao sentido de inferioridade espiritual, quando se trata da imagem feminina dessa ndia? Na psique, uma energia surge como base conectiva geral: a Sombra (GAMBINI, 1988).

051

A Sombra: imaginrio presente?

ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

forasteiros de um mundo diferente. Podemos comear a imaginar as mulheres prximas ao nosso meio sendo utilizadas como objeto de uma nova leva de homens: um tero ndio parindo indivduos sem parentesco direto com nenhum dos lados (portugus/indgena). Este novo mestio no era identificado como pertencente sua cultura tribal e, tampouco, como cristo, seguindo os passos de seu pai ibrico. Torna-se um desterrado em sua prpria terra.

052

A matriz ndia Relembrando o pesquisador e escritor Mrio de Andrade (1981), tomando por base sua obra Macunama (1928), teremos uma interpretao literria dessa me enquanto aquela capaz de parir um ser sem carter. Entenda-se aqui carter numa dimenso de identidade nacional. No esqueamos o subttulo do livro deste autor: heri sem nenhum carter. Ou melhor, sem identidade de pai e me, sem registro de nascimento. Por onde anda nossa me (matriz) ndia no inconsciente coletivo? Por onde ela repousa? Missagia de Mattos (1999), em excelente artigo, reflete sobre a cosmologia e as relaes de troca no sistema de parentesco e matrimnio indgena. A exemplo, vejamos as narrativas e gravuras existentes sobre rituais antropofgicos. Marcam uma participao dos indgenas dividida segundo o sexo: os homens capturam, executam e fracionam o corpo do inimigo, enquanto as mulheres pareciam muito se comprazer com a alegria do repasto canibal e da cauinagem (bebida ritual) que elas preparavam (MATTOS, 1999). Viveiros de Castro (1992) considera uma grande perda a rapidez com que estes rituais deixaram de se realizar a partir da invaso portuguesa. A identidade dos povos da floresta se mantinha slida atravs destes ritos. O processo cultural da antropofagia, interpretada de forma unilateral pelos invasores, no consistia em devorar outros indgenas, como um canibalismo desmedido. O que acontecia que, aps ser capturado, o guerreiro da tribo rival doava seu esprito para os outros/as, para que sua coragem e sabedoria permanecesse entre os demais (CASTRO, 1992). No imaginavam estes europeus que no poderiam transportar para este espao as imagens de velhas que danavam em torno de suas panelas que cozinhavam e disseram que por aqui era feminina a responsabilidade da antropofagia, era de velhas. E disseram que eram enfeitiados pelas ndias, seduzidos. As mulheres eram canibais no

A dana e a msica, neste caso eram singulares: representavam a redeno do guerreiro devorado pela tribo. Isto significava fracionar o corpo do capturado e inseri-lo neste ritual de absoro do outro a redeno do esprito guerreiro. Do ponto de vista psicolgico/histrico, h uma constatao pertinente ao jesuta principal desarticulador ideolgico desses ritos: a nima ausente nestes religiosos. A ocupao ibrica no Novo Mundo era uma prtica exclusivamente masculina. Assim, no se construiu uma compatibilidade psquica para o homem. Formou-se masculino a partir da negao de sua alma feminina. Na vida social e familiar, este princpio psquico coloca-o na defensiva. Agride como forma de no ferir-se. A mulher que sofre a agresso fsica (seja companheira, ou desconhecida), simboliza o fracasso de sua parte integrante da psique desde sua (nossa) formao histrico-social. Podemos trazer a interpretao da psicloga junguiana Clarissa Pinkola Ests (1994), para nos ajudar a sentir um pouco esse espao imaginal da Amrica Portuguesa. Por exemplo, reina pela tradio oral histrias sobre a V ndia pega no lao por nossos avs. Constatao emprica, podendo ser ouvida em diferentes regies do pas e do mundo, sem, no entanto, ser precisada por estudos antropolgicos. Freyre ilustra sua viso sobre o tema:
Paulo Prado salienta que o desregramento do conquistador europeu veio encontrar-se em nossas praias com a sensualidade do ndio. Da ndia, diria mais precisamente [...] O ensasta do Retrato do Brasil recorda dos primeiros cronistas as impresses que nos deixaram da moral sexual entre o gentio. Impresses de pasmo ou de horror. Gabriel Soares de Sousa dizendo dos Tupinambs que so to luxuriosos que no h peccado de luxria que no cometam; o Padre Nbrega alarmado com o nmero de mulheres que cada um tem e com a facilidade com que as abandonam; Vespcio escrevendo a Lourenzo dei Mdici que os indgenas tomam tantas mulheres quantas querem e o filho se junta com a me, e o irmo com a irm, e o primo com

Paulo Milhomens

imaginrio cristo que se construiu. Mas elas eram as responsveis pela casa e pela roa, que so historicamente, lugares de mulheres, tambm. Nestes lugares, produziam e reproduziam saberes, impresses, mas no somente elas, verdade, todos o faziam. Naqueles tempos idos. Estas e outras imagens nos desassossegam (FABRCIO, 2004).

053

a prima, e o caminhante com quem encontra (FREYRE, 2002, p.172).

054
ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

Pode ser a mulher selvagem habitando algum lugar do inconsciente (seja no feminino ou masculino), sempre como uma sobrevivente? Sobrevivncia, alis, sentida nos dias atuais com as lutas emancipatrias. Lobos (ou a chamada mulher loba) se protegem como podem pelo instinto. Seja de caadores (homens que violam corpos), seja das adversidades naturais. Torna-se fundamental imaginarmos um lugar histrico da mulher ndia na sua relao de sobrevivncia com o invasor portugus:
Contudo, mesmo numa cultura opressora, em qualquer mulher na qual a Mulher Selvagem ainda viceje ou apenas cintile, haver perguntas-chave sendo feitas, no s aquelas que nos so teis para insight particular de cada um, mas tambm aquelas que tratam da nossa cultura. O que est por trs dessas proibies que vemos no mundo exterior? Que parte boa ou til no indivduo, na cultura, na terra, na natureza humana foi morta ou est morrendo por aqui?. Uma vez examinadas essas questes, a mulher est capacitada para agir de acordo com sua prpria competncia, com seu prprio talento. Tomar o mundo nas mos e agir com ele de um modo inspirado e fortalecedor da alma um poderoso ato do esprito (ESTS, 1994, p. 93).

Para Agnolin (1996), tambm h a questo de mediar o maravilhoso que, por conseguinte, no se d fora da experincia concreta e de uma racionalizao do real: quanto mais um mundo torna-se outro/a, tanto mais ele/ela se manifesta numa mediao suspensa entre imaginao e o real. Parece que a mulher ndia, neste meio termo de figurao exgena, projetada na figura de Eva no paraso: mal e fetichismo. De fato, ela no sobreviveu imageticamente neste inconsciente mestio. Por outro lado, devemos ter clareza de que, o mximo a ser feito, neste sentido, uma anlise menos penosa dessa hipotetizao histricoimaginria, visando compreender melhor como as manifestaes psquicas do patriarcado submergem nas relaes cotidianas. Na mesma corrente, povos indgenas que no foram destrudos, se colocaram margem da populao colonial. Assim, a mulher indgena de Freyre no aparece no empreendimento agrcola das fazendas de acar, tampouco o homem ndio. Sem uma imagem (ndia) e a negao desta na psique coletiva, somos rfos/s numa dimenso arquetpica.

Figura 04: Ritual antropofgico Tupinamb (xilogravaura do sculo XVI), inspirada na viso de Hans Staden
Fonte: http://bp3.blogger.com

Figura 05: Prisioneiro em ritual Tupinamb, de Thodore de Bry (inspirado na viso de Hans Staden)
Fonte: www.forum.outerspace.com.br/showthread.php?t=101565

Paulo Milhomens

055

056
ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

NOTAS
1

Ver Salvador (1975). Primeiro livro descritivo sobre o Brasil datado do perodo setecentista.

Segundo o historiador Jos Yamashiro (1989), temos um panorama interessante da expanso portuguesa no extremo Oriente paralelamente no mesmo perodo de viagens ao ocidente sul-americano e ocupao de colnias em arquiplagos japoneses com misses jesuticas.
3 Utilizamos o conceito de psique postulado por Jung (1978) e Silveira (2006), que foi tomado na etimologia grega (psychein = soprar). uma palavra de significado subjetivo, que denominava originalmente alento ou sopro. Psique, no vocabulrio da psicologia junguiana possui o sentido de mente. Aqui, sua conotao se d ao estado de conscincia do ego, ou seja, do eu individual (ou coletivo). 4

No existe Pecado ao sul do Equador. Composio musical de Chico Buarque e Ruy Guerra (1972-73). Disponvel em: http://letras.terra.com.br/chico-buarque/86006/

_captulo

03

A NDIA ME: ASPECTOS DA TERRA E RITOS DA ALMA


Uma viagem de descobrimento no consiste em encontrar novas terras, mas um olhar novo... Marcel Proust

ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

O Inconsciente Coletivo como j vimos, um imenso oceano e acumula informaes culturais da humanidade ao longo dos tempos. Nosso inconsciente pessoal uma pequena frao dele. Ambos se conectam de forma lgica, mas no totalmente segura. Ou seja, a individualidade da psique precisa ser preservada no sentido de manter o equilbrio na interao desses processos culturais. Vimos nos captulos anteriores, aspectos fundamentais da viso junguiana de cultura, ao passo que intercalamos brevemente CG&S de Gilberto Freyre na perspectiva de um estudo arquetpico. Dela, sobretudo, dedicaremos uma leitura sobre a imagem da mulher ndia, a partir dos cronistas e viajantes que fundamentam a obra. O patriarcado rural brasileiro sofre h algumas geraes mudanas na ordem da estrutura que o forjou: seja poltica, econmica e social. A cultura dinmica enquanto energia de movimentao arquetpica, de polarizao. Por isso, deve ser interpretada como uma grande ciranda. Uma dana circular (como os rituais dos ndios Cheyenne, da Amrica do Norte, onde findam e nascem os seus ciclos). Seguindo a linha de Jennifer e Roger Woolger (1989), no difcil entender como precisamos de uma energia da Terra, como aquela que nos formou bem antes da chegada dos invasores no quinhentismo:
[...] Descendo essa montanha, em passos lentos, em passos delicados e suaves, vinham as mulheres idosas, as mulheres ndias, danando. Elas ou so luz ou trazem luz. Serpenteiam a montanha para depois rodear o morro onde estou. E, ao danar em crculo, muito depressa, neste crculo entra outro crculo, de mulheres jovens, da minha idade e do meu tempo, jovens que eu conheo, e elas tambm danam. Os dois crculos esto danando e se movendo, e comeam a se entrelaar, um penetrando o outro. Surge ento no interior deste crculo outro crculo de sete idosas avs, mulheres de cabelos brancos, mulheres importantes para mim, ancis poderosas [...] Os crculos minha volta desaparecem, e me vejo novamente a ss com a mulher Arco-ris. [...] Ela me disse que a Terra est em dificuldade, que todas as terras esto em dificuldade, e que aqui, nesta Ilha das Tartarugas, nesta terra norte-americana, o que precisa um equilbrio. Ela disse que a energia impetuosa, agressiva, analtica, intelectual, construtora e ativa sobrepujou demais a energia

058

feminina, receptiva, a energia que concede e se rende. Ela disse que o que precisa acontecer uma elevao e um equilbrio. E por estarmos desequilibrados, precisamos enfatizar mais a entrega, a doao, o acalento. Ela falava comigo como uma mulher, e eu deveria levar essa mensagem para as mulheres especificamente. Mas no s as mulheres precisam se fortalecer assim; todos ns precisamos, homens e mulheres igualmente (HALIFAX apud WOOLGER, 1989, p. 107-08).

Algo que nunca foi relevante para estes povos a linha cronolgica de tempo. Passado, presente e futuro se manifestavam como significao dos ciclos, ligados diretamente energia da natureza como componente da vida indgena. Como disse o prprio Jung: o Arqutipo . Ns criamos o bem e o mal, partes fundamentais da nossa imaginao enquanto ocidentais. esta a relao preconizada pela anci nativa sobre o poder da razo tenaz de Animus sobre nima. Como podemos observar: As pocas ancestrais no desaparecem nunca e todas as feridas, mesmo as mais antigas, ainda minam sangue (PAZ apud MENDONA, 2006, p. 81). Logicamente, esse acontecimento traz um exemplo de como os povos indgenas da Amrica do Norte estavam impregnados com o senso mstico da unidade feminino, masculino e natureza. Bem antes da chegada de Colombo, muitas destas cerimnias gentlicas (que envolviam xams, homens ou mulheres) consistiam em trazer uma relao dialgica da psique que ns, ocidentais, s viramos a tentar conscientizar sculos depois. Mas para isso, especificamente, precisamos des-racionalizar a idia de tempo. luz do imaginrio produzido pelo cristianismo, o que se viu foi uma posio unilateral frente ao modo de conduta anmica que os indgenas j estabeleciam dentro de suas dinmicas de espiritualidade nas respectivas atividades de polarizao em seu mundo. Sua histria, sua conduta pessoal e coletiva j congregavam todos estes parmetros de aprendizado com a Terra, que nestes termos, possui um carter de Grande Me1. Ou seja, uma unidade da energia como propulsora da vida, em todos os sentidos. O tempo contado cronologicamente por um calendrio cristo foi de encontro Me Terra: ndia Me, Grande Me. A gestao dos filhos/as para aquelas mes tupis era nima, no sentido mais alma2 de sua origem. A cultura ibrica se imps enquanto outra forma de maternidade:

Paulo Milhomens

059

ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

Se formos entender a Igreja como Madre, tambm percebemos uma me s vezes amorosa, protetora, mas muitas vezes castradora. Sabemos que uma mulher sujeita autoridade do Animus e da lgica controladora, dominadora, obstinada e at cruel. Tem srias convices e rgidos pontos de vista, e que no leva em conta o outro. notvel que nossos ndios viviam num estado de conscincia matriarcal, como dizia Neumann, ou de participation mystique, segundo Lvy-Bruhl, ou seja, numa fase correspondente infncia. Era um mundo de abundncia e magia, cujo aspecto negativo era o medo do mundo dos demnios. Alm de originalmente no terem noo de culpa e pecado, depois imposta pelos jesutas, tambm no tinham noes de ordem, constncia e exatido [...] O fato que, apesar de se dar tanta nfase indolncia e preguia do ndio, esquecemos muitas vezes da mesma indolncia de nossos colonizadores aventureiros europeus, que buscavam a riqueza fcil. Isso implica um imediatismo infantil, destrutivo, predador, em que as qualidades como esforo, respeito, responsabilidades so esquecidas, dando lugar a uma moral que supe vagabundagem, esperteza, audcia, desrespeito, irresponsabilidade, insegurana. [...] (BRIZA, 2006, p.112-13).

060

Podemos estabelecer agora, um dilogo curioso entre a deusa grega rtemis e a ndia Tupi, Tupinamb ou Tapuia do litoral nordeste da Amrica Portuguesa3. , provavelmente, a mais antiga das deusas gregas. Mais remota que as primeiras manifestaes urbanas de Atena, mais antiga que os primeiros templos erticos de Afrodite, mais antiga mesmo que Demter, a me dos cereais que regeu os primrdios da agricultura. rtemis pertence ao estrato mais antigo da memria humana (WOOLGER, 1989). Sua natureza andrgina, que congrega as energias do feminino e masculino desde seus primrdios nas antigas plancies da Arcdia (Grcia), faz dela uma deusa livre, uma caadora solitria, aquela capaz de agir por conta prpria em seus ensinamentos e lutas. Este o correspondente arquetpico das mulheres guerreiras na formao ocidental da antiguidade grega, cujo desaparecimento se deve ao patriarcado urbano que a se formou: a separao entre mulheres e homens

no espao pblico, que tambm possui seu correspondente na atualidade, claramente, nas chamadas hierarquias de sexo e gnero. Podemos refletir sobre o aspecto artemstico da mulher Tupi em nossas existncias contemporneas. No h conotao metafsica neste exemplo, e sim, um sinal da independncia cultural exercida pela mulher tribal antes da chegada das caravelas portuguesas. Absorvendo o caminho da autoridade social, em vrios povos distintos, mas ligados ao mesmo tronco Tupi da costa, a energia da vida feminina (da Terra), da construo dos mitos dessas respectivas etnias focadas na mulher. Sobretudo, em relao ao homem indgena e as funes exercidas em grupo. Freyre chegou a mencionar, mas de forma bastante passional, sua percepo acerca desse tema. Sua leitura tambm passou superficialmente pelo campo da sexualidade, embora eivada por um ponto de vista eurocntrico:
[...] Notou Gabriel Soares entre os Tupinamb que a moa [...] a todos os parentes da parte do pai chamava pai, e elles a Ella filha [...]. O tio, irmo do pai da moa, ainda informao do autor do Roteiro, no casa com a sobrinha, nem lhe troca quando fazem o que devem, mas tem-na em lugar de filha, e Ella como a pai lhe obedece, depois da morte do pai [...]. verdade que o mesmo cronista acrescenta no ser raro entre os Tupinamb dormir irmo com irm; mas s escondidas pelo mato [...]. Eram ainda as mulheres que plantavam o mantimento e que iam buscar a gua fonte; que preparavam a comida; que cuidavam dos meninos. V-se que no era pequena a importncia da mulher velha entre os indgenas; enorme a da mulher, em geral [...] (FREYRE, 2002, p. 174-185).

Os mitos que regiam os autctones da floresta baseavam-se em experincias histricas muito distintas da nossa mentalidade judaico-crist. Podemos supor que estas culturas associavam em seus ritos culturais trade feminino, masculino e Terra. A chamada couvade consiste em assemelhar o homem mulher nos perodos de resguardo ou gestao, no sentido de socializar a maternidade. O que estamos defendendo a possibilidade de entendermos, por essa descrio, a relevncia histricoarquetpica dada a Me Terra pelos indgenas. Tratava-se, sem dvida, de uma energia de compensao, de ligamento, mas que levou o autor a tratar de maneira confusa esse modo de se ver o mundo, tratando-o como introverso. Colocao que tambm surge na seguinte fala:

Paulo Milhomens

061

ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

[...] Uns, efeminados pela idade avanada, que tende a masculinizar certas mulheres e a efeminar certos homens; outros, talvez, por perverso congnita ou adquirida. A verdade que para as mos de indivduos bissexuais ou bissexualizados pela idade resvalaram em geral os poderes e funes de msticos, de curandeiros, pajs, conselheiros, entre vrias tribos americanas (FREYRE, 2002, p. 187).

062
Fontes da Terra Brasilis

A partir desse trecho, uma rentvel discusso sobre gnero e papis sexuais pode ser desenvolvida pelas/os ativistas em prol da liberdade sexual em circunstncias contemporneas. O que importa, no entanto, perceber a riqueza de certas descries sobre a vida tribal, levando-nos a imaginar certos eventos mticos que a psique indgena processava. Dentro desse contexto, uma rede de significaes mostrava-se presente, inserindo indelvel harmonia como o nascimento e a vida. Porm, o autor pernambucano nos direciona para outro ponto interessante, tambm discutido pela psicologia de Jung: a Androginia4. Seguindo a citao de Freyre, podemos interpretar androginicamente pajs, xams e curandeiros como homens (ou mulheres) dotados de uma psique capaz de integrar harmonicamente os plos nima e Animus. Para a mentalidade de um colono ou padre jesuta, no havia espao para absorver algo que estes povos, sculos antes, j desenvolviam: a identidade psquica, diretamente ligada s entidades da floresta, fauna e flora. O Ttem possui essa vitalidade: representar a mesma alma em duas ou mais. No apenas os plos dialgicos, mas o que vinha a partir disso. Talvez, a efeminao interpretada por Freyre, era resultado dessa integrao entre conscincia e energia coletiva, to cativada e presente no Ego5 destes povos. A mulher indgena obteve singular responsabilidade neste processo, pois a concepo da vida gentlica, no nascimento, corresponde a elementos essenciais de ligao do meio ambiente com o intermediador da Me Terra: o xam e o paj. Uma energia da Terra, ou seja, me e ndia. Lugar comum: a ela retornamos, a ela pertencemos. Somente com ela, podemos continuar em equilbrio.

A primeira grande queda do patriarcado no Brasil ocorreu na primeira metade do sculo XX e pode ser associada politicamente ao movimento revoltoso de 1930 quando nos tornamos mais citadinos e

Ao retornar da Europa aps o exlio, Freyre traz CG&S. Enquanto relao autobiogrfica um grande feito intelectual. O autor enaltece o retorno, e no a mudana social em voga. Outro ponto importante: Freyre no fez nenhuma etnografia indgena para compor seu trabalho. No h pesquisa etnogrfica em CG&S. Basicamente, o livro foi escrito em trs anos, perodo relativamente curto para uma pesquisa de campo que pudesse lev-lo at contextos de culturas nativas da Amrica Portuguesa, subsidiando sua interpretao nos aspectos referentes famlia patriarcal e sua influncia. O captulo referente influncia indgena no Brasil possui 67 pginas escritas e 26 em notas e referncias bibliogrficas7. Neste ponto, a presena indgena em CG&S tambm menor. claro que o grosso do material, pesquisado em arquivo pelo autor, traz uma rica informao sobre perodos mais descritivos do mercantilismo portugus, bastante citados por nomes como Padre Vieira (na Bahia e Maranho) e Gabriel Soares de Sousa, em seu Tratado Descritivo sobre o Brasil (1587)8. Durante o sculo XVIII, o chamado Imprio Ultramarino dos portugueses produziu uma extensa literatura sobre o Novo Mundo, suas alegorias mticas, povos e animais. Muito presentes no livro, as referncias a Soares de Sousa, ainda compem um material clssico para se estudar o incio da invaso europia. Sobretudo, as informaes relacionadas no apenas presena portuguesa, mas francesa e neerlandesa. A referncia abaixo ilustra o quadro apresentado por Sousa e Freyre: o estranhamento europeu frente aos povos despidos de sua tica moral e religiosa. Trata-se, como j vimos, de uma intensa necessidade de projetar todos os problemas psquicos, de natureza cultural, no desconhecido/a. No geral, esses relatos no diferem em quase nada de outros testemunhos:
[...] Se emancebaram na terra, onde morreram, sem se quererem tornar para Frana, e viveram como gentios com muitas mulheres, dos quaes, e dos que vinham todos annos Bahia e ao rio de Segeripe em nos da Frana, se inou a terra de mamelucos, que nasceram, viveram, e morreram como gentios; dos

Paulo Milhomens

menos camponeses. Sob um prisma meramente cronolgico, representou uma transio necessria na histria do pas. Simboliza, tambm, uma luta interior do feminino projetando-se nas lutas de mulheres nos chamados tempos ps-modernos. O que estamos querendo dizer que uma insurgncia psquica interior j apontava uma nova organizao dos princpios arquetpicos nima e Animus no imaginrio coletivo6.

063

quaes ha hoje muitos seus descedentes, que so louros, alvos e sardos, e havidos por indios Tupinambs, e so mais brbaros que elles (SOUSA apud FREYRE, 2002, p. 165).

ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

064

Dada a cultura nmade dos nativos da Amrica Portuguesa, Freyre (2002) os/as caracteriza como inaptos para o trabalho nas lavouras e vida domstica colonial, particularmente, os Tupi da costa:
[...] Da no terem as mulheres ndias dado to boas escravas domsticas quanto as africanas, que mais tarde as substituram vantajosamente como cozinheiras e amas de menino do mesmo modo que os negros aos ndios como trabalhadores de campo (FREYRE, 2002, p. 167).

De modo semelhante, a no adeso do indgena ao trabalho escravo nos engenhos vista pelo missionrio catlico Jos de Anchieta como resultante de um comportamento imprprio disciplina crist da catequese. Como havia o ocultamento da nima pelos missionrios desde o incio, o chamado paganismo do ndio era um entrave para a estrutura de capital mercantilista, instalada para atender as necessidades lusitanas. Observao religiosa que vai ao encontro da poligamia da ndia naquela estrutura fundiria:
[...] ainda que a deixe de todo, no faz caso disso, porque se ainda moa, ela toma outro [...] e se a mulher acerta ser varonil e virago, tambm ela deixa o marido e toma outro (ANCHIETA apud FREYRE, 2002, p. 171).

Em fins do sculo XIX, autores estrangeiros passam a publicar uma considervel quantidade de obras sobre a vida cotidiana do Brasil. Isto se deu pelo fato de perceber a influncia do Imprio j transferido para a colnia. Com a Abertura dos Portos (1808) outorgada por D. Joo VI, podemos dizer que visitas de naturalistas, gravuristas, botnicos e emissrios de outros pases, particularmente na provncia do Rio de Janeiro, tornaram-se frequentes. Freyre se utiliza de alguns autores germnicos, franceses e ingleses que empreenderam estudos sobre populaes de algumas regies do pas, embora no tenha se aprofundado na veracidade destas fontes. CG&S no apresenta, neste sentido, uma abordagem mais criteriosa sobre a origem das suas fontes de consulta. s vezes, parece demonstrar uma viso romntica da histria colonial brasileira. Assim, observemos:

Os estudos de Martius, de Karl Von den Steinen sobre as tribos do Brasil central; de Paul Ehrenreich acerca das de Mato Grosso, Gois e Amazonas; as pesquisas de Whiffen, Roquete Pinto, Koch-Grnberg, Schimidt, Krause, E. Nordenskild, as observaes deixadas por visitantes e missionrios que surpreenderam a vida dos caboclos ainda virgem do contato europeu, autorizam-nos a generalizao de ter sido a cultura indgena, mesmo a menos rasteira, encontrada na Amrica pelos portugueses e da qual restam ainda pedaos em estado bruto inferior da maior parte das reas de cultura africana de onde mais tarde se importaram negros puros ou j mestios para as plantaes coloniais de acar [...] (FREYRE, 2002, p. 168).

A descrio dirigida aos visitantes relacionados traz um quadro panormico geral do carter destas visitas diplomticas e, sobretudo, como viam uma terra to rica e diversificada. Em sua maioria, estes autores desenvolviam trabalhos como zologos e botnicos. Outros como Augustin de Saint-Hilaire (1779-1853), passou a explorar a flora para traficar sementes at a ilha de Martinica, no Caribe. Seu trabalho tambm foi importante para entender algumas noes de um estudo regional, dos tipos de vegetais encontrados no Brasil. Isso se deve aos contatos que estabeleceu com autoridades locais nas provncias que visitou. (GOUVA, 2001). J o caso de Karl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868), foi bem diferente. Pesquisador e botnico alemo, estava na comitiva da princesa Leopoldina I da Astria, que viajava ao Brasil para casar-se com D. Pedro I, ento prncipe regente. Sua obra abrange folclore brasileiro e estudos de lnguas indgenas. Para saber um pouco mais sobre a vida colonial do pas no sculo XIX uma referncia necessria (MONTEIRO, 2001). Nessa direo, notamos um fato curioso: nomes como Karsten, Kroeber, Wissler e Thomas Whiffen, este ltimo autor de The North West Amazon (O Norte da Amaznia Ocidental) sem data de publicao nas notas so pouco citados at nas enciclopdias digitais via Internet. Para pesquisas mais rigorosas, seria importante recorrer a arquivos pblicos ou acervos particulares. Apenas trilhamos o caminho descrito nas referncias do livro, disponvel por Freyre para conhecer algumas de suas influncias tericas.

Paulo Milhomens

065

ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

Entretanto, estamos falando de um estudo dirigido ao sculo XVI e XVII em linhas gerais, este passado no era discutido pela historiografia brasileira at, pelo menos, a primeira metade do sculo XX. Coube a estrangeiros redigir narrativas sobre a paisagem, os costumes, a biodiversidade e os povos nativos ainda sobreviventes at ali. De certa forma, um paradoxo, mas foi o imaginrio europeu de ento com sua viso psiquicamente distanciada do universo indgena que colaborou na construo um mapa geo-historiogrfico inicial sobre as primeiras geraes de brasilndios/as, conforme viso desta autora:
No obstante tessituras etnocntricas, hostis d i f e r e n a , a s m e m r i a s e u r o p i a s s o, contraditoriamente, vias imprescindveis de compreenso de nossa histria, de acesso ao nosso passado possvel. Depositrias de nossas feies iniciais, as narrativas europias se constituem como testemunhos duplos nos quais vamos encontrar, ainda que precariamente, a feio tupinamb. Sinuosa, ela escapa pelas minguadas brechas textuais que a vacilao e as contradies dos narradores europeus impediram de fechar. Por essas frestas discursivas, chegam-nos os ecos do discurso tupinamb, indcios de como acolheram a diferena, de como experimentaram as vicissitudes da violncia, fsica e espiritual, a que foram submetidos, dos que pensavam do homem branco; do que sonhavam para os seus descendentes (MENDONA, 2006, p. 83).

066

uma reflexo complexa. A ausncia da fala indgena, na teorizao sobre sua participao histrica. Tentar ouvir vozes que foram silenciadas ou unilateralmente caladas evidencia um grande abismo na Histria do Brasil.
[...] Casa-grande & senzala traz em seu bojo, ao menos embrionariamente, as teses bsicas que fundamentam e do corpo ao pensamento do autor. Em outros trabalhos desenvolvidos posteriormente como Sobrados e Mucambos ou o seu Novo Mundo nos Trpicos, etc., Freyre recorre de forma mais elaborada, sem dvida, s teses defendidas, ou, ao menos, sugeridas em suas linhas mestras em Casagrande & senzala (MEDEIROS, 1984, p. 17).

Melhor ajustamento se verificou da parte da mulher; o que se compreende, dada a sua superioridade tcnica entre os primitivos; e dada sua tendncia maior para a estabilidade entre os povos nmades. A toda contribuio que se exigiu dela na formao social do Brasil a do corpo que foi a primeira a oferecer ao branco, a do trabalho domstico e mesmo agrcola, a da estabilidade (estado por que ansiava, estando seus homens ainda em guerra com os invasores e ela aos embolus, de trouxa cabea e filho pequeno ao peito ou escarranchado s costas ) a cunh correspondeu vantajosamente (FREYRE apud MEDEIROS, 1984, p. 37).

Ento, a citao nos direciona para um aspecto ideolgico do autor: a ndia como reprodutora ideal do seu projeto de miscigenao tropical. Seu olhar se identifica com o invasor luso-ibrico. Medeiros (1984) sustenta a tese de que Freyre v a explorao sexual como uma democrtica relao de troca. Em outras palavras, um sucesso para o incio da colonizao. A espoliao escamoteada e toda a situao vem a servir, contraditoriamente, como alicerce de sua teoria sobre a democracia racial. O imigrante europeu tinha vindo para as novas terras desacompanhado, geralmente, de suas famlias. Comea da, uma idia discutvel sobre a aceitabilidade e disponibilidade da mulher indgena na sociedade brasileira, tal como foi pintada pelas narrativas de viajantes e jesutas que por aqui passaram e/ou permaneceram poca, exemplificadas anteriormente por missionrios religiosos como Anchieta, Nbrega e outros. Essa mistura tnica, que no s biolgica, mas em grande medida tambm cultural, equilibrara e flexibilizaria as relaes sociais na Amrica Portuguesa. Com efeito, os resultados psicolgicos e histricos dessa interpretao leva-nos a uma espcie de idlio escravocrata, proposto por Freyre. A exaltao sexual, tanto quanto a mistura racial, so fortes elementos do imaginrio sobre o povo brasileiro e uma suposta suavizao de desigualdade (BASTOS, 2004).

Paulo Milhomens

O pensamento freyreano discute uma indetidade mestia, mas parece no incluir o ndio/a e, mais precisamente, a imagem fundamental da mulher indgena. Freyre defende a tese de que a chegada dos colonizadores lusitanos no Novo Mundo fora altamente benfica para as populaes locais. E, de uma cooperao mtua, ganhara em qualidade todo o processo colonizatrio:

067

ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

A abordagem junguiana consegue trilhar outro olhar, na medida em que interroga essa plasticidade portuguesa nos lugares em que chegou e, sobretudo, exercitando a psicologia em sincronia com a Histria, Sociologia e o Pensamento Social Brasileiro. Transpondo a espinha dorsal destes campos de saber, leva-nos atemporalidade do Arqutipo. Ento, que questionemos o idlio, pois, o objetivo maior deste trabalho foi o de tentar resgatar no apenas uma figura mtica do feminino, mas uma energia viva, real: a indianidade de nosso pas, tendo como pressuposto o reconhecimento arquetpico da mulher Tupi. Tudo que veio a partir de sua gestao no imaginrio coletivo repousa em algum ponto, como um foco de luz aparentemente perdido, mas se conscientizado nas condies necessrias, trar grandes benefcios, pois so fios ancestrais da prpria origem da vida (nossa) e nos colocamos de frente riqueza recndita de nossos antepassados/as. Eis uma instigante proposta para o sculo XXI: trazer todas essas afetividades de mos dadas com a cincia para elucidar as novas geraes quanto ao nosso grmen indgena, ou seja, de nossa formao cultural.

068

2 Podemos utilizar os conceitos apresentados por Gambini (1988) para falar de alma. Na perspectiva junguiana apresentada pelo autor, podemos interpret-la no sentido de identidade psquica: Os cientistas sociais j demonstraram plenamente que o que mantm vivo um grupo sua cultura, sua mitologia, sua identidade, aquilo que faz um grupo ser exatamente o que [...] Destitudos de sua riqueza sua identidade cultural e seu territrio os ndios viraram pedintes. O civilizador Blzquez, porm, julgava que a mudana das casas era sinal de que o Esprito Santo havia tocado o corao dos selvagens (GAMBINI, 1988, p. 191195). 3 Ver Jennifer e Roger Woolger (1989) sobre o mito de rtemis (perodo Arcaico e Clssico), filha de Zeus e Leto, irm gmea de Apolo, contrapondo suas irms Atena e Afrodite enquanto deusas urbanas. protetora dos animais silvestres e das florestas. Seu mito associado independncia e a bravura do esprito feminino em todas as eras. 4 Aqui fazemos uma ligao harmnica entre nima e Animus no sentido de uma unio entre plos de energia psquica enquanto foras universais. Podemos congregar o andrgino na psique, independentemente de uma imposio cultural (masculino/feminino). A idia mais destacada nesta proposio apresentada por Ginette Paris (1994), que refletindo sobre os mitos pagos gregos na constituio do ser interior contemporneo, estimula uma busca psquica que transforme duas unidades em uma. Ou seja, foras arquetpicas de congregao. 5 Conforme as exemplificaes de Jung (1978) e Silveira (2006), o Ego corresponde estrutura da conscincia. Trata-se de todas as experincias mais diretas que integram o Eu individual. Poderamos cham-la, tambm, de personalidade. A figura do feiticeiro e a do chefe da tribo so significativas: ambos se distinguem pela singularidade de seus ornamentos e seu modo de vida, que exprimem seu papel social (JUNG, p. 24-25). 6 Eu teria que informar um autor/a relacionado que pudesse servir para a construo deste raciocnio. O fato que aps minhas leituras sobre o tema da Psicologia Analtica aplicadas ao Pensamento Social Brasileiro, acabei por defender certas proposies cientficas mais livres, porm, claramente inspiradas em autores/as como Gambini (1988), Silveira (2006) e Barcellos (1991), entre outras/os. 7

Casa-Grande & Senzala. Rio de Janeiro: Record, 2002.

Freyre (2002) se reporta com freqncia a este cronista para descrever o cotidiano colonial em CG&S. Tratase de um comerciante e agricultor portugus que empreendeu carregamentos e projetos de implantao de engenhos de acar no litoral brasileiro.

Paulo Milhomens

1 Para Jennifer e Roger Woolger (1989), o Arqutipo mais prximo da Me Terra est ligado ao antigo mundo das deusas pags (romanas e gregas). Significa pensar uma grande amamentadora dos animais e dos seres vivos em geral, alm de proteger os vales e florestas. Ao mesmo tempo, manifesta-se como uma energia csmica do feminino presente em toda natureza, dando singular referncia deusa grega rtemis: Sob nomes diferentes, o esprito das deusas que os povos antigos do Velho Mundo conheciam como rtemis sempre esteve presente no continente americano nas tradies nativas que reverenciam o modo belo da Terra [...] (WOOLGER, 1989, p.106)

069

NOTAS

ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

070

_consideraes finais

ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

Fazendo uma regresso arquetpica a todos estes mundos, a todas essas vozes da alma, seria difcil no falarmos de naes, de mundos inteiros. Ns, ocidentais, que criamos as distines: certo e errado. Evidentemente, essa forma disjuntiva de se ver o mundo no se conecta com o dialogismo de uma manifestao arquetpica: estando a argila inicial na origem dos mitos destas culturas, as famlias Tupinamb do litoral brasileiro no resistiram aos jesutas e colonos, ora fugindo para os sertes, ora recorrendo ao suicdio coletivo e rogando piamente a seus invasores que os matassem (GAMBINI, 1988). Muitas mes indgenas, de tronco sucumbiram ao longo deste processo formador/destruidor. Se somos uma nao, um pas no sentido de uma repblica moderna, deveramos possuir uma imagem desta Grande Me viva no imaginrio coletivo, se integrando nossa conscincia, no sentido de possibilitar culturalmente reflexes de uma identidade poltica quanto a este passado, que presente e futuro. Uma relao no apenas histrica no sentido cronolgico do termo, mas atemporal pelas estruturas imaginrias do Arqutipo:
[...] Para essa memria, tecida pelos estreitos ns de eurocentrismo, nos voltamos numa espcie de desrecalque da nossa ancestralidade indgena, de reparao de danos. E, nesse desrecalque, o elogio e a homenagem nossa me tupinamb, nos reconhecendo, como Mrio de Andrade (1980, p.33), como Tupis tangendo um alade, imagem explicitadora do nosso drama original (MENDONA, 2006, p. 95).

072

Assim, o imaginrio uma extenso de um contingente de estruturas simblicas, mticas, cognitivas, psquicas, enfim, dotadas no de princpios hierarquizantes, mas de um sentido complexo, de uma carga imaginal sedutora, onde divindades dialogam sua fuso/disjuno. No pertencem a uma organizao rgida de suas bases formadoras, mas de uma singularidade mitolgica atuante, como aquela presente entre os antigos gregos:
Os mitos so complexos. Eles nos conduzem a ensinamentos dogmticos. As aventuras de pessoas mticas, Deuses e Deusas, so movimentos de conscincia; elas ilustram nossos conflitos inter e intrapessoais, nossa interdependncia e nossa participao no sagrado. Devemos seguir estes movimentos, do mesmo modo que ouvimos msica,

danamos, ou meditamos [...] (PARIS, 1994, p. 17-18).

E com razo, esta meditao pag envolve-nos at o tero de nossa formao: a longnqua mas prxima Me Tupi, uma mulher ndia. A discusso acerca da presena desta energia feminina em ns via CasaGrande & Senzala, de Gilberto Freyre, um debate entre matriarcado e patriarcado. No poderamos cobrar uma resposta desse pensador pernambucano a todas as suas faltas polticas no sentido de que poderamos ter um livro mais democrtico em relao a figura ndia. Freyre foi antes de qualquer coisa, fruto de sua poca. Talvez no tenha flertado mesmo com um Brasil novo, longe das amarras da velha ordem escravista e monocultora. Mas por ter sido uma obra primorosa, de leitura indispensvel para quem pretende refletir sobre a formao do povo brasileiro. interessante notar que mesmo C.G. Jung, inserido neste tema, de certa forma uma viso clssica dentro da Psicologia. Autores/as como Clarissa P . Ests (1994), Dulce Helena Briza (2006) e Roger Woolger (1989) representam uma gerao de ps-junguianos que dialogam com insights das cincias sociais. E destas pessoas, ingeri boas doses de inspirao. Fazendo a travessia at o Pensamento Social Brasileiro, considero um achado em minhas leituras as palavras de Roberto Gambini (1988,1999). Desde que iniciei esta pesquisa de mestrado tive a plena convico de que o melhor a fazer era integrar uma interpretao do Brasil atravs de um panorama junguiano, por assim dizer, driblando invariavelmente a escassez de trabalhos na rea. Neste sentido, ainda h muita coisa a ser escavada. Percebi que precisamos executar um grande ciclo: o da nossa emancipao, nossa autonomia enquanto cidados do mundo. o que somos, no podemos fugir disso. Dessa morte comea nosso nascimento triunfal, construdo pelos pilares dos povos gentlicos:
[...] Fomos civilizados por uma cultura urbana e classista. O centro das decises, at a vinda da corte de D. Joo VI para c, estava alm-mar; era o Conselho Ultramarino que provia, ordenava, planejava. O governo imperial tambm era autoritrio; aps a fase republicana tivemos perodos longos de ditadura. O patriarcado repressor estava instalado. Quanto me, observamos que a me ndia alimentou o filho, s vezes, mestio, mas no pde lhe passar suas razes. O que valia era a raiz europia. O mesmo

Paulo Milhomens

073

ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

aconteceu com a me negra, que tambm a tantos brancos alimentou, cuidou, at amou, mas suas razes eram pisoteadas e desqualificadas. Se formos entender a Igreja como Madre, tambm percebemos uma me s vezes amorosa, protetora, mas muitas vezes castradora [...] notvel que nossos ndios viviam num estado de conscincia matriarcal, como dizia Neumann, ou de participation mystique, segundo Lvy-Bruhl, ou seja, numa fase correspondente infncia. Era um mundo de abundncia e magia, cujo aspecto negativo era o medo do mundo dos demnios. Alm de originalmente no terem noo de culpa e pecado, depois imposta pelos jesutas, tambm noes de ordem, constncia e exatido (BRIZA, 2006, p. 112).

074

Casa-Grande & Senzala uma fonte preciosa de consulta sobre o Brasil, suas antagonias, suas virtudes. Talvez, nestas consideraes finais ou melhor, no encerramento deste ciclo dissertativo o melhor a fazer seria perguntar qual o lugar da Me ndia na sociedade de engenho. Houve, evidentemente, pela tica de Freyre, uma valorosa Me Negra na histria. Como j vimos, nossa amamentao cclica, hoje muito mais conectada culturalmente a uma mulher africana, se reflete diretamente na atual polmica sobre cotas tnicas nas universidades brasileiras. Surge agora, nossa dificuldade em estabelecer uma identidade poltica mestia, de renovao, tambm pautada numa alma ndia. O fato de ter utilizado CG&S como alicerce para uma leitura arquetpica, foi o leitmotiv para pensar novos agrupamentos epistemolgicos acerca da Amrica colonial lusa. Pelo menos foi o que senti, literalmente, ao analisar as descries erotizadas dos viajantes. Ao invs de pensar numa perspectiva tradicional-histrica, optei pela via imaginria e por uma percepo emprica, dando mais relevncia substncia subjetiva de ouvir um mito e perceb-lo enquanto agente de transformao da psique, mas atuando em diferentes pontos da vida humana e da cultura. Ento, penso que a cincia pode fazer muito, mas no pode transcender o mito, que forma culturas atravs dos sculos. Freyre poderia ter servido como uma referncia temtica secundria, no fosse, a meu ver, seu vigoroso talento de criatividade e intelectualidade. Por exemplo, com ar irnico, quando se refere sua monografia Vida Social no Brasil nos Meados do Sculo XIX (1922):

Tese universitria, recorde-se mais uma vez que foi o ensaio ao surgir em lngua inglesa na Universidade de Colmbia. Tese universitria generosamente acolhida que por mestres ortodoxamente acadmicos como o oxoniano C.H. Haring, de Harvard e de Colmbia, ou Percy Alvin Martin, de Stanford, ou como Joaquim de Carvalho, de Coimbra, ou como o brasileiro, grande senhor das letras, dentro e fora do seu Pas, Oliveira Lima, que por extra-acadmicos e at antiacadmicos como o insigne portugus Joo Lcio de Azevedo ou o ento temvel e temido, em todo o mundo literrio de lngua inglesa, Henry L. Mencken. Que disse Mencken ao ento ainda quase adolescente autor? Que no expandisse a tese em dissertao doutoral: isso de torn-la coisa de Ph.D. pensava ele iria desnatur-la. Artificializ-la. O Ph.-desmo j ento lhe parecia um perigo para a criatividade intelectual no seu grande pas. Que expandisse, sim, mas em livro. Livro escrito inacademicamente. O que viria a realizar-se dez anos depois em lngua portuguesa. No livro Casa-grande & Senzala, seguido por vrios outros sobre o assunto. Este o grmen (FREYRE, 1977, p. 33).

Autnomo e arrogante? No seria exagero dizer que sim. Durante sua vida intelectual, se notabilizou por introdues como essa em seus livros. Mesmo sendo vaidoso, gostava de perfilar uma espcie de autopromoo do seu trabalho. Por outro lado, um fato inegvel: CG&S ganhou notoriedade independentemente do espao acadmico. Chegava at a dizer que era um escritor com treino sociolgico e livre das instituies. Curiosamente, passou a valorizar ttulos acadmicos quando se tornou mais conhecido no meio universitrio. Ironias do destino. Parto, agora, para outra questo: CG&S um livro focado na defesa de uma mestiagem, num tom mais afro-ibrico? Menos rancoroso que os racistas e eugenistas do sculo XIX? Neste sentido, houve um afastamento das influncias acadmicas europeias em seu tempo. Tomando contato com alguns seminrios do etngrafo alemo Franz Boas, nos Estados Unidos, passa a redigir em seus textos uma nova viso sobre mestiagem brasileira. Era um pas vinculado s suas razes. Aproximou-se do imaginrio de seus antepassados de engenhos e casas-grandes, das histrias, anedotas, dos causos dos velhos homens de fazenda em Pernambuco.

Paulo Milhomens

075

ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

Sua teoria se compromete a exaltar essas tradies? Sim, mas preciso admitir este passado, compreend-lo, para superar os obstculos decorrentes s manifestaes arquetpicas que inundam nossa conscincia na ordem coletiva, sempre explodindo em atos de violncia contra mulheres, crianas, jovens e a tudo que, de alguma forma, se associe ao feminino, a seus simbolismos e representaes culturais. Escritos como os de Freyre, tm um ponto ambivalente no imaginrio nacional: a rediscusso da ancestralidade nativa e atemporal. Um reconhecimento de Sombra rejeitado pela histria. Esta deve ser integrada nossa individualidade, projetando-se no coletivo. Tarefa nada fcil. Retornamos modernidade martima e interrogo a mim (ns) ao lermos esse texto: nossa maternidade ndia: possvel recuper-la? Parece que atravs do Inconsciente Coletivo, outra me sobrepe o matriarcado indgena, a Madre Igreja dos inacianos jesutas, aquela ausente de nima, agindo sob uma fora enrgica de Animus, inflexvel, rogando por laos inseparveis outra famlia mestia: a de brasileiros/as propriamente ditos/as. A energia da Me Terra perdeu seu vigor maternal, ldico, afetivo e surge uma enorme gangrena psquica: o no reconhecimento de nossa alma ndia e suas milhares de mes Tupi. Sepultadas e esquecidas, pedem para regressar, pois ainda residem em ns. Ao longo da Histria do Brasil, atravs da literatura e da cincia, seus ecos foram supliciados, pouco ouvidos. Nossa Arch Tupi ainda viceja, sangra e precisa retornar para novos ensinamentos. No Brasil, com os avanos da Contracultura na dcada de 1960, tivemos, a partir disso, a expanso das lutas feministas, militncias em prol da Ecologia no pas, que parecem exigir um retorno mais rpido integridade de uma identidade psquica transformadora, diferente de um modelo monotesta-cristo, civilizador e meramente racional. Nosso cristianismo na Amrica Portuguesa deu um poder inflado ao Animus. Trata-se de um longo processo de regresso a terra, aos primrdios da vida, mas numa perspectiva de atemporalidade e reconhecimento interior. Aquilo que Jung (1978) chama de integrar conscincia contedos arquetpicos de transformao. Assim, seremos capazes de estimular a efetivao de um novo ciclo, uma conscientizao coletiva em nima. Gostaria de reiterar, assumindo as lacunas deixadas neste trabalho, que levo em considerao as limitaes possveis de uma abordagem

076

terica. Neste sentido, sabemos o quanto o pensamento junguiano pode ser falho (assim como qualquer caminho epistemolgico). s vezes, a verdade ganha contornos comprometedores quando se cai no dogma da tese absoluta. Ento, digo que este texto pode representar uma significativa contribuio cincia ou, talvez, alguma ou nenhuma. Somos construdos culturalmente por nossa poca. No quero concluir nada para consolidar uma verdade dogmtica de saber. Penso que um trabalho, seja qual for, precisa ser instigado por um poderoso sentimento de sinceridade. Somente, assim, creio, a defesa de uma tese poder trazer algo que esteja mais prximo de uma compreenso da vida.

Paulo Milhomens

077

ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

078

_referncias
AGNOLIN, Adone. O sonho indiano: uma metfora inicitica na literatura de viagem dos sculos XV e XVI. In: Imaginrio Revista do Ncleo Interdisciplinar do Imaginrio e Memria (NIME). Universidade de So Paulo, 1996. ANDRADE, Mrio de. Macunama, o heri sem nenhum carter. So Paulo: Livraria Martins Editora, 1981. ANTONIL, Andr Joo. Cultura e Opulncia do Brasil (texto da edio de 1711). So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967. ARAJO, Emanuel. A arte da seduo: sexualidade feminina na colnia. In: Histria das Mulheres no Brasil. So Paulo: Contexto, 2002. BAIR, Deirdre. Jung, uma biografia. Vol. 02. So Paulo: Globo, 2006. BASTOS, Elide Rugai. Casa-Grande & Senzala. In: Introduo ao Brasil. Um banquete no trpico/Loureno Dantas Mota (Org.). So Paulo: Senac, 2004. BARBOSA, Maria Arruda. Defesa e tomada de posse da Amaznia por Portugal no final do sculo XVII e primeira metade do sculo XVIII. In: Anais do 18 Encontro Regional de Histria O lugar da Histria. ANPUH/SP Unicamp, 2004. Cd-rom. BARCELLOS, Gustavo. Jung. So Paulo: tica, 1991. BOAS, Franz. Antropologia cultural. Celso Castro (Org.). Rio de Janeiro: Zahar, 2007. BOCAYUVA, Helena. Erotismo brasileira o excesso sexual na obra de Gilberto Freyre. Rio de Janeiro: Garamond Universitria, 2001. BOMFIM, Manoel. A Amrica Latina, males de origem. Rio de Janeiro: Topbooks, 1993.

Paulo Milhomens

079

BRESCIANI, Maria Estella Martins. A mulher no espao pblico. (Org.). Revista Brasileira de Histria rgo da Associao Nacional dos Professores Universitrios de Histria (ANPUH). So Paulo: Marco Zero, vol.09, n 18, agosto de 1989/ setembro de 1989. BRIZA, Dulce Helena Rizzardo. A multilao da alma brasileira: um estudo arquetpico. So Paulo: Vetor, 2006. CASTRO, Celso. Apresentao. In: BOAS, Franz. Antropologia Cultural. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. p. 5-7. CASTRO, Viveiros de. O mrmore e a murta: sobre a inconstncia da alma selvagem. Revista de Antropologia. So Paulo: USP , 1992. COLLING, Ana Maria. A mulher na construo do Brasil. In: Brasil 500 anos, a construo de uma nova nao. BELATO, Dinarte & BEDIN, Gilmar Antonio. (Org.) Iniju: Editora Uniju, 2004. DECCA, Edgar de. 1930, o silncio dos vencidos: histria e revoluo. So Paulo: Brasiliense, 1994. DURAND, Gilbert. Atlntico longnquo e telurismo prximo: imaginrio lusitano e imaginrio brasileiro. In: Imagens e reflexos do imaginrio portugus. Lisboa: Hugin, 2000. DIAS, Maria Odila Leite da Silva. A interiorizao da metrpole e outros estudos. So Paulo: Alameda Casa Editorial, 2005. ENGEL, Magali. Psiquiatria e feminilidade. In: Histria das Mulheres no Brasil. So Paulo: Contexto, 2002. ESTS, Clarissa Pinkola. Mulheres que correm com os lobos: mitos e histrias do arqutipo da mulher selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. FAUSTO, Boris. Histria do Brasil. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2008. FABRCIO, Graciele. Ns, Mulheres, espreitando o mundo: as ndias. In: Brasil 500 anos, a construo de uma nova nao. BELATO, Dinarte & BEDIN, Gilmar A. (Org.) Iniju: Editora Uniju, 2004. FERNANDES, Florestan. Anotaes sobre capitalismo agrrio e mudana social no Brasil. In: Sociedade de Classes e Subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. __________. A revoluo burguesa no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. FURTADO, Celso. Formao econmica do Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1998. FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. Rio de Janeiro: Record, 2002. __________. Casa-grande & senzala. Rio de Janeiro: Schmidt Editor, 1936. __________. Nordeste: aspectos da influncia da cana-de-acar sobre a vida e a paisagem no nordeste do Brasil. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1967. __________. Sobrados e Mucambos. Rio de Janeiro: Jos Oympio, 1967.

ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

080

__________. Vida Social no Brasil nos Meados do Sculo XIX. Recife: Artenova/ Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, 1977. GAMBINI, Roberto. O espelho ndio: os jesutas e a destruio da alma indgena. Rio de Janeiro: Espao e Tempo, 1988. __________. & DIAS, Lucy. Outros 500. Uma conversa sobre a alma brasileira. So Paulo: Editora SENAC So Paulo, 1999. GOUVA, Maria de Ftima Silva. Poder poltico e administrao na formao do complexo atlntico portugus (1645-1808). In: O Antigo Regime nos trpicos. A dinmica imperial portuguesa (sculos XVI-XVIII)/Joo Fragoso, Maria Fernanda Baptista Bicalho e Maria de Ftima Silva Gouva (Org.). Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2001. GUIMARES, Alberto Passos. Quatro sculos de latifndio. So Paulo: Fulgor, 1963. HOLANDA, Srgio Buarque de. Razes do Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 2003. JUNG, Carl Gustav. Fundamentos de Psicologia Analtica. Conferncias de Tavistock. Rio de Janeiro: Vozes, 1972. __________. O homem e seus smbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. __________. O Eu e o Inconsciente. Petrpolis: Vozes, 1978. __________. Psicologia do Inconsciente. Petrpolis: Vozes, 2008. LASCH, Christopher. A mulher e a vida cotidiana: amor, casamento e feminismo. LASCH-QUINN, Elisabeth. (Org.) Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1999. LEITE, Dante Moreira. Em busca do tempo perdido. In: O carter nacional brasileiro. So Paulo: Biblioteca Pioneira de Cincias Sociais, 1976. MACEDO, Jos Rivair. A mulher na Idade Mdia. So Paulo: Contexto, 2002. MAGNOLI, Demtrio. Histria da paz. So Paulo: Contexto, 2008. MATTOS, Izabel Missagia de. Uma outra mulher na histria: imagens sobre ndias no Brasil. In: Mulher Cinco sculos de desenvolvimento na Amrica. Belo Horizonte: Federao Internacional da Carreira Jurdica, CREZ/MG, Centro Universitrio Newton Paiva: IA/MG, 1999. MEDEIROS, Maria Alice de Aguiar. O elogio da dominao: relendo Casa-grande & senzala. So Paulo: Achiam, 1984. MEDEIROS, Ricardo Pinto de. Poltica indigenista do perodo pombalino e seus reflexos nas capitanias do norte da Amrica Portuguesa. In: Novos Olhares sobre as capitanias do Norte do Estado do Brasil. OLIVEIRA, Carla Mary S. & MEDEIROS, Ricardo Pinto de. (Org.). Joo Pessoa: Editora Universitria/UFPB, 2007. MENDONA, Wilma Martins de. Memrias de ns: da nossa ancestralidade indgena. In: Mulheres no Brasil, Resistncia, Lutas e Conquistas. (Org.) SCHENEIDER, Liane. & MACHADO, Charliton. Joo Pessoa: Editora UFPB, 2006. MIRANDA, Janira Sodr. Mulheres indgenas, igreja e escravido na Amrica Portuguesa. In: Em Tempo de Histrias. N 07, UFPB, 2003. MONTEIRO, John Manuel. Negros da Terra: ndios e bandeirantes nas origens de So Paulo. So Paulo: Companhia das Letras, 1994.

Paulo Milhomens

081

MONTEIRO, Nuno Gonalo F. Trajetrias sociais e governos das conquistas: notas preliminares sobre os vice-reis e governadores-gerais do Brasil e da ndia nos sculos XVII e XVIII. In: O Antigo Regime nos trpicos. A dinmica imperial portuguesa (sculos XVI-XVIII)/ Joo Fragoso, Maria Fernanda Baptista Bicalho e Maria de Ftima Silva Gouva (Org.). Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2001. MORAES, Evaristo de. Da Monarquia para a Repblica (1870-1889). Braslia: Editora Universidade de Braslia, 1985. NOVINSKY, Ilana W. Heresia, mulher e sexualidade (Algumas notas sobre o Nordeste Brasileiro nos sculos XVI e XVII). In: Vivncia, histria, sexualidade e imagens femininas. BRUSCHIANI, Maria Cristina A. & ROSEMBERG, Flvia (Org.). So Paulo: Brasiliense, 1980. NORDBY, Vernon J. &. HALL, Calvin's. Introduo Psicologia Junguiana. So Paulo: Cultrix, 2005. N'KRUMAH, Kwame. Neocolonialismo, ltimo estgio do imperialismo. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1967. PARIS, Ginette. Meditaes Pags. Petrpolis: Vozes, 1994. PERROT, Michelle. Os excludos da histria: mulheres, operrios e camponeses. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. __________. & DUBY, Georges. Historie des femmes en occident (Sous la direction de Pauline Schimitt). Paris: Plon, 1991. PESAVENTO, Sandra Jatahy. Um encontro marcado e imaginrio entre Gilberto Freyre e Albert Eckhout. In: Revista de Histria e Estudos Culturais. Abril/Maio/Junho de 2006, UFRGS. __________. Ns e os outros: as exposies universais e o imaginrio europeu sobre a Amrica. In: Amrica Latina: Imagens, Imaginao e Imaginrio. BESSONE, Tnia Maria Tavares. & QUEIROZ, Tereza Aline P . (Org.) Rio de Janeiro: Expresso e Cultura; So Paulo: EDUSP , 1997. PINTO, Joo Alberto da Costa. Gilberto Freyre: cultura e conflitos polticos em Pe r n a m b u c o ( 1 9 2 3 - 1 9 4 5 ) . D i s p o n v e l e m : www.nee.ueg.br/seer/index.php/revistaplurais/article/viewfile/67/92. PITTA, Danielle Perin Rocha. Iniciao teoria do imaginrio de Gilbert Durand. Rio de Janeiro: Atlntica, 2005. PRIORE, Mary Del. & VENNCIO, Renato Pinto. O livro de ouro da histria do Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001. __________. & BASSANEZI, Carla. Histria das Mulheres no Brasil. So Paulo: Contexto, 2002. __________. A famlia no Brasil Colonial. So Paulo: Moderna, 1999. __________. Mulheres no Brasil Colonial. So Paulo: Contexto, 2003. PRADO Jnior, Caio. Histria econmica do Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1998. __________. Formao do Brasil contemporneo. So Paulo: Brasiliense, 1999. RAMINELLI, Ronald. Eva Tupinamb. In: Histria das Mulheres no Brasil. (Org.) PRIORE, Mary Del. So Paulo: Contexto, 2003. REIS, Jos Carlos. As identidades do Brasil: de Varnhagen a FHC. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1999.

ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

082

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formao e o sentido do Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. YAMASHIRO, Jos. Choque luso no Japo dos sculos XVI e XVII. So Paulo: IBRASA, 1989. SAMARA, Eni de Mesquista. Famlia, mulheres e povoamentos. So Paulo: Contexto, 1998. SALVADOR, Frei Vicente do. (1564-1639?). Histria do Brasil: 1500-1627 (1627). Edio revista por Capistrano de Abreu (1853-1927) e Rodolfo Garcia (1873-1949). So Paulo-Braslia: Instituto Nacional do Livro, 1975. SARAIVA, Jos Hermano. Histria concisa de Portugal. Lisboa: Publicaes Europa-Amrica, 1979. SOIHET, Rachel. Histria das Mulheres. In: Domnios da Histria (Org.). CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo. Rio de Janeiro: Campus Editora, 1997. SILVEIRA, Nise da. O mundo das imagens. So Paulo: tica, 1992. __________. Jung, vida & obra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006. SOUSA, Gabriel Soares de. Tratado descritivo do Brasil em 1587. So Paulo: Nacional, 1971. SWAIN, T.N. Feminino/Masculino no Brasil do sculo XVI: Um Estudo Historiogrfico. 1996, mimeo. TEVES, Angelina Cabral. A mulher tribal brasileira. So Paulo: Ebraesp, 1978. VAINFAS, Ronaldo. Homoerotismo feminino e o Santo Ofcio. In: Histria das Mulheres no Brasil. So Paulo: Contexto, 2002. __________. A heresia dos ndios: catolicismo e rebeldia no Brasil colonial. So Paulo: Companhia das Letras, 1999. VAREJO, Paulo Roberto Azevedo. Rituais de poder na obra de Gilberto Freyre. Dissertao de Mestrado, Departamento de Histria, PUC: So Paulo, 1992. VESPCIO, Amrico. Novo Mundo. Cartas de viagens e descobertas. Traduo de Luiz Renato Martins. Porto Alegre: L&PM, 1984. VIANNA, Oliveira. O occaso do imprio. So Paulo/Rio de Janeiro: Companhia Melhoramentos de So Paulo, 1925. WERNECK, Luiz. A revoluo passiva: iberismo e americanismo no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. WOOLGER, Roger J. & WOOLGER, Jennifer Barker. A deusa interior. Um guia sobre os eternos mitos femininos que moldam nossas vidas. So Paulo: Cultrix, 1989.

Paulo Milhomens

083

ARCH TUPI ou Uma leitura arquetpica da mulher ndia em Casa-grande & senzala

082

You might also like