You are on page 1of 3

Crime e Contraveno

O Direito Penal tem por objetivo principal a represso de determinadas condutas, denominadas infraes penais, consideradas ofensivas aos bens jurdicos que o legislador considerou mais relevantes para a sociedade. Nesse sentido, em meio s legislaes penais dos vrios ordenamentos jurdicos dispostos ao redor do mundo ocidental, h na doutrina duas teorias sobre as infraes penais: a tripartida, que divide as infraes penais em crime, delito e contraveno penal; e, a bipartida, que considera sinnimos o crime e o delito, estabelecendo crime (ou delito) e contraveno penal como as duas espcies de infrao penal.

Segundo Prado[1], o marco inicial da teoria tripartida o cdigo penal francs de 1791, que classificava as infraes penais da seguinte maneira: os crimes, as infraes que violavam direitos naturais, como por exemplo a vida; os delitos, a exemplo da propriedade, seriam as infraes que lesavam os direitos originrios do contrato social e, as contravenes, eram as infraes que infringiam disposies e regulamentos de polcia.

Entretanto, o sistema adotado pelo nosso ordenamento jurdico o bipartido, assim como o sistema alemo, como o italiano, o portugus e outros. Nesse sistema, o crime e o delito so considerados sinnimos, que juntamente com a outra espcie, a contraveno penal, formam as infraes penais (grifo) que, conforme assevera Greco[2], como devemos chamar as espcies crime e contraveno penal, quando quisermos nos referir genericamente s mesmas.

CRIME E CONTRAVENO PENAL

Apesar de crime e contraveno serem espcies distintas do gnero infrao penal, no existe, a rigor, uma diferena substancial entre os dois. No h um elemento de ordem ontolgica que encerre uma essncia natural em si mesmo, sendo diferenciados apenas pelas suas penas, nos termos do art. 1, da Lei de Introduo ao Cdigo Penal e da Lei de Contravenes Penais[3], ou como leciona Nucci[4] em seu Manual de Direito Penal: o direito penal estabeleceu diferena entre crime (ou delito) e contraveno penal, espcies de infrao penal. Entretanto, essa diferena no ontolgica ou essencial, situando-se, to somente, no campo da pena. (grifo

nosso)

Todavia, em obra bastante clara e objetiva, Leandro Prado[5], destaca as principais diferenas entre os dois institutos jurdicos em um quadro de fcil consulta, vejamos:

Ao Penal Crime: Pblica ou privada (art. 100, CP). Contraveno: Pblica incondicionada (art. 17, LCP).

Competncia Crime: Justia Estadual ou Federal Contraveno Penal: S Justia Estadual, exceto se o ru tem foro por
prerrogativa de funo na Justia Federal.

Tentativa Crime: punvel (art. 14, pargrafo nico, CP). Contraveno: No punvel (art. 4, LCP).

Extraterritorialidade Crime: Possvel (art. 7, CP). Contraveno: Lei brasileira no alcana contravenes ocorridas no
exterior (art. 2, LCP).

Pena Privativa de Liberdade Crime: Recluso ou deteno (art. 33,CP). Contraveno: Priso simples (art. 6, LCP).

Limite Temporal da Pena Crime: 30 anos (art. 75, CP). Contraveno: 5 anos (art. 10, LCP).

Sursis Crimes: 2 a 4 anos(art. 77, CP). Contravenes: 1 a 3 anos (art. 11, LCP).

Art. 60. O Juizado Especial Criminal, provido por juzes togados ou togados
e leigos, tem competncia para a conciliao, o julgamento e a execuo das infraes penais de menor potencial ofensivo , respeitadas as regras de conexo e continncia.Entretanto, no que diz respeito competncia das contravenes penais, importante ressaltar que a mesma pertence aos Juizados Especiais Criminais, nos termos dos arts. 60 e 61, da Lei 9.099/95, conforme a seguir: ()

Art. 61. Consideram-se infraes penais de menor potencial ofensivo , para


os efeitos desta Lei, as contravenes penais e os crimes a que a lei comine pena mxima no superior a 2 (dois) anos, cumulada ou no com multa.[6]

You might also like