You are on page 1of 7

Ensino de Qualidade. Deciso de Sucesso.

Crimes Contra o Patrimnio Prof. Afrnio Barros 1.1.


CRIMES CONTRA O PATRIMNIO Pena - deteno, de seis meses a dois anos, ou multa. 1 - Somente se procede mediante representao. 2 - No punvel a subtrao de coisa comum fungvel, cujo valor no excede a quota a que tem direito o agente.

3.2.1. FURTO (ART. 155) a subtrao de coisa alheia mvel, para si ou para outrem, sem o consentimento do dono. PEGAR O QUE NO LHE PERTENCE.
Sujeito Ativo Sujeito Passivo Objeto Jurdico Conduta Tpica Elemento Subjetivo qualquer pessoa, desde que no seja o proprietrio ou o legtimo possuidor. pessoas fsicas ou jurdicas (proprietrio ou possuidor. o patrimnio. Subtrair, assenhorear a coisa com o conseqente afastamento da esfera de disponibilidade da vtima. dolo.

ROUBO (ART. 157): O roubo o assenhoramento de cosia alheia mvel mediante violncia ou grave ameaa. Sujeito Ativo qualquer pessoa. Sujeito Passivo o proprietrio, possuidor ou detentor da coisa, bem como qualquer pessoa atingida pela violncia ou ameaa. Objeto Jurdico tutela-se o patrimnio, a liberdade individual, a incolumidade pessoal e a prpria vida. Conduta Tpica trata-se de crime complexo (furto + leso corporal ou furto + ameaa). Elemento Dolo (conscincia e vontade de praticar Subjetivo a violncia ou grave ameaa para subtrair a coisa alheia mvel). Pena: recluso, de quatro a dez anos, e multa 1 - Na mesma pena incorre quem, logo depois de subtrada a coisa, emprega violncia contra pessoa ou grave ameaa, a fim de assegurar a impunidade do crime ou a deteno da coisa para si ou para terceiro. NO CONFUNDIR: NO FURTO, NO H VIOLENCIA OU AMEAA. O CRIMINOSO FURTA SEM QUE A VTIMA PERCEBA. NO ROUBO, O CRIMINOSO SUBTRAI O PATRIMONIO DA VITIMA MEDIANTE VIOLNCIA OU AMEAA. EX. SE JOS GUARDOU SEU RELGIO EM UMA GAVETA, E JOO O PEGA, H FURTO. SE JOO COLOCA O REVOLVER NA CABEA DE JOS, E EXIGE QUE ESTE LHE ENTREGUE O RELGIO, H ROUBO. 1. 2. 3. 4. Roubo qualificado (art. 157, 2): Pena: Aumenta-se de 1/3 a 1/2 se a violncia ou ameaa exercida com emprego de arma: se h o concurso de duas ou mais pessoas; se a vtima est em servio de transporte de valores e o agente conhece tal circunstncia; se a subtrao for de veculo automotor que venha a ser transportado para outro Estado ou para o exterior; se o agente mantm a vtima em seu poder, restringindo a sua liberdade. Roubo qualificado por leses graves (art. 157, 3):

A energia eltrica e qualquer outra de valor economico, para os efeitos penais, equiparada coisa mvel, podendo, assim, ser objeto do crime de furto (art. 155, 3) Pena: recluso, de um a quatro anos, e multa Aumenta-se a pena em 1/3 se praticado no repouso noturno. Furto Privilegiado sendo o criminoso primrio (sem condenao transitada em julgado ou tecnicamente no reincidente art. 64, inciso I -) e de pequeno valor a coisa furtada, o juiz poder abrandar a sano do agente delituoso, 1/3 a 2/3 ou substitu-la por multa . Furto Qualificado (art. 155, 4): Pena: recluso de dois a oito anos, e multa furto cometido a noite com a destruio ou rompimento de obstculo subtrao da coisa: com abuso de confiana, ou mediante fraude, escalada ou destreza: furto com abuso de confiana aquele onde o agente aproveita a relao pessoa para cometer o delito; a fraude o artifcio ou ardil para realizar a subtrao; a escalada o ingresso do delinqente no local do furto por vias anormais de acesso (tneis, grades, destelhamentos, etc.); a destreza a habilidade do agente em subtrair a coisa sem que a vtima perceba (a punga, por exemplo); com emprego de chave falsa:; mediante concurso de duas ou mais pessoas: Furto de veiculo automotor para fins de envi-lo para outro Estado ou Pas.;

1. 2. 3.

4. 5. 6.

Furto de coisa comum 5. Art. 156 - Subtrair o condmino, co-herdeiro ou scio, para si ou para outrem, a quem legitimamente a detm, a coisa comum:

Avenida Domingos Ferreira, 2050 -2 andar Boa Viagem Recife /PE- Tel.: 3465.8611 www.jusdecisum.com.br

Ensino de Qualidade. Deciso de Sucesso.


Crimes Contra o Patrimnio Prof. Afrnio Barros
Se da violncia empregada no roubo resultar leso corporal grave a pena maior. (Recluso de 7 a 15 anso) Roubo qualificado por morte LATROCNIO (art. 157, 3): de recluso, de 6 (seis) a 12 (doze) anos, alm da multa; se resulta leso corporal grave ou morte, aplicam-se as penas previstas no art. 159, 2o e 3o, respectivamente. 3.2.4 EXTORSO MEDIANTE SEQESTRO (ART. 159): Quando o agente utilizar o seqestro (privao de liberdade) como meio de se obter a vantagem indevida, teremos o delito em exame.
Sujeito Ativo Sujeito Passivo Objeto Jurdico qualquer pessoa. alm do seqestrado, aquele que sofre o prejuzo econmico. assim como no roubo, tutelase o patrimnio, a liberdade individual, a incolumidade pessoal e a prpria vida. privao da liberdade da vtima. dolo: genrico (vontade consciente na prtica do seqestro) e especfico (intuito de conseguir uma vantagem ilcita como preo do resgate).

A pena passa a ser de 20 a 30 anos (maior do que o homicdio qualificado) caso ocorra a morte em decorrncia da violncia. Aqui tambm h a necessidade do dolo ou preterdolo. O latrocnio, segundo os arts. 1 e 9 da Lei n. 8.072/90, considerado crime hediondo. Mesmo que o agente no consiga subtrair qualquer bem da vtima, porm se a matou com esta finalidade, teremos latrocnio consumado e no tentado. 3.2.3 EXTORSO (ART. 158): A FAMOSA CHANTAGEM. A CHANTAGEM PODE SER FSICA OU MORAL, SEMPRE COM O INTUITO DE O CRIMINOSO OBTER VANTAGEM ECONOMICA INDEVIDA. .
Sujeito Ativo Sujeito Passivo qualquer pessoa (se for func. pblico poder haver o delito de concusso art. 316 -). quem sofre a violncia e o prejuzo econmico (no , necessariamente, a mesma pessoa). o patrimnio e a incolumidade individual. constranger algum a fazer, tolerar que se faa ou deixar de fazer algo mediante violncia (fsica ou moral), independentemente de vir a obter a vantagem ilcita (crime formal). dolo: genrico (conscincia e vontade de constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a fazer, tolerar que se faa, ou deixar de fazer algo) e especfico (obter vantagem ilcita).

Conduta Tpica Elemento Subjetivo

Pena: recluso, de oito a quinze anos Qualificadoras (art. 159, 1, 2 e 3): 1) 2) 3) se o seqestro dura mais de 24 horas ( 1); se o seqestrado for menor de 18 anos ou maior de 60 ( 1); se for cometido o crime por bando ou quadrilha ( 1); Pena: recluso, de doze a vinte anos 4) 5) se resultar do fato leso corporal grave ( 2); Pena: recluso, de dezesseis a vinte e quatro anos se resultar morte ( 3 ). Pena: recluso, de vinte e quatro a trinta anos A extorso mediante seqestro, segundo a Lei n. 8.072/90 considerada crime hediondo.

Objeto Jurdico Conduta Tpica

Elemento Subjetivo

Pena: recluso, de quatro a dez anos, e multa. Causas de aumento de pena QUALIFICADA (art. 158, 1 e 2): 1. 2. 3. 4. EXTORSO

Extorso indireta Art. 160 - Exigir ou receber, como garantia de dvida, abusando da situao de algum, documento que pode dar causa a procedimento criminal contra a vtima ou contra terceiro: Pena - recluso, de um a trs anos, e multa. DA USURPAO Alterao de limites

prtica do crime em concurso de pessoas ou com emprego de arma ( 1); se da violncia resulta leso grave ( 2); se da violncia resulta morte ( 2 ) considerado crime hediondo (Lei n. 8.072/90) -. Se o crime cometido mediante a restrio da liberdade da vtima, e essa condio necessria para a obteno da vantagem econmica, a pena

Avenida Domingos Ferreira, 2050 -2 andar Boa Viagem Recife /PE- Tel.: 3465.8611 www.jusdecisum.com.br

Ensino de Qualidade. Deciso de Sucesso.


Crimes Contra o Patrimnio Prof. Afrnio Barros
Art. 161 - Suprimir ou deslocar tapume, marco, ou qualquer outro sinal indicativo de linha divisria, para apropriar-se, no todo ou em parte, de coisa imvel alheia: Pena - deteno, de um a seis meses, e multa. 1 - Na mesma pena incorre quem: Pena - deteno, de quinze dias a seis meses, ou multa. Usurpao de guas I - desvia ou represa, em proveito prprio ou de outrem, guas alheias; Esbulho possessrio II - invade, com violncia a pessoa ou grave ameaa, ou mediante concurso de mais de duas pessoas, terreno ou edifcio alheio, para o fim de esbulho possessrio. 2 - Se o agente usa de violncia, incorre tambm na pena a esta cominada. 3 - Se a propriedade particular, e no h emprego de violncia, somente se procede mediante queixa. Supresso ou alterao de marca em animais Art. 162 - Suprimir ou alterar, indevidamente, em gado ou rebanho alheio, marca ou sinal indicativo de propriedade: Pena - deteno, de seis meses a trs anos, e multa. 3.2.5. APROPRIAO INDBITA (ARTS. 168, 169, CAPTULO IV DO DANO Dano Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - deteno, de um a seis meses, ou multa. Dano qualificado Pargrafo nico - Se o crime cometido: I - com violncia pessoa ou grave ameaa;
Sujeito Passivo

Introduo ou abandono de animais em propriedade alheia Art. 164 - Introduzir ou deixar animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito, desde que o fato resulte prejuzo:

Dano em coisa de valor artstico, arqueolgico ou histrico Art. 165 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa tombada pela autoridade competente em virtude de valor artstico, arqueolgico ou histrico: Pena - deteno, deseis meses a dois anos, e multa. Alterao de local especialmente protegido Art. 166 - Alterar, sem licena da autoridade competente, o aspecto de local especialmente protegido por lei: Pena - deteno, de um ms a um ano, ou multa. Ao penal Art. 167 - Nos casos do art. 163, do inciso IV do seu pargrafo e do art. 164, somente se procede mediante queixa.

170): 3.2.5.1. APROPRIAO INDBITA (art. 168) Ocorre quando o criminoso recebe algo em decorrncia de um contrato ou acerto, que deva repassar para um terceiro, e no repassa. Devia o fim do dinheiro recebido espontaneamente para sue prprio bolso.
Sujeito Ativo qualquer pessoa que tenha a posse ou deteno (no o proprietrio) se funcionrio pblico cometer peculato. o proprietrio (s vezes o possuidor). proteo propriedade. fazer prpria a coisa alheia cuja posse ou deteno era preexistente ao fato. dolo: genrico (conscincia e vontade de apropriar-se de coisa alheia e mvel) e especfico (inteno de gozar da coisa como se fosse o proprietrio dela).

II - com emprego de substncia inflamvel ou explosiva, se o fato no constitui crime mais grave III - contra o patrimnio da Unio, Estado, Municpio, empresa concessionria de servios pblicos ou sociedade de economia mista; (Redao dada pela Lei n 5.346, de 3.11.1967) IV - por motivo egostico ou com prejuzo considervel para a vtima: Pena - deteno, de seis meses a trs anos, e multa, alm da pena correspondente violncia.

Objeto Jurdico Conduta Tpica

Elemento Subjetivo

Pena: recluso, de um a quatro anos, e multa

Avenida Domingos Ferreira, 2050 -2 andar Boa Viagem Recife /PE- Tel.: 3465.8611 www.jusdecisum.com.br

Ensino de Qualidade. Deciso de Sucesso.


Crimes Contra o Patrimnio Prof. Afrnio Barros
Tambm so considerados estelionatos: 1 - A pena aumentada de um tero, quando o agente recebeu a coisa: I - em depsito necessrio; II - na qualidade de tutor, curador, sndico, liquidatrio, inventariante, testamenteiro ou depositrio judicial; III - em razo de ofcio, emprego ou profisso. disposio de coisa alheia como prpria Vender o que no seu. alienao ou onerao fraudulenta de coisa prpria defraudao de penhor fraude na entrega de coisa fraude para recebimento de indenizao ou valor de seguro fraude no pagamento por meio de cheque Tomar refeio em restaurante, alojar-se em hotel ou utilizar-se de meio de transporte sem dispor de recursos para efetuar o pagamento Abusar, em proveito prprio ou alheio, da inexperincia ou da simplicidade ou inferioridade mental de outrem, induzindo-o prtica de jogo ou aposta, ou especulao com ttulos ou mercadorias, sabendo ou devendo saber que a operao ruinosa:

Peculiaridades: Mesmo que voc receba a coisa por erro, caso no devolva, responder por apropriao indbita. Ex. Jos recebe em sua casa uma encomenda que era destinada a Joo, seu vizinho. Caso no devolva a encomenda, pratica crime de apropriao indbita. Se for encontrado um tesouro (dinheiro ou bem mvel de valor) em propriedade alheia, quem o encontrou deve dividir o mesmo com o dono do terreno, do contrario pratica crime de apropriao indbita. Aquele que acha coisa perdida dever restitu-la ao dono ou entregar autoridade competente dentro de 15 (quinze) dias. Caso no realize uma dessas condutas, incorrer o sortudo no delito de apropriao de coisa achada. Pena: deteno, de um ms a um ano, ou multa 4.2.5.2 Apropriao Indbita Previdenciria (art. 168 A)

Forma Qualificada: A pena aumenta-se de um tero, se o crime cometido em detrimento de entidade de direito pblico ou de instituto de economia popular, assistncia social ou beneficncia.

Fraude execuo Art. 179 - Fraudar execuo, alienando, desviando, destruindo ou danificando bens, ou simulando dvidas: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, ou multa. Pargrafo nico - Somente se procede mediante queixa.

Deixar de repassar previdncia social as contribuies recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional: Pena: recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa

3.2.6. ESTELIONATO (ART. 171): DESTE CRIME, QUE SURGIU A EXPRESSO 171, J QUE ESTA PREVISTO NO ART. 171 DO CODIGO PENAL. Pena: recluso, de um a cinco anos, e multa a obteno de vantagem indevida com o uso do ardil ou artifcio para induzir ou manter a vtima em erro. OU SEJA, quando o criminoso engana a vitima, de forma que esta lhe proporcione uma vantagem financeira. Artifcio o uso de aparatos para ludibriar a vtima (documentos falsos, disfarces, etc.); Ardil a astcia, a conversa enganosa, a criatividade do estelionatrio.

O Estelionato se difere do roubo e do furto, porque nestes o prprio criminoso subtrai o patrimnio alheio. No Estelionato, o criminoso faz, mediante ludibriao, a vitima entregar esta vantagem

3.2.7. DA RECEPTAO 3.2.7.1. Receptao (art. 180) Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito prprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-f, a adquira, receba ou oculte: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. Receptao qualificada Adquirir, receber, transportar, conduzir, ocultar, ter em depsito, desmontar, montar, remontar, vender, expor venda, ou de qualquer forma utilizar, em proveito prprio ou alheio, no exerccio de atividade comercial ou industrial, coisa que deve saber ser produto de crime: Pena - recluso, de trs a oito anos, e multa. Equipara-se atividade comercial, para efeito do pargrafo anterior, qualquer forma de comrcio irregular ou clandestino, inclusive o exerccio em residncia. Adquirir ou receber coisa que, por sua natureza ou pela desproporo entre o valor e o preo, ou pela condio de quem a oferece, deve presumir-se obtida por meio criminoso: Pena - deteno, de um ms a um ano, ou multa, ou ambas as penas. A receptao punvel, ainda que desconhecido ou isento de pena o autor do crime de que proveio a coisa. Tratando-se de bens e instalaes do patrimnio da Unio, Estado, Municpio, empresa concessionria de servios pblicos ou sociedade de economia mista, a pena prevista no caput deste artigo aplica-se em dobro.

Avenida Domingos Ferreira, 2050 -2 andar Boa Viagem Recife /PE- Tel.: 3465.8611 www.jusdecisum.com.br

Ensino de Qualidade. Deciso de Sucesso.


Crimes Contra o Patrimnio Prof. Afrnio Barros
DISPOSIES GERAIS AOS CRIMES CONTRA O PATRIMONIO isento de pena quem comete qualquer dos crimes previstos neste ttulo, em prejuzo: I - do cnjuge, na constncia da sociedade conjugal; II - de ascendente ou descendente, seja o parentesco legtimo ou ilegtimo, seja civil ou natural. Somente se procede mediante representao, se o crime previsto neste ttulo cometido em prejuzo: I - do cnjuge desquitado ou judicialmente separado; II - de irmo, legtimo ou ilegtimo; III - de tio ou sobrinho, com quem o agente coabita. No se aplica o disposto nos dois artigos anteriores: I - se o crime de roubo ou de extorso, ou, em geral, quando haja emprego de grave ameaa ou violncia pessoa; II - ao estranho que participa do crime. III - se o crime praticado contra pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Exerccios 01. (Policia Rodoviria/2002) - Em cada um dos itens subseqentes, apresentada uma situao hipottica a respeito dos crimes contra o patrimnio e a administrao pblica, seguida de uma assertiva a ser julgada. a. Durante a realizao de um patrulhamento ostensivo, um agente de uma autoridade de trnsito exigiu de um motorista a importncia de R$ 500,00 para que no retivesse o seu veculo automotor, que transitava com o farol desregulado. Nessa situao, o agente da autoridade de trnsito praticou o crime de corrupo ativa. b. Em um depsito pblico, valendo-se de facilidades que lhe proporcionava o cargo, um servidor pblico subtraiu um toca-fitas do interior de um veculo apreendido, do qual no tinha a posse ou a deteno. Nessa situao, o servidor pblico praticou o crime de furto qualificado, com abuso de confiana. c. Um indivduo, mediante violncia e grave ameaa exercida com o emprego de um revlver municiado, exigiu que a vtima preenchesse e assinasse um cheque no valor de R$ 4 mil, entregando-o posteriormente para ser sacado no banco. Nessa situao, o indivduo praticou um crime de roubo, com a causa de aumento de pena devido ao emprego de arma. d. O proprietrio de um bingo programou suas mquinas de videopquer (pquer eletrnico) para fraudar e lesionar os apostadores do seu estabelecimento. Nessa situao, o proprietrio praticou o crime de estelionato bsico. 02. (Polcia Rodoviria) Considere a seguinte situao hipottica. Um agente, por equvoco, pegou um relgio de ouro que estava sobre o balco de uma joalheria, pensando que era o seu, quando, na realidade, pertencia a outro comprador. A) doloso; B) culposo; O agente responder por crime de furto O agente responder por crime de furto C) O agente no responder por crime de furto, j que no existe a modalidade culposa para este delito; D) O agente responder por crime de roubo, j que houve uma violncia moral, pois a vitima gostava muito do relgio; E) n.d.r. 03 (TJPE Tcnico Judicirio/PE 2001) - Santos, proprietrio de um veculo, solicitou a Ricardo que se dirigisse ao estacionamento do shopping center em que ambos trabalhavam, com a finalidade de buscar um documento por aquele esquecido no mencionado veculo. Ricardo, atendendo solicitao, dirigiu-se at o local indicado e, ao aproximar-se de um veculo com as mesmas caractersticas do veculo de Santos, tentou abrilo, quando foi surpreendido por Felipe, proprietrio do carro que estava sendo aberto. Felipe, supondo tratar-se de um furto, e mesmo sem procurar se inteirar do que ocorria, e contando com o auxlio de Raul, seu amigo, imobilizou Ricardo e lhe desferiu alguns socos, produzindo-lhe leses corporais leves. Ato contnuo, chegou Santos ao local e esclareceu o incidente. Com base nessa situao hipottica, assinale a opo correta. A) Apenas Ricardo deve responder por tentativa de furto do veculo de Felipe. B) Apenas Felipe e Raul devem responder pelas leses corporais praticadas contra Ricardo. C) Felipe e Raul agiram em situao de legtima defesa putativa do patrimnio, o que exclui o dolo. D) A situao configura exerccio regular de direito por parte de Felipe. E) Ricardo deve responder pela tentativa de furto e Felipe e Raul devem responder pelas leses corporais praticadas contra Ricardo. 04 - Tcio devolve todos os objetos de valor subtrados, depois de ser preso em flagrante no interior de uma residncia, porque l entrou clandestinamente, abrindo o cofre e retirando as jias guardadas no local. Pode-se afirmar que ocorreu: A) crime impossvel; B) tentativa; C) desistncia voluntria; D) arrependimento eficaz; E) crime consumado 05 - Em uma loja de roupas femininas, Fulana pede para experimentar uma blusa e, enquanto distrai a vendedora, desviando a sua ateno para outra cliente, guarda a pea em sua bolsa, fugindo em seguida. Trata-se da hiptese de: A) furto qualificado mediante destreza; B) furto qualificado mediante fraude; C) apropriao indbita; D) estelionato; E) fraude ao comrcio. 06.. (Agente de Policia Civil/MA 2006) Jos enfiou a mo no bolso de Pedro para subtrair-lhe a carteira. Pedro percebeu a ao do punguista e segurou-lhe a mo, tendo este sido imediatamente preso por policiais que estavam nas imediaes. Jos responder por tentativa de furto (A) qualificado pelo abuso de confiana. (B) qualificado pela destreza.

Avenida Domingos Ferreira, 2050 -2 andar Boa Viagem Recife /PE- Tel.: 3465.8611 www.jusdecisum.com.br

Ensino de Qualidade. Deciso de Sucesso.


Crimes Contra o Patrimnio Prof. Afrnio Barros
(C) qualificado pelo artifcio. (D)) simples. (E) qualificado pela fraude. 07. (Agente de Policia Civil/MA 2006) Paulo constrangeu Antnio, mediante ameaa de seqestro e morte de seu filho, a emitir um cheque, sacar dinheiro do banco e depositar em sua conta corrente. Paulo cometeu crime de (A) roubo relmpago. (B)) extorso. (C) extorso mediante seqestro. (D) extorso indireta. (E) roubo imprprio. 08. (Delegado de Policia/DF 2005) Fulano pede a Beltrano, seu amigo de longa data, que guarde em sua casa um computador de sua propriedade, at que volte de uma viagem que far para a Europa. Dias aps ter recebido o aparelho de boa-f, quando Fulano j se encontrava no passeio, como se fosse seu, Beltrano vende o computador para terceira pessoa. A conduta de Beltrano se amolda prtica de: a) receptao; b) receptao qualificada; c) furto; d) apropriao indbita; e) estelionato 09. (Delegado de Policia/RJ 2001) Maria, pretendendo apenas usar o cordo de brilhantes de sua patroa, Joana, retira-o sem autorizao, durante um final de semana em que ficou totalmente responsvel pela vigilncia da casa. No caminho para o baile, Mvio, mediante grave ameaa, subtrai o referido cordo e o vende para terceiro. Temendo a descoberta de sua conduta, Maria coloca no lugar onde estava o cordo uma pea idntica, entretanto de reduzidssimo valor econmico. Dias aps, desconhecendo o fato realizado por Maria, Joana acaba por adquirir exatamente o seu prprio cordo, que estava sendo vendido numa feira livre por um baixo valor. As condutas de Maria e Joana, respectivamente, consistem de: a) furto de uso e receptao culposa; b) apropriao indbita e indiferente penal; c) furto qualificado e receptao culposa; d) furto simples e receptao culposa; e) furto qualificado e indiferente penal. 10. (Delegado de Policia/RJ 2001) A secretria do presidente de uma empresa mundialmente conhecida ameaa fornecer imprensa fotos e fita cassete que comprovam a prtica de conjuno anal do presidente com outro homem, caso no lhe seja entregue o valor devido referente a um ano de salrios atrasados, por trabalho efetuado. O delito perpetrado pela secretria consiste de: a) constrangimento ilegal; b) difamao; c) exerccio arbitrrio das prprias razes; d) extorso; e) ameaa. 11. A respeito dos crimes contra o patrimnio, assinale a opo correta. A) Considere a seguinte situao hipottica. Roberto tinha a inteno de praticar a subtrao patrimonial no-violenta do automvel de Geraldo. No entanto, durante a execuo do crime, estando Roberto j dentro do veculo, Geraldo apareceu e foi correndo em direo ao veculo. Roberto, para assegurar a deteno do automvel, ameaou Geraldo gravemente, conseguindo, assim, cessar a ao da vtima e se evadir do local. Nessa situao, Roberto responder pelos crimes de ameaa e furto, em concurso material. B) Considere a seguinte situao hipottica. Fernando, pretendendo roubar, com emprego de arma de fogo municiada, R$ 20.000,00 que Alexandre acabara de sacar em banco, abordou-o no caminho para casa. Alexandre, no entanto, reagiu, e Fernando o matou mediante o disparo de seis tiros, empreendendo fuga em seguida, sem consumar a subtrao patrimonial. Nessa situao, Fernando responder por crime de latrocnio tentado. C) Considere a seguinte situao hipottica. Renato, valendo-se de fraude eletrnica, conseguiu subtrair mais de R$ 3.000,00 da conta bancria de Ernane por meio do sistema de Internet banking da Caixa Econmica Federal. Nessa situao, Renato responder por crime de estelionato. D) Uma das distines entre o crime de concusso e o de extorso que, no primeiro tipo penal, o funcionrio pblico deve exigir a indevida vantagem sem o uso de violncia ou de grave ameaa, que so elementos do segundo tipo penal referido. E) No crime de extorso mediante seqestro, faz jus delao premiada o co-autor que delatou os comparsas e indicou o local do cativeiro, ainda que reste comprovado que a vtima tenha sido liberada aps configurada a expectativa de xito da prtica delituosa, isto , aps o recebimento do dinheiro exigido como preo do resgate. 12 - Quem influi para que terceiro de m-f adquira produto de crime, pratica: a) receptao prpria; b) receptao imprpria; c) receptao privilegiada; d) receptao culposa; e) participao em receptao. 13. Trs agentes praticam roubo a um supermercado, todos armados. Um deles fica de vigia junto entrada. Os demais vo ao interior da loja onde, durante a prtica do roubo, atiram no gerente, fugindo sem efetuarem a subtrao de qualquer bem. O gerente baleado fica internado e falece trinta dias depois. A) h crime de latrocnio tentado, pois no se consumou a subtrao. B) no h crime de latrocnio. C) o agente que ficou na condio de vigia responde apenas por roubo tentado. D) h crime de latrocnio consumado, que se considera praticado no dia da ao, ainda que a morte da vtima tenha ocorrido trinta dias depois. E) todos os agentes respondem pelo latrocnio. 14 - O crime de extorso mediante seqestro consuma-se com: a) a privao da liberdade da vtima com a inteno de pedir resgate aos familiares; b) a privao da liberdade da vtima aps 24 horas; c) a privao da liberdade da vtima e com o pedido de resgate; d) o recebimento do resgate para a liberao da vtima; e) o recebimento do resgate aps privao da liberdade por perodo mnimo de 24 horas.

Avenida Domingos Ferreira, 2050 -2 andar Boa Viagem Recife /PE- Tel.: 3465.8611 www.jusdecisum.com.br

Ensino de Qualidade. Deciso de Sucesso.


Crimes Contra o Patrimnio Prof. Afrnio Barros
15 - Cinco homens, fortemente armados, ingressam numa agncia bancria de onde subtraem todo o dinheiro existente no cofre. Ao deixarem o estabelecimento financeiro, aps trs horas de intenso terror, ameaando todas as pessoas de morte, os meliantes subtraem duas armas de fogo de dois vigilantes de empresas terceirizadas distintas e fogem do local levando o gerente, que liberado aps uma hora, quando j se encontravam em local seguro. Os meliantes cometeram o(s) crime(s) de: a) roubo agravado pelo emprego de arma, concurso de agentes e privao da liberdade da vtima; b) trs roubos agravados pelo emprego de arma e concurso de agentes, em concurso formal; c) quadrilha armada e roubo agravado pelo emprego de arma, concurso de agentes e privao da liberdade da vtima; d) trs roubos agravados pelo emprego de arma, concurso de agentes e privao da liberdade da vtima em concurso formal; e) quadrilha armada e trs roubos agravados pelo emprego de arma, concurso de agentes e privao da liberdade da vtima em concurso formal. 16 - O dolo subseqente posse da coisa mvel, nos crimes de a) apropriao indbita. b) furto. c) roubo. d) estelionato. 17. A respeito dos crimes contra o patrimnio, assinale a opo correta. A) No crime de furto em residncia, para efeitos de aplicao da pena, irrelevante o horrio em que o agente pratica a ao criminosa, se durante o dia ou noite, pois a pena em qualquer situao ser a mesma. B) O emprego de arma de fogo para a prtica do crime de roubo no implica a majorao da pena cominada. C) Ainda que o agente no realize a pretendida subtrao de bens da vtima, haver crime de latrocnio quando o homicdio se consumar. D) A fraude eletrnica para transferir valores de conta bancria por meio do Internet banking constitui crime de estelionato. E) Para a consumao do crime de extorso, indispensvel a obteno da vantagem indevida. 18. Dois irmos pretendiam assaltar uma agncia do Banco do Brasil. Para tanto, alugaram um imvel ao lado da instituio financeira, adquiriram cordas, sacos plsticos e um aparelho de telefone celular, tendo, ainda, alugado um veculo para ser utilizado na fuga. No entanto, antes de iniciarem qualquer ato contra o patrimnio do banco, a trama foi descoberta por agentes da polcia civil que monitoravam as linhas telefnicas dos irmos mediante interceptao legalmente autorizada. Os dois foram presos em flagrante sem conseguirem subtrair qualquer valor alheio. Nessa situao hipottica, os irmos A) no praticaram crime. B) devem responder por tentativa de roubo. C) devem responder por tentativa de furto. D) devem responder por tentativa de estelionato. E) devem responder por tentativa de extorso. 19. Quem subtrai para si coisa alheia mvel de valor significativo, mediante grave ameaa praticada com a utilizao de arma de brinquedo, deve responder pelo crime de A) roubo simples. B) roubo com causa especial de aumento de pena. C) furto simples. D) furto qualificado. E) apropriao indbita. 20. Ao retirar seu veculo da garagem de casa, Suzana foi surpreendida com a ao de dois indivduos que, mediante grave ameaa, obrigaram-na a passar para o banco de trs. Um dos indivduos saiu dirigindo o automvel, enquanto o outro manteve a vtima dominada, impedindo-a de manter contato com a famlia ou com autoridades policiais. Aps 15 horas, Suzana foi solta em local de pouco movimento com a sua integridade fsica preservada, e os indivduos fugiram, levando o carro da vtima para outra cidade. Dois dias depois, as autoridades policiais recuperaram o bem, que, porm, antes, foi utilizado em um assalto agncia do Banco do Brasil no interior do estado. Nessa situao hipottica, de acordo com o CP, Suzana foi vtima de A) extorso. B) extorso mediante sequestro. C) sequestro relmpago. D) roubo com causa especial de aumento de pena. E) roubo simples. 21. Quanto aos crimes contra a pessoa e contra o patrimnio, assinale a opo correta. A) O crime de constrangimento ilegal caracterizado pela ausncia de violncia ou grave ameaa por parte de quem o comete. B) Bens imveis podem ser objetos de crime de apropriao indbita. C) O indivduo que introduz animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito e fora das situaes que excluem a ilicitude, no comete fato criminoso, ainda que resulte prejuzo econmico significativo para o dono do imvel. D) Aquele que acha coisa alheia perdida e dela se apropria, deixando de restitu-la ao dono ou de entreg-la autoridade competente no prazo de 15 dias no comete infrao penal, mas, to-somente, ilcito civil. E) O delito de ameaa pode ser praticado de forma verbal, escrita ou gestual.

Avenida Domingos Ferreira, 2050 -2 andar Boa Viagem Recife /PE- Tel.: 3465.8611 www.jusdecisum.com.br

You might also like