You are on page 1of 5

Trabalho de Operaes Unitrias

Nome: Kerciely Martins Do Carmo e Larissa Cristina Ferreira Turma: Qu-III N: 7 e 8

Medidores de Vazo
A vazo a terceira grandeza mais medida nos processos industriais. As aplicaes so muitas, indo desde aplicaes simples como a medio de vazo de gua em estaes de tratamento e residncias, at medio de gases industriais e combustveis, passando por medies mais complexas. A escolha correta de um determinado instrumento para medio de vazo depende de vrios fatores. Dentre estes, pode-se destacar: exatido desejada para a medio tipo de fluido: lquido ou gs, limpo ou sujo, nmero de fases, condutividade eltrica, transparncia, etc. condies termodinmicas: por exemplo, nveis de presso e temperatura nos quais o medidor deve atuar; espao fsico disponvel custo, etc.

Algumas Aplicaes:
Quantificar a vazo disponvel para projetos de irrigao; Controlar a vazo (volume) de gua de irrigao a ser aplicada em projetos (racionalizar o uso da gua); Quantificar a vazo disponvel para acionar uma roda dgua ou carneiro hidrulico.

Principais medidores de vazo


CARACTERSTICAS
E APLICAES :

Avanos cientficos e desenvolvimentos tecnolgicos,

juntamente com a influncia de padronizaes normativas, tm proporcionado o surgimento e disponibilidade de medidores cada vez mais confiveis, completos e robustos. Tcnicas mais antigas como medio por presso diferencial, apesar do mtodo ser basicamente o mesmo, sistemas de instrumentao mais inteligentes combinados com normas/literaturas tcnicas, tm favorecido o uso em aplicaes de altas exigncias metrolgica e de segurana.

Medidores de presso diferencial


Cerca de 45% da medio de vazo de lquidos, gases e vapor no mundo, realizada por meio de dispositivos geradores de presso diferencial utilizando-se elementos deprimognios como placas de orifcio, bocal, venturi, pitot, v-cone, cunha, etc., combinado com transmissores de presso diferencial. Trata-se de uma tcnica bastante confivel - devido s literaturas tcnicas e normas existentes, e vivel - devido ao baixo custo de construo, aquisio, instalao, manuteno, calibrao, diversidade de materiais (ao inoxidvel, monel, etc.) para atender aos efeitos de corroso. Por outro lado tm-se problemas relacionados perda de carga, baixa rangeabilidade, dependncia da geometria da instalao, do regime e perfil de escoamento do fluido, etc. Em se tratando dos transmissores de presso diferencial, importante ressaltar que existem alguns fabricantes que disponibilizam transmissores/sistemas do tipo computadores de vazo, aplicados em medies que exijam computaes e compensaes de variveis como presso e temperatura, entre outras, na correo da vazo. O sistema de medio por presso diferencial utilizando-se placas de orifcio um dos poucos autorizados para medies fiscais e transferncia de custdia de gs natural. Para aplicaes mais simples de monitoramento e/ou controle, possvel utilizar transmissores sem fio (wireless) utilizando a norma ISA100 como padro de comunicao wireless em ambiente industrial. A tecnologia wireless traz grandes vantagens tcnicas e econmicas, e conhecer suas caractersticas poder fazer a diferena na escolha da soluo em medio de vazo.

Figure 1- Diagrama funcional de um presso diferencial

Medidores vrtex
Tem sido um grande diferencial de soluo em substituio aos tradicionais mtodos de presso diferencial, devido baixa perda de carga, maior rangeabilidade, exatido, medidor de relao linear, reduo de custos de instalao e manuteno, compensao de presso e temperatura, medio de

vazo volumtrica normalizada e/ou mssica. Este medidor aplica-se a gases, vapor saturado e superaquecido, e lquido. Muito utilizado para medio de vazo de utilidades industriais. Com diversos tipos de configuraes como: modelo padro; com reduo de dimetro no corpo (para aumento de velocidade); altas e baixas temperatura e presses; transmissor/indicador remoto, etc.

Figure 2- Exemplo de medidor vrtex

No se deve aplicar para fluidos com viscosidade maiores que 4 cP, com slidos em suspenso e aderentes. Evitar vazo pulsante e multifsica. Garantir disponibilidade de trechos retos adequados e regime de escoamento turbulento. Tomar cuidados com vlvulas prximas, cavitao/flashing, protuberncias de juntas no medidor, direo e posio de montagem, bem como dimetro interno do medidor no ser maior que o da tubulao.

O medidor magntico
Aplicado somente para lquidos um dos instrumentos mais confiveis e robustos. Medidor de exatido notvel, alta estabilidade, maneabilidade e desempenho. Devido variedade de materiais do seu revestimento como PFA (derivado do Teflon), poliuretano, borracha, cermica, PTFE; e eletrodos em ao inoxidvel, hastelloy, platina, tntalo, titnio, etc., podem ser aplicados desde regimes de operao simples, at condies mais agressivas encontradas nas indstrias, por exemplo, em papel e celulose, onde o desgaste por corroso e abraso elevado. Aplicado a lquidos limpos ou sujos, com baixa condutividade eltrica. Imune variao de densidade e viscosidade. Utilizado em aplicaes submersas. Disponvel para altas e baixas presses e temperaturas. Praticamente imune a trechos retos. Medidor de passagem livre (praticamente sem perda de carga) e com dimetros que vo de 2,5 m a at 2600 m. A operao otimizada atravs de diagnsticos e alarmes.

Figure 3- Medidores magnticos: integral com conexo flangeada; remoto com conexo wafer e flangeado de grande dimetro.

Devido ao princpio de funcionamento, necessrio atentar e conhecer a condutividade eltrica do lquido a ser medido. Alguns medidores operam com condutividades de at 0,01 S/cm (micro siemens por centmetro), o que uma condio de desempenho e operao fantstica. Quanto aos lquidos derivados de petrleo, devido s baixas condutividades eltricas, o medidor magntico no pode ser aplicado. Atentar para a velocidade do fluido, principalmente se o lquido tiver grandes concentraes de slidos em suspenso, assim, preciso especificar corretamente o material do revestimento e eletrodo. Pode ser especificado ainda, um acessrio de proteo do tipo chapu metlico (conforme a Figura 4) para evitar a agresso e desestruturao mecnica do revestimento, aumentando assim a vida til do instrumento.

Figure 4- Chapu metlico. Dispositivo de proteo do revestimento.

Este tipo de acessrio serve tambm como anel de aterramento para equalizar o potencial eltrico entre o fluido, tubulao e os eletrodos. O sistema de aterramento deste tipo de medidor tem papel fundamental na operao e confiabilidade. Observar para no misturar aterramento de sistemas eltricos de potncia com os de instrumentao. Seguir rigorosamente as recomendaes do fabricante.

O medidor mssico Coriolis


um dos poucos medidores de vazo mssica de lquidos e gases. Com ele possvel medir vazo em massa e volumtrica - com altas presses e temperaturas - inclusive para transferncia de custdia e medio fiscal para lquidos. Mede tambm densidade, temperatura e concentrao, por exemplo, brix, plato, INPM, HCl em gua, entre outras. possvel com uso de transmissor de presso diferencial realizar a medio de viscosidade. Sua exatido, maneabilidade e estabilidade o fazem uma das solues mais confiveis e completas do Mercado, combinado tambm com vrios materiais dos tubos de medio para suportar agresso corrosiva e abrasiva. Este medidor imune a variaes da densidade, viscosidade, presso. No

necessita de trechos retos, justificando as aplicaes onde o medidor fica logo aps curvas, vlvulas, bombas, etc. Pode ser aplicado somente como densmetro ou analisador, onde desta maneira, basta dimensionar um medidor de menor dimetro que a linha principal, instal-lo em by pass e fazer o fluido ser desviado para o mesmo atravs do uso de recursos geradores de presso diferencial. Ressalta-se como observao a limitao de dimetros e a perda a perda de carga devido sua construtividade.

Figure 5- Medidor coriolis integral e remoto.

Referncias Bibliogrficas
Artigo sobre vazo: http://www.profibus.org.br/files/artigos/Artigo_Vazao_CI_2008.pdf Manual de medio de vazo. Delme G. Jean; 3 Edio 2003; Editora Edgard Blcher Ltda. Manual de medio de vazo atravs de placas de orifcio, bocais e venturis. Martins N.; 1 Edio 1998; Editora Intercincia. Medio de vazo. Ribeiro M. Antnio; 6 Edio 2004. Seleo sobre medidores de vazo: http://yokogawa.com.br/images/142-ARTIGO%20MEDI %C3%87%C3%83O%20VAZ%C3%83O%20YOKOGAWA.pdf www.yokogawa.com.

You might also like